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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 7 Nov - 20:00:26

    GersonJP escreveu:Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?



    é


    pelo jeito to vendo q fiz vc ler o topico todo e nao foi o alexandre q comentou sobre isso


    kkkkkkkkkkk

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    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 8 Nov - 7:03:59

    GersonJP escreveu:Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?

    Caros,
    acredito que eu consiga responder.
    Encaixa perfeitamente, com a vantagem desse bico ter um corpo inteiriço ao contrário do do Omega que apresenta vazamento na junção de Plástico com o Metal, quando fora de uso por um grande espaço de tempo.

    Todavia, a vazão entre eles é diferente - a do Astra é maior -, provavelmente devido ao uso de Alcool. Eu não encontrei alguém que pudesse dizer o efeito disso. Foruns de Omegueiros garantem que esse é a solução de ouro para esse problema com os Bico original.
    Eu até havia instalado esse Bico (do Astra) e ele encaixa perfeitamente entre a Flauta e o Coletor.
    Ocorre que o meu carro estava com vários bugs (apanhei muito com o Sensor de Fase) conforme explicado no tópico, e acabei por substituir esse Bico do Astra pelo importado do Omega para eliminar variáveis (aplicando Taguchi, ou seja, a teoria dos experimentos). O problema não era o Bico.
    Na duvida eu deixei o importado e guardei os do Astra. Como uso o carro ao menos uma vez por semana, ainda não tive problemas de vazamento na junção do corpo do Bico.

    Abraço.
    GersonJP
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    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por GersonJP Dom 8 Nov - 10:39:23

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    GersonJP escreveu:Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?

    Caros,
    acredito que eu consiga responder.
    Encaixa perfeitamente, com a vantagem desse bico ter um corpo inteiriço ao contrário do do Omega que apresenta vazamento na junção de Plástico com o Metal, quando fora de uso por um grande espaço de tempo.

    Todavia, a vazão entre eles é diferente - a do Astra é maior -, provavelmente devido ao uso de Alcool. Eu não encontrei alguém que pudesse dizer o efeito disso. Foruns de Omegueiros garantem que esse é a solução de ouro para esse problema com os Bico original.
    Eu até havia instalado esse Bico (do Astra) e ele encaixa perfeitamente entre a Flauta e o Coletor.
    Ocorre que o meu carro estava com vários bugs (apanhei muito com o Sensor de Fase) conforme explicado no tópico, e acabei por substituir esse Bico do Astra pelo importado do Omega para eliminar variáveis (aplicando Taguchi, ou seja, a teoria dos experimentos). O problema não era o Bico.
    Na duvida eu deixei o importado e guardei os do Astra. Como uso o carro ao menos uma vez por semana, ainda não tive problemas de vazamento na junção do corpo do Bico.

    Abraço.

    Obrigado por responder Alexandre. O fato é que como estou usando injeção programável, seria até melhor ter uma vazão um pouco maior que o original, até para dar margem para utilização do bico em %. Meu medo era construir um coletor artesanal e na hora H precisar descolar os bicos do omega, que sçao chatinhos de se achar, ou ter de comprar importados. Agora o próximo passo é encontrar alguém que faça o projeto do coletor usando o original do ômega travestido para caber no espaço que tenho no Puma. só falta isso para continuar meu projeto.
    Obrigado pelas dicas, e novamente parabéns pelo projeto.
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    Mensagem por GersonJP Dom 8 Nov - 10:40:47

    GersonJP escreveu:Marcos, parabéns pelo projeto.
    Tenho uma dúvida, os bicos de astra flex encaixam normalmente nas buchas do coletor original do ômega?

    Os meus parabéns aqui deveria ter sido para o Alexandre, eu que me equivoquei, kkkkkk. Mas ao Marcos também, pelo tópico de troca de comando.

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 9 Nov - 13:15:15

    Segue mais algumas informações para os colegas sobre o aprendizado que eu obtive com os Bicos de Injeção do Ômega 4.1.

    A peça original era Bosch de código 0280150975, especificada para os modelos ômega, Suprema e Silverado com Motor 4.1 à gasolina, além do Fiat Uno Turbo 1.5.
    Acontece que a fabricação desse item foi descontinuada em 2005. Então é muito difícil de se encontrar nova, e quando encontra tem preço demasiado alto. Encontrei algumas à venda no ML, de diversos vendedores, e não deu certo. Havia diferença de vazão entre os 8 Bicos que consegui, indícios de reciclagem inclusive diferenças entre as Guarnições de vedação, além de vazamento do combustível no Corpo de pelo menos 3.

    Segue então a foto dessa peça - corpo preto e head marrom claro

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 20201110
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 9 Nov - 13:26:12

    Conforme contado anteriormente os proprietários de Ômega 4.1 reportam que o Bico original catálogo Bosch de número 0280150975 costuma apresentar vazamento de combustível pelo Corpo, na junção entre a parte metálica e o head que é de plástico. As causas prováveis estão atribuídas ao resecamento do plástico provocado pela presença de Álcool no combustível, lembrando que a GM nunca fabricou um Ômega 4.1 a Alcool ou Flex, combinado com um período mais longo de inatividade do carro, o que não é incomum em se tratando de carros antigos.

    A solução de ouro encontrada é a utilização da peça de código 0280155821, que era utilizada no Motor do Astra 2.0 Flex, e que monta perfeitamente no conjunto Flauta & Coletor do Ômega e Silverado 4.1. Essa peça tem o Corpo em peça única, conforme pode ser visto nas fotos:

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    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 20201114

    A substituição da peça original é eficaz, conforme informações de Omegueiros. Todavia elas tem diferença de vazão entre elas (a do Astra tem maior vazão), e eu não encontrei alguém que me informasse sobre algum tipo de prejuízo ou benefício que essa condição traria para o desempenho efetivo do carro.
    O que posso assegurar é que funciona.


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Seg 9 Nov - 13:49:49, editado 1 vez(es)

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 9 Nov - 13:47:42

    Outra alternativa é o Bico importado, aquele que ninguém diz quem fabrica mas é novo, provavelmente Chinês.
    Esse tem o mesmo número do catálogo Bosch.
    Hoje o carro roda com esse Bico, e mantenho os do Astra para uma situação de emergência.
    Esse Bico tem um custo baixo em relação ao original, e após quase um ano instalado não apresentou algum tipo de falha e/ ou  vazamento até o momento.
    A montagem no conjunto Flauta & Coletor é perfeita, permitindo inclusive que o Bico gire no eixo dele mas assegurando a pressão e ausência de vazamento.

    O corpo apresenta forma e dimensões idênticos ao original da Bosch, além do mesmo catálogo 0280150975.

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 20201115
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    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 20201117

    Nota: no ML há vários vendedores oferecendo essa peça com grande variação de preço entre eles. Eu coloquei a questão preço em segundo plano e foquei no feedback de compradores, e acabei comprando uma peça de custo intermediário que até o momento corresponde à avaliação dos compradores que se manifestaram.

    Essa é a solução que eu recomendo.
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    Mensagem por GersonJP Seg 9 Nov - 22:40:42

    Nossa Alexandre, obrigado por compartilhar mais informações ainda conosco.
    O bico de astra que eu estava pensando em usar era esse aqui:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 Bicoastra
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    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por GersonJP Seg 9 Nov - 22:43:54

    Como estou usando injeção programável não teria problema com a vazão.
    Gostaria muito de utilizar esse coletor da santilli, mas ele não casou com o coletor de escapamento original do ômega, então ainda não arrumei uma solução. Tenho o par de coletores de admissão do ômega, estou pensando em fazer algum bem bolado artesanal para conseguir colocar por ali. Vou precisar de um serviço de corte e solda........em aluminio. É froids.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Ter 10 Nov - 6:51:18

    GersonJP escreveu:Como estou usando injeção programável não teria problema com a vazão.
    Gostaria muito de utilizar esse coletor da santilli, mas ele não casou com o coletor de escapamento original do ômega, então ainda não arrumei uma solução. Tenho o par de coletores de admissão do ômega, estou pensando em fazer algum bem bolado artesanal para conseguir colocar por ali. Vou precisar de um serviço de corte e solda........em aluminio. É froids.

    Grande Gerson,
    1) Usei o Cabeçote original do Ômega 4.1;
    2) O Coletor do Escapamento é 6x2, item de serie fabricado pela General para esse tipo de solução - Escapamento para Opala mas com Flange de Ômega;
    3) O Coletor de Admissão original do Ômega não pôde ser usado pois interferia com o Corpo do Hidro vácuo de Freio;
    4) Um colega Opaleiro sugeriu e me forneceu o celular do Santili que me atendeu prontamente - uma vez eu expliquei o que estava acontecendo ele informou conhecer o problema e recomendou que eu enviasse a Flauta, Bicos e TBI para ele, visando construir um Coletor específico. E assim foi feito e deu certo, tendo recebido o conjunto OK no período de uma semana. Ele só deixou de posicionar a Tomada de Vácuo o que fizemos na oficina após o posicionamento do conjunto no Motor de forma a driblar outras possíveis interferências.

    Ele Santili tem uma linha standard, mas assim como a General se propõe a customizar a sua necessidade. O preço desse Coletor não foi um absurdo, sendo inclusive menor do que as peças que são vendidas no MercadoLivre como sendo da marca.

    Quanto aos Bicos voce tem razão, pois a Injeção Programável é muito mais versátil do que a do Ômega que é "burra", ou seja, voce não consegue alterar os parâmetros da alimentação o que acaba por requerer a aplicação de bico específico para ser eficiente.
    abc
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 13 Ago - 13:44:55

    Pessoal, finalmente chegou o momento do "batismo de fogo" depois de rodar quase 2000 km dentro da cidade, que certificou que o carro estava confiável.
    Então fiz um bate-e-volta até a cidade de Porto feliz-SP no penúltimo Domingo e tudo correu muito bem.
    Enchi o Tanque até a Tampa com Gasolina comum no Posto que costumo abastecer perto de casa, tendo completado exatamente da mesma forma (até a Tampa) ao retornar.
    Para atravessar São Paulo andei a 50 Km/ h na Bandeirantes, 90 Km/ h na Marginal Pinheiros e na Castelo de 90 à 120 Km/h, conforme o permitido. No retorno foi mais ou menos a mesma coisa, com exceção da saída do final da Castelo que é sempre complicado (lento) no Domingo à tarde.

    O Consumo ficou em 9,56 Km/ l o que atendeu plenamente a minha expectativa (esperava algo entre 8 e 8,5).
    O carro mostrou força e ótimo desempenho, alcançando 120 Km/h a 2000 rpm e com muito acelerador para andar mais rápido.

    Outra grata surpresa foi o Radiador que mostrou dar conta do recado na refrigeração da água sem necessidade de funcionamento das Ventoinhas Elétricas, quando em velocidade de cruzeiro na estrada.
    Agora sim posso dizer que o Projeto realmente ficou bom.

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    Mensagem por Diplo87 Sex 13 Ago - 18:09:07

    Show de bola, parabéns Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 122938

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    Mensagem por GersonJP Ter 5 Out - 18:34:42

    É isso aí Meu garoto, parabéns, o consumo ficou bem próximo do meu, tendo em vista o peso maior, acho que ficou muito bom, meus parabéns.
    Comecei meu projeto agora, acabei de encostar o carro na UTI, vou subir um tópico com as informações e o andamento, toda sugestão será bem vinda, e as dúvidas que todos poderem tirar também, conto com sua visita lá Alexandre.

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 7 Out - 8:29:06

    GersonJP escreveu:É isso aí Meu garoto, parabéns, o consumo ficou bem próximo do meu, tendo em vista o peso maior, acho que ficou muito bom, meus parabéns.
    Comecei meu projeto agora, acabei de encostar o carro na UTI, vou subir um tópico com as informações e o andamento, toda sugestão será bem vinda, e as dúvidas que todos poderem tirar também, conto com sua visita lá Alexandre.

    Olá Gerson,
    excelente. Será um prazer acompanhar o seu Projeto, que certamente me trará novo aprendizado.
    Mas alerto que será preciso bastante paciência e cuidado, principalmente com "respostas fáceis".
    O originalidade requer muita pesquisa, já adaptação cautela...

    Nem tudo é o que parece.

    Publique o link do tópico do seu carro para que eu possa colocar no radar.

    Obrigado e sucesso
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    Mensagem por BenKenobi Qui 7 Out - 9:57:12

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:Pessoal, finalmente chegou o momento do "batismo de fogo" depois de rodar quase 2000 km dentro da cidade, que certificou que o carro estava confiável.
    Então fiz um bate-e-volta até a cidade de Porto feliz-SP no penúltimo Domingo e tudo correu muito bem.
    Enchi o Tanque até a Tampa com Gasolina comum no Posto que costumo abastecer perto de casa, tendo completado exatamente da mesma forma (até a Tampa) ao retornar.
    Para atravessar São Paulo andei a 50 Km/ h na Bandeirantes, 90 Km/ h na Marginal Pinheiros e na Castelo de 90 à 120 Km/h, conforme o permitido. No retorno foi mais ou menos a mesma coisa, com exceção da saída do final da Castelo que é sempre complicado (lento) no Domingo à tarde.

    O Consumo ficou em 9,56 Km/ l o que atendeu plenamente a minha expectativa (esperava algo entre 8 e 8,5).
    O carro mostrou força e ótimo desempenho, alcançando 120 Km/h a 2000 rpm e com muito acelerador para andar mais rápido.

    Outra grata surpresa foi o Radiador que mostrou dar conta do recado na refrigeração da água sem necessidade de funcionamento das Ventoinhas Elétricas, quando em velocidade de cruzeiro na estrada.
    Agora sim posso dizer que o Projeto realmente ficou bom.

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 20210811
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 20210810



    Parabens Alexandre, e que saga ein! No final da pra ver que uma bancada de engenheiros realmente faz o que sao pagos para hahaha. É legal ver que a injeção é adaptativa aos mais diversos cenarios quando está com os parametros originais de fabrica.

    Muito legal seu projeto! E que resultado de consumo ein? Considerando o motor e aerodinamica do opala de uma caixa de leite com rodas, muito bom!

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    Mensagem por Rubão6cc Qui 7 Out - 10:42:33

    Bacana demais Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 5 122938


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    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 7 Out - 11:26:34

    BenKenobi escreveu:
    Parabens Alexandre, e que saga ein! No final da pra ver que uma bancada de engenheiros realmente faz o que sao pagos para hahaha. É legal ver que a injeção é adaptativa aos mais diversos cenarios quando está com os parametros originais de fabrica.

    Muito legal seu projeto! E que resultado de consumo ein? Considerando o motor e aerodinamica do opala de uma caixa de leite com rodas, muito bom!

    Grande BenKobi, que a força esteja convosco.

    Sim para os Engenheiros de Produto, que são fundamentais para o desenvolvimento de um bom produto. Eu estive trabalhando nos últimos anos junto ao Laboratório de Emissões da CAOA e pude assistir de perto aos processos de homologação de alguns modelos, onde pude conhecer até que uma Roda com Aro 17" pode aumentar a eficiência final de um Carro em relação à Roda com Aro" 18, fora as questões de peso e aerodinâmica. Além disso a marca do Pneu também afeta, por incrível que pareça.

    Sim, o Sistema dessa Injeção mesmo sendo "burra" como o ficou conhecida no meio mecânico, mostra um gerenciamento adequado nas mais diversas situações. Frente ao acionamento da ignição o Motor funciona de forma instantânea, com ela modulando a rotação como faz um Afogador Automático.
    Eu acabei tendo um problema no Pé esquerdo (acidente doméstico com trinca em um dos Metatarsos) e estou a quase 2 meses sem poder dirigir carro Mecânico. Então aproveitei para mandar cromear o Parachoque Traseiro (última peça a ser restaurada) e aciono o Motor ao menos uma vez por semana. Bateu na chave ele pega sem reclamar, como se tivesse andado na véspera. Já deixei 15 dias sem ligar e o efeito é o mesmo. Desligo o Polo negativo da Bateria e não tenho problemas com ela ou com a Injeção, pois ela não perde parâmetros.

    Quanto ao consumo baixo acredito que além do gerenciamento da Injeção, há a pressurização da Linha de Combustível. Eu não lembro da capacidade da Bomba que eu instalei, mas era uma das mais potentes (não era a do Omega). Uma vez pressurizado o Sistema a Injeção libera a quantidade necessária para cada regime, sendo que o volume não utilizado retorna ao Tanque pela linha de retorno - aliás usei a linha original como retorno e construí uma nova alimentar o Coletor. Como explicado no tópico, até os Bicos tem a mesmas especificação dos do Omega, logo estão casados com o Módulo. Apenas o Comando não é o do Omega, o que talvez gere alguma instabilidade que não se percebe de forma sensitiva.
    Acho que é isso.
    Algumas coisas deram dor de cabeça como explicado no tópico, e outras sairam na primeira, como a Bomba de Combustível.

    Obrigado e abraço.
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    Mensagem por carlos felipe Sáb 9 Out - 8:56:23

    Bom dia, prezado Alexandre parabéns pelo sucesso no projeto. Fiquei com uma certa curiosidade com relação ao ar condicionado e comando de válvulas. Você está utilizando o Isky 525-A correto?  Com RPM Range de 2,000-6,000 como ficou a lenta desse carro com o compressor ligado?

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 11 Out - 8:00:15

    carlos felipe escreveu:Bom dia, prezado Alexandre parabéns pelo sucesso no projeto. Fiquei com uma certa curiosidade com relação ao ar condicionado e comando de válvulas. Você está utilizando o Isky 525-A correto?  Com RPM Range de 2,000-6,000 como ficou a lenta desse carro com o compressor ligado?

    Bom dia Carlos,
    Sim, estou usando o 268 525-A que não chega a embaralhar a marcha-lenta, que permanece ao redor de 600 rpm após o Motor aquecido, ou seja, é o parâmetro do Motor original.

    O Compressor que instalei é grande/ c/ 7 Pistões, o que exige bastante do Motor.
    Ao ligar o AC há um ameaço de redução de rpm prontamente corrigido pela Injeção, mas sem subida significativa de giro.
    A Injeção responde prontamente a cada situação (liga ou desliga o AC), sem maiores variações.
    Com o carro andando não há diferenças para o AC ligado ou desligado.

    Vou postar um vídeo.

    Att


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Seg 11 Out - 16:49:27, editado 1 vez(es)

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    Mensagem por nalin Seg 11 Out - 9:21:50

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    carlos felipe escreveu:Bom dia, prezado Alexandre parabéns pelo sucesso no projeto. Fiquei com uma certa curiosidade com relação ao ar condicionado e comando de válvulas. Você está utilizando o Isky 525-A correto?  Com RPM Range de 2,000-6,000 como ficou a lenta desse carro com o compressor ligado?

    Bom dia Carlos,
    Sim, estou usando o 268 525-A que não chega a embaralhar a marcha-lenta, que que permanece ao redor de 600 rpm após o Motor aquecido, ou seja, é o parâmetro do Motor original.

    O Compressor que instalei é grande/ c/ 7 Pistões, o que exige bastante do Motor.
    Ao ligar o AC há um ameaço de redução de rpm prontamente corrigido pela Injeção, mas sem subida significativa de giro.
    A Injeção responde prontamente a cada situação (liga ou desliga o AC), sem maiores variações.
    Com o carro andando não há diferenças para o AC ligado ou desligado.

    Vou postar um vídeo.

    Att


    Amigo, posta vídeo sim, maravilhoso projeto, parabéns!

    e se puder (e não tiver detalhado em outro tópico), tenho interesse em detalhes sobre seu kit de ar condicionado, bem como o uso do radiador/condensador nesse local do cofre, o porquê não 'no local convencional', e se teve alguma vantagem/desvantagem com ele ali...

    agradeço desde já,

    abs
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 14 Out - 8:19:04

    nalin escreveu: e se puder (e não tiver detalhado em outro tópico), tenho interesse em detalhes sobre seu kit de ar condicionado, bem como o uso do radiador/condensador nesse local do cofre, o porquê não 'no local convencional', e se teve alguma vantagem/desvantagem com ele ali...

    agradeço desde já,

    abs

    Vamos lá:

    1) Ar Condicionado - eu queria que tivesse a Caixa Evaporadora antiga, ou seja, aquela grande da Eaton. Consegui comprar aqui mesmo de um colega do forum, que é de Curitiba, que tinha uma antiga e em péssimo estado, mas que estava completa a menos dos Suportes. Quando eu a recebi vi que na realidade era uma de Dodge Charger mas que dá montagem perfeita no Opala. Na minha opinião ficou até melhor pois o Motor da Ventuinha ficou escondido atrás do corpo da Caixa (a original do Opala deixava o Motor visível).
    Interessante que o Painel frontal dela veio com 3 Janelas (formato para Opala) dos difusores de ar cromadas (acabamento de Dodge) e não 4 como nas Caixas para Dodge. Mandei certificar o Módulo da Serpentina em uma Loja de AC e restaurei a Caixa - limpeza, pintura, correção do que estava trincado (Caixa de Fibra/ Resina) e pintura dos Difusores em Preto. Comprei adesivos novos na Old Garage com o C H E V R O L E T, e ficou idêntica à original;

    2) Os Suportes eu comprei de um Gaucho que é fanático por essas Caixas da Eaton e fabrica os Suportes idênticos aos originais, com qualidade impar;

    3) Os demais componentes eu comprei de um cara de Blumenau que vendia kits de AC para Opala. Expliquei o que pretendia fazer e ele me forneceu o kit sem a Caixa Evaporadora, mas com tudo o mais para o meu carro. Ele me deu um bom desconto pela ausência da Caixa e ao final da negociação me ofereceu um Compressor de 7 Pistões ao invés de 5, por um preço legal. Então eu comprei e não tive muita dificuldade de montagem. O carro só foi para uma oficina de AC no momento de certificar que não havia vazamentos e fazer o carregamento do Gás;

    4) Ao receber o kit vi que praticamente tudo era da royce, uma empresa referência e que tem sede na minha cidade. Após ter Injetado o carro tive que adaptar o Condensador e acabei o comprando o que foi preciso diretamente deles (Royce): https://www.royce.com.br/site/

    5) A relocação do Condensador da parte frontal para a Saia interna foi preciso por causa da Roda Fônica da Injeção. A montagem da Roda exigiu o deslocamento do Radiador para a frente, então foi preciso retirar o Condensador de lá. Pensei em uma série de locais para o Condensador mas só encontrei na Saia interna, por isso levei a Bateria para o Porta-Malas. Eu achava que haveria de funcionar, uma vez que as Fiorino com Carroceria refrigerada tem o Condensador no assoalho da Carroceria, voltado para baixo, e funciona. Então adaptei o Condensador do kit ali na Saia. A Ventuinha, que parece ter sido fabricada para esse Condensador, veio do Radiador dos Carros da Autolatina (Escort II e VW Logus). Muito eficiente e silenciosa, dá conta do recado.
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    Mensagem por Joey Ramone Dom 17 Out - 10:00:35

    Muito bacana Alexandre! Bom saber que o carro ficou confiável, e com um consumo muito bom.

    Já estava com o motor montado pra ir pro carro, e resolvi abortar o processo e mudar o rumo: Vou seguir seus passos e montar a injeção original do Ômega. Como meu bloco já é de Ômega vai facilitar bastante. Encontrei um cabeçote a venda e fechei um pacote a um preço bem razoável junto do módulo de injeção, chicote, todos os sensores e a flauta.

    Agora é só ter paciência e ir resolvendo os probleminhas que surgirem. Mais uma vez parabéns pelo seu projeto!

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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 17 Out - 10:18:00

    Joey Ramone escreveu:Muito bacana Alexandre! Bom saber que o carro ficou confiável, e com um consumo muito bom.

    Já estava com o motor montado pra ir pro carro, e resolvi abortar o processo e mudar o rumo: Vou seguir seus passos e montar a injeção original do Ômega. Como meu bloco já é de Ômega vai facilitar bastante. Encontrei um cabeçote a venda e fechei um pacote a um preço bem razoável junto do módulo de injeção, chicote, todos os sensores e a flauta.

    Agora é só ter paciência e ir resolvendo os probleminhas que surgirem. Mais uma vez parabéns pelo seu projeto!

    Grande Ramone,
    boa decisão a sua, pois o resultado é sim surpreendente.
    Atenção para o Sensor de Fase, que foi o que mais dor de cabeça me deu.
    Se for usar o Comando do Omega, o tal do 666, voce não terá problema pois o Sensor é acionado pelo próprio comando (existe um Calo no Comando que conversa com o Sensor através do orifício do Bloco que, no caso do Opala aloja a Bomba de Gasolina original).
    Se for usar Comando do próprio Opala, ou um importado, haverá necessidade de construir um suporte para o Sensor de Fase, conforme explicado neste tópico.

    Se precisar de ajuda, chame.
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    Mensagem por Rubão6cc Dom 17 Out - 10:42:55

    Joey Ramone escreveu:Muito bacana Alexandre! Bom saber que o carro ficou confiável, e com um consumo muito bom.

    Já estava com o motor montado pra ir pro carro, e resolvi abortar o processo e mudar o rumo: Vou seguir seus passos e montar a injeção original do Ômega. Como meu bloco já é de Ômega vai facilitar bastante. Encontrei um cabeçote a venda e fechei um pacote a um preço bem razoável junto do módulo de injeção, chicote, todos os sensores e a flauta.

    Agora é só ter paciência e ir resolvendo os probleminhas que surgirem. Mais uma vez parabéns pelo seu projeto!

    Interessante saber da existência do mix de bloco de Omega montado com cabeçote de Opala...no meu caso montaram bloco de Silverado e cabeçote de Opala. Essa última é mais fácil porque é plug and play a ligação com o câmbio original. Em tempo, comprei aqueles suportes de motor que você indicou, pra resolver aquele problema de encostar no cárter.


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    Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 19:24:52

    ALEXANDRE BEGALLI escreveu:
    Joey Ramone escreveu:Muito bacana Alexandre! Bom saber que o carro ficou confiável, e com um consumo muito bom.

    Já estava com o motor montado pra ir pro carro, e resolvi abortar o processo e mudar o rumo: Vou seguir seus passos e montar a injeção original do Ômega. Como meu bloco já é de Ômega vai facilitar bastante. Encontrei um cabeçote a venda e fechei um pacote a um preço bem razoável junto do módulo de injeção, chicote, todos os sensores e a flauta.

    Agora é só ter paciência e ir resolvendo os probleminhas que surgirem. Mais uma vez parabéns pelo seu projeto!

    Grande Ramone,
    boa decisão a sua, pois o resultado é sim surpreendente.
    Atenção para o Sensor de Fase, que foi o que mais dor de cabeça me deu.
    Se for usar o Comando do Omega, o tal do 666, voce não terá problema pois o Sensor é acionado pelo próprio comando (existe um Calo no Comando que conversa com o Sensor através do orifício do Bloco que, no caso do Opala aloja a Bomba de Gasolina original).
    Se for usar Comando do próprio Opala, ou um importado, haverá necessidade de construir um suporte para o Sensor de Fase, conforme explicado neste tópico.

    Se precisar de ajuda, chame.

    Obrigado pela dica Alexandre. Li todo o seu tópico (várias vezes na verdade), e vi bem seu relato com o sensor de fase. Pretendo montar com o comando do Omega e usar o sensor de fase original, como o bloco é de Omega acredito ser tranquilo. Veremos na prática quando montarmos.

    Outro ponto importante que já me serviu foi seu relato em relação aos bicos injetores, mandei limpar e testar os bicos que vieram e todos os 6 estão com vazamentos consideráveis. Se não encontrar nada por aqui vou recorrer aos mesmos que você comprou.

    Bom saber que posso contar com sua ajuda, se precisar lhe procuro. Desde já meu muito obrigado !
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    Mensagem por Joey Ramone Qua 20 Out - 19:28:05

    Rubão6cc escreveu:
    Joey Ramone escreveu:Muito bacana Alexandre! Bom saber que o carro ficou confiável, e com um consumo muito bom.

    Já estava com o motor montado pra ir pro carro, e resolvi abortar o processo e mudar o rumo: Vou seguir seus passos e montar a injeção original do Ômega. Como meu bloco já é de Ômega vai facilitar bastante. Encontrei um cabeçote a venda e fechei um pacote a um preço bem razoável junto do módulo de injeção, chicote, todos os sensores e a flauta.

    Agora é só ter paciência e ir resolvendo os probleminhas que surgirem. Mais uma vez parabéns pelo seu projeto!

    Interessante saber da existência do mix de bloco de Omega montado com cabeçote de Opala...no meu caso montaram bloco de Silverado e cabeçote de Opala. Essa última é mais fácil porque é plug and play a ligação com o câmbio original. Em tempo, comprei aqueles suportes de motor que você indicou, pra resolver aquele problema de encostar no cárter.

    São compatíveis Rubens, acredito que as diferenças do bloco do Omega e Silverado fiquem por conta do encaixe da capa seca e a posição da vareta do óleo, que é na frente no Omega. Quando comprei meu Opala o vendedor disse ser bloco de Silverado, só depois que me dei conta que era do Omega. Não tinha conhecimento das diferenças na época.

    Legal saber que comprou os suportes, encaixaram perfeitamente no meu carro.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 23 Out - 7:10:17

    [quote="Joey Ramone"][quote="ALEXANDRE BEGALLI"]

    Grande Ramone,
    Sim, o Bloco do Omega tem o alojamento do Sensor de Fase no mesmo local em que o do Opala tem a Bomba mecânica de Combustível. Todavia esse local não é idêntico para os 2 Blocos.
    Se voce vai usar o Bloco do Omega a melhor opção é mesmo o Comando + Sensor de Fase do Omega. Aí vai ficar perfeito.

    Atenção apenas para peças usadas desse Motor, pois parece que há maior disponibilidade das da Silverado, que tinha o mesmo Bloco e Sistema de Injeção do Omega 4.1, mas com Comando e parâmetros do Modulo muito diferentes.
    Então, esse Motor da Silverado, entregava mais torque e menos aceleração, pois o objetivo era força.

    Cheguei até a comprar um 666 durante os problemas vivenciados na época, como descrito no tópico, mas acabei ficando com o Iski mesmo ao ter conseguido acertar o Sensor de Fase.
    Se não tivesse conseguido estaria com o do Omega e muito provável com quase o mesmo desempenho e eficiência (o Comando do Omega seria um 266).

    Acompanhando o desenrolar do seu Projeto.

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    Mensagem por GersonJP Ter 9 Nov - 10:03:30

    Fala aí Alexandre, tudo blz? cara, uma dúvida. Você trocou a junta por conta da compressão do motor. Tenho umas dúvidas.

    1 Qual a taxa que o seu motor tinha quando estava dando problemas?
    2 Com qual ficou depois da substituição
    3 Que medida de junta você usou?
    4 A medida da junta (1,8mm, 2,3mm, etc) é a medida depois de comprimida?

    Estou para adquirir a junta, mas meu motor vai ficar taxado de mais para gasolina se eu usar uma junta comum, e vou precisar de uma sobre medida. Estou calculando.

    Obrigado.
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 30 Dez - 6:10:27

    GersonJP escreveu:Fala aí Alexandre, tudo blz? cara, uma dúvida. Você trocou a junta por conta da compressão do motor. Tenho umas dúvidas.

    1 Qual a taxa que o seu motor tinha quando estava dando problemas?
    2 Com qual ficou depois da substituição
    3 Que medida de junta você usou?
    4 A medida da junta (1,8mm,  2,3mm, etc) é a medida depois de comprimida?

    Estou para adquirir a junta, mas meu motor vai ficar taxado de mais para gasolina se eu usar uma junta comum, e vou precisar de uma sobre medida. Estou calculando.

    Obrigado.

    Olá Gerson,
    na realidade eu estive muito ausente durante o Projeto, pois trabalhava em Goiás e só vinha para casa no final de semana. O Mecânico fez muita coisa sem me consultar, pois queria tirar o máximo de potência da preparação, o que não era a minha meta. Quando eu percebi o Motor tinha sido preparado para andar com Etanol, o que eu não queria (e ele o Mecânico insistia que o carro andaria mais com Etanol, e que eu poderia voltar para Gasolina incorporando um chip que na realidade não existe - procurei e achei apenas os "chips de potência", que não eram do meu interesse).
    Após vivenciar a serie de bugs e ter a certeza de que muitos itens que eu havia instalado eram para uso de Gasolina (Módulo, Bomba de Combustível, o Tanque original, etc.), eu trabalhei no sentido de mexer no Projeto para usar Gasolina. Então tive ajuda do pessoal da General, que foi o responsável pelo dimensionamento de uma Junta de Cabeçote metálica. Passei as características do Motor (Bloco std do 74, Biela curta, Pistão para Etanol com dome e Cabeçote std do Omega 4.1.
    Recebi uam Junta de aço com 3,1 mm construída com 4 camadas, no linguajar deles.
    Veio até uma Instrução de Processo para fazer a montagem, coisa de 1º mundo mesmo.
    O custo disso foi uma barganha perto de outras peças que comprei para esse Projeto.
    Essa solução foi negociada às 18:00 hs de uma 6ª feira, quando eles retornaram a uma consulta que havia feito mais cedo.
    Daí o reconhecimento que eu fiz no artigo para esse pessoal.

    Espero ter ajudado.

    Forte abraço
    ALEXANDRE BEGALLI
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    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 1 Jan - 8:54:38

    Feliz Ano Novo a todos(as).
    Este tópico foi aberto a quase 6 anos, tendo provocado interação com muitos colegas que também "quebravam a cabeça" com projetos que iam ou não na mesma direção.
    Esta passada é apenas para compartilhar os resultados através de alguns tópicos após 3.000 km:

    1) Os Bicos importados (provavelmente xing-ling) de código equivalente ao do Omega 4.1 estão perfeitos não tendo apresentado vazamento entre as partes do corpo (plástico e aço), apesar do carro chegar a ficar por mais de 1 mês sem ignição;
    2) A Injeção funciona perfeitamente em qualquer situação, inclusive com o carro pegando na primeira ignição depois de muito tempo parado. Honestamente eu não sei dos modelos programáveis, mas essa (Bosch Motronic) entrega exatamente o que eu queria;
    3) Não existe um Chip milagroso que faça essa Injeção trabalhar com Etanol. Quando precisei literalmente quebrei a cara e fiquei na mão, mesmo tendo consultado empresas de preparação de Motor. Ela foi concebida para Gasolina e não há ninguém que tenha conseguido mudar isso de uma forma robusta. Tive que retornar à Gasolina trocando a Junta do Cabeçote por uma dimensionada de Aço;
    4) O Comando Skandarian 268 também se mostra bastante equilibrado para o projeto. O Motor tem marcha-lenta sim senhor e entrega torque no momento que voce necessita. Se há um arrependimento seria a utilização de Tuchos Mecânicos, que deixou o Motor extremamente barulhento (minha opinião). Às vezes eu tenho saudades da gemida do 4.1 original que fazia 4,5 Km/l contra 10,5 na configuração atual;
    5) Os Freios à Disco com Pinças do Marea (pois é) se mostram adequados, inclusive frente à necessidade de freadas bruscas;
    6) A Caixa de Câmbio SL2205B se mostra exatamente como tudo mo que falam dela. Todos os Opala 6cc deveriam usar esse Câmbio;
    7) O Cardã original (interiço) também se mostra adequado para o conjunto trabalhando bem com o Diferencial Braseixos 3:07 original (voltei com ele pois o Dana 30 roncava e ninguém conseguiu acertar conjunto Coroa, Pinhão e Planetárias novas; os Calços para esse modelo não são encontrados e oficinas, principalmente de Caminhões, queriam ficar com o carro para trabalhar... nem F...);
    Cool Conjunto Polia & Roda Fônica: era uma grande preocupação, pois mantive a Polia original de 1974 com um aplique central e Coroa Dentada adaptados (explicação no tópico). A verdade é que ninguém te mostra o segredo de instalar uma Roda Fônica decente, e a solução que escolhi foi tremendamente criticada por um sujeito aqui do ABC, proprietário de uma famosa loja de peças para Opala. A contribuição desse cidadão foi "se prepara para consertar os danos do rompimento da borracha da Polia". Aprendemos que a mínima variação no Posicionamento da Roda Fônica provoca manifestação imediata da Injeção através do LED. Até o momento o prognóstico daquele "doutor" em Opala não se confirmou. Quanto às Polias o certo seria mesmo colocar uma específica para Roda Fônica, mas infelizmente não cabe. Jamais iria deformar a Travessa dianteira como alguns fizeram, ou comprar uma Polia nova do modelo original;
    9) O Motor entrega um torque muito bom, mesmo em baixa rotação. É possível andar a 60 km/h em 5ª marcha com 800 rpm. Na estrada em linha reta são 1400 rpm a 100 Km/h. Isso me satisfaz plenamente;
    10) O sistema selado do Arrefecimento do Motor se mostra confiável, uma vez conseguimos recalibrar a válvula da Tampa do Vaso de Expansão (vide o tópico);
    11) A pergunta mais importante: valeu apena gastar todo esse $$?
    RESPOSTA: Se for pensar no "custo" em si, e no que voce poderia ter feito, por exemplo, comprar um carro bacana, talvez não tenha valido. Todavia, se formos considerar "valor", com certeza valeu. Ocorre que se eu soubesse o que eu aprendi durante os primeiros 3 anos de projeto, com certeza teria gasto a metade do $ dentro de um menor espaço de tempo.

    Bem, encerro o tópico clasificando o projeto como bem sucedido.

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    Mensagem por GersonJP Seg 8 Jan - 9:09:14

    É isso aí Alexandre, meus parabéns pela empreitada e valeu pela ajuda e pelo conteúdo. Muito sucesso aí. Abraço

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