Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Catalogo de Peças GM de 68 a 79
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyOntem à(s) 20:15:32 por c_h

» Existe diferença nos consoles centrais dos opala 82?
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyOntem à(s) 16:27:16 por jongod

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyOntem à(s) 5:23:28 por opala4cc

» O Crepúsculo das Peças
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyQui 13 Jun - 18:22:44 por Goettens

» Pintura das rodas
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyQui 13 Jun - 17:07:46 por Tonho_RS

» Água entrando pelo vidro
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyQui 13 Jun - 9:42:53 por Paulo Corso

» Diferencial Braseixos - Por que a tampa tem um vinco em forma de V invertido?
Sujeira Carburador Weber 446 EmptyQui 13 Jun - 8:15:20 por Rubão6cc

» COMANDO DE VÁLVULAS - Por que as engrenagens metálicas são tão ruidosas?
Sujeira Carburador Weber 446 EmptySeg 10 Jun - 21:50:15 por opala4cc

» regular carburador dfv 446 alcool
Sujeira Carburador Weber 446 EmptySeg 10 Jun - 12:22:26 por Gerald

Quem está conectado?

76 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 76 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
Rubão6cc (15369)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
BANDIT (13573)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
Xann (10394)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
j ricardo (9376)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Sujeira Carburador Weber 446 Bar_leftSujeira Carburador Weber 446 BarSujeira Carburador Weber 446 Bar_right 

+5
opala4cc
Goettens
Tonho_RS
Paulo Corso
chevy250
9 participantes

    Sujeira Carburador Weber 446

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Qui 23 maio - 10:16:50

    Olá!

    Fazendo a limpeza geral do meu Weber 446 do motor 6cil gasolina (limpo e troco as juntas a cada 2 anos), encontrei uma "lama" metálica por todo carburador - simplesmente entupiu todas as passagens. Tive que literalmente lavar o carburador com a mangueira de jardim para poder tirar toda essa sujeira.

    Pergunta: parece material do próprio carburador pela cor (vejam fotos). O que estaria acontecendo? Ataque corrosivo da nossa maravilhosa "alcoolina"?

    Tenho esse carro há 10 anos - carburador é original ainda (1990). Nos ultimos 8 anos abastecia em SP em postos Shell. Depois de mudar para o interior passei a abastecer num Ipiranga (mais barato) e passei a ter entupimentos mais frequentes.
    Já voltei para o Shell (mais caro).

    Teria sido uma gasolina ruim dos ultimos 2 anos?

    Agora com essa nova proporção de 35% de etanol, será que valeria a pena algum aditivo para proteger o que resta desse 446? Se sim, qual?

    Depois da limpeza geral ficou perfeito - acabei de testar.

    Obrigado! Seguem as fotos

    Sujeira Carburador Weber 446 20240510
    Sujeira Carburador Weber 446 20240512
    Sujeira Carburador Weber 446 20240511
    Sujeira Carburador Weber 446 20240513
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3581
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Paulo Corso Qui 23 maio - 13:22:25

    Provavelmente sua suspeita esteja correta, essa cuba ta com cara que rodou com "alcoolina". Essa troca de posto pode sim ter influenciado nisso.

    Voltar usar gasolina de melhor procedencia vai te ajudar manter a 446 limpa, um bom aditivo também vai ajudar.

    Justamente pensando nessas situações que quando voltei para 446 fui atraz de uma niquelada mesmo rodando na gasolina.


    _________________
    Sujeira Carburador Weber 446 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

    chevy250 gosta desta mensagem

    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 960
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Tonho_RS Qui 23 maio - 14:24:02

    Sim amigo, essa corrosão é causada pelo álcool (etanol) adicionado na gasolina, ele é altamente corrosivo, não só para carburadores, mas para todos os sistemas de alimentação, como injeção indireta e injeção direta (esse último sofre muito mais), bem como todo o sistema de alimentação, como bomba, tanque (se for de metal), flauta, etc.

    Essa borra seca que está dentro do carburador e que entupiu tudo, é proveniente da corrosão causada pelo etanol, que é muito mais acentuada quando o combustível fica muito tempo parado, ele literalmente corrói o carburador.

    Uma maneira de evitar isso é dando um banho de níquel no carburador, o famoso "niquelar o carburador", onde essa camada de níquel evita a corrosão do etanol, ou pelo menos retarda bastante. Vai gastar em média uns R$ 500,00 para niquelar a 446, mas depende muito de onde vai fazer.

    Mas mesmo assim não estará livre de problemas, niquelando o carburador você se livra da corrosão, mas ainda fica a mercê da borra que o etanol gera, pois quando a gasolina ou o próprio etanol fica muito tempo parado, vira uma borra, uma espécie de gel que acaba entupindo as galerias do carburador. Caso use o carro diariamente, não vai ter problemas, embora eu ache que esperar 2 anos para fazer uma limpeza é tempo demais, eu diria para fazer anualmente. Porém se não usa o carro diariamente, mas sim somente aos finais de semana ou menos, vai ter que diminuir esse intervalo para 6 meses ou até menos.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Qui 23 maio - 16:55:17

    Ola!

    Eu uso só de fim de semana, mas sempre abasteço a cada 15 dias para nao deixar gasolina velha (ponho uns 10 ou 15 litros acima de 1/4 de tanque).

    Bom, troquei de posto e vou passar a limpar pelo menos uma vez por ano, como sugerido, e ai já observo como ficou.

    Nunca tive esse problema. Quando eu abria para limpar, era mais aquela borra da gasolina mesmo (cor marrom escuro) que ao passar um descarbonizante (Car 80 ou thinner) saia bem fácil. Nem desmontava os gicleurs/misturadores de alta e só espirrava nos dutos.

    Dessa vez ficou esse pó sólido e tive que desmontar todas as peças para limpar.

    O bom seria ter um aditivo anti-corrosivo para essa alcoolina para misturar no tanque - estou pesquisando aqui.
    Semelhante ao que colocamos no radiador.

    Obrigado pelos comentários!
    Goettens
    Goettens
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 33
    Localização : RS
    Data de inscrição : 19/03/2016

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Goettens Qui 23 maio - 17:02:26

    Paulo Corso escreveu:Justamente pensando nessas situações que quando voltei para 446 fui atraz de uma niquelada mesmo rodando na gasolina.

    Já me passou pela mente comprar um H34 à alcool e recalibrá-lo para gasolina, o porém é trocar as canetas pelo modelo à gasolina. São fixas ao corpo do carburador e é grande o risco de danificar algo ao tentar removê-las.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7250
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por opala4cc Qui 23 maio - 18:14:10

    chevy250 escreveu:Ola!

    Eu uso só de fim de semana, mas sempre abasteço a cada 15 dias para nao deixar gasolina velha (ponho uns 10 ou 15 litros acima de 1/4 de tanque).

    Bom, troquei de posto e vou passar a limpar pelo menos uma vez por ano, como sugerido, e ai já observo como ficou.

    Nunca tive esse problema. Quando eu abria para limpar, era mais aquela borra da gasolina mesmo (cor marrom escuro) que ao passar um descarbonizante (Car 80 ou thinner) saia bem fácil. Nem desmontava os gicleurs/misturadores de alta e só espirrava nos dutos.

    Dessa vez ficou esse pó sólido e tive que desmontar todas as peças para limpar.

    O bom seria ter um aditivo anti-corrosivo para essa alcoolina para misturar no tanque - estou pesquisando aqui.
    Semelhante ao que colocamos no radiador.

    Obrigado pelos comentários!

    Uma vez por ano era a frequência de limpeza de carburador na época em que se colocava até uns 18%, 20% de álcool na gasolina. Hoje em dia, é a cada 6 meses. Melhor ainda se cada vez que você usar o carro, você parar o carro na garagem e deixar funcionando até ficar sem gasolina. Mas daí tem os inconvenientes de ficar abastecendo um reservatório e dali por no tanque do carro em casa, de ter de calcular quanto vai rodar para não ficar sem combustível na rua, etc...
    Agora, imagine como fica a bomba mecânica de combustível com todo esse álcool? affraid
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Qui 23 maio - 19:16:00

    opala4cc escreveu:
    chevy250 escreveu:Ola!

    Eu uso só de fim de semana, mas sempre abasteço a cada 15 dias para nao deixar gasolina velha (ponho uns 10 ou 15 litros acima de 1/4 de tanque).

    Bom, troquei de posto e vou passar a limpar pelo menos uma vez por ano, como sugerido, e ai já observo como ficou.

    Nunca tive esse problema. Quando eu abria para limpar, era mais aquela borra da gasolina mesmo (cor marrom escuro) que ao passar um descarbonizante (Car 80 ou thinner) saia bem fácil. Nem desmontava os gicleurs/misturadores de alta e só espirrava nos dutos.

    Dessa vez ficou esse pó sólido e tive que desmontar todas as peças para limpar.

    O bom seria ter um aditivo anti-corrosivo para essa alcoolina para misturar no tanque - estou pesquisando aqui.
    Semelhante ao que colocamos no radiador.

    Obrigado pelos comentários!

    Uma vez por ano era a frequência de limpeza de carburador na época em que se colocava até uns 18%, 20% de álcool na gasolina. Hoje em dia, é a cada 6 meses. Melhor ainda se cada vez que você usar o carro, você parar o carro na garagem e deixar funcionando até ficar sem gasolina. Mas daí tem os inconvenientes de ficar abastecendo um reservatório e dali por no tanque do carro em casa, de ter de calcular quanto vai rodar para não ficar sem combustível na rua, etc...
    Agora, imagine como fica a bomba mecânica de combustível com todo esse álcool? affraid

    O jeito é realmente diminuir o periodo de limpeza. Desde 2014, vinha limpando 1 vez a cada 2 anos e tava indo bem. É bem verdade que nos primeiros anos eu usava gasolina aditivada (BR/Shell). Nos ultimos 2 anos, passei para a comum de posto Ipiranga um pouco mais barato - nao deveria ser ruim, mas acho que os Shell pelo jeito tem gasolina melhor. Vou saber daqui 1 ano pois voltei ao Shell  Very Happy

    Me passa pela cabeça agora de ao chegar em casa quando só for usar o carro depois de uma semana, em vez de esvaziar a cuba, jogar um pouco de WD40 pelo tubo pitot que cai direto na cuba. Será que melhoraria?

    Penso que deveria existir um aditivo inibidor de corrosão para essa alcoolina. Tô pesquisando.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 793
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Gerald Qui 23 maio - 20:43:58

    Muito provavelmente, as partículas metálicas são óxido de alumínio. O nível de corrosão está muito alto, talvez a gasolina do posto Ipiranga tenha algum aditivo altamente corrosivo, ou que a gasolina tenha sido "batizada" com álcool hidratado.

    A explicação mais simples, porém, é que a causa da corrosão seja mesmo o álcool da gasolina. A verdade é que uma certa porcentagem de álcool na gasolina, tipo 10%, é muito bem-vinda. O álcool é um poderoso anti-detonante, mas as porcentagens de alcool na gasolina no Brasil são um abuso.

    Dito isso, quero lembrar que há muito terrorismo psicológico no Youtube. Muita genta lá gosta de passar a idéia que o álcool destrói os motores rapidamente. Penso que há uma boa de exagero nessa história, mas brasileiro gosta de sentir medo...

    Felizmente, existe uma solução simples e barata para o problema da corrosão do carburador!

    A pessoas não atentam que o ataque do alumínio do carburador ocorre, na sua mair parte, quando o carro está parado na garagem, não quando está andando. No caso em questão, o carro anda uma vez por semana (uma hora talvez?) depois fica parado o resto do tempo.

    Suponha que o combustível na cuba do carburador DFV-446 demore 4 dias para evaporar completamente. Isso significa que durante 96 horas o carro estará parado, mas com o álcool da cuba "trabalhando", isto é, gerando vapor de álcool, que junto com o vapor d'água e o oxigênio da atmosfera estarão atacando o alumínio do carburador.

    A relação entre o tempo de ataque ao carburador com o carro parado e com o carro andando é de quase 100 para 1!

    Entendido o problema, a solução fica óbvia: instale um registro corta-combustível na entrada do carburador e quando voltar com o carro para a garagem, feche o registro e deixe o carro funcionar até esgotar a cuba do carburador*. Com esse procedimento simples, a vida do carburador irá aumentar de cerca de 100 vezes!

    (*) Não há risco da bomba estragar porque a gasolina que a bomba envia ao desborbulhador volta ao tanque através da mangueira de retorno, sem causar qualquer sobre-pressão na linha de combustível.

    Quando sair novamente para uma volta, obviamente, a cuba estará totalmente seca. Abra o capô do motor, retire a tampa da filtro de ar e com uma almotolia, ou equivalente, através do tubo de respiro, despeje cerca de 50 ml de gasolina na cuba. Antes de dar a partida, bombeie o acelerador duas vezes para injetar gasolina no coletor de admissão e dê a partida. O carro pegará de imediato, sem desgaste da bateria ou o motor de partida.

    opala4cc e chevy250 gostam desta mensagem

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Qui 23 maio - 21:25:28

    Gerald escreveu:Muito provavelmente, as partículas metálicas são óxido de alumínio. O nível de corrosão está muito alto, talvez a gasolina do posto Ipiranga tenha algum aditivo altamente corrosivo, ou que a gasolina tenha sido "batizada" com álcool hidratado.

    A explicação mais simples, porém, é que a causa da corrosão seja mesmo o álcool da gasolina. A verdade é que uma certa porcentagem de álcool na gasolina, tipo 10%, é muito bem-vinda. O álcool é um poderoso anti-detonante, mas as porcentagens de alcool na gasolina no Brasil são um abuso.

    Dito isso, quero lembrar que há muito terrorismo psicológico no Youtube. Muita genta lá gosta de passar a idéia que o álcool destrói os motores rapidamente. Penso que há uma boa de exagero nessa história, mas brasileiro gosta de sentir medo...

    Felizmente, existe uma solução simples e barata para o problema da corrosão do carburador!

    A pessoas não atentam que o ataque do alumínio do carburador ocorre, na sua mair parte, quando o carro está parado na garagem, não quando está andando. No caso em questão, o carro anda uma vez por semana (uma hora talvez?) depois fica parado o resto do tempo.

    Suponha que o combustível na cuba do carburador DFV-446 demore 4 dias para evaporar completamente. Isso significa que durante 96 horas o carro estará parado, mas com o álcool da cuba "trabalhando", isto é, gerando vapor de álcool, que junto com o vapor d'água e o oxigênio da atmosfera estarão atacando o alumínio do carburador.

    A relação entre o tempo de ataque ao carburador com o carro parado e com o carro andando é de quase 100 para 1!

    Entendido o problema, a solução fica óbvia: instale um registro corta-combustível na entrada do carburador e quando voltar com o carro para a garagem, feche o registro e deixe o carro funcionar até esgotar a cuba do carburador*. Com esse procedimento simples, a vida do carburador irá aumentar de cerca de 100 vezes!

    (*) Não há risco da bomba estragar porque a gasolina que a bomba envia ao desborbulhador volta ao tanque através da mangueira de retorno, sem causar qualquer sobre-pressão na linha de combustível.

    Quando sair novamente para uma volta, obviamente, a cuba estará totalmente seca. Abra o capô do motor, retire a tampa da filtro de ar e com uma almotolia, ou equivalente, através do tubo de respiro, despeje cerca de 50 ml de gasolina na cuba. Antes de dar a partida, bombeie o acelerador duas vezes para injetar gasolina no coletor de admissão e dê a partida. O carro pegará de imediato, sem desgaste da bateria ou o motor de partida.

    Olá Gerald,

    Sim, o uso é de 1h por semana mesmo em média. E sim, a cuba fica com combustivel por uns 4 dias +/-. Sempre que vou dar a partida depois de uns dias, ela já está vazia. Eu coloco um pouco de combustivel direto sobre as borboletas e é o suficiente para girar um pouco e já encher a cuba.

    É, pode ser uma boa idéia já esvaziar a hora que chegar em casa, pois no final das contas ela vai esvaziar de qualquer forma por si só.

    Vou observar durantes alguns meses. Troquei de posto já faz alguns meses depois de notar que em torno dos gicleurs de baixa aparecia esse material do carburador. Nesse momento, eu estava apenas retirando a tampa superior, tirando os gicleurs e assoprando. Funcionava, mas semanas depois voltava a dar problema. Quando abri o carburador por completo veio a surpresa dessa enorme corrosão.

    O uso nos ultimos 10 anos sempre foi nesse padrão de 1h por semana, salvo algumas viagens mais longas pontuais.
    Nunca houve esse problema. Imagino ter sido a gasolina desse posto perto de onde vim morar nos ultimos 2 anos.

    Obrigado pelos comentários!
    Vou observar
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7250
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por opala4cc Sex 24 maio - 4:54:02

    Alguns antigomobilistas me contaram certa vez  - já faz muitos anos - que antigomobilistas que tinham carro a álcool tinham um truque para preservar o carburador quando o uso do automóvel em questão era assim esporádico como no seu caso. Ao estacionar o carro na garagem com pouco álcool no tanque, eles adicionavam pequena quantidade de querosene no álcool combustível e deixavam o motor funcionando até o combustível acabar. Na próxima vez que iam limpar o carburador, a cuba estava sempre perfeita, zero corrosão.
    Não sei qual a quantidade de querosene ou a proporção em relação ao combustível que colocavam no tanque (perguntei mas estas pessoas não souberam me informar). Mas acredito que a oleosidade do querosene ficava revestindo a cuba e os canais dentro do carburador, impedindo a corrosão.
    Este posto que você estava abastecendo o carro muito provavelmente está adicionando álcool HIDRATADO ou mesmo água à gasolina já batizada de álcool anidro pela retrobrás. Por isso o nível de corrosão tão avançado. A vantagem de limpar o carburador a cada 6 meses é poder detectar mais rápido esses problemas e mitigar de forma mais precoce o dano, tanto pela limpeza quanto pela troca de posto.

    chevy250 gosta desta mensagem

    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Sex 24 maio - 6:46:36

    opala4cc escreveu:
    Alguns antigomobilistas me contaram certa vez  - já faz muitos anos - que antigomobilistas que tinham carro a álcool tinham um truque para preservar o carburador quando o uso do automóvel em questão era assim esporádico como no seu caso. Ao estacionar o carro na garagem com pouco álcool no tanque, eles adicionavam pequena quantidade de querosene no álcool combustível e deixavam o motor funcionando até o combustível acabar. Na próxima vez que iam limpar o carburador, a cuba estava sempre perfeita, zero corrosão.
    Não sei qual a quantidade de querosene ou a proporção em relação ao combustível que colocavam no tanque (perguntei mas estas pessoas não souberam me informar). Mas acredito que a oleosidade do querosene ficava revestindo a cuba e os canais dentro do carburador, impedindo a corrosão.
    Este posto que você estava abastecendo o carro muito provavelmente está adicionando álcool HIDRATADO ou mesmo água à gasolina já batizada de álcool anidro pela retrobrás. Por isso o nível de corrosão tão avançado. A vantagem de limpar o carburador a cada 6 meses é poder detectar mais rápido esses problemas e mitigar de forma mais precoce o dano, tanto pela limpeza quanto pela troca de posto.

    Sem dúvida @opala4cc. Já me convenci que devo limpar com uma periodicidade bem menor. Vou até deixar alguns jogos de juntas já comprados.

    E sim, aplicar algo oleoso/hidrorepelente no carburador ao chegar em casa para quando for usar apenas depois de vários dias deve fazer bom efeito de proteção.

    Agradeço a todos pela excelente discussão! OKK OKK

    opala4cc gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15369
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Rubão6cc Sex 24 maio - 7:04:39

    Muito legal ver um novo tópico se desenrolar assim...estava sentindo falta de ver isso aqui no fórum...galera muito parada ultimamente
    Parabéns a todos que estão colaborando OKK


    _________________
    Sujeira Carburador Weber 446 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    opala4cc e chevy250 gostam desta mensagem

    Tonho_RS
    Tonho_RS
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 960
    Idade : 32
    Localização : Rio Grande do Sul
    Modelo do carro : Opala Especial 1972
    Cilindros : 4 cil - 2500
    Data de inscrição : 26/05/2011

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Tonho_RS Sex 24 maio - 14:01:23

    chevy250 escreveu:

    O bom seria ter um aditivo anti-corrosivo para essa alcoolina para misturar no tanque - estou pesquisando aqui.
    Semelhante ao que colocamos no radiador.


    Não vai encontrar aditivo anticorrosivo que proteja da ação do etanol.

    Gerald escreveu:

    Entendido o problema, a solução fica óbvia: instale um registro corta-combustível na entrada do carburador e quando voltar com o carro para a garagem, feche o registro e deixe o carro funcionar até esgotar a cuba do carburador*. Com esse procedimento simples, a vida do carburador irá aumentar de cerca de 100 vezes!

    (*) Não há risco da bomba estragar porque a gasolina que a bomba envia ao desborbulhador volta ao tanque através da mangueira de retorno, sem causar qualquer sobre-pressão na linha de combustível.

    Quando sair novamente para uma volta, obviamente, a cuba estará totalmente seca. Abra o capô do motor, retire a tampa da filtro de ar e com uma almotolia, ou equivalente, através do tubo de respiro, despeje cerca de 50 ml de gasolina na cuba. Antes de dar a partida, bombeie o acelerador duas vezes para injetar gasolina no coletor de admissão e dê a partida. O carro pegará de imediato, sem desgaste da bateria ou o motor de partida.

    Amigo Gerald, é uma boa dica, mas precisamos nos atentar aos detalhes, pois o que funciona para um pode não funcionar para o outro, e onde quero chegar com isso?

    O DFV 446 tanto quanto seu irmão menor DFV 228 utilizam um sistema de injeção rápida de combustível através de um pistonete, sendo que este pistonete tem uma vedação de couro, caso o carburador seja esvaziado é praticamente certo que esse pistão vai emperrar, pois ao secar o couro do pistonete ele acaba grudando no carburador, na próxima vez que for rodar com o carro vai ter que desmontar e desemperrar o pistonete (isso não é uma teoria, tive os dois modelos de carburadores e passei por isso).

    Como eu disse anteriormente, a melhor solução é mandar niquelar o carburador, ainda mais se a gasolina passar a usar 35% de etanol, não há muito como fugir disso.
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3581
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Paulo Corso Sex 24 maio - 14:08:23

    Não existe mais aqueles aditivos tipo Proal da Bardhal ??


    _________________
    Sujeira Carburador Weber 446 345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 793
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Gerald Sex 24 maio - 15:15:27

    Tonho_RS escreveu:
    O DFV 446 tanto quanto seu irmão menor DFV 228 utilizam um sistema de injeção rápida de combustível através de um pistonete, sendo que este pistonete tem uma vedação de couro, caso o carburador seja esvaziado é praticamente certo que esse pistão vai emperrar, pois ao secar o couro do pistonete ele acaba grudando no carburador, na próxima vez que for rodar com o carro vai ter que desmontar e desemperrar o pistonete (isso não é uma teoria, tive os dois modelos de carburadores e passei por isso).

    O meu Diplomata ficou parado por 17 anos, mas o couro do pistão do DFV-446 não estava ressecado e continua funcionando normalmente. Quando revivi o carro e fui fazer a manutenção do carburador há dois anos atrás, não tive coragem de substituir o pistão, que era fornecido pela Weber (ainda tenho a caixinha original).


    Tonho_RS escreveu:
    Como eu disse anteriormente, a melhor solução é mandar niquelar o carburador, ainda mais se a gasolina passar a usar 35% de etanol, não há muito como fugir disso.

    Niquelar o carburador é uma solução, mas bem mais complicada que a minha sugestão. Você tem que desmontar todo o carburador, inclusive as partes que normalmente não se deve mexer numa limpeza, como o sistema das borboletas*. Também tem que torcer para a empresa que fizer a niquelação seja competente e não perca ou danifique as peças. Eu não teria coragem de correr esse risco.

    Um ponto muito importante: o processo galvanoplástico não funciona nas galerias e passagens internas do carburador.  A niquelação química, por outro lado, produz uma camada de níquel  muito fina, microscópica mesmo.

    Sobre o aumento da porcentagem (máxima) de álcool de 27.5% para 35%,  não sou a favor dessa barbaridade, mas esse aumento não fará muita diferença na prática em termos de corrosão do carburador. A velocidade da corrosão aumentará por um fator de 1.27 vezes, o que não é bom, mas também não é um desastre.


    (*) do livro Conheça o Seu Opala, capítulo sobre o DFV-446, página 261:

    Sujeira Carburador Weber 446 Nzeo_d10
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Sex 24 maio - 19:47:04

    Gerald escreveu:
    Tonho_RS escreveu:
    O DFV 446 tanto quanto seu irmão menor DFV 228 utilizam um sistema de injeção rápida de combustível através de um pistonete, sendo que este pistonete tem uma vedação de couro, caso o carburador seja esvaziado é praticamente certo que esse pistão vai emperrar, pois ao secar o couro do pistonete ele acaba grudando no carburador, na próxima vez que for rodar com o carro vai ter que desmontar e desemperrar o pistonete (isso não é uma teoria, tive os dois modelos de carburadores e passei por isso).

    O meu Diplomata ficou parado por 17 anos, mas o couro do pistão do DFV-446 não estava ressecado e continua funcionando normalmente. Quando revivi o carro e fui fazer a manutenção do carburador há dois anos atrás, não tive coragem de substituir o pistão, que era fornecido pela Weber (ainda tenho a caixinha original).


    Tonho_RS escreveu:
    Como eu disse anteriormente, a melhor solução é mandar niquelar o carburador, ainda mais se a gasolina passar a usar 35% de etanol, não há muito como fugir disso.

    Niquelar o carburador é uma solução, mas bem mais complicada que a minha sugestão. Você tem que desmontar todo o carburador, inclusive as partes que normalmente não se deve mexer numa limpeza, como o sistema das borboletas*. Também tem que torcer para a empresa que fizer a niquelação seja competente e não perca ou danifique as peças. Eu não teria coragem de correr esse risco.

    Um ponto muito importante: o processo galvanoplástico não funciona nas galerias e passagens internas do carburador.  A niquelação química, por outro lado, produz uma camada de níquel  muito fina, microscópica mesmo.

    Sobre o aumento da porcentagem (máxima) de álcool de 27.5% para 35%,  não sou a favor dessa barbaridade, mas esse aumento não fará muita diferença na prática em termos de corrosão do carburador. A velocidade da corrosão aumentará por um fator de 1.27 vezes, o que não é bom, mas também não é um desastre.


    (*) do livro Conheça o Seu Opala, capítulo sobre o DFV-446, página 261:

    Sujeira Carburador Weber 446 Nzeo_d10

    Interessante essa menção aos furos de progressão serem feitos meio que sob medida para aquela base. Imagino que a posicao deles seja algo BEM crítico para que haja uma transição suave da faixa marcha-lenta/baixa carga para o sistema de alta.

    Nesse dias em que houve os entupimentos gerais na parte de baixa (afetando tanto a marcha lenta como os furos de progressão), o motor parecia um "boi bravo". Era tudo ou nada.

    Ao tirar o pé do acelerador, o carro empurrava o motor com muita resistencia já que nao havia combustivel. Ao acelerar para que o motor puxasse o carro, a transição direta para o sistema de alta era como um coice demoníaco, que, se nao tomasse cuidado, certamente danificaria a transmissão.

    Várias vezes em que sai para testar e precisei voltar com o carro para casa, pois voltava a entupir, tive muita dificuldade em controlar essa situação para preservar a transmissão. Tinha que pressionar a embreagem, bombar o acelerador e depois tirar o pé da embreagem e ir modulando o acoplamento para evitar os trancos.

    Ainda bem que hoje moro no interior em ruas bem sossegadas.

    Sobre deixar o carburador seco, fiquei com essa preocupação do pistao da rápida também.

    Será que nao seria melhor ao chegar em casa, com o motor ainda funcionando, jogar um pouco de WD-40 pelo tubo pitot e ai logo desligar? Entraria pelos dutos e ficaria um pouco diluido na cuba. Vai ficar uma solução meio oleosa desingripante até o próximo uso.


    Última edição por chevy250 em Sex 24 maio - 19:50:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correçao texto)
    Goettens
    Goettens
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 173
    Idade : 33
    Localização : RS
    Data de inscrição : 19/03/2016

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Goettens Sex 24 maio - 23:04:37

    chevy250 escreveu:Nesse dias em que houve os entupimentos gerais na parte de baixa (afetando tanto a marcha lenta como os furos de progressão), o motor parecia um "boi bravo". Era tudo ou nada.

    Ao tirar o pé do acelerador, o carro empurrava o motor com muita resistencia já que nao havia combustivel. Ao acelerar para que o motor puxasse o carro, a transição direta para o sistema de alta era como um coice demoníaco, que, se nao tomasse cuidado, certamente danificaria a transmissão.

    Tá igualzinho à minha moto Laughing Em meu caso, um (ou dois) cilindros falham muito com o motor frio.

    Uma hora tenho de criar coragem em desmontar e limpar aquela bagaça, só falta fazer um esquema pra equalizar os carburadores. Já revisei carburador da Caravan e de nosso Fusca, agora quero aprender a fazer esse trampo na moto.

    Sobre como evitar entupimento, recordo ouvir algo sobre encher a cuba com gasolina Podium com um pouco de óleo 2 tempos. Acho que vi isso em algum lugar no Youtube.
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 368
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Marcos Marcos Ter 4 Jun - 6:38:06

    Abri o meu H40 deis na quinta feira feriado. Essa camara de rápida eu não tinha aberto nas duas últimas limpezas. Pq não tinha a válvula. Se. For ver pelo tempo a condição não esta tão ruim. E uso combustível considerado o pior se todos, da rede delta, mas nunca tive problemas nos meus carros.

    Sujeira Carburador Weber 446 Img_2101
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 609
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por chevy250 Ter 4 Jun - 21:55:10

    Marcos Marcos escreveu:Abri o meu H40 deis na quinta feira feriado. Essa camara de rápida eu não tinha aberto nas duas últimas limpezas. Pq não tinha a válvula. Se. For ver pelo tempo a condição não esta tão ruim. E uso combustível considerado o pior se todos, da rede delta, mas nunca tive problemas nos meus carros.

    Sujeira Carburador Weber 446 Img_2101

    Olá! Entao, o que aconteceu com o meu foi bem estranho. Eu comprei esse carro em 2014 e a cada 2 anos venho fazendo a limpeza. Sempre que abri, era apenas aquela "borra" de gasolina ou resto de sujeira externa de mangueira ressecada ou mesmo nova que não limpei ao instalar (fiz um post desse caso na época).

    Essa sujeira estranha (um pó metálico) coincidiu com a mudança de SP capital para o interior - limpei o carburador por coincidencia quando cheguei na nova cidade. Depois de 2 anos, deu essa encrenca. A unica coisa que mudou foi o combustivel, por isso a desconfiança. Mas vai saber né...

    Agora tá funcionando muito bem depois da "lavagem" completa usando a mangueira de jardim Very Happy

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8160
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por adpachec Qui 6 Jun - 11:02:58

    Isto vem do álcool na gasolina, provavelmente da soda cáustica para estabilizar o poder corrosivo do álcool.

    Porém as vezes erram na proporção de mistura e o álcool acaba ficando altamente corrosivo, porque o álcool misturado na gasolina não tem o mesmo padrão de qualidade que o álcool puro.

    Para limpeza de vez em quando eu coloco 1 litro de diesel para cada 10 litros de combustível.

    chevy250 gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Sujeira Carburador Weber 446 Empty Re: Sujeira Carburador Weber 446

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 16 Jun - 7:44:01