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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 5 maio - 18:20:57

    Diplo87 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    as minhas mangueiras resolvi de uma maneira mais em conta interessante.


    eu levei as velhas numa oficina q mexe com implementos agricolas e eles fizeram duas novas pra mim usando os niples das velhas e prensando em mangueiras novas.


    o servico ficou 80 reais.....e ainda por cima ficou esse valor pois um dos niples foi necessario fazer uma solda de oxigenio.


    estao aqui ate hoje!!


    Cara já até comprei o kit de mangueiras, só falta a coragem pra encarar o trampo...



    aahh ta......trocar as mangueiras nao é taaaao dificil....o bom é ter uma daquelas catracas com pito e um prolongador pra soltar mais facil os niples da caixa.

    Marcos Adriano
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 5 maio - 18:22:33

    opala4cc escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    as minhas mangueiras resolvi de uma maneira mais em conta interessante.


    eu levei as velhas numa oficina q mexe com implementos agricolas e eles fizeram duas novas pra mim usando os niples das velhas e prensando em mangueiras novas.


    o servico ficou 80 reais.....e ainda por cima ficou esse valor pois um dos niples foi necessario fazer uma solda de oxigenio.


    estao aqui ate hoje!!

    Eu também mandei prensar. A tolerância de qualidade para mangueiras usadas na indústria costuma ser mais rigorosa em relação à qualidade. Quando essas porcarias vazam, costuma dar prejuízo contado em horas de linha de produção parada. Logo, marcas ruins não costumam sobreviver por muito tempo. Já no mercado automotivo, o que prevalece na preferência do comprador é o preço mais baixo e isso tem o efeito colateral da proliferação de marcas ruins, com baixa durabilidade.


    é vdd.....vc tem razao....eu tbem acho as mangueiras usadas nessa linha industrial e agricola (como foi meu caso) devem ter uma qualidade muito boa....
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Diplo87 Qua 13 maio - 7:11:27

    Marcos Adriano escreveu:
    Diplo87 escreveu:


    Cara já até comprei o kit de mangueiras, só falta a coragem pra encarar o trampo...





    aahh ta......trocar as mangueiras nao é taaaao dificil....o bom é ter uma daquelas catracas com pito e um prolongador pra soltar mais facil os niples da caixa.



    As ferramentas eu tenho, só tenho dúvidas quanto ao procedimento em si, de como drenar o sistema antes de retirar as mangueiras e depois como abastecer, se tem que sangrar e como sangrar, essas coisas...
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 13 maio - 21:27:40

    Diplo87 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:





    aahh ta......trocar as mangueiras nao é taaaao dificil....o bom é ter uma daquelas catracas com pito e um prolongador pra soltar mais facil os niples da caixa.



    As ferramentas eu tenho, só tenho dúvidas quanto ao procedimento em si, de como drenar o sistema antes de retirar as mangueiras e depois como abastecer, se tem que sangrar e como sangrar, essas coisas...



    vixe

    é bem tranquilo.....vai fazer um pouco de sujeira mas nao vai ter complicacao nao.....


    acho muito dificil (muito mesmo) pegar ar e precisar sangrar.


    pra abastecer é só colocar o oleo no reservatorio depois de tudo montado kkkkkkk
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Diplo87 Qui 14 maio - 7:32:35

    Obrigado pelas dicas Marcos, então vou comprar o óleo e trocar OKK
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 14 maio - 17:37:25

    é....nao tem muito segredo....


    todas as vezes q mexi na bomba (umas duas ou 3) e todas as vezes q mexi na caixa (umas 10 ou mais)

    nunca tive problema relacionado a "sangrar a caixa"


    sempre montei o sistema enchi de oleo e funcionou sem sangrar...alias....sobre as caixas funcionou com o devido problema citado....sangrar nao interferiu em nada....entao o problema nao foi esse.....


    quando mexi na caixa eu erguia as rodas e ficava girando o volante pros lados pro oleo entrar e circular todo na caixa q estava "vazia"....mas no seu caso nao sera necessario isso.....é só montar as coisas completar o oleo do reservatorio dar partida esperar um pouco e ver se baixa o nivel...se baixar é só completar e esta pronto.
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Diplo87 Sex 15 maio - 7:32:39

    Show, já comprei o óleo, assim que chegar vou fazer a troca.

    obrigado OKK

    Abraço
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 15 maio - 19:27:56

    OKK
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por frederico santos Qua 24 Fev - 14:56:38

    Desenterrando o topico.... to precisando de ajuda p montar a minha ..Primeiramente é sobre os aneis.. branco/ verde /branco. No meu kit veio 2 verdes em vez de dois brancos. Outra é sobre o aperto da gangorra q segura as duas valvulas.. quantas voltas mais ou menos é a ideal, tirei e nâo me atentei nesse detalhe. Outra é como colocar as esferas recirculantes no lugar..
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    Opa as esferas consegui visualizar , acho que por alguma incompatibilidade não abriu..


    Última edição por frederico santos em Qui 25 Fev - 16:25:34, editado 1 vez(es)
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por GersonJP Qui 25 Fev - 12:42:52

    Aproveitando o tópico. Ainda estou com um problema antigo na direção do meu carro. Porem agora estou trocando os terminais e barra e queria aproveitar para averiguar isso, já que não estou encontrando mecânicos bons.

    Meu carro apresenta a seguinte deficiência. Quando esterço a direção para a direita, o volante vai até o fim, a roda encosta no batente do tensor e a direção para. Mas quando viro para a esquerda, mesmo após o terminal encostar no batente do tensor eu não consigo sentir isso no volante e corro o risco de continuar virando até entortar tudo na suspensão.

    A questão é:

    Existe algum limitador dentro da caixa para impedir que a força hidraulica continue atuando a partir de certo curso? porque isso só acontece para um dos lados.
    Abraço a todos.
    frederico santos
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por frederico santos Qui 25 Fev - 16:23:42

    GersonJP escreveu:Aproveitando o tópico. Ainda estou com um problema antigo na direção do meu carro. Porem agora estou trocando os terminais e barra e queria aproveitar para averiguar isso, já que não estou encontrando mecânicos bons.

    Meu carro apresenta a seguinte deficiência. Quando esterço a direção para a direita, o volante vai até o fim, a roda encosta no batente do tensor e a direção para. Mas quando viro para a esquerda, mesmo após o terminal encostar no batente do tensor eu não consigo sentir isso no volante e corro o risco de continuar virando até entortar tudo na suspensão.

    A questão é:

    Existe algum limitador dentro da caixa para impedir que a força hidraulica continue atuando a partir de certo curso? porque isso só acontece para um dos lados.
    Abraço a todos.
    Não sou a pessoa certa p responder, mas isso foi com o tempo ou depois de algum reparo? Logo aparecealguém que possa explicar melhor pq eu to agarrado na direção que ta toda desmontada ainda.kkkk
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Fev - 16:27:05

    esse topico me da calafrios

    opala4cc gosta desta mensagem

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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Fev - 16:28:44

    frederico santos escreveu:Desenterrando o topico.... to precisando de ajuda p montar a minha ..Primeiramente é sobre os aneis.. branco/ verde /branco. No meu kit veio 2 verdes em vez de dois brancos. Outra é sobre o aperto da gangorra q segura as duas valvulas.. quantas voltas mais ou menos é a ideal, tirei e nâo me atentei nesse detalhe. Outra é como colocar as esferas recirculantes no lugar..
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    Opa as esferas consegui visualizar , acho que por alguma incompatibilidade não abriu..



    as duas caixas do opala q eu mexi acabei mexendo nisso e tbem nao contei as voltas do parafuso....


    as vezes pode ter sido esse problema o meu ja q as duas caixas de omega q eu mexi eu nao desmontei essa parte e ficaram boas.
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Fev - 16:30:49

    GersonJP escreveu:Aproveitando o tópico. Ainda estou com um problema antigo na direção do meu carro. Porem agora estou trocando os terminais e barra e queria aproveitar para averiguar isso, já que não estou encontrando mecânicos bons.

    Meu carro apresenta a seguinte deficiência. Quando esterço a direção para a direita, o volante vai até o fim, a roda encosta no batente do tensor e a direção para. Mas quando viro para a esquerda, mesmo após o terminal encostar no batente do tensor eu não consigo sentir isso no volante e corro o risco de continuar virando até entortar tudo na suspensão.

    A questão é:

    Existe algum limitador dentro da caixa para impedir que a força hidraulica continue atuando a partir de certo curso? porque isso só acontece para um dos lados.
    Abraço a todos.


    dentro da caixa acho q nao tem nem um "limitador"


    ela vai parar de esterçar quando o pistao atingir as duas extremidades da caixa e/ou o fuso terminar o curso das esferas.
    frederico santos
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por frederico santos Qui 25 Fev - 16:54:33

    Marcos Adriano escreveu:esse topico me da calafrios
    kkkk.. Oque não mata fortalece..
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    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Empty Re: Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF

    Mensagem por frederico santos Qui 25 Fev - 17:03:06

    Marcos Adriano escreveu:
    frederico santos escreveu:Desenterrando o topico.... to precisando de ajuda p montar a minha ..Primeiramente é sobre os aneis.. branco/ verde /branco. No meu kit veio 2 verdes em vez de dois brancos. Outra é sobre o aperto da gangorra q segura as duas valvulas.. quantas voltas mais ou menos é a ideal, tirei e nâo me atentei nesse detalhe. Outra é como colocar as esferas recirculantes no lugar..
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    Opa as esferas consegui visualizar , acho que por alguma incompatibilidade não abriu..



    as duas caixas do opala q eu mexi acabei mexendo nisso e tbem nao contei as voltas do parafuso....


    as vezes pode ter sido esse problema o meu ja q as duas caixas de omega q eu mexi eu nao desmontei essa parte e ficaram boas.
    Agora me diga uma coisa: oque define a posição daqueles tres retentores branco, verde e branco? Medi o branco e o verde e ambos tem as mesmas medidas de altura largura e comprimentos. Não entendi pq exatamente tem que ser o verde no meio. Outro detalhe é que meus reparos ,consegui originais, veio com dois verdes em vez de dois brancos...
    Sabe se tem uma razão para que o verde seja no meio.. Os anteriores que estavam na rosca sem fim segue a sequencia padrão..branco /verde/branco
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    Mensagem por frederico santos Qui 25 Fev - 17:04:14

    No caso coloquei o branco e o verde no meio e outro verde na primeira canaleta.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Fev - 17:05:16

    frederico santos escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:esse topico me da calafrios
    kkkk.. Oque não mata fortalece..



    vdd


    eu aprendi uma coisa:


    nao mexer mais nessa caixa kkkkkkkkkkkk



    do omega ainda vai kkkkkkkkkkkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 25 Fev - 17:06:56

    frederico santos escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    as duas caixas do opala q eu mexi acabei mexendo nisso e tbem nao contei as voltas do parafuso....


    as vezes pode ter sido esse problema o meu ja q as duas caixas de omega q eu mexi eu nao desmontei essa parte e ficaram boas.
    Agora me diga uma coisa: oque define a posição daqueles tres retentores  branco, verde e branco? Medi o branco e o verde e ambos tem as mesmas medidas de altura largura e comprimentos. Não entendi pq exatamente tem que ser o verde no meio. Outro  detalhe é  que meus reparos ,consegui originais, veio com dois verdes em vez de dois brancos...
    Sabe se tem uma razão para que o verde seja no meio.. Os anteriores que estavam na rosca sem fim segue a sequencia padrão..branco /verde/branco


    olha....eu sinceramente nao sei....


    o q eu sei é q eu devo ter testado todas as combinacoes possiveis kkkkkkkkk


    acho q isso nao interfere nao.
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Fev - 20:21:52

    frederico santos escreveu:Desenterrando o topico.... to precisando de ajuda p montar a minha ..Primeiramente é sobre os aneis.. branco/ verde /branco. No meu kit veio 2 verdes em vez de dois brancos. Outra é sobre o aperto da gangorra q segura as duas valvulas.. quantas voltas mais ou menos é a ideal, tirei e nâo me atentei nesse detalhe. Outra é como colocar as esferas recirculantes no lugar..
    servimg
    Opa as esferas consegui visualizar , acho que por alguma incompatibilidade não abriu..

    Coloque o anel de cor diferente no meio. Sobre o aperto da gangorra que segura as válvulas, eu não sei, pois não mexi nelas.
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Fev - 20:32:49

    GersonJP escreveu:Aproveitando o tópico. Ainda estou com um problema antigo na direção do meu carro. Porem agora estou trocando os terminais e barra e queria aproveitar para averiguar isso, já que não estou encontrando mecânicos bons.

    Meu carro apresenta a seguinte deficiência. Quando esterço a direção para a direita, o volante vai até o fim, a roda encosta no batente do tensor e a direção para. Mas quando viro para a esquerda, mesmo após o terminal encostar no batente do tensor eu não consigo sentir isso no volante e corro o risco de continuar virando até entortar tudo na suspensão.

    A questão é:

    Existe algum limitador dentro da caixa para impedir que a força hidraulica continue atuando a partir de certo curso? porque isso só acontece para um dos lados.
    Abraço a todos.

    Sim, conforme o Marcos já mencionou, existe um limitador interno na caixa. O que está acontecendo é que algum tosco mexeu na direção e não centrou ela antes de instalar o braço Shitman. Remova o braço Shitman do setor de DH, endireite as rodas para a posição neutra (diretamente à frente) e, mantendo-as nesta posição, gire o volante de direção até o final de um dos lados. Então, gire totalmente até o outro lado, contando o número de voltas. Retorne o volante de direção metade do número de voltas que foram contadas. Nesta posição, reinstale o braço Shitman no setor de DH. Nesta posição, o volante de direção dará o mesmo número de voltas para quaisquer dos dois lados e as rodas estarão na posição neutra (diretamente à frente). Por fim, se nesta condição o volante de direção não estiver na posição neutra, faça sua extração da coluna de direção e reinstale-o na posição neutra.
    Abraço.
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Fev - 20:34:24

    frederico santos escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:esse topico me da calafrios
    kkkk.. Oque não mata fortalece..

    Isso também vale para o corona vírus... affraid
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Fev - 20:38:53

    frederico santos escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:



    as duas caixas do opala q eu mexi acabei mexendo nisso e tbem nao contei as voltas do parafuso....


    as vezes pode ter sido esse problema o meu ja q as duas caixas de omega q eu mexi eu nao desmontei essa parte e ficaram boas.
    Agora me diga uma coisa: oque define a posição daqueles tres retentores  branco, verde e branco? Medi o branco e o verde e ambos tem as mesmas medidas de altura largura e comprimentos. Não entendi pq exatamente tem que ser o verde no meio. Outro  detalhe é  que meus reparos ,consegui originais, veio com dois verdes em vez de dois brancos...
    Sabe se tem uma razão para que o verde seja no meio.. Os anteriores que estavam na rosca sem fim segue a sequencia padrão..branco /verde/branco

    Acredito que a cor determina a dureza do material. Entretanto, é possível que não haja um padrão de cor para cada dureza. Acredito que a única exigência é que o kit tenha três anéis e um (o mais duro) seja colocado no meio. Então, cada fabricante de kit faz o seu "carnaval" de cores, já que tem muito fabricante fuleiro.
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    Mensagem por frederico santos Qui 25 Fev - 21:15:41

    Obrigado M. Adriano e OPALA4cc.. Tenho duas alternativas: A primeira e que estou preferindo é seguir o tutorial do Marco como base e acabar de tentar montar a direção e outra é levar para alguém que só mexa com isso. Eu particularmente prefiro eu mesmo montar, pq sei como esta sendo feito e com bastante limpeza. E alguém fazendo vai ser dificil saber se teve o mesmo zelo. A mina cx ficou uns anos parada e notei bastante sujeira de ferrugem dentro dela, portanto não daria para apenas trocar os retentores , que até então só tinha um pequeno vazamento. Estou refazendo tudo aqui em minha casa do zero, não vai ficar perfeito mas ficará melhor que antes.
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    Mensagem por opala4cc Qui 25 Fev - 23:00:25

    frederico santos escreveu:Obrigado M. Adriano e OPALA4cc.. Tenho duas alternativas: A primeira e que estou preferindo é seguir o tutorial do Marco como base e acabar de tentar montar a direção e outra é levar para alguém que só mexa com isso. Eu particularmente prefiro eu mesmo montar, pq sei como esta sendo feito e com bastante limpeza. E alguém fazendo vai ser dificil saber se teve o mesmo zelo. A mina cx ficou uns anos parada e notei bastante sujeira de ferrugem dentro dela, portanto não daria para apenas trocar os retentores , que até então só tinha um pequeno vazamento. Estou refazendo tudo aqui em minha casa do zero, não vai ficar perfeito mas ficará melhor que antes.

    Se for pagar para fazerem o serviço, recomendo fortemente que você leve a uma assistência técnica autorizada da ZF. Vai custar os olhos das nádegas, mas... pelo menos é um pessoal com treinamento. Se é uma autorizada, com certeza eles têm acesso ao material técnico dos produtos da ZF (esquemas de montagem, manual de manutenção, regulagens, etc...)
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 26 Fev - 8:31:35

    cara


    pontos de ferrugem por dentro é problema em.
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    Mensagem por GersonJP Sex 26 Fev - 9:53:20

    Vou tentar remover o bendito braço amanhã, depois de comprar os terminais de direção e a barra.
    Obrigado.

    opala4cc escreveu:
    GersonJP escreveu:Aproveitando o tópico. Ainda estou com um problema antigo na direção do meu carro. Porem agora estou trocando os terminais e barra e queria aproveitar para averiguar isso, já que não estou encontrando mecânicos bons.

    Meu carro apresenta a seguinte deficiência. Quando esterço a direção para a direita, o volante vai até o fim, a roda encosta no batente do tensor e a direção para. Mas quando viro para a esquerda, mesmo após o terminal encostar no batente do tensor eu não consigo sentir isso no volante e corro o risco de continuar virando até entortar tudo na suspensão.

    A questão é:

    Existe algum limitador dentro da caixa para impedir que a força hidraulica continue atuando a partir de certo curso? porque isso só acontece para um dos lados.
    Abraço a todos.

    Sim, conforme o Marcos já mencionou, existe um limitador interno na caixa. O que está acontecendo é que algum tosco mexeu na direção e não centrou ela antes de instalar o braço Shitman. Remova o braço Shitman do setor de DH, endireite as rodas para a posição neutra (diretamente à frente) e, mantendo-as nesta posição, gire o volante de direção até o final de um dos lados. Então, gire totalmente até o outro lado, contando o número de voltas. Retorne o volante de direção metade do número de voltas que foram contadas. Nesta posição, reinstale o braço Shitman no setor de DH. Nesta posição, o volante de direção dará o mesmo número de voltas para quaisquer dos dois lados e as rodas estarão na posição neutra (diretamente à frente). Por fim, se nesta condição o volante de direção não estiver na posição neutra, faça sua extração da coluna de direção e reinstale-o na posição neutra.
    Abraço.
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    Mensagem por opala4cc Sex 26 Fev - 11:01:10

    GersonJP escreveu:Vou tentar remover o bendito braço amanhã, depois de comprar os terminais de direção e a barra.
    Obrigado.

    opala4cc escreveu:

    Sim, conforme o Marcos já mencionou, existe um limitador interno na caixa. O que está acontecendo é que algum tosco mexeu na direção e não centrou ela antes de instalar o braço Shitman. Remova o braço Shitman do setor de DH, endireite as rodas para a posição neutra (diretamente à frente) e, mantendo-as nesta posição, gire o volante de direção até o final de um dos lados. Então, gire totalmente até o outro lado, contando o número de voltas. Retorne o volante de direção metade do número de voltas que foram contadas. Nesta posição, reinstale o braço Shitman no setor de DH. Nesta posição, o volante de direção dará o mesmo número de voltas para quaisquer dos dois lados e as rodas estarão na posição neutra (diretamente à frente). Por fim, se nesta condição o volante de direção não estiver na posição neutra, faça sua extração da coluna de direção e reinstale-o na posição neutra.
    Abraço.

    só não se esqueça de que a frente do veículo deve estar levantada para não castigar a DH.
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    Mensagem por frederico santos Sex 26 Fev - 19:12:45

    Marcos Adriano escreveu:cara


    pontos de ferrugem por dentro é problema em.
    Pois é brother, só que agora esta limpinha. Hj entrei em contato com um camarada que trabalha com isso. Perguntei quanto ele cobrava só p montar, pq joguei uma que tinha pego a cx desmontada,(Obs: nunca fale para alguém que conserta que vc desmontou isso geralmente custa o olho da cara kkkk)O praga até agora não me respondeu..kkkkk. Hj tentei colocar as esferas entendi como tem que fazer mas não consegui desembolar. Agora estou pesnando em uma cx mecanica. Até pq esse era o objetivo mas com o estava com a caixa aqui e para evitar despesas fui tentar a hidraulica msm.Sei que é pesada mas para minhas pretensões acredito que fique bom, ainda mais que não será carro p dia a dia. Agora a duvida é : O que preciso mudar e apartir de que ano a cx mecânica é compatível com o modelo do meu que é um 6cc 86que é hidráulica(plug and play) ? Desde ja ficarei muito grato por alguma informação. Parece que tem um modelo que não é compativel.
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    Mensagem por frederico santos Sex 26 Fev - 19:20:06

    opala4cc escreveu:
    frederico santos escreveu:Obrigado M. Adriano e OPALA4cc.. Tenho duas alternativas: A primeira e que estou preferindo é seguir o tutorial do Marco como base e acabar de tentar montar a direção e outra é levar para alguém que só mexa com isso. Eu particularmente prefiro eu mesmo montar, pq sei como esta sendo feito e com bastante limpeza. E alguém fazendo vai ser dificil saber se teve o mesmo zelo. A mina cx ficou uns anos parada e notei bastante sujeira de ferrugem dentro dela, portanto não daria para apenas trocar os retentores , que até então só tinha um pequeno vazamento. Estou refazendo tudo aqui em minha casa do zero, não vai ficar perfeito mas ficará melhor que antes.

    Se for pagar para fazerem o serviço, recomendo fortemente que você leve a uma assistência técnica autorizada da ZF. Vai custar os olhos das nádegas, mas... pelo menos é um pessoal com treinamento. Se é uma autorizada, com certeza eles têm acesso ao material técnico dos produtos da ZF (esquemas de montagem, manual de manutenção, regulagens, etc...)
    Guerrero, eu ja estou numa situação embaraçada, estou sem rin, figado e até os zoio das nadegas ja foram para pagar peças.kkkkk.E ainda desempregado. na minha cidade é um fim de mundo p achar peças , preciso andar uns 40km p achar o que quero, quando acho. Moro essa distancia da capital(Vitória) p aquela região vc costuma encontrar alguma coisa. La tem essa assitencia e foi onde comprei os kits de reparo. Essa alternativa será a ultima de todas caso não consiga desembolar uma cx mec. Hj passei o dia todo tentando colocar aquelas benditas esferas.. Deu vontade de chorar e abandonei.kkk. Vo partir p outra parte p começar a montar as peças dele , pelo menos p não ficar pelado.
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    Mensagem por opala4cc Sex 26 Fev - 21:16:49

    frederico santos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Se for pagar para fazerem o serviço, recomendo fortemente que você leve a uma assistência técnica autorizada da ZF. Vai custar os olhos das nádegas, mas... pelo menos é um pessoal com treinamento. Se é uma autorizada, com certeza eles têm acesso ao material técnico dos produtos da ZF (esquemas de montagem, manual de manutenção, regulagens, etc...)
    Guerrero, eu ja estou numa situação embaraçada, estou sem rin, figado e até os zoio das nadegas ja foram para pagar peças.kkkkk.E ainda desempregado. na minha cidade é um fim de mundo p achar peças , preciso andar uns 40km p achar o que quero, quando acho. Moro essa distancia da capital(Vitória) p aquela região vc costuma encontrar alguma coisa. La tem essa assitencia e foi onde comprei os kits de reparo. Essa alternativa será a ultima de todas caso não consiga desembolar uma cx mec. Hj passei o dia todo tentando colocar aquelas benditas esferas.. Deu vontade de chorar e abandonei.kkk. Vo partir p outra parte p começar a montar as peças dele , pelo menos p não ficar pelado.

    Deixe todas as peças da dh imersad em óleo. Vai evitar ferrugem. Não utilize esferas que já estiverem sem o revestimento niquelado. Caso contrario, quando resolver montar essa dh, vai aumentar o prejú.
    Faz parte. Tá todo mundo matando cachorro a grito. Que país de m...
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    Mensagem por Marcelo74v8 Sáb 27 Fev - 1:20:58

    Por experiência própria: se for ficar muito tempo sem mexer (pode ocorrer) deixe tudo montado.
    Cambio desmontado estraga por desuso. Perdi um cambio automático reserva assim.
    Atualmente, se não for mexer nos próximos 5 dias, não deixo nada desmontado mais....

    Pode ser que em alguma literatura digital gringa encontre esquemas e tutoriais desses câmbios. Alguns, como o ZF4HP22 saíram em Mercedes e BMW...
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    Mensagem por frederico santos Sáb 27 Fev - 15:48:53

    Vlw a dica galera. O cambio esta fora do carro a um bom tempo,mas debaixo da garagem tb, motor ta no meu quarto. Fiz uma meia sola, tb parado. Preciso fazer um cano no carter para futuro retorno de turbina , provavelmente tirarei o cabeçote para dar uma conferida nas camisas. apo´s isso ja quero colocar no lugar. Só que pretendo baixar p lugar só depois que a direção estiver no quadro pq do espaço. Sem motor é mais facil mexer.Assim que tiver em andamento posto fotos da encrenca.
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 28 Fev - 10:45:12

    frederico santos escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:cara


    pontos de ferrugem por dentro é problema em.
    Pois é brother, só que agora esta limpinha. Hj entrei em contato com um camarada que trabalha com isso. Perguntei quanto ele cobrava só p montar, pq joguei uma que tinha pego a cx desmontada,(Obs: nunca fale para alguém que conserta que vc desmontou isso geralmente custa o olho da cara kkkk)O praga até agora não me respondeu..kkkkk. Hj tentei colocar as esferas entendi como tem que fazer mas não consegui desembolar. Agora estou pesnando em uma cx mecanica. Até pq esse era o objetivo mas com o estava com a caixa aqui e para evitar despesas fui tentar a hidraulica msm.Sei que é pesada mas para minhas pretensões acredito que fique bom, ainda mais que não será carro p dia a dia. Agora a duvida é : O que preciso mudar e apartir de que ano a cx mecânica é compatível com o modelo do meu que é um  6cc 86que é hidráulica(plug and play) ? Desde ja ficarei muito grato por alguma informação. Parece que tem um modelo que não é compativel.


    pra colocar a direcao mecanica vc praticamente mexeria somente na coluna de direcao.


    a coluna de direcao com DH é mais curta devido a caixa ser "maior" e praticamente entrar dentro do carro

    a coluna da direcao sem DH é mais comprida.



    o resto: fixação na longarina, pitman e etc é tudo igual.
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    Mensagem por GersonJP Qui 4 Mar - 15:30:22

    opala4cc escreveu:
    GersonJP escreveu:Vou tentar remover o bendito braço amanhã, depois de comprar os terminais de direção e a barra.
    Obrigado.



    só não se esqueça de que a frente do veículo deve estar levantada para não castigar a DH.


    Opa, vlw por avisar. Levantei a frente e removí o bendito. E vamos ao resultado.
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    Mensagem por GersonJP Qui 4 Mar - 15:50:57

    Caras é o seguinte.
    Removi todo o conjunto da barra de direção, incluindo o pitman. Fiz a contagem das volta tudo blz, centralizei a direção com a caixa. O braço pitman possui 4 dentes grossos que não deixam nontar de forma errada, 1 a cada 90 graus, igual ao da luva do cardã, isso no modelo pitman do opala 79 hidraulico. Troquei a barra de direção e os 4 terminais, tudo nakata, e ainda dei um talento nos braços axiais, que estavam travados, os caras para alinhar usavam 2 alicates de pressão, agora dá pra alinhar na mão. Pintei tudo bonitinho com fosfatizante + verniz. Ficou show, desproporcional com o resto das peças, kkkkkkkkkk.

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    Mensagem por GersonJP Qui 4 Mar - 15:59:49

    Mesmo alinhando tudo e trocando as peças o que ocorre é o seguinte.

    O carro vira para direita normalmente, mesmo não chegando no fim da caixa, quando o batente da roda encosta no batente do tensor a força hidráulica já está no limite e não força nada.

    Já virando para o outro lado, o batente encosta mais cedo no tensor:

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 E5014917-f7cd-463e-8f2b-e735ecd70312

    Ou seja eu não chego a dar a mesma quantidade de voltas no volante e estas peças se encostam, percebi que tem um pouco de solda ali para aumentar o tensor.
    O carro está virando menos para a esquerda.
    Não sei se tem a var com a bandeja, se elas são diferentes, ou o que pode estar errado, ponta de eixo diferente, sei lá. Como encosta um pouco mais cedo, ainda tem força da direção exercendo, então tem que tomar muito cuidado ao esterçar para a esquerda.

    Alguém já teve esse problema? Não analisei as bandejas ainda.
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    Mensagem por Paulo Corso Seg 5 Set - 12:41:30

    La vai eu devorar este tópico e me preparar para fazer o trabalho. Com a pandemia minha direção ficou um pouco dura e o volante não volta mais a posição inicial ao fazer curvas, mesmo com terminais/Barra trocados e alinhamento ok. Recentemente desmontei a bomba da direção para inspeção, felizmente tudo encontra-se perfeitamente em ordem, aproveitei troquei as mangueiras, o reservatório e o fluido, mas a situação permanece inalterada, então bora abrir a bendita caixa.


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    Mensagem por opala4cc Seg 5 Set - 14:11:40

    Paulo Corso escreveu:La vai eu devorar este tópico e me preparar para fazer o trabalho. Com a pandemia minha direção ficou um pouco dura e o volante não volta mais a posição inicial ao fazer curvas, mesmo com terminais/Barra trocados e alinhamento ok. Recentemente desmontei a bomba da direção para inspeção, felizmente tudo encontra-se perfeitamente em ordem, aproveitei troquei as mangueiras, o reservatório e o fluido, mas a situação permanece inalterada, então bora abrir a bendita caixa.

    Você deu uma olhada se a válvula reguladora de pressão da bomba estava limpa e sem obstruções?
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Set - 15:03:05

    Paulo Corso escreveu:La vai eu devorar este tópico e me preparar para fazer o trabalho. Com a pandemia minha direção ficou um pouco dura e o volante não volta mais a posição inicial ao fazer curvas, mesmo com terminais/Barra trocados e alinhamento ok. Recentemente desmontei a bomba da direção para inspeção, felizmente tudo encontra-se perfeitamente em ordem, aproveitei troquei as mangueiras, o reservatório e o fluido, mas a situação permanece inalterada, então bora abrir a bendita caixa.

    A pandemia judiou um pouco dos opaleiros...o jeito é ir levantando os carros novamente aos poucos..


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    Mensagem por Paulo Corso Seg 5 Set - 15:30:53

    opala4cc escreveu:
    Paulo Corso escreveu:La vai eu devorar este tópico e me preparar para fazer o trabalho. Com a pandemia minha direção ficou um pouco dura e o volante não volta mais a posição inicial ao fazer curvas, mesmo com terminais/Barra trocados e alinhamento ok. Recentemente desmontei a bomba da direção para inspeção, felizmente tudo encontra-se perfeitamente em ordem, aproveitei troquei as mangueiras, o reservatório e o fluido, mas a situação permanece inalterada, então bora abrir a bendita caixa.

    Você deu uma olhada se a válvula reguladora de pressão da bomba estava limpa e sem obstruções?

    Estava sim, em perfeitas condições por sinal.

    Usei reparo da APC, muito bom por sinal, será que para caixa é bom também?

    Não sei se tem a ver, mas reparei que foi depois de uma acertada num buraco que ficou assim, ou se foi mesmo ao fato dele ter ficado muito parado na pandemia. Na ocasião desalinhou bem o menino.


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    Mensagem por sezil Seg 5 Set - 15:38:56

    Eu mexi na minha caixa e usei dessa marca APC pra caixa é boa tambem!!
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    Mensagem por opala4cc Seg 5 Set - 16:54:57

    Paulo Corso escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Você deu uma olhada se a válvula reguladora de pressão da bomba estava limpa e sem obstruções?

    Estava sim, em perfeitas condições por sinal.

    Usei reparo da APC, muito bom por sinal, será que para caixa é bom também?

    Não sei se tem a ver, mas reparei que foi depois de uma acertada num buraco que ficou assim, ou se foi mesmo ao fato dele ter ficado muito parado na pandemia.  Na ocasião desalinhou bem o menino.

    APC, das marcas paralelas, é a melhor. Não sei se ainda se encontra os kits originais da ZF e nem sei se a ZF vende para consumidor.
    Eu daria uma olhada pessoalmente na parte inferior do carro, nessa parte de barra de direção, ancoragem nas longarinas, etc...
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    Mensagem por Paulo Corso Seg 5 Set - 19:24:51

    Eu troquei a barra central e os 4 terminais. As longarinas estao ok ainda uso aquela barra antitorçao. Inclusive testei com pneus comuns pois uso hankook. A direção continua não retornando e não leve como antes.
    Creio que a pancada no buraco deve ter danificado algo na caixa.




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    Mensagem por Marcos Marcos Seg 5 Set - 19:54:46

    Paulo Corso escreveu:Eu troquei a barra central e os 4 terminais. As longarinas estao ok ainda uso aquela barra antitorçao. Inclusive testei com pneus comuns pois uso hankook.  A direção continua não retornando e não leve como antes.
    Creio que a pancada no buraco deve ter danificado algo na caixa.



    Sei que a barra de direção central passa bem perto da barra anti-torção, ao esterçar ela fica mais proxima ainda. Será que a barra de direção não está raspando ao retornar?
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    Mensagem por opala4cc Seg 5 Set - 22:28:30

    Paulo Corso escreveu:Eu troquei a barra central e os 4 terminais. As longarinas estao ok ainda uso aquela barra antitorçao. Inclusive testei com pneus comuns pois uso hankook.  A direção continua não retornando e não leve como antes.
    Creio que a pancada no buraco deve ter danificado algo na caixa.



    Carácoles! Se chegou ao ponto de danificar o setor por dentro, não era um buraco, era uma cratera!
    Com a frente do carro suspensa e o motor desligado, já experimentou virar as rodas usando a direção? Já experimentou - ainda com a frente do carro suspensa e motor desligado, virar as rodas usando as mãos lá nos pneus?
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 6 Set - 9:05:58

    Ja sim, inclusive fiz isso quando fiz a troca da barra central e os terminais. Fica bem leve virando no volante e relativamente pelos pneus. A barra de direção apesar de passar próxima a barra antitorção não raspa na mesma como sugerido pelos Marcos, e não sinto nenhuma anormalidade ao esterçar o volante. Provavelmente deve ter alguma fuga de pressão interna na caixa.

    Um outro detalhe que notei desde que percebi essa questão da direção é que ao sangrar a caixa ali pelo sangrador, o fluido não retorna com força, vem bem devagar mesmo esterçando as rodas. Mesmo depois de ter feito a bomba fica assim.

    Minha ideia é abrir a caixa para analisar e nessa preventivamente pelo que entendo ja eu faço as trocas de reparos e retentores mesmo não tendo nada estourado, é isso mesmo, abriu ja troca mesmo estando bom?


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    Mensagem por opala4cc Ter 6 Set - 10:14:20

    Paulo Corso escreveu:Ja sim, inclusive fiz isso quando fiz a troca da barra central e os terminais. Fica bem leve virando no volante e relativamente pelos pneus. A barra de direção apesar de passar próxima a barra antitorção não raspa na mesma como sugerido pelos Marcos, e não sinto nenhuma anormalidade ao esterçar o volante. Provavelmente deve ter alguma fuga de pressão interna na caixa.

    Um outro detalhe que notei desde que percebi essa questão da direção é que ao sangrar a caixa ali pelo sangrador, o fluido não retorna com força, vem bem devagar mesmo esterçando as rodas. Mesmo depois de ter feito a bomba fica assim.

    Minha ideia é abrir a caixa para analisar e nessa preventivamente pelo que entendo ja eu faço as trocas de reparos e retentores mesmo não tendo nada estourado, é isso mesmo, abriu ja troca mesmo estando bom?

    Sim, troca-se tudo pelo que vem no kit.
    Mas será que o problema está no setor? Quem fez a revisão no bomba? Será que ela realmente está bombeando corretamente?
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 6 Set - 12:29:15

    Foi eu quem fez a bomba, na verdade somente foi feito troca completa do reparo, retentor e rolamento pois a mesma estava perfeita, placas, rotor, palhetas e anel elíptico intactos, assim como a válvula de pressão, tudo devidamente lavado e montado com muito cuidado em relação à limpeza. Tomei cuidado para não ligar com a bomba vazia, instalei ela previamente cheia, para não virar em lubrificação.

    Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 Bomba-03


    Nessa troca ja fiz a troca do reservatório e do fluido, que nem era tão velho assim, faço trocas preventivas a cada 2 ou 3 anos.






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    Mensagem por opala4cc Ter 6 Set - 20:54:11

    Paulo Corso escreveu:Foi eu quem fez a bomba, na verdade somente foi feito troca completa do reparo, retentor e rolamento pois a mesma estava perfeita, placas, rotor, palhetas e anel elíptico intactos, assim como a válvula de pressão, tudo devidamente lavado e montado com muito cuidado em relação à limpeza. Tomei cuidado para não ligar com a bomba vazia, instalei ela previamente cheia, para não virar em lubrificação.

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    Nessa troca ja fiz a troca do reservatório e do fluido, que nem era tão velho assim, faço trocas preventivas a cada 2 ou 3 anos.





    É... então é hora de partir para o setor de DH mesmo... affraid Trocando o Kit de Reparos da Caixa de Direção Hidraulica ZF - Página 5 505453
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    Mensagem por Paulo Corso Ter 6 Set - 21:28:53

    Essa é a ideia. Vou fazer a partir do final de semana das eleições, tenho outros compromissos com o diplomata esses mês e não quero fazer com pouco tempo livre. Então até lá vou estudando bem o sistema.


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    Mensagem por Paulo Corso Ter 11 Out - 15:42:28

    Bom, domingo eu tirei a caixa da Direção do carro e desmontei, aparentemente nenhum reparo estourado, nenhum rolamento estourado, mas notei duas coisas.

    1 - Esgotei o que deu de óleo hidráulico virando a caixa com os bocais de entrada e saida de óleo para baixo e girando ela pela junta elástica pra não fazer muita sujeira ao desmontar. Esse óleo saiu com cor e cheiro normal. Mas conforme fui desmontando a caixa, tinha uma certa quantidade de óleo velho (bem preto e com cheiro forte - parecido com cheiro de óleo queimado), principalmente na área do pistão, inclusive dentro do pistão tinha certa quantidade de uma borra preta.

    - Estranho isso pq ja havia trocado esse fluido 3 vezes (uma vez ano passado 2021), uma vez esse ano quando fiz a bomba e outra vez ainda esse ano trocado parcialmente quando troquei o reservatório, era pra estar tudo limpo, exceto se essa borra estivesse impedindo a saída de certa quantidade de óleo velho de dentro da caixa.

    2 - Na peça "sem fim" vai um rolamento de esferas, por dentro da pista desse rolamento, vai um outro rolamento (de agulha), essa pista, no meu caso esta travada, tirei fazendo alavanca com duas chaves de fenda, agora não sei se é assim, pois não teria sentido essa peça girar, pois o que gira seria o rolamento de esferas e por dentro seria o eixo de torção.

    A foto é do Marcos, só a usei como exemplo.
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