Bem, depois que montei dois carros totalmente injetados, sendo um com quadrijet Holley e injeção Haltech importada e outro com tripla deitada e Fueltech, não fiquei totalmente satisfeito com a resposta dos carros, mesmos estando com o acerto perfeito na sonda e no dyno com freio. Ficou tudo muito lindo, os tempos de pista baixaram muito, principalmente devido aos controles de ponto e de tração, os carros pegavam no alcool mesmo no frio e sem pisar no acelerador, tinha tudo que era proteção, controle de lenta,... mas quando cutucava o acelerador ficava sempre aquele sentimento... ah, o meu opala branco, com uma weber 44 responde melhor, é mais agressivo. Vou te falar, pra mim foi uma decepção chegar a essa conclusão, pois nos injetados nós havíamos gastado muito mais dinheiro, pra se ter uma ideia, só pra montar a fiação da Haltech foi uma semana trabalhando 8hs por dia e olha que eletrônica é a minha especialidade. Realmente esse dois opala depois de injetados tinham melhorado em tudo, menos em uma coisa, e justamente essa coisa que pra mim era uma das mais importantes, aquela que arrepia os cabelos do braço: A RESPOSTA, O LATIDO. Cara, eu não queria acreditar, fiquei um tempo tentando me enganar, mas depois encarei a realidade e fui atrás da resposta de porque um carburador de 50 anos atrás respondia melhor que uma injeção de última geração.
Fui no site speedtalk que pra mim é um dos melhores do mundo da preparação e conversei com a galera, inclusive alguns dos melhores preparadores do mundo dão as caras por lá, já vi até cara da formula 1 dando umas canjas nesse site, sendo que gente da NHRA é direto. Bem voltando aos assunto, um desses papas entrou na discussão e matou a minha curiosidade. Ele explicou que realmente a atomização e emulsificação do combustível é bem melhor nos carburadores que na injeção, ainda mais quando se fala de carburadores de competição como, webers, delorto e mikune, e por isso a resposta é mais crespa, mais agressiva. A explicação é a seguinte: o que faz o combustível virar névoa é a diferença entre a velocidade dele e a velocidade do fluxo de ar. Por exemplo, faça um teste, deixe cair uma gota de agua passando na frente de um ventiladorzinho e depois deixe uma gota cair passando na frente de um jato ar comprimido bem poderoso. É óbvio que a gota ira se desintegrar, ou virar névoa apenas no caso do ar comprimido pois a velocidade desse ar é muito maior. Vamos aos números: o combustivel sai do carburador com velocidade de 1 metro por segundo e é posicionado no centro do venture auxiliar onde a velocidade é de 40 m/s por exemplo, então a diferença entre as gotas de combustivel e o ar é de 39 m/s. Já no caso da injeção, o combustivel sai a 20 m/s e encontra a corrente de ar a vamos dizer 30 m/s (mais lento já que não existe venturi), ou seja a diferença de velocidade entre o combustível e o ar é de apenas 10 m/s e por isso haverá muito menos emulsificação.
Bom já chega porque os dedos estão doendo e é sexta a noite, então eu mereço dar um rolêzinho, mas não é no shopping não.
Abraço.
Hoje à(s) 18:10:59 por Pedrão B.
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Hoje à(s) 16:26:45 por chunlee7
» espuma do banco baixo - opala standard 1980
Hoje à(s) 16:24:18 por chunlee7
» É possível trocar o formato do farol?
Hoje à(s) 16:06:20 por Pedrão B.
» O que compensa mais trabalhar um motor 6cc do opala e injetar ou colocar um motor 6cc de silverado ?
Hoje à(s) 14:37:29 por Pagung
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Hoje à(s) 13:40:53 por Opalamor
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Dom 24 Nov - 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Dom 24 Nov - 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777