Não liguem para os nomes q eu uso pra algumas peças se tiver errado....são os nomes q eu costumo ouvir por ai kkkkkk
Primeiro eu tiro a moringa...são 4 parafusos 13 (1/2)
Aqui ela já fora do cambio. Reparem q o rolamento esta lá no fundo da caixa (que já estava sem os 6 parafusos de fixação 9/16), isso era um problema muito serio nesse cambio...o rolamento estava sem a trava!!! No rolamento tem um “sulco” onde ficaria essa trava. Pra tira-la é necessário um alicate de tirar travas.
Tirando a moringa, a trava do rolamento e os 6 parafusos já é possível tirar a caixa seca:
Reparem q essa caixa seca esta quebrada!!!!
Aqui já sem a caixa seca.
Reparem q essa caixa tbem esta quebrada!!
Ate tentaram soldar...mas sem sucesso!
Depois eu passo a desmontar a parte de trás do cambio. Começamos pela tampa do trambulador. São 6 parafusos 13 q eu já tirei.
Tirando a tampa vc terá o acesso a pecinha onde encaixa o garfo da alavanca. Ela é presa por um pino elástico q é retirado batendo pra baixo com algum ferrinho fino (prego, arrebite e etc.)
Aqui ele fora da alavanca junto com o pino elástico
Uma coisa muito importante pra ser retirada a rabeta é retirar o cachimbo do pinhão do velocímetro. Se não for tirado o rolamento bate nele e a rabeta não sai....os câmbios 4m não é necessário tirar...mas os 5m precisam.
Tirando esse parafuso 10 vc puxa o cachimbo pra fora q ele sai junto com o pinhão, às vezes é necessário o uso de uma chave de fenda como uma alavanca, mas cuidado pra não quebrar a haste q prende no parafuso nos cachimbos de plástico. Esse do meu é de metal e a haste q prende é separada. Alguns são de plástico e inteiriças...presas nessa peça onde tem a rosca do cabo.
Agora soltando os 6 parafusos 9/16 (15) da rabeta é possível puxar pra fora e tirar ela sem problemas. Se foi usado cola use uma chave de fenda pra auxiliar.
Vamos começar o processo de desmontagem pelo conjunto de engrenagens da 5ª e da ré!
Esse é o calco de encosto da extensão do carretel da 5ª marcha
Repare q nele tem uma chaveta virada pra um dos lados...esse lado sempre é virado para o lado da rabeta onde ele encaixa e impede q o calço gire junto com o carretel.
Aqui vamos tirar a trava do rolamento
Aqui já sem o rolamento vemos a trava de batente do rolamento, um pequeno espaço, e a trava da coroa do pinhão do velocímetro.
Primeiro tiramos a trava do batente do rolamento
Depois tiramos a trava da coroa do pinhão do velocímetro e puxando ele pra traz ele sai com facilidade, e teremos apenas a engrenagem da 5ª marcha a nossa frente.
Depois é possível tirar a extensão do carretel da 5ª marcha.
Pra retirar a engrenagem da 5ª é necessário tirar essa esfera q é a trava da coroa do pinhão do velocímetro, ao tirar a coroa ela pode cair sozinha...às vezes não cai....mas tirar ela eh fácil.
Aqui ela fora, cuidado pra não perder ela!
Puxando pra fora tiramos a engrenagem da 5ª junto com seu respectivo anel sincronizado
Agora precisamos tirar o garfo da 5ª e ré q tbem sairá junto com a sua luva. Pra fazer isso é necessário tirar esse parafuso quadrado q normalmente tem um arame funcionando como trava dele...mas nesse cambio não tinha! Repare q na cabeça dele tem um furo por onde passaria esse arame.
Agora é só puxar pra traz.
No momento em que vc puxar a luva cairão (se tiver) os 3 macaquinhos do kit de reparos do sincronizado. Os 3 q estavam lá (milagre) não estavam quebrados (mais milagre ainda) e estavam bem ruins (isso já era de se esperar), estão marcados, porem ainda são os originais. Serão descartados.
Agora vamos tirar o sincronizador, é necessário retirar uma trava q prende ele.
Sem o sincronizador teremos o acesso à engrenagem da ré e seu anel de segmento e tbem a engrenagem q faz a inversão do giro.
Esse é o anel de segmento da engrenagem da ré. Se no lugar dele tivesse um anel sincronizado e a engrenagem tivesse o alojamento correto para o anel sincronizado seria possível engatar a ré mesmo com o carro em movimento pra frente sem raspar ou dar aquele estalo (porem devagar, muito rápido não daria)....isso seria muito massa!!!!
Aqui sem a engrenagem da ré já podemos ver o rolamento do eixo entalhado.
Pra retirar a engrenagem de inversão do giro é só tirar uma trava e puxar ela pra fora.
Sem a engrenagem
Atrás dela terá uma arruela de encosto pra a engrenagem não raspar na carcaça.
Aqui temos q tirar a trava do rolamento
Depois tiramos a trava do carretel ou árvore
Apos a trava tem um calco de encosto tbem
Dessa parte não é mais necessário tirar nada pras os eixos e engrenagens saírem da caixa.
Porem ainda é necessário tirar essa trava do varão do trambulador.
E tbem tirar o sistema de mola com a esfera do varão seletor. Eu uso uma talhadeira como alavanca e talvez ate dou umas batidas de baixo pra cima pra tirar a tampinha. O amigo Murilo usa um alicate truquesa pra retirar, mas eu não tenho esse tipo de alicate. Dali sairá a tampinha q fica pro lado de fora, uma mola e lá dentro fica a esfera, vire de ponta cabeça o cambio q ela vai sair.
Agora na parte da carcaça tem um pino q faz a limitação do curso do varão de mudanças pra vc não passar das marchas na hora q "balança" a alavanca de um lado pro outro quando esta em ponto morto. Pode tirar ele utilizando as técnicas q eu passei acima....ou qual achar mais fácil.
Agora é só ir empurrando os eixos pra frente do cambio...e as engrenagens vão ir saindo.....quando sai um pouco já será possível retirar o eixo piloto.
Ele sai junto com o seus roletes e seu anel sincronizado.
Vá tirando as peças com calma....todas elas saem juntas...vá indo um pouco de cada vez......em determinado momento vc vai conseguir tirar elas separadamente. Se for preciso de umas batidinhas na parte de traz com alguma coisa pra ir ajudando a soltar a penca e o eixo entalhado dos rolamentos.
Nesse ponto já é possível retirar a penca
Depois é só puxar o entalhado com todas as engrenagens + o kit de garfos e o varão de mudanças.
Aqui o kit de mudanças e o eixo entralhado fora ainda montados
Aqui o kit de mudanças e eixo entalhado separados....eles saem muito fácil um do outro...não se preocupe kkkkkkkkkk
Esse é kit dos garfos de mudanças......pra mim é a coisa mais chata de se montar nesse cambio....eu não sei como se desmonta....eu apenas vou mexendo uma pra cá e outra pra lá ate tudo sair....não tenho uma técnica certa pra fazer pra vcs desmontarem isso.....é no tentativa e erro...pra montar é a mesma coisa! Quem ficar com duvidas não mexa nessa parte.....ela é chata!!!
Com o eixo entalhado fora já é possível retirar facilmente sem nenhuma trava as duas luvas seletoras de marcha, a engrenagem da primeira e tbem os 6 macaquinhos dos 2 kit de reparos dos sincronizados q estão inteiros e marcados pelo uso.
Agora faremos a desmontagem do restante de engrenagens do eixo entalhado q é basicamente feita por 2 travas (uma delas eu julgo ser a mais chata do cambio)
Primeiro comecei pelo sincronizador da 3ª e 4ª marcha....tire a trava
Puxando ele pra fora já é possível retirar a engrenagem da 3ª e seu respectivo anel sincronizado
Depois é só retirar a trava do sincronizador da 2ª e 1ª marcha (essa é a trava q eu julgo ser a mais chata de ser retirada do cambio...devido seu acesso)
Aqui o eixo entalhado vazio e a engrenagem da 2ª junto com o seu anel sincronizado e o sincronizador
E pra falar q eu sou um cabra da peste eu desmontei esse lazarento do esquema do kit de garfos de mudanças de marchas kkkkkkkkkkkkkkkk
É um quebra cabeças na minha opinião....tipo aqueles passa tempo q antigamente tinham nos salões de cabeleireiro kkkkkkkkkk
Aqui o cambio completamente desmontado e todas as peças juntas:
Nota-se um péssimo estado de conservação do cambio em relação a parte interna devido as partes quebradas e o opala dono do cambio (batido) ter ficado alguns anos parado no sol e chuva vento poeira e etc. Terra, sujeira e alguns pontos começando ferrugem devido a humidade.
As peças já foram lavadas limpas e algumas passadas na escova de aço. E estão muito boas. Caixa seca e caixa de engrenagens já foram providenciadas boas.
Em breve farei a montagem do cambio com um vídeo. Por fotos a montagem não sai muito bem explicada.
O processo foi feito no entardecer ate cair a noite, as fotos com flash do celular dão a impressão de ser bem de noite, algumas fotos consegui tirar sem o flash....mas é isso ai!!! Já é possível ter uma boa ideia da desmontagem!!
Em breve eu monto!
Até lá!!!!
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