http://www.clubplug.net/cross.html
http://www.docstoc.com/docs/154933642/Conversoes-ACDelco---NGK---Bosch
PORÉM , parece ser de grau 5 mas preste atenção no comprimento da rosca, muito longa pode bater no pistão/válvula e muito curta pouca faísca.
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nossa, tem uma chance de estar errado então, vou pedir a chave emprestada e ver a vela antiga, é uma ngk do modelo certo, não sei porque fui comprar delco.. Valeu a ajuda mais uma vez hsaushauhsaadpachec escreveu:Não achei ela na tabela que tenho e no manual do opala não consta.
http://www.clubplug.net/cross.html
http://www.docstoc.com/docs/154933642/Conversoes-ACDelco---NGK---Bosch
PORÉM , parece ser de grau 5 mas preste atenção no comprimento da rosca, muito longa pode bater no pistão/válvula e muito curta pouca faísca.
OpaleiroATEOFIM escreveu:Bom meu via rodar com cabeçote alcool+ pistao gasolina com gasolina vela grau 6 no caso? ponto ? um poko mais adiantado ou atrasado???
adpachec escreveu:OpaleiroATEOFIM escreveu:Bom meu via rodar com cabeçote alcool+ pistao gasolina com gasolina vela grau 6 no caso? ponto ? um poko mais adiantado ou atrasado???
Cabeçote álcool com pistão gasolina (que tem uma cavidade?), acho que daria a taxa de um carro a gasolina de hoje, arriscaria até uma grau 5 mas não vejo (na minha opinião) o por que de não usar Grau 6....na minha opinião.
Ponto.....tente adiantar (um pouco), se grilar ou ficar pesado no arranque volte ele até melhorar....ou misture com um pouco de álcool na gasolina.
Rodrigo N escreveu:Adpachec, hoje retirei uma vela, ela é "igual" olhando, igual a BPR5ES que estava antes, e tirei uma foto, da pra saber se tem algo errado pela vela né ? Olha só como ela está!
- Spoiler:
Sim!! estão no mesmo tamanho, só não sei se a "cor" está tudo certo, tenta o link direto fazendo favor:adpachec escreveu:Rodrigo N escreveu:Adpachec, hoje retirei uma vela, ela é "igual" olhando, igual a BPR5ES que estava antes, e tirei uma foto, da pra saber se tem algo errado pela vela né ? Olha só como ela está!
- Spoiler:
Não consegui abrir a foto...se estiverem nas mesmas condições de tamanho e o grau é o certo para o motor tudo bem.
OpaleiroATEOFIM escreveu:adpachec escreveu:
Cabeçote álcool com pistão gasolina (que tem uma cavidade?), acho que daria a taxa de um carro a gasolina de hoje, arriscaria até uma grau 5 mas não vejo (na minha opinião) o por que de não usar Grau 6....na minha opinião.
Ponto.....tente adiantar (um pouco), se grilar ou ficar pesado no arranque volte ele até melhorar....ou misture com um pouco de álcool na gasolina.
Mais tem comando 250-s entao vo tirar 1mm do cabeçote ai vo ver o quanto via ficar de taxa e falo com vc
Rodrigo N escreveu:Sim!! estão no mesmo tamanho, só não sei se a "cor" está tudo certo, tenta o link direto fazendo favor:adpachec escreveu:
Não consegui abrir a foto...se estiverem nas mesmas condições de tamanho e o grau é o certo para o motor tudo bem.
https://i.imgur.com/pPZQuDd.jpg
https://i.imgur.com/ZVbipSU.jpg
Valeu!!
adpachec escreveu:OpaleiroATEOFIM escreveu:
Mais tem comando 250-s entao vo tirar 1mm do cabeçote ai vo ver o quanto via ficar de taxa e falo com vc
Aí eu acho que vai Grau 7 ou 8 e melhor até ventoinha elétrica....é o 6 cc que você arrumou?
Rodrigo N escreveu:a vela do platinado é a mesma do ignição ? to pra colocar ignição eletronica mas não sei se vale a pena dar duzentão nessas velas, a diferença é muita pra uma comum ? Vou colocar bobina do MI também!
fsevero escreveu:pessoal
o meu carro ta com cabeçote feito, 1mm rebaixado.
carburador 446 gasolina + 4x1 feito até o final
pistao reto do alcool.
comando isky 278
kit de ignição msd completo
coloquei as iridium grau 5,
que ja tinha encomendado antes de fazer o cabeçote,
o carro ta um tiro.
sera q deixo assim ou coloco uma grau 6?
lembrando q ele ta com cabeçote rebaixado e todo trabalhado e o pistao reto.
BANDIT escreveu:fsevero escreveu:pessoal
o meu carro ta com cabeçote feito, 1mm rebaixado.
carburador 446 gasolina + 4x1 feito até o final
pistao reto do alcool.
comando isky 278
kit de ignição msd completo
coloquei as iridium grau 5,
que ja tinha encomendado antes de fazer o cabeçote,
o carro ta um tiro.
sera q deixo assim ou coloco uma grau 6?
lembrando q ele ta com cabeçote rebaixado e todo trabalhado e o pistao reto.
pra álcool faltou taxa !!!
na gasolina.....vai .....
rsantos escreveu:Olá amigo, tenho um Opala 4 cil, taxado com~pistão cabeça retas e dutos trabalhados, comando 278 e 446, qual o grau ideal da vela para esta configuração ?
RODRIGO BARRETO escreveu:Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.
Motor up antigo: 4.400 ALCOOL dfv 446 cabeçote taxa 12:3 e ignição e bobina originais, cabos de velas originais, velas ngk grau 6 normal
Motor up Hoje:4.400 ALCOOL weber 40 cabeçote com taxa 12:3 ignição Mallory HYFIRE 6al, bobina Mallory promaster Coil, cabos ACCEL 8.8, velas ngk grau 6 normal
Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.
Abraços
RODRIGO BARRETO escreveu:adpachec, Obrigado pela aula,
Quando mudei ignição e bobina, coloquei o GAP das ngk normais grau 6, em 1.0.
Vc acha mesmo que devo manter o grau 6?? colocar um grau 7 será que fica ruim?? detalhe tenho dificuldade em funcionar meu carro na partida a frio, as vezes só pega se eu colocar um pouco de gasolina no carburador. se eu colocar um grau 7 ficaria pior a partida a frio?
RODRIGO BARRETO escreveu:Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.
Motor up antigo: 4.400 ALCOOL dfv 446 cabeçote taxa 12:3 e ignição e bobina originais, cabos de velas originais, velas ngk grau 6 normal
Motor up Hoje:4.400 ALCOOL weber 40 cabeçote com taxa 12:3 ignição Mallory HYFIRE 6al, bobina Mallory promaster Coil, cabos ACCEL 8.8, velas ngk grau 6 normal
Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.
Abraços
adpachec escreveu:"J", mas o dele por ser 6 cc (não mexido) não seria um GAP menor?
j ricardo escreveu:RODRIGO BARRETO escreveu:Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.
Motor up antigo: 4.400 ALCOOL dfv 446 cabeçote taxa 12:3 e ignição e bobina originais, cabos de velas originais, velas ngk grau 6 normal
Motor up Hoje:4.400 ALCOOL weber 40 cabeçote com taxa 12:3 ignição Mallory HYFIRE 6al, bobina Mallory promaster Coil, cabos ACCEL 8.8, velas ngk grau 6 normal
Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.
Abraços
vigi! com modulo e bobina mallory? pode usar o gap que quiser;...kkkkk
eu usava 1mm com bobina MI e modulo original,hoje com o streetfire e bobina blaster SS uso 1,2mm e poderia usar 1,5mm que não falha...
com a bobina original, 1,2mm ja falha na rotação de torque...
BANDIT escreveu:aqui tem uma discussão sobre abertura de velas :
http://www.opaleirosdoparana.com/t26400-gap-das-velas-tabela-pag-2
vicomodoro escreveu:Gostaria de aproveitar o conhecimento dos amigos.
O motor do meu carro. 4 cc, pistões cabeça chata, tampa gasolina
usava vela grau cinco troquei agora para grau 6, tampa radiador nova radiador novo, termostática nova, bomba d`agua nova, óleo novo até Militec coloquei,roda na gasolina.
Andando no plano no inverno temperatura não passa do meio , no verão ou em dias mais quentes sobe a temperatura, subir serra vai subindo até vermelho.
Vendo este tópico me ocorreu misturar alcool o problema é a proporção. 20% mais ou menos ? Ou terei que achar a proporção ideal por tentativa.
A pergunta é acham que pode resolver o problema? Não vou ter problema de lenta ou partida frio.
Enfim conto com sua ajuda
adpachec escreveu:vicomodoro escreveu:Gostaria de aproveitar o conhecimento dos amigos.
O motor do meu carro. 4 cc, pistões cabeça chata, tampa gasolina
usava vela grau cinco troquei agora para grau 6, tampa radiador nova radiador novo, termostática nova, bomba d`agua nova, óleo novo até Militec coloquei,roda na gasolina.
Andando no plano no inverno temperatura não passa do meio , no verão ou em dias mais quentes sobe a temperatura, subir serra vai subindo até vermelho.
Vendo este tópico me ocorreu misturar alcool o problema é a proporção. 20% mais ou menos ? Ou terei que achar a proporção ideal por tentativa.
A pergunta é acham que pode resolver o problema? Não vou ter problema de lenta ou partida frio.
Enfim conto com sua ajuda
Tá com cara de mistura........pobre, ou giclê pequeno............
Qual carburador?
vicomodoro escreveu:adpachec escreveu:
Tá com cara de mistura........pobre, ou giclê pequeno............
Qual carburador?
W 446
Lex/correa escreveu:traduzindo...
Até 10,5: taxa 1,27mm - 1,52mm
10,5: 1 - taxa 13.0: 1,01mm - 1,27mm
Acima de 13.0: taxa 8,89mm - 1,14mm
Lembrando que!!!! """"Estes exemplos são apenas pontos de partida para você ir na direção certa. Cada aplicação é diferente e deve ser testado e afinado:""""""""
E não podemos esquecer que lá (EUA) o combustível é 1000x melhor que a nossa gasourina.
adpachec escreveu:Lex/correa escreveu:traduzindo...
Até 10,5: taxa 1,27mm - 1,52mm
10,5: 1 - taxa 13.0: 1,01mm - 1,27mm
Acima de 13.0: taxa 8,89mm - 1,14mm
Lembrando que!!!! """"Estes exemplos são apenas pontos de partida para você ir na direção certa. Cada aplicação é diferente e deve ser testado e afinado:""""""""
E não podemos esquecer que lá (EUA) o combustível é 1000x melhor que a nossa gasourina.
Ou seja, se aumenta a taxa e o GAP das velas diminui.
joel_teixeira escreveu:Tenho um 4 cil 1979 à gasolina com cabeçote original e pistões retos (deve estar com 9:1 ou 9,5:1 de taxa de compressão) estou usando as velas BPR5EY, seria viável a troca para as BPR6EY? O motor é alimentado por um webber 228 estou usando um gicle principal 30 o resto é original, já usei o 29 mas não ficou bom, está andando bem melhor com o 30, o que vcs acham?
joel_teixeira escreveu:quando digo giclê 29 me refiro ao 145 e 30 = 150, ou seja agora está com o 150 antes era o 145. ele anda bem melhor com o 150, minha duvida é se não tem perigo de carbonizar as peças, pois a medida original é 145. abraços.
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