Desculpem por ter atrasado a matéria do opala do mês e junho,tava com alguns problemas ai mas tamos de volta.
No mês de junho o Ivan e o Marcos foram os vencedores,vamos começar a matéria então
Opala Diplomata 1985 6cil a alcool-Ivan4100
Sou Ivan, feliz proprietário de um Opala Diplomata Coupe 6 cilindros álcool ano 1985 há três anos. Gostaria de expor, aqui, um pouco de minha paixão por este carro.
Eu possuía um carro importado já com dez anos de uso (ano de fabricação 1999) até o ano de 2013 e, apesar de considerá-lo bom, havia algum tempo que eu estava desanimado com a dificuldade para encontrar peças e o alto custo delas, motivo pelo qual passei a buscar um carro que não me desse dor de cabeça na hora da manutenção, quando efetivamente comecei a pesquisar sobre o mercado do opala, o qual já conhecia por conta de meu pai, que elogiava muito os carros da linha, principalmente a robustez de sua construção e projeto, por ter possuído uma perua Chevrolet Caravan ano 1978 branca, motor 4 cilindros por mais de 15 (quinze) anos.
Isso, aliado ao que aprendi aqui no Fórum Opaleiros do Paraná, desde que me inscrevi (em 2012) fez com que eu decidisse: quero um opala.
Assim, comecei a procurar um que me agradasse, de mecânica 4 cilindros, o qual seria meu único carro, salientando que, nesta época (começo de 2013), eu já anunciava meu importado nos sites de classificados automotivos.
Nesta procura, postei uma mensagem na seção “Classificados” do Opaleiros, informando que buscava um opala de mecânica 4 cilindros, dentro de meu orçamento (que era apenas razoável) e, saudosista da velha caravan de meu pai, optei por um modelo da década de 1970, ou seja, com faróis redondos.
Eis que me surpreendi com uma resposta, na qual o dono de um opala diplomata coupe 6 cilindros moderno (farol quadrado) me oferecia o carro. Argumentei que procurava por um de ano e mecânica diferentes, ao que ele insistiu para que fosse ver.
Pois bem, após solicitar fotos do veículo, mostrei para o meu pai, que curtiu o carro, e insistiu para que fôssemos vê-lo (meu pai é meu consultor para esse tipo de situação, rsss). Vimos e gostamos, e comecei a negociar com o dono, o que levou alguns meses. Quando finalmente chegamos a um acordo, fui novamente ver o carro, para analisar melhor a sua situação.
Apesar de não ser o que procurava, dado que o opala 6 cilindros sempre teve fama de“beberrão” e por ser de modelo diverso do que procurava, foi só dar uma volta nele para me apaixonar e decidir por comprá-lo. Ai pronto, comprei e voltei para casa à noite com ele. No caminho, os demais motoristas já vinham cumprimentando e acenando, elogiando o carro. Isso foi em junho de 2013.
Desde então, sou o feliz proprietário deste opala. Acabei por vender o meu outro carro e ficando somente com ele, e não me arrependo nem um pouco. Afinal, é um prazer dirigir esse carro. Só quem já teve a oportunidade sabe. Além do motor espetacular, que entrega bastante torque em baixa rotação, tem o conforto, a beleza, a robustez e a raridade, dado que o opala coupe teve encerrada a sua produção no ano de 1988, motivo pelo qual chama a atenção por onde passa.
Ainda no ano de 2013, eu tive problemas graves de saúde, e precisei ficar de repouso por mais de um mês, mas quem disse que fiquei parado (apesar das recomendações médicas, rsss)...afinal, sou proprietário de um opala que, antes,apesar de estar em boas condições, não era muito utilizado, mas, comigo, passou a rodar diariamente e, consequentemente, a dar alguns problemas.
Passei toda a minha recuperação fazendo opalaterapia (rss), já que gosto de fazer muitas coisas nos meus carros eu mesmo. E digo, foi graças a isso que não desanimei e consegui me recuperar.
Hoje, após três anos, digo que a melhor coisa que fiz...trocar um carro ano 1999 por um opala, quando todos diziam que eu era louco, que estava trocando um carro moderno por um carro velho. Mas essas pessoas não sabem a diferença entre carro velho e carro antigo, motivo pelo qual nem levava essas críticas em consideração.
Apesar de todo o tempo gasto para deixar o carro do meu jeito, como eu queria, digo com certeza: valeu cada minuto. Nem falo de valores, pois é barato manter bem um opala, ao contrário do que se diz. É mais barato manter um opala ou caravan do que manter um seminovo nacional, de médio porte, por exemplo.
Atualmente, só penso em trocar meu carro por outro opala 6 cilindros. Não quero outro, não só pela admiração por este carro, mas devido a uma das coisas mais importantes ele me trouxe: a amizade de tantos outros opaleiros. Conheci muita gente bacana, fiz muitos amigos, com quem faço questão de manter contato, não só sobre o carro, mas sobre tantas outras coisas que a vida nos apresenta.
Por isso digo a todos que estejam pensando em comprar um opala ou caravan: COMPRE JÁ. Não perca tempo. Procure um de seu gosto e compre. Realize seu sonho. Você fará amizades, terá muitos eventos a participar, aprenderá muito sobre mecânica, elétrica e etc e, de quebra, ainda terá o prazer que somente um opala ou caravan podem proporcionar ao guiar.
Att.,
Ivan.
-Caravan Diplomata saia e blusa 1987 6cil a alcool-Marcos Adriano
Inicialmente eu estava atraz de uma moto Honda CB 450 TR 87, procurando no mercado livre alguma pra comprar pois não se acha isso por aqui na minha região.
Eu nunca tinha pensando em comprar um opala, ninguém da minha família teve ou tem opala, eu nunca tinha tido contato direto com um opala, porém vi um anuncio de um Comodoro coupe 4cil branco 81. Gostei do carro. Comecei a conversar com o cara q era o anunciante, e fechamos negocio. Ele era de Jaboticabal (400km da minha cidade) o dono trouxe ele rodando e voltou com um amigo.
Peguei meu primeiro opala (meu primeiro carro) dia 26/03/2007 e foram pouco mais de 4 anos de muitas experiências, aprendizado e alegrias. Muita coisa q sei hj foi com esse opala q aprendi. Em outubro de 2011 troquei esse opala em outro opala 82 coupe 4cil bege areia monocromático. Com ele fiquei quase dois anos....porem nesse intervalo morei 1 ano fora longe dele nem curti muito o mono.
Até q no inicio do ano de 2015 ganhei uma moto do meu pai e comecei economizar pra comprar um 6 cilindros. Juntei uma grana e achei essa atual caravan diplomata 87 saia e blusa completa, motor 6 cilindros amarelo original a álcool cambio 4marchas e diferencial braseixos 2,73, por um preço muito bom. Comprei e trouxe pra casa. Alguns meses depois vendi o opala e investi na caravan: refiz o ar condicionado, troquei os pneus e fiz tudo tuuuuudo da parte de suspensão e freios e mais algumas coisinhas q não me lembro agora – ficou bastante caro.
Posteriormente comprei uma empi 40 com coletor aquecido (q já tirei) um alternador de 120 ah, escape 6x2 e etc.....
Hj a caravan funciona tudo: ar condicionado, vidros elétricos, travas, retrovisor, desembaçador e limpador traseiro, os brucutus dianteiro e traseiro, ar quente. Menos o alarme original. Do resto tudo.
Gosto muito dela ainda mais por ser de um ano muito especial pra mim: 1987 – meu ano de nascimento – agora falta fazer a pintura dela, vamos ver quando isso vai ser possível.......
Ate la serão mais longas e lindas historias.
Abraço a todos!!!
________________________________
Parabéns ao Ivan e ao Marcos pelas máquinas,e parabéns tambem todos aqueles que participaram da votação do opala do mês,obrigado.
Hoje à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Hoje à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 21:36:57 por opala4cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Ontem à(s) 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin
» PREPARAÇÃO OPALA 6CC TURBO INJETADO COM MOTOR ORIGINAL
Ter 19 Nov - 19:06:32 por Goettens