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wyllerson punk
VICTOR-73-6CC-
Sandro Araújo
7 participantes
como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
- Mensagem nº1
como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Boa noite ainda sou novo por aqui e talves este tópico já tenha sido abordado, comprei um cambio 5 marchas montado e o meu diplomata é 6cc com cambio de 4marchas estou querendo fazer a troca e gostaria de saber com os colegas opaleiros quais os passos que devo seguir para colocar este novo cambio. Por exemplo se tenho que mexer no diferencial se tenho que trocar aluva do cardã etc...
VICTOR-73-6CC-- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1388
Idade : 39
Localização : CARAMBEÍ-PR
Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
CARAVAN 1986 COMODORO
Cilindros : 6 boconas no OPALA
4 boconas na CARAVELA
Data de inscrição : 13/08/2011
O diferencial e a luva com certeza não,mas é bom vc verificar se o câmbio É PARA o L6... senão...
BUUUUUUMMMMMMMMMMM...
BUUUUUUMMMMMMMMMMM...
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 52
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
mas se o cambio foi montado, ou fusado como dizemos aqui tem q trocar a luva...
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
VICTOR-73-6CC-
Já mandei fazer a revisão do cambio e esta realmente com as engrenagens do de 6cc... acredito que não va explodir...mesmo porque ando leve...
Já mandei fazer a revisão do cambio e esta realmente com as engrenagens do de 6cc... acredito que não va explodir...mesmo porque ando leve...
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
wyllerson punk escreveu:mas se o cambio foi montado, ou fusado como dizemos aqui tem q trocar a luva...
Obrigado Wyllerson punk, vc poderia me dizer qual a medida desta luva? e já li por aqui no forum que geralmente temos problemas com os cambio fusados na marcação de velocidade, qual o número de dentes que tem que ter o pião do cambio pra ficar certo?
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 52
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
Sandro Araújo escreveu:wyllerson punk escreveu:mas se o cambio foi montado, ou fusado como dizemos aqui tem q trocar a luva...
Obrigado Wyllerson punk, vc poderia me dizer qual a medida desta luva? e já li por aqui no forum que geralmente temos problemas com os cambio fusados na marcação de velocidade, qual o número de dentes que tem que ter o pião do cambio pra ficar certo?
se for cambio fusado é so por a luva do cambio 5 marchas.
sobre a parada da engrenagem nao sei te dizer, manda uma mp pro helder que ele ta fazendo um cambio desse, e ate me disse q tava olhando esse lance mesmo, me disse como se faz mas nem me lembro.
qualquer coisa da um grito q tamos aí...
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
wyllerson punk escreveu:Sandro Araújo escreveu:
Obrigado Wyllerson punk, vc poderia me dizer qual a medida desta luva? e já li por aqui no forum que geralmente temos problemas com os cambio fusados na marcação de velocidade, qual o número de dentes que tem que ter o pião do cambio pra ficar certo?
se for cambio fusado é so por a luva do cambio 5 marchas.
sobre a parada da engrenagem nao sei te dizer, manda uma mp pro helder que ele ta fazendo um cambio desse, e ate me disse q tava olhando esse lance mesmo, me disse como se faz mas nem me lembro.
qualquer coisa da um grito q tamos aí...
Não sei como mandar um mp!!!
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 39
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
Sandro Araújo escreveu:wyllerson punk escreveu:
se for cambio fusado é so por a luva do cambio 5 marchas.
sobre a parada da engrenagem nao sei te dizer, manda uma mp pro helder que ele ta fazendo um cambio desse, e ate me disse q tava olhando esse lance mesmo, me disse como se faz mas nem me lembro.
qualquer coisa da um grito q tamos aí...
Não sei como mandar um mp!!!
É simples. A engrenagem do velocímetro do 5m tem o diametro interno menor e a do 6cc maior pois o eixo no 6cc é mais grosso.
Retira-se as duas, leva num torneiro pra ele fazer uma bucha com o diametro interno do eixo do 5m e o externo que sirva na medida do diametro interno do 6cc.
A luva do cardâ deverá ser a do câmbio 5m pois é mais estreita ok.
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 52
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
boa 22, valeu a ajuda
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
- Mensagem nº10
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
garciapepe22 escreveu:Sandro Araújo escreveu:
Não sei como mandar um mp!!!
É simples. A engrenagem do velocímetro do 5m tem o diametro interno menor e a do 6cc maior pois o eixo no 6cc é mais grosso.
Retira-se as duas, leva num torneiro pra ele fazer uma bucha com o diametro interno do eixo do 5m e o externo que sirva na medida do diametro interno do 6cc.
A luva do cardâ deverá ser a do câmbio 5m pois é mais estreita ok.
BLZ! vou tentar ai posto o resultado, quanto ao Cambio só vou poder coloca-lo no mês que vem, acabaram-se as moedas!!!!
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 52
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº11
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
cara vc nao sabe o quanto seu carro vai ficar gostoso na estrada.... quando eu pus no meu ficou muito bom.
mas vendi o carro 2 meses depois. tragico
mas vendi o carro 2 meses depois. tragico
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 39
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
- Mensagem nº12
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Só pra constar. Só não coloquei o 5m no meu 6cc pois abri um pra comprar e estava avariado. Vou pagar pra ver e colocar o do 5m sem fusar quando encontrar um com bom preço.
Analisei os dois câmbios abertos e é praticamente a mesma coisa. Só se as engrenagens de 1a-3a do 6cc tiverem um tratamento térmico muito fodastico para ser mais resistente pois em medida e aparência são idénticas.
E outro detalhe, o que estraga no 5m do Opala e no Chevette (que tem a mesma engrenagem de 5a) é justamente a 5a por deficiência de lubrificação, portanto, tanto faz se for fusado ou não, a 5a continua sendo do 5m.
Analisei os dois câmbios abertos e é praticamente a mesma coisa. Só se as engrenagens de 1a-3a do 6cc tiverem um tratamento térmico muito fodastico para ser mais resistente pois em medida e aparência são idénticas.
E outro detalhe, o que estraga no 5m do Opala e no Chevette (que tem a mesma engrenagem de 5a) é justamente a 5a por deficiência de lubrificação, portanto, tanto faz se for fusado ou não, a 5a continua sendo do 5m.
wyllerson punk- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6736
Idade : 52
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº13
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
o helder ta fusando um varetado com 5marchas e disse q tambem e am mesma coisa
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
- Mensagem nº14
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Vcs estão dizendo que irão colocar uma 5º marcha no cambio de 4?
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 52
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº15
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Sandro Araújo escreveu:Vcs estão dizendo que irão colocar uma 5º marcha no cambio de 4?
então, esse cambio fusado que tbm chamamos de FRANK é um cambio de 4 cilindros, retiram-se todas as engrenagens das 4 marchas de 4 cil e montam-se as 4 marchas de 6cil no lugar, mas tem de fazer um serviço muito delicado e preciso no varão dos garfos pois a alavanca muda de lugar de 4 para 6 cil....muita gente compra e so descobre que nao da certo depois que a alavanca nao passa no buraco do assoalho...
Quanto a Luva, vc tem de comprar a luva do 5 marchas 4 cilindros!!!!! se comprar a luva do 5 marchas 6 cilindros que usam no cambio 2205-B o cara vai te dar uma luva comum, igual ao do 4 marchas....só o cambio 5 manrchas do 4 cilindros que tem essa luva diferente....
Quanto ao velocimetro é outra azia, tem de arrumar um torneiro fera para fazer um calço se nao o ponteiro fica pulando e ocilando ou o pinhao escapa e roça....
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
- Mensagem nº16
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
mais ai não tenho que trocar o pinhão? é só fazer o calço? alguem conhece quem faça ou tem um desses pra vender?
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 52
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº17
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
tem de arrumar o casal, o pinão e a coroa....se nao roça os dentes.
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 39
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
- Mensagem nº18
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Ivo Filho escreveu:tem de arrumar o casal, o pinão e a coroa....se nao roça os dentes.
Tira coroa e pinhao do 4m, faz a bucha, coloca no 5m e pronto.
garciapepe22- Opaleiro
- Número de Mensagens : 139
Idade : 39
Localização : Arapongas
Modelo do carro : Diplomata SE
Cilindros : 6
Data de inscrição : 08/02/2012
- Mensagem nº19
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
wyllerson punk escreveu:o helder ta fusando um varetado com 5marchas e disse q tambem e am mesma coisa
É, eu sei que o grupo do varetado serve no moderno com um serviço de torneiro. É bem provável que sirva também no 5m.
bionicão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 16
Idade : 58
Localização : são paulo
Modelo do carro : Comodoro 81
Cilindros : Seis caneco
Data de inscrição : 02/11/2010
- Mensagem nº20
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Algum opaleiro de são paulo conhece quem faça a fusão. Pois estou usando o 4 marchas do 6cc, o 5 marchas 4cc que estava nele deu pau, mas fazia 5km por litro ou um pouquinho mais, com o cambio atual faz 4 cravado por litro de álcool. AGRADEÇO A AJUDA.
knd- Opaleiro
- Número de Mensagens : 109
Idade : 105
Localização : castro pr
Modelo do carro : Opala diplomata 85
corcel 2 85
Cilindros : 6 a alcool
4 a alcool(1.6)
Data de inscrição : 26/09/2010
- Mensagem nº21
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Eu faço assim,mesmo com pouca experiencia em torno, nunca tive problemas,sem contar q é só remover os dentes da coroa original(coroa de metal) da 5 marchas, e encaixar a coroa(plastica)q vem original com o carro, ou seja pelo painel, fiz chaveta interna e um anel trava só por segurança .
este é o problema mais simples de ser resolvido,e é oq mais deixa a desejar quando não é feito da maneira certa,
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img20/2876/sdc11266a.jpg
sendo assim quando for preciso trocar a coroa, é só retirar a trava e encaixar a nova,
lembrando q vç tem usar a coroa e pinhão q estava no carro pra não se perder na relação de dentes,sempre o casal..
a questão do acionamento dos garfos, é só ter por base o do eixo da 4 marchas, não tem erro,se for preciso tenho mais imagens explicando detalhes
sobre a questão de má lubrificação das engrenagens superioras,o uso de uma certa porcentagem de oleo hidraulico ajuda bastante na lubrificação dos rolamentos de agulha, usamos isso muito em mancais de bancos geradores de funcionamento permanente,nota-se uma melhora consideravel na questao de desgaste de rolamentos de encosto e isso tbem é muito usado em cambio de caminhoes extra pesados, por ex foras de estrada,canavieiros e diferenciais como o da bandeirantes onde diminui o atrito dos discos ,o q justifica o uso ,é a questao de uma bomba hidraulica ser lubrificada somente com esse tipo de oleo, e ter um desgaste minimo em relação a velocidade q a mesma gira...
este é o problema mais simples de ser resolvido,e é oq mais deixa a desejar quando não é feito da maneira certa,
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img20/2876/sdc11266a.jpg
sendo assim quando for preciso trocar a coroa, é só retirar a trava e encaixar a nova,
lembrando q vç tem usar a coroa e pinhão q estava no carro pra não se perder na relação de dentes,sempre o casal..
a questão do acionamento dos garfos, é só ter por base o do eixo da 4 marchas, não tem erro,se for preciso tenho mais imagens explicando detalhes
sobre a questão de má lubrificação das engrenagens superioras,o uso de uma certa porcentagem de oleo hidraulico ajuda bastante na lubrificação dos rolamentos de agulha, usamos isso muito em mancais de bancos geradores de funcionamento permanente,nota-se uma melhora consideravel na questao de desgaste de rolamentos de encosto e isso tbem é muito usado em cambio de caminhoes extra pesados, por ex foras de estrada,canavieiros e diferenciais como o da bandeirantes onde diminui o atrito dos discos ,o q justifica o uso ,é a questao de uma bomba hidraulica ser lubrificada somente com esse tipo de oleo, e ter um desgaste minimo em relação a velocidade q a mesma gira...
Sandro Araújo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 52
Localização : Taboão da serra - SP
Modelo do carro : Diplomata/90 - Preto - 4P
Em restauração!!! Isto nunca acaba!!!
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/12/2011
- Mensagem nº22
Re: como instalar um cambio de 5 marchas no opala 6cc
Este final de semana vou retirar o pinhão do 4 marchas e ver o que consigo no de 5
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