por Gerald Qui 23 maio - 20:43:58
Muito provavelmente, as partículas metálicas são óxido de alumínio. O nível de corrosão está muito alto, talvez a gasolina do posto Ipiranga tenha algum aditivo altamente corrosivo, ou que a gasolina tenha sido "batizada" com álcool hidratado.
A explicação mais simples, porém, é que a causa da corrosão seja mesmo o álcool da gasolina. A verdade é que uma certa porcentagem de álcool na gasolina, tipo 10%, é muito bem-vinda. O álcool é um poderoso anti-detonante, mas as porcentagens de alcool na gasolina no Brasil são um abuso.
Dito isso, quero lembrar que há muito terrorismo psicológico no Youtube. Muita genta lá gosta de passar a idéia que o álcool destrói os motores rapidamente. Penso que há uma boa de exagero nessa história, mas brasileiro gosta de sentir medo...
Felizmente, existe uma solução simples e barata para o problema da corrosão do carburador!
A pessoas não atentam que o ataque do alumínio do carburador ocorre, na sua mair parte, quando o carro está parado na garagem, não quando está andando. No caso em questão, o carro anda uma vez por semana (uma hora talvez?) depois fica parado o resto do tempo.
Suponha que o combustível na cuba do carburador DFV-446 demore 4 dias para evaporar completamente. Isso significa que durante 96 horas o carro estará parado, mas com o álcool da cuba "trabalhando", isto é, gerando vapor de álcool, que junto com o vapor d'água e o oxigênio da atmosfera estarão atacando o alumínio do carburador.
A relação entre o tempo de ataque ao carburador com o carro parado e com o carro andando é de quase 100 para 1!
Entendido o problema, a solução fica óbvia: instale um registro corta-combustível na entrada do carburador e quando voltar com o carro para a garagem, feche o registro e deixe o carro funcionar até esgotar a cuba do carburador*. Com esse procedimento simples, a vida do carburador irá aumentar de cerca de 100 vezes!
(*) Não há risco da bomba estragar porque a gasolina que a bomba envia ao desborbulhador volta ao tanque através da mangueira de retorno, sem causar qualquer sobre-pressão na linha de combustível.
Quando sair novamente para uma volta, obviamente, a cuba estará totalmente seca. Abra o capô do motor, retire a tampa da filtro de ar e com uma almotolia, ou equivalente, através do tubo de respiro, despeje cerca de 50 ml de gasolina na cuba. Antes de dar a partida, bombeie o acelerador duas vezes para injetar gasolina no coletor de admissão e dê a partida. O carro pegará de imediato, sem desgaste da bateria ou o motor de partida.
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