Agora que perguntou, leia inteiro:
HEHEHE! Bom, o Opala é um carro grande,por mais que alguns motores de Gol tenham potência específica maior que de um 6 cil.eles não possuem torque, e torque não é simples de aumentar como potência,torque e potência são diferentes, um exemplo a grosso modo,o torque do Opala permite vocÊ andar com cinco ocupantes mais bagagens sem que seja percebido tal peso, muda o carro obviamente, mas a mesma situação num AP, com cinco pessoas mais bagagem fará o motorista suar numa ultrapassagem mais apertada,ou numa subida, ai é suicídio seu e assinato dos outros 4...Torque alto é reflexo de cilindrada alta,por isso por mais que se aumente em 200,300% a potênica de um motor, o torque nem de longe acompanhará esta proporção...O motor do Opala, foi utilizado por muitas Fábricas de carros Foras de Série até os anos 90, mais precisamente até a liberação das importações, que tiraram o consumidor bem de vida de marcas como: Puma, Camper,Lassale,Réplicas de Jaguar, Mercedes, entre tantas. Era a mecânica nacional preferida, por poder proporcionar o prazer do torque e potência que tais modelos originais(menos a Puma que não era uma réplica em sua totalidade) proporcionavam aos seu donos milionários.Mas irmão, em resumo se você pegar um motor de Gol por mais forte que ele seja, estará matando em todos os sentidos um carro que tem sua fama até hoje de andador(mesmo com todo o peso que carrega) e destruidor de pneus, junto com tantas outras qualidades.E sinceramente, a autonomia de um GTI Bolinha por exemplo é péssima,carro muito beberrão, Gol que é econômico, que fez fama são os AP 1.6, que tem valor mercado muito melhores que dos 1.8 por exemplo, que andam um pouco mais e gastam "bem" mais.Ou então os 1.0, mas qualquer um deste faria um simples sair do sinal uma ato de extrema paciência com eles na carroceria de uma OPala, ou seja :não vai.O comum é trocar a motorização por uma melhor, mais potente com mais torque, logo as opçoes cabem nos dedos de uma mão, pois neste quesito: torque e potência no Brasil o Opala tornou-se imbatível.O mais lógico seria a troca pelos Powertech 4.1 dos Õmega e Silverado, que são extamente o mesmo motor do cabeçote pra baixo que os motores dos Opalas 90/, porém atualizados,ou seja, alimentados por injeção multi bicos e todas a s regalias(e problemas) que os injetados oferecem.Ou então radicalizar mais como nosso colega aqui do Fórum está fazendo, está instalando um V8 GM350, ai sim, mais torque e potência ainda.Torque é utilizado a todo momento.Talvez não conheça, mas existe um ícone da indústria mundila, uma lenda viva, Carol Shelby,ele tem uma frase clássica que responde sua dúvida:
"Nada substitue a cilindrada"
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