PAINEL DO OPALA (CIRCUITO ELÉTRICO DE 1 A 12)
1 - SETA PARA ESQUERDA
2 - LIGADO AO FUSIVEL 3 PELO Q PARECE NO ESQUEMA SERA DA LUZ ALTA
3 - ALTERNADOR / BATERIA
4 - CILINDRO MESTRE / FREIO DE MÃO
5 - BOIA DO TANQUE (SINAL NEGATIVO)
6 - LIGADO AO FUSIVEL 9 (SINAL POSITIVO)
7 - TEMPERATURA (SINAL NEGATIVO)
8 - PRESSÃO DO OLÉO
9 - SETA PRA DIREITA (a gente axa q vai ser um do lado do outro né mas não como pode ser ver aki, tipo seta D depois seta E e por ai vai bem continuando)..
10 - MASSA (NEGATIVO TERRA MASSA como quizer chamar o negativo geral)
11 - REOSTATO (SERIA O BOTAO Q CONTROLA A INTENSIDADE DA LUZ NO PAINEL) NAO LEMBRO SE LIGUEI AXO Q NAO MAS VOU VERIFICAR. depois arrumo aki.
12 - RESERVATIRIO DE GASOLINA (SEM USO por motivo logico nao tem esse pra marca bem ate teria pra indica nivel baixo do injetador mas seria uma luzinha sem função futura)
bem como veem os sinais sao de facil aplicação pq TENHO O ESQUEMA porem (ai porem desgraciatto@@@!!! ) agora veio o B.O. bem fui pedi numa casa que meche com velocimetros como num post q respondi ......o cara me pediu 80 sim 80 reais pra me falar eu escrevi FALAR o fio de ligar a luz do painel nao tinha nem q ligar, e 3 dias de serviço a 40 paus a hora mais material necessario fora um preço fixado antes axo q 380 no fim uns 900 de mao de obra sim isso mesmo e os 380 pelo serviço (fiz em 2 horas e 30 minutos em uma noite na garagem todo o esquema do meu)
http://www.opaleirosdoparana.com/t18385-adaptacao-painel-outro-carro-no-opala, então procurei o manual pra compra na net de 200 a 500 pilates (q coisa mais )pensei vo faze sozinho então o cara de olho na grana disse q ia queima o painel se ligar um fio errado (NAO QUEIMOU P*** NENHUMA) so pra constar nos autos, e la fui eu TESTANDO naquele jeito esse sim esse nao ate q 32 pinos testados e acreditem foi axa o positivo pra manda energia pro painel e um fio de uma das luzes q sao todos negativos q foi um tiro pra identifica os outros, (deixo claro q nao sei explicar alguns dos icones por coloco os que identifiquei pelo manual do vectra q tb axei na net digo o nome das luzinhas do painel)
ESQUEMA DE PINOS PAINEL VECTRA
aki descrevo o esquema de pinagem do painel TENDO ATENÇÇÃO PARA Q O SOQUETE DE UTILIZAÇÃO PODE VARIAR então por esse motivo no vou colocar as cores dos fios no soquete e sim a ordem dos pinos e sua função no painel do vectra sendo do lado adicionado a polaridade E SEU USO OU NÃO vamo lá
1 - POSITIVO
2 - NT
3 - LUZ SIMBOLO DE ! EXCLAMAÇÃO - NEGATIVO SEM USO
4 - LS DE S MODO SUPER ESPORTIVO - NEGATIVO SEM USO
5 - LS DE UM TRIANGULO COM UM *P* AO LADO NÃO SEI OQ SIGNIFICA - NEGATIVO SEM USO
6 - LS DE NEBLINA TRASEIRA - NEGATIVO SEM USO
7 - LS SETA PARA ESQUERDA - NEGATIVO
8 - LS SETA PARA DIREITA - NEGATIVO
9 - TERRA MASSA GERAL - NEGATIVO
10 - LS DE LUZ ALTA - NEGATIVO
11 - LS DE FAROL DE NEBLINA - NEGATIVO SEM USO
12 - LUZ (LEDS DO PAINEL) - NEGATIVO
13 - LUZ DO PAINEL - POSITIVO
14 - LS DE VELOCIDADE DE CRUZEIRO - NEGATIVO SEM USO
15 - LS DE ALGO COMO /TC\ NÃO SEI OQ SIGNIFICA - NEGATIVO SEM USO
16 - LS AIR BAG - NEGATIVO SEM USO
17 - FUNCIONAMENTO DO PAINEL LIGA O PAINEL POSITIVO
18 - FUNCIONAMENTO DO PAINEL LIGA O PAINEL NEGATIVO
19 - ESSE É DA LS DE CRUZEIRO E ACIONAMENTO DO DISPOSITIVO DO MESMO é assim q eu lembro o máximo é 140Km/h vc vai dando sinais negativo nesse fio q ele vai mudando a velocidade no painel quando se esta andando e chega a velocidade determinada tipo 80Km/h ele começa a soar um BIP até a velocidade baixar daquele limite programado axei esse interessante e é totalmente implantavel no opala. NEGATIVO
20 - LS CINTO DE SEGURANÇA - NEGATIVO SEM USO mas tb da pra adaptar se tiver ligado fica uma luz acessa no painel até se coloque o cinto. NEGATIVO
21 - VELOCIMETRO (Acionamento do velocimento para marcar os Km/h e a kilometragem é o melhor funicona bem assim esperamos pq nos testes de excitação respondeu perfeitamente)
22 - CONTA - GIROS RPM (funciona tb porem com um pequena instabilidade como se o sinal enviado fosse maior q o q painel registra devido as divergencias dos sistemas porem fica ocilando apenas na lenta e pelo q li da para ligar um resistor q estabiliza e marca correntamente, mas quando se começa a girar o motor acima de 2000RPM torna - se estavel)
23 - SEM FUNÇÃO
24 - SEM FUNCAO
25 - SEM FUNÇÃO
26 - LS DA BATERIA / ALTERNADOR - NEGATIVO uma pequena bateria no painel
27 - LS DE PORTA ABERTA - NEGATIVO SEM USO um carrinho de porta aberta no painel
28 - LS DE MUDANÇA DE MARCHA - NEGATIVO SEM USO um simbolo de + no painel
29 - LS DE UMA CHAVE DE BOCA - NEGATIVO SEM USO (se ativado a cada tantos km rodados ele acende dizendo q tem q levar pra manutencação nao sei se funciona mesmo vamo ve conforme a km aumenta e chega ao 50.000km mas como ta destivado axo q nao vai avisar pq tb fica uma msg no painel dizendo q tem q levar pra faze a manutenção, na net diz q la na concessionaria ele desativam ele no momento da inspeção e q so vai acende novamente quando tive q ir na GM para manutenção preventiva conforme o manual 10.000, 20.0000 ......50.0000 e por ai vai.
30 - LS DO OLEO DO MOTOR - NEGATIVO
31 - LS DA INJEÇÃO ELETRONICA - NEGATIVO (esse so acende se houver alguma anomalia na injeção eletronica seria o sinal mandado pela central pra dizer q tem algo errado com a injeção) - NEGATIVO SEM USO um pequeno motorzinho no painel
32 - LS DO FREIO DE MÃO (!) - NEGATIVO
LEGENDA:
*NT - NÃO TEM NO SOQUETE
*LS - LUZ SIMBOLO DE...
*SEM FUNÇÃO - TENTEI MAS NAO TINHA NENHUMA RESPOSTA NO PAINEL ENTÃO COLOQUEI COMO SEM FUNÇÃO (pq como os soquetes variam alguns tem mais fios outros menos e como peguei um do GOL G3 que tb é o mesmo do AUDI tem fios e funções q se aplicam e outras nao no soquete sendo q alguns tive q soldar pq nao tinham fio na pinagem do soquete.
bem amanha coloco a relação dos fios por número e as fotos se possivel durante a semana coloco o trampo de encaixe do painel e o q se tem q fazer pra adaptar ele usando a moldura do próprio opala pra ficar mais firme e visivelmente merecendo o espaço.
bem aki segue as fotos
esse é o soquete paguei 15 real nele mas um cara acreditem TEM Q ser um queria q eu comprasse o chicote inteiro do gol pra corta isso fora e usa por 500
os fios vermelhos foram os q eu soldei poderia fazer um de cada cor mas como é por pino e eu q fiz entao consigo me entende claro q o diagrama q escrevi é o caminho. mas como da pra ver tem dois ou tres sem ligação são as luzes sem função. essa parte roxa no soquete femea é a trava q quando fixa so quebrando ou simplesmente destravando ela com o dedo pra tirar do encaixe do painel.
essa é a tampa traseira original dos nossos opalas sim tem q usar ela, da pra pendura ele na carcaça da mas nao fica firme e o recorte nele eu tentei mesmo tira so um pedaço mas nao da pq os fios ficam dobrados para a lateral para nao quebrarem entao precisa de um espaço mas nada de mais pq nao fica aparecendo mesmo
aki esta o motivo do encaixe e esse é o soquete macho do painel fica bem rente ao suporte e com a parte do painel original fica fixado no suporte original.
entao esse eu descobri na hora de montar esse quadrado q fica atras por agora ser um painel com o dobro do tamanho e eu fixei ele com lacres de plastico akeles esgana gato nao entra tipo ate vai mas como sofre entao olhei e vi q enrosca....serra nele!!!
fui fazendo o recorte aos poucos para nao quebrar o painel afinal sao 27 anos de sol chuva e terra e lama e vento e tiro e grito e locuragem e e e... pra manter a estrutura firme fiquei com medo de deixa meio molenga
e aki o painel q sera colocado sera pq tirei pra coloca as fotos pq nao epoca do trampo nao tinha maquina, entao assim q encaixa coloco pra verem como fica no lugar e como ta sem volante vejo se consigo liga pra ver como é como as luzes ligadas. o legal quando liga é q faz a leitura e todos os relogios vao ate o maximo.
assim q der a relação de fios pq fiz na cabeça ela nao cheguei a por no papel.
e ainda tem o trampo do velocimetro logo atualizo aki mas bem no fim entre gastos com material e tudo mais nao gastei mais q um relogio esportivo pra ter a um painel funcionando tudo em torno de 230 reais.
ATUALIZAÇÃO COMEÇA AKI NAS FOTOS DO PAINEL LIGADO!!!!!!!!!!!!!!!
AKI AS FOTOS DO PAINEL LIGADO, sem mais palavras pra descreve.
aki imagem apenas com luz ligada
aki um close no principal olhem o ponteiro do velocimetro desligado por enquanto axo massa esse detalhe
aki o pq do CLOSE no principal depois da chave virada pronto pra da a partida percebam o ponteiro do velocimetro se ilumina
E aki quando se vai girar a chave se liga o ponteiro do velocimetro o painel faz a leitura de todos os instrumentos tando OK ele volta os ponteiros para o zero.
BEM meus amigos como prometido desculpem a demora mas enquanto o tempo rodava fiz todo o cofre do motor tudo dos fios aos pistoes e um detalhe extra a MSD e que digo aki o faisca do carvalho viu!!!
AH sobre as luzes sao de LED e vejam como sao fortes se colocar um controle dos farois mais forte com resistor de maior volta ficam mais fortes mais incomodaria pra dirigir. agora so falta a ligacao do sensor do velocimetro q pretendo fazer essa semana e motar o post da reforma previa do projeto, pq opala é projeto nao mao de opaleiro se bobear ainda voa essa bagaça!!!
obrigado pela atenção de todos.
ORGUN
Última edição por ORGUN em Dom 25 Dez - 18:53:31, editado 6 vez(es)
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