A história contada por Falves:
História – Comodoro SL/E 4.1/S 1991/1991
Sou aficionado pela linha Chevrolet, em especial pelo Opala, desde meus 13 anos de idade. Algo totalmente espontâneo, visto que nenhum parente direto possuiu Opala na vida, e nenhum chegou a ter algum tipo de paixão ou envolvimento com esse mundo tão atrativo quanto é o mundo automobilístico. Ao longo do tempo fui criando uma grande paixão pelos modelos 85/87, em especial pelo Diplomata e seus belos “milhas em pé”. Como a maioria dos opaleiros, via os modelos 91/92 como algo quase inatingível, talvez pelas poucas unidades produzidas, pelo alto valor que estes modelos possuem e por que não dizer, pelo alto preço dos itens exclusivos que, quem conhece, sabe que acaba pesando bastante quando se decide ter um 91/92.
Pois bem, meu amado 91 entrou em minha vida de uma maneira totalmente despretensiosa. Ele pertencia a um amigo da cidade de Franca/SP, distante de minha cidade 400 km, que conheci num treinamento pela empresa em que trabalho, numa conversa de hora de almoço. Ele me contou sobre esse Opala, e que talvez no ano seguinte, teria de vendê-lo para dar seguimento a alguns projetos pessoais. De forma totalmente inocente, dei meu contato e pedi que, quando ele fosse vender, me avisasse. Apenas 3 meses depois, recebo um e-mail dele me informando que seria pai do terceiro filho(a), e precisaria urgentemente vender o Opala para construir um quarto novo para o (a) bebê, e que, se eu fosse ficar com o carro, nem botaria anúncio, porque seria diretamente meu. Mesmo sem condições, lancei uma oferta que creio que 90% das pessoas não aceitaria, que seria uma pequena entrada seguida de 14 parcelas fixas. Ele aguardou 3 dias para me dar a resposta, que foi positiva, numa negociação sem qualquer envolvimento bancário, financeiro ou cartorial, numa verdadeira negociação “à fio de bigode”. Paguei religiosamente o carro, adiantando ao máximo as parcelas. O mais importante, que sinaliza a confiança que norteou essa negociação: Documentação totalmente impecável, e transferido para meu nome desde o 1º dia.
Opala em mãos, muito íntegro em uma série de detalhes, mas mesmo assim necessitou de uma série de reparos que foram realizados durante esses quase dois anos, que somaram já uma importante quantia: Restauro completo do interior, elétrica, suspensões, freios, transmissão, detalhes de funilaria e pintura, carburação, ignição, arrefecimento, ar condicionado... enfim, uma vasta lista que hoje ocupa uma pasta cheia de notas, e uma satisfação sem tamanho, coisas que só opaleiro pode compreender.
Durante quase um ano, esse Comodoro SL/E viveu uma verdadeira crise de identidade: Assim como tantos por aí, meu Comodoro SL/E foi e é caracterizado como Diplomata SE, com todas as plaquetas, incluindo a do volante, com o dístico “DIPLOMATA SE”. Ao chegar o m$ment$ (entenderam né rss) de restaurar meu tão sonhado interior, que de longe era o ponto mais crítico do carro, decidi por seguir a ideia do amigo Fernando Soares e assumir a identidade do Comodoro SL/E, porém mantendo a pintura dos apliques, para-choques e capas dos retrovisores, assim como as rodas 15”, lanternas fumê e piscas cristais, itens esse que ao meu ver, dão um charme todo especial ao veículo.
Hoje graças ao bom Deus, consegui chegar perto do meu objetivo... Alimentação original 3E com difusor e válvula kicker,(item muito raro), forro interno do capô original, cânister, ar condicionado totalmente funcional, interior restaurado nos mínimos detalhes do Comodoro SL/E, lanternas, faróis e piscas Cibié, entre outros detalhes abordados em outros tópicos aqui. Não me vejo mais sem meu 91.
Afirmo sem medo de errar, independente de preferências, os 91/92 são únicos. E apaixonantes.
Agradeço a Deus pela possibilidade de realizar esse sonho, e por tantos amigos e alegrias que me dá. Agradeço aos amigos daqui do fórum e do grupo Opaleiros do WhatsApp, ao qual tenho a honra de administrar.
Que Deus abençoe cada opaleiro, e cada fã de antigos.
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Última edição por Rubão6cc em Qui 23 Jun - 19:26:01, editado 1 vez(es)
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