Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Preparação problemática X Motorista Nutela
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyHoje à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin

» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyHoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA

» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyHoje à(s) 8:26:17 por opala4cc

» Comodoro 76 6 Cilindros
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyHoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc

» Resistência deixando o opala ruim
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyOntem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777

» É possível trocar o formato do farol?
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyOntem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv

» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyOntem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc

» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptySex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS

» 1º opala, 1976.
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 EmptyQui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias

Quem está conectado?

79 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 79 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Bar_leftDúvida sobre molas Comp Cams 986-12 BarDúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Bar_leftDúvida sobre molas Comp Cams 986-12 BarDúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Bar_right 
Rubão6cc (15491)
BANDIT (13573)
Xann (10394)
Marcos Adriano (10111)
j ricardo (9376)
Jean Bida (9320)
raphaelcaronti (8744)
Eduardo SSa (8677)

+2
j ricardo
Isael
6 participantes

Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 849
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2

Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Empty Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Isael Sex 28 Mar - 8:40:59

e aí galera...
    como já disse em outros tópicos, eu mesmo estou fazendo o meu 6cil
    motor retificado, tudo pronto só aguardando chegar o danado: kit Comp Cams 280H
    lendo esse manual: http://www.compcams.com/v002/Instructions/Files/COMP4-116.pdf

ele diz para, durante o amaciamento (break-in),
    montar o cabeçote SEM as molas internas (the inner spring must be removed during break-in)
    montar com uma pré-carga (recommended lifter pre-load should be set .045" or 1 turn of the wrench past zero lash)
    usar óleo NÃO SINTÉTICO (we do not recommend the use of synthetic motor oils during the break-in process) 10w30/15w50
    e segurar a rotação entre 2000 e 2500RPM por 30min

Blz...já me veio a mente amaciando o motor no dino...
    mas...não entendi essa pré-carga de 0,045"!!!
    isso seria uma folga, ou devo apertar mais uma volta na chave????  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 695742 

Algum mestre aí se habilita???
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9376
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

Cilindros : 4 cil

Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Empty Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por j ricardo Sex 28 Mar - 10:30:26

na verdade tambem nao entendi...

lendo ao pe da letra, ficou esquisito... "uma volta a mais na chave depois de passar da folga zero"?

EU faria o normal mesmo, regularia folga zero e faria o amaciamento com cautela...

Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1963
    Modelo do carro : GM Opala SS 79
    Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4

Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 Empty Re: Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12

Mensagem por Sr.Bianchi Sex 28 Mar - 10:44:33

Nã..nã...

Monta com as molas duplas mesmo. Se não depois é muita mão de obra e gasto ter de remover o cabeçote para colocar a mola interna. Não vai fazer diferença nenhuma no fim das contas.

"1 turn of the wrench past zero lash"

Isso e refere a regulagem das válulas. Lash = folga das válvulas. No hidráulico é 0, ou seja, quando não há mais folga entre o o tucho e a vareta. Isso + "1 turn of the wrench" ou uma volta da chave, 360°, depois da folga 0. Eu prefiro dar 1/2 volta. Acho 1 volta meio demais. Dependendo do tucho periga até dar uma enforcadinha na válvula.

Lembrar de lubrficar bem com o "brake in oil" (óleo que vem na embalagem do comando), os lóbulos e a face dos tuchos.

Monta tudo e e deixa o motor funcionar 30 min nessa rotação 2000-2500. Isso é pra amaciamento.

Espero ter ajudado.

lucas zandonai
    lucas zandonai
    Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
    Modelo do carro : diplomata sle 4.1 1988
    Cilindros : 6c

Mensagem por lucas zandonai Sex 28 Mar - 19:03:45

aproveitando o topico,queria saber qual mola usar com comando isky 525-b,que seja somonte tirar as originais e colocar elas,se precisa trocar prato e trava,vi umas procomp a carga delas e correta para este comando,e o problema é q na minha cidade nao tem ninguem q confira a carga das molas...
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Seg 31 Mar - 7:08:49

Muito obrigado J Ricardo e Sr. Bianchi!!!!!
    depois de pesquisar (e estudar um pouco de inglês...) ví q é uma folga de 0,045" nas válvulas
    ou seja, uma volta ANTES da folga zero (recommended lifter pre-load should be set .045" or 1 turn of the wrench PAST zero lash)
    sei que parece desnecessário, ou um pouco exagerado mas...
    contando o fato de que na primeira vez q montei um comando bravo, simplismente instalei e sai acelerando
    acabou comendo os cames, a ponto de algumas válvulas não abrirem mais!!!!!
    então, eu prefiro ter mais trabalho regulando assim, do que mandar um Comp Cams pro lixo daqui a 2 anos!!!!

Muito obrigado pela força pessoal!!!!!
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Seg 31 Mar - 7:21:39

lucas zandonai escreveu:aproveitando o topico,queria saber qual mola usar com comando isky 525-b,que seja somonte tirar as originais e colocar elas,se precisa trocar prato e trava,vi umas procomp a carga delas e correta para este comando,e o problema é q na minha cidade nao tem ninguem q confira a carga das molas...

e aí Lucas...
    tem um tópico sobre o Isky 525-B, não me lembro quem agora
    mas montou com tudo original, só com o 525-B
    o pratinho original quebrou no meio, a válvula caiu no pistão e ele teve de refazer o motor!!!!!

cara, na boa, faça como eu, compre o kit completo!!!!!!
    as molas certas só se encaixam 100% nos pratos certos, que só encaixam nas travas certas
    não faça economia burra!!!!!!
    quase fiz isso tbm...mas com esse tópico mudei de idéia

entrei em contato com o Rafael da 101 Racing
    fiz um orçamento do kit completo Isky (230526) e do kit completo Comp Cams 280H (K61-246-4)
    andei no Landau do meu amigo com o Comp 280H e gostei muito
    acertei com o Rafael, só tô esperando esse kit Comp chegar pra rodar com o opalão!!!!!
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Seg 31 Mar - 7:39:49

o caso que disse acima tá nesse tópico do amigo Cleiton:
    http://www.opaleirosdoparana.com/t31923-comando-isky-525b-e-tuchos-crower
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro

Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

Mensagem por Sr.Bianchi Seg 31 Mar - 14:19:23

Hmmm...
    Acho que não é isso não, Isael. Veja bem:
    Past = após, depois. "past zero lash"= após a folga 0. Ele não está se referindo a folga (lash em inglês), mas sim a "pre-load". Se você deixar com folga vai ficar batendo e não vai comprimir como deve a pastilha/mola do tucho.

Para você medir esse .045'', só será possível se você utilizar um relógio comparador na ponta do balanceiro.

De uma lida aqui:

Setting Hydraulic Lifter Pre-load (Adjustable Valve Train)

When installing a hydraulic cam, lifters or rocker arms, establishing the correct lifter pre-load improves both performance and engine life. Insufficient pre-load will create excessive valve train noise and wear. Excessive pre-load will cause rough idling and low manifold vacuum, and can even lead to severe engine damage. With an adjustable valve train, proceed as follows:

Install the pushrods and rocker arms. Be sure the pushrods are seated correctly in the lifter and rocker arm. Turn the engine over in the direction of rotation until the EXHAUST pushrod just begins to move upward, opening the valve. Now adjust the INTAKE rocker of that cylinder. Carefully tighten the nut on the intake rocker while spinning the pushrod with your fingertips. You will feel a slight resistance in the pushrod when you have taken up all of the clearance. This is “zero lash.” Turn the adjusting nut to the specified pre-load – typically 1/4-3/4 of a turn, but this will vary based on the lifter number.

Turn the engine in its rotation direction until the intake pushrod comes all the way up and almost all the way back down. Now set the EXHAUST rocker to “zero lash” and add the specified pre-load. Repeat this process for all remaining cylinders.

Fonte: http://www.compcams.com/v002/Pages/405/lifter-tech-faq.aspx#HydraulicLifterPreLoad

Em mecânico de ajusta "lash", ou folga. Em hidráulico, se ajusta "pre-load", que seria a carga na pastilha do tucho, que é a 1 volta após a folga 0.

No que eu puder ajudar, to aí.
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Ter 1 Abr - 8:09:04

Opa...entendi perfeitamente Sr. Bianchi...
    é assim q vou proceder, esse método foi até vc q me disse uma vez né?
    de regular as válvulas, q me ensinaram de um jeito muito difícil...
    Valeu mesmo pela ajuda hein...tenho q descobrir como qualificar essas respostas tão úteis!!!!
    rsrsrsrs
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Dom 11 Jan - 18:35:03

pessoal...tô precisando de uma força....
    alguém sabe o que precisa fazer
    pra colocar essas molas no cabeçote 831????
    na retífica vi que as molas internas não entram
    precisa "afinar" as guia de valvulas, mas e a base???
    a altura da mola é a mesma da original???
    ou precisa rebaixar???
    lembrando que não vou usar balanceiros roletados!!!!
    tem algo mais que preciso fazer no cabeçote????
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro

Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

Mensagem por Sr.Bianchi Dom 11 Jan - 19:02:22

Isael escreveu:pessoal...tô precisando de uma força....
    alguém sabe o que precisa fazer
    pra colocar essas molas no cabeçote 831????
    na retífica vi que as molas internas não entram
    precisa "afinar" as guia de valvulas, mas e a base???
    a altura da mola é a mesma da original???
    ou precisa rebaixar???
    lembrando que não vou usar balanceiros roletados!!!!
    tem algo mais que preciso fazer no cabeçote????

Fala Isael!

O que eu fiz no meu foi o seguinte, lembrando que era de omega/silverado: foi alargado o diametro da base onde assenta a mola, pois a 986 tem diametro externo superior a original. Porém, não foi rebaixado esta base onde assenta a mola. A torre da guias comportou a mola interna, mas se no seu não entra, não creio que terá problemas em tirar um pouco de material.

Não tenho mais nem as originais nem as comp pra comparar a altura.

Acredito que essa seja a maneira correta. Mas caso ainda tenha dúvidas, você pode montar a mola, travar ela e ver quanto ela baixa nessa pré-carga inicial. Depois coloque num medidor de pressão de molas, de pressão nela até que chegue na mesma altura que fica no cabeçote quando montada e veja quanto de pressão está dando e se bate com a pressão inicial que consta na ficha dela. Isso se tiver acesso ao equipamento.

Uma sugestão que eu lhe dou, é caso ainda não tenha essa intenção, coloque prisioneiros rosqueados. Não são caros e vão lhe dar segurança, visto que essas molas tem bastante carga. Para instalar, foi retirado 12 mm da torre do prisioneiro, para que o mesmo não ficasse tão alto quando instalado.
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Seg 12 Jan - 13:22:20

Putz Sr.Bianchi....me salvou mais uma vez!!!!!  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938
    As vezes eu tenho problemas com a retífica, eles resistem contra os pedidos de performance
    a gente pede algo e eles ficam debatendo q tá errado, q isso não existe....essas coisas

então não tem jeito, tem que trocar os prisioneiros né...e tem de colocar os roletados???
    Sr.Bianchi
    Sr.Bianchi
    Opaleiro
    Opaleiro

Bmw E36 coupé 328I
    Ford F-250 4x4

Mensagem por Sr.Bianchi Seg 12 Jan - 14:15:25

Olha, se tu tiver verba pros roletados fica legal, mas não é necessário. O legal mesmo seria ter tucho e balanceiro roletado, aí sim! Mas no meu usei balanceiro original.

Cara retífica é fo**. Não é diferente de qualquer outra empresa, ou seja, sempre tem uma penca de gente que não sabe muito bem o que ta fazendo. Eles sabem o básico. Se quiser uma coisa especial, tem que desenhar, encenar um teatrinho e de assinar um termo de responsabilidade.

Aqui o cara não sabia que prisioneiro de opala era prensado. Achava que era parafusado. Aí tive que sugerir uma maneira de remover. Quando foi trabalhar para alargar a base, tava com medo de dar numa galeria d'agua, tive que insistir que não havia problema, que podia "meter bala".

Agora, louco é quem monta motor sem conferir medidas de mancais etc, ou seja, a maioria dos mecânicos são loucos. Imagina fazer um motor inteiro e ter que pagar garantia pro cliente por conta de caga** da retífica...

Edu Tsuzuki
    Edu Tsuzuki
    Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 77
    Modelo do carro : Opala coupe 1976
    Cilindros : 6 cil comando Comp 280H megasquirt

Mensagem por Edu Tsuzuki Seg 12 Jan - 20:25:10

Isael escreveu:Putz Sr.Bianchi....me salvou mais uma vez!!!!!  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938  Dúvida sobre molas Comp Cams 986-12 122938
    As vezes eu tenho problemas com a retífica, eles resistem contra os pedidos de performance
    a gente pede algo e eles ficam debatendo q tá errado, q isso não existe....essas coisas

então não tem jeito, tem que trocar os prisioneiros né...e tem de colocar os roletados???

Olha,não querendo me intrometer porque a pergunta nao foi pra mim,mas,no meu montei com balanceiros originais e os prisioneiros foi colocado pinos elasticos,estao aguentando bem,o que náo esta aguentando sao as valvulas de admissao que sao da Chevrolet Brasil que esta rompendo as pontas provavelmente por causa da carga de molas,as de escape sao Manley estao perfeitas.Acho que o ideal seria os balanceiros roletados com os devidos prisioneiros,mas pelo menos pra mim nao dá.Se a verba der acho que vale a pena...
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Ter 13 Jan - 6:39:26

Blz pessoal, muito obrigado de novo...
    agora eu consigo comprar os prisioneiros, mas os roletados 1,75 estão caros pra caramba!!!!!
    tô pensando em comprar 1,72 na 101 Racing...é o mais barato que ví até agora...550dilmas

Sr.Bianchi, os 12mm foi só pra não ficar muito alto???
    os prisioneiros são mais compridos ou os pratinhos Comp são diferentes???
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro

Mensagem por Isael Sáb 12 Dez - 22:16:04

Montei o Opalão CompCams 280H mas, está só com as molas externas...semana que vem vou meter as molas internas e trocar o óleo!!!

http://www.opaleirosdoparana.com/t41447-retifica-completa-do-6-caneco-e-kit-comp-cams-280h#683802
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3117
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS

Mensagem por frederico santos Ter 15 Dez - 13:40:08

Sr Bianchi esse valor de 0,045" é a folga que necessária para que depois seja feito o aperto de uma volta que é o recomendado pelo comando ? É isso?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 24 Nov - 23:53:31