Primeiro gostaria de pedir desculpa! Devido a uma série de contra tempos eu acabei deixando o tópico de lado, mas o que importa é que resolvi dar um jeito no tópico. Depois de muito quebrar a cabeça, comecei a entender o sistema de Desembaçador, ainda não sei tudo, pois existem muitas variações, qualquer ajuda ou complementação é bem vinda! Caso alguém tenha algum material e queira adicionar na página principal é só falar!
Agradeço ao Jean Bida e ao darlon, pois eu cheguei aqui sem saber nada e graças a paciência dos dois assim como a de outros hoje eu aprendi muita coisa e posso ajudar outras pessoas!
Muitos como eu, se enrolam por não saber como chamar esse treco, mas não se acanhem, até eu não sei como chamar. Segundo a GM se chama Desembaçador, dentro dele tem um Ventilador e um Radiador. Para ficar mais fácil e fazer jus ao nome vamos chamá-lo de Desembaçador mesmo! Para os aficionados por originalidade, o sistema de Ar Quente era opcional assim como o Desembaçador era.
Depois de muito pesquisar pude constatar que existem dois modelos de Desembaçador. Um antigo que é empregado nos carros até 87 me parece e um moderno empregado nos 88/92. O Modelo moderno é mais simples de se entender, já o Antigo é meio complicado, pois existem algumas variações na tubulação do ar, mas isso é relativo ao ano do carro.
75/76/77 – Os Difusores laterais puxam ar do vão onde se situa os braços do limpador de vidro.
78/79/80 – Os Difusores laterais puxam ar da Câmara do Desembaçador, assim como foi adicionado um Difusor lateral para os pés.
81/88 – Fora adicionados Difusores centrais, os quais puxam ar da Câmara do desembaçador.
Sistema de Desembaçador e Aquecedor
Motor do Desembaçador e Componentes
Ligações do Desembaçador
Distribuição de Ar
Evaporador e Condicionador do Ar Condicionado
Compressor e Linha do Ar Condicionado
Aspectos Gerais
* O Ar Quente era opcional de fabrica, independente do ano ou modelo.
* Todas as Câmaras do Desembaçador são iguais, o que muda é que umas vem com o radiador do Ar Quente e outras não.
* Para que o Ar Quente funcione, você terá que instalar o radiador, o mesmo não necessita de adaptações! É desmontar, encaixar e parafusar tudo.
* Caso o ventilador da Câmara do Desembaçador não esteja funcionando, você pode trocar ele por um de Chevette/Marajó.
* O controle da Câmara do Desembaçador mudou quando o novo painel foi adotado, porem o mesmo ainda serve para todas as Câmaras do Desembaçador.
* Todos os dutos são de fácil remoção ou encaixe, somente o duto que fica junto ao pára-brisa que tem uma travinha em ferro.
* Na falta da Válvula do Aquecedor do Opala, dizem que ela pode ser trocada pela do Santana ou Chevette/Marajó.
* Na falta dos Cabos de Aço da Câmara do Desembaçador, você pode montar um substituto com Conduite de Freio de Bicicleta, Cabo de Aço Rígido e Terminal Elétrico em forma de Anel.
Compra de peças
Evite de comprar peças em sites, mercado livre ou em fórum! As pessoas exploram muito e você não sabe o estado que vai chegar!
* Caso for comprar na internet, compre com algum conhecido, assim o preço será melhor e a mercadoria será garantida!
* Procure as peças no Ferro Velho antes de comprar qualquer coisa, o meu sistema completo eu paguei R$50,00!
Última edição por TIAO em Seg 22 Jun - 22:24:41, editado 4 vez(es)
Ontem à(s) 21:10:11 por Jercemi
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin