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www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Mudar para Gasolina
brunobas12- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
Localização : Guarapuava
Modelo do carro : Opala diplomata coupe 250-s
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/04/2012
- Mensagem nº1
Mudar para Gasolina
Olá opaleiros. Gostaria que você's pudessem tirar uma dúvida. Um cara me aconselhou mudar meu carro para gasolina, e disse para que é era só trocar alguns giclês do carburador que conseguia facil fazer a troca. Minha dúvida é a seguinte: Isso pode afetar o motor de alguma forma? Pois sempre foi rodando no alcool e derrepente mudar para gasolina? O que preciso fazer para ter uma troca sem problemas futuros? Sei que alguns opaleiros já fizeram a mudança de combustível, e gostaria de ler os conselhos de quem entende do assunto.
Desde já agradeço, valeu.
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lauroacjr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 07/02/2010
- Mensagem nº2
Re: Mudar para Gasolina
Via de regra a mudança de combustível (alcool para gasosa) exige algumas técnicas:
- mudança da taxa de compressão com troca do cabeçote ou dos pistões
- mudança do ponto de ignição
- ajustes no carburador
Não existe grande diferença entre o preço do alcool e da gasolina. Por outro lado existe uma pressão ecológica em se diminuir o preço do combustível vegetal.
Não vejo sentido numa conversão destas hoje em dia.
- mudança da taxa de compressão com troca do cabeçote ou dos pistões
- mudança do ponto de ignição
- ajustes no carburador
Não existe grande diferença entre o preço do alcool e da gasolina. Por outro lado existe uma pressão ecológica em se diminuir o preço do combustível vegetal.
Não vejo sentido numa conversão destas hoje em dia.
worm- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1142
Idade : 41
Localização : Blumenau - SC
Modelo do carro : Qualquer um, desde que seja um Opala ta valendo.
Cilindros : 4 ou 6, tanto faz, se não estiver fumando ta ótimo.
Data de inscrição : 05/11/2010
- Mensagem nº3
Re: Mudar para Gasolina
Muitos dizem que nem precisa abrir o motor (trocar o cabeçote e bla bla bla), so ajustes no ponto e troca dos gicles do carbura.
Carlos93- Opaleiro
- Número de Mensagens : 285
Idade : 31
Localização : Foz do Iguaçu - PR
Data de inscrição : 26/02/2012
- Mensagem nº4
Re: Mudar para Gasolina
O certo é trocar o distribuidor por um do à gasolina, pois como a taxa é alta do motor álcool, com o distribuidor do álcool bate pino fácil.
lauroacjr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 07/02/2010
- Mensagem nº5
Re: Mudar para Gasolina
Havia nos anos 90, auge do desabastecimento do alcool, um kit para conversão que consistia basicamente numa chapa de metal que ia entre o cabeçote e o bloco do motor. Era preciso colocar também mais um jogo de juntas (bloco-junta-chapa-junta-cabeçote).
Talvez seja possível encontrar esse Kit garimpando nas autopeças.
Achei no ML um kit destes, porém de corcel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429975865-kit-converso-alcool-para-gasolina-corcel-ii-_JM
Não sei se é fabricado ainda ou se trata de ponta de estoque, talvez o vendedor possa lhe informar.
Na época usava um kit destes num santanna que tive (comprei com ele).
O legal é que o motor ficava aparentemente original, inclusive nem se retirava o reservatório de gasolina da partida a frio. Para reverter a conversão se retirava a "chapa" e ajustava o ponto.
Talvez se consiga recriar um kit desses com a ajuda de um torneiro.
Talvez seja possível encontrar esse Kit garimpando nas autopeças.
Achei no ML um kit destes, porém de corcel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429975865-kit-converso-alcool-para-gasolina-corcel-ii-_JM
Não sei se é fabricado ainda ou se trata de ponta de estoque, talvez o vendedor possa lhe informar.
Na época usava um kit destes num santanna que tive (comprei com ele).
O legal é que o motor ficava aparentemente original, inclusive nem se retirava o reservatório de gasolina da partida a frio. Para reverter a conversão se retirava a "chapa" e ajustava o ponto.
Talvez se consiga recriar um kit desses com a ajuda de um torneiro.
^Marcos^- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2522
Idade : 60
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 16/06/2008
- Mensagem nº6
Re: Mudar para Gasolina
brunobas12 escreveu:Olá opaleiros. Gostaria que você's pudessem tirar uma dúvida. Um cara me aconselhou mudar meu carro para gasolina, e disse para que é era só trocar alguns giclês do carburador que conseguia facil fazer a troca. Minha dúvida é a seguinte: Isso pode afetar o motor de alguma forma? Pois sempre foi rodando no alcool e derrepente mudar para gasolina? O que preciso fazer para ter uma troca sem problemas futuros? Sei que alguns opaleiros já fizeram a mudança de combustível, e gostaria de ler os conselhos de quem entende do assunto.
Desde já agradeço, valeu.
Não sou entendido, mas mudei o meu
Troquei:
gicles
Velas
Valvula termostatica
Cebolão (radiador)
retirei o aquecimento do coletor
atrasei o ponto
religuei o avanço
Sds
Marcos
brunobas12- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
Localização : Guarapuava
Modelo do carro : Opala diplomata coupe 250-s
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 30/04/2012
- Mensagem nº7
Re: Mudar para Gasolina
Obrigado pelas informações. Estão clareando as minhas ideias.
andersonmartins- Opaleiro
- Número de Mensagens : 163
Idade : 46
Localização : joinville
Modelo do carro : comodoro 89 4portas alcool azul drava
Cilindros : 4
Data de inscrição : 25/03/2011
- Mensagem nº8
Re: Mudar para Gasolina
mas mesmo fazendo essas coisas que o marcos falou ele nao bate um pino numa subida de serra?
lauroacjr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 07/02/2010
- Mensagem nº9
Re: Mudar para Gasolina
Anderson, na minha experiência que tive com carros convertidos do alcool para gasolina sim!
Um fusca 63 que tive, com motor 1600 originalmente alcool e convertido ele costumava dar "pipocos" como se estivesse fora de ponto. Isto aconteceu porque o proprietário anterior converteu o motor sem trocar cabeçotes pelo do 1600 gasolina (segundo o mecânico na época).
O meu ex-santana não dava este problema porque o dono anterior usou outro método já explicado acima.
Lauro
Um fusca 63 que tive, com motor 1600 originalmente alcool e convertido ele costumava dar "pipocos" como se estivesse fora de ponto. Isto aconteceu porque o proprietário anterior converteu o motor sem trocar cabeçotes pelo do 1600 gasolina (segundo o mecânico na época).
O meu ex-santana não dava este problema porque o dono anterior usou outro método já explicado acima.
Lauro
Severiano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 245
Idade : 37
Localização : Curitiba
Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA 89
Cilindros : O 6 CC
Data de inscrição : 20/05/2012
- Mensagem nº10
Re: Mudar para Gasolina
Acabei de mudar meu diplomata para gasolina.... melhor coisa que vc faz... não me arrependo em nada.... eu troquei a carburação completa dele.... ficou show
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Mudar para Gasolina
A taxa orignal do opala alcool da pra rodar na gasolina de hoje sim, ainda mais que ela tem muito alcool. É só acertar bem o ponto e o carburador, aquecimento nem precisa retirar. Pois tem opala a gasolina que usa esse aquecimento.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
dinartebot- Opaleiro
- Número de Mensagens : 238
Idade : 48
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Caravan 1978
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 08/07/2010
- Mensagem nº12
Re: Mudar para Gasolina
Amigo,
Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?
Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 04/02/2011
- Mensagem nº13
Re: Mudar para Gasolina
dinartebot escreveu:Amigo,
Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?
Boa pergunta... Tbêm fiquei curioso...
Ainda mais sabendo que em matéria de combustíveis no Brasil, 'ainda' é mais vantagem abastecer c/ álcool(no caso carro a álcool) do que a tão 'MISTURADA' e fu**** da gasolina...
Pelo menos o nosso álcool 'ainda' é aceitável...
Já a gasolina...
fastaveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 235
Idade : 43
Localização : Urupês-SP
Modelo do carro : GM Opala Comodoro 1984
GM Caravan de Luxo 1978
Cilindros : 2500cc Opala
4100cc Caravan
Data de inscrição : 14/04/2008
- Mensagem nº14
Re: Mudar para Gasolina
Primeiramente é preciso saber qual é a taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer esse tipo de conversão. Tenho uma Caravan 78 4 cil. com pistões planos com uma taxa de compressão 9.5:1, usando gasolina. Com essa taxa o combustível precisa ser de boa qualidade, senão "grila" mesmo. Caso a taxa de compressão esteja de acordo com o tipo de combustível que será usado, faz-se algumas modificações no sistema de alimentação (carburação), distribuição (distribuidor, velas e ponto de ignição) e refrigeração (válvula termostática).
Abraços
Abraços
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 04/02/2011
- Mensagem nº15
Re: Mudar para Gasolina
Tenho uma dúvida: Falando em válvula termostática... E quanto à 'cebolinha' da temperatura... Essa tbêm tem que ser trocada??
Meu carro era a gasolina... Passei p/ álcool... A válvula term. eu troquei...
Más a cebolinha não... Será que interfere no marcador de temperatura??
Meu carro era a gasolina... Passei p/ álcool... A válvula term. eu troquei...
Más a cebolinha não... Será que interfere no marcador de temperatura??
fastaveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 235
Idade : 43
Localização : Urupês-SP
Modelo do carro : GM Opala Comodoro 1984
GM Caravan de Luxo 1978
Cilindros : 2500cc Opala
4100cc Caravan
Data de inscrição : 14/04/2008
- Mensagem nº16
Re: Mudar para Gasolina
O sensor de temperatura, ou seja, a "cebolinha" a qual é conectada ao cabeçote não precisa ser trocada.
Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.
Abraços
Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.
Abraços
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 04/02/2011
- Mensagem nº17
Re: Mudar para Gasolina
fastaveira escreveu:O sensor de temperatura, ou seja, a "cebolinha" a qual é conectada ao cabeçote não precisa ser trocada.
Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.
Abraços
Então... No meu caso porque o motor foi preparado(aspirado/nível médio de preparação)... Foi passado p/ álcool p/ se obter uma melhor taxa...
Cabeçote tbêm foi refeito; Válvulas da blazer(V6),molas duplas, dutos abertos e polidos, trabalho de angulação dos mesmos, rebaixamento e pistões retos de 4' p/ rodar no álcool...
Só não foi trocada a dita cuja da tal 'cebolinha'... Rrrss!!
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
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Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº18
Re: Mudar para Gasolina
O sensor de temperatura da agua do radiador(cebolão) tem que ser trocado também, ele é mais quente digamos, a faixa de temperatura de acionamento dele é mais alto ,na faixa dos 90º, na gosalina fica na media de 80º.
_________________
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Severiano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 245
Idade : 37
Localização : Curitiba
Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA 89
Cilindros : O 6 CC
Data de inscrição : 20/05/2012
- Mensagem nº19
Alguém pode me ajudar?
Senhores.... meu diplomata 89 deu um problemiminha.... depois de colocar cambio de 5m, mudar pra gasolina etc estava andando normalmente com ele... Nessa semana comprei uma omega suprema 93 ( coisa linda também ) e para minha surpresa deixei o diplomata na garagem. No outro dia fui bater na chave e nada de bateria ( a bateria é nova tem menos de duas semanas ). Depois de mexer em tudo e nada roubando carga percebi que a correia do alternador estava meio frouxa. Apertei e "resolvi o problema". Andei sossegado com ele.... Ontem não mexi nele e hoje fui bater na chave e de novo o mesmo problema sem nada de bateria. Será que é a bateria que não tá legal? como ta na garantia ainda.... alguém me dá uma luz???
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 04/02/2011
- Mensagem nº20
Re: Mudar para Gasolina
Paulo Corso escreveu:O sensor de temperatura da agua do radiador(cebolão) tem que ser trocado também, ele é mais quente digamos, a faixa de temperatura de acionamento dele é mais alto ,na faixa dos 90º, na gosalina fica na media de 80º.
Entendi... Por isso acho meu marcador de temp. meio maluco(marca muito alto a temp. e depois estabiliza no alto)... No meu caso; Passei de gasolina p/ álcool e o cebolão ainda é o antigo da gasolina...
Vou trocar por um do opala a álcool então... Valeu Paulo!!
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