Porca Solta escreveu:Boa tarde amigos. Não sei se aqui é o lugar certo pra postar, mas se não for, peço desculpas e solicito à moderação que corrija por favor.
Faz tempo que eu tinha vontade de criar um Opala Cupê ao estilo 92, sei que é controverso e muitos vão me dar pedradas... já estou preparado. Mas quero fazer algo diferente. Todos os cupê 92 que vi internet afora sempre pecam no detalhe do retrovisor: colocam os parachoques envolventes do 92, mas fica o retrovisor "orelhinha" e o quebra-vento... fica muito estranho. Sei que isso deve ser porquê deve ser uma peleja federal colocar o retrovisor embutido do 92, mas estou a fim de comprar essa briga... quero um cupê 92 nos mínimos detalhes, algo inédito mesmo. E isso se estende ao volante, forrações, rodas, tudo... quero que seja um 92 perfeito em cada detalhe.
Tenho algumas dúvidas iniciais:
1 - Fiz orçamento de vidros especiais para o cupê, para poder eliminar o quebra-vento, numa empresa chamada "Raro Vidro", alguns devem conhecer... eles fazem, mas achei bastante salgado: R$ 800 reais cada vidro, ou seja, R$ 1600 reais os dois...
alguém conhece outras opções, empresas onde eu poderia orçar, ou alguma solução alternativa?
2 - O meu projeto será um cupê dourado com interior marrom, e outro desafio gigantesco será o volante. Quero o volante do 92 mas na cor marrom... não preto como saíram alguns anos. Costurar com couro fica muito ruim, nunca vi uma costura que prestasse... será que tem onde mandar fabricar um volante do 92 com borracha marrom? Ou seria possível pintar um volante preto na cor marrom?
3 - Achei uma carcaça de um cupê 86, sem motor, mas está com o câmbio Clark CL2205 do Diplomata 92 e diferencial 3,07, quando vi cresci o olho na hora. Meu Cupê será 4 cilindros, pretendo usá-lo como carro do dia a dia. Um 4 cilindros aguentaria tocar um diferencial 3,07, ou fica pesado demais? Já li outro tópico aqui onde isso foi discutido, mas ficou meio no impasse... uns disseram que sim, outros que não... novas opiniões?
4 - A taxa de compressão dos motores 4 cil. a álcool até 89 era 10,5:1, de 90 em diante aumentou para 11:1. Existe alguma diferença de cabeçotes dos 90-92 para os 89 pra baixo? Sou apaixonado pelo álcool como combustível, e pretendo dar uma preparadada no motor visando economia através da eficiência. Queria jogar a taxa de compressão pra uns 13:1, e fiquei na dúvida de qual cabeçote seria ideal pra isso... sei que nos 6 cilindros há vários cabeçotes diferentes, nos 4 cilindros ocorre o mesmo?
Bom pessoal, por enquanto é isso... conforme forem surgindo mais dúvidas vou postando aqui. É um projeto a longo prazo, mas quando estiver pronto, ganhará um álbum de fotos à altura do projeto!
Você vai descobrir que o desafio é muito maior do que imagina.
- Conseguir um volante do 92 em bom estado já é difícil. Quando aparece, é uma bolada de dinheiro. Ainda vai gastar fazendo nova espuma na cor marrom...
- Os bancos dos comodoro, diplomata e até mesmo dos SL 92 têm revestimento em um tecido bem caro. No SL era "veludo navalhado". Nos comodoro e diplomata eu não sei o nome.
- Os forros de porta até aparecem com relativa frequência, mas o tecido de revestimento e as presilhas de fixação do forros estão sempre detonados.
- Se você pretende colocar os parachoques originais, vai penar muito até achar. Se não me engano, usa-se o parachoque traseiro envolvente da caravan 92 nos cupês transformados para 92. Talvez seja melhor colocar os parachoques envolventes do mercado paralelo. Recentemente surgiu uma versão feita em plástico. Mas carecem de um número significativo de opiniões sobre a qualidade deles para tomar uma decisão entre a versão de fibra X plástico. Nem vou falar dos borrachões dos parachoques...
- O console central de plástico também aparece com frequência a venda, mas a maioria esmagadora, quando não tem lascas faltando ou rachaduras, está com os pontos de fixação no túnel já detonados.
- Suponho que a transformação para 92 seja só externa, pois o botão do farol milha é caro, a forração do capô é mosca branca e o estojo de ferramentas que acomoda o macaco, chave de roda e triângulo é mosca branca de olho azul. Isso sem contar a caixa de fusíveis com sua respectiva tampa.
- Os faróis você encontra fácil, desde que não faça questão de que sejam cibiés legítimos, pois acredito que o opala de 1988 até 1992 é o carro nacional fora de linha que tem os faróis mais caros do mercado se comprados da marca cibié.
-O conjunto ventoinha mais defletor do radiador (usado, de 1988 até 1992 com AC) tem atingido valores estúpidos no mercadolivre.
- As maçanetas você encontra fácil, mas não são muito baratas.
- O porta-fitas do console central é coisa rara, mas aparece. Só que o preço é um rim.
- As lanternas traseiras e o aplique central traseiro você compra sem problemas, desde que não opte pelos cibié (pois custam uma fortuna).
- As rodas do diplomata 92 têm boa oferta, mas não são baratas.
- A direção servotronic com o sensor e o módulo você até encontra, mas quero ver quem vai fazer essa parte elétrica para você...
- Se você pretende transformar o carro nos mínimos detalhes, precisa decidir que versão ele será: SL, comodoro ou diplomata. Afinal, em 1992, já não havia diplomata 4 cilindros.
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