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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por adpachec Qui 30 Jan - 20:27:22

    Não achei ela na tabela que tenho e no manual do opala não consta.

     scratch 

    http://www.clubplug.net/cross.html

    http://www.docstoc.com/docs/154933642/Conversoes-ACDelco---NGK---Bosch

    PORÉM , parece ser de grau 5 mas preste atenção no comprimento da rosca, muito longa pode bater no pistão/válvula e muito curta pouca faísca.

     OKK

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    Mensagem por OpaleiroATEOFIM Qui 30 Jan - 21:44:31

    Bom meu via rodar com cabeçote alcool+ pistao gasolina com gasolina vela grau 6 no caso? ponto ? um poko mais adiantado ou atrasado???
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    Mensagem por Rodrigo N Sex 31 Jan - 4:21:10

    adpachec escreveu:Não achei ela na tabela que tenho e no manual do opala não consta.

     scratch 

    http://www.clubplug.net/cross.html

    http://www.docstoc.com/docs/154933642/Conversoes-ACDelco---NGK---Bosch

    PORÉM , parece ser de grau 5 mas preste atenção no comprimento da rosca, muito longa pode bater no pistão/válvula e muito curta pouca faísca.

     OKK
    nossa, tem uma chance de estar errado então, vou pedir a chave emprestada e ver a vela antiga, é uma ngk do modelo certo, não sei porque fui comprar delco.. Valeu a ajuda mais uma vez hsaushauhsa Laughing 
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    Mensagem por adpachec Sex 31 Jan - 4:57:18

    OpaleiroATEOFIM escreveu:Bom meu via rodar com cabeçote alcool+ pistao gasolina com gasolina vela grau 6 no caso? ponto ? um poko mais adiantado ou atrasado???

    Cabeçote álcool com pistão gasolina (que tem uma cavidade?), acho que daria a taxa de um carro a gasolina de hoje, arriscaria até uma grau 5 mas não vejo (na minha opinião) o por que de não usar Grau 6....na minha opinião.
    Ponto.....tente adiantar (um pouco), se grilar ou ficar pesado no arranque volte ele até melhorar....ou misture com um pouco de álcool na gasolina.

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    Mensagem por OpaleiroATEOFIM Sex 31 Jan - 7:47:58

    adpachec escreveu:
    OpaleiroATEOFIM escreveu:Bom meu via rodar com cabeçote alcool+ pistao gasolina com gasolina vela grau 6 no caso? ponto ? um poko mais adiantado ou atrasado???

    Cabeçote álcool com pistão gasolina (que tem uma cavidade?), acho que daria a taxa de um carro a gasolina de hoje, arriscaria até uma grau 5 mas não vejo (na minha opinião) o por que de não usar Grau 6....na minha opinião.
    Ponto.....tente adiantar (um pouco), se grilar ou ficar pesado no arranque volte ele até melhorar....ou misture com um pouco de álcool na gasolina.

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     OKK 

    Mais tem comando 250-s entao vo tirar 1mm do cabeçote ai vo ver o quanto via ficar de taxa e falo com vc
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    Mensagem por Rodrigo N Sex 31 Jan - 8:23:43

    Adpachec, hoje retirei uma vela, ela é "igual" olhando, igual a BPR5ES que estava antes, e tirei uma foto, da pra saber se tem algo errado pela vela né ? Olha só como ela está!

    Spoiler:
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    Mensagem por adpachec Sex 31 Jan - 8:35:40

    Rodrigo N escreveu:Adpachec, hoje retirei uma vela, ela é "igual" olhando, igual a BPR5ES que estava antes, e tirei uma foto, da pra saber se tem algo errado pela vela né ? Olha só como ela está!

    Spoiler:

    Não consegui abrir a foto...se estiverem nas mesmas condições de tamanho e o grau é o certo para o motor tudo bem.
     OKK 
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    Mensagem por Rodrigo N Sex 31 Jan - 8:37:18

    adpachec escreveu:
    Rodrigo N escreveu:Adpachec, hoje retirei uma vela, ela é "igual" olhando, igual a BPR5ES que estava antes, e tirei uma foto, da pra saber se tem algo errado pela vela né ? Olha só como ela está!

    Spoiler:

    Não consegui abrir a foto...se estiverem nas mesmas condições de tamanho e o grau é o certo para o motor tudo bem.
     OKK 
    Sim!! estão no mesmo tamanho, só não sei se a "cor" está tudo certo, tenta o link direto fazendo favor:
    https://i.imgur.com/pPZQuDd.jpg
    https://i.imgur.com/ZVbipSU.jpg

    Valeu!!  Laughing
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    Mensagem por adpachec Sex 31 Jan - 8:39:31

    OpaleiroATEOFIM escreveu:
    adpachec escreveu:

    Cabeçote álcool com pistão gasolina (que tem uma cavidade?), acho que daria a taxa de um carro a gasolina de hoje, arriscaria até uma grau 5 mas não vejo (na minha opinião) o por que de não usar Grau 6....na minha opinião.
    Ponto.....tente adiantar (um pouco), se grilar ou ficar pesado no arranque volte ele até melhorar....ou misture com um pouco de álcool na gasolina.

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     OKK 

    Mais tem comando 250-s entao vo tirar 1mm do cabeçote ai vo ver o quanto  via ficar de taxa e falo com vc

    Aí eu acho que vai Grau 7 ou 8 e melhor até ventoinha elétrica....é o 6 cc que você arrumou?
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    Mensagem por adpachec Sex 31 Jan - 8:43:25

    Rodrigo N escreveu:
    adpachec escreveu:

    Não consegui abrir a foto...se estiverem nas mesmas condições de tamanho e o grau é o certo para o motor tudo bem.
     OKK 
    Sim!! estão no mesmo tamanho, só não sei se a "cor" está tudo certo, tenta o link direto fazendo favor:
    https://i.imgur.com/pPZQuDd.jpg
    https://i.imgur.com/ZVbipSU.jpg

    Valeu!!  Laughing

    Agora sim...pelo estado de "queima" parece boas....mas na foto 02 o Gap (vão entre os eletrodos) parece muito grande, média de 0,7 a 0,9 mm parece mais de 1 mm.

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    Mensagem por OpaleiroATEOFIM Sex 31 Jan - 9:01:17

    adpachec escreveu:
    OpaleiroATEOFIM escreveu:

    Mais tem comando 250-s entao vo tirar 1mm do cabeçote ai vo ver o quanto  via ficar de taxa e falo com vc

    Aí eu acho que vai Grau 7 ou 8 e melhor até ventoinha elétrica....é o 6 cc que você arrumou?

    Sim....
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    Mensagem por Rodrigo N Sex 31 Jan - 13:04:12

    Muito obrigado Adpachec!!
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    Mensagem por adpachec Seg 3 Fev - 11:35:05

    Rodrigo N escreveu:a vela do platinado é a mesma do ignição ? to pra colocar ignição eletronica mas não sei se vale a pena dar duzentão nessas velas, a diferença é muita pra uma comum ? Vou colocar bobina do MI também!

    Final de semana eu estava pintando o motor do opala e retirei as velas quando eu notei a letra "R" (resistivo) e lembrei que você tinha perguntado sobre velas de sistema platinado e eletrônico, os carros mais antigos usavam velas "não resistivas" por causa que o sistema de ignição gerava pouca tensão (as bobinas Bosch KV 12 V Azul ou E 12 V Alumínio), e por isto as velas não resistivas, hoje com a eletrônica usada nos carros as velas resistivas (com bobinas melhores) resolve o problema e evita chiados e interferências.
    No manual que tenho, as velas não resistivas foram usadas até 1978/79 nos opalas (AC Delco 45 XLS).
    Eu já usei os 02 modelos...não resistivas e resistivas da marca NGK.
    Hoje uso Cabos (resistivos) NGK, tampa e rotor do distribuidor BOSCH e as velas NGK.
    Bobina do Gol MI.

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    Mensagem por OpaleiroATEOFIM Dom 9 Fev - 13:10:23

    Entendi tudu reli o post inteiro mais o q nao entendi foi o seguinte Pela logica vela 6 e mais fria q a 7? ou e ao contrario? vlw desculpe a burrice
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    Mensagem por adpachec Dom 9 Fev - 15:50:26

    Quanto maior o número mais fria ela é...geralmente graus 7/8/9 são para carros preparados, carros normais ou levemente aspirados/taxados grau 6.
    Burrice não....nínguem nasce com diploma na mão, e cada um sabe de algo que o outro não sabe....isto é troca de conhecimento.
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    Mensagem por fsevero Sex 14 Fev - 19:30:22

    pessoal
    o meu carro ta com cabeçote feito, 1mm rebaixado.
    carburador 446 gasolina + 4x1 feito até o final
    pistao reto do alcool.
    comando isky 278
    kit de ignição msd completo
    coloquei as iridium grau 5,
    que ja tinha encomendado antes de fazer o cabeçote,
    o carro ta um tiro.

    sera q deixo assim ou coloco uma grau 6?
    lembrando q ele ta com cabeçote rebaixado e todo trabalhado e o pistao reto.
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por BANDIT Sex 14 Fev - 20:05:07

    fsevero escreveu:pessoal
    o meu carro ta com cabeçote feito, 1mm rebaixado.
    carburador 446 gasolina + 4x1 feito até o final
    pistao reto do alcool.
    comando isky 278
    kit de ignição msd completo
    coloquei as iridium grau 5,
    que ja tinha encomendado antes de fazer o cabeçote,
    o carro ta um tiro.

    sera q deixo assim ou coloco uma grau 6?
    lembrando q ele ta com cabeçote rebaixado e todo trabalhado e o pistao reto.

    pra álcool faltou taxa !!!

    na gasolina.....vai .....
    fsevero
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    Mensagem por fsevero Sex 14 Fev - 20:58:55

    BANDIT escreveu:
    fsevero escreveu:pessoal
    o meu carro ta com cabeçote feito, 1mm rebaixado.
    carburador 446 gasolina + 4x1 feito até o final
    pistao reto do alcool.
    comando isky 278
    kit de ignição msd completo
    coloquei as iridium grau 5,
    que ja tinha encomendado antes de fazer o cabeçote,
    o carro ta um tiro.

    sera q deixo assim ou coloco uma grau 6?
    lembrando q ele ta com cabeçote rebaixado e todo trabalhado e o pistao reto.

    pra álcool faltou taxa !!!

    na gasolina.....vai .....


    ele é gasolina,
    só ta com os pistao do alcool.
    mas carbura gasolina e uso gasolina, ta um pouco taxado.
    queria saber qual melhor vela de iridium pra ele, 5, 6 ou 7?
    to usando a 5, mas vou comprar um jogo novo.
    rsantos
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    Mensagem por rsantos Seg 31 Mar - 8:27:45

    Olá amigo, tenho um Opala 4 cil, taxado com~pistão cabeça retas e dutos trabalhados, comando 278 e 446, qual o grau ideal da vela para esta configuração ?
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Seg 31 Mar - 16:53:18

    rsantos escreveu:Olá amigo, tenho um Opala 4 cil, taxado com~pistão cabeça retas e dutos trabalhados, comando 278 e 446, qual o grau ideal da vela para esta configuração ?

    Quanto de taxa?
    Quando em SPcolocaram doses maciças de álcool na gasolina até carro com taxa 10:1 andava de boa na gasolina (e cuspia água no escape), hoje com taxa "normal" de 8,5:1 ele bate pino na subida, melhorou com vela Grau 6.
    Coloca Grau 6.
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    Mensagem por Iago Mateus Dom 1 Jun - 11:37:02

    Boa tarde,amigos !
    Me ajudem por favor... Para um opala 4cc turbo,original a alcool e vai rodar no alcool,qual seria a temperatura correta das velas de iridium ? me ajudem com a referencia certinha por favor...
    Mudaria o grau das velas se eu for usar o modulo original de ignição ou um msd street fire ?
    Se mudar me falem os dois por favor.
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por RN_Willemann Dom 1 Jun - 11:42:05

    pra carro turbo sempre fria, pra ajudar a esfriar, grau 8 ou 9.
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    Mensagem por RODRIGO BARRETO Qui 28 Ago - 10:52:32

    Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
    Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.

    Motor up antigo: 4.400 ALCOOL dfv 446 cabeçote taxa 12:3 e ignição e bobina originais, cabos de velas originais, velas ngk grau 6 normal

    Motor up Hoje:4.400 ALCOOL weber 40 cabeçote com taxa 12:3 ignição Mallory HYFIRE 6al, bobina Mallory promaster Coil, cabos ACCEL 8.8, velas ngk grau 6 normal

    Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.

    Abraços
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    Mensagem por adpachec Qui 28 Ago - 11:04:23

    RODRIGO BARRETO escreveu:Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
    Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.

    Motor up antigo: 4.400 ALCOOL dfv 446 cabeçote taxa 12:3 e ignição e bobina originais, cabos de velas originais, velas ngk grau 6 normal

    Motor up Hoje:4.400 ALCOOL weber 40 cabeçote com taxa 12:3 ignição Mallory HYFIRE 6al, bobina Mallory promaster Coil, cabos ACCEL 8.8, velas ngk grau 6 normal

    Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.

    Abraços

    Se o funcionamento está bom,não tem o porque trocar o grau da vela (álcool e grau 6 acho muito bom), o que pode ver é o "GAP" da vela, a abertura dos eletrodos.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t10926-velas

    Eletrizante e quente – Velas de ignição de um motor preparado são exigidas ao limite e pedem revisões constantes. Entenda por que!

    Velas - Página 2 Velas-ignicao-revisao-carros-motores-FULLPOWER-1

    Responsáveis por iniciar a combustão de um motor, as velas de ignição necessitam de atenção especial, principalmente em motores modificados. Afinal, em propulsores originais, a temperatura interna já pode chegar aos 800º C. Além disso, as peças são expostas a grandes pressões. Portanto, se nos carros originais elas são muito exigidas, imagine em um modelo preparado…
    Segundo Teco Caliendo, Consultor Técnico de FULLPOWER, um veículo com preparação leve, como filtro de ar esportivo, chip e escape, não necessita de atenção às velas de ignição além da recomendação do fabricante. Mas, se um motor recebe sobrealimentador ou for aspirado para trabalhar com uma taxa de compressão e volume de admissão muito maiores em comparação ao original, o dispositivo de ignição tem mais dificuldade em realizar a centelha. “Como há muito mais combustível e ar no mesmo local, a eletricidade sofre uma resistência muito maior para saltar no eletrodo e isso já é suficiente para gerar um desgaste maior”, explica.

    Velas - Página 2 Velas-ignicao-revisao-carros-motores-FULLPOWER-51

    “Um carro que trabalha com maior pressão dentro do motor, recomendamos trocar com a metade de seu tempo útil, que varia de acordo com cada marca”, explica Caliendo. “As velas têm que ser, no mínimo, verificadas a cada 5 mil quilômetros. E isso é serviço para o preparador realizar e verificar seu estado corretamente”, sugere o especialista. As principais características das velas envelhecidas surgem com dificuldades para o veículo ligar na partida a frio, falha em acelerações fortes e em altas rotações. “O carro fica péssimo de andar e trafegar com o veículo assim é prejudicial para o motor, pois começa a carbonizar a câmara de combustão, especialmente as válvulas de escape”, explica Caliendo.

    Em um propulsor de alta performance, as velas de ignição são cruciais pela refrigeração da câmara de combustão, uma vez que seu grau térmico (a classificação varia entre as marcas) auxilia na perda ou mantimento do calor interno do motor. A diferença do grau térmico da vela está na quantidade de cerâmica em sua parte interna, permitindo com que mais ou menos calor seja dissipado. Por esse motivo, nas trocas de vela, é importante utilizar componentes com o grau térmico definido pelo preparador. “Se a vela usada for mais fria que a recomendada, haverá carbonização. Se for mais quente, pode haver pré-ignição”, diz o especialista. Portanto, faça a revisão do veículo regularmente com um mecânico de confiança para ter um motor sempre forte e com vida útil longa!

    Velas - Página 2 Velas-ignicao-revisao-carros-motores-FULLPOWER

    Acima, um calibre, ferramenta utilizada para medir o espaço existente entre o eletrodo e a carcaça lateral da vela. Na teoria, quanto maior for este gap, melhor é a combustão, pois a faísca teria maior contato com a mistura ar-combustível. Na prática, a resistência criada pela própria mistura exige um espaço pequeno, pois sua resistência impede o centelhamento.

    A história

    A primeira patente de vela de ignição surgiu em 1860, pelo Belga Jean Joseph Étienne Lenoir. Robert Bosch, por sua vez, patenteou a sua primeira vela de ignição de alta voltagem em 1898! Este dispositivo de ignição começou a ser vendido somente em 1902 e evoluiu até chegarmos aos moldes atuais.

    Por Márcio Murta

    Fotos João Mantovani

    http://revistafullpower.uol.com.br/2012/07/velas-cuidados-com-a-ignicao/
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    Mensagem por RODRIGO BARRETO Qui 28 Ago - 11:22:07

    adpachec, Obrigado pela aula,

    Quando mudei ignição e bobina, coloquei o GAP das ngk normais grau 6, em 1.0.
    Vc acha mesmo que devo manter o grau 6?? colocar um grau 7 será que fica ruim?? detalhe tenho dificuldade em funcionar meu carro na partida a frio, as vezes só pega se eu colocar um pouco de gasolina no carburador. se eu colocar um grau 7 ficaria pior a partida a frio?
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Qui 28 Ago - 13:46:52

    RODRIGO BARRETO escreveu:adpachec, Obrigado pela aula,

    Quando mudei ignição e bobina, coloquei o GAP das ngk normais grau 6, em 1.0.
    Vc acha mesmo que devo manter o grau 6?? colocar um grau 7 será que fica ruim?? detalhe tenho dificuldade em funcionar meu carro na partida a frio, as vezes só pega se eu colocar um pouco de gasolina no carburador. se eu colocar um grau 7 ficaria pior a partida a frio?

    Para um 6 cc "normal" acho melhor um GAP de 0,8 mm.
    O motor a álcool frio é normal injetar gasolina, e quanto maior o grau da vela, mais fria ela é (dissipação do calor) e pior pode ficar aumentando o GAP.
    Quanto maior a taxa, maior é a resistência do ar dentro da câmara de combustão, e parte da energia da faísca é para vencer está resistência, e se o GAP é muito grande pode ter uma faísa fraca, se muito pequeno uma faísca fraca também, mas porque tipo causa um "curto" na bobina, muita potência (da faísca) sem necessitar e com o tempo ela pifa.
    Tente reduzir o GAP para 0,8 mm, e observe se melhora.

    OKK

    Eu reparei que no meu caso (4 cc) o 4° cilindro (na parede corta fogo) sofre com carbonização e ele (álcool convertido a gasolina), trabalha melhor com vela mais "quente" que os cilindros 01, 02 e 03.
    No 4° cilindro, acho que é por causa da inclinação do motor opala que acumula água e óleo nesta região do Carter e bloco, ele demora mais a aquecer que os outros e começa a juntar carbonização no pistão e na vela, mas quando ele trabalha "mais quente" com a vela isto não acontece.
    Como uso o carro mais na cidade é difícil trabalhar com o motor em alto giro para dar uma "limpada", então vai se acumulando sujeira na cabeça dos pistões com velas muito frias (cheguei a usar Grau 7 da NGK).

    OKK
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    Mensagem por j ricardo Qui 28 Ago - 15:24:21

    RODRIGO BARRETO escreveu:Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
    Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.

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    Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.

    Abraços

    vigi! com modulo e bobina mallory? pode usar o gap que quiser;...kkkkk

    eu usava 1mm com bobina MI e modulo original,hoje com o streetfire e bobina blaster SS uso 1,2mm e poderia usar 1,5mm que não falha...

    com a bobina original, 1,2mm ja falha na rotação de torque...


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    Mensagem por adpachec Qui 28 Ago - 18:17:34

    "J", mas o dele por ser 6 cc (não mexido) não seria um GAP menor?

    scratch scratch

    Velas - Página 2 Qnjm02
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    Mensagem por RODRIGO BARRETO Sex 29 Ago - 10:49:20

    adpachec escreveu:"J", mas o dele por ser 6 cc (não mexido) não seria um GAP menor?

    scratch  scratch

    Velas - Página 2 Qnjm02


    Opá Exclamation pessoal, ele aspro sim Twisted Evil esqueci de dizer que tem comando Isky 298º tucho mecânico Crower, e o resto que já citei, esqueci apenas de citar o comando, já e alguma coisa não Question rsrsrsrs...
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    Mensagem por RODRIGO BARRETO Sex 29 Ago - 10:54:07

    j ricardo escreveu:
    RODRIGO BARRETO escreveu:Pessoal preciso de uma ajudinha, estou querendo colocar as velas iridium no meu opala, porém também tenho algumas dúvidas de qual grau coloco.
    Hoje no carro está com velas grau 6, porém não acho que e o ideal, sendo que essas velas vem de uma configuração antiga de motor.

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    Na configuração que tenho hoje de motor, qual grau uso com as velas iridium.

    Abraços

    vigi! com modulo e bobina mallory? pode usar o gap que quiser;...kkkkk

    eu usava 1mm com bobina MI e modulo original,hoje com o streetfire e bobina blaster SS uso 1,2mm e poderia usar 1,5mm que não falha...

    com a bobina original, 1,2mm ja falha na rotação de torque...

    POis e J, eu vou até verificar no manual do HYFIRE, mais se não me engano eles que diziam para deixar com o GAP de no minimo 1,0mm, por isso deixei.

    Oque acho estranho e que pelo que andei estudando aqui no forúm sobre essas velas irídium, o povo com motor 6cc alcool com um pouco menos de preparação que o meu usa grau 7 pra frente, e os originais alcool usam grau 6, vendo isso, penso em usar grau 7 pra frente, e não 6 como estão hoje.

    Eu acho... scratch
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    Mensagem por adpachec Sex 29 Ago - 14:00:51

    É complicado, uma alteração simples as vezes muda tudo.............

    Para cada milímetro de GAP nas velas é necessário 1000 volts de tensão para dar um "salto" sem centelhamento (faísca), só para a tensão ir de um lado para o outro.
    Mas 1000 volts é em tempo seco e pressão atmosférica normal de 1 Bar (14,5 PSI), em um vídeo do Tonella, parece que em um teste de compressão do cilindro do fusca chegou a 90 PSI (6,20 Bar), ou seja em um ambiente com mais de 6 vezes a pressão atmosférica é necessário 6.200 volts de tensão por vela, 04 cilindros são mais de 24.000 volts.
    Subindo o GAP para 1,5 mm, aumente esta tensão em 50% e se a bobina não possuir a força necessária, a faísca vai ficar fraca.

    A vela Iridiun de ponta fina segue a "teoria dos cantos" onde a energia se acumula em quinas e pontas e fica mais forte (e quente), por isto que o fio nunca é quadrado.
    E talvez por isto um grau maior nas velas iridiun (pelo aquecimento do eletrodo...não sei, talvez).

    Pense também na alimentação, uma bobina é feito de 02 bobinas, a primária, que recebe tensão da bateria, e a secundária que aumenta a tensão, se a alimentação (tipo alternador) é fraco, ou você usa muitas coisas no carro, (som, potência, ar condicionado), vai cair a tensão no enrolamento primário e faz perder a força no secundário que manda a tensão para as velas.

    Aqui tem da Blazer com a Iridiun Grau 6 motor 6 cc (0,8 mm).

    www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/Catalogo_Velas_Especiais.pdf

    OKK
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por BANDIT Sex 29 Ago - 17:14:56

    aqui tem uma discussão sobre abertura de velas :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t26400-gap-das-velas-tabela-pag-2


    Velas - Página 2 Velinha

    OKK
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por vicomodoro Sex 29 Ago - 17:50:21

    Gostaria de aproveitar o conhecimento dos amigos.
    O motor do meu carro. 4 cc, pistões cabeça chata, tampa gasolina
    usava vela grau cinco troquei agora para grau 6, tampa radiador nova radiador novo, termostática nova, bomba d`agua nova, óleo novo até Militec coloquei,roda na gasolina.
    Andando no plano no inverno temperatura não passa do meio , no verão ou em dias mais quentes sobe a temperatura, subir serra vai subindo até vermelho.
    Vendo este tópico me ocorreu misturar alcool o problema é a proporção. 20% mais ou menos ? Ou terei que achar a proporção ideal por tentativa.
    A pergunta é acham que pode resolver o problema? Não vou ter problema de lenta ou partida frio.
    Enfim conto com sua ajuda
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    Mensagem por Murilo R Sex 29 Ago - 18:00:31

    uso velas de iridiun grau 5
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    Mensagem por adpachec Sex 29 Ago - 18:35:10

    BANDIT escreveu:aqui tem uma discussão sobre abertura de velas :

    http://www.opaleirosdoparana.com/t26400-gap-das-velas-tabela-pag-2


    Velas - Página 2 Velinha

    OKK

    Leia a mensagem n° 71 no link do Bandit:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t26400p50-gap-das-velas-tabela-pag-2

    Eu uso 1,0 mm no opala, 0.8 mm no AP.
    Maior que isto vai ficar falho quando esquenta.
    Ou usar muita marcha pesada para embalar e encher o motor.
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    Mensagem por adpachec Sex 29 Ago - 18:37:26

    vicomodoro escreveu:Gostaria de aproveitar o conhecimento dos amigos.
    O motor do meu carro. 4 cc, pistões cabeça chata, tampa gasolina
    usava vela grau cinco troquei agora para grau 6, tampa radiador nova radiador novo, termostática nova, bomba d`agua nova, óleo novo até Militec coloquei,roda na gasolina.
    Andando no plano no inverno temperatura não passa do meio , no verão ou em dias mais quentes sobe a temperatura, subir serra vai subindo até vermelho.
    Vendo este tópico me ocorreu misturar alcool o problema é a proporção. 20% mais ou menos ? Ou terei que achar a proporção ideal por tentativa.
    A pergunta é acham que pode resolver o problema? Não vou ter problema de lenta ou partida frio.
    Enfim conto com sua ajuda

    Tá com cara de mistura........pobre, ou giclê pequeno............
    Qual carburador?
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    Mensagem por vicomodoro Sex 29 Ago - 18:46:25

    adpachec escreveu:
    vicomodoro escreveu:Gostaria de aproveitar o conhecimento dos amigos.
    O motor do meu carro. 4 cc, pistões cabeça chata, tampa gasolina
    usava vela grau cinco troquei agora para grau 6, tampa radiador nova radiador novo, termostática nova, bomba d`agua nova, óleo novo até Militec coloquei,roda na gasolina.
    Andando no plano no inverno temperatura não passa do meio , no verão ou em dias mais quentes sobe a temperatura, subir serra vai subindo até vermelho.
    Vendo este tópico me ocorreu misturar alcool o problema é a proporção. 20% mais ou menos ? Ou terei que achar a proporção ideal por tentativa.
    A pergunta é acham que pode resolver o problema? Não vou ter problema de lenta ou partida frio.
    Enfim conto com sua ajuda

    Tá com cara de mistura........pobre, ou giclê pequeno............
    Qual carburador?

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    Mensagem por adpachec Sex 29 Ago - 18:50:48

    vicomodoro escreveu:
    adpachec escreveu:

    Tá com cara de mistura........pobre, ou giclê pequeno............
    Qual carburador?

    W 446

    Aqui tem os valores:

    http://campeaoautopecas.blogspot.com.br/2011/05/giglagem-carburador-weber-446.html

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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por Lex/correa Sáb 30 Ago - 9:59:43

    Tirei direto da "MSD"!... para usuários assim como eu da MSD 6AL E BOBINAS MSD

    Estes exemplos são apenas pontos de partida para você ir na direção certa. Cada aplicação é diferente e deve ser testado e afinado:
    Centelha de compressão plug Gap
    Até 10,5: 1 0,050-0,060
    10,5: 1 - 13.0: 1 0,040-0,050
    Acima de 13.0: 1 0,035-0,045

    os valores estão em polegadas.
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por Lex/correa Sáb 30 Ago - 10:08:53

    traduzindo... Velas - Página 2 66140


    Até 10,5: taxa 1,27mm - 1,52mm
    10,5: 1 - taxa 13.0: 1,01mm - 1,27mm
    Acima de 13.0: taxa 8,89mm - 1,14mm

    Lembrando que!!!! """"Estes exemplos são apenas pontos de partida para você ir na direção certa. Cada aplicação é diferente e deve ser testado e afinado:""""""""

    E não podemos esquecer que lá (EUA) o combustível é 1000x melhor que a nossa gasourina. OKK
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por adpachec Sáb 30 Ago - 11:30:45

    Lex/correa escreveu:traduzindo... Velas - Página 2 66140


    Até 10,5: taxa 1,27mm - 1,52mm
    10,5: 1 - taxa 13.0: 1,01mm - 1,27mm
    Acima de 13.0: taxa 8,89mm - 1,14mm

    Lembrando que!!!! """"Estes exemplos são apenas pontos de partida para você ir na direção certa. Cada aplicação é diferente e deve ser testado e afinado:""""""""

    E não podemos esquecer que lá (EUA) o combustível é 1000x melhor que a nossa gasourina. OKK

    Ou seja, se aumenta a taxa e o GAP das velas diminui.

    OKK
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    Velas - Página 2 Empty Re: Velas

    Mensagem por BANDIT Sáb 30 Ago - 13:19:50

    adpachec escreveu:
    Lex/correa escreveu:traduzindo... Velas - Página 2 66140


    Até 10,5: taxa 1,27mm - 1,52mm
    10,5: 1 - taxa 13.0: 1,01mm - 1,27mm
    Acima de 13.0: taxa 8,89mm - 1,14mm

    Lembrando que!!!! """"Estes exemplos são apenas pontos de partida para você ir na direção certa. Cada aplicação é diferente e deve ser testado e afinado:""""""""

    E não podemos esquecer que lá (EUA) o combustível é 1000x melhor que a nossa gasourina. OKK

    Ou seja, se aumenta a taxa e o GAP das velas diminui.

    OKK


    e se Turbinar cai pra 0.8  até 0.6.....

    Como disse CORRETAMENTE o Lex/Correia ...é um parâmetro um ponto de partida....para um acerto customizado de um motor ....não adianta ter uma tabela fixa....ou algo do gênero....Abrir a folga de vela é um trabalho criterioso....Como eu disse no tópico que eu postei . OKK
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    Velas - Página 2 Empty Grau Térmico x Taxa de Compressão

    Mensagem por joel_teixeira Seg 15 Set - 9:59:50

    Tenho um 4 cil 1979 à gasolina com cabeçote original e pistões retos (deve estar com 9:1 ou 9,5:1 de taxa de compressão) estou usando as velas BPR5EY, seria viável a troca para as BPR6EY? O motor é alimentado por um webber 228 estou usando um gicle principal 30 o resto é original, já usei o 29 mas não ficou bom, está andando bem melhor com o 30, o que vcs acham?
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    Mensagem por adpachec Seg 15 Set - 18:43:02

    joel_teixeira escreveu:Tenho um 4 cil 1979 à gasolina com cabeçote original e pistões retos (deve estar com 9:1 ou 9,5:1 de taxa de compressão) estou usando as velas BPR5EY, seria viável a troca para as BPR6EY? O motor é alimentado por um webber 228 estou usando um gicle principal 30 o resto é original, já usei o 29 mas não ficou bom, está andando bem melhor com o 30, o que vcs acham?

    O seu problema tá mais para mistura pobre por causa do Giclê pequeno (129), você mesmo escreveu que ele melhorou com o 130.
    Mas se ele é um carro de cidade, baixas velocidades,final de semana, eu manteria as de grau 05.

    O seu na verdade pede Giclê 145 pela tabela:

    http://campeaoautopecas.blogspot.com.br/2011/05/giglagem-carburador-weber-228-dfv.html

    OKK
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    Mensagem por joel_teixeira Ter 16 Set - 9:08:57

    quando digo giclê 29 me refiro ao 145 e 30 = 150, ou seja agora está com o 150 antes era o 145. ele anda bem melhor com o 150, minha duvida é se não tem perigo de carbonizar as peças, pois a medida original é 145. abraços.
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    Mensagem por adpachec Ter 16 Set - 10:46:05

    joel_teixeira escreveu:quando digo giclê 29 me refiro ao 145 e 30 = 150, ou seja agora está com o 150 antes era o 145. ele anda bem melhor com o 150, minha duvida é se não tem perigo de carbonizar as peças, pois a medida original é 145. abraços.

    145 + 30 = 50?
    scratch

    Se ele melhora com giclê maior de combustível e o ar de ar qual medida você está usando?
    Pode ser que ele esteja maior (o giclê de ar), podem ter aberto ele com uma broca, ar falso entrando (principalmente na base).
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    Mensagem por joel_teixeira Ter 16 Set - 12:22:48

    29 x 5 = 145
    30 x 5 = 150

    o gicle de ar é o original 22 que é o msm 110
    22 x 5 = 110
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    Mensagem por joel_teixeira Ter 16 Set - 12:26:25

    naquela época( 1979) acho q a gasolina não tinha alcool misturado e a compressão era 7,5:1 o meu tem pistoes retos e nossa gasolina tem 25% de etanol
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    Mensagem por adpachec Ter 16 Set - 13:15:36

    Mas você sabe se o giclê de ar não foi modificado?
    Ar falso entrando?
    Ignição está em ordem?
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    Mensagem por joel_teixeira Ter 16 Set - 13:52:22

    o gicle de ar tá em ordem e a ignição tbm revisei tudo, cabos bosch novos, tampa nova, rotor novo, platinado novo, bobina nova, e ponto bem regulado; entrada falsa nao sei, mas vou dar um reaperto nos parafusos da base.
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    Mensagem por AUGUSTO CEZAR Sáb 27 Set - 16:48:03

    tenho uma caravan 78 gasolina, 4 cc.....que está na Bahia ( e eu moro em sampa)....pretendo trocar o sistema de ignição ( hj ela é condensador, platinado ).....por um eletronico....alguém pode me dar uma dica do que comprar ( minha grane é curta...aliás ela era curta, quando eu tinha um pouco )......preciso de alguma coisa viável.....já ouvi em sensor hall....em velas de iridium....de modulo Mi, modulo MSD....não entendo nada disso...por favor , alguém pode me ajudar?..preciso dessa resposta até dia 02-10-2014...obrigado, galera opaleira.....
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    Mensagem por adpachec Dom 28 Set - 10:26:37

    http://www.opaleirosdoparana.com/t2974-ajuda-com-ignicao-eletronica

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582565827-03-kit-ignico-eletrnica-gm-opala-caravan-motor-4cc-_JM

    OKK

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