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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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adpachec
Glaucio Missioneiro
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Laercio Tomaz Jr
9 participantes
Partida pesada resolvido com aterramento.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº1
Partida pesada resolvido com aterramento.
Fala galera a tempos o opala estava com aquela partida arrastando e as vezes nem pegava, primeiro comprei outra bateria e continuou a mesma coisa me indicaram trocar o alternador e o motor de partida, mas os 2 são novos, então adicionei mais um aterramento a bateria, peguei um cabo grosso que tinha aqui é um cabo de instalação elétrica removi o parafuso que aterra na longarina limpei passei um desengripante coloquei um parafuso novo e liguei no negativo da bateria, foi magica agora pega muito bem e sem enroscar, uma coisa extremamente barata simples e salvou minha vida amanha posto uma foto pois isso pode vir a ajudar alguns opaleiros com o mesmo problema.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº2
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
pra ficar melhor ainda puxe outro cabo de aterramento no bloco do motor!!!
fica mais mió di bao!!!
fica mais mió di bao!!!
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº3
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Onde eu ligo no bloco do motor?
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 54
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº4
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Eu não sei se nos 76 são assim, mas tem dois lugares originais de aterramento do motor, ambos na longarina direita( lado do carona) pelo lado de dentro do cofre do motor:
Logo do lado do braço pitman, indo para a traseira do carro, alí pega um cabo tipo malha, que liga a longarina num dos parafusos que prendem o arranque por baixo.
Outro ponto fica no meio entre o berço( quadro ) e o parafuso dianteiro que prende o berço. Esse cabo também tipo malha, liga num parafuso do calço do motor.
Procure ver se tem o furo com rosca, se achar, é só arrumar o cabo.
Se quiser, mando fotos.
Logo do lado do braço pitman, indo para a traseira do carro, alí pega um cabo tipo malha, que liga a longarina num dos parafusos que prendem o arranque por baixo.
Outro ponto fica no meio entre o berço( quadro ) e o parafuso dianteiro que prende o berço. Esse cabo também tipo malha, liga num parafuso do calço do motor.
Procure ver se tem o furo com rosca, se achar, é só arrumar o cabo.
Se quiser, mando fotos.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº5
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Laercio Tomaz Jr escreveu:Onde eu ligo no bloco do motor?
qualquer lugar onde vc consiga prender um parafuso com o terminal do fio
minha carvan esta ligado o terminal junto ao parafuso onde fica essa malha
dai fica um processo "invertido": o negativo aterrado na lataria essa malha q alimenta o motor (arranque, alternador e etc)
com o negativo aterrado no motor a malha alimenta o carro (farois, lampadas, radio e etc)
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº6
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Eu acabei ligando também um cabo da longarina no parafuso que prende a bomba de combustível no bloco do motor ficou melhor ainda a partida sera que a algum problema eu aterrar nesse parafuso.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº7
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
O meu tá aterrado num dos parafusos que prende a capa seca ao bloco.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº8
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Me desculpem a gambiarra e que foi no final de semana e o carro não queria dar partida então tive que me virar, essa semana vou comprar os terminais e fazer da maneira correta, o importante e que funcionou, fiquei com receio pois só consegui colocar no parafuso da bomba sei la fiquei com medo de dar algum problema alguma faísca, peço desculpa e que sou leigo no assunto.
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LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
Idade : 54
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 12/12/2013
- Mensagem nº9
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Na sua segunda foto dá para ver o aterramento original ligado no suporte do calço do motor.
Esse cabo que vc colocou ligado no parafuso da bomba de combustível, eu acho desnecessário, desde que o que sai do negativo da bateria esteja bem aterrado na lataria.
Esse cabo que vc colocou ligado no parafuso da bomba de combustível, eu acho desnecessário, desde que o que sai do negativo da bateria esteja bem aterrado na lataria.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº10
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Então ela já tinha essa malha ligando da longarina no bloco mas mesmo assim a partida estava ruim só melhorou quando liguei um cabo até o parafuso da bomba.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº11
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Ganhou um like.
Mas use terminal de compressão nos fios.
Eu fiz assim no cabo negativo da bateria.
Lixe os contatos até o metal da lataria.
Prenda os fios.
Aplique tinta por cima de tudo para não enferrujar.
Mas use terminal de compressão nos fios.
Eu fiz assim no cabo negativo da bateria.
Lixe os contatos até o metal da lataria.
Prenda os fios.
Aplique tinta por cima de tudo para não enferrujar.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº12
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
adpachec escreveu:Ganhou um like.
Mas use terminal de compressão nos fios.
Eu fiz assim no cabo negativo da bateria.
Lixe os contatos até o metal da lataria.
Prenda os fios.
Aplique tinta por cima de tudo para não enferrujar.
O legal vou comprar fazer o cabo depois posto fotos obrigado.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº13
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Fala galera acatei a dico do amigo adpachec e instalei os terminais nos cabos.
Usei terminais de pressão mas esses terminais precisam de uma ferramenta especifica que é cara, dai utilizei um alicate de pressão fechado no máximo deu certinho claro não se compara a prensa hidráulica mas da pra fazer tambem, depois soldei todos os terminais em sua base ligando o fio ao terminal com solda de estanho, passei fita isolante e por cima coloquei um TUBO RETRÁTIL TERMO-ATIVADO o que eu acho fantastico pois e muito barato e da um acabamento perfeito, seguem as fotos.
upload
image host
free uploader
image url
TUBO RETRÁTIL TERMO-ATIVADO pra quem não conhece e um tubo em vários diâmetros você corta a medida necessária poe no lugar e aquece eu fiz no fogão mesmo ai ele contrai e envolve o fio dando acabamento e isolando a peça.
image url upload
image host
Instalado.
upload pics
images hosting
windows screen capture
image upload free
image hosting 10mb limit
OBS: Os furos dos terminais tive que aumentar mas foi tranquilo na furadeira o metal e mole usei um alicate de pressão pra prender mas deu pra fazer legal.
Usei terminais de pressão mas esses terminais precisam de uma ferramenta especifica que é cara, dai utilizei um alicate de pressão fechado no máximo deu certinho claro não se compara a prensa hidráulica mas da pra fazer tambem, depois soldei todos os terminais em sua base ligando o fio ao terminal com solda de estanho, passei fita isolante e por cima coloquei um TUBO RETRÁTIL TERMO-ATIVADO o que eu acho fantastico pois e muito barato e da um acabamento perfeito, seguem as fotos.
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OBS: Os furos dos terminais tive que aumentar mas foi tranquilo na furadeira o metal e mole usei um alicate de pressão pra prender mas deu pra fazer legal.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº14
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Putz.... esqueci, na falta de ferramenta pegue uma chave de fenda grande e bata no meio e em cima da parte que prensa o fio (no sentido do comprimento), ele cria um vinco que prensa o fio.
Logicamente se o fio e o terminal são da mesma bitola.
Belo serviço.
Logicamente se o fio e o terminal são da mesma bitola.
Belo serviço.
Laercio Tomaz Jr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1805
Idade : 44
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala coupe 76
Cilindros : 6cc aspirado
Data de inscrição : 10/12/2011
- Mensagem nº15
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
adpachec escreveu:Putz.... esqueci, na falta de ferramenta pegue uma chave de fenda grande e bata no meio e em cima da parte que prensa o fio (no sentido do comprimento), ele cria um vinco que prensa o fio.
Logicamente se o fio e o terminal são da mesma bitola.
Belo serviço.
obrigado, nem acredito que consegui resolver uma dor de cabeça imensa de maneira simples e barata.
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº16
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
O meu esta aterrado da bateria a lata, da bateria ao bloco pelo suporte do motor, e depois do bloco a longarina.
_________________
Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
https://www.facebook.com/paulocorso
https://www.instagram.com/paulo_corso/
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº17
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
No meu aterrei tanto a bateria quanto o motor no mesmo ponto da lata, na parede corta-fogo próximo à bateria.
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 64
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº18
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
O meu esta aterrado na lata tbem.
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 52
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº19
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
uma dica por experiencia propria.....dar a partida sem o terra do motor pode torrar toda a instalação....tipo chicote completo.
uma coisa boa é usar um rele auxiliar, recebe sinal do comutador, mas a potencia mesmo passa pelo rele evitando aquecimento no comutador de partida.
uma coisa boa é usar um rele auxiliar, recebe sinal do comutador, mas a potencia mesmo passa pelo rele evitando aquecimento no comutador de partida.
_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
Cesa.r Augusto- Opaleiro
- Número de Mensagens : 79
Localização : Curitiba-Paraná
Modelo do carro : Opala Comodoro 1992/1992
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 22/04/2015
- Mensagem nº20
Re: Partida pesada resolvido com aterramento.
Boa noite...meu opala estava com o mesmo problema....resolvi com aterramento da mesma maneira....da certo.
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