Minha opinião vai ser exclusivamente sobre carburador x injeção:
Nessa altura do campeonato a racionalidade deve-se sobrepor ao saudosismo e a lealdade a certos princípios obsoletos, e onde eu quero chegar com isso, carburador é legal, é "raiz", fica lindo no cofre, principalmente se investir no estilo wire tuck (método para esconder os fios e deixar o cofre o mais limpo possível), também promove aquela patada, aquele pump que nenhuma injeção consegue (graças ao efeito venture), mas a grande questão que precisa ser considerada é poder ter prazer ao pilotar, o carro precisa promover alegria, e o carburador é um grande complicador disso, e vou explicar o porque, em primeiro lugar quem tem esse tipo de carro não usa diariamente, normalmente só aos finais de semana e olhe lá, às vezes o carro fica duas semanas, um mês parado, e aí você vai ligar pra dar uma volta e surpresa, o carro ta uma bosta, porque a nossa magnífica gasolina ferrou tudo, os 27,5% de álcool na gasolina viraram gel e entupiu os giclês, sem falar na corrosão a longo prazo em um carburador que não é niquelado, e aí o teu passeio virou uma manutenção, vai passar a tarde desmontando, limpando e regulando o carburador, para daqui duas/três semanas acontecer a mesma coisa, e falando em gasolina boa, tá aí o projeto quase aprovado que eleva para até 35% de álcool na gasolina, se antes já era ruim, depois vai ficar pior ainda.
Com a injeção você elimina toda essa problemática, o carro pode ficar o mês todo parado, quando der na chave a bomba pressuriza e ele pega de primeira, ainda mais se tiver um sistema com atuador de marcha lenta. Tem também a questão do acerto, que está ao alcance dos dedos, não vai precisar ter um pote cheio de giclês, canetas, etc com várias medidas, ou ficar refurando os giclês, resolve tudo na central, sem falar que hoje em dia é muito mais fácil achar quem mexa em injeção programável do que quem saiba mexer de verdade em um carburador.
Eu sempre fui o saudosista do carburador, defensor ferrenho, mas como eu disse, chega o dia que a lógica e a racionalidade se sobrepõem aos velhos conceitos, tu não tem mais saco pra ficar lidando com banalidades, só quer pegar o maldito carro/moto e dar o teu rolê, para fugir dos problemas, para esfriar a cabeça ou simplesmente porque isso te traz felicidade, simples assim.
Então se quer um conselho, fica com a tua injeção eletrônica, teu motor já está pronto para isso, já tem uma ECU boa, instala o comando, faça o acerto e seja feliz, o máximo que vai precisar fazer é instalar bicos com maior vazão, quem sabe um dia uma ECU melhor, é isso.
Hoje à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias