Rapaziada, voltei dando continuidade à minha briga com o motor... Fiz os reparos necessários com peças usadas em bom estado que eu tinha aqui, com exceção das molas de válvulas. Vou tentar passar algumas dicas sobre uns probleminhas que percebi durante o acerto do bicho e sobre alguns tópicos que li aqui no fórum para me ajudar na resolução do problema. Por favor me corrijam se eu estiver dizendo alguma besteira, afinal estamos todos em constante aprendizado. No final passo como ficou a configuração do motor para se chegar há um bom resultado (nota
.
Primeiramente, li em vários tópicos sobre alimentação (carburados e injetados), a galera dizendo que aumentou isso, diminuiu aquilo até chegar em um resultado plausível mas, em momento algum (só se me passou despercebido) vi comentários sobre o SISTEMA DE ARREFECIMENTO. O sistema de arrefecimento é uma das partes mais importantes na hora de acertar um motor, seja ele carburado ou injetado, principalmente se for Álcool. Se não estiver funcionando corretamente e com a temperatura correta de trabalho para o combustível utilizado, nada vai funcionar como se deve. TEM QUE TER VÁLVULA TERMOSTÁTICA e CARBURADOS A ÁLCOOL TEM QUE TER AQUECIMENTO NO COLETOR !!!. Isso vale tanto para turbo como para aspirado.
Utilização do Hallmeter: Percebi que no L6 CARBURADO, no meu caso turbo, os valores apresentados tem que estar sempre nas faixas limite (ideal e rico). Comecei acertando a giclagem para ficar na faixa ideal, tanto em baixa como em alta, a quase mandei os cilindros 1 e 6 pra "casa do chapéu". Utilizei até um multímetro para ter certeza que o hallmeter estava marcando corretamente. O motor ficava xôxo e embolava. Aumentei a giclagem até que, em baixa, o último led da faixa ideal ficasse acesso constantemente e, em alta, faltando um led para o final da escala da faixa rica. O motor ficou um "cavalo", outro carro.
Outra dica é à respeito do giclê do 2° estágio do carburador 3E. O povo, quando chega ao limite de giclê 280 e quer aumentar mais, retira o giclê passando diretamente dos 280 para 400, que é a medida interna da rosca. Tem uma solução mais interessante, a rosca original é M5, passe ela para M6 com o auxílio de um macho apropriado e utilize o GICLÊ DE AR do carburador do FUSCA ou BRASÍLIA DUPLA CARBURAÇÃO, com isso você chegará até 400 indo de 10 em 10. Fica bem melhor !!
Enfim, ficou bom para andar na cidade como na estrada. Na estrada, de 80 Km/h para 203 Km/h, foi um "peido" (medido com GPS). Na cidade não gosto de acelerar, mesmo por que, utilizo um diferencial Braseixos e todos sabem que é uma casca de ovo.
Configuração Final:
-Motor 4100 Àlcool (original) gaxeta.
-Tuchos Mecânicos
-Cãmbio 4 marchas ré pra frente
-Diferencial Braseixos LONGO
-Ponto final de ignição 30°
-Válvula Termostática 90°c
-Velas grau 9 com 1mm de abertura
-Bobina do Gol Mi
-Turbina .50/.63
-Pressão 0,7 Bar
-Pressão de combustível 0,2 na lenta e 1,7 Bar em alta.
-Carburador 3E
1° 180
2º 300 sem econostat
agulha 350
injetor de rápida 140
Mais pra frente vou testar com uma WEBER 44, só falta a mufla adequada ao meu tipo de coletor mas o projeto final é retirar tudo isso e passá-lo para aspirado. Opala, pra mim, tem que ter barulho e embaralhar !!!
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