o volante do motor aguenta quantas retificas?
grato
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super5 escreveu:Amigos
o volante do motor aguenta quantas retificas?
grato
Marcos Adriano escreveu:quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros
se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B
vader escreveu:boa tarde pessoal, estou com um problema no meu opala 4CC, estou com 2 semanas apanhando do kit de embreagem. tudo começou eu comprando um kit: volante, plator, disco e colar em um sucata.
ao montar acredito eu que esses kit não sejam todos do mesmo carro. estou na duvida se o volante que comprei não é de um 6cc. os volantes são do mesmo tamanho de 4cc e 6cc fisicamente?
continuando..
quando passa a marcha 1º ou ré fica arranhando o carro anda mas vez ou outra a marcha solta e fica arranhando. tenho q pisar na embreagem e soltar para parar de arranhar
ontem tirei o kit de embreagem plator, disco e colar usado e comprei esse jogo todo zero marca sachs, montei ficou a mesma coisa do nada as marchas ficam arranhando. so faltou trocar o volante e colocar um novo. ai veio a duvida será que o cara da sucata me deu um volante do 6CC e coloquei no canto e esta dando esse buxo todo?
o buxo é tão grande que ate a caixa de marcha ja troquei.
se alguem puder me tirar algumas duvidas agradeço. obg
vader escreveu:o volante 4 e 6cc são do mesmo tamanho? e mesma furação
vader escreveu:sei.. mas com relação a diametro, quantidade de dentes na cremalheira e tal, será q são iguais? estou numa zica medonha kk
opala4cc escreveu:Marcos Adriano escreveu:quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros
se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B
Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:
Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?
poxa vida
passou batido essa pergunta...me perdoe....
entao....agora olhando melhor esses 4.4mm acho q é respectivo a medida do disco da c20 q eu acredito ser mais grosso.....
mas pode ser do opala tbem......
eu acredito q é o vem de fabrica pra alojar o disco...
vader escreveu:Mas o volante do 6cc a furacão é a mesmA? O tamanho do volante é o mesmo? Pergunto para fica mais facil de identificar la.
Se o meu la for do 6cc, a caixa de marcha fexa, o o disco encaixa e o carro chega a andar?
vader escreveu:entendi, mas em que influencia essa relação mais leve e tal, ja que os tamanhos são iguais e furação iguais? realmente vi nos meus 2 volantes que tenho aki, os dois são 12k0,um deles e 12D0.
desculpem as perguntas de um leigo mas pode ser duvida de alguns colegas que acompanham o topico
adriano_ribeiro escreveu:Carro estava com um vazamento de oleo no câmbio, como ia ter que tirar resolvi trocar a embreagem (colocar uma de 250mm) ai a surpresa que aparece no volante...
Certeza que precisará ser trocado, pergunta:
Qual a causa desse problema? um desgaste natural ou algum erro ao dirigir?
É comum isso?
adriano_ribeiro escreveu:Opala4cc procurei peça nova no ML e não achei. Tem o link?
adriano_ribeiro escreveu:Bom, vamos ao resultado, não muito satisfatório....
Embreagem nova instalada, funcionando perfeitamente, pedal super leve, essa é a parte boa.
Lembrando que desmontei o cãmbio devido a vazamentos:
Moringa estava rachada (trocada), vazamento no sensor do óleo e do velocímetro. (trocados)
Mecânico disse que o óleo estava baixo devido ao vazamento.
Carro montado começou a fazer barulho no câmbio (ronca em 1ª e 2ª), mecânico disse que talvez estivesse com um óleo mais grosso por isso não ouvia barulho.
Trocou por um 140 e não mudou muita coisa.
Será que realmente o barulho é no câmbio? Pode ser relacionado à troca da moringa? Será que é o volante....dúvidas!!!
Se alguém tiver alguma ideia do que possa ter acontecido, agradeço.
Cambio original do carro 4 marchas.
adriano_ribeiro escreveu:Opala4cc pelo que entendi câmbio não foi aberto, foi retirado e trocado apenas as peças citadas.
adriano_ribeiro escreveu:Bom de qualquer forma o mecânico vai tirar o câmbio novamente e vou levar em uma oficina especializada para uma avaliação completa.
Marcos Adriano escreveu:ahh cara....
talvez ele realmente abriu pra dar alguma conferida ou pra trocar as juntas.......e na hora de montar talvez nao ficou tudo bem certinho....sei la.
porem é bem estranho....nao ter mexido e causar esse ruido.
eu vou dizer a vc q esses dias montei um 5m de 4cil fusado...aquele o pessoal costuma montar com as engrenagens do cambio 4m moderno igual esse seu...
porem eu tive q fazer a substituicao do carretel q o antigo estava com uma lasca quebrada de 1 dente....ele estava funcionando assim...dai eu preferi nao usa-lo....porem é muito comum esse carretel 755 quebrar uma lasca de 1 dente e pior ainda: funcionando!!
acontece q quando montei o cambio ficou fazendo exatamente um ronco estranho na primeira e segunda principalmente na reduzida......terceira quase nada....quarta e quinta zero.
foi necessario eu abrir esse cambio umas trez vezes devido alguns problemas de montagem e acerto das travas e folgas da quinta marcha.....porem em todas elas nao vi absolutamente nada de errado na montagem da primeira e seguda...q compartilham o mesmo cubo sincrozinador....
porem as vezes q abri o cambio estava unicamente empenhado em resolver o problema da quinta...q estava escapando ou encavalando....(tive q comprar a engrenagem da quinta e da ré pra resolver o problema) e nao me empenhei muito a ver realmente se 1 e 2 estavam com algum problema...eu só nao via nada de errado....
quando tiver um tempinho vou descer o cambio novamente e dar uma olhada melhor e tentar ver se isso é ronco devido nao ter casado as engrenagens com o carretel novo ou algum problema na montagem....mas acredito muito q seja q as peças nao casaram....montagem errada ja teria dado zica rodando 4 meses.
opala4cc escreveu:Engrenagens de dentes helicoidais novas engrenando com similares usadas é um problema. A principal característica das engrenagens de dentes helicoidais é o silêncio no engrenamento (diferentemente das engrenagens de dentes retos, usadas na marcha ré). Se dá ruído especificamente no engrenamento, é porque a distância entre as engrenagens está incorreta (aí incorre nos rolamentos gastos) ou então uma das engrenagens do par tem um desgaste acentuado - e nesse caso é a combinação de engrenagem velha com nova. Em alguns casos se tem sorte e não dá ruído perceptível. Eu entendo a tentativa de engrenar engrenagens novas com velhas, já que essas porcarias são bastante caras!
Marcos Adriano escreveu:opala4cc escreveu:Engrenagens de dentes helicoidais novas engrenando com similares usadas é um problema. A principal característica das engrenagens de dentes helicoidais é o silêncio no engrenamento (diferentemente das engrenagens de dentes retos, usadas na marcha ré). Se dá ruído especificamente no engrenamento, é porque a distância entre as engrenagens está incorreta (aí incorre nos rolamentos gastos) ou então uma das engrenagens do par tem um desgaste acentuado - e nesse caso é a combinação de engrenagem velha com nova. Em alguns casos se tem sorte e não dá ruído perceptível. Eu entendo a tentativa de engrenar engrenagens novas com velhas, já que essas porcarias são bastante caras!
corrigindo ou explicando um termo q eu usei:
quando disse carretel novo....nao quis dizer peça nova sem uso....
kkkkkkkkkkk
a peça era usada mas estava em bom estado....pelo menos nao havia nenhum lugar quebrado ou dente faltando.
kkkkkkkk
pior q eu ja troquei carretel ou piloto ou engrenagem de cambio q nao roncou....mas alguns sim......teve um inclusive q troquei o carretel e roncou muito nos primeiros dias...mas foi baixando e parou....eu estava na expectativa do meu tbem parar....mas ja se foram quase 3 meses
opala4cc escreveu:adriano_ribeiro escreveu:Bom, vamos ao resultado, não muito satisfatório....
Embreagem nova instalada, funcionando perfeitamente, pedal super leve, essa é a parte boa.
Lembrando que desmontei o cãmbio devido a vazamentos:
Moringa estava rachada (trocada), vazamento no sensor do óleo e do velocímetro. (trocados)
Mecânico disse que o óleo estava baixo devido ao vazamento.
Carro montado começou a fazer barulho no câmbio (ronca em 1ª e 2ª), mecânico disse que talvez estivesse com um óleo mais grosso por isso não ouvia barulho.
Trocou por um 140 e não mudou muita coisa.
Será que realmente o barulho é no câmbio? Pode ser relacionado à troca da moringa? Será que é o volante....dúvidas!!!
Se alguém tiver alguma ideia do que possa ter acontecido, agradeço.
Cambio original do carro 4 marchas.
Foi um pecado ter aberto o câmbio e não ter trocado os rolamentos... Também era a hora para inspecionar engrenagens com dentes quebrados ou lascados (devem ser substituídas). Agora vai ter de abrir e trocar os rolamentos (melhor trocar todos). O óleo que foi colocado vai pro lixo. Não é uma boa ideia colocar um óleo com viscosidade diferente da especificada para o câmbio só para "tirar ruído".
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