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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por brunobas12 Seg 23 Jul - 17:24:57

    Olá opaleiros. Gostaria que você's pudessem tirar uma dúvida. Um cara me aconselhou mudar meu carro para gasolina, e disse para que é era só trocar alguns giclês do carburador que conseguia facil fazer a troca. Minha dúvida é a seguinte: Isso pode afetar o motor de alguma forma? Pois sempre foi rodando no alcool e derrepente mudar para gasolina? O que preciso fazer para ter uma troca sem problemas futuros? Sei que alguns opaleiros já fizeram a mudança de combustível, e gostaria de ler os conselhos de quem entende do assunto.

    Desde já agradeço, valeu.
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    Mensagem por lauroacjr Seg 23 Jul - 17:32:14

    Via de regra a mudança de combustível (alcool para gasosa) exige algumas técnicas:
    - mudança da taxa de compressão com troca do cabeçote ou dos pistões
    - mudança do ponto de ignição
    - ajustes no carburador

    Não existe grande diferença entre o preço do alcool e da gasolina. Por outro lado existe uma pressão ecológica em se diminuir o preço do combustível vegetal.

    Não vejo sentido numa conversão destas hoje em dia.
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    Mensagem por worm Seg 23 Jul - 17:38:47

    Muitos dizem que nem precisa abrir o motor (trocar o cabeçote e bla bla bla), so ajustes no ponto e troca dos gicles do carbura.
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    Mensagem por Carlos93 Seg 23 Jul - 17:50:13

    O certo é trocar o distribuidor por um do à gasolina, pois como a taxa é alta do motor álcool, com o distribuidor do álcool bate pino fácil.
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    Mensagem por lauroacjr Seg 23 Jul - 22:17:12

    Havia nos anos 90, auge do desabastecimento do alcool, um kit para conversão que consistia basicamente numa chapa de metal que ia entre o cabeçote e o bloco do motor. Era preciso colocar também mais um jogo de juntas (bloco-junta-chapa-junta-cabeçote).

    Talvez seja possível encontrar esse Kit garimpando nas autopeças.

    Achei no ML um kit destes, porém de corcel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429975865-kit-converso-alcool-para-gasolina-corcel-ii-_JM

    Não sei se é fabricado ainda ou se trata de ponta de estoque, talvez o vendedor possa lhe informar.

    Na época usava um kit destes num santanna que tive (comprei com ele).

    O legal é que o motor ficava aparentemente original, inclusive nem se retirava o reservatório de gasolina da partida a frio. Para reverter a conversão se retirava a "chapa" e ajustava o ponto.

    Talvez se consiga recriar um kit desses com a ajuda de um torneiro.
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    Mensagem por ^Marcos^ Ter 24 Jul - 9:02:54

    brunobas12 escreveu:Olá opaleiros. Gostaria que você's pudessem tirar uma dúvida. Um cara me aconselhou mudar meu carro para gasolina, e disse para que é era só trocar alguns giclês do carburador que conseguia facil fazer a troca. Minha dúvida é a seguinte: Isso pode afetar o motor de alguma forma? Pois sempre foi rodando no alcool e derrepente mudar para gasolina? O que preciso fazer para ter uma troca sem problemas futuros? Sei que alguns opaleiros já fizeram a mudança de combustível, e gostaria de ler os conselhos de quem entende do assunto.

    Desde já agradeço, valeu.

    Não sou entendido, mas mudei o meu

    Troquei:
    gicles
    Velas
    Valvula termostatica
    Cebolão (radiador)
    retirei o aquecimento do coletor
    atrasei o ponto
    religuei o avanço

    Sds

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    Mensagem por brunobas12 Ter 24 Jul - 17:32:18

    Obrigado pelas informações. Estão clareando as minhas ideias.
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    Mensagem por andersonmartins Sex 3 Ago - 0:56:18

    mas mesmo fazendo essas coisas que o marcos falou ele nao bate um pino numa subida de serra?
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    Mensagem por lauroacjr Sex 3 Ago - 1:21:51

    Anderson, na minha experiência que tive com carros convertidos do alcool para gasolina sim!

    Um fusca 63 que tive, com motor 1600 originalmente alcool e convertido ele costumava dar "pipocos" como se estivesse fora de ponto. Isto aconteceu porque o proprietário anterior converteu o motor sem trocar cabeçotes pelo do 1600 gasolina (segundo o mecânico na época).

    O meu ex-santana não dava este problema porque o dono anterior usou outro método já explicado acima.

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    Mensagem por Severiano Sex 3 Ago - 7:42:31

    Acabei de mudar meu diplomata para gasolina.... melhor coisa que vc faz... não me arrependo em nada.... eu troquei a carburação completa dele.... ficou show
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    Mensagem por Paulo Corso Sex 3 Ago - 11:15:58

    A taxa orignal do opala alcool da pra rodar na gasolina de hoje sim, ainda mais que ela tem muito alcool. É só acertar bem o ponto e o carburador, aquecimento nem precisa retirar. Pois tem opala a gasolina que usa esse aquecimento.


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    Mensagem por dinartebot Sex 3 Ago - 11:44:47

    Amigo,

    Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?
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    Mensagem por andersonopala Sex 3 Ago - 19:02:25

    dinartebot escreveu:Amigo,

    Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?

    Boa pergunta... Tbêm fiquei curioso... scratch Question

    Ainda mais sabendo que em matéria de combustíveis no Brasil, 'ainda' é mais vantagem abastecer c/ álcool(no caso carro a álcool) do que a tão 'MISTURADA' e fu**** da gasolina...

    Pelo menos o nosso álcool 'ainda' é aceitável...

    Já a gasolina... Rolling Eyes
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    Mensagem por fastaveira Dom 5 Ago - 11:53:33

    Primeiramente é preciso saber qual é a taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer esse tipo de conversão. Tenho uma Caravan 78 4 cil. com pistões planos com uma taxa de compressão 9.5:1, usando gasolina. Com essa taxa o combustível precisa ser de boa qualidade, senão "grila" mesmo. Caso a taxa de compressão esteja de acordo com o tipo de combustível que será usado, faz-se algumas modificações no sistema de alimentação (carburação), distribuição (distribuidor, velas e ponto de ignição) e refrigeração (válvula termostática).

    Abraços
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    Mensagem por andersonopala Dom 5 Ago - 15:11:37

    Tenho uma dúvida: Falando em válvula termostática... E quanto à 'cebolinha' da temperatura... Essa tbêm tem que ser trocada?? Question

    Meu carro era a gasolina... Passei p/ álcool... A válvula term. eu troquei...

    Más a cebolinha não... Será que interfere no marcador de temperatura?? Mudar para Gasolina 695742
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    Mensagem por fastaveira Dom 5 Ago - 15:58:52

    O sensor de temperatura, ou seja, a "cebolinha" a qual é conectada ao cabeçote não precisa ser trocada.
    Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.

    Abraços
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    Mensagem por andersonopala Dom 5 Ago - 16:10:45

    fastaveira escreveu:O sensor de temperatura, ou seja, a "cebolinha" a qual é conectada ao cabeçote não precisa ser trocada.
    Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.

    Abraços



    Então... No meu caso porque o motor foi preparado(aspirado/nível médio de preparação)... Foi passado p/ álcool p/ se obter uma melhor taxa... Twisted Evil

    Cabeçote tbêm foi refeito; Válvulas da blazer(V6),molas duplas, dutos abertos e polidos, trabalho de angulação dos mesmos, rebaixamento e pistões retos de 4' p/ rodar no álcool...

    Só não foi trocada a dita cuja da tal 'cebolinha'... Mudar para Gasolina 695742 Rrrss!!
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    Mudar para Gasolina Empty Re: Mudar para Gasolina

    Mensagem por Paulo Corso Seg 6 Ago - 10:18:02

    O sensor de temperatura da agua do radiador(cebolão) tem que ser trocado também, ele é mais quente digamos, a faixa de temperatura de acionamento dele é mais alto ,na faixa dos 90º, na gosalina fica na media de 80º.


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    Mudar para Gasolina Empty Alguém pode me ajudar?

    Mensagem por Severiano Seg 6 Ago - 20:22:35

    Senhores.... meu diplomata 89 deu um problemiminha.... depois de colocar cambio de 5m, mudar pra gasolina etc estava andando normalmente com ele... Nessa semana comprei uma omega suprema 93 ( coisa linda também ) e para minha surpresa deixei o diplomata na garagem. No outro dia fui bater na chave e nada de bateria ( a bateria é nova tem menos de duas semanas ). Depois de mexer em tudo e nada roubando carga percebi que a correia do alternador estava meio frouxa. Apertei e "resolvi o problema". Andei sossegado com ele.... Ontem não mexi nele e hoje fui bater na chave e de novo o mesmo problema sem nada de bateria. Será que é a bateria que não tá legal? como ta na garantia ainda.... alguém me dá uma luz???
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    Mensagem por andersonopala Seg 6 Ago - 21:38:09

    Paulo Corso escreveu:O sensor de temperatura da agua do radiador(cebolão) tem que ser trocado também, ele é mais quente digamos, a faixa de temperatura de acionamento dele é mais alto ,na faixa dos 90º, na gosalina fica na media de 80º.

    Entendi... Por isso acho meu marcador de temp. meio maluco(marca muito alto a temp. e depois estabiliza no alto)... No meu caso; Passei de gasolina p/ álcool e o cebolão ainda é o antigo da gasolina...

    Vou trocar por um do opala a álcool então... Valeu Paulo!! OKK

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