Não há nada como ligar um V12 descoberto, sem as amarras acústicas das latarias. Aqui estão 12 espécimes, começando com um minúsculo V12 construído a mão, 87 centímetros cúbicos de um milagre refrigerado a ar. O alemão Ralf Drendel criou esta pequena obra prima do vídeo acima simplesmente porque era possível.
Motor de tanque Rover Meteor MK4B 27 litros
A Rover construiu este monstruoso V12 – um parente do Rolls-Royce Merlin usado em aeronaves – para equipar o Centurion, o principal tanque de batalha da Grã-Bretanha depois da Segunda Guerra. Além deste incrível projeto.
Lamborghini Miura
O V12 3.9 do Lamborghini Miura produzia entre 350 e 385 cv na segunda metade da década de 1960. Preocupados com a instalação do motor transversal de Bizarrini, os engenheiros Dallara e Stanzini (além de Bob Wallace) se inspiraram no Mini; o motor e o transeixo de cinco velocidades são fundidos em uma só peça.
V12 Detroit Diesel V71
Este V12 14.0 (852 polegadas cúbicas) produzia 456 cv e torque suficiente para aproximar continentes, ainda que fosse usado principalmente em caminhões e ônibus. Este modelo biturbo supostamente produz 532 cv e tem um som que não lembra um caminhão.
V12 da Ferrari na F1
Este barulhento V12 da Ferrari, do começo da década de 1990 (provavelmente a Ferrari 642 de Alain Prost), está sob os cuidados da equipe italiana Scuderia Ecosse. Se for a Ferrari Tipo 037, este V12 é um 3.5 que produz mais de 700 cv.
V12 Climax 52.4
Um V12 gigante com um diâmetro interno de sete polegadas (17,78 cm) e praticamente 4,4 litros em cada cilindro, e você dá a partida com uma corda
V12 Allison
O Allisson V1710 equipou a frota de combate do Corpo Aéreo do Exército dos EUA (antecessora da Força Aérea atual) no começo da Segunda Guerra Mundial, produzindo até 1.320 cv em aviões como o P-38 Lightning, Bell P-39 Aircobra e P-40 Warhawk.
Ferrari 365 GT4
Com um chassi adaptado da 365GTB/4 Daytona, a 365 GT4 desenhada pela Pininfarina compartilhava o mesmo V12 Colombo 4.4, que produzia na GT4 345 cv a 6.800 rpm. O que o vídeo não mostra é a transmissão Turbohydromatic da GM que trocava as marchas na maioria desses modelos.
V12 de tanques russos
Este motor russo V-46 com 39 litros, que equipava os tanques T-72 da era Brejnev, era o produto da temida fábrica de Uralvagonzavod – a maior fabricante de tanques no mundo durante a década de 1940. Assim, sua cadência lembra a de tropas marchando contra os inimigos capitalistas
GMC ”Balaur” 702 (11.5)
O GMC 702 twin six, como já dito por estas bandas, não era construído com dois seis cilindros, mas era um 12 completo com um bloco único e quatro cabeçotes de V6 sobre ele. Produzia apenas 253 cv, mas cerca de 80,8 kgfm de torque.
Cadillac OHV V12 1932
Em 1931, a Cadillac lançou um V12 como uma alternativa ao V16 na era da grande depressão para antigos magnatas que perderam apenas parte de sua fortuna na quebra de 1929. Era o acompanhamento perfeito para o Escalade de sua época, o 370B de sete lugares
V12 Ferrari da 250 GT Lusso
A querida Ferrari 250 GT Lusso de Steve McQueen foi vendida recentemente por US$ 2,3 milhões, e esse V12 Colombo Tipo 125 de 2,95 litros deve valer boa parte desse montante.
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