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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Seg 21 Mar - 8:02:53

    bruno silverstar83 escreveu:Injeção com acerto fino é outro nível  OKK

    Fica bom Very Happy

    Vamos ver como vai ficar de média agora...

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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Seg 28 Mar - 19:27:08

    Surgiu uma oportunidade muito interessante, participar de um Trackday no AIC.

    A experiencia foi fantástica!
    Eu não conhecia o autódromo, a pista é muito show.

    Deu para sentir bem o limite do opala e decididamente ele original não foi feito para andar na pista hahaha
    Os freios, apesar de novos, aqueciam muito e perdiam a funcionalidade a cada 5 - 6 voltas kkkkk

    Seguem algumas fotos que eu consegui.

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    Última edição por FERNANDO_SOARES em Dom 11 Jun - 10:59:10, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Goettens Seg 28 Mar - 20:25:13

    FERNANDO_SOARES escreveu:

    Opala de tanque cheio? Tá ostentando hein Laughing

    Como é o comportamento do carro na pista, e pagou quanto a inscrição? Tenho vontade de um dia levar o Monza pra andar em Guaporé ou Santa Cruz, mas é muito dinheiro pra minha realidade. Crying or Very sad
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Seg 28 Mar - 20:37:08

    Goettens escreveu:
    FERNANDO_SOARES escreveu:

    Opala de tanque cheio? Tá ostentando hein Laughing

    Como é o comportamento do carro na pista, e pagou quanto a inscrição? Tenho vontade de um dia levar o Monza pra andar em Guaporé ou Santa Cruz, mas é muito dinheiro pra minha realidade. Crying or Very sad


    Hoje em dia pra encher o tanque do opala não ta muito fácil kkkk

    Na pista, ele é um pouco limitado por causa do freio e claro, por causa da sua suspensão macia.
    Com o carro baixo ele ficou bem mais firme, mas mesmo assim deita bastante nas curvas hehehe.

    De qualquer forma foi muito legal poder pilotar ele numa pista, ainda mais por se tratar do AIC, a pista é muito top! Uma pena que vai ser demolido Crying or Very sad

    Paguei R$ 190,00 para andar meio período na pista.
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    Mensagem por grechejr Seg 28 Mar - 21:00:12

    Preço bom demais. Pena que a cada dia tudo isso fique mais difícil, seja por lugar onde andar ou por valor dos que restam. Interlagos aqui é meio fora de cogitação.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Ter 29 Mar - 18:44:42

    grechejr escreveu:Preço bom demais. Pena que a cada dia tudo isso fique mais difícil, seja por lugar onde andar ou por valor dos que restam. Interlagos aqui é meio fora de cogitação.

    Pois é, os valores sempre são altos.
    Quero ir novamente em maio, isso se tudo der certo.
    Tenho que revisar o freio novamente e tentar melhorar ele, pois foi o que não deixou eu correr direito lá auhsuahs
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Ter 29 Mar - 18:53:54

    Aqui um vídeo.

    Eu passeando no autodromo kkkkk
    Nestas voltas ai parecia que eu era um "véio" pilotando uma kombi no autódromo kkkkkk.
    Tinha que reduzir muito antes das curvas, para usar pouco o freio, senão fritava!

    Mesmo assim foi divertido kkkkk

    O vídeo esta no canal de um amigo, tem o vídeo do GTI dele lá tmbm.

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    Mensagem por Rubão6cc Ter 29 Mar - 20:46:05

    Para de fazer inveja fernando!


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    Mensagem por bigoll53 Ter 29 Mar - 21:50:52

    dahora o vídeo...pqp...queria ser eu kkkk..... tá de parabens
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    Mensagem por LucaSimplicio Ter 29 Mar - 22:09:01

    Muito bonito amigo, parabéns Smile
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Qua 30 Mar - 8:41:02

    Vlw galera! haha
    Foi legal hahaha

    Mais um video

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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 3 Abr - 19:34:23

    Mais fotos.
    Foi muito divertido kkkkkk

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    Mensagem por Neliuson Ter 28 Fev - 17:04:02

    caramba muito massa cara
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 11 Jun - 14:09:14

    Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

    Depois de um ano voltei aqui... Estava olhando a ultima postagem minha, foi sobre o Track Day, dia muito divertido por sinal hehe, mas foi um dos últimos dias em que eu realmente aproveitei o carro em todo este tempo em que fiquei sem voltar aqui...

    Diversos fatores, alguns pessoais, outros relacionados ao carro, me fizeram deixar o opala um pouco de lado e acho que devo algumas explicações para aqueles que estavam acompanhando o meu topico.

    Neste dia do Track Day ele ainda estava sem os forros de porta, que eu tinha mandado refazer com um profissional muito recomendado, inclusive eu tinha visto alguns serviços excelentes do cara antes de entregar os forros do meu opala. Depois de quase um ano sendo "enrolado", eu já estava prestes a mudar novamente de cidade por causa do meu trabalho e então finalmente os forros ficaram prontos. Sim eu não fui muito inteligente em deixar os forros la por todo este tempo, poderia ter tirado os forros de la e levado a alguma outra empresa, mas pela fama do cara e pelo serviço que eu tinha visto eu resolvi esperar. Fui buscar os forros numa noite chuvosa, tapeçaria fechada já, com pouca iluminação, só peguei os forros e coloquei no porta malas do carro e fui para casa.
    No outro dia cedo da manhã, fui até a garagem olhar os forros e instalar eles no carro. Quase deu vontade de chorar... Que serviço matado, para se ter ideia, a sobra do courvin atras do forro estava colada por cima dos grampos de fixação do forro! Nem tirou os grampos, muito menos o suporte dos grampos para fazer o arremate atras do forro. Os tecidos que preenchem o centro do forro ficaram com cortes tortos e com o "sentido" das linhas do tecido fora de simetria quando comparado os quatro forros! Fico pensando como alguém tão bom pode ter cometido um erro desses? E para fechar, paguei uma pequena fortuna pelo serviço, inclusive parte do valor adiantado. Foi usada uma cola caríssima que garantiria que o courvin não se desprenderia da fibra nas cuvas do forro e um mês depois já tinham pontos soltando e formando bolhas... Mandar o cara refazer? Mais um ano de espera? Decidi que não queria nem ver mais a tal tapeçaria na frente...

    Alguns meses antes, eu decidi que queria colocar um cambio 5 marchas no opala apesar dele ter um diferencial 2.73, pois para viajar ele estava "berrando" demais com o 6x2, ficando um pouco desconfortável em viagens mais longas e até antes deste track day eu estava fazendo viagens de quase 700 km pelo menos uma vez por mês com o carro.
    Foi ai que um amigo meu, mecânico que trabalha muito com opala, montou um cambio 5 marchas pra mim, aquele cambio feito com a fusão da caixa 4 marchas do 6 cilindros com a 5ª marcha do 4 cilindros. Deixei o cambio 4 marchas original guardado.
    Como o carro tem a potencia original ainda, ele garantiu que aguentaria, pois diversos opalas usam este cambio que ele monta e que nunca deu problema, inclusive me deu garantia sobre qualquer problema que ocorresse no cambio.
    Cambio montado e sendo usado a quase um mês já, cheguei com o carro a noite em casa e no outro dia quando fui até a garagem, senti o cheiro forte de óleo de longe, todo o óleo do cambio tinha vazado e estava uma poça embaixo do carro... Tinha estourado o rolamento agulha da ponta do eixo e deixado vazar o óleo. Guinchei o carro até uma oficina, o cambio foi removido e eu levei para Caçador para o mecânico dar a garantia. Cambio pronto, levei novamente a Ponta Grossa e foi montado no carro. Aparentemente tudo normal novamente, até que algumas semanas depois começou a roncar rolamento e fazer um ronco na 1ª e 2ª marcha. Novamente foi removido o cambio, levado até o mecânico, ele deu garantia novamente, colocando todos os rolamentos novos e trocando o conjunto de engrenagens. O cambio foi montado no carro e ficou muito bom!
    Estava feliz até entrar embaixo do carro. O tunel estava amassado ao redor da capa seca, como se tivessem forçado o cambio com uma alavanca contra o tunel! Sabe quando você vê algo mas não acredita que ta acontecendo? O assoalho do carro era zerado!!!

    Na estrada o 6x2 continuou fazendo muita ressonância dentro do carro e dentro da cidade ele estava gerando muito aquecimento no cofre, mesmo com a termotap. Então instalei o escapamento original do carro novamente e a injeção foi recalibrada.

    Depois disso eu levei o carro para Caçador e deixei guardado la. Já meio desanimado.

    Num final de semana que consegui uma folga, fui até Caçador e no Domingo de manhã sai andar com o carro, estava indo por uma BR que contorna a cidade quando escutei um ruido muito forte vindo do cofre e imediatamente começou a entrar muita fumaça dentro do carro e olhando pelo retrovisor tinha um "rastro" de fumaça para trás. O susto foi muito grande e então parei o carro no acostamento, desliguei, desci do carro com o extintor e abri o cofre. Tinha muita fumaça saindo e muito óleo hidráulico espalhado por todo o cofre, mas por sorte nada pegando fogo.
    Liguei para o meu pai e ele levou bastante água e sabão para limpar um pouco do óleo que estava sobre o motor e sobre a pista também. Foi espalhado um pouco de serragem sobre a pista para absorver o óleo. Levei o carro para casa e limpei melhor o cofre, suspensão e assoalho.
    No final daquele domingo tive que viajar novamente e no dia seguinte meu pai levou o carro até uma oficina que trabalha com direção hidráulica. Bomba e caixa de direção avariadas...Não se sabe o motivo...
    Depois de refazer tudo novo, inclusive as mangueiras, o carro ficou guardado em casa por mais algum tempo.
    Quando voltei la, fui olhar o serviço e tinha vazamento de óleo pra todo lado, inclusive a suspensão do carro do lado esquerdo estava ensopada em óleo. Meu pai levou o carro mais duas vezes até a oficina para que o vazamento fosse sanado.
    Mais algum tempo depois, retornei novamente a Caçador e fui andar com o carro. Ele já não tinha mais borracha na suspensão do lado esquerdo... e a injeção estava falhando novamente...
    Mexi mais um pouco na Injeção para tentar tirar a falha, mas o carro não ficou mais do mesmo jeito que estava.

    Hoje, já faz uma semana que o carro esta na oficina refazendo a suspensão e freio.

    E nessas idas e vindas das oficinas, vários riscos apareceram na pintura, inclusive em uma delas, o mecânico derrubou o capo do opala fazendo um "ovo" pequeno e trincando a tinta no local...

    Fazem 3 anos que eu iniciei a reforma no opala, a proposta era eu mesmo fazer o máximo de coisas possíveis nele, para poder caprichar ao máximo no carro, sem depender de terceiros para fazer isso, porque sabemos que nunca sai exatamente do jeito que queremos quando dependemos de outras pessoas. No inicio eu estava conseguindo, mas devido ao meu trabalho, mudei de cidade e já não consegui mais mexer muito no carro, me obrigando a pedir para outros fazerem os serviços...

    Eu vejo que depois destes 3 anos, de todo o tempo e dinheiro investido, que não foi pouco, meu carro esta praticamente na estaca zero novamente... tendo que fazer retoques na pintura, reorganizar a elétrica novamente, porque a I.E. bagunço por ter passado por mais de uma oficina, acertar a I.E. novamente, refazer forros de porta, suspensão, freio...

    Resumindo, eu ainda não aproveitei o carro como eu gostaria, desanimei um pouco e deixei ele de lado por um tempo. Mas olhando para ele, não tenho coragem de desistir dele, Opala é Opala! E esse Comodoro já é parte da família!


    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05445-_Edited[/img]

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    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 Empty Re: Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES)

    Mensagem por willian fóquinha Dom 11 Jun - 16:07:41

    Fernando não desanime,isso faz parte.Que da raiva isso dá,mais não desanime. cheers
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 11 Jun - 16:16:19

    willian fóquinha escreveu:Fernando não desanime,isso faz parte.Que da raiva isso dá,mais não desanime. cheers

    Pois é, é como conversamos.
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    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 Empty Re: Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES)

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Dom 11 Jun - 16:39:37

    FERNANDO_SOARES escreveu:Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

    Depois de um ano voltei aqui... Estava olhando a ultima postagem minha, foi sobre o Track Day, dia muito divertido por sinal hehe, mas foi um dos últimos dias em que eu realmente aproveitei o carro em todo este tempo em que fiquei sem voltar aqui...

    Diversos fatores, alguns pessoais, outros relacionados ao carro, me fizeram deixar o opala um pouco de lado e acho que devo algumas explicações para aqueles que estavam acompanhando o meu topico.

    Neste dia do Track Day ele ainda estava sem os forros de porta, que eu tinha mandado refazer com um profissional muito recomendado, inclusive eu tinha visto alguns serviços excelentes do cara antes de entregar os forros do meu opala. Depois de quase um ano sendo "enrolado", eu já estava prestes a mudar novamente de cidade por causa do meu trabalho e então finalmente os forros ficaram prontos. Sim eu não fui muito inteligente em deixar os forros la por todo este tempo, poderia ter tirado os forros de la e levado a alguma outra empresa, mas pela fama do cara e pelo serviço que eu tinha visto eu resolvi esperar. Fui buscar os forros numa noite chuvosa, tapeçaria fechada já, com pouca iluminação, só peguei os forros e coloquei no porta malas do carro e fui para casa.
    No outro dia cedo da manhã, fui até a garagem olhar os forros e instalar eles no carro. Quase deu vontade de chorar... Que serviço matado, para se ter ideia, a sobra do courvin atras do forro estava colada por cima dos grampos de fixação do forro! Nem tirou os grampos, muito menos o suporte dos grampos para fazer o arremate atras do forro. Os tecidos que preenchem o centro do forro ficaram com cortes tortos e com o "sentido" das linhas do tecido fora de simetria quando comparado os quatro forros! Fico pensando como alguém tão bom pode ter cometido um erro desses? E para fechar, paguei uma pequena fortuna pelo serviço, inclusive parte do valor adiantado. Foi usada uma cola caríssima que garantiria que o courvin não se desprenderia da fibra nas cuvas do forro e um mês depois já tinham pontos soltando e formando bolhas... Mandar o cara refazer? Mais um ano de espera? Decidi que não queria nem ver mais a tal tapeçaria na frente...

    Alguns meses antes, eu decidi que queria colocar um cambio 5 marchas no opala apesar dele ter um diferencial 2.73, pois para viajar ele estava "berrando" demais com o 6x2, ficando um pouco desconfortável em viagens mais longas e até antes deste track day eu estava fazendo viagens de quase 700 km pelo menos uma vez por mês com o carro.
    Foi ai que um amigo meu, mecânico que trabalha muito com opala, montou um cambio 5 marchas pra mim, aquele cambio feito com a fusão da caixa 4 marchas do 6 cilindros com a 5ª marcha do 4 cilindros. Deixei o cambio 4 marchas original guardado.
    Como o carro tem a potencia original ainda, ele garantiu que aguentaria, pois diversos opalas usam este cambio que ele monta e que nunca deu problema, inclusive me deu garantia sobre qualquer problema que ocorresse no cambio.
    Cambio montado e sendo usado a quase um mês já, cheguei com o carro a noite em casa e no outro dia quando fui até a garagem, senti o cheiro forte de óleo de longe, todo o óleo do cambio tinha vazado e estava uma poça embaixo do carro... Tinha estourado o rolamento agulha da ponta do eixo e deixado vazar o óleo. Guinchei o carro até uma oficina, o cambio foi removido e eu levei para Caçador para o mecânico dar a garantia. Cambio pronto, levei novamente a Ponta Grossa e foi montado no carro. Aparentemente tudo normal novamente, até que algumas semanas depois começou a roncar rolamento e fazer um ronco na 1ª e 2ª marcha. Novamente foi removido o cambio, levado até o mecânico, ele deu garantia novamente, colocando todos os rolamentos novos e trocando o conjunto de engrenagens. O cambio foi montado no carro e ficou muito bom!
    Estava feliz até entrar embaixo do carro. O tunel estava amassado ao redor da capa seca, como se tivessem forçado o cambio com uma alavanca contra o tunel! Sabe quando você vê algo mas não acredita que ta acontecendo? O assoalho do carro era zerado!!!

    Na estrada o 6x2 continuou fazendo muita ressonância dentro do carro e dentro da cidade ele estava gerando muito aquecimento no cofre, mesmo com a termotap. Então instalei o escapamento original do carro novamente e a injeção foi recalibrada.

    Depois disso eu levei o carro para Caçador e deixei guardado la. Já meio desanimado.

    Num final de semana que consegui uma folga, fui até Caçador e no Domingo de manhã sai andar com o carro, estava indo por uma BR que contorna a cidade quando escutei um ruido muito forte vindo do cofre e imediatamente começou a entrar muita fumaça dentro do carro e olhando pelo retrovisor tinha um "rastro" de fumaça para trás. O susto foi muito grande e então parei o carro no acostamento, desliguei, desci do carro com o extintor e abri o cofre. Tinha muita fumaça saindo e muito óleo hidráulico espalhado por todo o cofre, mas por sorte nada pegando fogo.
    Liguei para o meu pai e ele levou bastante água e sabão para limpar um pouco do óleo que estava sobre o motor e sobre a pista também. Foi espalhado um pouco de serragem sobre a pista para absorver o óleo. Levei o carro para casa e limpei melhor o cofre, suspensão e assoalho.
    No final daquele domingo tive que viajar novamente e no dia seguinte meu pai levou o carro até uma oficina que trabalha com direção hidráulica. Bomba e caixa de direção avariadas...Não se sabe o motivo...
    Depois de refazer tudo novo, inclusive as mangueiras, o carro ficou guardado em casa por mais algum tempo.
    Quando voltei la, fui olhar o serviço e tinha vazamento de óleo pra todo lado, inclusive a suspensão do carro do lado esquerdo estava ensopada em óleo. Meu pai levou o carro mais duas vezes até a oficina para que o vazamento fosse sanado.
    Mais algum tempo depois, retornei novamente a Caçador e fui andar com o carro. Ele já não tinha mais borracha na suspensão do lado esquerdo... e a injeção estava falhando novamente...
    Mexi mais um pouco na Injeção para tentar tirar a falha, mas o carro não ficou mais do mesmo jeito que estava.

    Hoje, já faz uma semana que o carro esta na oficina refazendo a suspensão e freio.

    E nessas idas e vindas das oficinas, vários riscos apareceram na pintura, inclusive em uma delas, o mecânico derrubou o capo do opala fazendo um "ovo" pequeno e trincando a tinta no local...

    Fazem 3 anos que eu iniciei a reforma no opala, a proposta era eu mesmo fazer o máximo de coisas possíveis nele, para poder caprichar ao máximo no carro, sem depender de terceiros para fazer isso, porque sabemos que nunca sai exatamente do jeito que queremos quando dependemos de outras pessoas. No inicio eu estava conseguindo, mas devido ao meu trabalho, mudei de cidade e já não consegui mais mexer muito no carro, me obrigando a pedir para outros fazerem os serviços...

    Eu vejo que depois destes 3 anos, de todo o tempo e dinheiro investido, que não foi pouco, meu carro esta praticamente na estaca zero novamente... tendo que fazer retoques na pintura, reorganizar a elétrica novamente, porque a I.E. bagunço por ter passado por mais de uma oficina, acertar a I.E. novamente, refazer forros de porta, suspensão, freio...

    Resumindo, eu ainda não aproveitei o carro como eu gostaria, desanimei um pouco e deixei ele de lado por um tempo. Mas olhando para ele, não tenho coragem de desistir dele, Opala é Opala! E esse Comodoro já é parte da família!


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    Cara fui lendo seu texto e foi passando um filme na minha cabeça muito parecido com o seu, o meu apos quase 10 anos ainda não roda como eu gostaria e olha que já foi dinheiro, mas o problema esta em pessoas mau caráter que só querem consumir nosso dinheiro e juntamente nossas vidas, o camarada não imagina que isso é um sonho para nos, mas eles tratam esse nosso sonho como 2 plano tanto funilaria quanto mecânica elétrica tapeçaria etc... e isso vai nos desanimando, mas como tudo nessa vida por pior que seja existe um lado bom, aprendi a resolver muita coisa e aprendi a deixar de ser cordeiro, sempre abaixar a cabeça pra tudo essa historia de neguinho vir enrolando trabalho de 1 mês fica um ano nunca mais, agora só levo o carro em quem e muito responsável chega de ficar doente por causa de meia duzia de FD@ me desculpem a expressão e que revolta mesmo, ja pensei em desistir mas quando vejo o opalão estacionado na garagem e tudo o que ja passei para ele estar ali volto atrás, boa sorte não desista e vá atualizando o tópico.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 11 Jun - 17:15:23

    Laercio Tomaz Jr escreveu:
    Cara fui lendo seu texto e foi passando um filme na minha cabeça muito parecido com o seu, o meu apos quase 10 anos ainda não roda como eu gostaria e olha que já foi dinheiro, mas o problema esta em pessoas mau caráter que só querem consumir nosso dinheiro e juntamente nossas vidas, o camarada não imagina que isso é um sonho para nos, mas eles tratam esse nosso sonho como 2 plano tanto funilaria quanto mecânica elétrica tapeçaria etc... e isso vai nos desanimando, mas como tudo nessa vida por pior que seja existe um lado bom, aprendi a resolver muita coisa e aprendi a deixar de ser cordeiro, sempre abaixar a cabeça pra tudo essa historia de neguinho vir enrolando trabalho de 1 mês fica um ano nunca  mais, agora só levo o carro em quem e muito responsável chega de ficar doente por causa de meia duzia de FD@ me desculpem a expressão e que revolta mesmo, ja pensei em desistir mas quando vejo o opalão estacionado na garagem e tudo o que ja passei para ele estar ali volto atrás, boa sorte não desista e vá atualizando o tópico.

    Teve muita gente que me ajudou muito com esse carro, mas realmente o que desanima é você gastar tempo, dinheiro, abrir mão de outras coisas para fazer com que o carro fique conforme o planejado e no fim não fica. O que você arruma é uma dor de cabeça pior do que a outra...
    E sim, existem muitos mau caráter neste meio, esta cada vez mais difícil confiar nos "profissionais" por ai.
    Desistir dele não vou, é como você falou, não tem como olhar para o carro e desistir hehe, mas acho que as vezes tem que dar um tempo para a "poeira baixar" e reencontrar animo para continuar...
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 11 Jun - 17:43:37

    Para não ficar um clima ruim aqui hahaha, vou postar umas fotos da pintura que eu fiz no cambio que instalei no opala.

    É um cambio 5 marchas com a relação de 1ª a 4ª marcha do opala 6 cilindros e a 5ª marcha do 4 cilindros.

    Apesar dos "perrengues" do inicio, agora parece estar muito bom o cambio, encaixe das marchas bem precisas e sem ruido.


    Pintura que veio no cambio

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05400

    Removendo a tinta velha

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05402

    Fundo aplicado

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05408

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05410

    Aplicação de vermelho fosco

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05413

    Finalização com alumínio e suportes

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05419

    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05420


    Olhando depois de pronta, inteira em preto semi brilho teria ficado legal também.
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    Mensagem por opala4cc Dom 11 Jun - 17:52:28

    FERNANDO_SOARES escreveu:Boa tarde galera, tudo bem com vocês?

    Depois de um ano voltei aqui... Estava olhando a ultima postagem minha, foi sobre o Track Day, dia muito divertido por sinal hehe, mas foi um dos últimos dias em que eu realmente aproveitei o carro em todo este tempo em que fiquei sem voltar aqui...

    Diversos fatores, alguns pessoais, outros relacionados ao carro, me fizeram deixar o opala um pouco de lado e acho que devo algumas explicações para aqueles que estavam acompanhando o meu topico.

    Neste dia do Track Day ele ainda estava sem os forros de porta, que eu tinha mandado refazer com um profissional muito recomendado, inclusive eu tinha visto alguns serviços excelentes do cara antes de entregar os forros do meu opala. Depois de quase um ano sendo "enrolado", eu já estava prestes a mudar novamente de cidade por causa do meu trabalho e então finalmente os forros ficaram prontos. Sim eu não fui muito inteligente em deixar os forros la por todo este tempo, poderia ter tirado os forros de la e levado a alguma outra empresa, mas pela fama do cara e pelo serviço que eu tinha visto eu resolvi esperar. Fui buscar os forros numa noite chuvosa, tapeçaria fechada já, com pouca iluminação, só peguei os forros e coloquei no porta malas do carro e fui para casa.
    No outro dia cedo da manhã, fui até a garagem olhar os forros e instalar eles no carro. Quase deu vontade de chorar... Que serviço matado, para se ter ideia, a sobra do courvin atras do forro estava colada por cima dos grampos de fixação do forro! Nem tirou os grampos, muito menos o suporte dos grampos para fazer o arremate atras do forro. Os tecidos que preenchem o centro do forro ficaram com cortes tortos e com o "sentido" das linhas do tecido fora de simetria quando comparado os quatro forros! Fico pensando como alguém tão bom pode ter cometido um erro desses? E para fechar, paguei uma pequena fortuna pelo serviço, inclusive parte do valor adiantado. Foi usada uma cola caríssima que garantiria que o courvin não se desprenderia da fibra nas cuvas do forro e um mês depois já tinham pontos soltando e formando bolhas... Mandar o cara refazer? Mais um ano de espera? Decidi que não queria nem ver mais a tal tapeçaria na frente...

    Alguns meses antes, eu decidi que queria colocar um cambio 5 marchas no opala apesar dele ter um diferencial 2.73, pois para viajar ele estava "berrando" demais com o 6x2, ficando um pouco desconfortável em viagens mais longas e até antes deste track day eu estava fazendo viagens de quase 700 km pelo menos uma vez por mês com o carro.
    Foi ai que um amigo meu, mecânico que trabalha muito com opala, montou um cambio 5 marchas pra mim, aquele cambio feito com a fusão da caixa 4 marchas do 6 cilindros com a 5ª marcha do 4 cilindros. Deixei o cambio 4 marchas original guardado.
    Como o carro tem a potencia original ainda, ele garantiu que aguentaria, pois diversos opalas usam este cambio que ele monta e que nunca deu problema, inclusive me deu garantia sobre qualquer problema que ocorresse no cambio.
    Cambio montado e sendo usado a quase um mês já, cheguei com o carro a noite em casa e no outro dia quando fui até a garagem, senti o cheiro forte de óleo de longe, todo o óleo do cambio tinha vazado e estava uma poça embaixo do carro... Tinha estourado o rolamento agulha da ponta do eixo e deixado vazar o óleo. Guinchei o carro até uma oficina, o cambio foi removido e eu levei para Caçador para o mecânico dar a garantia. Cambio pronto, levei novamente a Ponta Grossa e foi montado no carro. Aparentemente tudo normal novamente, até que algumas semanas depois começou a roncar rolamento e fazer um ronco na 1ª e 2ª marcha. Novamente foi removido o cambio, levado até o mecânico, ele deu garantia novamente, colocando todos os rolamentos novos e trocando o conjunto de engrenagens. O cambio foi montado no carro e ficou muito bom!
    Estava feliz até entrar embaixo do carro. O tunel estava amassado ao redor da capa seca, como se tivessem forçado o cambio com uma alavanca contra o tunel! Sabe quando você vê algo mas não acredita que ta acontecendo? O assoalho do carro era zerado!!!

    Na estrada o 6x2 continuou fazendo muita ressonância dentro do carro e dentro da cidade ele estava gerando muito aquecimento no cofre, mesmo com a termotap. Então instalei o escapamento original do carro novamente e a injeção foi recalibrada.

    Depois disso eu levei o carro para Caçador e deixei guardado la. Já meio desanimado.

    Num final de semana que consegui uma folga, fui até Caçador e no Domingo de manhã sai andar com o carro, estava indo por uma BR que contorna a cidade quando escutei um ruido muito forte vindo do cofre e imediatamente começou a entrar muita fumaça dentro do carro e olhando pelo retrovisor tinha um "rastro" de fumaça para trás. O susto foi muito grande e então parei o carro no acostamento, desliguei, desci do carro com o extintor e abri o cofre. Tinha muita fumaça saindo e muito óleo hidráulico espalhado por todo o cofre, mas por sorte nada pegando fogo.
    Liguei para o meu pai e ele levou bastante água e sabão para limpar um pouco do óleo que estava sobre o motor e sobre a pista também. Foi espalhado um pouco de serragem sobre a pista para absorver o óleo. Levei o carro para casa e limpei melhor o cofre, suspensão e assoalho.
    No final daquele domingo tive que viajar novamente e no dia seguinte meu pai levou o carro até uma oficina que trabalha com direção hidráulica. Bomba e caixa de direção avariadas...Não se sabe o motivo...
    Depois de refazer tudo novo, inclusive as mangueiras, o carro ficou guardado em casa por mais algum tempo.
    Quando voltei la, fui olhar o serviço e tinha vazamento de óleo pra todo lado, inclusive a suspensão do carro do lado esquerdo estava ensopada em óleo. Meu pai levou o carro mais duas vezes até a oficina para que o vazamento fosse sanado.
    Mais algum tempo depois, retornei novamente a Caçador e fui andar com o carro. Ele já não tinha mais borracha na suspensão do lado esquerdo... e a injeção estava falhando novamente...
    Mexi mais um pouco na Injeção para tentar tirar a falha, mas o carro não ficou mais do mesmo jeito que estava.

    Hoje, já faz uma semana que o carro esta na oficina refazendo a suspensão e freio.

    E nessas idas e vindas das oficinas, vários riscos apareceram na pintura, inclusive em uma delas, o mecânico derrubou o capo do opala fazendo um "ovo" pequeno e trincando a tinta no local...

    Fazem 3 anos que eu iniciei a reforma no opala, a proposta era eu mesmo fazer o máximo de coisas possíveis nele, para poder caprichar ao máximo no carro, sem depender de terceiros para fazer isso, porque sabemos que nunca sai exatamente do jeito que queremos quando dependemos de outras pessoas. No inicio eu estava conseguindo, mas devido ao meu trabalho, mudei de cidade e já não consegui mais mexer muito no carro, me obrigando a pedir para outros fazerem os serviços...

    Eu vejo que depois destes 3 anos, de todo o tempo e dinheiro investido, que não foi pouco, meu carro esta praticamente na estaca zero novamente... tendo que fazer retoques na pintura, reorganizar a elétrica novamente, porque a I.E. bagunço por ter passado por mais de uma oficina, acertar a I.E. novamente, refazer forros de porta, suspensão, freio...

    Resumindo, eu ainda não aproveitei o carro como eu gostaria, desanimei um pouco e deixei ele de lado por um tempo. Mas olhando para ele, não tenho coragem de desistir dele, Opala é Opala! E esse Comodoro já é parte da família!


    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 <a href=Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05445-_Edited" />


    Lamento pela série de infortúnios, Fernando. É por isso que eu gosto de carro antigo original. Quanto menos mexido, melhor. Menos probabilidade de mão-de-obra relaxada. Quer mudar algo em um carro antigo bem conservado? Faça você mesmo. Se não souber, aprenda lendo e faça devagar, aos poucos. O que for feito por você mesmo e bem feito, é definitivo. O que for feito e mal feito em uma oficina, RETRABALHO e nova chance de ficar mal feito e/ou aparecerem outros danos em outras partes do carro, exigindo uma ida a outro "profissional". Não termina nunca! Vira uma novela e desanima.
    E é sempre aquela história, quando o carro volta com arranhões na pintura: "a pintura já tinha vários arranhões! Não vou pagar nova pintura porque você alega que apareceram novos arranhões!". "O carro tem 6x2, não dou garantia da DH". "Esses amassados no túnel já estavam aí!..."
    Minha opinião: faça os serviços mecânicos você mesmo. Se você tiver espaço, compre uma girafa hidráulica, compre o macaco jacaré, compre o torquímetro, compre os cavaletes, regule você mesmo a injeção, faça você mesmo a instalação da injeção ou, ainda melhor, deixe carburado. Não permita que mexam em peças de acabamento, tanto internas quanto externas. Quem nunca desmontou, não sabe como se faz e não vai consultar o catálogo de peças e muito menos o de reparações para saber como desmonta as caras e raras peças de acabamento dos 91/92. Se necessário remover peças de acabamento para um serviço de pintura, funilaria ou solda, retire previamente em casa e mande o carro sem as peças para a oficina, de modo que eles não precisem mexer no acabamento (e nem perder essas peças).
    É, é ser zé-frisinho mesmo. Apesar da pecha pejorativa popularizada pelo cara lá do youtoba, ele não manda o carro dele para oficinas. Ele faz tudo ele mesmo. Por que será? Daí fica fácil, pois não passa pelo dissabor que você passou, Fernando. Não tenha vergonha de ser preconceituosamente taxado de Zé-frisinho. Quem usa esses termos, não tem dinheiro para comprar um carro antigo bem conservado e muito menos mantê-lo assim. Se o carro antigo em questão não é o carro de uso no dia-a-dia, dê-se ao luxo de fazer você mesmo. Se a DH dá problema, remova-a do carro e mande apenas ela ao especialista. Se o diferencial vai ser consertado, remova-o ele leve apenas ele ao especialista. Vai retificar o motor? Remova-o do carro você mesmo e leve apenas ele para a retífica. É assim que vejo as chances de manter impecável um carro antigo, a não ser que o dono possa se dar ao luxo ($$$) de enviar o veículo para oficinas especializadas em carros antigos, conceituadas e famosas no meio antigomobilista e que cobram fortunas (merecidamente, é claro, pois capricham em tudo).
    Mas não desista! Apenas mude o procedimento. Infelizmente, a cada ano que passa, carro antigo se assemelha cada vez mais a uma esposa: só você põe a mão, você não empresta.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 11 Jun - 18:13:19

    opala4cc escreveu:
    Lamento pela série de infortúnios, Fernando. É por isso que eu gosto de carro antigo original. Quanto menos mexido, melhor. Menos probabilidade de mão-de-obra relaxada. Quer mudar algo em um carro antigo bem conservado? Faça você mesmo. Se não souber, aprenda lendo e faça devagar, aos poucos. O que for feito por você mesmo e bem feito, é definitivo. O que for feito e mal feito em uma oficina, RETRABALHO e nova chance de ficar mal feito e/ou aparecerem outros danos em outras partes do carro, exigindo uma ida a outro "profissional". Não termina nunca! Vira uma novela e desanima.
    E é sempre aquela história, quando o carro volta com arranhões na pintura: "a pintura já tinha vários arranhões! Não vou pagar nova pintura porque você alega que apareceram novos arranhões!". "O carro tem 6x2, não dou garantia da DH". "Esses amassados no túnel já estavam aí!..."
    Minha opinião: faça os serviços mecânicos você mesmo. Se você tiver espaço, compre uma girafa hidráulica, compre o macaco jacaré, compre o torquímetro, compre os cavaletes, regule você mesmo a injeção, faça você mesmo a instalação da injeção ou, ainda melhor, deixe carburado. Não permita que mexam em peças de acabamento, tanto internas quanto externas. Quem nunca desmontou, não sabe como se faz e não vai consultar o catálogo de peças e muito menos o de reparações para saber como desmonta as caras e raras peças de acabamento dos 91/92. Se necessário remover peças de acabamento para um serviço de pintura, funilaria ou solda, retire previamente em casa e mande o carro sem as peças para a oficina, de modo que eles não precisem mexer no acabamento (e nem perder essas peças).
    É, é ser zé-frisinho mesmo. Apesar da pecha pejorativa popularizada pelo cara lá do youtoba, ele não manda o carro dele para oficinas. Ele faz tudo ele mesmo. Por que será? Daí fica fácil, pois não passa pelo dissabor que você passou, Fernando. Não tenha vergonha de ser preconceituosamente taxado de Zé-frisinho. Quem usa esses termos, não tem dinheiro para comprar um carro antigo bem conservado e muito menos mantê-lo assim. Se o carro antigo em questão não é o carro de uso no dia-a-dia, dê-se ao luxo de fazer você mesmo. Se a DH dá problema, remova-a do carro e mande apenas ela ao especialista. Se o diferencial vai ser consertado, remova-o ele leve apenas ele ao especialista. Vai retificar o motor? Remova-o do carro você mesmo e leve apenas ele para a retífica. É assim que vejo as chances de manter impecável um carro antigo, a não ser que o dono possa se dar ao luxo ($$$) de enviar o veículo para oficinas especializadas em carros antigos, conceituadas e famosas no meio antigomobilista e que cobram fortunas (merecidamente, é claro, pois capricham em tudo).
    Mas não desista! Apenas mude o procedimento. Infelizmente, a cada ano que passa, carro antigo se assemelha cada vez mais a uma esposa: só você põe a mão, você não empresta.

    Pois então, a ideia desde o inicio era eu mesmo fazer tudo o que eu pudesse fazer, no caso só não conseguiria fazer a pintura... E no inicio isso estava indo bem, porém como eu comentei, eu acabei mudando de cidade e me distanciando do carro, sendo assim tive que apelar para as oficinas, muitas me atenderam bem, mas outras nem tanto e ai começam os pequenos pontos de incomodo que quando somados se tornam numa P......... dor de cabeça.

    Ser taxado de Zé frisinho é o que menos me importa na vida kkkk eu sou extremamente chato para detalhes, quem me conhece pessoalmente sabe.
    Só que talvez eu tenha criado a ideia de uma perfeição tão utópica, que não atingindo acaba frustrando.

    Antes de iniciar essa reforma no meu carro, eu fiz uma cotação na Prathauto para restaurar ele. Eles orçaram a restauração em R$ 70.000,00, valor inviável para mim.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 11 Jun - 19:45:45

    Fernando...fiquei triste com seu relato...na hora que você disse que vazou óleo pra tudo quanto é lado no motor lembrei na hora do capricho que você teve pra desmontar tudo no cofre e pintar pra deixar um brinco....sem contar os lances que estragaram sua pintura e seus forros...entendo perfeitamente seu sentimento com isso...você quer um carro perfeito, nos mínimos detalhes....eu também estou na luta pra deixar o meu assim mas o custo é muito elevado e vou fazendo muito aos poucos...o que me faz crer que vou mexer nesse carro a minha vida toda...um dia pretendo desmontar o carro todo pra restauro mas a parte mecânica vai estar perfeita antes dessa etapa...pra não precisar mexer depois...e se precisar vou garantir que não seja qualquer pessoa que vai mexer..
    Concordo com as observações do Opala4cc....em muitos detalhes é melhor deixar original pra não ter dor de cabeça pela falta de qualificação de m.o. Uma dica que te dou sobre a I.E.....leva no Ivo Filho, que acaba de inaugurar a oficina dele de forma oficial em Americana - SP ...deixa pra quem REALMENTE entende e trata seu carro como se fosse dele.
    E não desanima não...num contexto geral imprevistos sempre irão existir..


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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 11 Jun - 20:05:35

    Rubão6cc escreveu:Fernando...fiquei triste com seu relato...na hora que você disse que vazou óleo pra tudo quanto é lado no motor lembrei na hora do capricho que você teve pra desmontar tudo no cofre e pintar pra deixar um brinco....sem contar os lances que estragaram sua pintura e seus forros...entendo perfeitamente seu sentimento com isso...você quer um carro perfeito, nos mínimos detalhes....eu também estou na luta pra deixar o meu assim mas o custo é muito elevado e vou fazendo muito aos poucos...o que me faz crer que vou mexer nesse carro a minha vida toda...um dia pretendo desmontar o carro todo pra restauro mas a parte mecânica vai estar perfeita antes dessa etapa...pra não precisar mexer depois...e se precisar vou garantir que não seja qualquer pessoa que vai mexer..
    Concordo com as observações do Opala4cc....em muitos detalhes é melhor deixar original pra não ter dor de cabeça pela falta de qualificação de m.o. Uma dica que te dou sobre a I.E.....leva no Ivo Filho, que acaba de inaugurar a oficina dele de forma oficial em Americana - SP ...deixa pra quem REALMENTE entende e trata seu carro como se fosse dele.
    E não desanima não...num contexto geral imprevistos sempre irão existir..

    Pois é, deu um trabalhão para limpar o óleo que espalhou no cofre, foi um dia inteiro para limpar, porém aquela proteção acústica da parede corta fogo ainda ficou com um pouco de óleo, vou ter que dar um jeito de limpar com mais tempo ou substituir.

    To vendo que deixar o carro perfeito é complicado hehehehe

    No caso da I.E., acho que é como falam, o motor original do opala não foi feito para injetar, ele fica quase 100%, mas ainda apresenta algumas pequenas falhas. Ainda vou analisar o que vou fazer em relação a isso... O Ivo é muito bom com isso, já conversei com ele sobre a minha I.E.
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    Mensagem por OPAUTIC Ter 13 Jun - 8:05:52

    FERNANDO_SOARES escreveu:Voltei a mexer com a injeção do Comodoro.

    Ele estava rodando bem, até que num belo dia começou a falhar e ficou ruim.

    Como estou com ele em PG, não consegui levar o carro para quem tinha feito a instalação da I.E. pra mim, pois foi feita em Caçador.

    Então conversando com algumas pessoas, achei um preparador especializado em Injepro aqui em PG e levei o carro para ele olhar, atendimento e serviço de primeira!

    Depois de muito mexer e fazer vários testes, resolvemos substituir o distribuidor e a bobina do MI por uma roda fônica e uma bobina do omega.

    O carro mudou completamente para melhor, ficou muito mais liso do que antes, resposta mais rápida, ficou muito bom. Porém, a minha central esta com defeito e vai ser substituída em garantia. Enquanto isso estou utilizando uma central cedida pelo preparador.

    Conforme eu for tendo tempo, vou fazer alguns videos sobre como ficou o comportamento do carro com essa alteração feita.

    Segue o primeiro vídeo.






    qual o tamanho do tbi que vc usa no seu carro???
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    Mensagem por matheuskbeca Ter 13 Jun - 10:06:19

    Acabei de ler o relato do Fernando.
    Realmente da um desanimo com essas mão de obras "especializadas", "qualificadas" e o pior de todas a chamada "top" que dizem por ae...
    Eu sou Zé-Frisinho assumido mesmo!
    No meu caso, optei e tive a oportunidade de comprar um carro extremamente original o qual tento manter assim.
    Já tive problemas com a DH, com o diferencial...são coisas que na hora desanimam e quando o responsável por resolver apenas piora o desanimo é maior ainda.
    Mas não desanima, pois quando você da aquele passeio na rodovia domingo de manhã ensolarado...tudo vale a pena!

    Força e boa sorte!!!
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 13 Jun - 10:10:13

    é por essas e outras que evito ficar mudando a originalidade do carro, nem sempre o final compensa.
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 13 Jun - 12:57:46

    Poxa Fernando, assim como o Laercio, quando estava lendo o texto foi me passando as imagens na cabeça sobre o que vc esta passando brother. Venho acompanho o tópico desde o inicio e admirando seu capricho, mas infelizmente esses percalços ocorrem mesmo, o certo é não desanimar e bola pra frente. Como o Rubens indicou e eu tb indico, se puder manda ele pro Ivo, sempre vi a dedicação que ele tem em seus projetos, creio que não se arrependerá.


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    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 13 Jun - 20:24:39

    Tem peão que não sabe o valor que essas máquinas tem pra gente,mas não desanime não,se for preciso deixe encostado por um tempo para dar um tempo pra cabeça,depois retorna as atividades nele,porque esse seu comodoro merece Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938


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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Qua 14 Jun - 19:47:56

    OPAUTIC escreveu:
    FERNANDO_SOARES escreveu:Voltei a mexer com a injeção do Comodoro.

    Ele estava rodando bem, até que num belo dia começou a falhar e ficou ruim.

    Como estou com ele em PG, não consegui levar o carro para quem tinha feito a instalação da I.E. pra mim, pois foi feita em Caçador.

    Então conversando com algumas pessoas, achei um preparador especializado em Injepro aqui em PG e levei o carro para ele olhar, atendimento e serviço de primeira!

    Depois de muito mexer e fazer vários testes, resolvemos substituir o distribuidor e a bobina do MI por uma roda fônica e uma bobina do omega.

    O carro mudou completamente para melhor, ficou muito mais liso do que antes, resposta mais rápida, ficou muito bom. Porém, a minha central esta com defeito e vai ser substituída em garantia. Enquanto isso estou utilizando uma central cedida pelo preparador.

    Conforme eu for tendo tempo, vou fazer alguns videos sobre como ficou o comportamento do carro com essa alteração feita.

    Segue o primeiro vídeo.






    qual o tamanho do tbi que vc usa no seu carro???

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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Qua 14 Jun - 19:53:40

    matheuskbeca escreveu:Acabei de ler o relato do Fernando.
    Realmente da um desanimo com essas mão de obras "especializadas", "qualificadas" e o pior de todas a chamada "top" que dizem por ae...
    Eu sou Zé-Frisinho assumido mesmo!
    No meu caso, optei e tive a oportunidade de comprar um carro extremamente original o qual tento manter assim.
    Já tive problemas com a DH, com o diferencial...são coisas que na hora desanimam e quando o responsável por resolver apenas piora o desanimo é maior ainda.
    Mas não desanima, pois quando você da aquele passeio na rodovia domingo de manhã ensolarado...tudo vale a pena!

    Força e boa sorte!!!

    Vlw, é bem por ai mesmo...

    onivaldo.gm escreveu:é por essas e outras que evito ficar mudando a originalidade do carro, nem sempre o final compensa.

    Pois é, original não teria o que incomodar, eu acho hehe.

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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Qua 14 Jun - 20:04:00

    Paulo Corso escreveu:Poxa Fernando,  assim como o Laercio, quando estava lendo o texto foi me passando as imagens na cabeça sobre o que vc esta passando brother.  Venho acompanho o tópico desde o inicio e admirando seu capricho, mas infelizmente esses percalços ocorrem mesmo, o certo é não desanimar e bola pra frente. Como o Rubens indicou e eu tb indico, se puder manda ele pro Ivo, sempre vi a dedicação que ele tem em seus projetos, creio que não se arrependerá.

    Pois é, tiveram alguns problemas hehehe
    Com tempo eu vou resolvendo eles, o meu problema esta sendo a falta de tempo e também ficar longe do carro sem poder eu mesmo arrumar certas coisas, mas tudo vai se encaminhar. O Ivo é muito bom sim. Tenho algumas pessoas de confiança também que acho que vão conseguir me ajudar...

    bruno silverstar83 escreveu:Tem peão que não sabe o valor que essas máquinas tem pra gente,mas não desanime não,se for preciso deixe encostado por um tempo para dar um tempo pra cabeça,depois retorna as atividades nele,porque esse seu comodoro merece Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938

    Muitos contribuíram positivamente, com um trabalho bem feito, pessoas honestas, mas por exemplo o cara que fez os forros foi sacanagem rsrsrs

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    Mensagem por OPAUTIC Sex 16 Jun - 22:06:48

    FERNANDO_SOARES escreveu:
    OPAUTIC escreveu:




    qual o tamanho do tbi que vc usa no seu carro???

    Ele usa a TBI de 63 mm do omega 4.1.


    seu carro anda no alcool ou gasolina??
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Sáb 17 Jun - 17:55:09

    OPAUTIC escreveu:
    FERNANDO_SOARES escreveu:

    Ele usa a TBI de 63 mm do omega 4.1.


    seu carro anda no alcool ou gasolina??

    Gasolina.
    Com exceção do conjunto de I.E., o motor é totalmente original.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 13 Ago - 18:44:53

    Então galera, por não se tratar de um opala, eu acabei não compartilhando antes com vocês, mas em meio aos problema com o Comodoro (depressão opalistica kkk), eu acabei comprando mais um brinquedo para dar uma animada hehehe.

    Já fazia um bom tempo que estava querendo comprar uma E36 e então em Dezembro do ano passado surgiu uma oportunidade. A ideia era pegar uma coupé manual, mas nem sempre conseguimos o que queremos hehe.

    Apesar de não se enquadrar no assunto aqui do Forum e nem aqui do tópico, vou fazer uma apresentação rápida rsrs, eu acho que muitos opaleiros também apreciam estas "quadradinhas".

    É um BMW E36 325 IA (Alemã), motor 6 cilindros de 192 cv e cambio automático de 5 marchas.
    Eu tinha um pouco de preconceito com câmbios automáticos, apesar de nunca ter dirigido um carro assim, mas depois que experimentei esse carro mudei completamente de ideia. Até participei de um Track Day em Março, mas só por diversão mesmo, sem intuito de marcar tempo, até para não forçar muito o carro, da mesma forma que foi com o Opala.

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 13 Ago - 18:50:12

    Tem bom gosto Fernando...eu sempre tive vontade de ter um Série 5


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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 13 Ago - 19:08:46

    Rubão6cc escreveu:Tem bom gosto Fernando...eu sempre tive vontade de ter um Série 5

    As serie 5 são muito joia.
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    Mensagem por Mirão Dom 13 Ago - 21:01:55

    Não sei por que mas a maioria dos opalopatas, além de motos, tem uma caidinha pelos BMWs. Opinião pessoal, considero o melhor carro do mundo em termos de custo benefício. Parabéns Fernando. De fato esse um mundo para Opalas, mas não custa nada apreciar um modelo de desejo vez por outra.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Seg 14 Ago - 14:03:35

    Mirão escreveu:Não sei por que mas a maioria dos opalopatas, além de motos, tem uma caidinha pelos BMWs. Opinião pessoal, considero o melhor carro do mundo em termos de custo benefício. Parabéns Fernando. De fato esse um mundo para Opalas, mas não custa nada apreciar um modelo de desejo vez por outra.

    Isso ai hehe
    Vlw.
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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Ter 15 Ago - 12:47:36

    k linda parabéns esse e um sonho da maioria por aqui.
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 15 Ago - 13:49:40

    Muito linda parabéns. Faço das palavras do Mirão as minhas, essas bm são lindas, tenho uma queda por elas tb.


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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 27 Ago - 16:42:25

    Laercio Tomaz Jr escreveu:k linda parabéns esse e um sonho da maioria por aqui.

    Paulo Corso escreveu:Muito linda parabéns. Faço das palavras do Mirão as minhas, essas bm são lindas, tenho uma queda por elas tb.

    Obrigado.

    São uns carrinhos no minimo interessantes hahaha
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 27 Ago - 16:57:58

    Fala galera, blza?

    Logo após conseguir resolver todos aqueles problemas que ocorreram com a DH do opala, eu gravei este vídeo onde eu reativei o sistema de direção hidráulica progressiva (Servotronic) dele.

    Eu gravei o vídeo porque a maioria dos opalas 91/92 que eu conheço não estão com esse sistema funcionando e alguns acabam até instalando a caixa de direção do modelo anterior e talvez esse vídeo possa dar alguma ajuda para quem esta com vontade de reativar o sistema.

    Obviamente eu não sou um profissional da área e só faço manutenção nos meus carro por hobby.

    Postei aqui no tópico porque esta relacionado com o andamento do meu carro.


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    Mensagem por Mirão Qua 30 Ago - 20:11:16

    FERNANDO_SOARES escreveu:Fala galera, blza?

    Logo após conseguir resolver todos aqueles problemas que ocorreram com a DH do opala, eu gravei este vídeo onde eu reativei o sistema de direção hidráulica progressiva (Servotronic) dele.

    Eu gravei o vídeo porque a maioria dos opalas 91/92 que eu conheço não estão com esse sistema funcionando e alguns acabam até instalando a caixa de direção do modelo anterior e talvez esse vídeo possa dar alguma ajuda para quem esta com vontade de reativar o sistema.

    Obviamente eu não sou um profissional da área e só faço manutenção nos meus carro por hobby.

    Postei aqui no tópico porque esta relacionado com o andamento do meu carro.





    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 Parabéns pela iniciativa, meu carro tem direção servotronic e também funciona normalmente mas eu não tinha a menor noção sobre o sistema. O bom de se aprender sobre o modo de trabalho do servotronic é que se algum dia der problema, não tem como ser enganado. Você apontou os possíveis problemas e ainda deu a voltagem de funcionamento do sistema. Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 OKK
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Qua 13 Set - 18:19:53

    Mirão escreveu:
    Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 Parabéns pela iniciativa, meu carro tem direção servotronic e também funciona normalmente mas eu não tinha a menor noção sobre o sistema. O bom de se aprender sobre o modo de trabalho do servotronic é que se algum dia der problema, não tem como ser enganado. Você apontou os possíveis problemas e ainda deu a voltagem de funcionamento do sistema. Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 122938 OKK

    Obrigado Mirão.
    Eu procurei informações sobre o sistema, mas acha muita pouca informação e como o meu carro estava com problema, resolvi gravar o vídeo para tentar ajudar alguém que precise.

    Para a minha surpresa o vídeo teve bastante comentários com algumas duvidas e elogios também. Se der certo eu quero estudar mais sobre o sistema e fazer outro vídeo tentando abordar mais sobre ele, tentando mostrar a pinagem do modulo, etc...
    Mas isso quando eu conseguir um tempo haha.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Sáb 14 Out - 16:32:22

    Boa tarde,

    A forração do capo do cofre do meu opala estava muito deteriorada então resolvi fazer uma réplica dela.
    Achei que o resultado ficou satisfatório.

    Seguem algumas fotos.

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05495[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05509[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05510[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05512[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05527[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05535[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05536[/img]

    [img]Opala Comodoro SL/E 1991 (FERNANDO_SOARES) - Página 16 DSC05538[/img]

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    Mensagem por Marlon Jassanan Sáb 14 Out - 16:43:50

    Ótimo serviço, parabéns pelo capricho, e que visual ficou heim? Muito Top!
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    Mensagem por opala4cc Sáb 14 Out - 18:50:06

    Muito bom! Você poderia adicionar uma descrição do que foi feito em cada etapa (foto)? Pois vi que você reforçou o forro com uma manta de fibra de vidro. Você tem uma foto do forro logo após a remoção do tecido original?
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Sáb 14 Out - 20:27:48

    Marlon Jassanan escreveu:Ótimo serviço, parabéns pelo capricho, e que visual ficou heim? Muito Top!

    Obrigado Marlon.
    Gostei bastante do resultado também.
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Sáb 14 Out - 20:33:03

    opala4cc escreveu:Muito bom! Você poderia adicionar uma descrição do que foi feito em cada etapa (foto)? Pois vi que você reforçou o forro com uma manta de fibra de vidro. Você tem uma foto do forro logo após a remoção do tecido original?

    Eu construí essa replica do "zero", não utilizei a forração original, ela esta guardada aqui.

    A segunda foto ali é a fibra sendo moldada no capo.

    O processo é relativamente simples, mas muito trabalhoso.

    Eu moldei a fibra sobre o capo, usando feltro eu trabalhei as formas e relevos para ficar o mais parecido com a original e apliquei o tecido nela.
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    Mensagem por opala4cc Sáb 14 Out - 21:12:15

    FERNANDO_SOARES escreveu:
    opala4cc escreveu:Muito bom! Você poderia adicionar uma descrição do que foi feito em cada etapa (foto)? Pois vi que você reforçou o forro com uma manta de fibra de vidro. Você tem uma foto do forro logo após a remoção do tecido original?

    Eu construí essa replica do "zero", não utilizei a forração original, ela esta guardada aqui.

    A segunda foto ali é a fibra sendo moldada no capo.

    O processo é relativamente simples, mas muito trabalhoso.

    Eu moldei a fibra sobre o capo, usando feltro eu trabalhei as formas e relevos para ficar o mais parecido com a original e apliquei o tecido nela.

    Que coincidência! Na semana passada eu passei os 7 dias dela pensando em fazer exatamente isso. Até andei orçando capôs de opala para comprar aqui na região para usar como molde. Cheguei a comprar manta de fibra, a resina e o catalisador essa semana. Só faltou mesmo comprar o capô para usar como molde, pois não encontrei ainda um que prestasse e com um preço acessível. Não posso usar o capô do meu opala porque para retirá-lo/colocá-lo precisa de pelo menos duas pessoas ou uma girafa.

    Quantas lâminas superpostas de fibra você usou e qual a espessura que ficou na parte de fibra? Ficou muito mais pesado do que o forro original?
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    Mensagem por FERNANDO_SOARES Dom 15 Out - 8:49:32

    opala4cc escreveu:
    FERNANDO_SOARES escreveu:

    Eu construí essa replica do "zero", não utilizei a forração original, ela esta guardada aqui.

    A segunda foto ali é a fibra sendo moldada no capo.

    O processo é relativamente simples, mas muito trabalhoso.

    Eu moldei a fibra sobre o capo, usando feltro eu trabalhei as formas e relevos para ficar o mais parecido com a original e apliquei o tecido nela.

    Que coincidência! Na semana passada eu passei os 7 dias dela pensando em fazer exatamente isso. Até andei orçando capôs de opala para comprar aqui na região para usar como molde. Cheguei a comprar manta de fibra, a resina e o catalisador essa semana. Só faltou mesmo comprar o capô para usar como molde, pois não encontrei ainda um que prestasse e com um preço acessível. Não posso usar o capô do meu opala porque para retirá-lo/colocá-lo precisa de pelo menos duas pessoas ou uma girafa.

    Quantas lâminas superpostas de fibra você usou e qual a espessura que ficou na parte de fibra? Ficou muito mais pesado do que o forro original?

    Coincidência mesmo haha
    O Willian Foquinha também começou a fazer a replica dele essa semana, esta fazendo da mesma forma que eu fiz.
    Parece que o Diego Paiva também esta...

    Eu usei o capo do meu carro mesmo, tira até é tranquilo, o problema é colocar e alinhar, muito chato kkkk.


    Eu fiz apenas uma camada de fibra, já da resistência mais do que suficiente para a aplicação e não engrossa muito o forro também.

    Se tiver duvida podemos ir conversando.

    Também estou pensando em fabricar algumas para vender, pois bastante gente procura, mas isso é somente um plano ainda...
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    Mensagem por opala4cc Dom 15 Out - 10:02:54

    FERNANDO_SOARES escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Que coincidência! Na semana passada eu passei os 7 dias dela pensando em fazer exatamente isso. Até andei orçando capôs de opala para comprar aqui na região para usar como molde. Cheguei a comprar manta de fibra, a resina e o catalisador essa semana. Só faltou mesmo comprar o capô para usar como molde, pois não encontrei ainda um que prestasse e com um preço acessível. Não posso usar o capô do meu opala porque para retirá-lo/colocá-lo precisa de pelo menos duas pessoas ou uma girafa.

    Quantas lâminas superpostas de fibra você usou e qual a espessura que ficou na parte de fibra? Ficou muito mais pesado do que o forro original?

    Coincidência mesmo haha
    O Willian Foquinha também começou a fazer a replica dele essa semana, esta fazendo da mesma forma que eu fiz.
    Parece que o Diego Paiva também esta...

    Eu usei o capo do meu carro mesmo, tira até é tranquilo, o problema é colocar e alinhar, muito chato kkkk.


    Eu fiz apenas uma camada de fibra, já da resistência mais do que suficiente para a aplicação e não engrossa muito o forro também.

    Se tiver duvida podemos ir conversando.

    Também estou pensando em fabricar algumas para vender, pois bastante gente procura, mas isso é somente um plano ainda...

    Pois é, a intenção era fabricar para vender. O problema é enviar: correios não envia e transportadora - além do risco de dano - só transporta com nota fiscal (que aqui no meu Estado acho que dá uns 18% sobre o valor declarado do produto).

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