Primeiro troquei as mangueiras:
Alimentação da bomba e retorno da caixa ficaram em 30 reais.
A mangueira de pressão da bomba mandei fazer em uma oficina de tratores e implementos agrícolas, ele usaram as pontas da mangueira antiga e fizeram um serviço de solda muito bom e ela ficou em 80 reais.
Depois fiz a troca do kit de reparos da bomba q comprei na nafil por 13 reais (treeeeeze reais). A bomba foi muito fácil de trocar o kit e ficou perfeita.
Agora só faltava a caixa q não vazava muito mas incomodava.
Comprei o kit de reparos completo da caixa ZF tbem na nafil por 80 reais mais ou menos dai comecei a esperar um tempo certo de começar a mexer; enfim saíram minhas férias, tirei 15 dias e fui fazer o serviço – morrendo de medo diga-se de passagem.
Comecei tirando a caixa (loooooogico). Como eu tinha elevador disponível e minha caravan não tem 6x2 resolvi tirar por baixo, muuuito mais fácil.
Primeiro tirei a porca trava do parafuso do ajuste da folga e o sangrador da caixa
Depois tirei a flange elástica
Depois tirei a tampa do braço de direção, ela sai tirando os 4 parafusos das pontas e rosqueando o parafuso do ajuste de folga (seta amarela) no sentido horário (dando aperto).
Anel de vedação dessa tampa
Parafuso do ajuste da folga é preso por uma trava, é necessário um alicate de tirar travas pra sacar ele
Aqui ele fora
Caixa sem o parafuso do ajuste
Agora fui tirar a tampa do eixo sem fim é necessário tirar os 4 parafusos e um jeitinho pra sair....eu dei umas mexidas com a mao e quando abriu uma fenda fui com cuidado tirando com uma chave de fenda.
Caixa sem a tampa.....já é possível ver a parte de cima do eixo sem fim.
Esse rolamento não é preso em nada...ele sai com a mao mesmo...se a caixa estiver virada pra baixo ele cai no chão.
Puxando tudo pra cima vc tira o pistao junto com o eixo sem fim e o setor intermediario.....recomendo a segurar o conjunto pelo pistao assim que ele começar a sair...se segurar pelo eixo ele rosqueia e o pistao pode cair no chão.
Vista de dentro da caixa sem o pistao
Pistao na mao vista do outro lado
Kit de reparos da caixa
Tirando braço de direção, ele sai empurrando a ponta onde rosqueia a porca q prende o braço de direção, é necessário ajustar os dentes certinho na passagem da caixa senão ele não sai. Isso é fácil.
Vista do rolamento de cima do braço de direção com os roletes caídos (eles caem quando tira o braço)
Vista do rolamento de baixo do braço de direção com os roletes caídos (eles também caem quando se tira o braço)
Aqui tirei a trava do retentor e o retentor da parte de baixo da caixa
Aqui toda a parte do pistao já desmontada, para tirar o eixo sem fim de dentro do pistão é só rosquear o eixo sem fim ate q ele saia de dentro do pistão mas para isso segure ou apoie o pistao em algum lugar para q ele não caia. Quando fizer isso note q vc ouvira alguns barulhos la dentro, isso serão as esferas caindo no fundo do pistão; são 23 esferas não perca nem uma.
A seta preta indica o setor intermediário q fica entre o eixo sem fim e o pistao (nela vao a maioria dos retentores eu acho).
A seta vermelha são as duas partes do cano bi partido q faz uma ligação das esferas entre um ponto de rosca e o outro da rosca do pistao pra q ela também seja uma rosca sem fim.
A seta verde é o pistao.
A seta amarela é o eixo sem fim
A seta azul são as esferas.
Aqui toda caixa desmontada com a carcaça, o braço, as tampas, rolamentos, roletes e as partes internas e etc.
Esse é o rolamento inferior do eixo sem fim, ele fica no setor intermediário tome muito cuidado na hora de montar pra não inverter a posição dele, pois é muito parecido, se fizer isso na hora de fechar ele quebra (sei pq aconteceu com um amigo aqui do fórum).
Essa foto é como ele deve ficar no setor intermediário, esse lado para cima - virado para a lado da flange elastica.
Essa foto é a parte q fica virada pra baixo - virado para o pistao
Aqui todas as peças já lavadas com gasolina e secas com ar comprimido
Aqui começando a trocar os retentores e anéis.
Comecei pelo retentor do eixo da rosca sem fim. Usei uma chave “L” mesmo bati com martelo e ele saiu fácil. Depois foi só encaixar o novo com um pouco de silicone de alta temperatura em volta por segurança.
Aqui trocando os retentores e anéis do eixo sem fim. No kit vem 3 anéis de tamanhos iguais o anel de cor diferente dos outros sempre devera ficar no meio (não sei porque).
Aqui vão os paços do processo.
Desmontando o setor intermediário
Rolamento
Apoio do rolamento
Retentor
Anel
Calços de ajuste de folga (na minha caixa tinham 3, no kit vieram 4 e eles me deram trabalho também mas isso veremos mais pra frente)
Retentor da parte de cima do setor intermediário
Anel do retentor da parte de cima do setor intermediário
Retentor da parte de baixo do setor intermediário.
Em amarelo os anéis das galerias do setor intermediário, são 6: 3 de cada lado.
Sem os anéis
Agora pra colocar os retentores é só fazer o processo inverso à desmontagem. A seguir fotos do setor intermediário montado com todos os retentores e anéis novos.
Nessa foto repare a seta amarela q mostra os calcos do ajuste, mais a diante eles serão comentados.
Eixo sem fim já montado com o setor intermediário
Agora a toca do retentor do pistao, tirando os dois velhos
Com dos dois novos
No detalhe o cano bi partido montado no pistao sem o calço plástico de apoio. Pra tirar ele eu usei uma chave de fenda e empurrava ele de dentro pra fora pelo buraco do pistao onde entra o eixo sem fim, mas, as vezes puxava com uma chave de fenda fina pela parte de fora porem isso me resultou num pequeno amassado na beirada q depois eu voltei com um martelinho.
Eixo sem fim montado com o setor intermediário e o pistao.
Calço plástico de apoio do cano bi partido montado
Colocando os retentores do braço de direção. Lembrando q para tirar o retentor da parte de cima (preto) eu coloquei uma chave de fenda comprida pelo buraco onde entra o pistao e saquei ele fazendo força de alavanca.
Colocando o calço do retentor, repare q sem esse calço o retentor iria encostar no rolamento.
Calço no lugar
Retentor superior (preto) no lugar
Retentor inferior (azul) no lugar
Trava do retentor inferior colocada
Agora mudando um pouco o assunto; uma curiosidade: reparem o formato dos dentes da engrenagem do braço de direção, ele tem um formato diagonal no qual a parte superior é maior q a inferior, isso é q faz o ajuste da folga pelo parafuso de ajuste, quando vc aperta o parafuso ele empurra o braço para baixo fazendo com q a parte “maior” do dente da engrenagem fique em contato com o pistao eliminando a folga. Por isso q se apertar de mais a direção fica dura, pois o braço “trava o pistao”.
Aqui eu fiz um video mostrando o real funcionamento desse parafuso de tirar a folga. Note q quando o braço de direção desce (quando se aperta o parafuso) vai diminuindo a folga.
https://youtu.be/7uwSUby8DCk
Aqui os roletes dos rolamentos montados, usei vaselina solida (poderia ser graxa – mas a vaselina suja menos) pra montar eles, vc passa vaselina solida em volta do rolamento sem os roletes e depois vai colocando um por um. A vaselina vai grudando o rolete na parede do rolamento impedindo q ele caia, acho impossível montar sem.
Rolamento superior (preto) o mais difícil de montar devido ao acesso a ele quanto menor o tamanho da mao melhor pois vc terá q usar o buraco da entrada do braço de direção pra montar ele. Eu usei uma chave de fenda com ponta imantada para levar os roletes ate o rolamento e depois ajeitava com o dedo. Realmente é muito chato isso. Tire sua aliança de casado ou namoro kkkkkkkkk isso ajuda. Cuidado pra nao perder ela em kkkkkkkkk
Aqui o rolamento inferior (azul) esse é moleza, porem tbem precisa de vaselina ou graxa
Colocando o braço de direção
Preparando para colocar o pistao.
Gire o braço de direção para o lado do buraco da entrada do pistao ate o batente.
Pistao quase encaixado
Detalhe de como o pistao deve encaixar no braço: o primeiro dente do pistao deve empurrar o primeiro dente da engrenagem do braço.
Isso parece ser uma tarefa fácil, mas não é. O retentor novo fica em alto relevo é bem chatinho de empurrar tudo pra dentro, eu fui acertando com uma chavinha de fenda, um alicate de pressão na ponta inferior do braço de direção pra girar o braço e puxar o pistao pra dentro tbem ajuda, mas tem q tomar cuidado pra não forcar e danificar o retentor. Tem q ir puxando e empurrando o retentor pra dentro em todo o raio.
Aqui a caixa quase montada com o pistao e o eixo sem fim já dentro da carcaça junto com o braço de direção e o rolamento do eixo sem fim
Agora com a tampa do eixo sem fim onde se conectam as mangueiras de pressão e retorno
Repare nos 4 parafusos tirados dessa tampa q um deles é maior, ele devera ser colocado na ponta onde se ligam as mangueiras. Após esse passo reparei q ao girar o eixo sem fim da caixa com a junta elástica montada percebi o sistema duro, preso, não girava livre, era muito mais duro de girar q quando eu tirei a caixa do carro, mas achei q fosse normal devido ser tudo novo e a caixa estar sem óleo. Mas não era, vou explicar mais adiante.
Gente uma coisa: eu não sei para q serve ao certo esse parafuso e essa porca, percebi q o parafuso é comprido e entra dentro da caixa. Quando se esterca o volante todo para um lado (q se eu não me engano é o lado esquerdo anti horário) o pistao chega no fundo da caixa e o parafuso empurra uma esfera q fica numa válvula na parte de baixo do pistao. A exata serventia desse parafuso e dessa válvula eu não entendi muito bem. Porem essa porca vem nova no kit e eu troquei.
Aqui montando o parafuso de ajuste
Primeiro o parafuso
Depois o calço
E por ultimo a trava
Agora montando a tampa do braço de direção onde fica o parafuso de ajuste de folga e o sangrador da caixa. Também montei os rolamentos com vaselina solida.
Essa me parecia uma tarefa fácil, mas não foi devido o anel de vedação vir maior q a canaleta da tampa (coisas de peças paralelas). Tive um trabalhão danado pra fechar essa tampa pois eu tentei de tudo e o anel de borracha sempre pulava pra fora da canaleta. E pra piorar essa tampa não fecha simplesmente encaixando, é preciso rosquear o parafuso de ajuste da folga no sentido se soltar (anti horário) isso vai puxando a tampa para baixo lentamente.
Ate q em uma tentativa passei bastante vaselina solida na canaleta e encaixe o anel de vedação e rosquei bem rápido ate a tampa encostar. Creio eu q o anel não pulou pra fora kkkkk.
As fotos são das tentativas de colocar a tampa o anel sempre caia, na vez q deu certo eu não tirei foto pois não tive tempo tive q fazer muito rápido.
Aqui quando finalmente deu certo e já com os 4 parafusos de fixação.
Com o sangrador da caixa
Com a nova porca trava do parafuso de ajuste da folga
Novo “guarda pó” do eixo sem fim
Caixa completamente montada
Caixa pintada
Bom galera nesse momento a caixa foi para o carro e eu feliz da vida por ter conseguido montar, porem depois de tudo certo mangueiras ligadas e etc começaram os meus problemas.
Primeiro: a direção ficou extremamente dura com o carro parado virando o volante para a direita (sentido horário) parecia direção mecânica. Virando para a esquerda (sentido anti-horário) estava absolutamente normal bem mole.
Segundo: com o carro na rua após virar uma esquina o volante não voltava como mais como antes, ele ficava “preso” na posição e o carro embicava pro lado e não voltava se não fosse com a mão.
Tirei a caixa e notei essa tampinha na seta amarela fora do lugar. Acho q deve ter saído durando o processo de montagem. Acreditei q tenha sido isso o problema.
Aqui coloquei ela no lugar igual estava a do outro lado.
Montei no carro e continuou pesada pro mesmo lado, porem, menos. Estava mais leve devido eu ter colocado no lugar e ela saiu de novo só q menos q outra vez não sei porque. Tirei de novo do carro e desmontei a mesma parte e vi q estava pouco fora aquela maldita tampinha. Não tirei fotos de como ela estava (esqueci) mas decidi desmontar todo o esquema lá pra ver como era e saiu isso.
Montei e coloquei de novo no carro e ainda ficou pesada pro mesmo lado....não sei se saiu de novo. Deve ter saído. Porém resolvi um outro problema q citei acima.
Como dito no começo a caixa ficou muito dura girando com a mão mesmo fora do carro. Comecei a pensar em algo q poderia estar “prendendo” ela. Então reparei nos 4 calços metálicos bem fininhos q vieram no kit. No lugar onde já estavam os 3 da caixa resolvi colocar mais 1 pra testar e ela ficou ainda mais dura. Perante isso tirei 2 e ficou melhor, dai tirei mais 1 e depois o ultimo e ela ficou muito mais macia. Acredito q eles são pra regular alguma folga q com o kit novo não tinha mais. Isso permitiu q o volante voltasse pra posição correta após uma curva ou desviar de um buraco.
A seta amarela indica onde deveriam estar os anéis q eu deixei sem.
Com o anel de borracha
Agora com o retentor. A seta amarela indica o ponto em q o retentor fica na altura da cavidade onde ele é colocado, acho q ele tem q ficar exatamente na mesma altura da cavidade pra receber o apoio do rolamento. Se ele ficar mais alto quando fechar a caixa vai apertar demais ele e ele vai prender o eixo da rosca sem fim dai fica muito duro.
Aqui com o calco de apoio do rolamento e com o rolamento
Bem, nesse processo de tira e põe os calços algo me irritou: todas as vezes eu tive q montar as esferas do eixo sem fim no pistao. Acho q isso me deixou expert. No tira e põe dessas esferas percebi q não é tão difícil montar elas, só é necessário dois cuidados q eu vou mostrar agora.
Percebi q pra montar as esferas tanto faz coloca-las pelo buraco de baixo ou pelo de cima pois elas vao sair no outro de qualquer jeito: se colocar no buraco de baixo elas vao aparecer no de cima e se colocar no de cima elas vao aparecer no de baixo então, na minha opinião, não é necessário coloca-las somente pelo buraco de baixo como andei vendo. O cuidado dever ser tomado no caso de não completar a carreira de esferas la dentro...mas isso tbem não é tanto problema, repare q vao sobrar um numero de esferas...se sobrar mais ficou espaço vazio la.
Eu montei assim: coloquei o eixo sem fim dentro do pistao. Girei ele com a mao ate ver quando uma parte da rosca aparecia livre pra colocar a esfera. Quando apareceu essa parte livre eu fui colocando pelo buraco de baixo mesmo e dando umas pequenas mexidinhas no eixo sem fim pra esfera ir descendo pela galeria da rosca. Depois pelo de cima ate ver q preencheu todo o espaço da volta da rosca do pistao e do eixo, usei algo pra dar uma forcada nas esferas quando elas emperravam e isso foi um parafuso comprido. Dai as esferas q sobraram, 6 esferas, montei no cano bi partido q vou mostrar mais abaixo.
Os dois cuidados a serem tomados q eu percebi são: nessa foto a seta amarela ta mostrando o retentor da parte superior do pistao pra vcs terem ideia e também esta escrito (bem pequeno) q aquela é a parte de cima do pistao. Bom esse ai no detalhe é o buraco de cima das esferas notem q a seta vermelha aponta um buraco da rosca q entra pra dentro do pistao, não deixe q a esfera entre por aquele lado.
Aqui a seta amarela indica a parte de baixo do pistao juntamente com o escrito (bem pequeno). Esse é o buraco de baixo das esferas. A seta vermelha indica o buraco onde a rosca entra pra dentro do pistao, a esfera na hora da montagem tbem não deve entrar por esse lado.
Isso se deve ao fato q o cano bi partido tem duas pontas distintas q “capturam” as esferas e mudam o curso delas para o outro lado da rosca do pistao para q ela também seja uma rosca sem fim. A esfera entrar nesses dois lados q eu mostrei vai fazer com que ela fique fora do “circuito” das outras podendo ocasionar vários problemas como virar mais pra um lado do que para o outro, travar a caixa e etc.
Aqui com o pistao em pé fica mais fácil de enxergar e entender isso melhor. A seta vermelha indica o buraco onde a esfera não deve entrar e a seta azul indica o lado onde a esfera também não deve entrar.
Agora montando o cano bi partido.
Primeiro passo passei vaselina solida em uma das partes para prender as esferas. Note o circulo amarelo é a ponta distinta q eu disse q captura as esferas e as joga do outro lado da rosca.
Com as 6 esferas colocadas
Aqui o cano bi partido fechado com as 6 esferas dentro. Repare o circulo amarelo é aquele mesmo da foto acima já citado e o circulo vermelho é a ponta da outra parte do cano bi partido q faz a mudança da rota das esferas na rosca.
Colocado no pistao
Após montar as esferas e tiver tudo certinho o seu eixo sem fim devera girar livre desse jeito:
https://youtu.be/4fv1tcWjn0I
só tome cuidado para nao rosquear muito o eixo sem fim para cima senao caem as esferas no fundo do pistao, ai terás q fazer tudo de novo. O eixo sem fim da 3 voltas de batente a batente, ou seja: se ele estiver totalmente no fundo do pistão ele pode dar 3 voltas com segurança sem que as esferas caiam.
Agora vou mostrar o funcionamento dessas tampinhas q estão me tirando do serio. O q acontece com elas quando se gira o volante.
Aqui girando no sentido horário (para a direita) a tampinha da seta amarela se fecha e a tampinha da seta vermelha se abre um pouco mais.
Aqui girando no sentido anti horário (para a esquerda) a tampinha da seta amarela abre um pouco mais e a tampinha da seta vermelha se fecha.
Aqui o jeito normal sem forcar. Só lembrando q girando com a mao e a caixa fora do carro não da pra perceber a abertura e o funcionamento dessas válvulas. Acho q a ação é somente quando o carro esta no chão q fica duro na hora de virar dai eles funcionam. Pra fazer esse teste eu segurei com um alicate de pressão a parte do eixo sem fim onde fica apoiado o rolamento. É aquela parte mais grossa q desce pela ponta onde se encaixa a flange elástica. E pra girar eu girei com a própria flange elástica. Dai alguém segurando o alicate e girando a flange da pra ver esse efeito gangorra.
Bom pessoal o desfecho desse capitulo foi que o retentor de baixo da caixa (o azul) estourou pouco dias depois da caixa rodando (ainda pesada para a direita) devido ter sido danificado e ressecado por causa dos varios aquecimentos do braço auxiliar com maçarico para ele sair do braço de direção. Dai acabei colocando a caixa do meu opala 88 q está parado. Mais pra frente eu volto a mexer com essa caixa pois no momento estou fadigado, acho q tirei umas 6 vezes essa caixa da caravan.
Lembrando q muitas fotos foram tiradas a noite, pois eu mexia bastante a noite. Durante o dia eu tirava do carro e colocava e testava kkkkkk.
Não sei se mencionei todos os nomes das peças corretamente. Não sei se disse ou se fiz alguma besteira em relação a desmontagem, montagem e troca dos reparos, se sim alguém me corrija e tbem me ajude no meu problema se puderem.
Se alguém tiver alguma duvida se eu puder vou responder, porem estou sem net, fiz esse tópico no word em casa depois upei as fotos num site juntei os links e postei no fórum.
No meu ponto de vista não tem nenhum segredo pra trocar o kit seguindo esses paços, o único cuidado q eu peço a quem for fazer esse serviço é com aquelas tampinhas do eixo sem fim. Acredito q ele tenha saído do lugar quando passei ar comprimido ou pelo manuseio da peça, elas se movimentam muito facil. Com elas todo cuidado é pouco.
Bem amigos, é isso.
Obrigado" />" />
Última edição por Marcos Adriano em Qua 21 Out - 14:23:32, editado 4 vez(es)
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc