Ibagem da luz:
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[Duvida] Luz de partida a frio automática
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº1
[Duvida] Luz de partida a frio automática
Pessoal, alguém sabe onde vai ligada esta luz? O fio dela está jogado no cofre, eu sei que se eu aterra-lo ela acende, mas não faço ideia de onde vai ligado e nem em quais circustâncias deveria acender, eu tô reativando a partida a frio automática do meu opala e quero deixar tudo funcionando certinho.
Ibagem da luz:
Ibagem da luz:
Saulo Alves- Opaleiro
- Número de Mensagens : 461
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4cc
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- Mensagem nº2
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Caraca que loko! Não sabia dessas hehehe!!
Tonho_RS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1050
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- Mensagem nº3
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Cara, essa luz só saiu nos Opalas a álcool, ela acende toda vez que o motor está frio (como na primeira partida da manhã) indicando que é preciso injetar gasolina para dar a partida.
Originalmente o injetor de gasolina só deveria funcionar quando essa luz e a luz de óleo estão acesas, se as duas estiverem apagadas ou somente essa luz aí estiver apagada o sistema não deixaria injetar gasolina.
Vou ficar devendo a ligação, essa eu não conheço, entretanto tenho quase certeza que a luz tem que ser ligada no sensor de baixa temperatura do bloco (esse que tu reativou), agora como vai ligar isso eu não sei.
Abraço.
Originalmente o injetor de gasolina só deveria funcionar quando essa luz e a luz de óleo estão acesas, se as duas estiverem apagadas ou somente essa luz aí estiver apagada o sistema não deixaria injetar gasolina.
Vou ficar devendo a ligação, essa eu não conheço, entretanto tenho quase certeza que a luz tem que ser ligada no sensor de baixa temperatura do bloco (esse que tu reativou), agora como vai ligar isso eu não sei.
Abraço.
omalvadeza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 228
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- Mensagem nº4
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Qual a cor do fio?
Tem reservatório de partida a frio?
O meu toda vez que baixa o nível da gasolina do reservatório acende a luz laranja do painel indicando a necessidade de reabastecimento. Uma vez abastecido, apaga.
Tem reservatório de partida a frio?
O meu toda vez que baixa o nível da gasolina do reservatório acende a luz laranja do painel indicando a necessidade de reabastecimento. Uma vez abastecido, apaga.
PedroV9- Opaleiro
- Número de Mensagens : 698
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- Mensagem nº5
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Pois é, acho que a cada 10 opalas, 11 estão comeste sistema desativado... kkkSaulo Alves escreveu:Caraca que loko! Não sabia dessas hehehe!!
Tonho_RS escreveu:Cara, essa luz só saiu nos Opalas a álcool, ela acende toda vez que o motor está frio (como na primeira partida da manhã) indicando que é preciso injetar gasolina para dar a partida.
Originalmente o injetor de gasolina só deveria funcionar quando essa luz e a luz de óleo estão acesas, se as duas estiverem apagadas ou somente essa luz aí estiver apagada o sistema não deixaria injetar gasolina.
Vou ficar devendo a ligação, essa eu não conheço, entretanto tenho quase certeza que a luz tem que ser ligada no sensor de baixa temperatura do bloco (esse que tu reativou), agora como vai ligar isso eu não sei.
Abraço.
Hummm... Acho que está quase matando a charada... Pois o meu está faltando o sensor, e não tem nenhum fio ali nas redondezas. Mas este fio ele sai pelo outro lado do cofre, mas já tem cara de que o chicote ali já foi mexido...
Porém, eu deixei ele aterrado (luz acesa) e dei partida e nada da bomba injetar, como ele está aterrado, acredito que deveria reconhecer que está frio. O único problema "visual" que encontrei foi o fusível que vai no chicote (gambiarra de fábrica, kkkk) quebrado. O relé sei que está ok, pois comprei um zero de estoque antigo. E alimentado com uma fonte de bancada ele aciona quando aterro o conector que deveria ser o sensor.
omalvadeza escreveu:Qual a cor do fio?
Tem reservatório de partida a frio?
O meu toda vez que baixa o nível da gasolina do reservatório acende a luz laranja do painel indicando a necessidade de reabastecimento. Uma vez abastecido, apaga.
Vou verificar e depois posto aqui.
Ele tem reservatório sim, a luz que se refere fica em baixo do relógio de horas, antes este também não funcionava, mas consegui reativar.
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
O fio é azul com verde, aparentemente ele também vai no relé, no pino 31. No relé também tem um fio vermelho conectado, que vai ao pino "S", um branco, que vai no "M" e na bomba. No relé tbm tem um pino chamado "15" que saem dois fio (preto com amarelo e preto com branco), um deles vai no sensor do reservatório o outro não sei, e no outro pino, chamado "L" sai um fio preto com marrom.
omalvadeza- Opaleiro
- Número de Mensagens : 228
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- Mensagem nº7
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Vish. A coisa ficou séria!
O painel do 87 tem apenas o led laranja em baixo do RPM. Não tem essa lente da sua foto. Talvez os fios também sejam diferentes.
O fio do sensor de aquecimento tem uma proteção que parece uma malha de tecido (igual ao sensor de temperatura). Só que ele fica embaixo do coletor. O meu tem tanta tranqueira que nem da pra tirar foto.
Já o relê fica embaixo do painel amarrado com alarme, ultrassom e central das travas. Por isso vou dever a disposição dos fios. Verifiquei meus esquemas e não tenho essa parte do aquecimento.
O reservatório tem 4 fios (preto/branco) e (preto/verde + verde que é emendado num preto/vermelho).
Quem sabe outro colega possa ajudá-lo mais.
O painel do 87 tem apenas o led laranja em baixo do RPM. Não tem essa lente da sua foto. Talvez os fios também sejam diferentes.
O fio do sensor de aquecimento tem uma proteção que parece uma malha de tecido (igual ao sensor de temperatura). Só que ele fica embaixo do coletor. O meu tem tanta tranqueira que nem da pra tirar foto.
Já o relê fica embaixo do painel amarrado com alarme, ultrassom e central das travas. Por isso vou dever a disposição dos fios. Verifiquei meus esquemas e não tenho essa parte do aquecimento.
O reservatório tem 4 fios (preto/branco) e (preto/verde + verde que é emendado num preto/vermelho).
Quem sabe outro colega possa ajudá-lo mais.
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº8
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
O seu funciona autómático ou tem botãozinho? O relé do meu fica perto do motor do limpador. Segundo um colega, o azul vai no sensor mesmo, porém falta um fio no meu, que vai naquele terminal pequeno, ele disse que é o mesmo fio que vai pro motor de arranque.
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Quando tiver um tempo vou tentar jogar um positivo ali pra ver, se for isso mesmo vai ter que injetar...
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº10
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Outra dúvida, será que esse sensor funciona como um termostato ou a resistência varia com a temperatura?
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº11
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Eu até queria fazer isso funcionar de volta no meu...mas já instalaram o botão..então não convém..
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Eu entendo... kkkk
O meu estava com botão também, uma gambi-master com fio de telefone, então resolvi tirar a gambi e fazer igual o original...
O meu estava com botão também, uma gambi-master com fio de telefone, então resolvi tirar a gambi e fazer igual o original...
rysnn12- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
o meu está com o botao, mas liguei essa luz na boia do tanquinho só pra ela acender quando o nivel está baixo..
o grande motivo de desligarem isso é a oxidação que ocorre na parte interna do circuito da boia, que acaba ocasionando mal contato.. o meu dependendo da situaçao, a luzinha fica piscando..
o grande motivo de desligarem isso é a oxidação que ocorre na parte interna do circuito da boia, que acaba ocasionando mal contato.. o meu dependendo da situaçao, a luzinha fica piscando..
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
PedroV9 escreveu:Eu entendo... kkkk
O meu estava com botão também, uma gambi-master com fio de telefone, então resolvi tirar a gambi e fazer igual o original...
O meu o botão é quadrado preto. O botão casou tanto com o painel do carro que no começo até achei que fosse original.
rysnn12 escreveu:o meu está com o botao, mas liguei essa luz na boia do tanquinho só pra ela acender quando o nivel está baixo..
o grande motivo de desligarem isso é a oxidação que ocorre na parte interna do circuito da boia, que acaba ocasionando mal contato.. o meu dependendo da situaçao, a luzinha fica piscando..
O meu tem a ponta do fio cortado no cofre. Tem como vc postar uma foto aí desse fio indo na tua bóia pra mim ver? Se der certo eu ligo tb.
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bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Sempre tive dúvidas sobre o que era essa luz mas ninguem me pode responder,no meu tá bem apagado mas tambem não tem nenhuma instalação ,até o do reservatório de partida a frio tá desligado,mas esse eu não uso mais mesmo.
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Mensagem n° 14.
http://www.opaleirosdoparana.com/t14992-qual-a-finalidade-do-sensor-de-baixa-temperatura-no-bloco.
"O sistema original tem um rele que libera o positivo por um segundo em cada partida, o negativo é liberado pelo sensor do bloco que aterra conforme a temperatura.
O rele tem os pinos 15, 31, 50, M e S. Sendo:
15 é o pos chave, 31 terra, 50 positivo (linha 50, do arranque), M positivo do motor do injetor e S o fio que vem do sensor de partida do bloco."
O relê recebe sinal do sensor no pino S (que com o motor frio está aterrado ao bloco), e que juntamente com o positivo da linha 50, que é acionado ao dar a partida, fecha o contato do relê fazendo a bomba do reservatório injetar gasolina. Quando o motor está quente, o sensor corta o aterramento."
A lâmpada acredito estar ligada ao pino "S".
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641508475-rele-temporizador-partida-frio-opala-monza-chevette-94643648-_JM
http://www.opaleirosdoparana.com/t14992-qual-a-finalidade-do-sensor-de-baixa-temperatura-no-bloco.
"O sistema original tem um rele que libera o positivo por um segundo em cada partida, o negativo é liberado pelo sensor do bloco que aterra conforme a temperatura.
O rele tem os pinos 15, 31, 50, M e S. Sendo:
15 é o pos chave, 31 terra, 50 positivo (linha 50, do arranque), M positivo do motor do injetor e S o fio que vem do sensor de partida do bloco."
O relê recebe sinal do sensor no pino S (que com o motor frio está aterrado ao bloco), e que juntamente com o positivo da linha 50, que é acionado ao dar a partida, fecha o contato do relê fazendo a bomba do reservatório injetar gasolina. Quando o motor está quente, o sensor corta o aterramento."
A lâmpada acredito estar ligada ao pino "S".
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641508475-rele-temporizador-partida-frio-opala-monza-chevette-94643648-_JM
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Galera,não sei se os primeiros opala eram com injeção automática de gasolina,na revista 4 rodas de fevereiro de 82 explica o "comodoro a alcool",e na matéria elas que pra testar ligavam o carro com o motor frio sem afogador e sem injetar gasolina,quem puder ver no acervo...
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
A matéria é de fevereiro de 1982
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A matéria é de fevereiro de 1982
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Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
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PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
adpachec escreveu:Mensagem n° 14.
http://www.opaleirosdoparana.com/t14992-qual-a-finalidade-do-sensor-de-baixa-temperatura-no-bloco.
"O sistema original tem um rele que libera o positivo por um segundo em cada partida, o negativo é liberado pelo sensor do bloco que aterra conforme a temperatura.
O rele tem os pinos 15, 31, 50, M e S. Sendo:
15 é o pos chave, 31 terra, 50 positivo (linha 50, do arranque), M positivo do motor do injetor e S o fio que vem do sensor de partida do bloco."
O relê recebe sinal do sensor no pino S (que com o motor frio está aterrado ao bloco), e que juntamente com o positivo da linha 50, que é acionado ao dar a partida, fecha o contato do relê fazendo a bomba do reservatório injetar gasolina. Quando o motor está quente, o sensor corta o aterramento."
A lâmpada acredito estar ligada ao pino "S".
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641508475-rele-temporizador-partida-frio-opala-monza-chevette-94643648-_JM
Hmmm.
Esse fio azul que comentei, aparentemente está ligado no negativo do relé, conversando com um amigo que já teve vários opalas ele disse que é assim mesmo, o sensor que libera o negativo pro relé.
Pode ser que a lâmpada realmente esteja ligada ali em "L" e quando aterro o fio azul o relé interpreta que está frio e acione a lâmpada, mas não aciona o injetor.
Mas fica a dúvida, se realmente for assim, esse "S" vai ligado onde? Dali sai um fio vermelho.
bruno silverstar83 escreveu:Galera,não sei se os primeiros opala eram com injeção automática de gasolina,na revista 4 rodas de fevereiro de 82 explica o "comodoro a alcool",e na matéria elas que pra testar ligavam o carro com o motor frio sem afogador e sem injetar gasolina,quem puder ver no acervo...
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
A matéria é de fevereiro de 1982
Cara no meu carro é original sim, o chicote, relé, é tudo original, inclusive a cor da fiação, que não existe pra comprar.
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Como está a ligação do relé:
31 - Azul com listra verde; (ou ao contrário, não lembro kkk)
15 - Preto com listra branca e preto com listra amarela (tem um fusível em série);
L - Preto com marrom;
M - Branco (vai ligado na bombinha);
S - Fio vermelho;
53S (Pino pequeno) - não está conectado, fica por fora do conector;
31 - Azul com listra verde; (ou ao contrário, não lembro kkk)
15 - Preto com listra branca e preto com listra amarela (tem um fusível em série);
L - Preto com marrom;
M - Branco (vai ligado na bombinha);
S - Fio vermelho;
53S (Pino pequeno) - não está conectado, fica por fora do conector;
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
o "S" vai no sensor de partida a frio, enquanto frio ele faz o aterramento com a carcaça do motor, ao esquentar ele bloqueia o terra, corta a energia para lâmpada do painel e do sistema de injeção.
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Cara, que coisa mais confusa!
Pq o fio que acredito que deviar ser do sensor está ligado no pino 31, e no "S" tem um vermelho que não faço ideia pra onde vai. O fio que está escrito "L" vai direto para a lâmpada, através de 3 pinos separados do conector principal.
Existe esquema elétrico do opala 81 álcool? Já revirei a internet toda e não achei nada... E
Pq o fio que acredito que deviar ser do sensor está ligado no pino 31, e no "S" tem um vermelho que não faço ideia pra onde vai. O fio que está escrito "L" vai direto para a lâmpada, através de 3 pinos separados do conector principal.
Existe esquema elétrico do opala 81 álcool? Já revirei a internet toda e não achei nada... E
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº22
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Siga este Post:
http://www.opaleirosdoparana.com/t17777-terminais-dos-reles-nomenclaturas-da-norma-din
31: Terminal negativo.
15: Pós Chave (+).
53 S: Retorno do motor do limpador (neste caso do injetor).
S: Saída para interruptor (sensor no bloco).
l: Entrada seta esquerda (?), deixa desligado.
M: positivo motor injetor.
O pino 15 você escreveu que saem 02 fios, um deve ser pós chave e outro ao motor (M).
Pelo que entendi:
31: Terra.
15: Pós chave e foi jampeado (ligado) junto ao M que vai alimentar o motor.
S: vai até o sensor.
53 S: é o retorno do motor.
A lâmpada ligada ao "S".
L: fica desligado.
http://www.opaleirosdoparana.com/t17777-terminais-dos-reles-nomenclaturas-da-norma-din
31: Terminal negativo.
15: Pós Chave (+).
53 S: Retorno do motor do limpador (neste caso do injetor).
S: Saída para interruptor (sensor no bloco).
l: Entrada seta esquerda (?), deixa desligado.
M: positivo motor injetor.
O pino 15 você escreveu que saem 02 fios, um deve ser pós chave e outro ao motor (M).
Pelo que entendi:
31: Terra.
15: Pós chave e foi jampeado (ligado) junto ao M que vai alimentar o motor.
S: vai até o sensor.
53 S: é o retorno do motor.
A lâmpada ligada ao "S".
L: fica desligado.
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Já dei uma olhada nesta tabela, e não ajudou muito. Parece que esse relé não tem padrão... kkkk
A ligação que está no carro difere totalmente desta acima...
Está assim:
M - Motor da bomba;
L - Vai até o painel, ligado direto a lâmpada;
S - Fio vermelho, não sei onde vai, vou investigar;
15 - Pós chave, (saem dois, um vai no sensor de nível e o outro vai no fusível)
31 - Fio do sensor;
No motor do injetor são dois fios, um branco e um marrom, o branco vai no relé e o marrom no negativo.
Outra coisa que reparei que é deveria ter um fio que vai no motor de partida, mas ele não existe. O chitote também não tem sinais de que foi alterado...
Vou dar uma estuda no chicote, principalmente pra descobrir onde vai esse fio vermelho. Quando descobrir alguma coisa volto com os resultados. hahah
Valeu a todos!
A ligação que está no carro difere totalmente desta acima...
Está assim:
M - Motor da bomba;
L - Vai até o painel, ligado direto a lâmpada;
S - Fio vermelho, não sei onde vai, vou investigar;
15 - Pós chave, (saem dois, um vai no sensor de nível e o outro vai no fusível)
31 - Fio do sensor;
No motor do injetor são dois fios, um branco e um marrom, o branco vai no relé e o marrom no negativo.
Outra coisa que reparei que é deveria ter um fio que vai no motor de partida, mas ele não existe. O chitote também não tem sinais de que foi alterado...
Vou dar uma estuda no chicote, principalmente pra descobrir onde vai esse fio vermelho. Quando descobrir alguma coisa volto com os resultados. hahah
Valeu a todos!
rysnn12- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Rubão6cc escreveu:PedroV9 escreveu:Eu entendo... kkkk
O meu estava com botão também, uma gambi-master com fio de telefone, então resolvi tirar a gambi e fazer igual o original...
O meu o botão é quadrado preto. O botão casou tanto com o painel do carro que no começo até achei que fosse original.rysnn12 escreveu:o meu está com o botao, mas liguei essa luz na boia do tanquinho só pra ela acender quando o nivel está baixo..
o grande motivo de desligarem isso é a oxidação que ocorre na parte interna do circuito da boia, que acaba ocasionando mal contato.. o meu dependendo da situaçao, a luzinha fica piscando..
O meu tem a ponta do fio cortado no cofre. Tem como vc postar uma foto aí desse fio indo na tua bóia pra mim ver? Se der certo eu ligo tb.
cara, na verdade eu fiz a instalaçao independente.. puxei um fio do positivo pra lampada, um da lampada pra boia e o da boia na lata.. bem simplao mesmo
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- Mensagem nº25
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
omalvadeza escreveu:Vish. A coisa ficou séria!
O painel do 87 tem apenas o led laranja em baixo do RPM. Não tem essa lente da sua foto. Talvez os fios também sejam diferentes.
O fio do sensor de aquecimento tem uma proteção que parece uma malha de tecido (igual ao sensor de temperatura). Só que ele fica embaixo do coletor. O meu tem tanta tranqueira que nem da pra tirar foto.
Já o relê fica embaixo do painel amarrado com alarme, ultrassom e central das travas. Por isso vou dever a disposição dos fios. Verifiquei meus esquemas e não tenho essa parte do aquecimento.
O reservatório tem 4 fios (preto/branco) e (preto/verde + verde que é emendado num preto/vermelho).
Quem sabe outro colega possa ajudá-lo mais.
Opa, tudo bom? Sabe me dizer em qual fio eu ligo o 2º fio que vai pro sensor do reservatorio? (no conector que tem 2 fios saindo, um deles vai pra dentro do carro e o outro é ligado ali mesmo no cofre, quero saber sobre esse último.)
valeu!
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- Mensagem nº26
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
PedroV9 escreveu:bruno silverstar83 escreveu:Galera,não sei se os primeiros opala eram com injeção automática de gasolina,na revista 4 rodas de fevereiro de 82 explica o "comodoro a alcool",e na matéria elas que pra testar ligavam o carro com o motor frio sem afogador e sem injetar gasolina,quem puder ver no acervo...
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
A matéria é de fevereiro de 1982
Cara no meu carro é original sim, o chicote, relé, é tudo original, inclusive a cor da fiação, que não existe pra comprar.
Então eles devem ter se expressado errado,o meu veio ligado num botão debaixo da coluna de direção
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PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Achei interessante!
bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Eu gostei dessa matéria tambem,pelo que ele relatam o opala a alcool teve um dos melhores motores a alcool já feito naquela época
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- Mensagem nº29
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Só para ajudar os amigos, retirei este sistema da caravan ontem, rele + fiação, postarei fotos do rele com seus respectivos fios e onde estavam ligados..
Antes que falem, a caravan vai rodar na gasolina, dae não sera necessário este sistema!
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- Mensagem nº30
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Acompanhando!
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- Mensagem nº31
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Eu tb nunca vi um trem desses funcionando no opala, já vi em outros carros.
Só sei que muita gente desativou esse sistema por que dependendo da temperatura o sistema não injetava, ai da-lhe partidas e mais partidas.
Não entendo pq não se fazia um sistema paralelo, com um botão fazendo a função do sensor, mas mantendo o sensor funcionando tb.
Só sei que muita gente desativou esse sistema por que dependendo da temperatura o sistema não injetava, ai da-lhe partidas e mais partidas.
Não entendo pq não se fazia um sistema paralelo, com um botão fazendo a função do sensor, mas mantendo o sensor funcionando tb.
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- Mensagem nº32
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Não sei não galera,mas acho que até um certo ano os opalas tinha injeção manual de combustível,no meu veio um botão com um desenho de uma gota do lado dos comando do desembaçador.
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- Mensagem nº33
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Bom pessoal, como prometido...
Eis o dito cujo relé da partida a frio..
Fiação do relé..
Vamos na ordem da esquerda para direita, Cor, Pinos rele e ligação dos fios!
Marrom - Pino 31 - Terra
Branco - Pino M - Motor do injetador
Preto listra vermelho - Pino 50 - Motor de arranque
Preto listra branco - Pino 15 - Sensor nível reservatório
Preto tigrado amarelo - Pino 15 - 12v vindo do fusível
Azul com malha de tecido - Pino S - Sensor do bloco
Acho que agora ta tudo explicado
Abraçoss
Eis o dito cujo relé da partida a frio..
Fiação do relé..
Vamos na ordem da esquerda para direita, Cor, Pinos rele e ligação dos fios!
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Preto listra vermelho - Pino 50 - Motor de arranque
Preto listra branco - Pino 15 - Sensor nível reservatório
Preto tigrado amarelo - Pino 15 - 12v vindo do fusível
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Acho que agora ta tudo explicado
Abraçoss
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- Mensagem nº34
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Sossa22 escreveu:Bom pessoal, como prometido...
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- Mensagem nº35
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Valeu Rubão!!
Só pra constar esse relé e fiação eu retirei da caravan porque irei rodar na gasolina mas ele também não funcionava mais!
Se mantivesse o álcool como combustível, iria atrás para reativar a sistema... claro dependendo do custo disso
Abraçoss
Só pra constar esse relé e fiação eu retirei da caravan porque irei rodar na gasolina mas ele também não funcionava mais!
Se mantivesse o álcool como combustível, iria atrás para reativar a sistema... claro dependendo do custo disso
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bruno silverstar83- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Ai sim sossa,valeu por compartilhar conosco
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- Mensagem nº37
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
...desculpa se nao prestei atençao nas postagens..mas a luz da primeira foto...acende quando o carro ta frio..ou qnd o reservatorio ta baixo?
Sossa- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
bruno silverstar83 escreveu:Ai sim sossa,valeu por compartilhar conosco
Tiberio Motta escreveu:...desculpa se nao prestei atençao nas postagens..mas a luz da primeira foto...acende quando o carro ta frio..ou qnd o reservatorio ta baixo?
Fala Tiberio, olha o pedro pode confirmar, mas deve acender quando o reservatório esta com o nível baixo!
Abraçoss
PedroV9- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
Desculpa pelo sumiço pessoal, ultimamento meu tempo tá tenso. hahaha
Obrigado por compartilhar Sossa, infelizmente meu carro tem o padrão de cores diferentes, ainda não consegui fazer o sistema funcionar...
Tiberio Motta, a luz que postei acende quando o carro está frio, essa fica do lado esquerdo, já no lado direito, em baixo do relógio, tem uma outra laranja, esta acendo quando o reservatório está vazio!
Obrigado por compartilhar Sossa, infelizmente meu carro tem o padrão de cores diferentes, ainda não consegui fazer o sistema funcionar...
Tiberio Motta, a luz que postei acende quando o carro está frio, essa fica do lado esquerdo, já no lado direito, em baixo do relógio, tem uma outra laranja, esta acendo quando o reservatório está vazio!
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Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
ate vou olhar no meu..nunca reparei...e o sistema original de partida a frio pra variar estava desativado..mandei refazer todo o sistema..mas nao fiz nada funcionar..e nem sei se ficou certo..pq o eletricista usou o chicote e tal..mas nao finalizamos pq o plug do reservatorio esta quebrado..ai o resto todo nao foi testado..
Tiberio Motta- Opaleiro
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Re: [Duvida] Luz de partida a frio automática
o meu tem tb..nao tinha reparado pq apagada eh bem discreta..
se alguem tivesse esse sistema original funcionando..seria legal se postasse um video...ajudaria mt..
se alguem tivesse esse sistema original funcionando..seria legal se postasse um video...ajudaria mt..
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