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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por lucas krause Seg 22 Abr - 15:29:44

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:

    Pelo que entendi conversando com preparadores, em baixas rotações, o fluxo interno do cabeçote irá se ''chocar'', mesmo utilizando LUMP PORT que melhora muito o enchimento de cilindro.
    Não é que um cilindro rouba do outro, é que o ar entra pelo duto siamês (que é enorme) e só encontra uma válvula aberta, ele bate na outra válvula fechada, volta, e cria turbulência dentro do duto, daí vem uma parte daquela embaralhada legal dos Opalas, justamente do fluxo de ar se chocando dentro dos dutos siameses...

    Em baixas rotações, perde-se torque, e o carro fica mais ríspido, embaralhando, mas em alta terá um ganho substancial de potência devido a maior quantidade de fluxo...

    Sobre o cabeçote de Omega, pela minha pesquisa, ele trinca por alta temperatura, ou, mistura pobre (mistura pobre tende a elevar a temperatura da câmara de combustão), já que a fabricante originalmente procura diminuir emissão de poluentes, ela utiliza mistura pobre em muitas faixas, o que não seria meu caso.

    Ou seja, provavelmente não terei problemas no cabeçote de Omega, o único ''problema'' seria o baixo fluxo CFM interno. Claro que o Jean faria um trabalho de melhoria substancial, mas, o ganho que podemos extrair do cabeçote de omega, não se compara com o do Opala

    Digamos, por exemplo, que no Omega conseguimos extrair 30% de fluxo, no do Opala, conseguimos 60%, mas terei esse problema do choque do fluxo em baixa RPM nos dutos siameses.

    Mas pense comigo, será que você não está se preocupando a toa com essa questão de perder fluxo com o cabeçote do ômega? O comando que vai usar nem é tão grande assim, se fosse um opala dragster, com comando acima de 300 que precisa tirar tudo que da, acho que seria realmente uma grande preocupação.

    No final das contas, o ideal mesmo seria montar o carro como você quer e passar ele no dinamômetro, testando os dois cabeçotes e ver qual traz mais potência e torque, que proporcione o melhor resultado, mas aí tem que preparar os dois cabeçotes, se torna uma brincadeira bem cara e no final vai ficar com um cabeçote sobrando.


    Chefe, ótimo comentário!

    O certo realmente seria comparar os dois em dinamômetro...
    Mas vamos lá então, estamos chegando aos finalmentes
    A conclusão que cheguei é:

    Opção 1
    Cabeçote Omega, dutos abertos, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção sequencial
    Ignição sequencial
    FT500
    Coletor tipo weber 40/44 injetada 6 bicos (foto abaixo)

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Screen10



    Opção 2
    Cabeçote Opala com lump port, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção multiponto ou semi-sequencial com 4 bicos LONGE do cabeçote
    Ignição sequencial
    FT450
    Coletor weber injetado (foto abaixo) (idêntico ao que o Meliante do @braziliangaragee montou)
     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Imagem12


    Nesta configuração no caso do cabeçote de Opala foi pela minha pesquisa, onde descobri que realmente é inviável injeção sequencial no cabeçote de Opala.
    Estou ainda cogitando a opção do cabeçote de Opala por dois motivos: Durabilidade e facilidade de encontrar outra peça caso eu tenha problemas.
    O cabeçote de Omega está escasso, não é por acaso que recebi ofertas altas (R$ 4000) pelo meu cabeçote de Omega atual...

    Estou aberto a opiniões

    Tonho_RS
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por Tonho_RS Ter 23 Abr - 15:29:27

    lucas krause escreveu:
    Tonho_RS escreveu:

    Mas pense comigo, será que você não está se preocupando a toa com essa questão de perder fluxo com o cabeçote do ômega? O comando que vai usar nem é tão grande assim, se fosse um opala dragster, com comando acima de 300 que precisa tirar tudo que da, acho que seria realmente uma grande preocupação.

    No final das contas, o ideal mesmo seria montar o carro como você quer e passar ele no dinamômetro, testando os dois cabeçotes e ver qual traz mais potência e torque, que proporcione o melhor resultado, mas aí tem que preparar os dois cabeçotes, se torna uma brincadeira bem cara e no final vai ficar com um cabeçote sobrando.


    Chefe, ótimo comentário!

    O certo realmente seria comparar os dois em dinamômetro...
    Mas vamos lá então, estamos chegando aos finalmentes
    A conclusão que cheguei é:

    Opção 1
    Cabeçote Omega, dutos abertos, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção sequencial
    Ignição sequencial
    FT500
    Coletor tipo weber 40/44 injetada 6 bicos (foto abaixo)

     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Screen10



    Opção 2
    Cabeçote Opala com lump port, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção multiponto ou semi-sequencial com 4 bicos LONGE do cabeçote
    Ignição sequencial
    FT450
    Coletor weber injetado (foto abaixo) (idêntico ao que o Meliante do @braziliangaragee montou)
     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Imagem12


    Nesta configuração no caso do cabeçote de Opala foi pela minha pesquisa, onde descobri que realmente é inviável injeção sequencial no cabeçote de Opala.
    Estou ainda cogitando a opção do cabeçote de Opala por dois motivos: Durabilidade e facilidade de encontrar outra peça caso eu tenha problemas.
    O cabeçote de Omega está escasso, não é por acaso que recebi ofertas altas (R$ 4000) pelo meu cabeçote de Omega atual...

    Estou aberto a opiniões

    No caso de usar 4 bicos afastados do cabeçote, não cogitou usar uma tbi quadrijet? Mesmo usando uma tbi com borboletas de 44, acho que será pouco CFM para esse cabeçote com esse nível de trabalho, de repente até teria que usar borboletas de 48, mas honestamente estou chutando.

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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por lucas krause Ter 23 Abr - 15:48:34

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:


    Chefe, ótimo comentário!

    O certo realmente seria comparar os dois em dinamômetro...
    Mas vamos lá então, estamos chegando aos finalmentes
    A conclusão que cheguei é:

    Opção 1
    Cabeçote Omega, dutos abertos, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção sequencial
    Ignição sequencial
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    Coletor tipo weber 40/44 injetada 6 bicos (foto abaixo)

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    Opção 2
    Cabeçote Opala com lump port, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
    Balanceiros roletados
    Kit comando 525B
    Injeção multiponto ou semi-sequencial com 4 bicos LONGE do cabeçote
    Ignição sequencial
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Imagem12


    Nesta configuração no caso do cabeçote de Opala foi pela minha pesquisa, onde descobri que realmente é inviável injeção sequencial no cabeçote de Opala.
    Estou ainda cogitando a opção do cabeçote de Opala por dois motivos: Durabilidade e facilidade de encontrar outra peça caso eu tenha problemas.
    O cabeçote de Omega está escasso, não é por acaso que recebi ofertas altas (R$ 4000) pelo meu cabeçote de Omega atual...

    Estou aberto a opiniões

    No caso de usar 4 bicos afastados do cabeçote, não cogitou usar uma tbi quadrijet? Mesmo usando uma tbi com borboletas de 44, acho que será pouco CFM para esse cabeçote com esse nível de trabalho, de repente até teria que usar borboletas de 48, mas honestamente estou chutando.

    Sim! Pensei nessa possibilidade, vi algumas tbis quadrijet rochester, muito interessantes para utilizar.

    A grande questão agora é decidir se sigo no caminho do cabeçote do Omega, ou se vou para o de Opala.
    Tenho muito receio na questão da durabilidade deste cabeçote de Omega, por conta do histórico de trincas...
    Caso esse cabeçote não me traga dores de cabeça com trincas, vou manter o de Omega mesmo, pois é a opção mais moderna em termos de concepção de motores, onde vou ter o máximo de eficiência.
    Mas até agora não me sinto seguro para utilizá-lo com esse nível de preparação...
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por lucas krause Qua 24 Abr - 8:44:21

    Pessoal, após muita pesquisa, decidi qual será o caminho do Opala amarelo.
    No fim das contas, o projeto será este:

    Cabeçote Omega com dutos abertos
    Valvulas aço forjado admissao 1.94''
    Valvula aço forjado escape 1.60''
    Cinco ângulos de valvulas, 15°, 30° ,45°, 60° e 75°
    Balanceiros roletados 1.75''
    Kit completo comando 525B
    Injeção sequencial
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    Coletor escape general para Omega com 44mm, saídas de escape 2.5'' com thermotape titanium
    Pistões com dome
    Taxa 11:1 rodando na nova gasolina com 35% etanol
    Velas grau 7 gap 1mm

    Ainda estou refletindo se farei ele 4800 com vira canavieiro


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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por lucas krause Qui 25 Abr - 8:20:39

    Pessoal, alguem tem a manha pra fazer 4800 no bloco 4100 de omega/opala?

    Ou, o pessoal tem um consenso geral que fazer 4400 é menos dor de cabeça?
    Eu pergunto porque 4400 me parece que fica frágil demais no bloco, tenho receio de trincas...
    Já o 4800 não afeta a estrutura das camisas, mas não sei qual é o macete pra encaixar tudo no bloco 4100
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por Tonho_RS Qui 25 Abr - 10:41:24

    lucas krause escreveu:Pessoal, após muita pesquisa, decidi qual será o caminho do Opala amarelo.
    No fim das contas, o projeto será este:

    Cabeçote Omega com dutos abertos
    Valvulas aço forjado admissao 1.94''
    Valvula aço forjado escape 1.60''
    Cinco ângulos de valvulas, 15°, 30° ,45°, 60° e 75°
    Balanceiros roletados 1.75''
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    Ignição sequencial
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    Coletor tipo ''weber'' 40 injetada
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    Coletor escape general para Omega com 44mm, saídas de escape 2.5'' com thermotape titanium
    Pistões com dome
    Taxa 11:1 rodando na nova gasolina com 35% etanol
    Velas grau 7 gap 1mm

    Ainda estou refletindo se farei ele 4800 com vira canavieiro



    Parabéns pela escolha amigo!

    Quanto ao cabeçote do ômega, capricha no sistema de arrefecimento que não vai ter dores de cabeça.

    Essa taxa é ótima, pois vai conseguir usar etanol se preferir, só vai precisar trocar as velas e trocar os mapas de injeção e ignição (os carros flex comumente utilizam uma taxa entre 10:1 e 12:1)

    Quanto a termotape, eu sempre aviso, ela foi pensada para ser usada em escapamentos de inox, no escapamento de aço carbono ela costuma cozinhar o aço e o escapamento tem a sua vida encurtada, de repente um banho de cerâmica seja uma alternativa a ser pensada.

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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por lucas krause Qui 25 Abr - 12:28:10

    Tonho_RS escreveu:
    lucas krause escreveu:Pessoal, após muita pesquisa, decidi qual será o caminho do Opala amarelo.
    No fim das contas, o projeto será este:

    Cabeçote Omega com dutos abertos
    Valvulas aço forjado admissao 1.94''
    Valvula aço forjado escape 1.60''
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    Taxa 11:1 rodando na nova gasolina com 35% etanol
    Velas grau 7 gap 1mm

    Ainda estou refletindo se farei ele 4800 com vira canavieiro



    Parabéns pela escolha amigo!

    Quanto ao cabeçote do ômega, capricha no sistema de arrefecimento que não vai ter dores de cabeça.

    Essa taxa é ótima, pois vai conseguir usar etanol se preferir, só vai precisar trocar as velas e trocar os mapas de injeção e ignição (os carros flex comumente utilizam uma taxa entre 10:1 e 12:1)

    Quanto a termotape, eu sempre aviso, ela foi pensada para ser usada em escapamentos de inox, no escapamento de aço carbono ela costuma cozinhar o aço e o escapamento tem a sua vida encurtada, de repente um banho de cerâmica seja uma alternativa a ser pensada.

    Já instalei radiador de alumínio e duas ventoinhas 10 polegadas 180W cada para cuidar do arrefecimento.
    Sinceramente, se eu conseguir taxar um pouco mais para rodar exclusivamente no alcool, vou tentar, caso fique muito longe de 14:1, vou optar pela gasolina com 35% de etanol.

    A thermotape seria a titanium da metalhorse, e o escape é de aço carbono... bom você mencionar isso, vou procurar outra opção.


    A dúvida que ficou agora é na questão 4100/4400/4800
    4400 realmente afeta muito a resistencia do bloco?
    4800 é muito dificil de montar?
    Rubão6cc
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por Rubão6cc Sex 26 Abr - 8:15:09

    lucas krause escreveu:

    A dúvida que ficou agora é na questão 4100/4400/4800
    4400 realmente afeta muito a resistencia do bloco?
    4800 é muito dificil de montar?

    Tem alguns tópicos aqui no fórum sobre motores 4400 e 4800...acho que já foi a onda de montar 4400...nunca mais ouvi ninguém falar em montar esse motor..o que sei é que pode ter problemas com superaquecimento. 4800 é complicado achar peças e acomodar dentro do cofre. Fora que não rende muita coisa:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t29167-motor-6cc-4-8-canavieiro-gm?highlight=canavieiro


    _________________
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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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     INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - Página 2 Empty Re: INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA)

    Mensagem por lucas krause Sex 26 Abr - 9:12:40

    Rubão6cc escreveu:
    lucas krause escreveu:

    A dúvida que ficou agora é na questão 4100/4400/4800
    4400 realmente afeta muito a resistencia do bloco?
    4800 é muito dificil de montar?

    Tem alguns tópicos aqui no fórum sobre motores 4400 e 4800...acho que já foi a onda de montar 4400...nunca mais ouvi ninguém falar em montar esse motor..o que sei é que pode ter problemas com superaquecimento. 4800 é complicado achar peças e acomodar dentro do cofre. Fora que não rende muita coisa:

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t29167-motor-6cc-4-8-canavieiro-gm?highlight=canavieiro

    Então... vi recentemente videos do franzoni comentando sobre 4400.
    A old stock usa pistões 0.60'' justamente pra preservar as paredes dos cilindros...
    Alemão da caravan teve problemas com o 4400, pelo mesmo motivo das paredes finas de cilindro.
    Claro, meu carro não terá os 300cv da Stock/Alemão, mas tenho receio quanto a isso.
    Muita gente monta, mas será que terei problemas com 4400?

    Já o 4800 acho perfeito, ganho torque, não afeta as paredes de cilindro, meu carro não será girador então não terei problemas com isso.
    Mas pelo que estou vendo 4800 não é fácil de fazer...

    Pelo tópico que você mandou ali, a melhor idéia é achar um bloco canavieiro e montar tudo que está lá.
    Mas achar um bloco canavieiro é dificil, vira também, tudo difícil.

    Muita gente monta 4800 no bloco de Opala, mas não conheço a receita...
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    Mensagem por FabioM Sex 26 Abr - 9:37:15

    Sobre o 4800, lembro que várias vezes o Bandit comentou que era muito mais barato trazer um 350 crate dos Eua do que montar um 4800 aqui no Brasil, seja pelo valor das pelas, seja pelo valor da mão de obra.

    4400 vai depender do bloco que você tem, se for bloco mais moderno e/ou bem cuidado, provavelmente tem menos corosão.

    Se pegar um bloco antigo, todo enferrujado dentro das galerias e corroído, é certo que vai dar problema.

    Há +- um ano vi um anúncio de um vira do 4800 pela bagatela de R$ 10.000,00.

    Só pelo valor do vira você já imagina quantos metros cúbicos de dinheiro você vai precisar.
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    Mensagem por lucas krause Sex 26 Abr - 9:55:47

    FabioM escreveu:Sobre o 4800, lembro que várias vezes o Bandit comentou que era muito mais barato trazer um 350 crate dos Eua do que montar um 4800 aqui no Brasil, seja pelo valor das pelas, seja pelo valor da mão de obra.

    4400 vai depender do bloco que você tem, se for bloco mais moderno e/ou bem cuidado, provavelmente tem menos corosão.

    Se pegar um bloco antigo, todo enferrujado dentro das galerias e corroído, é certo que vai dar problema.

    Há +- um ano vi um anúncio de um vira do 4800 pela bagatela de R$ 10.000,00.

    Só pelo valor do vira você já imagina quantos metros cúbicos de dinheiro você vai precisar.

    Meu bloco é de Silverado, bem moderno, provavelmente com pouca corrosão, mas é aquilo, aguenta até o dia que quebra...

    Complicado 4800, não é nem pelo dinheiro, isso a gente junta, espera, e monta... É pelo custo x benefício. Muito mais interessante gastar 10mil em outras coisas, do que 10mil em um único virabrequim... realmente não faz algum sentido.
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    Mensagem por lucas krause Sáb 27 Abr - 14:21:27

    Decidido pessoal, vou fazer 4400.

    Estive olhando coletores de escape, e me deparei com uma dúvida:

    Coletores 6x2x1 (SHALOM ou ASAFE)
    Link para compra: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3563212143-coletor-escape-6x2x1-opala-aspirado-competico-corneta-_JM
    Vídeo do ronco:
    https://www.youtube.com/shorts/aEmulHQ1UJ8?si=rCHcfsytu6851Hn4

    Ou coletores 6x2 (GENERAL, DUDU, 4D)
    Link para compra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3392503769-coletor-6x2-old-stock-opala-caravan-42mm-aco-c-banho-cerm-_JM
    Vídeo do ronco:
    https://www.youtube.com/shorts/PSXYeYllTqs?si=HbGsGQad7cyHppIg

    Ouvi a informação que nas arrancadas os coletores 6x2x1 dominaram, parece que há ganhos de potência...
    Essa informação procede?
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    Mensagem por Goettens Sáb 27 Abr - 17:56:33

    lucas krause escreveu:Decidido pessoal, vou fazer 4400.

    Estive olhando coletores de escape, e me deparei com uma dúvida:

    Coletores 6x2x1 (SHALOM ou ASAFE)
    Link para compra: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3563212143-coletor-escape-6x2x1-opala-aspirado-competico-corneta-_JM
    Vídeo do ronco:
    https://www.youtube.com/shorts/aEmulHQ1UJ8?si=rCHcfsytu6851Hn4

    Ou coletores 6x2 (GENERAL, DUDU, 4D)
    Link para compra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3392503769-coletor-6x2-old-stock-opala-caravan-42mm-aco-c-banho-cerm-_JM
    Vídeo do ronco:
    https://www.youtube.com/shorts/PSXYeYllTqs?si=HbGsGQad7cyHppIg

    Ouvi a informação que nas arrancadas os coletores 6x2x1 dominaram, parece que há ganhos de potência...
    Essa informação procede?

    Escolha um de acordo com sua preferência, a diferença não será gritante a não ser que esteja extraindo muita potência do motor.

    O primeiro coletor me parece ser mais voltado ao desempenho e o segundo ao uso de rua, inclusive pela diferença no diâmetro dos tubos, mas a diferença não é grande a ponto de inviabilizar um ou outro. Já o outro, banho cerâmico ajuda muito a reduzir a temperatura no cofre do motor, elimina a necessidade de usar fita térmica.

    Em geral, coletores tri-y (6x2x1 e 4x2x1) certamente são superiores a coletores 6x1, 6x2, 4x1 e 4x2. Geram mais pulsos no coletor permitindo obter maior vazão dos gases. Porém, o mais importante é ter um coletor bem construído e dimensionado ao seu propósito, um 6x2x1 mal feito e com dutos gigantes será inferior a um 6x1 de menor diâmetro mas bem construído.

    Por que não fazem coletores caprichados assim pro 4 cilindros? Crying or Very sad

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    Mensagem por lucas krause Sáb 27 Abr - 22:30:49

    Goettens escreveu:
    lucas krause escreveu:Decidido pessoal, vou fazer 4400.

    Estive olhando coletores de escape, e me deparei com uma dúvida:

    Coletores 6x2x1 (SHALOM ou ASAFE)
    Link para compra: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3563212143-coletor-escape-6x2x1-opala-aspirado-competico-corneta-_JM
    Vídeo do ronco:
    https://www.youtube.com/shorts/aEmulHQ1UJ8?si=rCHcfsytu6851Hn4

    Ou coletores 6x2 (GENERAL, DUDU, 4D)
    Link para compra:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3392503769-coletor-6x2-old-stock-opala-caravan-42mm-aco-c-banho-cerm-_JM
    Vídeo do ronco:
    https://www.youtube.com/shorts/PSXYeYllTqs?si=HbGsGQad7cyHppIg

    Ouvi a informação que nas arrancadas os coletores 6x2x1 dominaram, parece que há ganhos de potência...
    Essa informação procede?

    Escolha um de acordo com sua preferência, a diferença não será gritante a não ser que esteja extraindo muita potência do motor.

    O primeiro coletor me parece ser mais voltado ao desempenho e o segundo ao uso de rua, inclusive pela diferença no diâmetro dos tubos, mas a diferença não é grande a ponto de inviabilizar um ou outro. Já o outro, banho cerâmico ajuda muito a reduzir a temperatura no cofre do motor, elimina a necessidade de usar fita térmica.

    Em geral, coletores tri-y (6x2x1 e 4x2x1) certamente são superiores a coletores 6x1, 6x2, 4x1 e 4x2. Geram mais pulsos no coletor permitindo obter maior vazão dos gases. Porém, o mais importante é ter um coletor bem construído e dimensionado ao seu propósito, um 6x2x1 mal feito e com dutos gigantes será inferior a um 6x1 de menor diâmetro mas bem construído.

    Por que não fazem coletores caprichados assim pro 4 cilindros? Crying or Very sad

    Pelo que todo mundo fala, coletores tri-Y realmente são superiores...
    Nem tudo é só sobre potencia, o ronco característico da 6x2 que uso atualmente é bem nostálgico, mas estou aberto a mudanças nesse sentido.

    Fiz uma pesquisa, e não há nenhuma BMW 6cil por exemplo, que utilize 6x2 até o fim, todas tem X pipe ou alguma solução para cruzar gases para 1 cano em alguma parte do escapamento, justamente pelo fluxo de gases ser superior.

    Os dois tem roncos bonitos, hoje uso uma 6x2 bem feita da JLM, mas sou obrigado a substituir por um maior para essa preparação que quero fazer, já que o cabeçote terá muito mais fluxo.

    Qualquer um que seja o escapamento, vou aplicar banho cerâmico ou outra solução para controle de temperatura.

    Bom, já que haverá mudanças, ainda estou aberto a opiniões, caso algum membro do fórum tiver outra opinião sobre o tópico.

    Infelizmente não temos muitas opções para os 4 cilindros, mas nada impede de se comprar um coletor 4x2 e montar um Y com uma corneta cheers
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    Mensagem por FabioM Dom 28 Abr - 8:05:34

    Eu uso 6x2 da general, coletor bom, bem acabado e com a curvatura bem bacana.

    Uma coisa que eu vejo que só tem nos coletores da DUDU (agora vi no shallom) são as "orelhas" de fixação maiores.

    Pode parecer bobeira, mas quando você enroscar no chão e não tiver "orelha" para o parafuso segurar, o coletor vai subir e desencostar do cabeçote.

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    Mensagem por lucas krause Seg 29 Abr - 7:39:44

    FabioM escreveu:Eu uso 6x2 da general, coletor bom, bem acabado e com a curvatura bem bacana.

    Uma coisa que eu vejo que só tem nos coletores da DUDU (agora vi no shallom) são as "orelhas" de fixação maiores.

    Pode parecer bobeira, mas quando você enroscar no chão e não tiver "orelha" para o parafuso segurar, o coletor vai subir e desencostar do cabeçote.


    Com certeza essa solução da SHALOM/DUDU é interessante.

    Outra coisa que fiz no meu carro foi usar 2 flexiveis, toda vez que enrosca em baixo, o flexível alivia e dificilmente terei problemas com a junta de escape cheers

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