por AFMM Ter 1 maio - 15:13:28
Acabo de realizar as medições no motor 250-S de um Diplomata 81 a gasolina, todo STD:
Volume da câmara do cabeçote 831 std: 72,00cm3
Volume da cava do pistão gasolina: 21,50cm3
Volume da câmara da junta Sabó*: 10,75cm3
Volume da câmara "quench"**: 9,50cm3
VOLUME TOTAL DA CÂMARA DE COMPRESSÃO:113,75cm3
VOLUME DO CILINDRO STD: 682,15cm3
Taxa de compressão = (Volume do cilindro + volume total da câmara de compressão) / Volume total da câmara de compressão
Taxa de compressão = (682,15 + 113,75) / 113,75
Taxa de compressão = 6,997:1
Legenda:
* Diâmetro 104,5mm, espessura após torque 1,25mm. Se a junta tivesse diâmetro de 100mm (adequado a motores com pistões sobremedida .060", o volume seria de 9,85cm3.
** "Quench" corresponde à área acima do pistão em PMS e abaixo da borda superior do bloco. No caso do motor que medi a cabeça do pistão ficava 1,25mm abaixo da linha superior do bloco. Se o pistão ficasse rente à borda superior do bloco, o que é chamado pelos americanos de "zero deck quench", a taxa de compressão seria de 7,57:1.
Até hoje em todas as fichas técnicas que encontrei, a taxa de compressão dos motores 250 informada variava entre 7,5 e 7,8:1.
Considerando-se as medidas encontradas na medição realizada, suponho que nos cálculos divulgados à época o valor do volume queench era desconsiderado, pois, conforme dito, descontado esse volume de 9,50cm3 o valor da taxa de compressão calculada foi de 7,57:1. De qualquer forma, em respeito à exatidão, creio que esse valor deva ser considerado para fins de cálculo.
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