minha receita é parecida com isso, só que menos bravo.. no meu ainda faltam um carburador mais forte e algumas coisinhas que pretendo fazer com o tempo..
A gente não tem muita noção antes de andar em carros equivalentes, mas te digo que achava que uma preparação dessa que vc pretende seria forte, mas hoje vejo que é muito forte mesmo, mesmo se vc comparar com carros originais potentes.
vc tem que estar preparado pra gastar entre 20 e 30 mil reais e ter trabalho e dores de cabeça durante 6 meses a um ano, ok? Se vc for fazer com tudo que precisa, do jeito mais indicado, fica mais ou menos por aí..
Nessa situação muita gente questiona sobre colocar um v8 logo de uma vez. É uma coisa que eu acho que vc deveria pensar também.. Enfim..
Não recomendo abrir pra 4.4.. a vantagem é que vc economiza no preço dos pistões retos, mas a retífica é mais cara não vale a pena em termos de ganho porque o carro esquenta muito. Fiz isso e me arrependi, fiz um radiador com três camadas, mas estou tendo que colocar aditivos pra conseguir controlar um pouco a temperatura. Tive que comprar na SPA Turbo em SP.
Molas duplas eu compraria da Crower pq são muito mais baratas que as isky, não acho que esse custo valha a pena. O mesmo quanto aos pratinhos e travas.
Não acho indispensável colocar balanceiros roletados, mas se puder comprar blz.. A questão de custo benefício aqui também influi, pois com essa grana acho que tinha coisa mais importante a ser feita.
Cheque se esse volante do motor tem 3 guias, deixe assim.. um retrabalho no volante é muito importante, tem que fixar ele bem no vira assim como a polia dumper, com parafusos e travas. O melhor pra usar é o do 6c 92, é uma peça mais nova e é 100 a 200 gramas mais leve que o do 4c.. Dizem que no 6c 92 usaram o volante do 4c, mas não acho, pq pesei os dois e o do 6c é mais leve.. Indispensável parafusos ARP pra garantir que não saia voando um dia.
Eu coloquei válvulas de admissão da blazer, mas se puder coloque da Manley.. Tem angulos melhores e o material é melhor também. São caras, mas considerando o retrabalho que vc vai fazer e o tamanho do carburador, acho bem válido.
Quanto às bielas não tem muito o que fazer, vc vai retificar e trocar os casquilhos. você pode optar por forjadas dependendo dos pistões, mas só acho indispensável em turbos. Observe o tamanho delas, 5,7 ou 6 pq isso vai ter reflexos em várias pontos da preparação, inclusive pra saber se os pistões vão sair do bloco. Como já disseram, é importante usar parafusos ARP, muito mais resistentes.
Não sei se vc vai retificar o bloco se não for abrir pra 4.4, mas é sempre interessante. Nesse caso tem que retificar o vira, bielas, não esqueça de retificar e trocar as buchas para o novo comando.. Esse é um ponto que as vezes esquecem.
Quanto à polia dumper, compre da Powertech.. é o melhor custo benefício. Nela o ideal é fazer o retrabalho que eu falei acima, prendendo-a com um parafuso pra dar maior estabilidade. Não é uma coisa que todo mundo faz, mas te aconselho a fazer. Compre a polia de 2 canais, mesmo que não tenha ar condicionado. Comprei de um canal e me arrependi, se tivesse pego a de 2 poderia colocar ar sem ter que mexer no balanceamento do conjunto.
Aliás, não custa reforçar que esse balanceamento é fundamental. Existem empresas especializadas e vc tem que mandar fazer isso. A parte boa é que é um serviço rápido e barato.
Você necessariamente tem que pensar num Dana 44 (eu colocaria uma relação diferente, acho que 3,54 segura muito o carro, colocaria 3,07, acho a relação ideal), se possível com freios a disco. Freio a tambor nesse nível de preparação seria um risco à sua própria vida. No meu caso eu pedi pra fazer a adaptação com discos do opala, pinças e pastilhas do kadett/monza e conduítes do corsa. Ficou ok, lembrando que tem que soldar pontos de fixação novos para o cabo do freio de mão.
Como já disseram, vc precisa de varetas mais resistentes. Eu tenho Comp cams, mas com comando 278º eu tentaria comprar algum modelo de chromolibidênio. Bem mais caro, mas bem mais garantido de não envergarem. As da comp são boas, mas tem limitações claras que a própria marca informa. As de chromo estão bem acima.
Não lembro se vc falou das engrenagens, mas são indispensáveis. A do distribuidor de bronze e a do vira compensa comprar da isky, já que o custo não é tão pesado.
Você tem que comprar juntas também, vc não disse nada sobre Oring, então pegue um conjunto da Fel Pro.
Em relação às bombas: inicialmente eu não colocaria HV para óleo pq há vários relatos de causarem desgaste prematuro em algumas partes. Assim como fiz, colocaria apenas uma bomba nova de óleo e uma de água. Ao contrário do que muitos dizem, a bomba do opala nova é eficiente. Na medição que fiz ela estava enviando com sobrepressão. Mas vc vai utilizar um carburador muito grande, aí já é indicado uma bomba elétrica, apesar de que aspirado precisa mais de vazão que de pressão.
Se o seu carro já for 6c, não mexeria inicialmente na suspensão, apenas checaria os componentes. Se for 4c, aí é basicamente trocar todo o conjunto dianteiro, com travessa, molas, freios etc..
Essas coisas eu aprendi na net, muito aqui no forum, muito perguntando pra várias pessoas que me ajudaram e outras eu aprendi na hora de mexer mesmo (essa é a pior forma de aprendizado kkk).
Acho que não escrevi nada errado, mas se tiver algo, fiquem à vontade pra corrigir.
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