Caros, input apenas para feedback após alguns meses e quilometragem do Motor modificado. Seguem os tópicos:
1) Alimentação perfeita em todas as faixas de giro - o Sistema de Injeção do Omega 4.1 se mostra confiável, entregando partidas instantâneas mesmo após o carro ficar parado por duas semanas. Pega na primeira;
2) O Ponto permanece, o que evidência que o Sensor de Fase fabricado à partir do Distribuidor original é confiável e eficaz;
3) O consumo de combustível se mostra melhor do que o carro carburado, embora eu não tenha números. O carro tem permanecido em marcha-lenta por muito tempo, de modo que estatisticamente os dados não são bons. Está pronto para ganhar a estrada, quando então faremos uma medição mais adequada;
4) Apesar de informações controversas, o Comando 268 não faz a marcha-lenta embaralhada. Além disso, ele apresenta um desempenho satisfatório com o Módulo do Omega, em algo que eu até desconfiava que não funcionaria. Funciona muito bem, a ponto de eu ter vendido o Comando 666 e Tuchos Hidráulicos que já estavam na mão, caso não tivéssemos conseguido resolver o problema do buraco de aceleração (está descrito em mensagens anteriores). O arrependimento é quanto aos Tuchos Mecânicos que tem ruído extremamente alto. Se fosse fazer novamente escolheria o Comando para Tuchos Hidráulicos;
5) Ainda não fizemos a medição física, mas a potência entregue parece ser muito maior do que antes. Trafego na Avenida Goiás em SCS, na reta existente em frente à fábrica da GM, a 60 Km/ h em 5ª marcha, com 600 rpm. Se piso no acelerador a resposta é vertiginosa, sem hesitação e/ ou trancos;
6) Tive problemas de arrefecimento do Motor, tendo descoberto que a causa vinha da Bomba D'água, que era nova e da marca UBRA (comprada durante o projeto). O carro começou a apresentar perda de líquido pelo ladrão da Bomba. A análise mostrou que ela vibrava e apresentava ruídos anormais. Substituímos por uma Indisa, e o resultado por ora está OK. Interessante que o sistema passou a modular a temperatura do Motor de modo visual, o que não acontecia com a Bomba anterior. Agora quando o Motor alcança a temperatura correta, o Ponteiro do Painel está na metade da Escala. Então as ventoinhas elétricas são acionadas e o Ponteiro desce para o início da faixa verde. Quando as ventoinhas desligam o Ponteiro sobe gradativamente novamente. Eu não via isso com a Bomba anterior (parava no meio da escala, e só subia);
7) Os Bicos - segundo os omegueiros o ponto fraco da Injeção do Omega está nos Bicos que tem corpo composto de Aço e Plástico. Comprei os Bicos alterantivos de Astra que não funcionaram (a vazão é para carro Flex, e não casa com os parâmetros da Injeção). Experimentei os originais da Bosch, cuja fabricação encerrou em 2005 (era o mesmo Bico usado pelo Uno 1.5 R). Não funcionou também, sendo que os Bicos apresentavam enorme variação entre eles. Veio até bico recondicionado vendido como novo, por Vendedores espertos. Por fim, comprei importados e novos, desses que ninguém sabe a marca. Foram os melhores, inclusive permitindo uniformidade de vazão entre eles e giro na Flauta, com a manutenção de pressão - os da Bosch ficavam travados. Ligo o carro uma vez por semana apenas, e sempre certifico que não haja vazamento nos Bicos. Por ora está perfeito;
mantive o carro c/ Rodas de 7" com Pneus 225/60R15 na traseira e 6" c/ Penus 205/60R15 na dianteira. As raspagens só foram eliminadas com a substituição das Molas Dianteiras pelas do Automático 89-92 (Mola 242 ao invés da 085). A frente ficou um pouco erguida, mas deve ceder naturalmente combinado com a mexida que faremos no Eixo Traseiro (vamos ver uma Mola mais reforçada, tipo para GNV, por exemplo).
Bem, como o aperfeiçoamento é contínuo, vamos dar seguimento à melhoria do conjunto. Eu havia adquirido conforme informado anteriormente um Eixo Traseiro Dana 44 zero Km (Dana Fever), que veio sem os Braços de Suspensão e estava guardado a pelo menos 3 anos. Acabei trocando esse 44 por um 30 completo, que pretendo modificar incorporando Freios a Disco (tenho todas as peças em mãos, apenas aguardando a chegada do Eixo - vem de um SS de Goiás, que no momento aguarda a instalação do 44). Uma vez o conjunto esteja pronto faremos uma troca rápida e definitiva do Eixo atual (Braseixos).
Então colocaremos o carro no dinamômetro para aferir a real potência do conjunto.
O colega pode perguntar: valeu apena?
A minha resposta é: gastei bastante dinheiro, mais do que seria razoável pensar no início do projeto. Como levou muito tempo, os valores ficam diluídos o que te dá a impressão de ser razoável. Arrisco que poderia ter economizado uns 40% se soubesse de algumas coisas, que quase ninguém te ensina. Qualquer consulta com "Preparadores" resulta em informações não conclusivas. A pesquisa nos foruns são mais produtivas, embora existam muitos que postam informações que ouviram falar, e não testam na prática. Cheguei, por exemplo, a adquirir o tal do livro Black Book do Motor 250. Vem com informações interessantes e outras erradas, como Comando X Marcha-lenta. Cita também a existência de um Cabeçote do Motor 4.1 do Omerga, mas traz zero detalhes importantes. Todavia, há exceções. Gostaria de citar o colega Marcos Adriano, com informações precisas sobre adaptação de Câmbio (o fotolog que ele nos forneceu foi fundamental para o que fizemos nesse meu projeto), o Santili (sim o dos Coletores) que me atendeu pessoalmente e me orientou de forma imediata e objetiva na fabricação de um Coletor para o Cabeçote do Omega sem interferir no corpo do Hidro vácuo o Opala - serviço rápido e de primeira, sendo que mandei a Flauta e recebi 1 semana depois o0 Coletor com a Flauta montada, a um preço justo, e o pessoal da General Escapamentos (os caras me retornaram ligação telefônica em uma 6ª feira, 18:30 hs), que além de fornecerem um 6X2 dimensionado, dimensionaram fabricaram e entregaram uma Junta de Cabeçote em Aço e com mais de 3 mm de espessura, inclusive com LPU (Lição de Ponto Único) para reduzir a compressão do Motor, também por um preço justo - eu havia adquirido Pistões Cabeçudos do Motor 250-S a álcool, mas queira usar Gasolina.
Bem, é isso. Se eu tiver mais algum aprendizado desse projeto, volto para compartilhar
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