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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Motor 0Km, carro continua falhando. Empty Motor 0Km, carro continua falhando.

    Mensagem por parra Seg 18 maio - 14:03:09

    Boa tarde a todos, sou um membro novo do forum, adquiri uma caravan 1983 dourada (4cc/Alcool/Amarelo) a 3 meses, desde então estou na correria para que a belezura fique pronta para uma viagem que programo fazer de Campinas->CampoGrande->Bonito->Cuiabá->Campinas, calculo algo em torno de 6.300 km ida e volta como batismo de fogo. rs rs.

    Bom chega de delongas, o carro já foi pintado a parte de lata falta pouca coisa.
    Quanto ao motor, desde que peguei esse carro não funciona de acordo. A informação que eu tive do veículo é que não estava andando a praticamente 2 anos, estava enconstado em uma garagem coberta.

    O que foi feito no veículo até o momento

    - Elétrica geral (fiação nova, bateria nova, revisão partida, bobina ok, etc...)
    - Carburador novinho na caixa Solex H34
    - Tanque novinho de 96L pois o que estava no carro havia enferrujado todo.
    - Velas NGK, filtro+óleo, filtro de ar, filtro combustivel
    - Uma mangueira caríssima do sistema hidráulico rs rs ...
    - Destribuidor revisado, bobina e cabos ok no voltímetro.
    - Bomba de água nova.

    Isso foi o que consegui fazer até o momento. Em grande parte por culpa da demora do mecânico que esta com o carro faz 12 dias e não consegue encontrar o problema. Vamos ao fato:

    O carro estava andando normalmente depois de feito o que foi dito (estava todo desregulado mas estava andando), o carro estava na casa do meu pai, pois ele tem uma garagem bem grande, diferente de onde moro, ele pediu o carro emprestado pois o dele havia dado problema. Ele andou por três dias, e quando fui buscar o carro tive a notícia desagradável que o carro estava falhando. O carro falha mesmo, falha muito, da pipoco, estrala, não tem força.

    O mecanico ja mexeu em tudo, e até o momento não encontrou o problema.
    O que pode ser ? O que sei é que não é carburador (coloquei esse carburador em outro 4cc e 100%), e que quando se liga o carro ele cospe alcool bem alto pelo carburador, como um golfinho, da uns pipoco, não fica liso.

    Por favor se alguem tiver uma idéia ja ajuda, tenho medo desse mecânico estar me enrolando, na minha opinião mecânico bom descobre o problema só pelo sintoma/som etc ... Ele disse que pode ser algo no cabeçote ... sera ?
    Se for pra ficar desmonstando o carro, e ficar no sistema tentativo e erro, dai eu mesmo faço não é mesmo, para que preciso de um MEXÂNICO.

    Obrigado pessoal, desculpem o longo post.


    Última edição por parra em Ter 8 Set - 17:26:18, editado 3 vez(es)
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    Motor 0Km, carro continua falhando. Empty Re: Motor 0Km, carro continua falhando.

    Mensagem por Jean Bida Seg 18 maio - 14:25:36

    Dae!Primeiramente o Servo Freio ou suas conexoes defeituosas deixam o carro horrível de andar, estoura , manda fluido pra dentro da cãmara atravéz da conexão com o coletro admissão que parece que o carro está fumando até...É fácil de fazer o teste,solte a mangueira que vai do coletor até o servo freio(solte no servo freio) e tampe bem, uma vela de motor usada da certinho ali, aperte com a braçadeira feito isso de a partida e veja se mudou algo, ou vá pra rua sem se esquecer qu está se a assintencia no freio, o pedal estará muito duro, não esqueça que está quase sem freio,se alisou, pode ser o Servo mesmo ou somente a válvula em que é ligada a mangueira que vem da adimissão. Se não resolver:Se o carburador é novo e já descartado que é ele, o que faltaria revisar na alimentação seria bomba de combustível, desconectando a entrada de comb. do carburador e colocando numa Pet, de a partida no carro alimentando o motor com combustível direto na boca do H34,bem de leve só pra ele virar, a bomba deve jorrar bem.Testada e aprovada a alimentação ai veja novamente a ignição,estouro, tipo uma toçida pode ser ponto,seu carro 83 deve ser ainda platinado,como é peça barata coloque nova junto com o condensador que tmbém é muito barato, se colocou bonina de ignição eletrônica num carro com platinado ela(bobina de Ig. eletron.) irá estourar o condensador, troque por novo que junto com platinado os dois deverão custar uns 25 reais, coloque novo e be acertado, ponto conferido,a bobina de ignição eletronica funciona com o platinado sem problemas desde que coloque uma resistencia.Se ainda assim não resolver ai pode ser problema de tucho que não está acionando a válvula corretamente(como você disse que ficou anos parada...)conferido acionamento correto do acionamento das válvulas e reguladas, e ainda assim sem resolver só restaria junta de cabeçote e o próprio cabeçote com problemas de acentamento de válvulas que deixam o carro falhando e morto.


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    Mensagem por Jean Bida Seg 18 maio - 14:27:08

    Com certeza os filtro de combistível são novos...


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    Mensagem por parra Seg 18 maio - 15:21:35

    Então, ja realizei o teste com a garrafinha externa. Mesmo problema, a boma de combustível esta ok. Problema de carburador realmente não é pois o mesmo se encontra montado em outro opala 100% firmeza !

    Vou testar o lance do servo freio.

    Sobre o platinado e tudo mais, a caravan 1983 já não possui a ignição eletrônica ? Pergunto pois ela ja tem a caixinha de ferro prateada BOSCH,
    e uma bobina em forma de tubo.

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    Mensagem por Jean Bida Seg 18 maio - 15:36:43

    parra escreveu:Então, ja realizei o teste com a garrafinha externa. Mesmo problema, a boma de combustível esta ok. Problema de carburador realmente não é pois o mesmo se encontra montado em outro opala 100% firmeza !

    Vou testar o lance do servo freio.

    Sobre o platinado e tudo mais, a caravan 1983 já não possui a ignição eletrônica ? Pergunto pois ela ja tem a caixinha de ferro prateada BOSCH,
    e uma bobina em forma de tubo.

    []'s
    Não sei se 83 é de fábrica a Ig. eletronica, mas mesmo que não seja se a sua já tem melhor, porém também vale revisar distribuidor e a caixinha, podem causar os simtomas que está descrevendo, se tem outro Opala pra cambiar as peças que está redondo mais fácil ainda. Caixinha de Chevettte , Opala 4 , Opala 6 é tudo igual...caso tenha algum carro seu ou de colega pode plugar sem medo, destes 3 tenho total certeza que são a mesma peça, pois já tive os tres e colocava de um no outro e tal...distribuidor é difícil mas pode causar as falhas sim. teste do Servo faz em 1 minuto.O óleo está normal? Não tem água?


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    Mensagem por Xann Seg 18 maio - 21:19:30

    E que prova de fogo hein brother! Mas o carro estando de acordo, com certeza vai ser uma viagem bem gostosa OKK


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    Mensagem por parra Ter 19 maio - 19:27:54

    Pessoal; então, fiz o teste com a caixinha da ignição e não é esse o problema.
    O mecânico ja quer abrir o cabeçote para olhar, segundo ele a compressão do carro esta em 100 (media) e segundo ele a caravan alcool deveria ser 200. Essa compressão segundo ele é medida por um mamometro ligado no buraco de uma das velas. Essa informação procede ? Segundo ele essa falta de compressão pode ser uma trinca no cabeçote, segundo ele, é comum nos blocos de opala, rachadura entre as sedes das valvulas.
    Outro detalhe, é que o óleo esta limpinho sem água. Segundo ele em alguns casos a água pode sair pela valvula de escapamento e por isso não contaminar o óleo.
    Bom, estou nessa duvida ainda. Como que um mecânico tem que mexer tanto assim pra achar um problema.
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    Mensagem por felipew Ter 19 maio - 19:58:48

    não é comum trincar o cabeçote do opala, afinal ele é de aço, enquanto a maioria dos outros carro usa de aluminio (AP, CHT, FIAT, MONZA, etc...)

    Mas se ele mediu a compressão dos cilindros, e um ou dois estavam com a compressão mais baixa, daí deve ser a junta ou acentamento de válvula. MAS o normal é dar problema mais na junta que em outras partes...
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    Mensagem por Jean Bida Ter 19 maio - 20:21:39

    Não é comum mesmo trincar o cabeçote do Opala,pose ser acentamento, tucho.Perguntei sobra a água no óleo por que poderia ser junta, não que vá pela válvula como ele disse...tá duvidoso mesmo o cara rsrsrs.


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    Mensagem por parra Qua 20 maio - 6:27:29

    Valew pelas dica !!!! Agora de manha, eu ja vou la olhar de perto esse mecanico. Ontem mesmo eu ja havia sugerido a ele que poderia ser um problema de junta, e vcs falaram o que eu precisava ouvir. Vou entimar ele para resolver isso logo, trocar a junta, e se não resolver vou levar para outro mais capacitado.

    Quando ele falou essa historia de cabeçote trincado e da água sair pela válvula de escape através de uma tal trinca entre as sedes .... xiiii .... até eu que sou leigo, mas entendo o funcionamento de um motor fiquei surpreso.

    Valew Jean, Xann, Felipew.

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    Mensagem por parra Qua 20 maio - 13:07:56

    Pessoal não consegui passar na mecânica ainda .... mas ao falar com o meXanico por telefone, ele me disse que o óleo esta subindo para as velas e molhando. Não é a causa do problema, pois esse carro ja fazia isso segundo o antigo dono, e como falei estava andando de boa. Mas como sou detalhista quero arrumar esse problema, o que causa o óleo a subir e atingir as velas ?
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    Mensagem por Jean Bida Qua 20 maio - 18:26:01

    parra escreveu:Pessoal não consegui passar na mecânica ainda .... mas ao falar com o meXanico por telefone, ele me disse que o óleo esta subindo para as velas e molhando. Não é a causa do problema, pois esse carro ja fazia isso segundo o antigo dono, e como falei estava andando de boa. Mas como sou detalhista quero arrumar esse problema, o que causa o óleo a subir e atingir as velas ?
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    Anéis,desgaste exessivo nos cilindros, enfim folgas de um motor cansado nota-se fumaça azul nas esticadas de marcha e cheiro característico dentro do carro as vezes.Se esfumçar só quando liga depois de tempo parado pode ser só retentor de vávulas que resolverá retificando o cabeçote, não é caro. Mas como ele mediu a compressãp e disse estar ruim pode ser o desgaste pro uso mesmo dos citadosmais acima.


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    Mensagem por parra Qui 21 maio - 12:58:22

    Problema resolvido. Foi trocado a junta do cabeçote que estava velha, meio podrona. Trocado a junta do coletor de admissão no motor. O cabeça do distribuidor nova do ford escort. O rotor do distribuidos tb novo e do escort, kit de cabos de vela NGK resistivos, velas GM, bomba dágua que estava podre.
    Pelo menos ao demorar um bocado ele encontrou mais coisas que precisavam ser feitas. Como quero o carro em boas condições não foi tão ruim assim.
    Mas ainda acontece uma coisa, o carro da umas afogadinhas. Segundo ele, parece que o carro esta sem valvula termostatica, e por ser a alcool acontece isso.
    Verdade ?

    Bom amanha vou retirar o carro desse mecanico e vou levar a outro para dar um acerto mais fino, pelo que reparei, esse que esta mechendo no carro é meio porcão, coloca a chave em cima perto do vidro ali, enxe o carro de dedo etc ...

    Alguem pode me indicar um em Campinas-SP ?

    Valew pessoal.
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    Mensagem por Jean Bida Qui 21 maio - 13:22:18

    parra escreveu: coloca a chave em cima perto do vidro ali, enxe o carro de dedo etc ...


    Valew pessoal.
    Pooooutz!!!Cara, pioir que se a gente fala os caras ficam com uma cara de raiva...tudo é ralativo, oficina limpinha, bem equipada, um grande detalhe: mecãnico que trabalha de roupa clara e passa o dia todo limpo, se por motivo inevitável ele se suja , tem roupa reserva, tudo isso é reflexo do trampo do cara, o meu mecãnico é assim, cada chave que volta pro quadro é limpa, tudo numerado.Pior são aqueles que vem com aqueles Jaleco que um dia foram azul, hpje são pretos, e vem pra perto do carro que dá até medo.Mas que legal que está resolvido amigão!Coloque a termostática urgente,sem ela o motor demora demais pra aquecer, é muito prejudicial ao motor trabalhar fora da temperatura de trabalho, se pegar estrada a temperatura vai cair muito, fazendo ele trabalhar errado por horas,comprometendo em muito sua vida útil, além de que pra sair num alcool terá que esperar uns 10 minutos pra aquecer, com a válvula,em dois, tres minutos jápode sair, só no manobrar o carro já vai ter quase estar no meio, e na temperatura ideal funciona muito mais liso, no alcool mais notável a diferença.Provavelmente tiraram a válvula pra evitar aquecimento alémdonormal que possivelmente era causado pela junta queimada, que entre outros(falhas, óleo contaminado...)faz o carro aquecer muito e consumir muita água.A válvula se quiser pode colocar em casa, super simples, compra da MTE para motor ALCOOL, se não me engano 96 graus.Se quiser colocar em casa só pedir ajuda e a galera manda.


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    Mensagem por parra Qui 21 maio - 15:07:06

    Obrigado mesmo Jean.
    Então, esses mecanicos vou te contar viu, perdem a oportunidade de cativar clientes desse jeito.

    Valew o toque da termostática, amanha mesmo ela estara instalada.

    Outra coisa qu me gerou duvida. A vela que esse cara colocou no carro é original GM (vi na caixinha) e o grau dela é 8. Não é quente demais ? Qual o grau da vela que vc esta usando ? Outra detalhe é o cabo resistivo ... é melhor ? Ou o normal ?

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    Mensagem por Jean Bida Qui 21 maio - 16:04:53

    Acho a 8 muito fria, quanto maior mais fria, a 5 seria pra gasolina e 6 pro alcool, porém veja bem,não existe vela pra alcool o que existe é vela pra grau térmicos diferentes, para servirem diferentes taxas de compressão, ou seja se seu motor é um gasolina rodando com alcool pode usar sem erro as velas do motor gasolina, se seu motor é alcool de fágrica e roda com gasolina pode usar as velas do motor alcool, a taxa de compressão que define a vela a ser usada não o combustível, essa vela sua está muito fria, porém GM .deve ser a ACDELCO, não acho que tenha grau 8,9 já são usadas em carros Turbo, velas mais frias que o recomendado causam falhas e a vela fica carbonizada.


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    Mensagem por parra Sex 22 maio - 12:28:57

    Pessoallll, poxa vida to xateado viu .... nada feito. Como havia comentado ontem o caravela estava andando bem depois da troca do copinho do distribuidor, cabo de vela e velas. Mas hoje o mesmo problema voltou a acontecer. Mais brando do que a princípio, mas muito chato, o carro esta fraco, afoga, da umas pipocadas. Na lenta ele fica normal, rodando na casquinha tb, mas se precisar de força seja ela imediata ou não o carro refuga.
    Eu ja fui na mecanica do rapaz la hj mesmo, e pedi pra fechar a conta e me mandar, ja leivei o carro para casa, e vou procurar um outro mecanico especialista em opalas.
    Mas segundo o mecanico que estava mechendo no carro, o vela molha de combustivel e por esse motivo o carro começa a falhar. A compressão (medida pelo buraco da vela) tb não esta das melhores.
    Ele ja estava querendo abrir o motor, falou que pode ser desgaste excessivo dos cilindros, e que se brincar só com retífica. Sei não, o carro estava andando bem, e não foi submetido a nenhum esforço no tempo em que o estou reformando.
    É isso, qulquer ajuda é valida. Amanha vou em uma mecãnica que arruma Jeep, preparados e tudo mais, quem sabe. Quero alguem que conheça meu carro e sua mecanica.
    Valew amigos !
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    Mensagem por Jean Bida Sex 22 maio - 12:44:56

    Depois de rodar que cor, que aspecto estãoas velas, se for mesmo grau 8 é muito fria, no máximo a 6 se for mesmo motor alcool original.Outra, não precisa ser especialista em Opala, é um motor simples demais,quem foje deles são os mais novos(mecanicos) acostumados a plugar e nem trabalhar(injeção), agora Jipeiro usa muito nosso motor , esse mecânico que tu disse já deve ter mais malícia com mecânica carburada.Mas vai postando ai ,vamos tentando ajudar. Olhe as velas e escreve aqui.


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    Mensagem por Xann Sex 22 maio - 18:55:53

    Parra, se a vela molha de combustível e o carro começa a falhar, é um grande sintoma de excesso de combustível.
    O desgaste excessivo dos cilindros fazem molhar a vela tb ao ponto de queima-la, mas é de óleo, e pra isso acontecer seu carro tem que estar fumando muito, é este o caso?

    Na minha opinião está faltando mesmo é quem acerte o carbura do seu carro.

    Acho que antes de mais nada, o ideal é vc colocar logo a valvula termostática, pois sem ela fica difícil até de vc testar o carro, veja bem, mesmo que vc fique com o carro parado até esquentar, quando sair pra testar o bicho, se vc pegar uma BR ou um lugar qualquer pra desenvolver velocidade, o ponteiro de temperatura vai lá pra baixo de novo, e quando isso acontece o carro vai começar a falhar. Eu já usei uns dias Opala á álcool sem termostática, e era horrível, além de demorar a esquentar, dentro da cidade andava belezinha, mas quando pegava uma rodovia, ele esfriava muito, aí começavam os solavancos, os coices, começava a afogar, dias frios então era um terror.

    Então se as juntas foram trocadas, principalmente a do cabeçote, então quer dizer que ele deve ter observado as valvulas e regulado as mesmas, então problemas com valvulas tecnicamente estão descartados, se a junta é nova, parte de ignição toda ok, só resta mesmo a certo do carburador.

    Ah, e a bobina não está esquentando?


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    Mensagem por Paulo Corso Sex 22 maio - 19:42:24

    apensar que junta nova tb pode dar pau, tiva rolou isso com uma 79 que eu tive, a junta queimou no outro dia, acho que foi mal colocada ou era de éssima qualidade! Mas tb acho que pode ser carburação, mas antes faça a troca da valvula!
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    Mensagem por parra Sáb 23 maio - 22:38:37

    É isso ae pessoal, também estou achando que falta um acerto fino e so isso.
    O carro ficou 2 anos parado, so de estar andando com ele parece estar melhorando o probelema. Já arrumei um mecanico que mexe com Jeeps, ficou de olhar o carro na segunda.
    Assim que tiver noticias posto aqui !
    Bom dinal de semana pra vcs todos ! e amanha tomara que o Rubinho faça alguma coisaaaa !
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    Mensagem por Xann Dom 24 maio - 21:24:11

    parra escreveu: e amanha tomara que o Rubinho faça alguma coisaaaa !

    É, ainda não foi dessa vez hehe.


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    Mensagem por gmleo Seg 25 maio - 1:32:17

    Mas como todo bom Brasileiro, o Rubinho não desiste rs
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    Mensagem por parra Seg 25 maio - 12:30:47

    huahuahu ! nada do rubenss não é mesmo ... paciência com o rapaz.

    Pessoal, estou no corre ainda, a caravela ja esta fora do mecânico. Hoje troquei as velas em casa dessa vez grau 5 bosch, não resistiva.
    Mesmo assim o carro fica meio manco ainda, o que tenho quase certeza que vai sumir com a troca da termostática.
    A que o mecânico anterior (bem fraquinho) colocou era para modelo a alcool, de acordo com o combustível do meu veículo, mas o carro não andava 10m e fervia ! Ao conversar com o novo mecanico que vai trabalhar no carro semana que vem (parece ser bom esse mecanico, tem muito corro para ele arrumar, informou que para o caravan alcool deve-se usar o termostárica do modelo a gasolina. Já comprei, e amanha eu mesmo vou instalar, parece ser teta !
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    Mensagem por Jean Bida Seg 25 maio - 12:39:48

    parra escreveu:huahuahu ! nada do rubenss não é mesmo ... paciência com o rapaz.

    Pessoal, estou no corre ainda, a caravela ja esta fora do mecânico. Hoje troquei as velas em casa dessa vez grau 5 bosch, não resistiva.
    Mesmo assim o carro fica meio manco ainda, o que tenho quase certeza que vai sumir com a troca da termostática.
    A que o mecânico anterior (bem fraquinho) colocou era para modelo a alcool, de acordo com o combustível do meu veículo, mas o carro não andava 10m e fervia ! Ao conversar com o novo mecanico que vai trabalhar no carro semana que vem (parece ser bom esse mecanico, tem muito corro para ele arrumar, informou que para o caravan alcool deve-se usar o termostárica do modelo a gasolina. Já comprei, e amanha eu mesmo vou instalar, parece ser teta !
    []'s !
    É fácil sim de colocar a válvula, compre as juntas, ou se não achar compre papel e faça,repare bem que a válvula tem lado, cuidado pra não colocar virada, tem a instrução na caixinha e use a MTE.


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    Mensagem por opalero4100 Seg 25 maio - 14:10:54

    nao e por nada mas termostatica nao faz sumir falha nao!!!!
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    Mensagem por parra Seg 25 maio - 14:42:35

    opalero4100 escreveu:nao e por nada mas termostatica nao faz sumir falha nao!!!!

    Opalero 4100 será que não ? Muitos ja me falaram que sendo o carro a alcool, sem o uso da dita não se consegue uma temperatura ideal de queima no motor.
    É isso ?

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    Mensagem por Jean Bida Seg 25 maio - 14:57:03

    opalero4100 escreveu:nao e por nada mas termostatica nao faz sumir falha nao!!!!
    Nos gasolina não faz, dá pra ligar cedo e sair liso, mas o alcool é diferente, frio não vai, ou vai mal...Meu Diplo. quendo comprei estava no alcool(motor gasolina) o ponteiro chegava no meio e a falhação, engasgo não sumiam nunca,era a adaptação mal feita, 3E em mal estado e mal convertido, motor sem taxa e tal...então com certeza a termostática não resolveria.Mas é indispensável a termostática em qualquer motor, grande parte do desgaste da vida de um motor, acontece nas partidas e saídas com ele frio, motores sem a termostática na estrada pagam os pecados.Tem que ter.


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    Mensagem por andrey Seg 25 maio - 15:29:35

    Jean Bida escreveu:
    opalero4100 escreveu:nao e por nada mas termostatica nao faz sumir falha nao!!!!
    Nos gasolina não faz, dá pra ligar cedo e sair liso, mas o alcool é diferente, frio não vai, ou vai mal...Meu Diplo. quendo comprei estava no alcool(motor gasolina) o ponteiro chegava no meio e a falhação, engasgo não sumiam nunca,era a adaptação mal feita, 3E em mal estado e mal convertido, motor sem taxa e tal...então com certeza a termostática não resolveria.Mas é indispensável a termostática em qualquer motor, grande parte do desgaste da vida de um motor, acontece nas partidas e saídas com ele frio, motores sem a termostática na estrada pagam os pecados.Tem que ter.

    Jean..o meu tava com esse poblema no documento carro a alcoon..eu tava andando no alcoon...o carro falhava em baixa.....mexi em td...carbu..bobina do mi...cabos velas tampa..tudo....ele ñ ia..tirei o cabeçote de sexta e fui ve os pistão tava pistao d pisina...cabeçote medindo 78.50....ele ta com 9.2:1de taxa.....essa semana eu manto ele agora ele vai para frente mas na gasosa...ainda bm. cheers ......

    amigo nessa a taxa do teu motor...

    atemas...
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    Mensagem por parra Seg 25 maio - 16:00:58

    então Andrey o mecanico meio picareta que estava trabalhando no carro, disse que a taxa esta baixa para um motor a alcool. Ele fez a medição através dos buracos das velas. Como isso é feito, e é eficiente ?
    Disse estar em 120, e carro a alcool tem que ser 200 !
    a ultima coisa que quero que seja é desgaste dos cilindros. =/

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    Mensagem por andrey Seg 25 maio - 16:08:00

    ja q a taxa ta baixa esperimente anda na gasolina coloqe um litro nos pé do passageiro..e de uma vouta só na manha p ve se vai falhar....
    eu peguei um manonetro e fiz um tubo de nailom para entra no buraco da vela ñ deu serto...eu travei o aselerador...para entra ar....mas os cilindro do meio dava mas...o serto é tirar o cabeçote para medir..

    atemas
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    Mensagem por parra Ter 26 maio - 14:16:16

    Andrey vou fazer o teste da gasolina amanha então ...
    Como tenho pouco tempo no dia, vou vendo aos poucos ! =(
    Hoje coloquei a vávula termostática, usei a mesma junta que estava lá, ela estava meio podrona, mas não esta vazando nada.
    Se eu quizer trocar a junta da termostática, como é o processo de trocar uma junta ? Passa-se cola, qual cola ?
    Bom voltando, com a termostática do opala gasolina, o carro mantem uma temperatura ideal acima do meio as vezes, mas nunca abaixo. Sempre no meio ou um pouco acima.
    Usando a válvula para alcool o que seria correto ja que meu carro usa esse combustível, o carro ferve. Vai entender.

    Coloquei velas de grau 5 bosch, o que melhorou pouca coisa.

    O carro continua fraco. Qq subida ele perde força, esta muito amarrado. Estou duvidando do acerto do carburador, pois o outro mecanico era picaretão.
    Tem como eu ajustar o carburador em casa mesmo ? É simples não é mesmo ?

    Outra coisa, o parafuso do ponto, hj fui olhar ele, e estava todo apertado, ele parece meio espanado quando se afroxa ficando solto. Alguém podem e explicar para que lado se adianta e para qual se atrasa ? Esse parafuso chega a dar voltas, ou é bem fino o ajuste ?


    Outro sintoma para vcs tentarem visualizar melhor. A lenta do carro esta lisinha, o motor não esta balançando todo molenga esta correto, quando se pisa fundo no acelerador o carro angasga, pipoca e depois anda, o carro parece estar morrer antes do hora, amarradão.

    Obrigado a todos.
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    Mensagem por Giovani Parra Ter 26 maio - 15:17:38

    Cara, ta com todos os sintomas de carro mal convertido, tenta da umas voltas com ele na gasolina ver se melhora...

    Abraços


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    Mensagem por Jean Bida Ter 26 maio - 18:07:49

    parra escreveu:Andrey vou fazer o teste da gasolina amanha então ...
    Como tenho pouco tempo no dia, vou vendo aos poucos ! =(
    Hoje coloquei a vávula termostática, usei a mesma junta que estava lá, ela estava meio podrona, mas não esta vazando nada.
    Se eu quizer trocar a junta da termostática, como é o processo de trocar uma junta ? Passa-se cola, qual cola ?
    Bom voltando, com a termostática do opala gasolina, o carro mantem uma temperatura ideal acima do meio as vezes, mas nunca abaixo. Sempre no meio ou um pouco acima.
    Usando a válvula para alcool o que seria correto ja que meu carro usa esse combustível, o carro ferve. Vai entender.

    Coloquei velas de grau 5 bosch, o que melhorou pouca coisa.

    O carro continua fraco. Qq subida ele perde força, esta muito amarrado. Estou duvidando do acerto do carburador, pois o outro mecanico era picaretão.
    Tem como eu ajustar o carburador em casa mesmo ? É simples não é mesmo ?

    Outra coisa, o parafuso do ponto, hj fui olhar ele, e estava todo apertado, ele parece meio espanado quando se afroxa ficando solto. Alguém podem e explicar para que lado se adianta e para qual se atrasa ? Esse parafuso chega a dar voltas, ou é bem fino o ajuste ?


    Outro sintoma para vcs tentarem visualizar melhor. A lenta do carro esta lisinha, o motor não esta balançando todo molenga esta correto, quando se pisa fundo no acelerador o carro angasga, pipoca e depois anda, o carro parece estar morrer antes do hora, amarradão.

    Obrigado a todos.
    Paara, se for rodar na gasolina com o carbura configurado pro alcool, vai despejar gasolina em vão, capaz que até ficar bom de andar, mas o bolso não aguenta.Seria legal umas fotos do carburador,para saber qual é, depois mandar abrir e conferir todos os componentes, aqui no Fórum tem todas as tabelas de calibragem, o que não tiver publicado a galera tem link, ou passa por email, ai ou você revisa(pode tentar)ou leva pro mecãnico e talvez ele já tenha a tabela.Eu to achando que teu motor é gasolina, que cor o bloco? Amarelo ? Cinza? A junta não tem necessidade de cola , mas tem quem use, cola de junta e já vi também silicone Alta Temperatura(tem vermelho e o preto), se nnão achar junta , compra papel guarnital e faz a junta batendo com uma chave de boca por exemplo, ou martelinho pequeno(se for daquele redondinho show) em cima da peça , é legal fazer.Agora o ponto é o seguinte, o parafuso msomente solta a mesa do distribuidor,girando o próprio distribuidor é que vai alterar o ponto,veja bem vai estar debruçado no paralama passageiro, ai girando sentido horário estará atrasando o ponto, anti horário estará adiantando.Vai girando de unha em unha,ou então deixe o carro acelerado, em 2000 RPM por ai, e vá girando o distribuidor até sentior o motor mais liso, mas antes disso experimente adiantar um pouco, mas é coisa de unha em unha,marque bem onde estava antes de mecher , em último caso volta igual, vai mechendo de uma volta na quadra, sente o carro.E não tenha receio de tentar.


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    Mensagem por andrey Ter 26 maio - 20:30:24

    de uma revisado no avanço...

    faça igual o Jean falo mande uma foto do motor e carburador..blz..
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    Mensagem por parra Qua 27 maio - 13:47:49

    I ae pessoal. Obrigado pela explicação do ponto de ignição, eu estava tentando no parafuso errado. rs rs ...
    O motor é amarelo, alcool, 4cc.
    O carburador é um Solex H34 que comprei por 450 reais em São Paulo na Carburadores Brasil. Ótimo atendimento, a peça é como nova, um trabalho muito bem feito mesmo. Por sinal eu já rodei com a peça em outra Caravan, e não tive problemas.
    Vou tentar a regulagem do ponto amanha pela manha, sobre a regulagem do carburador, aqueles parafusos influenciam a ponto de ocorrer falhas como no meu veículo ?
    Seria legal eu comprar uma bobina do gol MI e testar ?

    No mais o carro vai para o novo mecanico semana que vem, esse parece ser bom, tem muitos carros para arrumar, as pessoas vão atrás dele etc .... muito bem endicado.

    Obrigado a todos !
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    Mensagem por andrey Sex 29 maio - 10:15:36

    cara o meu ta na gasolina agora mas com giclagem do alcoon o carro ta o canão....eu andei na gasolina com um litro nos pés o carro tm uma resposta bm rapida.....
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    Mensagem por parra Sex 29 maio - 12:16:10

    Andrey, então não fiz o teste da garrafa, mas algo similar.
    A minha caravela tem um botãozinho do injetor de gasolina sabe né ? ... então ... quando eu aperto o botão, ele injeta gasosa no carburador, e o carro fica forte, bom de andar ... então é simples, com gasosa misturada ao alcool o carro fica normal.

    Então sendo assim, seria um problema de regulagem/giclagem do Solex H34 ?

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    Mensagem por andrey Sex 29 maio - 12:18:36

    pode ser a giclagm era pode ta dando falta...dai qando vc injeta ela melhora...ou a taxa ta baixa...atemas
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    Mensagem por parra Qua 3 Jun - 14:49:13

    Pessoal, eu to ficando triste viu ... aqui em Campinas não tem mecanico para regular meu carro. Todo mecanico bom que me indicam, tem muito carro para arrumar e acaba me enrolando e não trabalhando no carro.

    Estou disposto a eu mesmo regular esse carburador Solex h34.
    O que preciso ter de ferramenta ?
    Como se regula os parafusos de lenta e alta ?
    Se alguem tiver algum material para leitura sobre carburadores e afins ja me ajuda.

    Obrigado pessoal !
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    Mensagem por Jean Bida Qua 3 Jun - 16:25:19

    Pow ... e é cidade grande né irmão? Mas de H34 não manjo nada , nunca abri um...Mas com certeza alguém pode te ajudar. Sei o básico, abrir, vericar se está de acordo coma a tabela e combustível...mas de manha conheço um pouco de 446 só....e do 228 que já abri também...


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    Mensagem por Paulo Corso Qua 3 Jun - 18:47:04

    Parra este bura é facinha pra mecher desxde que esteja com legal, sem nenhum empeno, nada espanada e sem grandes corrosões, a principio vc tem que ver se esta dentro da tabela, regul,agens ele sío tem a marcha lenta e a mistura de ar-combustível, se não me engano são tres voltas aberta o parafuso da msitura, mas isso se estiver tudo corrento conforme a tabela.
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    Mensagem por parra Qua 3 Jun - 19:27:47

    Correto, essa tabela que vc se refere e sobre os gicles ?
    Não precisa de uma ferramenta pra saber qual o número gos gicles ? Vem escrito ?
    O carburador em questão é todo "novo", foi retificado, mas por um profissional muito competente.

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    Mensagem por Jean Bida Qui 4 Jun - 13:46:54

    De fato Parra, vem escrito no gilcle, mas pode ter sido aberto, por issio seria o certo ou comprar novos já que é muito barato ou se não achar passar no clibrador, é tipo umas agulhas que medem o diametro.


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    Mensagem por andrey Qui 4 Jun - 15:13:54

    o H34 se a boia tiver muito baixa ele fica falhando..tente deixar ela mas alta possivel...

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    Mensagem por gm_sparco Qui 4 Jun - 17:38:50

    parra escreveu:Pessoal, eu to ficando triste viu ... aqui em Campinas não tem mecanico para regular meu carro. Todo mecanico bom que me indicam, tem muito carro para arrumar e acaba me enrolando e não trabalhando no carro.

    Estou disposto a eu mesmo regular esse carburador Solex h34.
    O que preciso ter de ferramenta ?
    Como se regula os parafusos de lenta e alta ?
    Se alguem tiver algum material para leitura sobre carburadores e afins ja me ajuda.

    Obrigado pessoal !
    OKK Parra blz? olha tbm sou de campinas,se tu quiser posso dar uma olhada no seu bura,pois quando comprei meu diplo veio com esse bura e tava todo zuado tive a maior dor de cabeça para acertá-lo bebia d+ e andava pouco com muita paciencia acertei ele,mas depois troquei por 3E e logo 446 eu adorei não quero outro, se vc quiser podemos marcar lugar para nos encontrar,posso até te indicar dois senhores em Sumaré que tem uma retífica só de carburadores só eles conseguiram acertar meu carro e não careiros eles são frodas até mais. Motor 0Km, carro continua falhando. 787251
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    Mensagem por parra Seg 8 Jun - 12:53:15

    GmSparco, vc não sabe velho ! huaahu ! Domingão de sol, e eu resolvi me aventurar a ajustar o carro. Fui girando o copinho do ponto e andando, testando ... bem artesanal, dava um arrumada e um rolê na quadra. Bom depois comecei a procurar onde regular o carburador. Olhei olhei e olhei, e só encontrei 2 parafusos, um com uma molinha e outro que parece ajustar a aceleração de uma forma bem artesanal, na haste mesmo os dois na lateral do carburador (lado do motorista). Bom, o carro foi melhorando, no meio desse aprendizado eu comecei a olhar o carburador de cima, acelerando na mão e olhando o funcionamento do bura, até que ocorreu uma explosão externa que queimou toda minha sombrancelha, cilhos, um pedaço do cabelo. huahuhauhuahuahu ! PQP, to loco até agora com isso !

    Gostaria que se alguem souber me ajude a sanar várias dúvidas que me surgiram ao longo dessa trágica experiência rs rs ...

    1) Os parafusos de regulagem são esses dois mesmo ? Sei que o da molinha deixa o carro acelerado ou não, e o outro de uma forma bem artesanal regula o gatilho do carburador, borboleta.

    2) Dentro desse estágio que estou chutando ser o primeiro, existe uma peça que afunila a boca do carbura, não sei o nome (venturi??) bom ela é tem o número 23 estampado nela o que acredito ser a medida. O fato que me intriga é que quando eu acelero o carrom com a vibração, essa peça meio que gira em falso dentro da boca do carburador. Já no segundo estágio não, é justinho. Isso pode ser o problema não pode ?

    3) O canudinho cor de cobre, no formato de torneira que fica a vista olhando por cima o primeiro estágio, esta meio tortinho, eu dei uma arrumada apontando ele mais para o centro do círculo. De fato para onde ele tem que apontar ?

    4) Andando no primeiro estágio não esta como deveria, mas pelo menos não falha ou pipoca. Quando o segundo estágio se abre, denovo, olhando de cima, se ve uma grande quantidade de gasolina sendo injetada, e dai o carro egasga, pipoca .... esse excesso vem de um gicleur ?

    5) Como regular a boia da cuba para ficar mais alta possível ? É na mão mesmo, intortando a haste de latinha ??

    Bom pessoal, e foi assim que me quimei, huahua ! olhando bem de perto e aprendendo na raça !

    Valew, bom dia para todos !


    Última edição por parra em Seg 8 Jun - 13:47:19, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por andrey Seg 8 Jun - 13:08:52

    amigo esse q tm a molinha regula o ar...se vc kiser deixa o carro um poco mais agressiva vc deixa ele com..aperta td e vouta 1 vouta e meia...o meu ta assim...mas veja qando o carro melhora...1 detalhe qando for regular o ar..regule com o filtro...ate com 2 vouta e meia fica bom...

    esse canudinho q vc fala..é o injetor ele tm q fica virado bem na abertura da borboleta....

    se vc se qeimo ele ta dando esseso de combustivel...de uma olhada na giclage q ta o 2 estagil??

    atemas
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    Mensagem por Paulo Corso Seg 8 Jun - 14:40:35

    Parra
    Vamos por parte, você é como eu pelo visto, vai olhando e fuçado, acho que fopi assim que uma grande parte de nós opaleiros conseguimos acertar nossa máquinas.
    Neste link, vc baixa uma ´serie de tabelas que vão te ajudar e muito (pelo menos pra mim ajudou) http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=54
    Esse estouro com certeza foi o ponto que esta muito fora, em vc queimou somente os pelos, em mim fiquei uma semana com os olhos irritados.
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    Mensagem por Xann Ter 9 Jun - 18:13:25

    Putz cara, aquelas linguas de fogo são de lascar mesmo, há tempos ví um relato igual o seu em outro Forum, o cara pediu pro pai dar partida enquanto olhava dentro do bura pra ver se tava injetando gasosa, quando pensa que não sai uma ligua de fogo dessas e queima seus cilios, sombrancelhas e boa parte do cabelo.

    Vcs tiveram sorte cara, de não ter acontecido o pior com os olhos de vcs. pale


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