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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Volante do motor (retífica) Empty Volante do motor (retífica)

Mensagem por super5 em Ter 10 Abr - 14:30:55

Amigos
o volante do motor aguenta quantas retificas?
grato
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Mensagem por Rubão6cc em Ter 10 Abr - 16:01:31

Pergunta no Posto Ipiranga!!!

Brincadeira....não sei dizer, mas alguém vai aparecer pra informar esteja certo.


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Volante do motor (retífica) Empty Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Ter 10 Abr - 17:08:35

super5 escreveu:Amigos
o volante do motor aguenta quantas retificas?
grato

O volante do motor do carro não é como o motor, onde - salvo erros na mão-de-obra de retífica e desgaste excessivo interno - existem sobre-medidas de peças móveis de reposição que podem ser consideradas como o número de retíficas que o motor aguentaria até seu re-encamisamento (que é polêmico).
A vida útil do volante é contabilizada através da medida da espessura na parte onde assenta o disco (e a base do platô) em relação à espessura mínima especificada pelo fabricante. Isso se deve ao fato de que o passe de retífica que se dá pode variar, dependendo da presença de trincas no volante na região já mencionada ou do nível de empenamento da peça. Essas trincas dependem da forma como se usa a embreagem e da qualidade na montagem do conjunto. Assim, em apenas um passe de retífica, a quantidade de material retirada pode variar de um opala para outro ou mesmo para o mesmo carro de uma troca de kit de embreagem para outro.
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Mensagem por opala4cc em Ter 10 Abr - 18:18:41

Outra coisa: certa vez, vi em um vídeo do Tonella, um velhote que operava um torno de retífica fazendo a retífica de um volante de motor de fusca. O velhote menciona que a mesma quantidade de material que se tira em "A" na foto 1, se tira em "B". O motivo seria para não alterar o curso do pedal de embreagem do carro.

Volante do motor (retífica) Volant10
Foto 1:

Mas se você desconfia que o volante do motor do seu carro já não é mais utilizável, aqui tem novo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782712957-volante-do-motor-opala-original-gm-_JM

Quanto à espessura mínima... não sei. Não achei literatura que mencionasse. Neste tópico http://www.opaleirosdoparana.com/t12585-parafusos-do-volante menciona-se que a diferença (pelo que entendi) entre a superfície "A" e "B" deve ser de no máximo 4mm. Isso, obviamente, no caso de se fazer retífica apenas na superfície "A".
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Volante do motor (retífica) Empty Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 10 Abr - 19:09:11

quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros


se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B


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Volante do motor (retífica) Empty Re: Volante do motor (retífica)

Mensagem por opala4cc em Ter 10 Abr - 21:08:03

Marcos Adriano escreveu:quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros


se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B

Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?
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Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:07:27

boa tarde pessoal, estou com um problema no meu opala 4CC, estou com 2 semanas apanhando do kit de embreagem. tudo começou eu comprando um kit: volante, plator, disco e colar em um sucata.

ao montar acredito eu que esses kit não sejam todos do mesmo carro. estou na duvida se o volante que comprei não é de um 6cc. os volantes são do mesmo tamanho de 4cc e 6cc fisicamente?

continuando..

quando passa a marcha 1º ou ré fica arranhando o carro anda mas vez ou outra a marcha solta e fica arranhando. tenho q pisar na embreagem e soltar para parar de arranhar

ontem tirei o kit de embreagem plator, disco e colar usado e comprei esse jogo todo zero marca sachs, montei ficou a mesma coisa do nada as marchas ficam arranhando. so faltou trocar o volante e colocar um novo. ai veio a duvida será que o cara da sucata me deu um volante do 6CC e coloquei no canto e esta dando esse buxo todo?

o buxo é tão grande que ate a caixa de marcha ja troquei.

se alguem puder me tirar algumas duvidas agradeço. obg
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Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 16:12:01

vader escreveu:boa tarde pessoal, estou com um problema no meu opala 4CC, estou com 2 semanas apanhando do kit de embreagem. tudo começou eu comprando um kit: volante, plator, disco e colar em um sucata.

ao montar acredito eu que esses kit não sejam todos do mesmo carro. estou na duvida se o volante que comprei não é de um 6cc. os volantes são do mesmo tamanho de 4cc e 6cc fisicamente?

continuando..

quando passa a marcha 1º ou ré fica arranhando o carro anda mas vez ou outra a marcha solta e fica arranhando. tenho q pisar na embreagem e soltar para parar de arranhar

ontem tirei o kit de embreagem plator, disco e colar usado e comprei esse jogo todo zero marca sachs, montei ficou a mesma coisa do nada as marchas ficam arranhando. so faltou trocar o volante e colocar um novo. ai veio a duvida será que o cara da sucata me deu um volante do 6CC e coloquei no canto e esta dando esse buxo todo?

o buxo é tão grande que ate a caixa de marcha ja troquei.

se alguem puder me tirar algumas duvidas agradeço. obg

Como está a mola do garfo? Você regulou direito o parafuso do garfo?
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Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:17:48

bom, a mola do garfo não olhei aparentemente troquei o colar e não vi nada de anormal. o parafuso do garfo ja deixei todo apertado, todo solto. so metade apertado e nada.
fique na duvida mais no volante agora. não se se ele é 4 ou 6cc. se for o de 6cc pode ter algo maior e ficar enganchando não sei
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Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:19:07

o volante 4 e 6cc são do mesmo tamanho? e mesma furação
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Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 16:31:03

vader escreveu:o volante 4 e 6cc são do mesmo tamanho? e mesma furação

Eu não sei essa informação de cabeça, pois nunca tive um 6 cilindros. Mas tem um tópico antigo aqui que fala sobre isso, com fotos. Em último caso, você pode pesquisar no ml as fotos dos anúncios de volante do motor de opala para o 4 e o 6.
No catálogo de peças eletrônico, consta como 6 parafusos prendendo o volante do motor, independentemente da motorização.
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Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 16:43:03

sei.. mas com relação a diametro, quantidade de dentes na cremalheira e tal, será q são iguais? estou numa zica medonha kk
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Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 16:52:16

vader escreveu:sei.. mas com relação a diametro, quantidade de dentes na cremalheira e tal, será q são iguais? estou numa zica medonha kk

É, essa eu não sei dizer. Você vai ter de pesquisar aqui no fórum o tópico que eu mencionei. Ou então torcer para que alguém que saiba de cabeça responda.
Abraço.
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Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 17:01:00

de boa amigo, obrigado pela ajuda
Pedrão B.
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Mensagem por Pedrão B. em Sab 3 Nov - 17:23:05

O volante do 6 cilindros, o rebaixo onde vai o disco é maior.
A estria do eixo piloto está boa? Lubrificou ela?
Pois se ela travar o disco, raspa marcha.
[]’s


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Mensagem por vader em Sab 3 Nov - 17:55:52

Mas o volante do 6cc a furacão é a mesmA? O tamanho do volante é o mesmo? Pergunto para fica mais facil de identificar la.
Se o meu la for do 6cc, a caixa de marcha fexa, o o disco encaixa e o carro chega a andar?
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 3 Nov - 20:00:43

opala4cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:quando fui dar o passe no torno do meu pra trocar o cambio e kit de embreagem o torneiro tinha uma cartilha com umas medidas de varios carros


se nao me engano o volante do opala tem 4.4mm de diferença de altura da parte A para a parte B

Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?

poxa vida


passou batido essa pergunta...me perdoe....


entao....agora olhando melhor esses 4.4mm acho q é respectivo a medida do disco da c20 q eu acredito ser mais grosso.....

mas pode ser do opala tbem......


eu acredito q é o vem de fabrica pra alojar o disco...


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Mensagem por opala4cc em Sab 3 Nov - 22:50:30

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:

Mas esses 4,4mm é o limite ou é o que vem de fábrica?

poxa vida


passou batido essa pergunta...me perdoe....


entao....agora olhando melhor esses 4.4mm acho q é respectivo a medida do disco da c20 q eu acredito ser mais grosso.....

mas pode ser do opala tbem......


eu acredito q é o vem de fabrica pra alojar o disco...

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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 4 Nov - 10:07:40

vader escreveu:Mas o volante do 6cc a furacão é a mesmA? O tamanho do volante é o mesmo? Pergunto para fica mais facil de identificar la.
Se o meu la for do 6cc, a caixa de marcha fexa, o o disco encaixa e o carro chega a andar?


o volante do 6cil e do 4cil sao exatamente iguais em relacao ao diametro, furacao e algumas outras coisas...


dizem q o volante do 4cil é mais leve "aliviado" em algum ponto ele tem menos material q o do 6cil pra deixa-lo mais leve.....


dizem q o motor 250s usa o volante do 4cil.....


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Mensagem por Julio D em Dom 4 Nov - 15:01:19

o volante do 4 cilindros é mais leve, tem uma galera que usa ele quando faz alguma preparação leve no 6 cilindros, o do 250s é mais leve que o do 250, a furação é a mesma
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Mensagem por vader em Seg 5 Nov - 20:38:23

entendi, mas em que influencia essa relação mais leve e tal, ja que os tamanhos são iguais e furação iguais? realmente vi nos meus 2 volantes que tenho aki, os dois são 12k0,um deles e 12D0.
desculpem as perguntas de um leigo mas pode ser duvida de alguns colegas que acompanham o topico
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Mensagem por opala4cc em Seg 5 Nov - 21:18:57

vader escreveu:entendi, mas em que influencia essa relação mais leve e tal, ja que os tamanhos são iguais e furação iguais? realmente vi nos meus 2 volantes que tenho aki, os dois são 12k0,um deles e 12D0.
desculpem as perguntas de um leigo mas pode ser duvida de alguns colegas que acompanham o topico

No volante mais leve, o giro sobe mais rápido e desce mais rápido.
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Mensagem por vader em Ter 6 Nov - 7:15:36

entendi, faz sentido
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Mensagem por adriano_ribeiro em Sex 20 Set - 12:11:46

Carro estava com um vazamento de oleo no câmbio, como ia ter que tirar resolvi trocar a embreagem (colocar uma de 250mm) ai a surpresa que aparece no volante...

Volante do motor (retífica) Volant10

Certeza que precisará ser trocado, pergunta:

Qual a causa desse problema? um desgaste natural ou algum erro ao dirigir?

É comum isso?
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Mensagem por opala4cc em Sex 20 Set - 14:56:23

Isso é comum nos 6 cilindros e não implica obrigatoriamente na troca do volante. Você deve retificar o volante até que as fissuras sumam desde que nessa condição não ultrapasse a espessura mínima do volante. Também pode retificar o volante até que as fissuras fiquem apenas superficiais ( mais uma vez: desde que não ultrapasse a espessura mínima aceitável) .
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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 20 Set - 17:19:00

adriano_ribeiro escreveu:Carro estava com um vazamento de oleo no câmbio, como ia ter que tirar resolvi trocar a embreagem (colocar uma de 250mm) ai a surpresa que aparece no volante...

Volante do motor (retífica) Volant10

Certeza que precisará ser trocado, pergunta:

Qual a causa desse problema? um desgaste natural ou algum erro ao dirigir?

É comum isso?


amigo olha como estava meu volante:


https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t43931p50-cambio-de-c20-na-caravan#718881


alias fiz isso q vc pretende fazer no seu....troquei a embreagem de 230mm para 250mm.


nesse topico q eu te passei tem algumas cosias.....talvez ajude em alguma ideia.


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Mensagem por adriano_ribeiro em Sab 21 Set - 9:30:44

Amigos, achamos melhor trocar o volante, encontramos em um desmanche uma peça boa por 150,00.

Fizemos a retífica e ficou assim:

Volante do motor (retífica) Volant11

Segunda tudo montado e pronto pra rodar.

Valeu opala4 e Marcos pelas dicas.

Abraço a todos:

Adriano
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Mensagem por opala4cc em Sab 21 Set - 12:31:03

adriano_ribeiro escreveu:Amigos, achamos melhor trocar o volante, encontramos em um desmanche uma peça boa por 150,00.

Fizemos a retífica e ficou assim:

Volante do motor (retífica) Volant11

Segunda tudo montado e pronto pra rodar.

Valeu opala4 e Marcos pelas dicas.

Abraço a todos:

Adriano

Uma pena que você não disse que ia comprar outro. No mercadolivre tem um cara vendendo esse volante, NOVO. E o preço não é estapafúrdio.
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Mensagem por adriano_ribeiro em Sab 21 Set - 15:46:27

Opala4cc procurei peça nova no ML e não achei. Tem o link?
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Mensagem por opala4cc em Sab 21 Set - 17:45:13

adriano_ribeiro escreveu:Opala4cc procurei peça nova no ML e não achei. Tem o link?

Poxa, eu tinha nos bookmarks mas acho que apaguei faz umas 4 semanas. Se você não achou no mercadolivre, é provável que o cara já tenha vendido todos. Ele tinha umas 8 peças originais GM.
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 21 Set - 18:24:23

adriano_ribeiro escreveu:Amigos, achamos melhor trocar o volante, encontramos em um desmanche uma peça boa por 150,00.

Fizemos a retífica e ficou assim:

Volante do motor (retífica) Volant11

Segunda tudo montado e pronto pra rodar.

Valeu opala4 e Marcos pelas dicas.

Abraço a todos:

Adriano


esse era 230 e aumentou pra 250 ou ja era 250?


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Mensagem por adriano_ribeiro em Sab 21 Set - 19:18:26

Era 230 tb. Assim que ficar pronto falarei aqui sobre o resultado!!
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 21 Set - 19:20:09

a ta


o volante 250 do opala é muito raro....ja conseguiu o disco e plato de embreagem?


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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 25 Set - 9:21:28

Sim Marcos, comprei a embreagem sachs de 250mm.

Hoje vou buscar o carro. Veremos.
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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 25 Set - 11:03:15

Bom, vamos ao resultado, não muito satisfatório....

Embreagem nova instalada, funcionando perfeitamente, pedal super leve, essa é a parte boa.

Lembrando que desmontei o cãmbio devido a vazamentos:

Moringa estava rachada (trocada), vazamento no sensor do óleo e do velocímetro. (trocados)

Mecânico disse que o óleo estava baixo devido ao vazamento.

Carro montado começou a fazer barulho no câmbio (ronca em 1ª e 2ª), mecânico disse que talvez estivesse com um óleo mais grosso por isso não ouvia barulho.

Trocou por um 140 e não mudou muita coisa.

Será que realmente o barulho é no câmbio? Pode ser relacionado à troca da moringa? Será que é o volante....dúvidas!!!

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ter acontecido, agradeço.

Cambio original do carro 4 marchas.
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Mensagem por opala4cc em Qua 25 Set - 13:53:21

adriano_ribeiro escreveu:Bom, vamos ao resultado, não muito satisfatório....

Embreagem nova instalada, funcionando perfeitamente, pedal super leve, essa é a parte boa.

Lembrando que desmontei o cãmbio devido a vazamentos:

Moringa estava rachada (trocada), vazamento no sensor do óleo e do velocímetro. (trocados)

Mecânico disse que o óleo estava baixo devido ao vazamento.

Carro montado começou a fazer barulho no câmbio (ronca em 1ª e 2ª), mecânico disse que talvez estivesse com um óleo mais grosso por isso não ouvia barulho.

Trocou por um 140 e não mudou muita coisa.

Será que realmente o barulho é no câmbio? Pode ser relacionado à troca da moringa? Será que é o volante....dúvidas!!!

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ter acontecido, agradeço.

Cambio original do carro 4 marchas.

Foi um pecado ter aberto o câmbio e não ter trocado os rolamentos... Também era a hora para inspecionar engrenagens com dentes quebrados ou lascados (devem ser substituídas). Agora vai ter de abrir e trocar os rolamentos (melhor trocar todos). O óleo que foi colocado vai pro lixo. Não é uma boa ideia colocar um óleo com viscosidade diferente da especificada para o câmbio só para "tirar ruído".
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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 25 Set - 13:57:32

Opala4cc pelo que entendi câmbio não foi aberto, foi retirado e trocado apenas as peças citadas.
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Mensagem por opala4cc em Qua 25 Set - 14:15:51

adriano_ribeiro escreveu:Opala4cc pelo que entendi câmbio não foi aberto, foi retirado e trocado apenas as peças citadas.

Só se o vazamento era só na moringa. Porque normalmente também vaza no retentor da rabeta e nos flanges da carcaça. Pelo que você relatou do comportamento do câmbio antes e depois, com certeza deve ter sido aberto para refazer a vedação dos flanges. Caso contrário, ao colocar um óleo mais viscoso, teria voltado ao que era antes (sem ruído).
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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 25 Set - 15:07:31

Bom de qualquer forma o mecânico vai tirar o câmbio novamente e vou levar em uma oficina especializada para uma avaliação completa.
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Mensagem por opala4cc em Qua 25 Set - 15:44:48

adriano_ribeiro escreveu:Bom de qualquer forma o mecânico vai tirar o câmbio novamente e vou levar em uma oficina especializada para uma avaliação completa.

Não permita que coloquem rolamentos de segunda linha ou chineses.
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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 25 Set - 15:53:00

OK, muito obrigado pela dica.

Vou confirmar a marca.
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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 25 Set - 17:42:40

estranho comecar roncar primeira e segunda sem ter aberto o cambio.


muito estranho.



a terceira e quarta nao ronca nadinha nadinha nadinha????


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Mensagem por adriano_ribeiro em Qua 25 Set - 22:51:26

A terceira muito pouco, quase imperceptivel a quarta nadinha. Pelo que falaram já estou achando que foi mexido...
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 26 Set - 18:23:16

ahh cara....

talvez ele realmente abriu pra dar alguma conferida ou pra trocar as juntas.......e na hora de montar talvez nao ficou tudo bem certinho....sei la.


porem é bem estranho....nao ter mexido e causar esse ruido.


eu vou dizer a vc q esses dias montei um 5m de 4cil fusado...aquele o pessoal costuma montar com as engrenagens do cambio 4m moderno igual esse seu...

porem eu tive q fazer a substituicao do carretel q o antigo estava com uma lasca quebrada de 1 dente....ele estava funcionando assim...dai eu preferi nao usa-lo....porem é muito comum esse carretel 755 quebrar uma lasca de 1 dente e pior ainda: funcionando!!

acontece q quando montei o cambio ficou fazendo exatamente um ronco estranho na primeira e segunda principalmente na reduzida......terceira quase nada....quarta e quinta zero.


foi necessario eu abrir esse cambio umas trez vezes devido alguns problemas de montagem e acerto das travas e folgas da quinta marcha.....porem em todas elas nao vi absolutamente nada de errado na montagem da primeira e seguda...q compartilham o mesmo cubo sincrozinador....

porem as vezes q abri o cambio estava unicamente empenhado em resolver o problema da quinta...q estava escapando ou encavalando....(tive q comprar a engrenagem da quinta e da ré pra resolver o problema) e nao me empenhei muito a ver realmente se 1 e 2 estavam com algum problema...eu só nao via nada de errado....

quando tiver um tempinho vou descer o cambio novamente e dar uma olhada melhor e tentar ver se isso é ronco devido nao ter casado as engrenagens com o carretel novo ou algum problema na montagem....mas acredito muito q seja q as peças nao casaram....montagem errada ja teria dado zica rodando 4 meses.


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Mensagem por opala4cc em Qui 26 Set - 22:03:13

Marcos Adriano escreveu:ahh cara....

talvez ele realmente abriu pra dar alguma conferida ou pra trocar as juntas.......e na hora de montar talvez nao ficou tudo bem certinho....sei la.


porem é bem estranho....nao ter mexido e causar esse ruido.


eu vou dizer a vc q esses dias montei um 5m de 4cil fusado...aquele o pessoal costuma montar com as engrenagens do cambio 4m moderno igual esse seu...

porem eu tive q fazer a substituicao do carretel q o antigo estava com uma lasca quebrada de 1 dente....ele estava funcionando assim...dai eu preferi nao usa-lo....porem é muito comum esse carretel 755 quebrar uma lasca de 1 dente e pior ainda: funcionando!!

acontece q quando montei o cambio ficou fazendo exatamente um ronco estranho na primeira e segunda principalmente na reduzida......terceira quase nada....quarta e quinta zero.


foi necessario eu abrir esse cambio umas trez vezes devido alguns problemas de montagem e acerto das travas e folgas da quinta marcha.....porem em todas elas nao vi absolutamente nada de errado na montagem da primeira e seguda...q compartilham o mesmo cubo sincrozinador....

porem as vezes q abri o cambio estava unicamente empenhado em resolver o problema da quinta...q estava escapando ou encavalando....(tive q comprar a engrenagem da quinta e da ré pra resolver o problema) e nao me empenhei muito a ver realmente se 1 e 2 estavam com algum problema...eu só nao via nada de errado....

quando tiver um tempinho vou descer o cambio novamente e dar uma olhada melhor e tentar ver se isso é ronco devido nao ter casado as engrenagens com o carretel novo ou algum problema na montagem....mas acredito muito q seja q as peças nao casaram....montagem errada ja teria dado zica rodando 4 meses.

Engrenagens de dentes helicoidais novas engrenando com similares usadas é um problema. A principal característica das engrenagens de dentes helicoidais é o silêncio no engrenamento (diferentemente das engrenagens de dentes retos, usadas na marcha ré). Se dá ruído especificamente no engrenamento, é porque a distância entre as engrenagens está incorreta (aí incorre nos rolamentos gastos) ou então uma das engrenagens do par tem um desgaste acentuado - e nesse caso é a combinação de engrenagem velha com nova. Em alguns casos se tem sorte e não dá ruído perceptível. Eu entendo a tentativa de engrenar engrenagens novas com velhas, já que essas porcarias são bastante caras! affraid
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Mensagem por adriano_ribeiro em Sex 27 Set - 7:19:06

Segunda feira já combinei de tirar o câmbio novamente e vou levar em um especializado que me indicaram. Veremos o que ele diz.
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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 27 Set - 17:27:09

opala4cc escreveu:Engrenagens de dentes helicoidais novas engrenando com similares usadas é um problema. A principal característica das engrenagens de dentes helicoidais é o silêncio no engrenamento (diferentemente das engrenagens de dentes retos, usadas na marcha ré). Se dá ruído especificamente no engrenamento, é porque a distância entre as engrenagens está incorreta (aí incorre nos rolamentos gastos) ou então uma das engrenagens do par tem um desgaste acentuado - e nesse caso é a combinação de engrenagem velha com nova. Em alguns casos se tem sorte e não dá ruído perceptível. Eu entendo a tentativa de engrenar engrenagens novas com velhas, já que essas porcarias são bastante caras! affraid


corrigindo ou explicando um termo q eu usei:


quando disse carretel novo....nao quis dizer peça nova sem uso....

kkkkkkkkkkk


a peça era usada mas estava em bom estado....pelo menos nao havia nenhum lugar quebrado ou dente faltando.

kkkkkkkk



pior q eu ja troquei carretel ou piloto ou engrenagem de cambio q nao roncou....mas alguns sim......teve um inclusive q troquei o carretel e roncou muito nos primeiros dias...mas foi baixando e parou....eu estava na expectativa do meu tbem parar....mas ja se foram quase 3 meses Sad Sad Sad Sad Sad


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Mensagem por opala4cc em Sex 27 Set - 21:43:42

Marcos Adriano escreveu:
opala4cc escreveu:Engrenagens de dentes helicoidais novas engrenando com similares usadas é um problema. A principal característica das engrenagens de dentes helicoidais é o silêncio no engrenamento (diferentemente das engrenagens de dentes retos, usadas na marcha ré). Se dá ruído especificamente no engrenamento, é porque a distância entre as engrenagens está incorreta (aí incorre nos rolamentos gastos) ou então uma das engrenagens do par tem um desgaste acentuado - e nesse caso é a combinação de engrenagem velha com nova. Em alguns casos se tem sorte e não dá ruído perceptível. Eu entendo a tentativa de engrenar engrenagens novas com velhas, já que essas porcarias são bastante caras! affraid


corrigindo ou explicando um termo q eu usei:


quando disse carretel novo....nao quis dizer peça nova sem uso....

kkkkkkkkkkk


a peça era usada mas estava em bom estado....pelo menos nao havia nenhum lugar quebrado ou dente faltando.

kkkkkkkk



pior q eu ja troquei carretel ou piloto ou engrenagem de cambio q nao roncou....mas alguns sim......teve um inclusive q troquei o carretel e roncou muito nos primeiros dias...mas foi baixando e parou....eu estava na expectativa do meu tbem parar....mas ja se foram quase 3 meses Sad Sad Sad Sad Sad

É, tudo depende do assentamento. Quando começa roncando e vai diminuindo é porque o desgaste de uma engrenagem está assentando no desgaste da outra. Mas em alguns casos não dá assentamento. Mas sempre que ocorre o assentamento vai ocorrer limalha.
Eu não entendo o motivo das engrenagens serem tão caras. No tempo em que eram feitas por fresagem dá pra entender. Mas hoje é tudo feito por geração. Provavelmente o alto custo advém do tratamento térmico superficial nestes componentes.
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 28 Set - 10:22:27

é...eu tbem acho....

acho q as minhas nao vao assentar



daqui uns dias quando tiver mais de boa vou verifficar isso novamente.


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