Bom, pra que não conhece esse é o Cambio Clark 260F:
Esse cambio equipou vários carros, tais como: C10/C20, F1000, Maverick, Dodge Dart e Charger.
Clark é o fabricante, hoje Eaton, 260 é o modelo e F é de Four ou seja quatro marchas.
Esse cambio existe também na versão 260T, que é o 3 marchas...
No meu caso, comprei um da C10/C20, pois além de ter o piloto certo pro motor do Opala, é mais acessível do que os usados na linha Dodge, sendo que o que os diferem é basicamente a relação das primeiras marchas.
- Capa Seca:
Ou usina o furo da moringa e re-fura a capa seca original do Opala e aproveita o sistema de embreagem original.
Ou usa uma capa seca da C20, porém tem que adaptar o garfo da embreagem, que é invertido do sistema do Opala.
No meu caso eu furei a capa seca da C20, soldei uma porca e usei o pino guia do Opala.
Outro detalhe é que tem que cortar as orelhas da capa seca, pois elas impedem a montagem do motor de partida do Opala.
- Suporte:
Talvez essa seja a parte mais complicada, que é acertar os suportes da carroceria com a travessa e com o coxim do cambio, e vou ficar devendo isso, pois por meu Opala ser automático, tanto os suportes de carroceria, quanto a travessa e o coxim, foram Plug&Play no 260F, tudo encaixou perfeitamente.
Conselho que dou: Quem quiser pegar um Opala para dar um Up na mecânica dele, usando um 260F, pegue um automático!
Isso me fez refletir, que os cambios usados pela GM na linha Opala foram sub-dimensionados para o carro, principalmente para os 6 cilindros.
- Alavanca do Cambio:
Este é outro ítem que demanda uma maior modificação no carro.
No caso do meu Diplomata que era automático, a alavanca do 260F ficou posicionada 80mm mais à frente do que a original.
O que vai fazer ela "sair" de dentro do porta objetos do console, que é algo que eu ainda não sei bem o que vou fazer com ele...
- Engate Rápido
Por se tratar de um cambio que tem um curso de alavanca muito grande, pedi para meu torneiro fazer algumas modificações a fim de diminuir o curso dela, igual esse sistema da foto, sendo que existe o mesmo pronto à venda no Mercado Livre.
- Embreagem:
Como o 260F tem 10 estrias no eixo piloto, e a maioria dos Opala possuem 14, resolvi usar o Disco de Embreagem da C10, que tem 10" e o Platô dos Opalas 89> que também possuem as 10".
- Cardan:
O 260F usa uma cruzeta maior do que a original do Opala, a 5-153X, que é usada nas C10, F1000, Jeep Willys, Kombi, etc.
Pode se fazer uma adaptação no cardan original do Opala, colocando um garfo compatível com essa cruzeta.
Mas como eu estou colocando um Dana 44(assunto para outro tópico, OK?) que usa a mesma cruzeta vou fazer um cardan inteiro novo.
- Velocimetro:
Apesar de a distância do pinhão do velocimetro do 260F ser igual a do TH180(Automatic3), a posição dele é bem diferente, ele fica apontado para o túnel, e isso torna praticamente impossível a montagem do cabo.
Ainda não resolvi esse abacaxi, mas creio que aquele redutores 90° resolvam isso.
Pistão aprovou o serviço!
Bom pessoal, espero pode ajudar a quem for fazer essa modificação no Opala/Caravan.
Fiquem à vontade para perguntar, criticar, elogiar, etc!
[]'s
Última edição por Pedrão B. em Qui 17 Nov - 5:49:24, editado 1 vez(es)
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