Amigos, encontrei um artigo antigo sobre preparação do 4cc, provavelmente muitos de vcs já viram e conhecem bem os detalhes.
Fiquei com duvida sobre um dos pontos, PESO DAS PEÇAS DO MOTOR.
Procurei no grupo mas não encontrei...(confesso que estou me adaptando as buscas do fórum e algumas coisas não estou encontrando) rs
Existe alguma regra ou descritivo das pelas e quanto de alivio da para fazer? Existe peças novas já aliviadas?
Segue link, bem como, cópia do artigo que comentei.
http://dicas2you.blogspot.com/p/opala-dicas-e-curiosidades.html
UMA RECEITA PARA O MOTOR 4 CIL. DO OPALA AUMENTANDO SUA POTÊNCIA SEM INVESTIR MUITO
Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.
COLETOR DE ESCAPE
Uma peça tão mal projetada que quando libera o gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
Um coletor 4x2 alivia muito o motor. Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado nesta preparação é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. O som do motor lembra o ronco do 6 cil.
PESO DAS PEÇAS DO MOTOR
Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, originalmente usados nos opalas a álcool.
Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Se não me engano o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões já se ganhou alguns cavalos pro 151.
Obs.: No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
Também é necessário substituir a bomba de óleo e a bomba d'água, se esta estiver ruim.
POLIMENTO DOS DUTOS DE ADMISSÃO E ESCAPE
Esta dica não é a mais importante, mas pode ajudar. O Polimento dos Dutos de Admissão e Escape você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (Dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.
O Coletor do Opala 4cil. não é ruim. É bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação
Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.
IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
Normalmente um kit ignição eletrônica para o Opala varia entre R$ 200,00 e R$300,00 (Consulte).
BOBINA DO GOL MI
Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata. Esta bobina dá uma boa faísca pro motor e não falha como os velhos platinados.
Uma bobina do Gol MI tem o preço médio R$ 50,00 (Consulte).
VENTILAÇÃO DO RADIADOR
A substituição da ventoinha original do Opala por uma elétrica pode dar um ganho de aproximadamente 2 cv, sem contar que alivia o peso do motor.
RESUMINDO
Esta receita deu ganho enorme de potência com simples mudanças que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Especializadas.
Fiquei com duvida sobre um dos pontos, PESO DAS PEÇAS DO MOTOR.
Procurei no grupo mas não encontrei...(confesso que estou me adaptando as buscas do fórum e algumas coisas não estou encontrando) rs
Existe alguma regra ou descritivo das pelas e quanto de alivio da para fazer? Existe peças novas já aliviadas?
Segue link, bem como, cópia do artigo que comentei.
http://dicas2you.blogspot.com/p/opala-dicas-e-curiosidades.html
UMA RECEITA PARA O MOTOR 4 CIL. DO OPALA AUMENTANDO SUA POTÊNCIA SEM INVESTIR MUITO
Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.
COLETOR DE ESCAPE
Uma peça tão mal projetada que quando libera o gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
Um coletor 4x2 alivia muito o motor. Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado nesta preparação é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. O som do motor lembra o ronco do 6 cil.
PESO DAS PEÇAS DO MOTOR
Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, originalmente usados nos opalas a álcool.
Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Se não me engano o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões já se ganhou alguns cavalos pro 151.
Obs.: No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
Também é necessário substituir a bomba de óleo e a bomba d'água, se esta estiver ruim.
POLIMENTO DOS DUTOS DE ADMISSÃO E ESCAPE
Esta dica não é a mais importante, mas pode ajudar. O Polimento dos Dutos de Admissão e Escape você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (Dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.
O Coletor do Opala 4cil. não é ruim. É bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação
Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.
IGNIÇÃO ELETRÔNICA
Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
Normalmente um kit ignição eletrônica para o Opala varia entre R$ 200,00 e R$300,00 (Consulte).
BOBINA DO GOL MI
Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata. Esta bobina dá uma boa faísca pro motor e não falha como os velhos platinados.
Uma bobina do Gol MI tem o preço médio R$ 50,00 (Consulte).
VENTILAÇÃO DO RADIADOR
A substituição da ventoinha original do Opala por uma elétrica pode dar um ganho de aproximadamente 2 cv, sem contar que alivia o peso do motor.
RESUMINDO
Esta receita deu ganho enorme de potência com simples mudanças que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Especializadas.
Hoje à(s) 14:17:11 por Barai
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Hoje à(s) 13:09:16 por fabioklock
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980
Ontem à(s) 18:23:40 por chunlee7
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 16:26:45 por chunlee7
» espuma do banco baixo - opala standard 1980
Ontem à(s) 16:24:18 por chunlee7
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 16:06:20 por Pedrão B.