Sobre o rele: é muito recomendado a instalacao do rele de farol mesmo para sistemas originais. O rele potencializa a acao do botao, fazendo os farois acender mais e melhor. Permitindo maior luminosidade a noite, ja q nossos farois nao sao muito bem projetados igual os de hj em dia do carros modernos.
Agora com essa lei do farol comprei esse rele no intuito de deixar o farol acender junto com o motor do carro, e nao junto da meia chave como muitos fazem, por que: farol ligando junto com a chave pode atrapalhar a partida, alguns servicos a serem feitos com a meia chave ligada vai ligar o farol tbem, e etc etc etc. O farol ligando junto com o motor é muito mais comodo e seguro alem de nao descarregar a bateria.
Porém nao fiz essa ligacao (ainda) devido a lei do farol aceso durante o dia ter sido vetada e ainda estar tramitando pra validacao ou nao. Se vigorar novamente essa lei eu faço a mudanca la e atualizo aqui o topico.
Bom vamos la.
Primeiro retirei o reservatorio de expancao pra ter um espaço a mais pra trabalhar no chicote.
No terminal de encaixe do chicote q vai para o farol ESQUERDO notem q tem dois fios AMARELOS e dois fios BRANCOS. Um fio amarelo e um fio branco vem do botao no painel, os outros dois (branco e amarelo) é a ramificação para o farol do lado DIREITO.
Siga esse chicote e faça um corte na fita isolante para ter acesso aos fios proximo de onde vc pretende instalar o rele
Antes de cortar faça um teste nos fios pra ver se realmente sao eles e tbem pra ver qual é qual. Ligue o farol baixo e veja qual passa corrente.
No meu caso (caravan diplomata 87) o fio amarelo é do farol baixo
Depois ligue o farol alto e veja se passa corrente.
o fio branco é do farol alto
Agora desconecte a bateria pra ter mais seguranca contra acidentes eletricos e depois de ter certeza q eles sao os dois fios do farol e q vc ja sabe qual é qual vc poderá cortar os fios.
O Relê q eu escolhi foi um rele duplo DNI de 500w. O q isso singnifica: isso significa q ele tem DOIS canais de 250w cada. Ou seja: daria pra vc ligar em 1 dos canais 4 lampadas de 55w. Por que? pq 4x55w daria 220w. Ou tbem ligar duas lampadas de 100w. Por que? pq 2x100w daria 200w. Nos dois canais é possivel ligar 8 lampadas de 55w ou 4 lampadas de 100w.
Mas tudo isso foi um exemplo e uma suposicao pra vcs entenderem como funciona o rele. E isso vai depender da potencia do seu rele, existem reles de 300, 400 e 500w por exemplo. Voce tem q fazer a soma dos wats das lampadas a serem ligadas por canal (normalmente sao duas por canal) e ver se essa soma nao ultrapassa a metade da potencia indicada no rele.
Aqui será o lugar onde pretendo instalar o rele. coloquei aqui pra fazer mais ou menos as medias do fios.
Aqui eu fiz a ligacao dos fios, onde:
Comando 2 (S2) é sensor vindo do farol ALTO - usei um fio vemelho e preto.
Bateria +12V (B) é o positivo com boa amperagem - usei um fio incolor.
Comando 1 (S1) é o sensor vindo do farol BAIXO - usei um fio vermelho.
Farol 2 (L2) é a saida para a ligacao pro fio q vai para o farol ALTO - usei um fio vermelho e preto.
Terra - (S) é o negativo colocado direto na lataria do carro - usei um fio incolor.
Farol 1 (L1) é a saida para a ligacao pro fio q vai para o farol BAIXO - usei um fio vermelho.
Aqui o fios dos Sensores ja ligados: S2 ligado no fio branco do farol alto e S1 ligado o fio amarelo do farol baixo.
Aqui os fios dos farois ligados: L2 ligado no fio branco do farol alto e L1 ligado no fio amarelo do farol baixo.
Aqui os 4 fios ja ligados: os dois sensores (que vem do botao do painel) e as duas saidas (que vao para o farol)
Aqui os fios quase todos ja ligados e isolados.
Aqui os furos onde será parafusado. Aproveitei e usei um dos parafusos com Terra - (S).
Aqui ele ja totalmente instalado.
Lembrando:
- A cor dos fios, o chicote e algumas outras coias podem mudar de ano pra ano e modelo ou ate mesmo por substituição dos fios originais. Sempre usei as citacoes das cores dos meus fios pra nao embananar as coisas.
- Vc pode usar qualquer farol (alto ou baixo) em qualquer um dos canais (L1 ou L2) tanto faz...fica a sua escolha....tbem sempre frisei os canais em cada farol pra nao confundir as coisas.
- O positivo (Bateria + 12v) tem q ser ligado em algum positivo de boa amperagem....coloquei ele no fio q sai do alternador do meu motor.
Acho q o processo mais dificil nisso é identificar os fios do farol alto e baixo dentro do chicote ou ate mesmo o proprio chicote dependendo do caso. A minha dica é olhar o plugue (terminal) onde encaixa no farol (caso dos cilibrins) ou no pequeno chicote q vai no farol dos modernos.
Uma dica minha pra quem nao tem alternador moderno e tem a/c e ventoinha eletrica é q nao deixe os farois ligados diretos, mesmo com o motor funcionando, pois alternador fraco nao vai carregar sua bateria. Qualquer consumidor ira puxar a carga q o alternador estara produzindo, o farol é um deles, ventoinha e a/c ligado entao é fatal!
Fiz uma pesquisa por aqui na minha cidade e vendem esse rele a 70 reais, a mao de obra sairia uns 50 reais ou seja: 120 reais. Eu paguei 33 reais no rele ja com frete no ML, os fios estavam jogados no quartinho de bagunca e mao de obra nao ha dinheiro q pague!
O servico pode nao ter ficado tao bonito, mas eu sou assim....sou impulsivo....me da na telha de fazer as coisas e eu corro fazer e quero ver funcionar...depois q funciona eu desmonto tudo e dou uma melhorada....talvez eu coloque alguns terminais nas pontas dos fios pra ficarem melhor parafusados e tal.
Um outra dica pra quem vai instalar lampadas de 100w (eu vou - mas depois faço isso) é dar uma ajeitada no chicote pós rele, pois as lampadas de 100w exigem muito da fiacao, dos plugues, soquetes e dos terminais. Importantíssimo logo de cara é trocar o plugue, o soquete da lampada e os todos terminais q podem estar velhos, ressecados, derretidos, oxidados e gastos. Ou ate mesmo passar um fio de bitola maior ate a lampada. Nao é recomendado deixar nada velho.
Bom espero q esse topico ajude muita gente!
Qualquer duvida da pergunte, porem nao sou auto eletrico...manjo quase nada de eletrica, apenas o basico do basico. Mas estamos ai!!!
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