Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 74 usuários online :: 4 registrados, 0 invisíveis e 70 visitantes :: 2 motores de busca
Gabriel Davi de Moura, j135, jcarrer, Serrot
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15493) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
5 participantes
Velas, cabos de vela e filtro de ar.
marciolinns- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Localização : Nova Iguaçu
Data de inscrição : 25/05/2015
- Mensagem nº1
Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Boa noite. Tenho um Opala 82 4 cilindros. Quero trocar as velas, os cabos de vela e colocar um filtro de ar esportivo. Gostaria de saber quais são os melhores de cada produto e qual é que vai funcionar melhor no motor 4 cilindros. Obrigado!
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº2
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Velas NGK
Cabos NGK (Bosch não Presta)
Filtro não sei opinar, só uso Mann original.
Cabos NGK (Bosch não Presta)
Filtro não sei opinar, só uso Mann original.
Rato Loko- Opaleiro
- Número de Mensagens : 108
Localização : .
Data de inscrição : 15/03/2015
- Mensagem nº3
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Filtro esportivo em motor original é só pra bonito mesmo, e se for aqueles marmita, nem pra preparação serve.
Velas e cabos como Pedro falou, Nkg.
Velas e cabos como Pedro falou, Nkg.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº4
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Respondendo a pergunta de quais sao os melhores, na minha opniao:
Velas NGK Iridium
Cabos Accel ou MSD
Filtro K&N, so que pra colocar tem que fazer gambiarra.
Velas NGK Iridium
Cabos Accel ou MSD
Filtro K&N, so que pra colocar tem que fazer gambiarra.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº5
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Rato Loko escreveu:Filtro esportivo em motor original é só pra bonito mesmo, e se for aqueles marmita, nem pra preparação serve.
Velas e cabos como Pedro falou, Nkg.
No carro da patroa eu instalei e senti melhoras, mas a diferença era que antes o ar dava uma baita volta antes de chegar no motor, agora ela vai direto.
A admissão de ar passava por um duto na lateral do cofre,a caixa de filtro e depois ia ao motor.
E o respiro de óleo conjugado vomitava óleo para dentro do motor.
No opala eu usei filtro de espuma, também senti melhoras, mas o filtro de espuma tem que ser banhado com óleo SAE 90 e ele reagiu com a tinta da panela de filtro, voltei ao filtro original por enquanto.
Rato Loko- Opaleiro
- Número de Mensagens : 108
Localização : .
Data de inscrição : 15/03/2015
- Mensagem nº6
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
adpachec escreveu:No carro da patroa eu instalei e senti melhoras, mas a diferença era que antes o ar dava uma baita volta antes de chegar no motor, agora ela vai direto.
A admissão de ar passava por um duto na lateral do cofre,a caixa de filtro e depois ia ao motor.
E o respiro de óleo conjugado vomitava óleo para dentro do motor.
No opala eu usei filtro de espuma, também senti melhoras, mas o filtro de espuma tem que ser banhado com óleo SAE 90 e ele reagiu com a tinta da panela de filtro, voltei ao filtro original por enquanto.
Bom, se sentiu melhoras, não vou contrariar.
Mas nos carros que montei pra clientes, que insistiam usar esses filtros com DFV ou seja qual for, passado no dino mesmo " motor original com filtro " não ouve nada de melhoras. Apenas o barulho de sucção mudou, e a cara de decepção também.
Apenas nos que deu melhora e potencia mesmo, foi num marea turbo, e num chrysler stratus, no qual a mudança de filtro rendeu 4cv no fiat, e 2,5cv no stratus, mas só o custo do filtro... bom, já deve ter uma noção.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº7
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Ja tive experiencias com filtros tambem, acredito que o filtro em um motor todo original nao faça diferença nao, mais se voce otimizar por exemplo, alimentacao, ignicao e escape, ai sim o filtro influencia. Eu tinha uma moto Drag star 650 e uma vez coloquei um escape diretão de 2", a moto ficou um lixo, a arrancada ficou a mesma coisa, mais a final caiu em uns 20%.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº8
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Rato Loko escreveu:adpachec escreveu:No carro da patroa eu instalei e senti melhoras, mas a diferença era que antes o ar dava uma baita volta antes de chegar no motor, agora ela vai direto.
A admissão de ar passava por um duto na lateral do cofre,a caixa de filtro e depois ia ao motor.
E o respiro de óleo conjugado vomitava óleo para dentro do motor.
No opala eu usei filtro de espuma, também senti melhoras, mas o filtro de espuma tem que ser banhado com óleo SAE 90 e ele reagiu com a tinta da panela de filtro, voltei ao filtro original por enquanto.
Bom, se sentiu melhoras, não vou contrariar.
Mas nos carros que montei pra clientes, que insistiam usar esses filtros com DFV ou seja qual for, passado no dino mesmo " motor original com filtro " não ouve nada de melhoras. Apenas o barulho de sucção mudou, e a cara de decepção também.
Apenas nos que deu melhora e potencia mesmo, foi num marea turbo, e num chrysler stratus, no qual a mudança de filtro rendeu 4cv no fiat, e 2,5cv no stratus, mas só o custo do filtro... bom, já deve ter uma noção.
A diferença que digo é visual (conta giros) a 140 Km/h na Via Dutra eu notei que dá uma diferença de 400 rpm a menos no conta giro mais ou menos.
No opala senti na saída tipo de uma lombada, leva menos tempo para ganhar a mesma velocidade depois.
E em trânsito pesado quando o motor esquenta ele ficava "menos lerdo", porque aspira mais fácil o ar.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº9
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
O meu quando quente vira uma b0#$%¨mesmo. Nao sabia que o filtro resolvia isso
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº10
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Não resolve o problema ameniza apenas em altas temperaturas.
Imagine o motor puxando ar quente (que é menos volumoso) e ainda ter a restrição do filtro.
É igual quando postei a ideia de capacitor em paralelo com a bobina, a função dele é apenas de retirar da bobina a energia que não é usada em alta rotação, a "auto indução" quando a bobina fica carregada mas sem usar a carga armazenada.
Não vai te dar mais potência, mas uma queima melhor em alta.
No caso do filtro reduz o esforço, mas isto é relativo.
Se em 3.000 RPM´s sem filtro esportivo e com filtro esportivo se consegue a mesma velocidade mas só com 2.600 RPM's, tem-se uma queda de 400 RPM's totais, mas uma queda de apenas 0,1 por RPM:
400 / 3.000 = 0,1
Que em uma marcha lenta de 650 RPM's do 6 cc tem-se uma queda de somente 65 RPM's que no conta giro cada traço geralmente vale 100 RPM's nem vai marcar a diferença.
MAS COMO A PANELA DO FILTRO DO OPALA NÃO TEM TANTA RESTRIÇÃO DE AR COMO MUITOS SISTEMAS DE OUTROS CARROS, O GANHO PODE SER MENOS AINDA.
Horrível é o sistema de filtro de ar do Tempra, só de soltar a mangueira de "ouvido" escutava a diferença.
"Quando se executa a troca de um filtro ar original por um do tipo esportivo, aumenta-se a entrada de ar no motor, fazendo com que ele “renda” mais. Segundo Silvio Shizuo, professor de engenharia mecânica do Centro Universitário da FEI, em São Paulo, esse ganho não é tão significativo no trânsito caótico das cidades grandes. “A troca por um filtro de ar esportivo pode trazer benefícios na potência, mas caso haja algum ganho, só será perceptível em altas rotações. Durante uma condução normal, na cidade, por exemplo, essa diferença não será sentida”.
http://revistaautoesporte.globo.com/Oficina/noticia/2013/09/colocar-filtro-de-ar-esportivo-no-carro-aumenta-potencia-do-motor.html
Imagine o motor puxando ar quente (que é menos volumoso) e ainda ter a restrição do filtro.
É igual quando postei a ideia de capacitor em paralelo com a bobina, a função dele é apenas de retirar da bobina a energia que não é usada em alta rotação, a "auto indução" quando a bobina fica carregada mas sem usar a carga armazenada.
Não vai te dar mais potência, mas uma queima melhor em alta.
No caso do filtro reduz o esforço, mas isto é relativo.
Se em 3.000 RPM´s sem filtro esportivo e com filtro esportivo se consegue a mesma velocidade mas só com 2.600 RPM's, tem-se uma queda de 400 RPM's totais, mas uma queda de apenas 0,1 por RPM:
400 / 3.000 = 0,1
Que em uma marcha lenta de 650 RPM's do 6 cc tem-se uma queda de somente 65 RPM's que no conta giro cada traço geralmente vale 100 RPM's nem vai marcar a diferença.
MAS COMO A PANELA DO FILTRO DO OPALA NÃO TEM TANTA RESTRIÇÃO DE AR COMO MUITOS SISTEMAS DE OUTROS CARROS, O GANHO PODE SER MENOS AINDA.
Horrível é o sistema de filtro de ar do Tempra, só de soltar a mangueira de "ouvido" escutava a diferença.
"Quando se executa a troca de um filtro ar original por um do tipo esportivo, aumenta-se a entrada de ar no motor, fazendo com que ele “renda” mais. Segundo Silvio Shizuo, professor de engenharia mecânica do Centro Universitário da FEI, em São Paulo, esse ganho não é tão significativo no trânsito caótico das cidades grandes. “A troca por um filtro de ar esportivo pode trazer benefícios na potência, mas caso haja algum ganho, só será perceptível em altas rotações. Durante uma condução normal, na cidade, por exemplo, essa diferença não será sentida”.
http://revistaautoesporte.globo.com/Oficina/noticia/2013/09/colocar-filtro-de-ar-esportivo-no-carro-aumenta-potencia-do-motor.html
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº11
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Acho que vou colocar um filtro desse, meu Opala está muito frouxo, quando piso no acelerador o ronco parece que sai assoprado. se eu achar uma h34 vou comprar tb.
Rato Loko- Opaleiro
- Número de Mensagens : 108
Localização : .
Data de inscrição : 15/03/2015
- Mensagem nº12
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
adpachec escreveu:Imagine o motor puxando ar quente (que é menos volumoso) e ainda ter a restrição do filtro.
Por isto que uso o capo aberto, não por estética, mas pra eliminar o ar quente.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº13
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Rato Loko escreveu:adpachec escreveu:Imagine o motor puxando ar quente (que é menos volumoso) e ainda ter a restrição do filtro.
Por isto que uso o capo aberto, não por estética, mas pra eliminar o ar quente.
Aproveitando, como é que faz pra deixar o capô daquele jeito? Meio levantado.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº14
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Tem que calçar a trava do capô.
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº15
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Acho que vou colocar um filtro desse, meu Opala está muito frouxo, quando piso no acelerador o ronco parece que sai assoprado. se eu achar uma h34 vou comprar tb.
Se quiser que fique mais nervoso, use 446. (tenho 1 pra vender).
Se quiser que fique mais nervoso, use 446. (tenho 1 pra vender).
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº16
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Se em 3.000 RPM´s sem filtro esportivo e com filtro esportivo se consegue a mesma velocidade mas só com 2.600 RPM's, tem-se uma queda de 400 RPM's totais, mas uma queda de apenas 0,1 por RPM:
400 / 3.000 = 0,1
Adpachec,
Agora deu confusão na cachola....
Não entendi como baixa os rpm's, se a relação motor/caixa/diferencial é mecânica?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº17
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Pedro Opala90 escreveu:
Se em 3.000 RPM´s sem filtro esportivo e com filtro esportivo se consegue a mesma velocidade mas só com 2.600 RPM's, tem-se uma queda de 400 RPM's totais, mas uma queda de apenas 0,1 por RPM:
400 / 3.000 = 0,1
Adpachec,
Agora deu confusão na cachola....
Não entendi como baixa os rpm's, se a relação motor/caixa/diferencial é mecânica?
Ops....péra aí......
Não entenda que seja a resposta final nas rodas.
O que eu quis dizer é o seguinte, com mais restrição de ar, menor o volume de ar "puxado", menor o volume de ar comprimido, menor a força e explosão, menor o torque final do motor.
Necessita portanto mais giro para compensar.
Com menor restrição de ar na entrada se tem maior volume de ar admitido, mais compressão, maior explosão e mais torque final (motor) em relação a um cilindro de mesma capacidade que aspirou menos ar.
Portanto mais força com menos giro.
Dificultar a admissão de ar estrangula o motor, mas arrombar acima do necessário não compensa.
Mas isto não é uma coisa só de filtros, é carburador, giclagem, válvulas, admissão, diâmetro do escape, folgas e etc.....
Portanto o filtro original de meu motor AP e os dutos (curvos) e a entrada de ar "embutida na grade" (um vãozinho de 03 dedos) limitava o fluxo de ar.
Alex Marinho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Localização : Sumpaulo
Modelo do carro : Comodoro SL/E 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 01/07/2014
- Mensagem nº18
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Pedro Opala90 escreveu:Acho que vou colocar um filtro desse, meu Opala está muito frouxo, quando piso no acelerador o ronco parece que sai assoprado. se eu achar uma h34 vou comprar tb.
Se quiser que fique mais nervoso, use 446. (tenho 1 pra vender).
Quanto quer pela 446?
Pedro Opala90- Opaleiro
- Número de Mensagens : 840
Localização : Cacador-SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 4.1S vermelho rodes 1990
C10 4.1 branca 1972
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 13/06/2014
- Mensagem nº19
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
"Portanto mais força com menos giro."
Valeu pela resposta, mais força com menos giro, concordo plenamente.
Mesma velocidade com menos rpm...não.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº20
Re: Velas, cabos de vela e filtro de ar.
Pedro Opala90 escreveu:
"Portanto mais força com menos giro."
Valeu pela resposta, mais força com menos giro, concordo plenamente.
Mesma velocidade com menos rpm...não.
É que você está associando o câmbio e diferencial.
Pense só no motor.
É o quanto o motor "sofre" para passar a energia ao Câmbio, Diferencial e Rodas.
É como pedalar na marcha leve no plano, quanto você pedala e não anda (o motor seria suas pernas)?
Mas coloque em uma marcha mais pesada e vai ver que anda mais sem pedalar tanto.
Mas assim como no motor dependendo da relação (na bike a relação do câmbio da coroa e da catraca) pode não ter ganho algum.
"Logo na primeira reta onde pude girar o acelerador até o fim, senti nitidamente que a XT 660R estava mais rápida. Com isso, a tendência em empinar em primeira típica da XT ficou mais forte e as acelerações mais contundentes. Nas retomadas a forma com que a rotação do motor passou a subir mais rápido é claramente perceptível, ou seja, com o maior torque propiciado pelo filtro de ar K&N, o motor passou a ter ainda mais fôlego para “encher” as marchas, possibilitando que a velocidade final agora seja alcançada mais rapidamente".
http://www.motonauta.com.br/filtro-de-ar-esportivo-uma-das-maneiras-mais-faceis-e-baratas-de-conseguir-mais-folego/
Hoje à(s) 13:40:53 por Opalamor
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 7:27:38 por DiogoGarbin
» É possível trocar o formato do farol?
Hoje à(s) 6:40:59 por Rubão6cc
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Dom 24 Nov - 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Dom 24 Nov - 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Sáb 23 Nov - 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias