Pesquisei na Internet e não localizei nada relacionado ao assunto. Vi que existe para a tampa do fusca. Existe algum produto, ou alguém já teve alguma ideia para manter a tampa do motor entre aberta?
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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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4 participantes
Espaçador da tampa do motor, para melhorar refrigeração
medmaicon- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Idade : 47
Localização : Sinop/MT
Modelo do carro : Caravan 1978 Luxo
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/07/2022
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
medmaicon escreveu:Pesquisei na Internet e não localizei nada relacionado ao assunto. Vi que existe para a tampa do fusca. Existe algum produto, ou alguém já teve alguma ideia para manter a tampa do motor entre aberta?
Qual a temperatura deste motor ?
Se oscilar entre 90° e 100°C é. a temperatura correta.
BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 960
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
O que vejo o pessoal fazendo é usar um tubo vazado, e colocar entre a tampa e a fechadura. Dentro do tubo passa o parafuso maior na medida, e o tubo serve de espacador.
Dessa forma vc controla o tanto que fica entre aberto com base no tamanho do tubo vazado.
Pra evitar o capo ficar vibrando, alguns colocam algumas borrachas de fim de curso nas laterais mais alta, para ele nao se mexer. Ai vai da criatividade de cada um.
Dessa forma vc controla o tanto que fica entre aberto com base no tamanho do tubo vazado.
Pra evitar o capo ficar vibrando, alguns colocam algumas borrachas de fim de curso nas laterais mais alta, para ele nao se mexer. Ai vai da criatividade de cada um.
Berlindo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Localização : Campinas/SP
Modelo do carro : Caravan Standard 1976 2500 4 CIL
Cilindros : 4 CIL 2.5
Data de inscrição : 22/11/2021
Mas será que precisa mesmo? A grade do Opala é tão grande e vazada, o cofre também vazado por baixo. No Fusca a coisa é totalmente inversa, mas no Opalão quem tem que fazer esse papel de resfriar é o radiador e a água.
Penso que a tampa aberta só vai ajudar mesmo na estrada em velocidade e aí nesse caso vai ser um fluxo grande de ar vindo da grade e passando por baixo do carro.
Já se é por estética, já vi gente parafusando uma placa de metal no lugar da fechadura e parafusando a fechadura mais acima nessa placa.
Penso que a tampa aberta só vai ajudar mesmo na estrada em velocidade e aí nesse caso vai ser um fluxo grande de ar vindo da grade e passando por baixo do carro.
Já se é por estética, já vi gente parafusando uma placa de metal no lugar da fechadura e parafusando a fechadura mais acima nessa placa.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
Berlindo escreveu:Mas será que precisa mesmo? A grade do Opala é tão grande e vazada, o cofre também vazado por baixo. No Fusca a coisa é totalmente inversa, mas no Opalão quem tem que fazer esse papel de resfriar é o radiador e a água.
Penso que a tampa aberta só vai ajudar mesmo na estrada em velocidade e aí nesse caso vai ser um fluxo grande de ar vindo da grade e passando por baixo do carro.
Já se é por estética, já vi gente parafusando uma placa de metal no lugar da fechadura e parafusando a fechadura mais acima nessa placa.
Existem diversas teorias e falsos medos.
1- dizem que se acumula ar quente na parede do cofre do motor.
2- acham que o ponteiro deve ficar sempre no meio do marcador de temperatura, é mito, a temperatura sofre influência da temperatura ambiente.
O opala álcool 1982 recebeu termostática de 110° (e tem gente que se assusta se o ponteiro sobe um pouco acima do meio).
3- a maioria desconhece que motor frio também prejudica o motor.
Erguer o capô pode causar o efeito guilhotina, este é um dos motivos de os capôs abrirem a frente, o risco do capô entrar no parabrisas numa colisão frontal, o brasileiro era (e é) muito resistivo a usar o cinto de segurança, aumentando o risco da cabeça bater contra o cabô que se ergue contra o parabrisas.
Mas a GM pela dificuldades de instalar dupla trava (sem fazer grandes alterações), mudou o modo de abertura do capô (mais barato).
Lembre, o opala nasceu para competir com o fusca (muito mais barato).
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t30367-mancadas-da-linha-chevrolet-opala
BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 960
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
Um dos poucos "benefícios" que vejo é quando se usa tripla de weber, a weber que fica nos cilindros 1 e 2 ficam muito rente ao capo, ocasionando na restricao do fluxo de ar. Ao levantar o capo esse efeito é diminuido.
Outro efeito positivo é que melhora um pouco a aerodinamica do carro, tanto que na stock car e old stock existe o levante maximo do capo, visto ter ganhos nas retas. Mas isso é carro de corrida. Carros de rua nao vai sentir efeito disso.
E por ultimo, alguns carros com muita preparacao (taxa ou turbinas gigantes), 6x2 e outros, acabam retendo muito calor no cofre, e ao abrir melhora alguma coisa. Mas de novo, cada caso é um caso, não é 100% garantido que vai melhorar para todos carros.
Outro efeito positivo é que melhora um pouco a aerodinamica do carro, tanto que na stock car e old stock existe o levante maximo do capo, visto ter ganhos nas retas. Mas isso é carro de corrida. Carros de rua nao vai sentir efeito disso.
E por ultimo, alguns carros com muita preparacao (taxa ou turbinas gigantes), 6x2 e outros, acabam retendo muito calor no cofre, e ao abrir melhora alguma coisa. Mas de novo, cada caso é um caso, não é 100% garantido que vai melhorar para todos carros.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
BenKenobi escreveu:Um dos poucos "benefícios" que vejo é quando se usa tripla de weber, a weber que fica nos cilindros 1 e 2 ficam muito rente ao capo, ocasionando na restricao do fluxo de ar. Ao levantar o capo esse efeito é diminuido.
Outro efeito positivo é que melhora um pouco a aerodinamica do carro, tanto que na stock car e old stock existe o levante maximo do capo, visto ter ganhos nas retas. Mas isso é carro de corrida. Carros de rua nao vai sentir efeito disso.
E por ultimo, alguns carros com muita preparacao (taxa ou turbinas gigantes), 6x2 e outros, acabam retendo muito calor no cofre, e ao abrir melhora alguma coisa. Mas de novo, cada caso é um caso, não é 100% garantido que vai melhorar para todos carros.
Existem casos da borracha do filtro do H-34 fazer o filtro pegar no capô.
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