bruno silverstar83 escreveu:Injeção com acerto fino é outro nível
Fica bom
Vamos ver como vai ficar de média agora...
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bruno silverstar83 escreveu:Injeção com acerto fino é outro nível
FERNANDO_SOARES escreveu:
Goettens escreveu:FERNANDO_SOARES escreveu:
Opala de tanque cheio? Tá ostentando hein
Como é o comportamento do carro na pista, e pagou quanto a inscrição? Tenho vontade de um dia levar o Monza pra andar em Guaporé ou Santa Cruz, mas é muito dinheiro pra minha realidade.
grechejr escreveu:Preço bom demais. Pena que a cada dia tudo isso fique mais difícil, seja por lugar onde andar ou por valor dos que restam. Interlagos aqui é meio fora de cogitação.
willian fóquinha escreveu:Fernando não desanime,isso faz parte.Que da raiva isso dá,mais não desanime.
FERNANDO_SOARES escreveu:Boa tarde galera, tudo bem com vocês?
Depois de um ano voltei aqui... Estava olhando a ultima postagem minha, foi sobre o Track Day, dia muito divertido por sinal hehe, mas foi um dos últimos dias em que eu realmente aproveitei o carro em todo este tempo em que fiquei sem voltar aqui...
Diversos fatores, alguns pessoais, outros relacionados ao carro, me fizeram deixar o opala um pouco de lado e acho que devo algumas explicações para aqueles que estavam acompanhando o meu topico.
Neste dia do Track Day ele ainda estava sem os forros de porta, que eu tinha mandado refazer com um profissional muito recomendado, inclusive eu tinha visto alguns serviços excelentes do cara antes de entregar os forros do meu opala. Depois de quase um ano sendo "enrolado", eu já estava prestes a mudar novamente de cidade por causa do meu trabalho e então finalmente os forros ficaram prontos. Sim eu não fui muito inteligente em deixar os forros la por todo este tempo, poderia ter tirado os forros de la e levado a alguma outra empresa, mas pela fama do cara e pelo serviço que eu tinha visto eu resolvi esperar. Fui buscar os forros numa noite chuvosa, tapeçaria fechada já, com pouca iluminação, só peguei os forros e coloquei no porta malas do carro e fui para casa.
No outro dia cedo da manhã, fui até a garagem olhar os forros e instalar eles no carro. Quase deu vontade de chorar... Que serviço matado, para se ter ideia, a sobra do courvin atras do forro estava colada por cima dos grampos de fixação do forro! Nem tirou os grampos, muito menos o suporte dos grampos para fazer o arremate atras do forro. Os tecidos que preenchem o centro do forro ficaram com cortes tortos e com o "sentido" das linhas do tecido fora de simetria quando comparado os quatro forros! Fico pensando como alguém tão bom pode ter cometido um erro desses? E para fechar, paguei uma pequena fortuna pelo serviço, inclusive parte do valor adiantado. Foi usada uma cola caríssima que garantiria que o courvin não se desprenderia da fibra nas cuvas do forro e um mês depois já tinham pontos soltando e formando bolhas... Mandar o cara refazer? Mais um ano de espera? Decidi que não queria nem ver mais a tal tapeçaria na frente...
Alguns meses antes, eu decidi que queria colocar um cambio 5 marchas no opala apesar dele ter um diferencial 2.73, pois para viajar ele estava "berrando" demais com o 6x2, ficando um pouco desconfortável em viagens mais longas e até antes deste track day eu estava fazendo viagens de quase 700 km pelo menos uma vez por mês com o carro.
Foi ai que um amigo meu, mecânico que trabalha muito com opala, montou um cambio 5 marchas pra mim, aquele cambio feito com a fusão da caixa 4 marchas do 6 cilindros com a 5ª marcha do 4 cilindros. Deixei o cambio 4 marchas original guardado.
Como o carro tem a potencia original ainda, ele garantiu que aguentaria, pois diversos opalas usam este cambio que ele monta e que nunca deu problema, inclusive me deu garantia sobre qualquer problema que ocorresse no cambio.
Cambio montado e sendo usado a quase um mês já, cheguei com o carro a noite em casa e no outro dia quando fui até a garagem, senti o cheiro forte de óleo de longe, todo o óleo do cambio tinha vazado e estava uma poça embaixo do carro... Tinha estourado o rolamento agulha da ponta do eixo e deixado vazar o óleo. Guinchei o carro até uma oficina, o cambio foi removido e eu levei para Caçador para o mecânico dar a garantia. Cambio pronto, levei novamente a Ponta Grossa e foi montado no carro. Aparentemente tudo normal novamente, até que algumas semanas depois começou a roncar rolamento e fazer um ronco na 1ª e 2ª marcha. Novamente foi removido o cambio, levado até o mecânico, ele deu garantia novamente, colocando todos os rolamentos novos e trocando o conjunto de engrenagens. O cambio foi montado no carro e ficou muito bom!
Estava feliz até entrar embaixo do carro. O tunel estava amassado ao redor da capa seca, como se tivessem forçado o cambio com uma alavanca contra o tunel! Sabe quando você vê algo mas não acredita que ta acontecendo? O assoalho do carro era zerado!!!
Na estrada o 6x2 continuou fazendo muita ressonância dentro do carro e dentro da cidade ele estava gerando muito aquecimento no cofre, mesmo com a termotap. Então instalei o escapamento original do carro novamente e a injeção foi recalibrada.
Depois disso eu levei o carro para Caçador e deixei guardado la. Já meio desanimado.
Num final de semana que consegui uma folga, fui até Caçador e no Domingo de manhã sai andar com o carro, estava indo por uma BR que contorna a cidade quando escutei um ruido muito forte vindo do cofre e imediatamente começou a entrar muita fumaça dentro do carro e olhando pelo retrovisor tinha um "rastro" de fumaça para trás. O susto foi muito grande e então parei o carro no acostamento, desliguei, desci do carro com o extintor e abri o cofre. Tinha muita fumaça saindo e muito óleo hidráulico espalhado por todo o cofre, mas por sorte nada pegando fogo.
Liguei para o meu pai e ele levou bastante água e sabão para limpar um pouco do óleo que estava sobre o motor e sobre a pista também. Foi espalhado um pouco de serragem sobre a pista para absorver o óleo. Levei o carro para casa e limpei melhor o cofre, suspensão e assoalho.
No final daquele domingo tive que viajar novamente e no dia seguinte meu pai levou o carro até uma oficina que trabalha com direção hidráulica. Bomba e caixa de direção avariadas...Não se sabe o motivo...
Depois de refazer tudo novo, inclusive as mangueiras, o carro ficou guardado em casa por mais algum tempo.
Quando voltei la, fui olhar o serviço e tinha vazamento de óleo pra todo lado, inclusive a suspensão do carro do lado esquerdo estava ensopada em óleo. Meu pai levou o carro mais duas vezes até a oficina para que o vazamento fosse sanado.
Mais algum tempo depois, retornei novamente a Caçador e fui andar com o carro. Ele já não tinha mais borracha na suspensão do lado esquerdo... e a injeção estava falhando novamente...
Mexi mais um pouco na Injeção para tentar tirar a falha, mas o carro não ficou mais do mesmo jeito que estava.
Hoje, já faz uma semana que o carro esta na oficina refazendo a suspensão e freio.
E nessas idas e vindas das oficinas, vários riscos apareceram na pintura, inclusive em uma delas, o mecânico derrubou o capo do opala fazendo um "ovo" pequeno e trincando a tinta no local...
Fazem 3 anos que eu iniciei a reforma no opala, a proposta era eu mesmo fazer o máximo de coisas possíveis nele, para poder caprichar ao máximo no carro, sem depender de terceiros para fazer isso, porque sabemos que nunca sai exatamente do jeito que queremos quando dependemos de outras pessoas. No inicio eu estava conseguindo, mas devido ao meu trabalho, mudei de cidade e já não consegui mais mexer muito no carro, me obrigando a pedir para outros fazerem os serviços...
Eu vejo que depois destes 3 anos, de todo o tempo e dinheiro investido, que não foi pouco, meu carro esta praticamente na estaca zero novamente... tendo que fazer retoques na pintura, reorganizar a elétrica novamente, porque a I.E. bagunço por ter passado por mais de uma oficina, acertar a I.E. novamente, refazer forros de porta, suspensão, freio...
Resumindo, eu ainda não aproveitei o carro como eu gostaria, desanimei um pouco e deixei ele de lado por um tempo. Mas olhando para ele, não tenho coragem de desistir dele, Opala é Opala! E esse Comodoro já é parte da família!
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Laercio Tomaz Jr escreveu:
Cara fui lendo seu texto e foi passando um filme na minha cabeça muito parecido com o seu, o meu apos quase 10 anos ainda não roda como eu gostaria e olha que já foi dinheiro, mas o problema esta em pessoas mau caráter que só querem consumir nosso dinheiro e juntamente nossas vidas, o camarada não imagina que isso é um sonho para nos, mas eles tratam esse nosso sonho como 2 plano tanto funilaria quanto mecânica elétrica tapeçaria etc... e isso vai nos desanimando, mas como tudo nessa vida por pior que seja existe um lado bom, aprendi a resolver muita coisa e aprendi a deixar de ser cordeiro, sempre abaixar a cabeça pra tudo essa historia de neguinho vir enrolando trabalho de 1 mês fica um ano nunca mais, agora só levo o carro em quem e muito responsável chega de ficar doente por causa de meia duzia de FD@ me desculpem a expressão e que revolta mesmo, ja pensei em desistir mas quando vejo o opalão estacionado na garagem e tudo o que ja passei para ele estar ali volto atrás, boa sorte não desista e vá atualizando o tópico.
FERNANDO_SOARES escreveu:Boa tarde galera, tudo bem com vocês?
Depois de um ano voltei aqui... Estava olhando a ultima postagem minha, foi sobre o Track Day, dia muito divertido por sinal hehe, mas foi um dos últimos dias em que eu realmente aproveitei o carro em todo este tempo em que fiquei sem voltar aqui...
Diversos fatores, alguns pessoais, outros relacionados ao carro, me fizeram deixar o opala um pouco de lado e acho que devo algumas explicações para aqueles que estavam acompanhando o meu topico.
Neste dia do Track Day ele ainda estava sem os forros de porta, que eu tinha mandado refazer com um profissional muito recomendado, inclusive eu tinha visto alguns serviços excelentes do cara antes de entregar os forros do meu opala. Depois de quase um ano sendo "enrolado", eu já estava prestes a mudar novamente de cidade por causa do meu trabalho e então finalmente os forros ficaram prontos. Sim eu não fui muito inteligente em deixar os forros la por todo este tempo, poderia ter tirado os forros de la e levado a alguma outra empresa, mas pela fama do cara e pelo serviço que eu tinha visto eu resolvi esperar. Fui buscar os forros numa noite chuvosa, tapeçaria fechada já, com pouca iluminação, só peguei os forros e coloquei no porta malas do carro e fui para casa.
No outro dia cedo da manhã, fui até a garagem olhar os forros e instalar eles no carro. Quase deu vontade de chorar... Que serviço matado, para se ter ideia, a sobra do courvin atras do forro estava colada por cima dos grampos de fixação do forro! Nem tirou os grampos, muito menos o suporte dos grampos para fazer o arremate atras do forro. Os tecidos que preenchem o centro do forro ficaram com cortes tortos e com o "sentido" das linhas do tecido fora de simetria quando comparado os quatro forros! Fico pensando como alguém tão bom pode ter cometido um erro desses? E para fechar, paguei uma pequena fortuna pelo serviço, inclusive parte do valor adiantado. Foi usada uma cola caríssima que garantiria que o courvin não se desprenderia da fibra nas cuvas do forro e um mês depois já tinham pontos soltando e formando bolhas... Mandar o cara refazer? Mais um ano de espera? Decidi que não queria nem ver mais a tal tapeçaria na frente...
Alguns meses antes, eu decidi que queria colocar um cambio 5 marchas no opala apesar dele ter um diferencial 2.73, pois para viajar ele estava "berrando" demais com o 6x2, ficando um pouco desconfortável em viagens mais longas e até antes deste track day eu estava fazendo viagens de quase 700 km pelo menos uma vez por mês com o carro.
Foi ai que um amigo meu, mecânico que trabalha muito com opala, montou um cambio 5 marchas pra mim, aquele cambio feito com a fusão da caixa 4 marchas do 6 cilindros com a 5ª marcha do 4 cilindros. Deixei o cambio 4 marchas original guardado.
Como o carro tem a potencia original ainda, ele garantiu que aguentaria, pois diversos opalas usam este cambio que ele monta e que nunca deu problema, inclusive me deu garantia sobre qualquer problema que ocorresse no cambio.
Cambio montado e sendo usado a quase um mês já, cheguei com o carro a noite em casa e no outro dia quando fui até a garagem, senti o cheiro forte de óleo de longe, todo o óleo do cambio tinha vazado e estava uma poça embaixo do carro... Tinha estourado o rolamento agulha da ponta do eixo e deixado vazar o óleo. Guinchei o carro até uma oficina, o cambio foi removido e eu levei para Caçador para o mecânico dar a garantia. Cambio pronto, levei novamente a Ponta Grossa e foi montado no carro. Aparentemente tudo normal novamente, até que algumas semanas depois começou a roncar rolamento e fazer um ronco na 1ª e 2ª marcha. Novamente foi removido o cambio, levado até o mecânico, ele deu garantia novamente, colocando todos os rolamentos novos e trocando o conjunto de engrenagens. O cambio foi montado no carro e ficou muito bom!
Estava feliz até entrar embaixo do carro. O tunel estava amassado ao redor da capa seca, como se tivessem forçado o cambio com uma alavanca contra o tunel! Sabe quando você vê algo mas não acredita que ta acontecendo? O assoalho do carro era zerado!!!
Na estrada o 6x2 continuou fazendo muita ressonância dentro do carro e dentro da cidade ele estava gerando muito aquecimento no cofre, mesmo com a termotap. Então instalei o escapamento original do carro novamente e a injeção foi recalibrada.
Depois disso eu levei o carro para Caçador e deixei guardado la. Já meio desanimado.
Num final de semana que consegui uma folga, fui até Caçador e no Domingo de manhã sai andar com o carro, estava indo por uma BR que contorna a cidade quando escutei um ruido muito forte vindo do cofre e imediatamente começou a entrar muita fumaça dentro do carro e olhando pelo retrovisor tinha um "rastro" de fumaça para trás. O susto foi muito grande e então parei o carro no acostamento, desliguei, desci do carro com o extintor e abri o cofre. Tinha muita fumaça saindo e muito óleo hidráulico espalhado por todo o cofre, mas por sorte nada pegando fogo.
Liguei para o meu pai e ele levou bastante água e sabão para limpar um pouco do óleo que estava sobre o motor e sobre a pista também. Foi espalhado um pouco de serragem sobre a pista para absorver o óleo. Levei o carro para casa e limpei melhor o cofre, suspensão e assoalho.
No final daquele domingo tive que viajar novamente e no dia seguinte meu pai levou o carro até uma oficina que trabalha com direção hidráulica. Bomba e caixa de direção avariadas...Não se sabe o motivo...
Depois de refazer tudo novo, inclusive as mangueiras, o carro ficou guardado em casa por mais algum tempo.
Quando voltei la, fui olhar o serviço e tinha vazamento de óleo pra todo lado, inclusive a suspensão do carro do lado esquerdo estava ensopada em óleo. Meu pai levou o carro mais duas vezes até a oficina para que o vazamento fosse sanado.
Mais algum tempo depois, retornei novamente a Caçador e fui andar com o carro. Ele já não tinha mais borracha na suspensão do lado esquerdo... e a injeção estava falhando novamente...
Mexi mais um pouco na Injeção para tentar tirar a falha, mas o carro não ficou mais do mesmo jeito que estava.
Hoje, já faz uma semana que o carro esta na oficina refazendo a suspensão e freio.
E nessas idas e vindas das oficinas, vários riscos apareceram na pintura, inclusive em uma delas, o mecânico derrubou o capo do opala fazendo um "ovo" pequeno e trincando a tinta no local...
Fazem 3 anos que eu iniciei a reforma no opala, a proposta era eu mesmo fazer o máximo de coisas possíveis nele, para poder caprichar ao máximo no carro, sem depender de terceiros para fazer isso, porque sabemos que nunca sai exatamente do jeito que queremos quando dependemos de outras pessoas. No inicio eu estava conseguindo, mas devido ao meu trabalho, mudei de cidade e já não consegui mais mexer muito no carro, me obrigando a pedir para outros fazerem os serviços...
Eu vejo que depois destes 3 anos, de todo o tempo e dinheiro investido, que não foi pouco, meu carro esta praticamente na estaca zero novamente... tendo que fazer retoques na pintura, reorganizar a elétrica novamente, porque a I.E. bagunço por ter passado por mais de uma oficina, acertar a I.E. novamente, refazer forros de porta, suspensão, freio...
Resumindo, eu ainda não aproveitei o carro como eu gostaria, desanimei um pouco e deixei ele de lado por um tempo. Mas olhando para ele, não tenho coragem de desistir dele, Opala é Opala! E esse Comodoro já é parte da família!
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opala4cc escreveu:
Lamento pela série de infortúnios, Fernando. É por isso que eu gosto de carro antigo original. Quanto menos mexido, melhor. Menos probabilidade de mão-de-obra relaxada. Quer mudar algo em um carro antigo bem conservado? Faça você mesmo. Se não souber, aprenda lendo e faça devagar, aos poucos. O que for feito por você mesmo e bem feito, é definitivo. O que for feito e mal feito em uma oficina, RETRABALHO e nova chance de ficar mal feito e/ou aparecerem outros danos em outras partes do carro, exigindo uma ida a outro "profissional". Não termina nunca! Vira uma novela e desanima.
E é sempre aquela história, quando o carro volta com arranhões na pintura: "a pintura já tinha vários arranhões! Não vou pagar nova pintura porque você alega que apareceram novos arranhões!". "O carro tem 6x2, não dou garantia da DH". "Esses amassados no túnel já estavam aí!..."
Minha opinião: faça os serviços mecânicos você mesmo. Se você tiver espaço, compre uma girafa hidráulica, compre o macaco jacaré, compre o torquímetro, compre os cavaletes, regule você mesmo a injeção, faça você mesmo a instalação da injeção ou, ainda melhor, deixe carburado. Não permita que mexam em peças de acabamento, tanto internas quanto externas. Quem nunca desmontou, não sabe como se faz e não vai consultar o catálogo de peças e muito menos o de reparações para saber como desmonta as caras e raras peças de acabamento dos 91/92. Se necessário remover peças de acabamento para um serviço de pintura, funilaria ou solda, retire previamente em casa e mande o carro sem as peças para a oficina, de modo que eles não precisem mexer no acabamento (e nem perder essas peças).
É, é ser zé-frisinho mesmo. Apesar da pecha pejorativa popularizada pelo cara lá do youtoba, ele não manda o carro dele para oficinas. Ele faz tudo ele mesmo. Por que será? Daí fica fácil, pois não passa pelo dissabor que você passou, Fernando. Não tenha vergonha de ser preconceituosamente taxado de Zé-frisinho. Quem usa esses termos, não tem dinheiro para comprar um carro antigo bem conservado e muito menos mantê-lo assim. Se o carro antigo em questão não é o carro de uso no dia-a-dia, dê-se ao luxo de fazer você mesmo. Se a DH dá problema, remova-a do carro e mande apenas ela ao especialista. Se o diferencial vai ser consertado, remova-o ele leve apenas ele ao especialista. Vai retificar o motor? Remova-o do carro você mesmo e leve apenas ele para a retífica. É assim que vejo as chances de manter impecável um carro antigo, a não ser que o dono possa se dar ao luxo ($$$) de enviar o veículo para oficinas especializadas em carros antigos, conceituadas e famosas no meio antigomobilista e que cobram fortunas (merecidamente, é claro, pois capricham em tudo).
Mas não desista! Apenas mude o procedimento. Infelizmente, a cada ano que passa, carro antigo se assemelha cada vez mais a uma esposa: só você põe a mão, você não empresta.
Rubão6cc escreveu:Fernando...fiquei triste com seu relato...na hora que você disse que vazou óleo pra tudo quanto é lado no motor lembrei na hora do capricho que você teve pra desmontar tudo no cofre e pintar pra deixar um brinco....sem contar os lances que estragaram sua pintura e seus forros...entendo perfeitamente seu sentimento com isso...você quer um carro perfeito, nos mínimos detalhes....eu também estou na luta pra deixar o meu assim mas o custo é muito elevado e vou fazendo muito aos poucos...o que me faz crer que vou mexer nesse carro a minha vida toda...um dia pretendo desmontar o carro todo pra restauro mas a parte mecânica vai estar perfeita antes dessa etapa...pra não precisar mexer depois...e se precisar vou garantir que não seja qualquer pessoa que vai mexer..
Concordo com as observações do Opala4cc....em muitos detalhes é melhor deixar original pra não ter dor de cabeça pela falta de qualificação de m.o. Uma dica que te dou sobre a I.E.....leva no Ivo Filho, que acaba de inaugurar a oficina dele de forma oficial em Americana - SP ...deixa pra quem REALMENTE entende e trata seu carro como se fosse dele.
E não desanima não...num contexto geral imprevistos sempre irão existir..
FERNANDO_SOARES escreveu:Voltei a mexer com a injeção do Comodoro.
Ele estava rodando bem, até que num belo dia começou a falhar e ficou ruim.
Como estou com ele em PG, não consegui levar o carro para quem tinha feito a instalação da I.E. pra mim, pois foi feita em Caçador.
Então conversando com algumas pessoas, achei um preparador especializado em Injepro aqui em PG e levei o carro para ele olhar, atendimento e serviço de primeira!
Depois de muito mexer e fazer vários testes, resolvemos substituir o distribuidor e a bobina do MI por uma roda fônica e uma bobina do omega.
O carro mudou completamente para melhor, ficou muito mais liso do que antes, resposta mais rápida, ficou muito bom. Porém, a minha central esta com defeito e vai ser substituída em garantia. Enquanto isso estou utilizando uma central cedida pelo preparador.
Conforme eu for tendo tempo, vou fazer alguns videos sobre como ficou o comportamento do carro com essa alteração feita.
Segue o primeiro vídeo.
OPAUTIC escreveu:FERNANDO_SOARES escreveu:Voltei a mexer com a injeção do Comodoro.
Ele estava rodando bem, até que num belo dia começou a falhar e ficou ruim.
Como estou com ele em PG, não consegui levar o carro para quem tinha feito a instalação da I.E. pra mim, pois foi feita em Caçador.
Então conversando com algumas pessoas, achei um preparador especializado em Injepro aqui em PG e levei o carro para ele olhar, atendimento e serviço de primeira!
Depois de muito mexer e fazer vários testes, resolvemos substituir o distribuidor e a bobina do MI por uma roda fônica e uma bobina do omega.
O carro mudou completamente para melhor, ficou muito mais liso do que antes, resposta mais rápida, ficou muito bom. Porém, a minha central esta com defeito e vai ser substituída em garantia. Enquanto isso estou utilizando uma central cedida pelo preparador.
Conforme eu for tendo tempo, vou fazer alguns videos sobre como ficou o comportamento do carro com essa alteração feita.
Segue o primeiro vídeo.
qual o tamanho do tbi que vc usa no seu carro???
matheuskbeca escreveu:Acabei de ler o relato do Fernando.
Realmente da um desanimo com essas mão de obras "especializadas", "qualificadas" e o pior de todas a chamada "top" que dizem por ae...
Eu sou Zé-Frisinho assumido mesmo!
No meu caso, optei e tive a oportunidade de comprar um carro extremamente original o qual tento manter assim.
Já tive problemas com a DH, com o diferencial...são coisas que na hora desanimam e quando o responsável por resolver apenas piora o desanimo é maior ainda.
Mas não desanima, pois quando você da aquele passeio na rodovia domingo de manhã ensolarado...tudo vale a pena!
Força e boa sorte!!!
onivaldo.gm escreveu:é por essas e outras que evito ficar mudando a originalidade do carro, nem sempre o final compensa.
Paulo Corso escreveu:Poxa Fernando, assim como o Laercio, quando estava lendo o texto foi me passando as imagens na cabeça sobre o que vc esta passando brother. Venho acompanho o tópico desde o inicio e admirando seu capricho, mas infelizmente esses percalços ocorrem mesmo, o certo é não desanimar e bola pra frente. Como o Rubens indicou e eu tb indico, se puder manda ele pro Ivo, sempre vi a dedicação que ele tem em seus projetos, creio que não se arrependerá.
bruno silverstar83 escreveu:Tem peão que não sabe o valor que essas máquinas tem pra gente,mas não desanime não,se for preciso deixe encostado por um tempo para dar um tempo pra cabeça,depois retorna as atividades nele,porque esse seu comodoro merece
FERNANDO_SOARES escreveu:OPAUTIC escreveu:
qual o tamanho do tbi que vc usa no seu carro???
Ele usa a TBI de 63 mm do omega 4.1.
OPAUTIC escreveu:FERNANDO_SOARES escreveu:
Ele usa a TBI de 63 mm do omega 4.1.
seu carro anda no alcool ou gasolina??
Rubão6cc escreveu:Tem bom gosto Fernando...eu sempre tive vontade de ter um Série 5
Mirão escreveu:Não sei por que mas a maioria dos opalopatas, além de motos, tem uma caidinha pelos BMWs. Opinião pessoal, considero o melhor carro do mundo em termos de custo benefício. Parabéns Fernando. De fato esse um mundo para Opalas, mas não custa nada apreciar um modelo de desejo vez por outra.
Laercio Tomaz Jr escreveu:k linda parabéns esse e um sonho da maioria por aqui.
Paulo Corso escreveu:Muito linda parabéns. Faço das palavras do Mirão as minhas, essas bm são lindas, tenho uma queda por elas tb.
FERNANDO_SOARES escreveu:Fala galera, blza?
Logo após conseguir resolver todos aqueles problemas que ocorreram com a DH do opala, eu gravei este vídeo onde eu reativei o sistema de direção hidráulica progressiva (Servotronic) dele.
Eu gravei o vídeo porque a maioria dos opalas 91/92 que eu conheço não estão com esse sistema funcionando e alguns acabam até instalando a caixa de direção do modelo anterior e talvez esse vídeo possa dar alguma ajuda para quem esta com vontade de reativar o sistema.
Obviamente eu não sou um profissional da área e só faço manutenção nos meus carro por hobby.
Postei aqui no tópico porque esta relacionado com o andamento do meu carro.
Mirão escreveu:
Parabéns pela iniciativa, meu carro tem direção servotronic e também funciona normalmente mas eu não tinha a menor noção sobre o sistema. O bom de se aprender sobre o modo de trabalho do servotronic é que se algum dia der problema, não tem como ser enganado. Você apontou os possíveis problemas e ainda deu a voltagem de funcionamento do sistema.
Marlon Jassanan escreveu:Ótimo serviço, parabéns pelo capricho, e que visual ficou heim? Muito Top!
opala4cc escreveu:Muito bom! Você poderia adicionar uma descrição do que foi feito em cada etapa (foto)? Pois vi que você reforçou o forro com uma manta de fibra de vidro. Você tem uma foto do forro logo após a remoção do tecido original?
FERNANDO_SOARES escreveu:opala4cc escreveu:Muito bom! Você poderia adicionar uma descrição do que foi feito em cada etapa (foto)? Pois vi que você reforçou o forro com uma manta de fibra de vidro. Você tem uma foto do forro logo após a remoção do tecido original?
Eu construí essa replica do "zero", não utilizei a forração original, ela esta guardada aqui.
A segunda foto ali é a fibra sendo moldada no capo.
O processo é relativamente simples, mas muito trabalhoso.
Eu moldei a fibra sobre o capo, usando feltro eu trabalhei as formas e relevos para ficar o mais parecido com a original e apliquei o tecido nela.
opala4cc escreveu:FERNANDO_SOARES escreveu:
Eu construí essa replica do "zero", não utilizei a forração original, ela esta guardada aqui.
A segunda foto ali é a fibra sendo moldada no capo.
O processo é relativamente simples, mas muito trabalhoso.
Eu moldei a fibra sobre o capo, usando feltro eu trabalhei as formas e relevos para ficar o mais parecido com a original e apliquei o tecido nela.
Que coincidência! Na semana passada eu passei os 7 dias dela pensando em fazer exatamente isso. Até andei orçando capôs de opala para comprar aqui na região para usar como molde. Cheguei a comprar manta de fibra, a resina e o catalisador essa semana. Só faltou mesmo comprar o capô para usar como molde, pois não encontrei ainda um que prestasse e com um preço acessível. Não posso usar o capô do meu opala porque para retirá-lo/colocá-lo precisa de pelo menos duas pessoas ou uma girafa.
Quantas lâminas superpostas de fibra você usou e qual a espessura que ficou na parte de fibra? Ficou muito mais pesado do que o forro original?
FERNANDO_SOARES escreveu:opala4cc escreveu:
Que coincidência! Na semana passada eu passei os 7 dias dela pensando em fazer exatamente isso. Até andei orçando capôs de opala para comprar aqui na região para usar como molde. Cheguei a comprar manta de fibra, a resina e o catalisador essa semana. Só faltou mesmo comprar o capô para usar como molde, pois não encontrei ainda um que prestasse e com um preço acessível. Não posso usar o capô do meu opala porque para retirá-lo/colocá-lo precisa de pelo menos duas pessoas ou uma girafa.
Quantas lâminas superpostas de fibra você usou e qual a espessura que ficou na parte de fibra? Ficou muito mais pesado do que o forro original?
Coincidência mesmo haha
O Willian Foquinha também começou a fazer a replica dele essa semana, esta fazendo da mesma forma que eu fiz.
Parece que o Diego Paiva também esta...
Eu usei o capo do meu carro mesmo, tira até é tranquilo, o problema é colocar e alinhar, muito chato kkkk.
Eu fiz apenas uma camada de fibra, já da resistência mais do que suficiente para a aplicação e não engrossa muito o forro também.
Se tiver duvida podemos ir conversando.
Também estou pensando em fabricar algumas para vender, pois bastante gente procura, mas isso é somente um plano ainda...
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