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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

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www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por alca182 em Dom 2 Set - 22:43:15

Alguém sabe me dizer se o excesso de calor no cofre do motor pode prejudicar o funcionamento do carburador?

O que ocorreu foi o seguinte, meu carburador é um Solex H40 (gasolina), e durante essa semana utilizei ele com certa frequência, funcionou normal, porém hoje rodei uns 30km e logo que estava chegando em casa, a lenta começou a falhar.
Assim que cheguei em casa, vi que estava vindo muitas bolhas de ar na mangueira que sai da bomba de gasolina para o carburador (utilizo aquelas mangueiras cristal).

Não tem instalado o desborbulador..

A cuba estava cheia, tirei todo o combustível (cerca de 90ml) de lá para ver se não estava entupido o giclê, mas não estava..

O problem é que agora a lenta está bem ruim, além de demorar pra pegar, fica oscilando muito..

Alguém já passou por isso?

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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por Rubão6cc em Seg 3 Set - 6:39:22

Pra mim pegou sujeira. Tire ele pra dar uma limpeza geral.


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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por felipeleox em Seg 3 Set - 12:52:06

Antes o carro estava funcionando certinho em todas as condições? A quanto tempo foi a última geral no carburador?

As vezes pode ser combustível ruim...
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por adpachec em Seg 3 Set - 23:41:17

Não é somente os gicles que entopem, as vezes os dutos.
"O que salva" é aquela agulha de desentupir fogão.
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por Paulo Corso em Ter 4 Set - 13:23:32

Também acho que pegou sujeira. Como vc tirou a gasolina da cuba?


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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por Marcos Adriano em Ter 4 Set - 19:05:27

é sujeira mesmo em....se demora pra pegar nao é problema de aquecimento.


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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por alca182 em Ter 4 Set - 21:42:14

Valeu pelas respostas pessoal.
Após acontecer o problema relatado, troquei apenas os filtros e as mangueiras de conexão do tanque e bomba de combustível.
Os filtros tinham sujeira mesmo...

Mas desde que peguei esse carburador (já vai fazer 1 ano, eu nem vi o tempo passar hahah) não fiz nenhuma limpeza nele...
Vou partir para a limpeza dele..

Paulo Corso escreveu:Também acho que pegou sujeira. Como vc tirou a gasolina da cuba?
Abri a tampa dele e retirei com uma seringa..

adpachec escreveu:Não é somente os gicles que entopem, as vezes os dutos.
"O que salva" é aquela agulha de desentupir fogão.
Já ouvi falar dessa "ferramenta" pra limpar hahah, vou dar uma pesquisada no procedimento.


Sobre o desborbulador, achei alguns lugares falando que poderiam se formar bolhas de ar devido `a alta temperatura do motor, confere essa informação?
Se for isso mesmo, vou ver como adaptar um desse no 77.


Agradeço a ajuda aí pessoal! OKK
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por felipeleox em Qua 5 Set - 9:07:31

alca182 escreveu:

Mas desde que peguei esse carburador (já vai fazer 1 ano, eu nem vi o tempo passar hahah) não fiz nenhuma limpeza nele...
Vou partir para a limpeza dele..

Realizar uma limpeza anual preventiva e andar com o carro pelo menos uma vez por semana pode evitar muita dor de cabeça. Em uma das revisões preventivas no carburador identifiquei a boia furada já com um pouco de combustível dentro, sorte ter visto antes de dar problema andando...


alca182 escreveu:
Sobre o desborbulador, achei alguns lugares falando que poderiam se formar bolhas de ar devido `a alta temperatura do motor, confere essa informação?
Se for isso mesmo, vou ver como adaptar um desse no 77.

Confere. Em motores a gasolina que não utilizam o desborbulhador (ou separador de vapor), existem condições em que a bomba está "bombeado" combustível do tanque, mas o carburador já está com a cuba cheia e "travando" a passagem. Nesse caso há um sistema dentro da bomba para "recircular" este combustível até que a cuba esvazie a libere a entrada de combustível.

Nesta situação de "recirculação", dependendo da temperatura, a gasolina muda para estado gasoso. Por isso os carros começaram a vir de fábrica com este dispositivo.

Alguns dizem que instalar o desborbulhador até diminui o consumo de combustível, embora eu não veja explicação para isso. Instalei no meu para realmente evitar este vapor e manter a bomba de combustível trabalhando sempre "livre".

Adaptei um suporte para o desborbulhador próximo ao servo freio, e é importante que fique acima do nível do carburador.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Foto-410

Se tiver interesse, esse vídeo explica bem como instalar o desborbulhador e o retorno para o tanque:

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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por Caravan88 em Qua 5 Set - 13:06:16

Se está preocupado com calor no cofre, fora toda essa questão do teu bura aí, pode enfaixar o escape com fita térmica, tipo essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695876455-fita-termica-termotape-titanium-p-escapamento-mhtt-10m-_JM
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por LucasPiologo em Qua 5 Set - 14:02:40

Eu enfaixei o meu escape pq o calor dentro do carro era absurdo... cara a diferença na sensação térmica dentro do carro é de uns 90%, agora da pra andar de blusa e calça dentro do carro no frio e com a janela fechada, antes se fosse verão tinha que andar pelado kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por felipeleox em Qua 5 Set - 20:39:43

Pra carro com escape 4x2 e 6x2 vale bastante o investimento na fita térmica. Em escape original nunca vi instalado, mas agora fiquei curioso para saber se dá muita diferença...


LucasPiologo escreveu:
A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.

Na verdade, o desborbulhador é usado exclusivamente em carros a gasolina. O álcool por ser "gelado" (necessita de maior calor latente para vaporização) evapora completamente perto de 77°C, enquanto a gasolina possui componentes que passam a evaporar a partir de 45°C.
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por adpachec em Qui 6 Set - 12:01:13

A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio).
Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Valvula-de-retenco-one-way-retorno-combustivel-linha-vw-gol-D_NQ_NP_291411-MLB20542299171_012016-F

Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala.
Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 6 Set - 19:15:40

adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio).
Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Valvula-de-retenco-one-way-retorno-combustivel-linha-vw-gol-D_NQ_NP_291411-MLB20542299171_012016-F

Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala.
Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.


caramba....q interessante!


ja ouvi dizer q na saida do desborbulhador para o tanque existe um cálibre com medidas diferente para cada tipo de motor....

um motor q consome mais tem esse cálibre menor.


procede pachec?


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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por adpachec em Qui 6 Set - 20:20:04

Marcos Adriano escreveu:
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio).
Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Valvula-de-retenco-one-way-retorno-combustivel-linha-vw-gol-D_NQ_NP_291411-MLB20542299171_012016-F

Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala.
Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.


caramba....q interessante!


ja ouvi dizer q na saida do desborbulhador para o tanque existe um cálibre com medidas diferente para cada tipo de motor....

um motor q consome mais tem esse cálibre menor.


procede pachec?

Este "calibre" é proporcional ao consumo e a capacidade da bomba de combustível.
As vezes uma bomba de alta vazão pode ter um calibre maior para evitar excesso no motor.

Isto aqui é uma "gambiarra" mas quando o regulador de pressão de combustível (carro injetado) dar pau o que pode fazer?
No estilo MacGyver.
Imagine um Fiat brava no final de semana e tendo que subir a serra do mar com o regulador de pressão ruim mandando todo combustível de volta para o tanque.
Retirei o retorno e "estrangulei" colocando um rebite sem a haste interna.
O chapéu do rebite fica na borda da conexão (ele não corre riscos de entrar na tubulação) e o diâmetro menor do corpo do rebite dificulta o retorno de combustível e o motor ganha mais força.
E assim se subiu a serra do mar.
Usei um rebite de 5 mm.


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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por alca182 em Sab 8 Set - 0:27:16

felipeleox escreveu:

Realizar uma limpeza anual preventiva e andar com o carro pelo menos uma vez por semana pode evitar muita dor de cabeça. Em uma das revisões preventivas no carburador identifiquei a boia furada já com um pouco de combustível dentro, sorte ter visto antes de dar problema andando...


Confere. Em motores a gasolina que não utilizam o desborbulhador (ou separador de vapor), existem condições em que a bomba está "bombeado" combustível do tanque, mas o carburador já está com a cuba cheia e "travando" a passagem. Nesse caso há um sistema dentro da bomba para "recircular" este combustível até que a cuba esvazie a libere a entrada de combustível.

Nesta situação de "recirculação", dependendo da temperatura, a gasolina muda para estado gasoso. Por isso os carros começaram a vir de fábrica com este dispositivo.

Alguns dizem que instalar o desborbulhador até diminui o consumo de combustível, embora eu não veja explicação para isso. Instalei no meu para realmente evitar este vapor e manter a bomba de combustível trabalhando sempre "livre".

Adaptei um suporte para o desborbulhador próximo ao servo freio, e é importante que fique acima do nível do carburador.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Foto-410

Se tiver interesse, esse vídeo explica bem como instalar o desborbulhador e o retorno para o tanque:


Legal cara, obrigado pelas informações!
Já comprei o desborbulhador.. agora vou precisar ver essa questão do conector para o retorno como vou fazer.. essa adaptação no bocal do tanque me parece boa, provavelmente será dessa forma.

Caravan88 escreveu:Se está preocupado com calor no cofre, fora toda essa questão do teu bura aí, pode enfaixar o escape com fita térmica, tipo essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695876455-fita-termica-termotape-titanium-p-escapamento-mhtt-10m-_JM

É uma opção isso, mas seria mais para evitar o calor dentro do carro mesmo, como o Lucas disse, tem dias que é difícil ficar dentro do carro de tanto calor hahaha

LucasPiologo escreveu:Eu enfaixei o meu escape pq o calor dentro do carro era absurdo... cara a diferença na sensação térmica dentro do carro é de uns 90%, agora da pra andar de blusa e calça dentro do carro no frio e com a janela fechada, antes se fosse verão tinha que andar pelado kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.

Sei bem como é isso... ainda mais que o meu nem carpete nem forro de teto tem, imagine o calor hahahah
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por alca182 em Sab 8 Set - 0:43:36

adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio).
Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Valvula-de-retenco-one-way-retorno-combustivel-linha-vw-gol-D_NQ_NP_291411-MLB20542299171_012016-F

Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala.
Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.

Vi em um outro tópico que você comentou sobre essa válvula..
Na auto peças achei esse modelo:

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 P_201816
[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 P_201815

é o mesmo? na foto que postou ele parece ser bem maior hahah

Então o esquema com essa válvula seria: desborbulhador > válvula de retorno > tanque de combustível?
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[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Empty Re: [Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40

Mensagem por adpachec em Sab 8 Set - 10:11:10

alca182 escreveu:
adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio).
Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Valvula-de-retenco-one-way-retorno-combustivel-linha-vw-gol-D_NQ_NP_291411-MLB20542299171_012016-F

Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala.
Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.

Vi em um outro tópico que você comentou sobre essa válvula..
Na auto peças achei esse modelo:

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 P_201816
[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 P_201815

é o mesmo? na foto que postou ele parece ser bem maior hahah

Então o esquema com essa válvula seria: desborbulhador > válvula de retorno > tanque de combustível?

Sim, estas brancas são as que vendem por aqui.
Um cuidado com estas válvulas é que podem travar e dar excesso no motor.
Mas quando isto acontecer é porque já está na hora de trocar.
A válvula é depois do desborbulhador para o tanque.
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Mensagem por Laercio Tomaz Jr em Sab 8 Set - 21:04:15

LucasPiologo escreveu:Eu enfaixei o meu escape pq o calor dentro do carro era absurdo... cara a diferença na sensação térmica dentro do carro é de uns 90%, agora da pra andar de blusa e calça dentro do carro no frio e com a janela fechada, antes se fosse verão tinha que andar pelado kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

A parada do desborbulhador se não me engano em carro a gasolina ele é de grande ajuda.

isso foi uma coisa q sempre me incomodou a temperatura do cofre principalmente no 6 fui até que fiz uma saída de ar do lado onde fica coletor e carburador isso ajudou muito pois aquele ar excessivamente quente não fica mais preso ali, na engenharia chamam de fluxo de ar cruzado
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Mensagem por Ivo Filho em Dom 9 Set - 17:49:44

jeito mais facil de resolver....meu 72 faz isso direto pq fica muito parado.....liguei o carro e retire o gicle da lenta com o motor ligado....e acelere e afogue o motor com a mão.....so nao deixe o carro morrer quando afogar...se nao ele nao pega mais.......de uma limpada no gicle e monte de novo.....resolve por um bom tempo.....


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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 9 Set - 21:20:06

adpachec escreveu:Este "calibre" é proporcional ao consumo e a capacidade da bomba de combustível.
As vezes uma bomba de alta vazão pode ter um calibre maior para evitar excesso no motor.

Isto aqui é uma "gambiarra" mas quando o regulador de pressão de combustível (carro injetado) dar pau o que pode fazer?
No estilo MacGyver.
Imagine um Fiat brava no final de semana e tendo que subir a serra do mar com o regulador de pressão ruim mandando todo combustível de volta para o tanque.
Retirei o retorno e "estrangulei" colocando um rebite sem a haste interna.
O chapéu do rebite fica na borda da conexão (ele não corre riscos de entrar na tubulação) e o diâmetro menor do corpo do rebite dificulta o retorno de combustível e o motor ganha mais força.
E assim se subiu a serra do mar.
Usei um rebite de 5 mm.


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OKK

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


showw!!!!


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Mensagem por felipeleox em Ter 11 Set - 22:41:36

adpachec escreveu:A função do desborbulhador é retirar bolhas do sistema de combustível (óbvio).
Ele possui um retorno de combustível,porém, sem uma válvula de retorno que regula a vazão de retorno vai existir queda de pressão na linha de combustível e o desempenho cai.

[Dúvida] Excesso de calor no cofre - Carburador Solex H40 Valvula-de-retenco-one-way-retorno-combustivel-linha-vw-gol-D_NQ_NP_291411-MLB20542299171_012016-F

Esta é a válvula de retorno do motor AP, serve no opala.
Quando acelera a pressão na linha de retorno cai e a válvula fecha, quando tira o pé do acelerador a pressão na linha de retorno sobe e a válvula abre mandando combustível de volta ao tanque.

Confesso nunca ter ouvido falar dessa válvula... Meu Opala esta com o desborbulhador, mas sem essa válvula e nunca apresentou problemas ou falhas no funcionamento (cidade, estrada, subida de serra para praia e etc).
A única coisa é que montei o desborbulhador acima do nível do carburador...
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Mensagem por Paulo Corso em Qua 12 Set - 15:20:40

Existem desborbulhadores com calibragens diferentes na saída do retorno para o tanque, variando conforme o modelo carro. Tanto é que se você verificar o catalogo da brosol (fornecedor original), os 3 últimos números do código da peça se refere à medida da calibragem do retorno.

Quando precisei trocar o desborbulhador do meu, sem saber disso, comprei com a restrição na medida 140, em altas rotações dava falta, depois pesquisando descobri que o correto para minha versão deveria ser um 80 (achei em fotos e inclusive consegui ampliar a foto do meu original), por sorte consegui um brosol na medida correta.


Vídeo do bocal do tanque usando o desborbulhador com a medida 140:
https://www.youtube.com/watch?v=Wq6aRzu3IlY&feature=youtu.be
Da pra entender o porque da falta, pressão e vazão quase zero para o carburador.

Vídeo do bocal do tanque usando o desborbulhador com a medida 80:
https://www.youtube.com/watch?v=2IcJjzGsSP0&feature=youtu.be
Nada de falta mesmo em altas rotações


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