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29 participantes
Como deixar opala mais economico?
Augusto Cordeiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 5
Localização : erechim
Data de inscrição : 13/03/2015
- Mensagem nº1
Como deixar opala mais economico?
Boa noite,neste topico gostaria de saber de algumas maneiras capazer de deixar o bom e velho 4 cilindros mais economico é um opala 81 cupe a gasolina,me falaram sobre injetar, mas mais alguma coisa ?
adriano fossatti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 228
Idade : 51
Localização : erechim
Modelo do carro : comodoro 83
comodoro sl/e 90
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 10/12/2014
- Mensagem nº2
Re: Como deixar opala mais economico?
O meu e bem economico, nao troco por carro mil
adriano fossatti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 228
Idade : 51
Localização : erechim
Modelo do carro : comodoro 83
comodoro sl/e 90
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 10/12/2014
- Mensagem nº3
Re: Como deixar opala mais economico?
Que carburador vc usa, dependendo do carburador ele gasta e nao anda, qualquer coisa passa aqui em casa e damos uma olhada
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº4
Re: Como deixar opala mais economico?
Um carburador solex 2E fica muito econômico,chegando a fazer mais de 8km/l de gasolina na cidade.
Injeção é ilusão pra economia,um carburador bem regulado fica muito econômico.
Injeção é ilusão pra economia,um carburador bem regulado fica muito econômico.
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Anderson Carvalho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1075
Idade : 47
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013
- Mensagem nº5
Re: Como deixar opala mais economico?
Se vc manter o comando de válvulas original e um carburador bem regulado ficará bom.
alex medina- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1457
Idade : 33
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014
- Mensagem nº6
Re: Como deixar opala mais economico?
velas ngk bpr5,,cabos de vela ngk,,tampa,rotor novos e de marca boa,,filtro de ar e combustivel novo,termoestatica em dia(afinal carro quanto mais frio mais bebe)valvulas bem reguladas,e uma bobina do mi(ou do corsa um bico),,tbm ja vai ajuda
Gabriel NS Avelar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1386
Idade : 26
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : Comodoro 79
Comodoro 88
Caravan 79
Caravan 85
Cilindros : 4,6,4,6
Data de inscrição : 13/02/2014
- Mensagem nº7
Re: Como deixar opala mais economico?
A DFV 228 é bem econômica
A Caravan do meu pai faz 9km/l na estrada...
A Caravan do meu pai faz 9km/l na estrada...
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado
Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº8
Re: Como deixar opala mais economico?
A injeção não é ilusão para economia, o problema que ninguém injeta visando economia.
Segredos, vejam os kits para injeção de opala 4 cil o tamanho da borboleta, pense no CFM que entrega com facilidade...( EM RELAÇÃO A CARBURAÇÃO ORIGINAL)
E outra, todos usam abertura de TBI via cabo... e não a motor eletrônico... tudo isso visando potencia e não economia.
Quer receita para economia, eu passo, motor não irá aquecer por falta de combustível, mas a potencia não será visada e sim economia.
Quanto mais potencia mais consumo, isso é uma lei da física, a energia tem que vir de algum lugar.
Olha o tamanho dessa TBI é visando economia??? Igual borboleta de 3E né ...
Abraços, qualquer duvida, entrem em contato.
Segredos, vejam os kits para injeção de opala 4 cil o tamanho da borboleta, pense no CFM que entrega com facilidade...( EM RELAÇÃO A CARBURAÇÃO ORIGINAL)
E outra, todos usam abertura de TBI via cabo... e não a motor eletrônico... tudo isso visando potencia e não economia.
Quer receita para economia, eu passo, motor não irá aquecer por falta de combustível, mas a potencia não será visada e sim economia.
Quanto mais potencia mais consumo, isso é uma lei da física, a energia tem que vir de algum lugar.
Olha o tamanho dessa TBI é visando economia??? Igual borboleta de 3E né ...
Abraços, qualquer duvida, entrem em contato.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº9
Re: Como deixar opala mais economico?
Augusto Cordeiro escreveu:Boa noite,neste topico gostaria de saber de algumas maneiras capazer de deixar o bom e velho 4 cilindros mais economico é um opala 81 cupe a gasolina,me falaram sobre injetar, mas mais alguma coisa ?
Olá Augusto !
Seja bem vindo !
a sua situação está complicada porque teu motor é gasolina ! Pistão cavado.....vc. não tem taxa o suficiente pra queimar gasolina.....quando esse seu motor foi construído nos postos existia gasolina pura.....hoje temos gasolina com 27% de álcool e sei lá oque +....
então a 1° coisa a ser feita seria rebaixar o seu cabeçote , para aumentar a taxa ......fazer uma boa limpeza no interior do motor...removendo carvão....vendo o real estado dele.....talvez seu motor já esteja muito folgado.....isso tira a força dele....
uma carburador de corpo simples é bem econômico.....velas corretas.....uma bobina melhor tipo ade Gol Mi....ignição eletrônica.....tudo ajuda a melhorar
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº10
Re: Como deixar opala mais economico?
adriano fossatti escreveu:O meu e bem economico, nao troco por carro mil
Menos jovem...menos .....não exagere tanto.....
Gabriel NS Avelar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1386
Idade : 26
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Modelo do carro : Comodoro 79
Comodoro 88
Caravan 79
Caravan 85
Cilindros : 4,6,4,6
Data de inscrição : 13/02/2014
- Mensagem nº11
Re: Como deixar opala mais economico?
Ah, não esqueça da regulagem correta das válvulas e do acerto no carburador!
Tudo isso ajuda na economia de combustível!
Tudo isso ajuda na economia de combustível!
adriano fossatti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 228
Idade : 51
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Modelo do carro : comodoro 83
comodoro sl/e 90
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Data de inscrição : 10/12/2014
- Mensagem nº12
Re: Como deixar opala mais economico?
BANDIT escreveu:adriano fossatti escreveu:O meu e bem economico, nao troco por carro mil
Menos jovem...menos .....não exagere tanto.....
Verdade Bandit, com carro mil em viagens maximo que fiz foi 9, palio fire 2004
e com o pala fiz 13 na mesma estrada
Gabriel NS Avelar- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1386
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Modelo do carro : Comodoro 79
Comodoro 88
Caravan 79
Caravan 85
Cilindros : 4,6,4,6
Data de inscrição : 13/02/2014
- Mensagem nº13
Re: Como deixar opala mais economico?
adriano fossatti escreveu:BANDIT escreveu:
Menos jovem...menos .....não exagere tanto.....
Verdade Bandit, com carro mil em viagens maximo que fiz foi 9, palio fire 2004
e com o pala fiz 13 na mesma estrada
13?
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº14
Re: Como deixar opala mais economico?
adriano fossatti escreveu:BANDIT escreveu:
Menos jovem...menos .....não exagere tanto.....
Verdade Bandit, com carro mil em viagens maximo que fiz foi 9, palio fire 2004
e com o pala fiz 13 na mesma estrada
Adriano com todo respeito......mas entra o modelo do carro.....
veja aqueles 1° corsa Wind (kinder ovo) aqueles carrinhos fazem + 11 na cidade
agora os corsa quadrado....2013 rodando no ÁLCOOL.....aquilo faz 55.0 km por litro no álcool . na cidade .............isso num carro 1.0.......o tal do motor flex ...
tem outros exemplos.....depende de qual geração de motor comparar....
De certo modo vc. realmente tem razão Adriano !!!
adriano fossatti- Opaleiro
- Número de Mensagens : 228
Idade : 51
Localização : erechim
Modelo do carro : comodoro 83
comodoro sl/e 90
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 10/12/2014
- Mensagem nº15
Re: Como deixar opala mais economico?
O palio era 2004 fire a gasolina, o meu opala tem o motor totalmente stander e é 83, era alcool, agora ando a gasolina, so troquei o carburador, tirei aquela m... do h34 e coloquei o m.... 228, melhorou muito, anda mais e mais economico, troco semestralmente velas, cabos, tampa distribuição, rotor, verifico valvula termostatica, freios, podem estar trancanco e aumenta o consumo, enfim sempre revisado, a e ando numa velocidade de 100 a 110 so em quinta marcha
alex medina- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1457
Idade : 33
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014
- Mensagem nº16
Re: Como deixar opala mais economico?
tenho um maigo que tinho um cope 79,,4c 4m e fazia 10km/L,e ele nem era muito caprichoso com isso nao,,só deu um trato quando pego e pronto boto pra rodar,eu nao duvido do adriano nao..pra mim a ideia do 2e é bem valida,,a da injeçao tbm,mais o problema da injeçao é o tempo de retorno do investimento..media de uns 2500,00,,pensa quanto tempo vai demorar pra vc tirar esses 2500 de economia
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº17
Re: Como deixar opala mais economico?
alex medina escreveu:tenho um maigo que tinho um cope 79,,4c 4m e fazia 10km/L,e ele nem era muito caprichoso com isso nao,,só deu um trato quando pego e pronto boto pra rodar,eu nao duvido do adriano nao..pra mim a ideia do 2e é bem valida,,a da injeçao tbm,mais o problema da injeçao é o tempo de retorno do investimento..media de uns 2500,00,,pensa quanto tempo vai demorar pra vc tirar esses 2500 de economia
Pode botar fé no seu amigo Alex. O meu é o msmo esquema, 4cc, 4m, mesmo ano até. Só que o meu tá na 228.
Eu fiz 9.7 km/l andando 70% perimetro urbano...e dá pra fazer mais...
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº18
Re: Como deixar opala mais economico?
Um 4cil bem regulado faz 13 km/l mesmo,é questão de regulagem
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
teteubp- Opaleiro
- Número de Mensagens : 884
Idade : 29
Localização : Barra do Pirai-RJ
Modelo do carro : 91-Comodoro a alcool
79- gasolina
Cilindros : 6cc =]
Data de inscrição : 27/01/2012
- Mensagem nº19
Re: Como deixar opala mais economico?
opa!!!
bom a receita acho que é simples.. se tendo um bom motor saudável e com boa taxa pros padrões de hoje em dia o resto é regulagem..
meu caso.. eu tenho um comodoro 4cc 91 motor a alcool com cabeçote e comando do a gasolina (cabeçote rachou e não achei outro) ignição eletronica, bobina do mi!
quando comecei a rodar no carro coloquei velas e cabos novos! adaptei um carburador 2e no coletor do h34 desliguei o aquecimento a agua e comecei a rodar na gasolina.. caixa de 5m e diferencial curto!
nunca medi o consumo por que eu rodava na garrafa la na frente.. mas 10 cm litro sabendo andar eu tenho certeza que fazia!
bom a receita acho que é simples.. se tendo um bom motor saudável e com boa taxa pros padrões de hoje em dia o resto é regulagem..
meu caso.. eu tenho um comodoro 4cc 91 motor a alcool com cabeçote e comando do a gasolina (cabeçote rachou e não achei outro) ignição eletronica, bobina do mi!
quando comecei a rodar no carro coloquei velas e cabos novos! adaptei um carburador 2e no coletor do h34 desliguei o aquecimento a agua e comecei a rodar na gasolina.. caixa de 5m e diferencial curto!
nunca medi o consumo por que eu rodava na garrafa la na frente.. mas 10 cm litro sabendo andar eu tenho certeza que fazia!
SevenFifty- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1240
Idade : 38
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010
- Mensagem nº20
Re: Como deixar opala mais economico?
O Opala de vocês está bem econômico... Talvez o problema do meu seja o DFV 228. Nunca fiz mais que 8 km/l de média (gasolina).
PedroV9- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
Idade : 29
Localização : Araraquara - SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1981 Coupé + Fusca 1961 1200 + Escort MK5 XR3 AP 2.0 + Kawasaki Ninja 650
Cilindros : 4 + 4 + 4 + 2
Data de inscrição : 30/12/2013
- Mensagem nº21
Re: Como deixar opala mais economico?
Qual seria a média de um 4c com 446 a álcool? O meu fazia algo em torno 4.5km/l...
matheuskbeca- Opaleiro
- Número de Mensagens : 571
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais
Modelo do carro : Opala Comodoro 89/89 SL/E 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros - 4.1
Data de inscrição : 20/10/2014
- Mensagem nº22
Re: Como deixar opala mais economico?
Quando eu andava na caravan 4 com DFV228, ela fazia 10 na média.É era dez mesmo, pois não funcionava o marcador de gasolina, então eu ia nos km mesmo.
Lógico que tem o jeito de dirigir, dentro da cidade sempre de terceira ( como é bom ter torque) e boa,só relando, agora se pisar, ai esquece qualquer média.
Mais sempre eram velas e cabos zerados,filtro de ar limpo, e oleo sempre em dia. O básico, mas q muitos na fazem.
Mais que isso só 1.0,,,
Lógico que tem o jeito de dirigir, dentro da cidade sempre de terceira ( como é bom ter torque) e boa,só relando, agora se pisar, ai esquece qualquer média.
Mais sempre eram velas e cabos zerados,filtro de ar limpo, e oleo sempre em dia. O básico, mas q muitos na fazem.
Mais que isso só 1.0,,,
hunzeker- Opaleiro
- Número de Mensagens : 624
Localização : sp
Modelo do carro : caravan 75
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 18/02/2010
- Mensagem nº23
Re: Como deixar opala mais economico?
estou aqui com problemas de aquecimento e tenho que por um radiador novo, qualquer voltinha a temperatura sobe rápidão, mas enquanto não troco estou andando com pouca aceleração, até 1.500 rpm em todas a marchas... sera que isso traz alguma economia?
meu motor é 6cc alcool, comentem por favor.
meu motor é 6cc alcool, comentem por favor.
Jack Skill- Opaleiro
- Número de Mensagens : 762
Localização : SP
Modelo do carro : Chevrolet Opala Coupe 1979/1980
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 02/10/2014
- Mensagem nº24
Re: Como deixar opala mais economico?
SevenFifty escreveu:O Opala de vocês está bem econômico... Talvez o problema do meu seja o DFV 228. Nunca fiz mais que 8 km/l de média (gasolina).
Acho que não SevenFifty, o meu tá com 228 só que já é Webber...eu acredito que não muda mta coisa, ou nada.
Nunca abri um DFV msmo.
Se rodar bem tranquilo acho que faz 10, talvez mais!
ANTONIO IAKSCH- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Idade : 57
Localização : PORTO ALEGRE
Modelo do carro : 77 CUPE 4CC, 89/90 COMODORO 6CC, 71 deluxo, 4 portas, motor 153.
Cilindros : 8CC NO TOTAL
Data de inscrição : 26/02/2012
- Mensagem nº25
Re: Como deixar opala mais economico?
Jack Skill escreveu:SevenFifty escreveu:O Opala de vocês está bem econômico... Talvez o problema do meu seja o DFV 228. Nunca fiz mais que 8 km/l de média (gasolina).
Acho que não SevenFifty, o meu tá com 228 só que já é Webber...eu acredito que não muda mta coisa, ou nada.
Nunca abri um DFV msmo.
Se rodar bem tranquilo acho que faz 10, talvez mais!
Trocar a pa de ferro por uma de plástico, coletor 4x1, ignição MI do gol, e todo conjunto elétrico sempre novo, bem cuidado. revisões periódicas. O meu logo vai estar rodando e as mudanças serão estas. Espero melhorar se desempenho com economia andando a passeio. Opala 77 cupê 4cc.
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº26
Re: Como deixar opala mais economico?
BANDIT escreveu:adriano fossatti escreveu:
Verdade Bandit, com carro mil em viagens maximo que fiz foi 9, palio fire 2004
e com o pala fiz 13 na mesma estrada
Adriano com todo respeito......mas entra o modelo do carro.....
veja aqueles 1° corsa Wind (kinder ovo) aqueles carrinhos fazem + 11 na cidade
agora os corsa quadrado....2013 rodando no ÁLCOOL.....aquilo faz 55.0 km por litro no álcool . na cidade .............isso num carro 1.0.......o tal do motor flex ...
tem outros exemplos.....depende de qual geração de motor comparar....
De certo modo vc. realmente tem razão Adriano !!!
E eu achando que minha Strada fazendo 10, 11km/lt na cidade estava bom, fiquei abisssssssmado com esse Corsa. Se faz 55km/lt no álcool, na gasolina deve ficar em torno de 70km/lt, preciso comprar um desse urgente, se alguém souber de algum, por avise-me.
Sr.Bianchi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1963
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4
Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº27
Re: Como deixar opala mais economico?
Negócio é come uma rapadura antes de dirigir e por naftalina no tanque. Pense numa economia!
Um amigo de amigo diz que fez 17 km/l no 4 cil
55 no alcool hahaha Anda só em descida com o motor desligado. E diz que quanto liga parece um veio tarado dirigindo pulando marcha de 1° pra 4°. Conhecido como o "beterdorzinho de saia".
Um amigo de amigo diz que fez 17 km/l no 4 cil
55 no alcool hahaha Anda só em descida com o motor desligado. E diz que quanto liga parece um veio tarado dirigindo pulando marcha de 1° pra 4°. Conhecido como o "beterdorzinho de saia".
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº28
Re: Como deixar opala mais economico?
Pedro Opala90 escreveu:BANDIT escreveu:
Adriano com todo respeito......mas entra o modelo do carro.....
veja aqueles 1° corsa Wind (kinder ovo) aqueles carrinhos fazem + 11 na cidade
agora os corsa quadrado....2013 rodando no ÁLCOOL.....aquilo faz 55.0 km por litro no álcool . na cidade .............isso num carro 1.0.......o tal do motor flex ...
tem outros exemplos.....depende de qual geração de motor comparar....
De certo modo vc. realmente tem razão Adriano !!!
E eu achando que minha Strada fazendo 10, 11km/lt na cidade estava bom, fiquei abisssssssmado com esse Corsa. Se faz 55km/lt no álcool, na gasolina deve ficar em torno de 70km/lt, preciso comprar um desse urgente, se alguém souber de algum, por avise-me.
Erro de digitação corsa 5.0km no álcool .......1.0
..........................
to meio sem tempo pra postar aqui ......mas dava pra entender......
opaleiro ss- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1214
Localização : Avaré
Modelo do carro : Opala ss4 76
Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75
Cilindros : 24
Data de inscrição : 27/03/2011
- Mensagem nº29
Re: Como deixar opala mais economico?
Caramba, esses carros estão econômicos demais, acho.
O meu que está gasolina, carburador solex 40 eis gasta beeeeeem para um 4 cil gasolina. 7 no talo na cidade.....a 30 km/h
O meu que está gasolina, carburador solex 40 eis gasta beeeeeem para um 4 cil gasolina. 7 no talo na cidade.....a 30 km/h
Murilo R- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1539
Idade : 41
Localização : Curitiba - PR / Itararé - SP
Modelo do carro : 1977 - Opala Luxo
Cilindros : 4 CC
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº30
Re: Como deixar opala mais economico?
carburador 2e a gasolina de que carro vc adptou no seu opala ou existe 2e gasolina para opala 4ccteteubp escreveu:opa!!!
bom a receita acho que é simples.. se tendo um bom motor saudável e com boa taxa pros padrões de hoje em dia o resto é regulagem..
meu caso.. eu tenho um comodoro 4cc 91 motor a alcool com cabeçote e comando do a gasolina (cabeçote rachou e não achei outro) ignição eletronica, bobina do mi!
quando comecei a rodar no carro coloquei velas e cabos novos! adaptei um carburador 2e no coletor do h34 desliguei o aquecimento a agua e comecei a rodar na gasolina.. caixa de 5m e diferencial curto!
nunca medi o consumo por que eu rodava na garrafa la na frente.. mas 10 cm litro sabendo andar eu tenho certeza que fazia!
opaleiro ss- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1214
Localização : Avaré
Modelo do carro : Opala ss4 76
Diplomata SE 88
Opala especial 76
Caravan Comodoro SL/E 88
Caravan 75
Cilindros : 24
Data de inscrição : 27/03/2011
- Mensagem nº31
Re: Como deixar opala mais economico?
2e só se for de ap 1.8
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº32
Re: Como deixar opala mais economico?
O meu opala a álcool (convertido a gasolina), câmbio 5 marchas, carburador Solex H 34, retorno de gasolina, velas Grau 6 (Grau 5 no 4° cilindro) faz 6/7 Km/l na cidade e 10/11 Km/l na estrada, a Siena do meu sogro (1.0) faz 6 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.
Hoje no estacionamento um cara me disse que a Ecosport faz 5 Km/l na cidade.
Eu posso fazer economizar mais, mas aí o carro fica amarrado, nesta configuração ele vai até 120 Km/h tranquilo, no "normal" de um 4 cc, e não leva aquela eternidade acelerando até chegar nos 100 Km/h.
Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
Hoje no estacionamento um cara me disse que a Ecosport faz 5 Km/l na cidade.
Eu posso fazer economizar mais, mas aí o carro fica amarrado, nesta configuração ele vai até 120 Km/h tranquilo, no "normal" de um 4 cc, e não leva aquela eternidade acelerando até chegar nos 100 Km/h.
Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
Murilo R- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: Como deixar opala mais economico?
como vc tampou o respiro do coletor aquele que vai até a tampa de valvulaadpachec escreveu:O meu opala a álcool (convertido a gasolina), câmbio 5 marchas, carburador Solex H 34, retorno de gasolina, velas Grau 6 (Grau 5 no 4° cilindro) faz 6/7 Km/l na cidade e 10/11 Km/l na estrada, a Siena do meu sogro (1.0) faz 6 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.
Hoje no estacionamento um cara me disse que a Ecosport faz 5 Km/l na cidade.
Eu posso fazer economizar mais, mas aí o carro fica amarrado, nesta configuração ele vai até 120 Km/h tranquilo, no "normal" de um 4 cc, e não leva aquela eternidade acelerando até chegar nos 100 Km/h.
Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec escreveu:O meu opala a álcool (convertido a gasolina), câmbio 5 marchas, carburador Solex H 34, retorno de gasolina, velas Grau 6 (Grau 5 no 4° cilindro) faz 6/7 Km/l na cidade e 10/11 Km/l na estrada, a Siena do meu sogro (1.0) faz 6 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.
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Eu posso fazer economizar mais, mas aí o carro fica amarrado, nesta configuração ele vai até 120 Km/h tranquilo, no "normal" de um 4 cc, e não leva aquela eternidade acelerando até chegar nos 100 Km/h.
Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
Enfraquece mesmo,uma vez eu liguei a mangueira do respiro no coletor só pra ver como ficava,e o carro ficou muito amarrado,esse sistema só serve pro meio ambiente mesmo
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SevenFifty- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec escreveu:O meu opala a álcool (convertido a gasolina), câmbio 5 marchas, carburador Solex H 34, retorno de gasolina, velas Grau 6 (Grau 5 no 4° cilindro) faz 6/7 Km/l na cidade e 10/11 Km/l na estrada, a Siena do meu sogro (1.0) faz 6 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.
Hoje no estacionamento um cara me disse que a Ecosport faz 5 Km/l na cidade.
A média do meu está bem próxima com o 228... Falando em carrinhos novos, conheço dono de Punto 1.4 que diz fazer 6 na cidade.
adpachec escreveu:Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
Essa é nova pra mim! Legal!
abelardoopala- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec escreveu:O meu opala a álcool (convertido a gasolina), câmbio 5 marchas, carburador Solex H 34, retorno de gasolina, velas Grau 6 (Grau 5 no 4° cilindro) faz 6/7 Km/l na cidade e 10/11 Km/l na estrada, a Siena do meu sogro (1.0) faz 6 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.
Hoje no estacionamento um cara me disse que a Ecosport faz 5 Km/l na cidade.
Eu posso fazer economizar mais, mas aí o carro fica amarrado, nesta configuração ele vai até 120 Km/h tranquilo, no "normal" de um 4 cc, e não leva aquela eternidade acelerando até chegar nos 100 Km/h.
Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
Você colocou um filtro esportivo na tampa é de válvulas e no coletor vc isolou isso???
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec, não entendi bem, seu opala tá rodando no álcool ou na gasola?adpachec escreveu:O meu opala a álcool (convertido a gasolina), câmbio 5 marchas, carburador Solex H 34, retorno de gasolina, velas Grau 6 (Grau 5 no 4° cilindro) faz 6/7 Km/l na cidade e 10/11 Km/l na estrada, a Siena do meu sogro (1.0) faz 6 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.
Hoje no estacionamento um cara me disse que a Ecosport faz 5 Km/l na cidade.
Eu posso fazer economizar mais, mas aí o carro fica amarrado, nesta configuração ele vai até 120 Km/h tranquilo, no "normal" de um 4 cc, e não leva aquela eternidade acelerando até chegar nos 100 Km/h.
Também retirei aquela mangueira que sai da tampa de válvula e vai ao coletor, enfraquece o motor e obriga a enriquecer a mistura (coloquei filtro esportivo no respiro de óleo), eu vi uma reportagem que eles usavam esta conexão nos EUA nos anos 80 e retiraram nos anos 90 porque enfraquecia o motor.
abelardoopala- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: Como deixar opala mais economico?
Será que assim fica econômico kkkkkkkkkk
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adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: Como deixar opala mais economico?
Ando na gasolina (quando aperta o bolso coloco um pouco e álcool), ponto regulado para não bater pino.
Giclagem do Chevette, 132 no 1° e 112 no segundo, abaixo de 132 no 1° fica muito amarrado.
No coletor peguei um pedaço de mangueira de uns 10 cm, 02 abraçadeiras e um parafuso do diâmetro da mangueira,de um lado da mangueira prendi no coletor e apertei com a abraçadeira e do outro o parafuso com a abraçadeira.
Na tampa de válvula filtro de óleo esportivo:
O ruim que ele na posição deitada escorre óleo, preciso conseguir uma curva de 90°.
Aqui é meu carburador, o azul é o retorno:
Ele é ligado em um "T" antes da bomba, a função dele é só de diminuir a pressão na agulha, é comum no H 34 depois de quente começar a vazar, isto evita vazar e ajuda a economizar.
A agulha troquei pela de gasolina também (acho que n° 200).
Mas o câmbio 5 marchas ajuda também na estrada.
Giclagem do Chevette, 132 no 1° e 112 no segundo, abaixo de 132 no 1° fica muito amarrado.
No coletor peguei um pedaço de mangueira de uns 10 cm, 02 abraçadeiras e um parafuso do diâmetro da mangueira,de um lado da mangueira prendi no coletor e apertei com a abraçadeira e do outro o parafuso com a abraçadeira.
Na tampa de válvula filtro de óleo esportivo:
O ruim que ele na posição deitada escorre óleo, preciso conseguir uma curva de 90°.
Aqui é meu carburador, o azul é o retorno:
Ele é ligado em um "T" antes da bomba, a função dele é só de diminuir a pressão na agulha, é comum no H 34 depois de quente começar a vazar, isto evita vazar e ajuda a economizar.
A agulha troquei pela de gasolina também (acho que n° 200).
Mas o câmbio 5 marchas ajuda também na estrada.
Alex Belegante- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: Como deixar opala mais economico?
tenho um 4 cil com taxa de alcool mas to rodando na gasolina, ta com h-34 . e tenho um dfv 228 em bom estado, qual sera que prevalece na economia ?
h-34 ta fazendo uns 6 na cidade com giclagen de gasolina
h-34 ta fazendo uns 6 na cidade com giclagen de gasolina
Anderson Carvalho- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec escreveu:Ando na gasolina (quando aperta o bolso coloco um pouco e álcool), ponto regulado para não bater pino.
Giclagem do Chevette, 132 no 1° e 112 no segundo, abaixo de 132 no 1° fica muito amarrado.
No coletor peguei um pedaço de mangueira de uns 10 cm, 02 abraçadeiras e um parafuso do diâmetro da mangueira,de um lado da mangueira prendi no coletor e apertei com a abraçadeira e do outro o parafuso com a abraçadeira.
Na tampa de válvula filtro de óleo esportivo:
O ruim que ele na posição deitada escorre óleo, preciso conseguir uma curva de 90°.
Aqui é meu carburador, o azul é o retorno:
Ele é ligado em um "T" antes da bomba, a função dele é só de diminuir a pressão na agulha, é comum no H 34 depois de quente começar a vazar, isto evita vazar e ajuda a economizar.
A agulha troquei pela de gasolina também (acho que n° 200).
Mas o câmbio 5 marchas ajuda também na estrada.
Ótima dica...
Mas e no motor a álcool, posso retirar essa mangueira que vai da tampa de válvulas até o coletor e montar o mesmo sistema que vc sugeriu sem problemas?
Alex Belegante- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: Como deixar opala mais economico?
Bom eu tive esse problema com a mangueira que vai da tampa de valvulas até o coletor, a melhor coisa que fiz foi ter ISOLADO essa sistema dos dois opalas, mas oque eu fiz, foi ter fechado no coletor, e juntei o respiro de traz da tampa de valvulas , com o antichama da frente e joguei no filtro de ar como é originalmente, de quebra ganhei uma super lenta de 400 rpm e fico sem buracos na aceleraçao
Jack Skill- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec escreveu:Ando na gasolina (quando aperta o bolso coloco um pouco e álcool), ponto regulado para não bater pino.
Giclagem do Chevette, 132 no 1° e 112 no segundo, abaixo de 132 no 1° fica muito amarrado.
No coletor peguei um pedaço de mangueira de uns 10 cm, 02 abraçadeiras e um parafuso do diâmetro da mangueira,de um lado da mangueira prendi no coletor e apertei com a abraçadeira e do outro o parafuso com a abraçadeira.
Ele é ligado em um "T" antes da bomba, a função dele é só de diminuir a pressão na agulha, é comum no H 34 depois de quente começar a vazar, isto evita vazar e ajuda a economizar.
A agulha troquei pela de gasolina também (acho que n° 200).
Mas o câmbio 5 marchas ajuda também na estrada.
Que interessante adpachec, essa é nova pra mim também, vou fazer um teste e isolar essa mangueira amanhã só pra fazer um teste!
Victor Meijerink- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: Como deixar opala mais economico?
Dica pra deixar um 4 cil mais econômico:H40 chiclagem original.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: Como deixar opala mais economico?
Álcool ou gasolina pode montar sim, o que não pode é tampar o respiro da tampa e nem reduzir sua vazão de gases, ou tem muita pressão no Carter.
Augusto Cordeiro- Opaleiro
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- Mensagem nº46
Re: Como deixar opala mais economico?
Muita boa noite, e muito obrigado,bom, troquei o filtro de ar que estava bem ruim,ruim mesm.Foi limpoe rreguçado 228,e encomendei pistoes do opala a alcool,agora vamos esperear e torcer.10 por litro seria otimo,estava fazendo 6 por litro.
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº47
Re: Como deixar opala mais economico?
Augusto Cordeiro escreveu:Muita boa noite, e muito obrigado,bom, troquei o filtro de ar que estava bem ruim,ruim mesm.Foi limpoe rreguçado 228,e encomendei pistoes do opala a alcool,agora vamos esperear e torcer.10 por litro seria otimo,estava fazendo 6 por litro.
O quanto ruim tava esse filtro
Lembre que o que importa e a parte de dentro do filtro,se ela estiver limpa o filtro cumpriu sua função corretamente,agora se estava suja...
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Anderson Carvalho- Opaleiro
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- Mensagem nº48
Re: Como deixar opala mais economico?
adpachec escreveu:Álcool ou gasolina pode montar sim, o que não pode é tampar o respiro da tampa e nem reduzir sua vazão de gases, ou tem muita pressão no Carter.
adpachec, pesquisei um pouco sobre sua dica e encontrei esse ítem:
Vale a pena?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: Como deixar opala mais economico?
Em motores preparados sim, ou vai servir apenas de enfeite.
Se o motor possui muitos "respiros" ao invés de se colocar um monte deles se conecta tudo em um só.
http://www.opaleirosdoparana.com/t33480-o-que-e-esse-negocio-no-respiro-do-oleo-e-para-que-serve
Se o motor possui muitos "respiros" ao invés de se colocar um monte deles se conecta tudo em um só.
http://www.opaleirosdoparana.com/t33480-o-que-e-esse-negocio-no-respiro-do-oleo-e-para-que-serve
Tito Fernandes- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: Como deixar opala mais economico?
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