Tonho_RS escreveu:lucas krause escreveu:
Pelo que entendi conversando com preparadores, em baixas rotações, o fluxo interno do cabeçote irá se ''chocar'', mesmo utilizando LUMP PORT que melhora muito o enchimento de cilindro.
Não é que um cilindro rouba do outro, é que o ar entra pelo duto siamês (que é enorme) e só encontra uma válvula aberta, ele bate na outra válvula fechada, volta, e cria turbulência dentro do duto, daí vem uma parte daquela embaralhada legal dos Opalas, justamente do fluxo de ar se chocando dentro dos dutos siameses...
Em baixas rotações, perde-se torque, e o carro fica mais ríspido, embaralhando, mas em alta terá um ganho substancial de potência devido a maior quantidade de fluxo...
Sobre o cabeçote de Omega, pela minha pesquisa, ele trinca por alta temperatura, ou, mistura pobre (mistura pobre tende a elevar a temperatura da câmara de combustão), já que a fabricante originalmente procura diminuir emissão de poluentes, ela utiliza mistura pobre em muitas faixas, o que não seria meu caso.
Ou seja, provavelmente não terei problemas no cabeçote de Omega, o único ''problema'' seria o baixo fluxo CFM interno. Claro que o Jean faria um trabalho de melhoria substancial, mas, o ganho que podemos extrair do cabeçote de omega, não se compara com o do Opala
Digamos, por exemplo, que no Omega conseguimos extrair 30% de fluxo, no do Opala, conseguimos 60%, mas terei esse problema do choque do fluxo em baixa RPM nos dutos siameses.
Mas pense comigo, será que você não está se preocupando a toa com essa questão de perder fluxo com o cabeçote do ômega? O comando que vai usar nem é tão grande assim, se fosse um opala dragster, com comando acima de 300 que precisa tirar tudo que da, acho que seria realmente uma grande preocupação.
No final das contas, o ideal mesmo seria montar o carro como você quer e passar ele no dinamômetro, testando os dois cabeçotes e ver qual traz mais potência e torque, que proporcione o melhor resultado, mas aí tem que preparar os dois cabeçotes, se torna uma brincadeira bem cara e no final vai ficar com um cabeçote sobrando.
Chefe, ótimo comentário!
O certo realmente seria comparar os dois em dinamômetro...
Mas vamos lá então, estamos chegando aos finalmentes
A conclusão que cheguei é:
Opção 1
Cabeçote Omega, dutos abertos, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
Balanceiros roletados
Kit comando 525B
Injeção sequencial
Ignição sequencial
FT500
Coletor tipo weber 40/44 injetada 6 bicos (foto abaixo)
Opção 2
Cabeçote Opala com lump port, valvulas grandes admissão e escape, 5 ângulos de válvulas
Balanceiros roletados
Kit comando 525B
Injeção multiponto ou semi-sequencial com 4 bicos LONGE do cabeçote
Ignição sequencial
FT450
Coletor weber injetado (foto abaixo) (idêntico ao que o Meliante do @braziliangaragee montou)
Nesta configuração no caso do cabeçote de Opala foi pela minha pesquisa, onde descobri que realmente é inviável injeção sequencial no cabeçote de Opala.
Estou ainda cogitando a opção do cabeçote de Opala por dois motivos: Durabilidade e facilidade de encontrar outra peça caso eu tenha problemas.
O cabeçote de Omega está escasso, não é por acaso que recebi ofertas altas (R$ 4000) pelo meu cabeçote de Omega atual...
Estou aberto a opiniões
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