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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
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Fervendo na rodovia
Eder Harisson- Opaleiro
- Número de Mensagens : 216
Data de inscrição : 06/09/2008
- Mensagem nº51
Re: Fervendo na rodovia
sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº52
Re: Fervendo na rodovia
Eder Harisson escreveu:sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento
Não, somente tampei a saída do furo ladrão e uso uma tampa lisa.
Mas deixo a água dois dedos abaixo do gargalo para ter espaço para a expansão.
Mas já usei o reservatório do Vectra acoplado.
Completava água somente uma vez por semana.
Antes era todo o dia colocando água.
"Completava" porque encostei ele para mexer em algumas coisinhas.
Só ligo ele e tiro da garagem para manter lubrificado e os pneus não ficarem parados em uma posição só.
Eder Harisson- Opaleiro
- Número de Mensagens : 216
Idade : 29
Localização : Patos de Minas
Modelo do carro : DeLuxo 72 coupe
Comodoro 79 coupe
Comodoro 88 coupe
Comodoro 88 coupe
Cilindros : 4/6/4/4
Data de inscrição : 06/09/2008
- Mensagem nº53
Re: Fervendo na rodovia
a diferença dessa tampa é somente a falta das orelhinhas para facilitar a abertura e fechamento? Eu completo água 3 em 3 meses mais ou menos. Sem reservatório, tampa de 13 libras, praticamente não desce. Uso predominante em viagens longas.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº54
Re: Fervendo na rodovia
Amigos , o Mecanico que testou ontem comigo o carro hoje pela manhã falou que está achando que rebaixo que fizeram no cabeçote está muito ( pois comprei um a gasolina e o Mecanico antigo levou rebaixar ) pois ele achou que o motor está com muita compressão. Ele disse que tem que estar regulado com 16 graus e estava com 0 , ele ajustou para 16 e o carro nem dava partida. Ele ficou de retirar o cabeçote agora à tarde para verificar.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº55
Re: Fervendo na rodovia
Eder Harisson escreveu:a diferença dessa tampa é somente a falta das orelhinhas para facilitar a abertura e fechamento? Eu completo água 3 em 3 meses mais ou menos. Sem reservatório, tampa de 13 libras, praticamente não desce. Uso predominante em viagens longas.
É a tampa normal do opala.
Usava o carro todo dia e o carro ficava no sol.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº56
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Amigos , o Mecanico que testou ontem comigo o carro hoje pela manhã falou que está achando que rebaixo que fizeram no cabeçote está muito ( pois comprei um a gasolina e o Mecanico antigo levou rebaixar ) pois ele achou que o motor está com muita compressão. Ele disse que tem que estar regulado com 16 graus e estava com 0 , ele ajustou para 16 e o carro nem dava partida. Ele ficou de retirar o cabeçote agora à tarde para verificar.
Peça para medir a pressão nos cilindros antes de desmontar.
SE ME LEMBRO...
OPALA GASOLINA: 9 a 11 BAR de pressão.
OPALA ÁLCOOL: 15 a 18 BAR de pressão.
Alguns medidores estão em psi, mas na internet existe a conversão.
Se estiver elevada a compressão pode se usar junta mais grossa, mas se o carro chega (4cc) a 130/140 por hora está ótimo do jeito que está, 145 km/h é a média máxima.
Já ir retirando o cabeçote o mecânico está inventando coisas.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº57
Re: Fervendo na rodovia
Ele fez uma marca próximo das correias e mediu com um aparelho que parece um revólver ( amarelo)
paulo_bomber- Opaleiro
- Número de Mensagens : 179
Localização : ijui RS
Data de inscrição : 30/10/2011
- Mensagem nº58
Re: Fervendo na rodovia
Nao pode ser algum empeno do bloco que faça vazar compressao pro sistema de arrefecimento?
O radiador que vc utilizou por acaso nao é daqueles novos feitos em aluminio? pois alguns nao proporcionam uma boa troca térmica pois usam colmeia de intercooler...
Quanto ao excesso de taxa... acho dificil que seja o problema, pois é muito dificil taxar o motor de opala, o motor gira facil no arranque ?
O radiador que vc utilizou por acaso nao é daqueles novos feitos em aluminio? pois alguns nao proporcionam uma boa troca térmica pois usam colmeia de intercooler...
Quanto ao excesso de taxa... acho dificil que seja o problema, pois é muito dificil taxar o motor de opala, o motor gira facil no arranque ?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº59
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Ele fez uma marca próximo das correias e mediu com um aparelho que parece um revólver ( amarelo)
Esta é a pistola de ponto.
O medidor de compressão do cilindro é uma mangueira presa no lugar da vela com um manômetro preso a outra ponta.
Se desliga a ignição, bateria com carga, pisa-se completamente no acelerador e vira a chave de ignição.
Quando estabilizar a medida no manômetro é a compressão daquele cilindro.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº60
Re: Fervendo na rodovia
O cabeçote foi na retifica , foi retificado o bloco , ele enrosca um pouco na partida. O radiador é novo , pedi para fazer um maior com 3 canaletas.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº61
Re: Fervendo na rodovia
Amigo adpachec vc tem um telefone para contato ?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº62
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Amigo adpachec vc tem um telefone para contato ?
Manda MP.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº63
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:O cabeçote foi na retifica , foi retificado o bloco , ele enrosca um pouco na partida. O radiador é novo , pedi para fazer um maior com 3 canaletas.
Cabeçote e bloco retificado deveriam ter medido a compressão.
bruno silverstar83- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4856
Idade : 28
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012
- Mensagem nº64
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Amigos , o Mecanico que testou ontem comigo o carro hoje pela manhã falou que está achando que rebaixo que fizeram no cabeçote está muito ( pois comprei um a gasolina e o Mecanico antigo levou rebaixar ) pois ele achou que o motor está com muita compressão. Ele disse que tem que estar regulado com 16 graus e estava com 0 , ele ajustou para 16 e o carro nem dava partida. Ele ficou de retirar o cabeçote agora à tarde para verificar.
Se fosse muita compressão você sentiria seu carro "grilar" em alta rotação,ao meu ver não tem nada a ver a taxa de compressão,até porque pra conseguir bastante taxa no motor do opala só com pistão com dome e cabeçote bem baixo,ainda mais usando alcool...
Meu palpite é mistura pobre,isso esquenta muito principalmente e velocidades maiores
_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.
___________________________________________________
Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40
Refazendo o motor do silver...
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº65
Re: Fervendo na rodovia
Amigos para minha surpresa ainda , o carro estava sem a válvula termostatica ( a oficina do ar condicionado) retirou. Pois levei lá para fazer uns ajustes ,achando que era por causa do ar que estava esquentando
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº66
Re: Fervendo na rodovia
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº67
Re: Fervendo na rodovia
Amigos um detalhe, eu coloquei ar condicionado nesse carro, olhem como ficou a disposição do radiador com o ar
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº68
Re: Fervendo na rodovia
Um Mecanico disse que ficou um espaço vago entre radiador e o ar . Daí encostei o radiador mais próximo do ar , permanecendo as ventoinhas do ar, e coloquei uma ventoinha elétrica atrás do radiador , mas continuou esquentado igual era antes.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº69
Re: Fervendo na rodovia
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº70
Re: Fervendo na rodovia
Ficou assim atualmente , o radiador um pouco mais para frente, ficando : grade frontal ( carro ) / radiador do ar / ventoinhas do ar / radiador do carro/ ventoinha elétrica do carro ( radiador )
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº71
Re: Fervendo na rodovia
Esquentou igual ao jeito que estava anteriormente
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº72
Re: Fervendo na rodovia
Até onde eu sei radiador de água e ar condicionado são juntos.
Quem montou deveria ter trazido o de ar PARA PRÓXIMO DO RADIADOR DE ÁGUA.
E as duas ventoinhas deveriam ficar na frente.
Assim tem muito bloqueio na passagem de ar.
Assim:
Quem montou deveria ter trazido o de ar PARA PRÓXIMO DO RADIADOR DE ÁGUA.
E as duas ventoinhas deveriam ficar na frente.
Assim tem muito bloqueio na passagem de ar.
Assim:
Última edição por adpachec em Qua 26 Set - 0:01:13, editado 1 vez(es)
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº73
Re: Fervendo na rodovia
Entendi ,
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº74
Re: Fervendo na rodovia
O carro está na oficina , o Mecanico que está analisando pediu uns 2 dias , pois irá fazer uma checagem geral , daí irei pedir para tirar o radiador do ar e irei testar sem ( para liberar a entrada de ar pela grade frontal) .
Diplo87- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2636
Idade : 51
Localização : Porto - Portugal
Data de inscrição : 05/10/2010
- Mensagem nº75
Re: Fervendo na rodovia
É, pode ser isso mesmo, vamos aguardar o teste sem o condensador do ar.
Rogério 78- Opaleiro
- Número de Mensagens : 64
Localização : Butiá RS
Modelo do carro : Opala de luxo 1978
Cilindros : 2.5 151
Data de inscrição : 30/07/2018
- Mensagem nº76
Re: Fervendo na rodovia
Com a distancia entre os radiadores pode estar criando um bolsão de ar quente ali e forçando o aquecimento do motor.
Sergio Rocha- Opaleiro
- Número de Mensagens : 145
Localização : Niterói
Modelo do carro : Caravan 92
Cilindros : 6
Data de inscrição : 25/09/2015
- Mensagem nº77
Re: Fervendo na rodovia
O original é os dois radiadores colados, e entre o radiador e o motor a ventoinha. Já q vc tem outra ventoinha vc pode colocar uma do lado da outra, se tiver espaço, ou então colocar a segunda ventoinha na frente do radiador do ar. Essa segunda ventoinha melhora muito o funcionamento do ar, não atrapalha nem ajuda para o resfriamento da água.
Diante dessa " adaptação " doida de ventoinhas q fizeram eu te pergunto: tem certeza q as ventoinhas estão girando pro lado certo ? A de trás puxa o ar e a da frente empurra o ar. Se estiverem girando errado perdem a função.
Diante dessa " adaptação " doida de ventoinhas q fizeram eu te pergunto: tem certeza q as ventoinhas estão girando pro lado certo ? A de trás puxa o ar e a da frente empurra o ar. Se estiverem girando errado perdem a função.
chevy250- Opaleiro
- Número de Mensagens : 634
Localização : SP
Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/06/2014
- Mensagem nº78
Re: Fervendo na rodovia
Eder Harisson escreveu:sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento
Embora a equaçào dos gases seja válida, pois o que faz subir a pressão no sistema seja o vapor d'agua, mas a relação causa-efeito é inversa.
A pressão sobe em função da temperatura e não o inverso.
A limitação da pressão existe em função de limitações mecânicas, acredito eu - para não forçar as partes do motor - mangueiras, junções, juntas, selos etc. Idealmente, o sistema poderia ser totalmente selado podendo chegar a qualquer nível de pressão e sempre mantendo a água liquida. Mas na prática, os materiais do sistema não aguentariam, caso a temperatura subisse demais. Dai limitar a pressão em 13 psi por exemplo.
O motor gera uma quantidade de calor e transfere para água. A água transfere para o radiador e este transfere para o ar.
A pressão não influencia a transferencia de calor enquanto a água estiver na forma liquida.
A pressão deve ter um valor mínimo para que a água não ferva a baixa temperatura, como, por exemplo, a 96C aqui em SP. No caminho do cabeçote até o radiador, existem pontos onde a temperatura é maior do que 96C, ainda que na média esteja digamos a 90C, e a água não pode ferver mesmo nesses pontos. Daí usar uma tampa de radiador que aumente a pressão no sistema e faça com que a temperatura de ebulição seja maior e faça com que ela permaneça em estado liquido.
Ao nivel do mar, temos 14.7psi naturais da atmosfera o que permite a água pura ir até 100C sem ferver.
Se adicionarmos em cima da atmosfera mais 13psi, vamos para 27.7psi o que permite que a água vá até 119C sem ferver.
Assim, a idéia dos 13psi da tampa é apenas para permitir que a água vá até pelo menos 119C sem ferver. Mas o que faz a água aquecer é o calor gerado pelo motor e não a pressão máxima que o sistema suporta antes de abrir a válvula da tampa do radiador.
psi Temperatura ebulição
14.7 100
15.0 101
16.0 102
17.0 104
18.0 106
19.0 107
20.0 109
22.0 112
24.0 114
26.0 117
28.0 119
30.0 121
32.0 123
34.0 125
36.0 127
38.0 129
Ref.: https://www.engineeringtoolbox.com/boiling-point-water-d_926.html
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº79
Re: Fervendo na rodovia
Boa noite caros amigos , resolvido o problema, ( em partes) , quem está esquentando o Opala é a condensadora do ar condicionado.Pederia a imensa experiência e colaboração de vcs para se possível indicar alguma empresa ou alguém com experiência em ar condicionado , pois a oficina especializada que instalou para mim não está sabendo resolver esse problema. Obrigado amigos .
vicomodoro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 728
Localização : Novo Hamburgo - RS
Modelo do carro : Coupe Comodoro 86/87
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 29/10/2010
- Mensagem nº80
Re: Fervendo na rodovia
Como falaram Aproxime o condensador do radiador e coloca os ventiladores na frente do condensador.Ajuda a chapa que serve como duto da frente do carro até radiador.Vi que o seu não tem. Mas acho que não é este o problema. Aconteceu comigo já.Comodoro 4 cil originalmente alcool. Usando gasolina a uns bons anos. Antes de colocar o ar condicionado andava de boa temperatura sempre normal. Instalei o ar. Em serra aquecia a ponto de ferver. Procedimento foi o sitado. e velas mais frias e ainda revisar regulagem de mistura. Estando muito pobre aquece e rápido. O problema que vi é que nenhum mecanico admite que pode ser regulagem da mistura ar combustível. Obs. Usei muito tempo carb. 228 nunca houve problema de aquecimento.. Depois H34 e depois 446. Que não troco mais. Só por uma W40. Complementando os mecanicos a meu ver querem deixar o carro economico e estrangulam achando que estão fazendo grande coisa. Sugestão tente vc mesmo achar o acerto do seu carro. Foi o que fiz. 446 economico sem problemas e andando bem. Desculpe ter me estendido tanto.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº81
Re: Fervendo na rodovia
Obrigado amigo
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº82
Re: Fervendo na rodovia
Boa tarde caros amigos , por favor esclareça uma dúvida : o radiador do Opala 4 cc com ar condicionado é o mesmo tamanho do de 6 cc?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº83
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Boa tarde caros amigos , por favor esclareça uma dúvida : o radiador do Opala 4 cc com ar condicionado é o mesmo tamanho do de 6 cc?
Não.
http://www.opaleirosdoparana.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89
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