Feliz Ano Novo a todos(as).
Este tópico foi aberto a quase 6 anos, tendo provocado interação com muitos colegas que também "quebravam a cabeça" com projetos que iam ou não na mesma direção.
Esta passada é apenas para compartilhar os resultados através de alguns tópicos após 3.000 km:
1) Os Bicos importados (provavelmente xing-ling) de código equivalente ao do Omega 4.1 estão perfeitos não tendo apresentado vazamento entre as partes do corpo (plástico e aço), apesar do carro chegar a ficar por mais de 1 mês sem ignição;
2) A Injeção funciona perfeitamente em qualquer situação, inclusive com o carro pegando na primeira ignição depois de muito tempo parado. Honestamente eu não sei dos modelos programáveis, mas essa (Bosch Motronic) entrega exatamente o que eu queria;
3) Não existe um Chip milagroso que faça essa Injeção trabalhar com Etanol. Quando precisei literalmente quebrei a cara e fiquei na mão, mesmo tendo consultado empresas de preparação de Motor. Ela foi concebida para Gasolina e não há ninguém que tenha conseguido mudar isso de uma forma robusta. Tive que retornar à Gasolina trocando a Junta do Cabeçote por uma dimensionada de Aço;
4) O Comando Skandarian 268 também se mostra bastante equilibrado para o projeto. O Motor tem marcha-lenta sim senhor e entrega torque no momento que voce necessita. Se há um arrependimento seria a utilização de Tuchos Mecânicos, que deixou o Motor extremamente barulhento (minha opinião). Às vezes eu tenho saudades da gemida do 4.1 original que fazia 4,5 Km/l contra 10,5 na configuração atual;
5) Os Freios à Disco com Pinças do Marea (pois é) se mostram adequados, inclusive frente à necessidade de freadas bruscas;
6) A Caixa de Câmbio SL2205B se mostra exatamente como tudo mo que falam dela. Todos os Opala 6cc deveriam usar esse Câmbio;
7) O Cardã original (interiço) também se mostra adequado para o conjunto trabalhando bem com o Diferencial Braseixos 3:07 original (voltei com ele pois o Dana 30 roncava e ninguém conseguiu acertar conjunto Coroa, Pinhão e Planetárias novas; os Calços para esse modelo não são encontrados e oficinas, principalmente de Caminhões, queriam ficar com o carro para trabalhar... nem F...);
Conjunto Polia & Roda Fônica: era uma grande preocupação, pois mantive a Polia original de 1974 com um aplique central e Coroa Dentada adaptados (explicação no tópico). A verdade é que ninguém te mostra o segredo de instalar uma Roda Fônica decente, e a solução que escolhi foi tremendamente criticada por um sujeito aqui do ABC, proprietário de uma famosa loja de peças para Opala. A contribuição desse cidadão foi "se prepara para consertar os danos do rompimento da borracha da Polia". Aprendemos que a mínima variação no Posicionamento da Roda Fônica provoca manifestação imediata da Injeção através do LED. Até o momento o prognóstico daquele "doutor" em Opala não se confirmou. Quanto às Polias o certo seria mesmo colocar uma específica para Roda Fônica, mas infelizmente não cabe. Jamais iria deformar a Travessa dianteira como alguns fizeram, ou comprar uma Polia nova do modelo original;
9) O Motor entrega um torque muito bom, mesmo em baixa rotação. É possível andar a 60 km/h em 5ª marcha com 800 rpm. Na estrada em linha reta são 1400 rpm a 100 Km/h. Isso me satisfaz plenamente;
10) O sistema selado do Arrefecimento do Motor se mostra confiável, uma vez conseguimos recalibrar a válvula da Tampa do Vaso de Expansão (vide o tópico);
11) A pergunta mais importante: valeu apena gastar todo esse $$?
RESPOSTA: Se for pensar no "custo" em si, e no que voce poderia ter feito, por exemplo, comprar um carro bacana, talvez não tenha valido. Todavia, se formos considerar "valor", com certeza valeu. Ocorre que se eu soubesse o que eu aprendi durante os primeiros 3 anos de projeto, com certeza teria gasto a metade do $ dentro de um menor espaço de tempo.
Bem, encerro o tópico clasificando o projeto como bem sucedido.
Ontem à(s) 18:00:26 por DiogoGarbin
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Ontem à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Ontem à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Ontem à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Sáb 23 Nov - 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Sáb 23 Nov - 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Sáb 23 Nov - 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc