por adpachec Seg 5 Nov - 10:20:10
O pivô é um ponto de articulação.
Entre a esfera do pino e a carcaça do pivô existe um revestimento de náilon.
A função é evitar barulho, mas quando ele gasta se aumenta a folga e a esfera do pino pode escapar.
O problema pode as vezes estar na bandeja superior.
Bandeja superior com parafusos muito apertados ou completamente travada que sobrecarrega a carga na bandeja e pivô inferior.
O pivô tem que ser pressionado contra sua base inferior de metal mas com limitação nos movimentos a mola é pressionada para baixo e leva o pino do pivô para cima contra a parte de nylon mais fraca.
E não é somente ao passar em buracos, imagine uma curva onde o carro "tomba" para o lado da curva mas a bandeja limita ou dificulta o movimento a mola vai pressionar alguma coisa porque ela quer fazer o trabalho dela.
Por causa do peso o pivô superior sempre é pressionado contra a sua base de metal, mas o inferior sofre pressão contra a parte de nylon.
Meus pivôs são de 2010, não tem desgaste (mas mesmo assim vou trocar), por incrível que pareça o que estragou foi a cupilha da porca castelo do pivô do passageiro.
Eu não aperto por completo os parafusos da bandeja superior, passo graxa antes de trocar as buchas e aplico desengripante.
Mas quando troquei as buchas e molas eu movimento a bandeja para ver se está livre.
Aplico super Bonder na rosca do parafuso da bucha da bandeja e troquei os originais por parafusos mais longos.
Se a pessoa ou mecânico apertar demais os parafusos da bandeja superior vai dificultar o trabalho da suspensão e quem sofre é o pivô inferior.
É o princípio da ação e reação, mas a roda não desce mais devido ao chão, então a mola empurra para cima e junto "puxa" o pivô que fica limitado no movimento.
Como se a mola empurrasse o chão e o chão empurrasse a suspensão.
É aí que entra a bandeja superior com seu movimento que serve como amortecedor.
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