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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Helicázio Ter 16 Jun - 9:56:21

    Amigos, encontrei um artigo antigo sobre preparação do 4cc, provavelmente muitos de vcs já viram e conhecem bem os detalhes.

    Fiquei com duvida sobre um dos pontos, PESO DAS PEÇAS DO MOTOR.

    Procurei no grupo mas não encontrei...(confesso que estou me adaptando as buscas do fórum e algumas coisas não estou encontrando) rs

    Existe alguma regra ou descritivo das pelas e quanto de alivio da para fazer? Existe peças novas já aliviadas?


    Segue link, bem como, cópia do artigo que comentei.



    http://dicas2you.blogspot.com/p/opala-dicas-e-curiosidades.html

    UMA RECEITA PARA O MOTOR 4 CIL. DO OPALA AUMENTANDO SUA POTÊNCIA SEM INVESTIR MUITO
    Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.

    COLETOR DE ESCAPE
    Uma peça tão mal projetada que quando libera o gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
    Um coletor 4x2 alivia muito o motor. Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado nesta preparação é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. O som do motor lembra o ronco do 6 cil.

    PESO DAS PEÇAS DO MOTOR
    Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
    Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
    O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, originalmente usados nos opalas a álcool.
    Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Se não me engano o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões já se ganhou alguns cavalos pro 151.
    Obs.: No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
    Também é necessário substituir a bomba de óleo e a bomba d'água, se esta estiver ruim.

    POLIMENTO DOS DUTOS DE ADMISSÃO E ESCAPE
    Esta dica não é a mais importante, mas pode ajudar. O Polimento dos Dutos de Admissão e Escape você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (Dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.

    O Coletor do Opala 4cil. não é ruim. É bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
    Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação


    Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.

    IGNIÇÃO ELETRÔNICA
    Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
    Normalmente um kit ignição eletrônica para o Opala varia entre R$ 200,00 e R$300,00 (Consulte).

    BOBINA DO GOL MI
    Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata. Esta bobina dá uma boa faísca pro motor e não falha como os velhos platinados.
    Uma bobina do Gol MI tem o preço médio R$ 50,00 (Consulte).

    VENTILAÇÃO DO RADIADOR
    A substituição da ventoinha original do Opala por uma elétrica pode dar um ganho de aproximadamente 2 cv, sem contar que alivia o peso do motor.

    RESUMINDO

    Esta receita deu ganho enorme de potência com simples mudanças que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Especializadas.
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    Mensagem por pacato Ter 16 Jun - 17:04:15

    Acompanhando.
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    Preparação média Motor 151 Empty Re: Preparação média Motor 151

    Mensagem por adpachec Qua 17 Jun - 11:53:11

    Helicázio escreveu:Amigos, encontrei um artigo antigo sobre preparação do 4cc, provavelmente muitos de vcs já viram e conhecem bem os detalhes.

    Fiquei com duvida sobre um dos pontos, PESO DAS PEÇAS DO MOTOR.

    Procurei no grupo mas não encontrei...(confesso que estou me adaptando as buscas do fórum e algumas coisas não estou encontrando) rs

    Existe alguma regra ou descritivo das pelas e quanto de alivio da para fazer? Existe peças novas já aliviadas?


    Segue link, bem como, cópia do artigo que comentei.



    http://dicas2you.blogspot.com/p/opala-dicas-e-curiosidades.html

    UMA RECEITA PARA O MOTOR 4 CIL. DO OPALA AUMENTANDO SUA POTÊNCIA SEM INVESTIR MUITO
    Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.

    COLETOR DE ESCAPE
    Uma peça tão mal projetada que quando libera o gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
    Um coletor 4x2 alivia muito o motor. Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado nesta preparação é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. O som do motor lembra o ronco do 6 cil.

    PESO DAS PEÇAS DO MOTOR
    Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
    Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
    O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, originalmente usados nos opalas a álcool.
    Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Se não me engano o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões já se ganhou alguns cavalos pro 151.
    Obs.: No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
    Também é necessário substituir a bomba de óleo e a bomba d'água, se esta estiver ruim.

    POLIMENTO DOS DUTOS DE ADMISSÃO E ESCAPE
    Esta dica não é a mais importante, mas pode ajudar. O Polimento dos Dutos de Admissão e Escape você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (Dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.

    O Coletor do Opala 4cil. não é ruim. É bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
    Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação


    Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.

    IGNIÇÃO ELETRÔNICA
    Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
    Normalmente um kit ignição eletrônica para o Opala varia entre R$ 200,00 e R$300,00 (Consulte).

    BOBINA DO GOL MI
    Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata. Esta bobina dá uma boa faísca pro motor e não falha como os velhos platinados.
    Uma bobina do Gol MI tem o preço médio R$ 50,00 (Consulte).

    VENTILAÇÃO DO RADIADOR
    A substituição da ventoinha original do Opala por uma elétrica pode dar um ganho de aproximadamente 2 cv, sem contar que alivia o peso do motor.

    RESUMINDO

    Esta receita deu ganho enorme de potência com simples mudanças que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Especializadas.

    Esquece as "receitas mágicas", isto é igual mulher que não tem dinheiro para implante no traseiro e coloca silicone automotivo.

    Ou perde a vida ou fica sem bunda.

    Alívio do motor, usado em preparação para motores de alto giro, um motor que vai girar mais que o projeto original.

    Balanceamento das peças, para evitar vibrações com a elevação dos giros.

    Bobina de ignição, a MI possui um "dwell" (tempo de carregamento) maior que a original opala (coisa de milésimos de segundo), não tendo assim 100% de rendimento.

    Coletor de escape, qual tamanho?

    Muito pequeno tem restrição, muito grande não tem restrição.

    A "restrição", entenda contra pressão, é importante para encher os cilindros em baixa rotação.

    Sem contra pressão é necessário aumentar o giro para conseguir torque, um exemplo é moto com escape curto.

    A maioria opta pelo de 2" no escape, 2,5" acho exagerado, espingarda no 4cc também acho exagero.

    Escape direto eu já cansei do barulho.

    Polir os dutos, no caso do álcool, a rugosidade ajuda a mistura ar/combustível pela turbulência gerada no fluxo de ar.

    Mas muita rugosidade também ajuda a empoçar o álcool no coletor.

    Ventoinha original mecânica; uma ventoinha de plástico girando movida pelo virabrequim (e no mesmo sentido de giro) não rouba 02 cavalos de potência.

    Isto é igual saci Pererê.....é lenda.....

    Eu comprei um ventoinha elétrica de 10" e arranquei a mecânica, não é para ganhar 2 CV's, e sim melhorar o aquecimento do álcool quando frio e melhorar o resfriamento quando quente.

    Conversão de pistão côncavo para reto, primeiro precisa medir a taxa e saber o quanto precisa aumentar.

    Taxa 7,5:1 são os 6cc mais antigos.

    Os primeiros motores álcool tinham taxa original de 10,5:1, com tanto álcool na gasolina hoje estes motores aguentam bem a conversão para gasolina.

    Sim, toda ranhura por limagem ou usinagem pode se tornar uma trinca.

    Existiu um certo avião (trabalhei em indústria aeronáutica), que lixaram a raiz da asa com lixa 50, vários apresentaram trincas tempos depois.

    Preparação média Motor 151 Images?q=tbn%3AANd9GcSMLq4aQs7nV0JrqV2aWuxEOwolcZuxCcrnN772jxaQARgx83S4&usqp=CAU


    http://www.protuneelectronics.com/index.php/detalhe-dicas/3/saiba-mais-sobre-o
    Dwell time é o tempo de carga da bobina.



    A bobina, para gerar uma tensão capaz de criar uma centelha dentro da câmara de combustão, precisa ser carregada. Esta carga é feita utilizando a tensão da bateria, que energiza a bobina por um certo tempo sob o comando da ECU, ou do sistema de ignição (platinado, distribuidor, ignição capacitiva, etc). No exato instante em que a alimentação da bobina é desligada, ela descarrega toda a energia que armazenou na forma de um pulso de alta tensão, que é convertido pela vela em uma centelha
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    Preparação média Motor 151 Empty Re: Preparação média Motor 151

    Mensagem por pacato Qua 17 Jun - 16:09:23

    adpachec escreveu:
    Helicázio escreveu:Amigos, encontrei um artigo antigo sobre preparação do 4cc, provavelmente muitos de vcs já viram e conhecem bem os detalhes.

    Fiquei com duvida sobre um dos pontos, PESO DAS PEÇAS DO MOTOR.

    Procurei no grupo mas não encontrei...(confesso que estou me adaptando as buscas do fórum e algumas coisas não estou encontrando) rs

    Existe alguma regra ou descritivo das pelas e quanto de alivio da para fazer? Existe peças novas já aliviadas?


    Segue link, bem como, cópia do artigo que comentei.



    http://dicas2you.blogspot.com/p/opala-dicas-e-curiosidades.html

    UMA RECEITA PARA O MOTOR 4 CIL. DO OPALA AUMENTANDO SUA POTÊNCIA SEM INVESTIR MUITO
    Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.

    COLETOR DE ESCAPE
    Uma peça tão mal projetada que quando libera o gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
    Um coletor 4x2 alivia muito o motor. Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado nesta preparação é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. O som do motor lembra o ronco do 6 cil.

    PESO DAS PEÇAS DO MOTOR
    Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
    Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
    O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, originalmente usados nos opalas a álcool.
    Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Se não me engano o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões já se ganhou alguns cavalos pro 151.
    Obs.: No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
    Também é necessário substituir a bomba de óleo e a bomba d'água, se esta estiver ruim.

    POLIMENTO DOS DUTOS DE ADMISSÃO E ESCAPE
    Esta dica não é a mais importante, mas pode ajudar. O Polimento dos Dutos de Admissão e Escape você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (Dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.

    O Coletor do Opala 4cil. não é ruim. É bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
    Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação


    Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.

    IGNIÇÃO ELETRÔNICA
    Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
    Normalmente um kit ignição eletrônica para o Opala varia entre R$ 200,00 e R$300,00 (Consulte).

    BOBINA DO GOL MI
    Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata. Esta bobina dá uma boa faísca pro motor e não falha como os velhos platinados.
    Uma bobina do Gol MI tem o preço médio R$ 50,00 (Consulte).

    VENTILAÇÃO DO RADIADOR
    A substituição da ventoinha original do Opala por uma elétrica pode dar um ganho de aproximadamente 2 cv, sem contar que alivia o peso do motor.

    RESUMINDO

    Esta receita deu ganho enorme de potência com simples mudanças que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Especializadas.

    Esquece as "receitas mágicas", isto é igual mulher que não tem dinheiro para implante no traseiro e coloca silicone automotivo.

    Ou perde a vida ou fica sem bunda.

    Alívio do motor, usado em preparação para motores de alto giro, um motor que vai girar mais que o projeto original.

    Balanceamento das peças, para evitar vibrações com a elevação dos giros.

    Bobina de ignição, a MI possui um "dwell" (tempo de carregamento) maior que a original opala (coisa de milésimos de segundo), não tendo assim 100% de rendimento.

    Coletor de escape, qual tamanho?

    Muito pequeno tem restrição, muito grande não tem restrição.

    A "restrição", entenda contra pressão, é importante para encher os cilindros em baixa rotação.

    Sem contra pressão é necessário aumentar o giro para conseguir torque, um exemplo é moto com escape curto.

    A maioria opta pelo de 2" no escape, 2,5" acho exagerado, espingarda no 4cc também acho exagero.

    Escape direto eu já cansei do barulho.

    Polir os dutos, no caso do álcool, a rugosidade ajuda a mistura ar/combustível pela turbulência gerada no fluxo de ar.

    Mas muita rugosidade também ajuda a empoçar o álcool no coletor.

    Ventoinha original mecânica; uma ventoinha de plástico girando movida pelo virabrequim (e no mesmo sentido de giro) não rouba 02 cavalos de potência.

    Isto é igual saci Pererê.....é lenda.....

    Eu comprei um ventoinha elétrica de 10" e arranquei a mecânica, não é para ganhar 2 CV's, e sim melhorar o aquecimento do álcool quando frio e melhorar o resfriamento quando quente.

    Conversão de pistão côncavo para reto, primeiro precisa medir a taxa e saber o quanto precisa aumentar.

    Taxa 7,5:1 são os 6cc mais antigos.

    Os primeiros motores álcool tinham taxa original de 10,5:1, com tanto álcool na gasolina hoje estes motores aguentam bem a conversão para gasolina.

    Sim, toda ranhura por limagem ou usinagem pode se tornar uma trinca.

    Existiu um certo avião (trabalhei em indústria aeronáutica), que lixaram a raiz da asa com lixa 50, vários apresentaram trincas tempos depois.

    Preparação média Motor 151 Images?q=tbn%3AANd9GcSMLq4aQs7nV0JrqV2aWuxEOwolcZuxCcrnN772jxaQARgx83S4&usqp=CAU


    http://www.protuneelectronics.com/index.php/detalhe-dicas/3/saiba-mais-sobre-o
    Dwell time é o tempo de carga da bobina.



    A bobina, para gerar uma tensão capaz de criar uma centelha dentro da câmara de combustão, precisa ser carregada. Esta carga é feita utilizando a tensão da bateria, que energiza a bobina por um certo tempo sob o comando da ECU, ou do sistema de ignição (platinado, distribuidor, ignição capacitiva, etc). No exato instante em que a alimentação da bobina é desligada, ela descarrega toda a energia que armazenou na forma de um pulso de alta tensão, que é convertido pela vela em uma centelha

    Puxa vida. Gastou hein!!! Eu achava que sabia alguma coisinha. Parabéns.
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    Mensagem por Helicázio Qua 17 Jun - 20:04:02

    Show mano... mandou muito bem!




    adpachec escreveu:
    Helicázio escreveu:Amigos, encontrei um artigo antigo sobre preparação do 4cc, provavelmente muitos de vcs já viram e conhecem bem os detalhes.

    Fiquei com duvida sobre um dos pontos, PESO DAS PEÇAS DO MOTOR.

    Procurei no grupo mas não encontrei...(confesso que estou me adaptando as buscas do fórum e algumas coisas não estou encontrando) rs

    Existe alguma regra ou descritivo das pelas e quanto de alivio da para fazer? Existe peças novas já aliviadas?


    Segue link, bem como, cópia do artigo que comentei.



    http://dicas2you.blogspot.com/p/opala-dicas-e-curiosidades.html

    UMA RECEITA PARA O MOTOR 4 CIL. DO OPALA AUMENTANDO SUA POTÊNCIA SEM INVESTIR MUITO
    Para deixar o Motor 151 4cc do Opala envenenado basta ir reparando os erros que a General Motors teve preguiça e economia de dinheiro de corrigir. Dá para se ganhar muita potência nos motores 4 e 6 cilindros, sem gastar uma fortuna. A idéia inicial, é copiar ao máximo as motos japonesas de 4cil, desde escape admissão, pistões, carburadores e afins.

    COLETOR DE ESCAPE
    Uma peça tão mal projetada que quando libera o gás por uma porta, os mesmos acabam voltando e entrando no outro duto, e vice versa, provocando essa troca pouco eficiente de gases.
    Um coletor 4x2 alivia muito o motor. Ha quem goste do conjunto 4 x 2 x 1 + abafador + ponteira. O usado nesta preparação é o 4×2 direto até o fim, com duas ponteiras separadas. O som do motor lembra o ronco do 6 cil.

    PESO DAS PEÇAS DO MOTOR
    Outro aspecto a ser melhorado é o Peso das Peças do Motor. Normalmente elas são muito pesadas, o que demanda muita energia apenas pra movimenta-las. No chevete 1.6/s, por exemplo, peças como Bielas, Pistões, Contrapesos do Virabrequim e Volante tiveram seus pesos aliviados, gerando um ganho substancial de potência e torque, além de redução no consumo.
    Para aliviar o peso das peças do Opala, a ajuda não virá só do seu bolso ou da Retífica, mas principalmente das leis da física. São precisos muitos cálculos e não apenas passar a lixa no virabrequim e por pra rodar. É muito comum em algumas Tornearias, o Virabrequim ser limado – literalmente – e , depois de montado, o Motor simplesmente trincar por inteiro, não sobrando uma peça inteira intacta.
    O que pode ser feito em um 4 cilindros é uma correção da fábrica, com umas gotinhas de pimenta pra ter um ganho elevado de potência. O primeiro passo é a troca de Pistões, dos Côncavos, para os “retos” Cabeça Chata, originalmente usados nos opalas a álcool.
    Isso aumentará a compressão, sem precisar rebaixar o Cabeçote. Se não me engano o motor a gasolina tem 7,5:1 de compressão, mas, com os pistões retos, passa para uns 9,0:1/9,5:1. Estes números são suficientes para queimar todo álcool que vem misturado em nossa Gasolina. Apenas substituindo os pistões já se ganhou alguns cavalos pro 151.
    Obs.: No motor onde foi usada esta receita foram feitas as Sedes de Válvulas para restaurar a compressão. Camisas foram abertas para receber os novos Pistões e anéis novos. Foi dado um passe no Virabrequim, com Bronzinas de Biela e Mancal novas. Muito importante também é o Banho Químico, para limpar todas as galerias de óleo internas.
    Também é necessário substituir a bomba de óleo e a bomba d'água, se esta estiver ruim.

    POLIMENTO DOS DUTOS DE ADMISSÃO E ESCAPE
    Esta dica não é a mais importante, mas pode ajudar. O Polimento dos Dutos de Admissão e Escape você mesmo pode fazer o serviço com uma retifica pequena (Dremel e afins), uma lima rotativa comprida, e muita força de vontade.

    O Coletor do Opala 4cil. não é ruim. É bem melhor do que o 6cil por não injetar 80% no centro e 10% em cada extremidade do cabeçote.
    Pode ser melhorado também com um polimento, ou até com outro coletor mais comprido. Pode se usar 2 Carburadores S.U ou duas Solex 40, em coletores individuais. Nada junto, pois o motor puxa o vácuo um do outro e isso atrapalha a carburação


    Em coletores separados, o motor divide-se em 2 e trabalha como se fosse duas unidades juntas. Veja bem qual é o Giclê do seu carburador para a compressão adequada do seu motor. Não vá enfiando qualquer um, isso pode ser uma arma. Um Giclê errado derrete os pistões e deforma as camisas.

    IGNIÇÃO ELETRÔNICA
    Esta é uma boa opção para se ganhar potência também. não que seja melhor, mas ela aguenta Bobinas mais fortes.
    Normalmente um kit ignição eletrônica para o Opala varia entre R$ 200,00 e R$300,00 (Consulte).

    BOBINA DO GOL MI
    Uma opção bem econômica e funcional, é muito boa e barata. Esta bobina dá uma boa faísca pro motor e não falha como os velhos platinados.
    Uma bobina do Gol MI tem o preço médio R$ 50,00 (Consulte).

    VENTILAÇÃO DO RADIADOR
    A substituição da ventoinha original do Opala por uma elétrica pode dar um ganho de aproximadamente 2 cv, sem contar que alivia o peso do motor.

    RESUMINDO

    Esta receita deu ganho enorme de potência com simples mudanças que custam bem menos do que muitas receitas vistas em Revistas Especializadas.

    Esquece as "receitas mágicas", isto é igual mulher que não tem dinheiro para implante no traseiro e coloca silicone automotivo.

    Ou perde a vida ou fica sem bunda.

    Alívio do motor, usado em preparação para motores de alto giro, um motor que vai girar mais que o projeto original.

    Balanceamento das peças, para evitar vibrações com a elevação dos giros.

    Bobina de ignição, a MI possui um "dwell" (tempo de carregamento) maior que a original opala (coisa de milésimos de segundo), não tendo assim 100% de rendimento.

    Coletor de escape, qual tamanho?

    Muito pequeno tem restrição, muito grande não tem restrição.

    A "restrição", entenda contra pressão, é importante para encher os cilindros em baixa rotação.

    Sem contra pressão é necessário aumentar o giro para conseguir torque, um exemplo é moto com escape curto.

    A maioria opta pelo de 2" no escape, 2,5" acho exagerado, espingarda no 4cc também acho exagero.

    Escape direto eu já cansei do barulho.

    Polir os dutos, no caso do álcool, a rugosidade ajuda a mistura ar/combustível pela turbulência gerada no fluxo de ar.

    Mas muita rugosidade também ajuda a empoçar o álcool no coletor.

    Ventoinha original mecânica; uma ventoinha de plástico girando movida pelo virabrequim (e no mesmo sentido de giro) não rouba 02 cavalos de potência.

    Isto é igual saci Pererê.....é lenda.....

    Eu comprei um ventoinha elétrica de 10" e arranquei a mecânica, não é para ganhar 2 CV's, e sim melhorar o aquecimento do álcool quando frio e melhorar o resfriamento quando quente.

    Conversão de pistão côncavo para reto, primeiro precisa medir a taxa e saber o quanto precisa aumentar.

    Taxa 7,5:1 são os 6cc mais antigos.

    Os primeiros motores álcool tinham taxa original de 10,5:1, com tanto álcool na gasolina hoje estes motores aguentam bem a conversão para gasolina.

    Sim, toda ranhura por limagem ou usinagem pode se tornar uma trinca.

    Existiu um certo avião (trabalhei em indústria aeronáutica), que lixaram a raiz da asa com lixa 50, vários apresentaram trincas tempos depois.

    Preparação média Motor 151 Images?q=tbn%3AANd9GcSMLq4aQs7nV0JrqV2aWuxEOwolcZuxCcrnN772jxaQARgx83S4&usqp=CAU


    http://www.protuneelectronics.com/index.php/detalhe-dicas/3/saiba-mais-sobre-o
    Dwell time é o tempo de carga da bobina.



    A bobina, para gerar uma tensão capaz de criar uma centelha dentro da câmara de combustão, precisa ser carregada. Esta carga é feita utilizando a tensão da bateria, que energiza a bobina por um certo tempo sob o comando da ECU, ou do sistema de ignição (platinado, distribuidor, ignição capacitiva, etc). No exato instante em que a alimentação da bobina é desligada, ela descarrega toda a energia que armazenou na forma de um pulso de alta tensão, que é convertido pela vela em uma centelha

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