Boa noite, amigos!
Eu estava fazendo simulações no Dyno2003 e resolvi compartilhar os resultados, porque mostram algumas coisas bem interessantes sobre o comportamento do motor com diferentes comandos. Claro que o objetivo não é dizer "use essa configuração e seu motor terá xxxCV", mas dar uma ideia da mudança de comportamento, afinal há muitas outras variáveis que não são levadas em conta pelo programa, e a qualidade da preparação na vida real faz toda a diferença.
O que quero mostrar é justamente o que sempre dizem sobre preparação, sempre deve-se ter em mente o uso que o carro terá. Vemos que para quem "desfila" com o carro por aí, trocando de marcha em rotações baixas, apesar de haver sim um certo ganho em torque e potência, o investimento poderá não valer a pena frente ao ganho. Já para quem gosta de pisar... esse sim perceberá bem a diferença de cada preparação. E para aproveitar essa potência extra em alta rotação, o motor deverá estar preparado para girar alto, ou seja, bem balanceado, molas das válvulas com a força correta para não haver flutuação etc. E ainda tem aquela história da transmissão: um diferencial mais curto passa a fazer mais sentido também para aproveitar melhor as altas rotações.
De forma geral, mostra o que já sabemos: o motor original é extremamente enforcado, e conforme vamos fazendo melhorias, a potência vai aparecendo.
"4100 orig" é a configuração original do 4100, com DFV446, comando original, gasolina, taxa 8:1, válvulas originais. Os valores de potência máxima e torque máximo ficaram próximos dos dados do motor original, então acredito que a simulação esteja próxima do real.
"4100 prep" é o motor ainda com o comando original, mas com uma preparação leve: válvula de admissão de 49mm, taxa 10:1, ainda gasolina, carburador Weber 40. Ainda com escape original, porque não vi como simular um escape dimensionado nesse programa. Apesar do grande aumento de potência, vemos que o comando continua enforcando o motor após 4000RPM.
"250s prep" é a preparação acima, apenas trocando o comando original pelo 250S. Mostra que a potência começa a cair em uma rotação maior. Vemos mais um grande aumento de potência em altas rotações. O torque continua saudável em 4000RPM, enquanto que no comando original o torque começa a cair acentuadamente após 3000RPM.
"260s prep" é a mesma preparação, apenas colocando o comando 260S (Kuir).
Eu estava fazendo simulações no Dyno2003 e resolvi compartilhar os resultados, porque mostram algumas coisas bem interessantes sobre o comportamento do motor com diferentes comandos. Claro que o objetivo não é dizer "use essa configuração e seu motor terá xxxCV", mas dar uma ideia da mudança de comportamento, afinal há muitas outras variáveis que não são levadas em conta pelo programa, e a qualidade da preparação na vida real faz toda a diferença.
O que quero mostrar é justamente o que sempre dizem sobre preparação, sempre deve-se ter em mente o uso que o carro terá. Vemos que para quem "desfila" com o carro por aí, trocando de marcha em rotações baixas, apesar de haver sim um certo ganho em torque e potência, o investimento poderá não valer a pena frente ao ganho. Já para quem gosta de pisar... esse sim perceberá bem a diferença de cada preparação. E para aproveitar essa potência extra em alta rotação, o motor deverá estar preparado para girar alto, ou seja, bem balanceado, molas das válvulas com a força correta para não haver flutuação etc. E ainda tem aquela história da transmissão: um diferencial mais curto passa a fazer mais sentido também para aproveitar melhor as altas rotações.
De forma geral, mostra o que já sabemos: o motor original é extremamente enforcado, e conforme vamos fazendo melhorias, a potência vai aparecendo.
"4100 orig" é a configuração original do 4100, com DFV446, comando original, gasolina, taxa 8:1, válvulas originais. Os valores de potência máxima e torque máximo ficaram próximos dos dados do motor original, então acredito que a simulação esteja próxima do real.
"4100 prep" é o motor ainda com o comando original, mas com uma preparação leve: válvula de admissão de 49mm, taxa 10:1, ainda gasolina, carburador Weber 40. Ainda com escape original, porque não vi como simular um escape dimensionado nesse programa. Apesar do grande aumento de potência, vemos que o comando continua enforcando o motor após 4000RPM.
"250s prep" é a preparação acima, apenas trocando o comando original pelo 250S. Mostra que a potência começa a cair em uma rotação maior. Vemos mais um grande aumento de potência em altas rotações. O torque continua saudável em 4000RPM, enquanto que no comando original o torque começa a cair acentuadamente após 3000RPM.
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