Semana retrasada eu providenciei as mangueiras da DH, que estavam vazando. Eu já tinha comprado (as que tem prensagem) faz uns 3 anos (luciflex), na NAFIL. Mas na hora que precisei, não consegui encontrar.
Não sabia onde tinha colocado.
Então, peguei as originais que estavam no carro e levei para substituição e reprensagem dos terminais.
O kit com as três mangueiras estão à venda no mercagadolivre por R$216,00 mais custo de envio. Mas mesmo assim levei para recuperação as minhas ao custo de R$160,00 porque: 1) levo em um dia e busco no outro. Comprando pela internet, leva 20 dias por PAC. 2)As mangueiras recuperadas eu posso escolher a marca e optar por colocar mangueiras LONADAS, mais duráveis. Não é essa lona trançada fuleira que vê-se nas mangueiras baratinhas das autopeças. Estou falando das mangueiras lonadas ao mesmo estilo das mangueiras que podem ser vistas nas mangueiras dos carros quando saem de fábrica. É aquela lona enrolada na mangueira, conforme a foto 1. É claro que depois de mandar recuperar as mangueiras eu achei as que tinha comprado 3 anos atrás. Lei de sMURPHY...
Foto 1: Comparativo entre a mangueira paralela "1" e a recuperada "2".
A foto 1 mostra a mangueira que vai entre a bomba da DH e o setor servotronic, sendo que "1" é a mangueira paralela, nova, e "2" é a mangueira recuperada.
Por R$160,00, de fato não vale a pena recuperar as duas mangueiras (a que vai entre a bomba e o setor e a que vai entre o setor e o reservatório). Todavia, em um futuro, se a mangueira que vai entre o setor e a bomba apresentar vazamento, sua recuperação se torna MUITO MAIS barata do que esses R$160,00, já que não envolverá soldas nos terminais do tipo olhal "C" e "D" na foto 1, que podem ser aproveitados muitas vezes. A parte "A" das mangueiras "1" (paralela) e "2" (recuperada) é lonada apenas na "2", pois exigi que a mangueira que recuperei fosse toda lonada. Já a parte "B" de ambas as mangueiras é lonada, porque a marca paralela já vem assim. Não faço ideia do motivo do fabricante só lonar metade da mangueira.
Importante: o comprimento da mangueira original foi preservado na mangueira recuperada.Foto 2: detalhe da mangueira da primeira foto. Em cima, a mangueira paralela - sem lonamento - e em baixo, a mangueira recuperada - com lonamento.
Por fim, também foi recuperada a mangueira entre o reservatório e o setor, colocando material lonado aproveitando o terminal tipo olhal da mangueira original, fazendo nova prensagem entre ele e a mangueira.
Foto 3: a mangueira que vai entre o reservatório e o setor, recuperada.
Essa mangueira reservatório-setor não vazava na prensagem, mas na conexão apertada por braçadeira que vai debaixo do reservatório. Já não era mais possível encurtá-la com segurança, então optei por refazê-la.
Observação: ao contrário do que pensava, o reservatório plástico da DH tem um filtro de partículas, sim. Ele fica escondido no fundo do reservatório, debaixo de um disco e não é lavável (pois não há como inspecioná-lo visualmente) nem trocável. Se o fluido da DH estiver muito contaminado por particulado ou limalhas, o mais garantido seria substituir o reservatório, que não é nada barato.
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