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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Motor alcool regulagem na gasolina Empty Motor alcool regulagem na gasolina

    Mensagem por Jaime151 Ter 8 Jul - 21:39:59

    Pessoal,recentemente passei meu opala para rodar na gasosa,mexi no ponto e giclagem,pois no alcool era complicado,cidade fria e coletor somente com aquecimento parcial,dfv 446,mas meu motor esta com pistão "bolinha",se deixo ele com o ponto mais adiantado ele grila e se atraso ele perde desempenho ,apesar de muitas tentativas não achei um meio termo que agrade,e arriscado insistir em rodar na gasolina? tipo queimar junta ou danificar cabeçote?
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    Mensagem por bruno silverstar83 Ter 8 Jul - 22:16:42

    Ja tentou colocar uma vela com grau maior?


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    Mensagem por Jaime151 Qua 9 Jul - 10:16:12

    na questão das velas sou totalmente leigo,ele esta com as velas para rodar no alcool,a vela com grau maior trabalha mais fria? na hora da compra peço velas do motor a gasolina? ou posso pedir velas de maior grau possível,procurei nos topicos mas nao achei especificamente como comprar a dita cuja,vi o pessoal comentar de colocar velas do corsa vhc,agradeço se puderem me ajudar.
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    Mensagem por Eduh2800 Qua 9 Jul - 10:29:50

    Ola Jaime !

    Bom, pelo que falou seu opala é com "dome" nos pistões... o que resulta se não me engano neste modelo de motor uma taxa de 11:1, que no motor do opala é praticamente inviável andar na gasolina.
    Não sei se as velas iram ajudar, mas teria que abaixar a taxa para no minimo 10:5.1, isto conseguindo trocar cabeçote por um a gasolina ainda na altura std ou pistões retos sem dome...
    Mas ainda acho uma grande vantagem andar com Álcool, por que não trocar a carburação e coletor? coloque uma Weber 40 + coletor aquecido que o custo beneficio é enorme pro Álcool.
    Mas antes, tenta as velas mesmo, pode ser que de certo.  OKK 
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    Mensagem por adpachec Qua 9 Jul - 11:15:14

    Jaime151 escreveu:Pessoal,recentemente passei meu opala para rodar na gasosa,mexi no ponto e giclagem,pois no alcool era complicado,cidade fria e coletor somente com aquecimento parcial,dfv 446,mas meu motor esta com pistão "bolinha",se deixo ele com o ponto mais adiantado ele grila e se atraso ele perde desempenho ,apesar de muitas tentativas não achei um meio termo que agrade,e arriscado insistir em rodar na gasolina? tipo queimar junta ou danificar cabeçote?

    Jaime 151, bem vindo.

    Conversão de álcool para gasolina (como eu fiz) tem alguns probleminhas e macetes.
    Os giclês do álcool são maiores que o de gasolina, eles mandam mais combustível para o motor, e no caso da gasolina a mistura fica muito rica e o motor perde força (lógico depende da proporção, a mistura fica "gorda" muito rica).
    A taxa alta de compressão pode causar batida de pino, pode ser reduzida aumentando os graus das velas, ou engordando a mistura, mas veja bem que se "engordar demais" pode causar perda de rendimento e alto consumo, é caso de ajuste.
    Pistão "bolinha" seria o pistão com dome, feito para aumentar a taxa de compressão do motor.
    O grau de temperatura da vela serve para determinar o calor dissipado por ela, quanto maior o grau mais fria ela é, fria quer dizer que ela melhor dissipa o calor (Grau 5, 6, 7, 8, 9) maior é a dissipação do calor, para "motor normal", grau 6 ou 7 no máximo.
    Vela muito quente em motor quente pode ocasionar batida de pino por que o calor excessivo causa um aquecimento nos terminais da velas que o deixam em ponto de servir como um "isqueiro" para o combustível.
    Verifique a giclagem do carburador, tente deixar a mistura um pouco rica, use velas do álcool (grau 6), tente começar usando álcool com uma porcentagem de gasolina, eu comecei com 30% de gasolina no álcool, depois 50%, 70% e agora 100%.

    Aqui os valores do DFV 446.

    http://campeaoautopecas.blogspot.com.br/2011/05/giglagem-carburador-weber-446.html

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    Mensagem por endrigo Qua 9 Jul - 11:32:07

    termostática correta pra gasolina tb é importante.Um sistema de arrefecimento em dia tb. Talvez até ventoinha auxiliar seja necessário..
    as velas como já disseram e o ponto bem mais atrasado.
    com dome pode até passar de 11 de taxa dependendo se não 'fatiaram' demais o cabeçote.

    desligar o coletor aquecido daí já não sei se vale a pena...

    esse 'perde desempenho' é relativo... acho que so traz o torque/potencia num giro menor...vai ter que achar o ponto ideal pro seu motor.
    Bobeia tu vai ter que colocar um pouco mais de alcool junto com a gasolina...

    Não sei dizer se o distribuidor do alcool tem curva de avanço diferente do gasolina.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 9 Jul - 16:51:56

    endrigo escreveu:

    Não sei dizer se o distribuidor do alcool tem curva de avanço diferente do gasolina.

    Tambem tenho essa duvida,uns dizem que a diferença é pouca da pra rodar nos dois,o meu por exemplo já rodou no alcool e agora tá na gasolina com o mesmo distribuidor


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    Mensagem por Jaime151 Qua 9 Jul - 18:28:30

    Bem pessoal,amanha vou testar o motor com velas mais frias,apesar de que a que estão nele ja são do motor a alcool,e como ta meio dificil de colocar uma w40 $$$ tenho que rodar com DFV mesmo,se realmente não conseguir acertar na gasolina volto para o alcool com mistura de gasolina,Curitiba no inverno e dose e mais alcool puro ja viu.
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    Mensagem por adpachec Qua 9 Jul - 20:58:33

    Jaime151 escreveu:Bem pessoal,amanha vou testar o motor com velas mais frias,apesar de que a que estão nele ja são do motor a alcool,e como ta meio dificil de colocar uma w40 $$$ tenho que rodar com DFV mesmo,se realmente não conseguir acertar na gasolina volto para o alcool com mistura de gasolina,Curitiba no inverno e dose e mais alcool puro ja viu.

    Mas dependendo da taxa, não existe o que fazer.......vai bater pino..............ou ter consumo alto.

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    Mensagem por Jaime151 Qua 9 Jul - 21:16:08

    Pior que é Adpachec,vou e voltar ele para o alcool mesmo,mais adiante vou agilizar um coletor aquecido integralmente,pois o maior problema são os buracos de aceleração devido a temperatura do alcool,mas e melhor que estragar meu motor.Mas agradeço a disposição do pessoal em me ajudar.
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    Mensagem por a_galvao Qua 9 Jul - 21:35:20

    bruno silverstar83 escreveu:
    endrigo escreveu:

    Não sei dizer se o distribuidor do alcool tem curva de avanço diferente do gasolina.

    Tambem tenho essa duvida,uns dizem que a diferença é pouca da pra rodar nos dois,o meu por exemplo já rodou no alcool e agora tá na gasolina com o mesmo distribuidor


    O avanço do distribuidor  Alcool e' metade do avanço total da gasolina.
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    Mensagem por endrigo Qua 9 Jul - 21:48:26

    [quote="a_galvao"][quote="bruno silverstar83"]

    como assim?
    tem alguma documentação disso?


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    Mensagem por RICARDOADG Qua 9 Jul - 22:19:45

    Eu fiz o mesmo e o meu também grilava direto.
    Pra mim resolveu assim:

    Baixei a temperatura de trabalho do motor:
    _Varetei o radiador
    _Coloquei a termostatica do motor gasolina

    Elétrica:
    Rotor novo
    Bobina nova
    cabos novos

    Não sei exatamente o que foi mas nunca mais grilou.
    Boa sorte!!
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    Mensagem por Hammer Fall Qui 10 Jul - 13:37:30

    Uma duvida aqui, vou usar pistão a alcool com dome, e rodar a gasolina, posso usar uma junta mais grossa para retirar taxa ?
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    Mensagem por adpachec Qui 10 Jul - 14:31:44

    Hammer Fall escreveu:Uma duvida aqui, vou usar pistão a alcool com dome, e rodar a gasolina, posso usar uma junta mais grossa para retirar taxa ?

    Melhor medir a taxa 1° e lembrando que a junta se comprime ao torquear.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t6631-como-calcular-a-taxa-de-compressao-estatica

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    Mensagem por Jaime151 Qui 10 Jul - 19:22:38

    Pessoal,só finalizando minha situação em rodar na gasolina com pistão com dome,fui verificar as minhas velas que eu tinha certeza que era do álcool,tinha 3 modelos diferentes 5,6 e 7,comprei um jogo ngk,como antes estava rodando com o ponto mais atrasado,senti perda,mas agora consegui adiantar mais o ponto,ficou redondo.Mas isso depois de drenar o tanque inteiro e a caminho do posto para colocar álcool que vi que tinha dado certo,fico na gasosa.
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    Motor alcool regulagem na gasolina Empty Regulagem 446 gasolina podium

    Mensagem por Ayres@opala Ter 29 Jul - 15:43:51

    Salve Edu,
    Tenho motor 151 azul rebaixado(alcool) 2mm, pistao reto, comando original gasolina, escapamento dimensionado 4x1, consegui rodar na gasolina podium(taxa?mais alta que o normal 151) com velas alcool. Preciso saber como deveria ficar o 446.

    original gasolina: gargulante principal 26
                               "         aceleracao 12
                               "         suplementar 28
                          respiro principal  14
                          tubo misturador 52

    original alcool: (respectivamente) 33,16,24,22,70

    Partindo do principio que o 446 era alcool, continuo com os imbutidos(respiro principal e tubo misturador), qual deveria ser a bitola
    dos outros tres(garg. principal, aceleracao e suplementar)?
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    Motor alcool regulagem na gasolina Empty Re: Motor alcool regulagem na gasolina

    Mensagem por FrantzAJ Ter 16 Set - 22:08:22

    Meu motor é amarelo 6cc, com pistão dome. Vou rodar a gasolina, qual taxa uso?
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    Motor alcool regulagem na gasolina Empty Re: Motor alcool regulagem na gasolina

    Mensagem por adpachec Ter 16 Set - 22:24:19

    FrantzAJ escreveu:Meu motor é amarelo 6cc, com pistão dome. Vou rodar a gasolina, qual taxa uso?

    Taxa não se usa se mede, então se descobre (ao saber a taxa) a mistura ar/combustível (e o tipo) de combustível (gasolina ou álcool).


    http://www.opaleirosdoparana.com/t6631-como-calcular-a-taxa-de-compressao-estatica

    "A taxa de compressão é a relação entre o volume de mistura aspirada pelo pistão que está dentro do cilindro somado ao pequeno volume da câmara de combustão que será posteriormente comprimido no pequeno espaço da câmara de combustão no segundo tempo do motor. Na verdade, o índice resultante expressado na forma numérica, como exemplo, 10:1 ou 12:1 onde se lê dez para um ou doze para um deve ser entendido como um volume total que foi dividido em partes do valor igual o volume da câmara de combustão e essas divisões podem ser comprimidas em apenas uma parte que é o próprio espaço da câmara de combustão."

    http://www.infomotor.com.br/site/2009/03/taxa-de-compressao-do-motor/

    OKK
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    Mensagem por FrantzAJ Ter 16 Set - 22:37:10

    Sim mas com essa configuração, a princípio, posso usar gasolina? Vou usar o isky 525c, o qual ira destaxar o motor
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    Mensagem por Jaime151 Qua 17 Set - 9:33:27

    Ola FrantzAJ,no meu 6 original a alcool com dome tbm,falando na pratica,andava muito bem no alcool com dfv,exceto por embrulhar em baixa e o incomodo de ter que aquecer bem,ainda mais no frio de Curitiba,no alcool puxava pacas,creio que a taxa nao seja tao baixa,mas resumindo,tirando algumas duvidas aqui no forum passei na gasolina,troquei as velas,troquei so os gicles,nao alterei mais nada no carburador,alterei o ponto,outro mundo,nao falha,nao perdi potencia,lenta excelente,e dfv vive desregulando,mas ate nisso a gasolina me ajudou,ja estou rodando as meses e esses dias o carro ficou 2 duas semanas sem funcionar,mas quando funcionei estava do mesmo jeito que deixei.Muito bom mesmo,nao volto para o alcool,so se for de w40 e coletor aquecido integral.
    FrantzAJ
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    Mensagem por FrantzAJ Qua 17 Set - 11:24:29

    Boa tarde Jaime!
    Muito obrigado pela ajuda.
    Mais algumas dúvidas, quanto de taxa ele ficou? Qual a junta que voce usou? Ele não ficou batendo pino? Em relação a vela qual você usa?
    Abração
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    Mensagem por RICARDOADG Qua 17 Set - 11:36:46

    O meu é alcool original e estou rodando no alcool também.

    No meu caso troquei o carburador solex h34 por um h40 já com a giclagem certa.
    Mantive as velas grau 7 e acertei o ponto.
    Ficou ótimo, mas as vezes grilava.


    Sobre grilar eu resolvi o problema trocando a termostática e varetando o radiador.
    Nunca mais grilou, e com a taxa do motor alcool queimando gasolina ficou ótimo e econômico.


    Abs!
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    Mensagem por FrantzAJ Qua 17 Set - 11:54:59

    Obrigado pela ajuda!
    Meu opala está em fase de restauração.
    Já revisei suspensão, caixa e diferencial (tudo novo e pintado).
    Chegou a hora do motor, e pela minha preparação quero deixar o pistão com dome, seja para evitar gastos, seja para deixar com a taxa em 10:1, pois vou usar o comando Isky 525c.
    O que seria varetar o radiador Ricardo?
    Abraço
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    Mensagem por RICARDOADG Qua 17 Set - 12:04:35

    FrantzAJ escreveu:Obrigado pela ajuda!
    Meu opala está em fase de restauração.
    Já revisei suspensão, caixa e diferencial (tudo novo e pintado).
    Chegou a hora do motor, e pela minha preparação quero deixar o pistão com dome, seja para evitar gastos, seja para deixar com a taxa em 10:1, pois vou usar o comando Isky 525c.
    O que seria varetar o radiador Ricardo?
    Abraço



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    Mensagem por FrantzAJ Qua 17 Set - 12:07:07

    Qual junta devo usar?
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    Mensagem por Eduh2800 Qua 17 Set - 12:21:35

    Sempre de preferencia para juntas Sabó.
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    Mensagem por Jaime151 Qua 17 Set - 12:26:52

    FrantzAJ o meu foi montado com junta de aço,mas o resto e todo original a alcool,creio pelo dome dos pistoes e com certeza as retificas que ja sofreu esse cabeçote não esta com taxa tao baixa assim,nao sei te dizer o quanto esta,mas a regulagem em si foi meio embaçada,grilava muito,tava meio zuado,pra vc ter uma ideia tinha 3 modelos diferentes de vela,coloquei ngk grau 6 e alterei o ponto de ignição,no caso atrasei.Ficou bom,desativei o avanço tbm.
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    Mensagem por FrantzAJ Qua 17 Set - 18:46:53

    Pois é vou ver com o preparador que vai regular o opala, mas se deus quiser vai dar tudo certo, pois o investimento está sendo alto.
    Mas desvirtuando um pouco do assunto... Balanceiro roletado na medida 1.70 casa com o comando 525c?
    Abraço
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    Mensagem por Ayres@opala Qui 18 Set - 9:00:11

    Acima de 10.5, gasolina pódium BR é mais potente, mais econômico e não bebe que nem álcool. Abaixo de 10.5 não usar pódium, pois não tem efeito.
    endrigo
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    Mensagem por endrigo Qui 18 Set - 17:21:03

    no meu 4alcool to rodando na 'alcolina'... alcool + 30% gasolina comum...  h40 giclagem by mim mesmo com coletor aquecido e com aquele saida coletor de ar quente escape ligada no filtro ar...  mas sempre a procura da batida perfeita . Não é um acerto fácil.  No momento eu to andando com a mistura meio gorda, como sei ? pelo cheiro e pela temperatura baixa!

    é uma coisa complicada pois qualquer mudança na proporção altera visivelmente o acerto/consumo.



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