Há cerca de um ano, depois que troquei o motor do meu carro, andei tendo muitos problemas com sujeira no tanque e entupimento de mangueiras. Cheguei até a trocar uma mangueira por causa disso, mas o assunto não é esse.
Após troca de mangueiras, filtros e etc, chegou a vez da boia, que troquei ontem. Li em outro tópico sobre como colocar um pré filtro no tanque para evitar problemas como esses. O autor usou um pre filtro do Vectra, que ficou bom mas precisou de uma certa adaptação, ele também comentou que o da Blazer servia, mas não deu muitos detalhes. Então, depois dessas dificuldades com adaptações pouco claras e confusas pra mim, resolvi fazer a minha própria.
Ai encontrei um pre filtro que coube perfeitamente, só precisando de uma mangueira para ser colocado.
Então vamos lá... Segue o material:
1 pré filtro do Monza/Kadett 92 em diante ou Omega 93 em diante (código de referência 1312)
Um pedaço bem pequeno de uma mangueira que entre no cano da bóia e no buraco do filtro (não estou com ela, senao passaria as medidas exatas, mas lá na auto peças vão encontrar uma).
E, se possível, uma junta da bóia, particulamente não precisava, mas acabei comprando.
O que fazer:
Simplesmente corte um pedaço pequeno dessa mangueira (uns 3cm mais ou menos) e insira na ponta da bóia e na entrada do pré filtro.
importante: Na hora de colocar no tanque é preciso ter um pouco de cuidado pois a bóia e o pré filtro não vão entrar "bem certinho", então vá colocando com jeitinho..
Feito isso, monte tudo e pronto!
Espero que seja util pra alguém!
Abraços!
EDIT - 1 :
Realmente, como alguns disseram a mangueira "solta" no pescador acaba ficando frouxa com a ação do combustível nela (ela tende a encolher um pouquinho). Sendo assim fiz algumas modificações:
1º Aumentei o tamanho da mangueira e coloquei boa parte dela pra dentro do pré filtro, pois ele tem um formato meio cônico e acaba travando bem a mangueira dentro de sí:
2º Coloquei uma abraçadeira na mangueira, assim ela fica bem fixa ao pescador (e eu tinha notado que ela ficou meio frouxa quando tirei, nada assustador mas ficou)
Lembrando: tome cuidado para que a bóia não bata no pescador ao descer completamente, isso pode dar uma falsa marcação de combustível depois...
EDIT - 2:
Em virtude da grande ajuda do Tonho que compartilhou outro método (que foi o que me estimulou a fazer esse tópico porque todas as informações que encontrei eram vagas demais pra eu entender), estou colocando aqui também o que ele disponibilizou, assim fica fácil para quem não encontrar uma das peças, fazer com a outra.
Tonho_RS escreveu:Fastback, o modelo do pré filtro que utilizei é o da blazer 2.2 MPFI até o ano de 99 (mas também é usado em outros carros, como no CORSA 1.0-1.6 97/99 MPFI, S10 2.2 .../99 MPFI, VECTRA 2.0-2.2 97/...).
Infelizmente as únicas fotos que tirei foram estas que postei anteriormente, mas vou fazer um tutorialzinho usando meu exímio talento no paint. kkkkkkkkkk. e também vou roubar umas fotos do tópico do Ivo Filho (http://www.opaleirosdoparana.com/t20181p320-resolvidoprojeto-opala-79-injetado-by-ivo-filho-ja-tem-foto-do-carro-pronto-na-pagina-13), pois foi com ele que aprendi esse artifício. Acho que vai dar pra entender.
O pré filtro vem assim:
Primeiramente, deve-se retirar este anel de metal, ele é apenas encaixado:
Depois é preciso remover esta parte quadrada com o auxílio de um estilete, é bem fácil, só precisa ter um pouco de cuidado:
Então faremos duas cavas de +- 2mm também com o auxílio do estilete, pois quando colocar a abraçadeira ela comprime o tubo verde e segura o filtro no lugar:
E fica assim: (foto Ivo Filho)
Agora é a vez de trabalhar a bóia, na maioria delas, o cano do pescador vem com a ponta reta, então é preciso fazer um corte em diagonal na ponta do cano (como mostra a foto) para que nunca de problema de falta de combustível: (foto Ivo Filho)
E por último, colocar uma abraçadeira no pré filtro e depois encaixar no pescador da bóia. IMPORTANTE: não precisa apertar a abraçadeira como se não houvesse amanhã, aperte apenas o suficiente para que o filtro fique bem firme, senão corre o risco de amassar e estragar o pescador de plástico. E outra coisa, o encaixe do filtro não fica bem no centro, ele é deslocado, então a parte mais alta do filtro deve ficar para cima, senão ela pega no fundo do tanque e vai dar problema.
Pronto, o pré filtro instalado fica assim:
Acho que é isso, não sei se tenho autorização para usar as fotos do Ivo Filho, caso for necessário retiro as fotos.
E quero deixar claro que aprendi este artifício do pré filtro com ele, então fico muito agradecido por isso.
Boa sorte amigo.
Última edição por fastback em Sex 10 Out - 13:01:24, editado 1 vez(es)
Hoje à(s) 8:46:54 por Opalamor
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Ontem à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Ontem à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Ontem à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Sáb 23 Nov - 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Sáb 23 Nov - 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias