Pedro Fagundes escreveu:Já li dezenas de tópicos, mas ainda tenho dúvidas e gostaria de uma
opinião específica de vocês.
(quem tiver preguiça de ler, basta ver só o que está em negrito)Meu opala é 4.1 6c, o bloco é do 250s final MC, carburador 446, câmbio varetado 4 marchas com ré pra frente. Uso apenas nos finais de semana para percursos bem curtos. Estava dando muitos problemas e cansado de levar em meXânicos,
resolvi levar em um senhor que se chama Paulo Kubu aqui em BH, ele trabalha com opalas há uns 50 anos, sendo que era preparador do Toninho da Mata (o qual correu de opala stock e inúmeras categorias por décadas)
Ele entende demais mesmo, o problema é que é chatíssimo (o que é mto bom e mto ruim $____$.. e curte iskenderian).. ou deixa zero ou ele não faz.
De cara ele já
condenou meu diferencial dana 3:07 por estar fazendo barulho.. só isso já foi uma facada no peito.. pra piorar, está com um
degrau em todos os cilindros, o segundo com um pouco de óleo, pistões folgados, os
tuchos são hidráulicos,
molas simples e provavelmente o
comando é o do 4.1..
retífica + diferencial + várias peças..
dá vontade de chorar!! falei com ele agora pouco e ele disse ser indispensável, além da retífica (a qual deixará o motor 4.3),
a troca do seguinte:
diferencial dana 3:07 (ele achou um por 1.500)
troca dos pistões já aproveitando pra por de 4"
junta fel pro
tuchos mecânicos
molas duplas
engrenagens de alumínio
já que estou ferrado,
vou colocar logo também:
comando esportivo
jogo de valvula de admissão blazer v6
casquilhos, depois que retificar
bomba de óleo reforçada (high volume)PERGUNTAS AOS SÁBIOS:
1 - O que acham dessa receitinha?
Está faltando a troca de alguma peça, polia, pratos, prisioneiros etc?
2 - Comando 268º parece o ideal pra eu manter uma lenta estável..ou dá pra chegar no 525b?
3 - O pistão 4" seria de qual medida? precisa ser forjado? liso ou dome, côncavo etc?
4- peças da comp cams e pro comp compensam frente a iskenderian e crower?e outras várias que certamente irão surgindo..
quem puder me ajudar, agradeço demais.. por mais que se leia, não tem como
não ficar um pouco perdido..
o cara não é chatissimo !!! não.......ele só está tentando fazer o seu trabalho.....
o problema é
OPALEIRO que é um pé no saco !!!!
o opaleiro chega sem motor( não é.porque teu carro tá andando que tem motor.....quer dizer movimentando as rodas........todo folgado.....fudend$%$ o virabrequim !!!!)
dai quer colocar:
comandão(cópia)
carburação ( webber)...de preferência tripla.........mas comprada usada.....de um oapla campeão.....que ganhou todas corridas.....no começo da década de 80.........mas são boas
é isso que me encheu o saco !!!!! de tanto ouvir
e sim ...se não tem $$$$$$$$ agora........pare o carro....ajunte $$$$$$$$ e faça TUDO !!!!
não é porque vc. está retificando seu motor........que vai te dar direito a querer colocar comando..e tal.....pois ai é um outro lado.......retífica no original é uma coisa........retificar pra comando é outra........pois ai vc. não vai ter taxa pra queimar o comando........as folgas são outras as peças são outras ........
o cara manda retificar tudo NOVO.........pra tira do rabo dele.....pra te dar um motor 100% perfeito.....se ocorrer quebra.......é......peça ..ou a peça atraz do volante...não montagem ........
eu pra montra motor 6cc.......com comando acima de 278° é tudo forjado........se não gosta vai no Zé do ferro-velho........que de 3 motores te monta 1..........quanto tempo vai durara esse 1 motor só Deus sabe.......ou nem ele .........preparar com peça véia é furada!!!!!
dai aconteçe isso:
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Troca ideia com Bandit
o problema dele é que ele pergunta "vc tem dinheiro"???
e eu não tenho agora..
já gastei uma fortuna no carro e não esperava por esse gasto enorme.. eu tô fu*$¨&$%...
<BLOCKQUOTE>
Bandit escreveu:
Se esse comando for relamente com 105 de lob...sendo um comando ISKY....ele é 278° x 278° seria o 525-C.....A numeração 525 refere-se a Isky....( é um trocadilho com o próprio levante dele....)
Agora se realemnte for 268° com 105 de lob.....provavelmente seja um cópia .....ai só Deus sabe oque é....
Se vc. quer colocar comando.....não é só compra um comando(ou comandão) e um jogo de tucho ...tem muito + coisa envolvida nisso .....
Só de uma olhada num esboço doque tem que se fazer pra montar um comando(isso que falta itens secretos )
!!!!!!!!!!!!!!! Do jeito bem simplificado que vc. quer montar até dá certo....+ quanto tempo vc. vai conseguir andar????
quanto tempo vai durar esse motor ?????
Só sinta o drama de quere por Comando no opala :
O comando 268°...é um put#@ de um comando muito bom pra rua .....e não é 1 passinho acima do comando 250/S ...é um abismo enorme entre um e outro.....nos originais GM ..entre um comando 4.1 e um 250/S exite uma diferença ENORME entre 1 e outro....vc. não precebe tanto...porque os carros são originais.....carburadores pequenos cabeçotes ruins ....se meter carburação....vai ver o quanto ruim é o comando 4.1.....e como vai se surpreender com o comando 250/S ...que é um 248° com 112 de lob .....imagine esse com 268° e 105 de lob( ?????)....é muita diferença.....
a se vc. só montar no carro sem acerto....cabeçote meia boca ....rende isso x
se fizer tudo bem certinho como manda o figurino vai te render isso XXX
ou seja a mão do pião faz toda a diferença.....
não tente montar motor por partes .....hoje comando com tucho.....amanhã ..molas....depois ....pratos.....NÃO é assim....motor é um conjunto e se monta tudo junto.....
eu sempre pergunto pra quem me manda mp sobre motor.....vc tem $$$$ pra fazer??? muitos não me retornam ....
só de uma sacada .....
dumper.......650
alivio e balancemanto+ conferência vira .........300
retifica de bloco + banho+ troca bucha comando.........350
parafuso ARP........350
bomba óleo higt volume .....250
pistão 4pol + anel .......700
engrenagens comando/vira ....350
comando isky .....................1100
engrenagem distribuidor bronze .....190
cabeçote básico S/ trocar valvulas + guias bronze c/ folgas certas .......500
molas................. 420
travas e pratos.........400
webber 40 NOVA ............1100
coletor p/webber ..................600
bomba eletrica ........................250
dosador pequeno .......................80
tucho mecânico (pro comp) ......280
varetas importadas .....................300
bronzinas .....................270
embreagem Ancona ..........680
Motorzinho BÁSICO aspiradinho ......só de peças ....R$ 9.120.oo
Mão de obra ?????
ai que mora o problema...vc. pode usar isso por 10 anos.....ou 10minutos .....depende de quem montou
Com mão de obra e + uns detalhezinos .....vai chegar nos R$ 13.000,oo
Dai se for andar no álcool vai te faltar taxa .....ai vem + uma novela ....
bem pra vc. conseguir uns 12.5 de taxa ....vai dar trabalho....
ou vc. coloca bielas de 6pol...e manda fazer cabeça de pistão ......ou
usa as bielinhas de 5.7pol.....e rebaixa bloco (kakaca ...) arruma um cabeçotão 586.....tora tudo oque ele pode 4mm. ...se estiver bom ...da pra tirar + um pouco .....
e assim mesmo vai ter que fazer cabeça de pistão
entendeu....
vc. rebaixa o bloco pro pistão sair pra fora do bloco....
ele saindo pra fora vc. faz a cabeça de piostão (dume ) é isso que vai te dar taxa
Consegiu taxa em motor é dificil..bem dificil...destaxar é fácil
volante do 4cc é bom ...ótimo.....
geralmente volante de 6cc é todo trincada ....tem que dar passe mesmo
cabeçote é sempre bom preparar (eu diria obrigatório...) se for mal feito tem menos cfm que um original
molas de 250/S NÃO prestam nem pro 250/S original .....coloque as 6005 (recomendadas pelo comando...)
valvulas originais são boas ....quebre o canto delas ....dai vc. não precisa arromabar dutos .....
tem um consumo + civilizado......
é melhor ter valvulas origianis trabalhadas ótimas .....doque valvulas grandes .....sem trabalho de cabeçote ai gera turbulência vc. perde torque ..velocidade ....etc...
Tucho mecânicos são obrigatorios (pra comando mecânico) vc pode comprar os Pro Comp...são bem + baratos ..e são bem + leves que os crower ..é são bom !!!!
comando pegue o Isky que o lob é maior.....eu iria de 525-A que é 268° com 109 de lob .....
MSD cabos .....escape 6x2 são obrigatórios pra vc.
Assim como ......
é bom usar prato e travas importados .....dependendo da mola escolhida dá certo....
MAS NÃO DA´ acentamento 100% ....da pra usar + não fica perfeito !!! é bom é conjunto importado ....só em prato e trava vão R$500.oo
Não esqueça da bomba de óleo higt volume ....
potência é realtivo a :
peças de qualidade ......
montagem certa ...
mão de obra qualificada ....
acerto.......
Dependendo de como e de que jeito e quem montar isso ....
pode ATÉ ......
render bem menos que um 4100 original </BLOCKQUOTE>
Última edição por Pedro Fagundes em Sab 5 Jan - 19:15:25, editado 1 vez(es)
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