Eu tava na duvida mesmo sobre esses cabos mas como já tinha comprado
agora vamos ver no que vai dar, mas pelo preço a tomara que não sejam vagavbundos 92,00 heheh!
qualquer coisa a gente troca se for o caso!
obrigado mesmo
abração
Há 91 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 89 visitantes :: 1 motor de busca
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15488) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Bruno Bariri escreveu:Então no meu caso, Opala 69, para colocar a bobina do MI, tenho que trocar o sistema de platinado?
Fica caro para trocar o platinado?
Abraços
JOse Carlos da Silva escreveu:bobina do gol MI
eu tentei colocar no meu motor opala 151 4 cil, ele funcionou po uns 2 minutos esquentou a bobina e pifou, a bobina é uma marca fabricada aqui em Assai-Pr, comprei no gevasco, tem 2 saidas com terminais pequenos, eu liguei igual estava a outra que é uma asfaltica bosch 067, a ignição é eletronica bosch, que fiz errado? como devo fazer?, se alguem puder me ajudar!!
obrigado
Ayrton4100 escreveu:É isso mesmo 100. Pelo que eu sei existem 4 tipos de sistemas de ignição:
*Com platinado
*Capacitiva (a original do opala, MSD, MALLORY, etc)
*Indutiva (com sensor hall e distribuidor, do Gol Mi, primeiros carros com injeção eletrônica)
*Estática (sem distribuidor, a faísca sai direto da bobina pra vela, carros atuais)
- A com platinado todo mundo já conhece.
- A capacitiva trabalha com o tempo de carga da bobina. Quanto maior o tempo de carga, mais forte é a centelha, mas se o tempo for muito grande começa a aparecer o problema de esquentar a bobina e o motor começar a falhar, não esquecendo que a potencia máxima da bobina depende da qualidade da mesma. A centelha possui duração curta, por isso da vantagem de usar a MSD (Multiple Spark Discharge, Descarga de múlltiplas faíscas) ou similares. Em baixa rotação, ao invés da ignição produzir apenas uma faísca produzirá mais de uma, favorecendo a queima. A quantidade de faíscas em baixa é maior e a medida que a rotação sobe, o módulo vai ajustando o tempo de carga de modo a aproveitar o máximo possível a capacidade da bobina, até termos apenas 1 faísca para cada ciclo de queima do cilindro. Não esquecendo que bobinas tabajaras, tipo as Marflex da vida, nem a pau alcançam os 40 mil volts.
De grosso modo ela acumula carga e ao sinal da "caixinha" ela descarrega a energia acumulada.
- A indutiva nada mais é do que um transformador. Ela aumenta a voltagem de 12 volts para cerca de 40 mil volts ou mais (depende da bobina). A desvantagem em relação à capacitiva é que a voltagem alcançada é menor, mas em compensação possui duração bem maior, o que lhe confere queima bem homogênea do combustível.
- A estática usa a bobina da indutiva só que a faísca ao invés de ter que passa pelo distribuidor para ir ao cilindro certo, é ligada diretamente na vela e tem a sua centelha controlada pelo módulo de injeção. A vantagem é a precisão absoluta no avanço e retardo de ponto.
Muitas informações eu tirei do manual da FuelTech SparkPro. (www.fueltech.com.br) Pra quem quiser se aprofundar mais no assunto dêem uma olhada nos manuais deles, tem muita coisa interessante e bem explicada!
Sobre o fato de trocar a bobina original pela do gol Mi 1.6, temos o problema do tempo de carga do circuito de ignição da bobina (Dwell). Ela também tem um limite de tempo, e esse tem que ser respeitado, senão a bobina queima mesmo! Como o tempo da bobina capacitiva é diferente da indutiva, teria que achar uma "caixinha" de outro carro que tenha o dwell mais próximo possível da bobina indutiva do gol Mi 1.6 para que possa ser feita a troca e a mesma não queime.
Outra solução seria tirar o sistema de ignição eletrônica de dentro do distribuidor do opala e adaptar o sensor hall no lugar, mantendo o avanço centrífugo e mecânico, e usar a bobina do gol Mi 1.0, que é de três fios (já tem o módulo ou "caixinha" embutidos), pois o do gol Mi 1.6 tem dois fios e necessita de módulo externo. Esse tipo de melhoria foi feita pelas montadoras daqui. Eu lembro que na linha Vw antes de 1991 (se não me engano) vinha com ignição eletrônica, e depois passou para ignição com sensor hall. Pra saber a diferença, basta ver quantos fios tem no distribuidor: se 1 é com platinado, se 2 é eletrônico, e se 3 é com sensor hall.
Se estiver errado me corrijam por favor.
Espero ter contribuído com o pessoal
T+!
Antonio Abdias escreveu:Todos falam BOBINA DO MI, mais qual seria o modelo certo? ou seria qualquer modelo. Vi aqui no forum uma indicação da "bosh do Gol MI 1.8 cod no final tem 105"... procede? Vlw
Antonio Abdias escreveu:Todos falam BOBINA DO MI, mais qual seria o modelo certo? ou seria qualquer modelo. Vi aqui no forum uma indicação da "bosh do Gol MI 1.8 cod no final tem 105"... procede? Vlw
Glaucio Missioneiro escreveu:gol gts é com bobina comum, asfáltica
ele deve ter se referido à do tsi ou ts mi (bolinha)
Diegoj escreveu:Glaucio Missioneiro escreveu:gol gts é com bobina comum, asfáltica
ele deve ter se referido à do tsi ou ts mi (bolinha)
GTS, GTI, TSI, GL, CL, GLS... juro que não entendo essas coisas kkkkkkkk
Brunugomes escreveu:Diegoj escreveu:
GTS, GTI, TSI, GL, CL, GLS... juro que não entendo essas coisas kkkkkkkk
Os que conheço, GTS, Gran turismo sport. Bancos recaro, motor AP 1.8 carburado, spoiler traseiro.. E n sei se tinha rodas orbital.. Axo q sim.. rsrs
GTI, gran turismo injection.. Td que tem no GTS só que motor 2.0 injetado.
TSI sei q tbm é topizinho.. Já GLS, CL e GL são os menos abençoados.. kkk xD
Parabéns. Bela esplicação Athal!athal escreveu:Oi a todos,
Eu testei a do Gol Mi e funciona bem.
Cada bobina e diferente: N° de enrolamentos no primário e no secundário, grossor dos mesmos e sistema de arrefecimento (óleo, asfáltico, resina...)
O importante é saber que cada bobina tem por construção um tempo ideal determinado para constituir o seu campo magnético (descarga indutiva), isto em inglês se chama "dwell time".
Vamos supor que uma determinada bobina tem um "dwell time" ou tempo de saturação ideal de 3,6 milissegundos: Com um tempo inferior não vai conseguir descargas com o seu potencial máximo. Com um tempo superior a bobina não constitui mais campo magnético e começa a aquecer. Bobinas sobreaquecendo duram menos e são menos confiáveis.
Quem controla o tempo de saturação da bobina???? O modulo de ignição, desenhado pela montadora.
Vamos supor que a bobina do opala satura em 3,2 milissegundos, e que a bobina do Gol Mi satura em 4 milissegundos. O modulo do opala vai continuar "jogando" 3,2 milissegundos para a bobina do Gol MI. A bobina do Mi não vai funcionar no seu nível ótimo.
Mas ainda assim e uma bobina robusta, compacta e com o núcleo isolado com resina.
Se tiver uma ECU Programável decente pode mexer no tempo de saturação da bobina e se adaptar a qualquer bobina (bobinas) que estiver usando.
SDS.
Athal
gabriel.acosta escreveu:
Parabéns. Bela esplicação Athal!
Hoje à(s) 17:40:26 por chunlee7
» É possível trocar o formato do farol?
Hoje à(s) 14:51:28 por Hiago/dv
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Hoje à(s) 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Ontem à(s) 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Ontem à(s) 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Ontem à(s) 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Ontem à(s) 8:54:28 por DiogoGarbin
» PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL
Ter 19 Nov - 19:06:32 por Goettens
» Weber 40 a álcool
Ter 19 Nov - 18:45:02 por Goettens