olá pessoal sou novo no fórum,e também em idade(18), estava lendo um tópico sobre supercharger no 4cc ( blower 4-53 ) e gostaria de saber mais sobre como aumentar/diminuir a pressão gerada pelo blower,usando esse calculo das polias.
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calculo de polias
AM-32- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2
Localização : Goiás
Data de inscrição : 07/09/2015
- Mensagem nº1
calculo de polias
alex medina- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1457
Idade : 33
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014
- Mensagem nº2
Re: calculo de polias
nao intendo muito disso,mais sei que a regra basica é ,quanto menor as polias do supercharger maio a pressao e rotaçao dele
New_gp- Opaleiro
- Número de Mensagens : 183
Idade : 31
Localização : Caxias do Sul Rs
Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
Fan 125
Cilindros : 4,1/2
Data de inscrição : 11/08/2015
- Mensagem nº3
Re: calculo de polias
Cara e foda tu nao consegue necessariamente aumentar a pressao de um blower modificando a rotacao dele. Quer dizer conseguir consegue mas tem que ser o blower certo. Os blowers tambem tem regime de rotacao especificos e vao responder certo em determinados regimes. Segue grafico
Esse e um blower de um M45 da eaton.
Oque podemos ver e que se tu passar de 12000 RPM tu comeca a gerar mto mais calor doque pressao e dai nao te adianta de nada colocar 2bar de ar quente no motor.
Como tu falou que e leigo deixa eu explicar como vc le estes mapas. Na esquerda em linha vertical vc tem pressao em ATM +- = Bar =kgf/cm2. Em baixo vc tem os CFM gerados e a parte que tu normalmente tem que se preocupar. Os "circulos" no mapa em branco sao as linhas de eficiencia ou seja 67% do que tu ta gerando no meio e pressao e os outros 33 se nao me engano sao calor e perdas internas. Pode ver que se tu bater nos 15000 e 50% calor e isso drena algum HP do teu motor. No 122a sao quase 50hp kkk
Pra finalizar a linha verde e o RPM.
Agora a parte mais importante para algo bem feito e escolher um supercharger que te supra de forma eficiente o ar necessario pro teu motor. calculadora CFM
Essa calculadora te da os cfm necessarios pro teu motor supondo um corte de giro generoso a 6K sao +- 300 pro 151 e 450 pro 250.
Bom sabendo isso voltamos pro grafico
O M-45 para o 151 estaria bom pode ver que pra 300cfm ele vai estar com 60% de eficiencia oque pra esse modelo de SC ta bom. Agora ja pro 250 ele ja vai pra quase 50% e dai provavelmente vai te mta perda de pressao. Ainda fica esperto mas da perda.
Mas o mais importante e qua na faixa media do motor ele sempre fique na aera o mais azul possivel.
Bom agora que ja temos uma nocao vamos a sua pergunta exatamente. Como dimencionar uma polia essa e bem simples regra de tres.
Primeira coisa Sua polia mestre que e a do virabrequim ela que vai tocar o supercharger entao Vai ser PM.
Ja a do supercharger alternador vao ser sempre as movidas.
Pra calcular tu vai pegar o diametro interno da do virabrequim e dividir pelo diametro interno da polia do supercharger. Voce vai chegar num numero pequeno que e tua relacao de polias.
Pra saber qual o valor Ideal da polia tu seleciona o RPM do SC e divide pelo RPM de corte do teu motor Ex eu quero que com 5000 rpm no motor eu tenha 7250 rpm no SC entao 7250/5000=1.45 essa seria tua relacao de polias da tu vai la na do virabrequim e sll tem 112mm de diametros pra ter essa relacao tu faz 112/1.45= 77mm dai tu vai em um torneiro e pede pra ele fazer a polia com esse diametro.
Outra coisa caso tu ja tenha o sistema instalado e que superchargers geram pressao bem mais facil que turbos tu pode ver que eles tem 2bar parelho em todo o mapa que regula a pressao dele sao as wastegate. Se ela estiver com pouca regulagem ele nao vai dar pressao.
O boostactuator e a parte que voce procura. Com a regulagem dele vc seleciona o quanto de pressao vai ser gerada. Quando chegar a essa pressao ele abre e permite o ar desviar do SC assim salvando a forca do SC e aliviando a pressao, Existem sistemas similates no turbo mas dai sao 3 4 sistemas possiveis que tambem podem migrar por SC.
Bom acho que e isso qualquer coisa...
Fala mais do projeto ai
A ps se tu ta tentando colocar um SC de fiesta nao fica legal kkk so pra avisar.
Pode ver que tu nao chega com eficiencia a casa dos 350cfm necessarios pro 4cc. Se tu nao atender os cfm a pressao cai. Ate tem gente que coloca ele mas nao deve ficar mto bruto nao.
Uma ultima coisa que eu esqueci de falar, como eu falei um SC drena uma potencia federal do motor. Um grafico do M45
Da de ver ele sugar uns 30 pocotos do motor. Nem pense em colocar 30 cavalinhos na correia normal do opala. E NAO TURBO NAO TEM ENERGIA LIVRE!!! gasta os mesmos pocotos mas com restricao no escapamento.
Qualquer coisa grita ae
Esse e um blower de um M45 da eaton.
Oque podemos ver e que se tu passar de 12000 RPM tu comeca a gerar mto mais calor doque pressao e dai nao te adianta de nada colocar 2bar de ar quente no motor.
Como tu falou que e leigo deixa eu explicar como vc le estes mapas. Na esquerda em linha vertical vc tem pressao em ATM +- = Bar =kgf/cm2. Em baixo vc tem os CFM gerados e a parte que tu normalmente tem que se preocupar. Os "circulos" no mapa em branco sao as linhas de eficiencia ou seja 67% do que tu ta gerando no meio e pressao e os outros 33 se nao me engano sao calor e perdas internas. Pode ver que se tu bater nos 15000 e 50% calor e isso drena algum HP do teu motor. No 122a sao quase 50hp kkk
Pra finalizar a linha verde e o RPM.
Agora a parte mais importante para algo bem feito e escolher um supercharger que te supra de forma eficiente o ar necessario pro teu motor. calculadora CFM
Essa calculadora te da os cfm necessarios pro teu motor supondo um corte de giro generoso a 6K sao +- 300 pro 151 e 450 pro 250.
Bom sabendo isso voltamos pro grafico
O M-45 para o 151 estaria bom pode ver que pra 300cfm ele vai estar com 60% de eficiencia oque pra esse modelo de SC ta bom. Agora ja pro 250 ele ja vai pra quase 50% e dai provavelmente vai te mta perda de pressao. Ainda fica esperto mas da perda.
Mas o mais importante e qua na faixa media do motor ele sempre fique na aera o mais azul possivel.
Bom agora que ja temos uma nocao vamos a sua pergunta exatamente. Como dimencionar uma polia essa e bem simples regra de tres.
Primeira coisa Sua polia mestre que e a do virabrequim ela que vai tocar o supercharger entao Vai ser PM.
Ja a do supercharger alternador vao ser sempre as movidas.
Pra calcular tu vai pegar o diametro interno da do virabrequim e dividir pelo diametro interno da polia do supercharger. Voce vai chegar num numero pequeno que e tua relacao de polias.
Pra saber qual o valor Ideal da polia tu seleciona o RPM do SC e divide pelo RPM de corte do teu motor Ex eu quero que com 5000 rpm no motor eu tenha 7250 rpm no SC entao 7250/5000=1.45 essa seria tua relacao de polias da tu vai la na do virabrequim e sll tem 112mm de diametros pra ter essa relacao tu faz 112/1.45= 77mm dai tu vai em um torneiro e pede pra ele fazer a polia com esse diametro.
Outra coisa caso tu ja tenha o sistema instalado e que superchargers geram pressao bem mais facil que turbos tu pode ver que eles tem 2bar parelho em todo o mapa que regula a pressao dele sao as wastegate. Se ela estiver com pouca regulagem ele nao vai dar pressao.
O boostactuator e a parte que voce procura. Com a regulagem dele vc seleciona o quanto de pressao vai ser gerada. Quando chegar a essa pressao ele abre e permite o ar desviar do SC assim salvando a forca do SC e aliviando a pressao, Existem sistemas similates no turbo mas dai sao 3 4 sistemas possiveis que tambem podem migrar por SC.
Bom acho que e isso qualquer coisa...
Fala mais do projeto ai
A ps se tu ta tentando colocar um SC de fiesta nao fica legal kkk so pra avisar.
Pode ver que tu nao chega com eficiencia a casa dos 350cfm necessarios pro 4cc. Se tu nao atender os cfm a pressao cai. Ate tem gente que coloca ele mas nao deve ficar mto bruto nao.
Uma ultima coisa que eu esqueci de falar, como eu falei um SC drena uma potencia federal do motor. Um grafico do M45
Da de ver ele sugar uns 30 pocotos do motor. Nem pense em colocar 30 cavalinhos na correia normal do opala. E NAO TURBO NAO TEM ENERGIA LIVRE!!! gasta os mesmos pocotos mas com restricao no escapamento.
Qualquer coisa grita ae
alex medina- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1457
Idade : 33
Localização : forquilhas-sao jose
Modelo do carro : caravan diplomata 86,suprema 2.0 gls
Cilindros : 6 canecoes + 4 canecoes
Data de inscrição : 22/08/2014
- Mensagem nº4
Re: calculo de polias
sem mais
robertocoimbra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Opala 78 Coupé GRAND LUXO
Opala 71 4P
Cilindros : 4cc - 151
4cc - 153
Data de inscrição : 26/10/2015
- Mensagem nº5
Re: calculo de polias
Muito Legal esse tópico de Supercharger.
Fico Curioso só se existe a possibilidade de instalar 2 desses Superchargers do Fiesta, o Eaton M-24.
Estou com um projeto de restomod de um Opala cupé 4cc 78. Já me ocorreu de tentar instalar dois desses M-24 nele, é possível? Dá uma pressão combinada boa?
Fico Curioso só se existe a possibilidade de instalar 2 desses Superchargers do Fiesta, o Eaton M-24.
Estou com um projeto de restomod de um Opala cupé 4cc 78. Já me ocorreu de tentar instalar dois desses M-24 nele, é possível? Dá uma pressão combinada boa?
tcheco 8687- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4270
Idade : 64
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 6 cil.
Data de inscrição : 04/07/2012
- Mensagem nº6
Re: calculo de polias
OTIMA POSTAGEM
VALEU
VALEU
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