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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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5 participantes

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por jotabe Sáb 19 Out - 14:09:45

    Pessoal. mais uma vez aqui pedindo ajuda da nação opaleira.

    Tenho um Opala 76 adaptado para 6c, portanto com o diferencial 3,54 braseixos original do 4c. Comprei a relação 3,07 há uns meses e tive oportunidade de encostar só agora para fazer a mudança. Porém a coroa e pinhão não se encaixaram direito. Levei a um especialista em diferencial aqui em SP que disse que a coroa e pinhão que eu comprei não é compatível com o esse diferencial que só encaixa nos diferenciais mais modernos. A coroa e pinhão que se encaixaria no meu praticamente não existe no braseixos.

    Eu nunca ouvi falar dessa diferença entre braseixos. Realmente existe?

    Solução que ele me deu: montar na relação 2,73 que ele tem para vender. Isso mais a troca de rolamentos e outras peças de 1a linha ficaria 2.800. Recuperaria parte do meu investimento vendendo as relação 3,54 e 3,07 que ficarei sobrando.

    Estou pensando em alternativas, como montar do jeito que está (600,00 de MO) na relação que está só para vender a peça completa, aproveitar que já me ferrei no custo e meter um Dana 3,07 (que é a relação que eu gostaria).  Mas aqui fico com receio de comprar um dana em condições que me faça gastar muito para revisá-lo ou gastar muito em um em boas condições.

    O que vocês acham?

    Estou com um 6c com comando 260s e pneus 235. Rodo praticamente só na cidade e aprecio a agilidade na arrancada. Temo que o 2,73 tire essa agilidade, eu perca aquela cantadinha de pneu, além de forçar muito o diferencial braseixos ficando com o 2,73.
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por BenKenobi Sáb 19 Out - 14:55:13

    jotabe, existe sim braseixos 3.07. Se voce comprou ele para braseixos deveria servir. O que pode ter acontecido é voce ter comprado a coroa e pinhao de um dana 27, 30 ou ate um 44, ai vai dar diferenca mesmo.

    O 2.73 tira um pouco da arrancada sim, mas para estrada fica muito bom. O que eu nao gostava é que precisava queimar um pouco de embreagem no transito pesado. Porque em marcha lenta o carro esta a quase 15km/h, que dependendo do transito é muita coisa.

    Forcar o diferencial nao vai. Voce somente forca o diferencial cantando pneu propositalmente como borrachao, zerinho, ou arrancadas bruscas. Isso forca ele.

    Uma outra solucao é deixar o 3.54 e colocar um cambio 5 marchas. Particulamente acho mais negocio. Voce continua tendo a arrancada, e tem a 5 marcha, que vai ficar o mesmo giro da 4 marcha com 2.73 a 100km/h
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 19 Out - 16:20:34

    jotabe escreveu:Pessoal. mais uma vez aqui pedindo ajuda da nação opaleira.

    Tenho um Opala 76 adaptado para 6c, portanto com o diferencial 3,54 braseixos original do 4c. Comprei a relação 3,07 há uns meses e tive oportunidade de encostar só agora para fazer a mudança. Porém a coroa e pinhão não se encaixaram direito. Levei a um especialista em diferencial aqui em SP que disse que a coroa e pinhão que eu comprei não é compatível com o esse diferencial que só encaixa nos diferenciais mais modernos. A coroa e pinhão que se encaixaria no meu praticamente não existe no braseixos.

    Eu nunca ouvi falar dessa diferença entre braseixos. Realmente existe?

    Solução que ele me deu: montar na relação 2,73 que ele tem para vender. Isso mais a troca de rolamentos e outras peças de 1a linha ficaria 2.800. Recuperaria parte do meu investimento vendendo as relação 3,54 e 3,07 que ficarei sobrando.

    Estou pensando em alternativas, como montar do jeito que está (600,00 de MO) na relação que está só para vender a peça completa, aproveitar que já me ferrei no custo e meter um Dana 3,07 (que é a relação que eu gostaria).  Mas aqui fico com receio de comprar um dana em condições que me faça gastar muito para revisá-lo ou gastar muito em um em boas condições.

    O que vocês acham?

    Estou com um 6c com comando 260s e pneus 235. Rodo praticamente só na cidade e aprecio a agilidade na arrancada. Temo que o 2,73 tire essa agilidade, eu perca aquela cantadinha de pneu, além de forçar muito o diferencial braseixos ficando com o 2,73.


    amigo existiu sim dois tipos de modelo de diferencial braseixos para opala: ate 73 ou 74 o modelo do braseixos era o mesmo q era aplicado no chevete em termos de peças internas (caixa satelite)....conhecido com caixa pequena....esse diferencial é muito caracteristico por ter somente 1 lado da caixa satelite totalmente aberto...do outro lado a abertura nao é tao grande....esse eixo hoje em dia em opala é rarissimo...se vc comprou uma relacao dele provavelmente sera dificil vender....

    porem nesse dif antigo era oferecido a relacao 3.73 (se nao me engano) - 3.54 e 3.07.....eu acredito muito q realmente nesse modelo de braseixos mais antigo nao existiu a relacao 2.73 ja ele era projetado o modesto motor 3.8....o 2.73 surgiu com o 4.1 e o acompanhou durante toda a sua producao ate em 92.

    de 75 ate 92 foi utilizado um outro tipo de eixo levemente mais resistente q o anterior..... e a caixa satelite é aberta igualmente dos dois lados......o q pode ter acontecido é vc ter comprado a coroa e pinhao desse outro modelo...e realmente um nao serve no outro...




    porem por 2800 reais eu vendo ate o meu dana 3.07 q tenho aqui pra revisar.....ja tenho todos os rolamentos novos tinken ntn e nsk e retentores novos tbem...coroa e pinhao zeeeeero....só falta pintar e montar o eixo.....acho q isso nao é valor de braseixos nao.....

    pelo q eu entendi vc esta querendo pagar 2800 num braseixos revisado e ta com medo de gastar muito num dana 3.07? porem vc ja esta gastando muito num braseixos kkkkkkk


    eu acho q vc poderia investir esses 2800 num dana 3.07 e vender tudo isso ai q vc tem do braseixos....basta achar um em boas condicoes e rodando sem folgas.....nao vai ter dor de cabeça por um bom tempo
    jotabe
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por jotabe Sáb 19 Out - 22:32:15

    BenKenobi escreveu:jotabe, existe sim braseixos 3.07. Se voce comprou ele para braseixos deveria servir. O que pode ter acontecido é voce ter comprado a coroa e pinhao de um dana 27, 30 ou ate um 44, ai vai dar diferenca mesmo.

    O 2.73 tira um pouco da arrancada sim, mas para estrada fica muito bom. O que eu nao gostava é que precisava queimar um pouco de embreagem no transito pesado. Porque em marcha lenta o carro esta a quase 15km/h, que dependendo do transito é muita coisa.

    Forcar o diferencial nao vai. Voce somente forca o diferencial cantando pneu propositalmente como borrachao, zerinho, ou arrancadas bruscas. Isso forca ele.

    Uma outra solucao é deixar o 3.54 e colocar um cambio 5 marchas. Particulamente acho mais negocio. Voce continua tendo a arrancada, e tem a 5 marcha, que vai ficar o mesmo giro da 4 marcha com 2.73 a 100km/h

    Benkenobi, comprei a cora e pinhão braseixos sim, certeza. As peças encaixam, mas ficam muito justas. Meu opala já está com o cambio 5m e a relação geral não está ruim. Mas fico com a sensação de "marcha curta" principalmente 1a e 2a. Valeu amigo!
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por jotabe Sáb 19 Out - 22:52:18

    Marcos Adriano escreveu:
    jotabe escreveu:Pessoal. mais uma vez aqui pedindo ajuda da nação opaleira.

    Tenho um Opala 76 adaptado para 6c, portanto com o diferencial 3,54 braseixos original do 4c. Comprei a relação 3,07 há uns meses e tive oportunidade de encostar só agora para fazer a mudança. Porém a coroa e pinhão não se encaixaram direito. Levei a um especialista em diferencial aqui em SP que disse que a coroa e pinhão que eu comprei não é compatível com o esse diferencial que só encaixa nos diferenciais mais modernos. A coroa e pinhão que se encaixaria no meu praticamente não existe no braseixos.

    Eu nunca ouvi falar dessa diferença entre braseixos. Realmente existe?

    Solução que ele me deu: montar na relação 2,73 que ele tem para vender. Isso mais a troca de rolamentos e outras peças de 1a linha ficaria 2.800. Recuperaria parte do meu investimento vendendo as relação 3,54 e 3,07 que ficarei sobrando.

    Estou pensando em alternativas, como montar do jeito que está (600,00 de MO) na relação que está só para vender a peça completa, aproveitar que já me ferrei no custo e meter um Dana 3,07 (que é a relação que eu gostaria).  Mas aqui fico com receio de comprar um dana em condições que me faça gastar muito para revisá-lo ou gastar muito em um em boas condições.

    O que vocês acham?

    Estou com um 6c com comando 260s e pneus 235. Rodo praticamente só na cidade e aprecio a agilidade na arrancada. Temo que o 2,73 tire essa agilidade, eu perca aquela cantadinha de pneu, além de forçar muito o diferencial braseixos ficando com o 2,73.


    amigo existiu sim dois tipos de modelo de diferencial braseixos para opala: ate 73 ou 74 o modelo do braseixos era o mesmo q era aplicado no chevete em termos de peças internas (caixa satelite)....conhecido com caixa pequena....esse diferencial é muito caracteristico por ter somente 1 lado da caixa satelite totalmente aberto...do outro lado a abertura nao é tao grande....esse eixo hoje em dia em opala é rarissimo...se vc comprou uma relacao dele provavelmente sera dificil vender....

    porem nesse dif antigo era oferecido a relacao 3.73 (se nao me engano) - 3.54 e 3.07.....eu acredito muito q realmente nesse modelo de braseixos mais antigo nao existiu a relacao 2.73 ja ele era projetado o modesto motor 3.8....o 2.73 surgiu com o 4.1 e o acompanhou durante toda a sua producao ate em 92.

    de 75 ate 92 foi utilizado um outro tipo de eixo levemente mais resistente q o anterior..... e a caixa satelite é aberta igualmente dos dois lados......o q pode ter acontecido é vc ter comprado a coroa e pinhao desse outro modelo...e realmente um nao serve no outro...




    porem por 2800 reais eu vendo ate o meu dana 3.07 q tenho aqui pra revisar.....ja tenho todos os rolamentos novos tinken ntn e nsk e retentores novos tbem...coroa e pinhao zeeeeero....só falta pintar e montar o eixo.....acho q isso nao é valor de braseixos nao.....

    pelo q eu entendi vc esta querendo pagar 2800 num braseixos revisado e ta com medo de gastar muito num dana 3.07? porem vc ja esta gastando muito num braseixos kkkkkkk


    eu acho q vc poderia investir esses 2800 num dana 3.07 e vender tudo isso ai q vc tem do braseixos....basta achar um em boas condicoes e rodando sem folgas.....nao vai ter dor de cabeça por um bom tempo

    Marcos Adriano,

    Obrigado pela aula, rss. Mas alguma coisa não bate. Acho difícil eu ter comprado coroa e pinhão de um modelo mais antigo, até porque as peças estão praticamente zero.Mas pode ser... Ou pode ser que meu eixo seja do opala mais antigo (e estou com a coroa e pinhão) mais moderna, ou esse eixo saiu até o 76.

    Os 2.800 são com coroa e pinhão novas, mas concordo que está caro para um braseixos. Achei no ML um Dana revisado por pouco mais de 3.200. Também achei um Dana para revisar (segundo o vendedor com pequenos aranhoes na engrenagem do pinhão) por 1.300. Isso tudo, mais uma revisão com troca de rolamentos e retentores.

    Mas se vc tiver um Dana ai dando mole com todas essas peças já adquiridas, quem sabe a gente não faz negócio. kkkk
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    Marcos Adriano
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 20 Out - 10:13:14

    eu sei pq ja tive um casal de coroa e pinhao 3,07 desse modelo mais antigo lembro q na epoca tentei montar  no eixo da minha caravan 87 pois o 2.73 tinha virado vinagre.....


    foi ai q fiz muitas pesquisas e descobri esse lance dos dois diferenciais.....e fiquei sabendo algumas coisas sobre eles.


    essas sao fotos e medidas q eu fiz na epoca (sendo mais preciso em março de 2015) pra tentar explicar (aqui no forum ou no opala.com) sobre a diferença dessas peças e o pq delas nao servirem no eixo moderno:

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 20150314
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 20150315


    vc pode perceber q as medidas diferem em poucos milimetros em quase todos os pontos e a olho nu é quase impossivel notar diferença entre ambos....

    inclusive ambos eram 307 com relacao coroa e pinhao 40x13....porem nao tive sorte com essas duas relacoes pois uma nao serviu (ate 74) e a outra (75 - 92) roncava pra burro kkkkkkkkkk usei ela ate conseguir uma 2.73 novamente q foi bem dificil.....demorei uns 5 meses.

    vc tem q olhar a caixa satelite do seu eixo...assim da pra ter ctz de qual esta montado la.....vc tem fotos do eixo aberto? dele por dentro?

    essa é a caixa satelite do modelo de braseixos antigo:

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-do-diferencial-vazia-chevette-opala-6875-D_NQ_NP_939748-MLB31843321767_082019-F
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-do-diferencial-vazia-chevette-opala-6875-D_NQ_NP_629278-MLB31843320918_082019-F

    essa é a caixa satelite do modelo de braseixos "moderno":

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-original-gm-diferencial-braseixos-opala-caravan-comodoro-diplomata-4cil-25-4cc-6cc-41-6cil-4100-apos-74-D_NQ_NP_707057-MLB31779779578_082019-F
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-original-gm-diferencial-braseixos-opala-caravan-comodoro-diplomata-4cil-25-4cc-6cc-41-6cil-4100-apos-74-D_NQ_NP_895449-MLB31779753778_082019-F

    incusive essa caixa satelite acima (moderna) é minha.....essa duas fotos é uma de cada lado da caixa.

    E NAO esse eixo antigo nao saiu em 76!!! Se seu opala tiver com esse eixo antigo pode ser q tenham trocado ao longo dos anos...acredito q vc nao seja o unico dono ne?


    o meu eixo dana 307 ta aqui desmontado com todas as peças de reposicao novas (rolamentos e retentores) tbem consegui comprar uma caixa satelite completa quase zera sem nenhuma folga......coroa e pinhao ta perfeita tbem...usada original porem perfeita.....eu fui comprando as peças aos poucos pra deixar guardado de reserva.....a unica coisa q falta é tempo pra lixar o eixo, pintar e montar.....mas tbem penso em vender....vamos ver.....ate pq como uso cambio 5m na falta de um 3.07 posso usar o 3.54 tbem q acha facil por ai.


    te digo uma coisa o 307 fica muito legal pra andar na cidade....bem melhor q o 2.73 mesmo.....mas na cidade nenhum se compara com o 3.54.....ele é bem curto e muito bom pra saida e arrancada....porem se precisar fazer uma viagenzinha ja vira bosta.....eu nunca testei mas pessoal comenta q o giro fica muito alto....

    pra ter uma ideia meu 3.07 em 100km/h em quarta marcha fica em 2800 rpm.....com o 3.54 deve passar os 3mil rpm

    quando coloco a quinta cai de 2800 pra 2000 rpm....fica bastante confortavel pra viagens....eu gosto bastante.....eu viajo muito com minha caravan....ja fiz muitas viagens longas....inclusive duas (ano passado e esse ano) de rodar 700km em um unico dia....saindo aqui do interior de SP e indo pra Maresias passando ai por dentro da ciade de SP...relamente viajar com eles é muito bom....nessas duas viagens na volta assisti duas etapas da old stock em interlagos....pretendo algum dia assistir novamente....é bem legal....se fosse mais perto eu iria sempre.


    mas ve certinho ai o q vc acha melhor vc.....qualquer coisa da um toque

    OKK
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por jotabe Dom 20 Out - 21:35:10

    Marcos Adriano escreveu:eu sei pq ja tive um casal de coroa e pinhao 3,07 desse modelo mais antigo lembro q na epoca tentei montar  no eixo da minha caravan 87 pois o 2.73 tinha virado vinagre.....


    foi ai q fiz muitas pesquisas e descobri esse lance dos dois diferenciais.....e fiquei sabendo algumas coisas sobre eles.


    essas sao fotos e medidas q eu fiz na epoca (sendo mais preciso em março de 2015) pra tentar explicar (aqui no forum ou no opala.com) sobre a diferença dessas peças e o pq delas nao servirem no eixo moderno:

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 20150314
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 20150315


    vc pode perceber q as medidas diferem em poucos milimetros em quase todos os pontos e a olho nu é quase impossivel notar diferença entre ambos....

    inclusive ambos eram 307 com relacao coroa e pinhao 40x13....porem nao tive sorte com essas duas relacoes pois uma nao serviu (ate 74) e a outra (75 - 92) roncava pra burro kkkkkkkkkk usei ela ate conseguir uma 2.73 novamente q foi bem dificil.....demorei uns 5 meses.

    vc tem q olhar a caixa satelite do seu eixo...assim da pra ter ctz de qual esta montado la.....vc tem fotos do eixo aberto? dele por dentro?

    essa é a caixa satelite do modelo de braseixos antigo:

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-do-diferencial-vazia-chevette-opala-6875-D_NQ_NP_939748-MLB31843321767_082019-F
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-do-diferencial-vazia-chevette-opala-6875-D_NQ_NP_629278-MLB31843320918_082019-F

    essa é a caixa satelite do modelo de braseixos "moderno":

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-original-gm-diferencial-braseixos-opala-caravan-comodoro-diplomata-4cil-25-4cc-6cc-41-6cil-4100-apos-74-D_NQ_NP_707057-MLB31779779578_082019-F
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-original-gm-diferencial-braseixos-opala-caravan-comodoro-diplomata-4cil-25-4cc-6cc-41-6cil-4100-apos-74-D_NQ_NP_895449-MLB31779753778_082019-F

    incusive essa caixa satelite acima (moderna) é minha.....essa duas fotos é uma de cada lado da caixa.

    E NAO esse eixo antigo nao saiu em 76!!! Se seu opala tiver com esse eixo antigo pode ser q tenham trocado ao longo dos anos...acredito q vc nao seja o unico dono ne?


    o meu eixo dana 307 ta aqui desmontado com todas as peças de reposicao novas (rolamentos e retentores) tbem consegui comprar uma caixa satelite completa quase zera sem nenhuma folga......coroa e pinhao ta perfeita tbem...usada original porem perfeita.....eu fui comprando as peças aos poucos pra deixar guardado de reserva.....a unica coisa q falta é tempo pra lixar o eixo, pintar e montar.....mas tbem penso em vender....vamos ver.....ate pq como uso cambio 5m na falta de um 3.07 posso usar o 3.54 tbem q acha facil por ai.


    te digo uma coisa o 307 fica muito legal pra andar na cidade....bem melhor q o 2.73 mesmo.....mas na cidade nenhum se compara com o 3.54.....ele é bem curto e muito bom pra saida e arrancada....porem se precisar fazer uma viagenzinha ja vira bosta.....eu nunca testei mas pessoal comenta q o giro fica muito alto....

    pra ter uma ideia meu 3.07 em 100km/h em quarta marcha fica em 2800 rpm.....com o 3.54 deve passar os 3mil rpm

    quando coloco a quinta cai de 2800 pra 2000 rpm....fica bastante confortavel pra viagens....eu gosto bastante.....eu viajo muito com minha caravan....ja fiz muitas viagens longas....inclusive duas (ano passado e esse ano) de rodar 700km em um unico dia....saindo aqui do interior de SP e indo pra Maresias passando ai por dentro da ciade de SP...relamente viajar com eles é muito bom....nessas duas viagens na volta assisti duas etapas da old stock em interlagos....pretendo algum dia assistir novamente....é bem legal....se fosse mais perto eu iria sempre.


    mas ve certinho ai o q vc acha melhor vc.....qualquer coisa da um toque

    OKK

    Legal, cara, muito bem detalhado. E obrigado por compartilhar sua experiência e percepções.

    Embora o eixo esteja lá na oficina de diferencial, eu tenho uma foto que coloquei abaixo. Esqueci de falar uma coisa, quando comprei a coroa e pinhão veio junto a caixa de satelite desta relação nova. Veja a foto abaixo. A caixa de satélite da esquerda, se não me engano, é a que veio na relação nova e a da direita é a antiga. Embora a foto não esteja no detalhe, parece que a da esquerda (nova) tem um dos lados com uma abertura menor, enquanto a da direita está com abertura igual. Aí bate com sua suposição que comprei uma coroa e pinhão do eixo antigo e o meu eixo é do 2o tipo:


    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 48932379938_d33ea3f196_bEixo final by Jefferson Lestingi, no Flickr

    Estranho foi o cara não ter achado a coroa e pinhão 307 braseixo nova para meu eixo, mas enfim...
    O meu tá com 3,54 e 5M e não estou gostando da tocada na cidade. Tive um diplomata 86 que me desfiz em 2001 que estava com 2,73 e era bem legal. Mas para esse Opala atual to decidido no 307.

    Com base nisso tudo, amanha vou pedir para o cara me mandar uma foto melhor do que tá lá para eu ter certeza disso tudo, que a coroa e pinhão nova são do eixo antigo. Assim me restam duas alternativas, achar uma 307 braseixos que caiba no meu eixo ou já partir para o Dana.

    Se você tiver interesse em vender o seu dana 307 e ja tiver um preço para ele, podemos conversar. Me avisa aqui ou me manda no privado

    Valeu!
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por BenKenobi Seg 21 Out - 9:00:00

    Mesmo o 3.07 braseixos é raro. Saiu muito mais 3.54 e 2.73 do que o 3.07.

    O 3.07 até onde me recordo, saiu nos opalas SS 6 cil, e saiu tambem nos 92 com 5 marchas.

    Nos demais 4.1 sem a 5 marcha, 90% saiu de 2.73, pra compensar ser 4 marchas na estrada.

    Por isso até em braseixos, o 3.07 é dificil de achar.
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    Mensagem por jotabe Seg 21 Out - 20:44:03

    BenKenobi escreveu:Mesmo o 3.07 braseixos é raro. Saiu muito mais 3.54 e 2.73 do que o 3.07.

    O 3.07 até onde me recordo, saiu nos opalas SS 6 cil, e saiu tambem nos 92 com 5 marchas.

    Nos demais 4.1 sem a 5 marcha, 90% saiu de 2.73, pra compensar ser 4 marchas na estrada.

    Por isso até em braseixos, o 3.07 é dificil de achar.

    E pelo jeito nem peças novas tem nessa configuração para baseixos.

    Veleu!
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Out - 20:20:05

    jotabe escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:eu sei pq ja tive um casal de coroa e pinhao 3,07 desse modelo mais antigo lembro q na epoca tentei montar  no eixo da minha caravan 87 pois o 2.73 tinha virado vinagre.....


    foi ai q fiz muitas pesquisas e descobri esse lance dos dois diferenciais.....e fiquei sabendo algumas coisas sobre eles.


    essas sao fotos e medidas q eu fiz na epoca (sendo mais preciso em março de 2015) pra tentar explicar (aqui no forum ou no opala.com) sobre a diferença dessas peças e o pq delas nao servirem no eixo moderno:

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 20150314
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 20150315


    vc pode perceber q as medidas diferem em poucos milimetros em quase todos os pontos e a olho nu é quase impossivel notar diferença entre ambos....

    inclusive ambos eram 307 com relacao coroa e pinhao 40x13....porem nao tive sorte com essas duas relacoes pois uma nao serviu (ate 74) e a outra (75 - 92) roncava pra burro kkkkkkkkkk usei ela ate conseguir uma 2.73 novamente q foi bem dificil.....demorei uns 5 meses.

    vc tem q olhar a caixa satelite do seu eixo...assim da pra ter ctz de qual esta montado la.....vc tem fotos do eixo aberto? dele por dentro?

    essa é a caixa satelite do modelo de braseixos antigo:

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-do-diferencial-vazia-chevette-opala-6875-D_NQ_NP_939748-MLB31843321767_082019-F
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-do-diferencial-vazia-chevette-opala-6875-D_NQ_NP_629278-MLB31843320918_082019-F

    essa é a caixa satelite do modelo de braseixos "moderno":

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-original-gm-diferencial-braseixos-opala-caravan-comodoro-diplomata-4cil-25-4cc-6cc-41-6cil-4100-apos-74-D_NQ_NP_707057-MLB31779779578_082019-F
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Caixa-satelite-original-gm-diferencial-braseixos-opala-caravan-comodoro-diplomata-4cil-25-4cc-6cc-41-6cil-4100-apos-74-D_NQ_NP_895449-MLB31779753778_082019-F

    incusive essa caixa satelite acima (moderna) é minha.....essa duas fotos é uma de cada lado da caixa.

    E NAO esse eixo antigo nao saiu em 76!!! Se seu opala tiver com esse eixo antigo pode ser q tenham trocado ao longo dos anos...acredito q vc nao seja o unico dono ne?


    o meu eixo dana 307 ta aqui desmontado com todas as peças de reposicao novas (rolamentos e retentores) tbem consegui comprar uma caixa satelite completa quase zera sem nenhuma folga......coroa e pinhao ta perfeita tbem...usada original porem perfeita.....eu fui comprando as peças aos poucos pra deixar guardado de reserva.....a unica coisa q falta é tempo pra lixar o eixo, pintar e montar.....mas tbem penso em vender....vamos ver.....ate pq como uso cambio 5m na falta de um 3.07 posso usar o 3.54 tbem q acha facil por ai.


    te digo uma coisa o 307 fica muito legal pra andar na cidade....bem melhor q o 2.73 mesmo.....mas na cidade nenhum se compara com o 3.54.....ele é bem curto e muito bom pra saida e arrancada....porem se precisar fazer uma viagenzinha ja vira bosta.....eu nunca testei mas pessoal comenta q o giro fica muito alto....

    pra ter uma ideia meu 3.07 em 100km/h em quarta marcha fica em 2800 rpm.....com o 3.54 deve passar os 3mil rpm

    quando coloco a quinta cai de 2800 pra 2000 rpm....fica bastante confortavel pra viagens....eu gosto bastante.....eu viajo muito com minha caravan....ja fiz muitas viagens longas....inclusive duas (ano passado e esse ano) de rodar 700km em um unico dia....saindo aqui do interior de SP e indo pra Maresias passando ai por dentro da ciade de SP...relamente viajar com eles é muito bom....nessas duas viagens na volta assisti duas etapas da old stock em interlagos....pretendo algum dia assistir novamente....é bem legal....se fosse mais perto eu iria sempre.


    mas ve certinho ai o q vc acha melhor vc.....qualquer coisa da um toque

    OKK

    Legal, cara, muito bem detalhado. E obrigado por compartilhar sua experiência e percepções.

    Embora o eixo esteja lá na oficina de diferencial, eu tenho uma foto que coloquei abaixo. Esqueci de falar uma coisa, quando comprei a coroa e pinhão veio junto a caixa de satelite desta relação nova. Veja a foto abaixo. A caixa de satélite da esquerda, se não me engano, é a que veio na relação nova e a da direita é a antiga. Embora a foto não esteja no detalhe, parece que a da esquerda (nova) tem um dos lados com uma abertura menor, enquanto a da direita está com abertura igual. Aí bate com sua suposição que comprei uma coroa e pinhão do eixo antigo e o meu eixo é do 2o tipo:


    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 48932379938_d33ea3f196_bEixo final by Jefferson Lestingi, no Flickr

    Estranho foi o cara não ter achado a coroa e pinhão 307 braseixo nova para meu eixo, mas enfim...
    O meu tá com 3,54 e 5M e não estou gostando da tocada na cidade. Tive um diplomata 86 que me desfiz em 2001 que estava com 2,73 e era bem legal. Mas para esse Opala atual to decidido no 307.

    Com base nisso tudo, amanha vou pedir para o cara me mandar uma foto melhor do que tá lá para eu ter certeza disso tudo, que a coroa e pinhão nova são do eixo antigo. Assim me restam duas alternativas, achar uma 307 braseixos que caiba no meu eixo ou já partir para o Dana.

    Se você tiver interesse em vender o seu dana 307 e ja tiver um preço para ele, podemos conversar. Me avisa aqui ou me manda no privado

    Valeu!



    é exatamente o q eu disse acima......a caixa satelite da esquerda (vermelha do PT) é do eixo antigo ate 74 e a caixa satelite da direita (sem pintura) é do eixo moderno 75 - 92


    entao...eu nao tenho preço fixo pro meu eixo ate pq estou guardando pra mim em alguma emergencia.......porem pelos valores q vc disse em pagar em braseixos eu topo vender o meu sim kkkkkkkkk

    eu vou montar ele e colocar no carro pra testar.....dai te mando uma mensagem se vc tiver interesse a gente se fala.....


    mas poste algumas fotos do eixo q ta no seu carro.....


    eu aposto q é o moderno.


    alias qual cambio 5m q vc usa?
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Out - 20:26:22

    BenKenobi escreveu:Mesmo o 3.07 braseixos é raro. Saiu muito mais 3.54 e 2.73 do que o 3.07.

    O 3.07 até onde me recordo, saiu nos opalas SS 6 cil, e saiu tambem nos 92 com 5 marchas.

    Nos demais 4.1 sem a 5 marcha, 90% saiu de 2.73, pra compensar ser 4 marchas na estrada.

    Por isso até em braseixos, o 3.07 é dificil de achar.


    isso é uma grande vdd!!


    o braseixos 3.07 realmente é raro.....eu acredito muito q seja mais raro q o dana 3.07......


    braseixos 3.07 existem poucos mesmo...dificil de ver sendo usado ou pra venda.....


    eu ja comprei uma vez um braseixos 3.07...porem eu peguei como 2.73 blocado....quando cheguei em casa (rodei 500 km pra ir buscar) abri e vi q era 3.07


    fiz ate topico aqui no OP do processo de "desbloqueio" por solda na caixa satelite....depois acabei vendendo ele montado original com a caixa satelite com 100% da sua funcao....pois foi justamente substituído por um dana 3.07 q consegui um tempo depois.


    braseixos 3.54 é mato....2.73 é popular.....mas 3.07 é raro mesmo.....coroa e pinhao nova seria um achado do Século.
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Out - 20:34:01

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    Mensagem por jotabe Qua 23 Out - 21:59:13

    Marcos Adriano escreveu:
    jotabe escreveu:

    Legal, cara, muito bem detalhado. E obrigado por compartilhar sua experiência e percepções.

    Embora o eixo esteja lá na oficina de diferencial, eu tenho uma foto que coloquei abaixo. Esqueci de falar uma coisa, quando comprei a coroa e pinhão veio junto a caixa de satelite desta relação nova. Veja a foto abaixo. A caixa de satélite da esquerda, se não me engano, é a que veio na relação nova e a da direita é a antiga. Embora a foto não esteja no detalhe, parece que a da esquerda (nova) tem um dos lados com uma abertura menor, enquanto a da direita está com abertura igual. Aí bate com sua suposição que comprei uma coroa e pinhão do eixo antigo e o meu eixo é do 2o tipo:


    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 48932379938_d33ea3f196_bEixo final by Jefferson Lestingi, no Flickr

    Estranho foi o cara não ter achado a coroa e pinhão 307 braseixo nova para meu eixo, mas enfim...
    O meu tá com 3,54 e 5M e não estou gostando da tocada na cidade. Tive um diplomata 86 que me desfiz em 2001 que estava com 2,73 e era bem legal. Mas para esse Opala atual to decidido no 307.

    Com base nisso tudo, amanha vou pedir para o cara me mandar uma foto melhor do que tá lá para eu ter certeza disso tudo, que a coroa e pinhão nova são do eixo antigo. Assim me restam duas alternativas, achar uma 307 braseixos que caiba no meu eixo ou já partir para o Dana.

    Se você tiver interesse em vender o seu dana 307 e ja tiver um preço para ele, podemos conversar. Me avisa aqui ou me manda no privado

    Valeu!



    é exatamente o q eu disse acima......a caixa satelite da esquerda (vermelha do PT) é do eixo antigo ate 74 e a caixa satelite da direita (sem pintura) é do eixo moderno 75 - 92


    entao...eu nao tenho preço fixo pro meu eixo ate pq estou guardando pra mim em alguma emergencia.......porem pelos valores q vc disse em pagar em braseixos eu topo vender o meu sim kkkkkkkkk

    eu vou montar ele e colocar no carro pra testar.....dai te mando uma mensagem se vc tiver interesse a gente se fala.....


    mas poste algumas fotos do eixo q ta no seu carro.....


    eu aposto q é o moderno.


    alias qual cambio 5m q vc usa?

    Não sei dizer qual é o cambio.

    Sabado vou ver um Dana 307 aqui em SP, mas que acho que precisa trocar a coroa e pinhão. Depois disso te dou um toque, vou ver quanto estimo gastar e o que vale mais a pena, até pq o seu, pelo que vi, não está em sp, né? kkkk

    O eixo é esse que tá aí em cima, na foto que postei e é o mais "moderno" mesmo

    valeu!
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 24 Out - 18:53:48

    se tiver q trocar a coroa e pinhao tem q trocar o mais importante!!!


    como vc ja deve saber coroa e pinhao é o mais importante no diferencial.....sem coroa e pinhao um dana 3.07 nao é nada....nao entra na onda de pagar caro num dana 3.07 com defeito na coroa e pinhao pois as vezes é melhor comprar um dana 3.54 em bom estado q vc acha num valor mais em conta e depois comprar coroa pinhao 3.07 DO DANA fazer a troca e vender a coroa e pinhao 3.54 pra descontar no gasto.

    ou ate mesmo um dana 3.54 com defeito na coroa e pinhao q vc pagaria ainda mais barato...


    só pra informacao: dana 3.07 é 43x14 e dana 3.54 é 46x13

    cuidado com a relacao 3.07 do dana 44 é o mesmo numero de dentes e pra quem nao conhece as peças a olho nu pode acabar confundindo.


    sim eu moro no interior de sp....é um pouco longe.....mas de vez em quando me arrisco ir ai em sp de caravan assistir a old stock kkkkkkk
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por jotabe Sex 25 Out - 23:43:56

    Marcos Adriano escreveu:se tiver q trocar a coroa e pinhao tem q trocar o mais importante!!!


    como vc ja deve saber coroa e pinhao é o mais importante no diferencial.....sem coroa e pinhao um dana 3.07 nao é nada....nao entra na onda de pagar caro num dana 3.07 com defeito na coroa e pinhao pois as vezes é melhor comprar um dana 3.54 em bom estado q vc acha num valor mais em conta e depois comprar coroa pinhao 3.07 DO DANA fazer a troca e vender a coroa e pinhao 3.54 pra descontar no gasto.

    ou ate mesmo um dana 3.54 com defeito na coroa e pinhao q vc pagaria ainda mais barato...


    só pra informacao: dana 3.07 é 43x14 e dana 3.54 é 46x13

    cuidado com a relacao 3.07 do dana 44 é o mesmo numero de dentes e pra quem nao conhece as peças a olho nu pode acabar confundindo.


    sim eu moro no interior de sp....é um pouco longe.....mas de vez em quando me arrisco ir ai em sp de caravan assistir a old stock kkkkkkk


    Cara, o seu diferencial aí que vc tem sobrando é um Dana 30? que cidade vc é mesmo?

    Pensei mesmo em pegar um 3.54 ainda que com a coroa e pinhão ferrado para pagar mais barato e trocar pelo 3.07.

    Hoje conversei um tempão com o cara da oficina de diferencial aqui de SP, 30 anos de mercado, trabalha principalmente com utilitários, mas tbm com alguns carros de competição.

    Ele me falou uma coisa que foi bem contra o que sempre soube de diferencial: que o dana 30 não é tão mais robusto que o braseixos e que as peças de reposição são mais complicadas de achar.

    Outra coisa que ele falou é que as ultimas coroas e pinhão do dana que ele recebeu zero da fábrica que ainda os faz eram peças um tanto mal usinadas e que, embora não apresentassem problemas de quebra, frequentemente roncavam. Segundo ele somente a Mevi está fabricando essas peças.

    Disse também para tomar muuito cuidado com os 44, pois ja viu muita adaptação e soldagens mal feitas. Por outro lado ha um diferencial que a Dana está fabricando para Opala que é o 44 víntage já todo adaptado, por 5.000 sem o sistema de freios.

    Achei aqui e sp 2 diferenciais dana 30 com coroa ou pinhão ruins, por 1200, mas ainda não fui ver pessoalmente. Um deles rodava num opala de 700cv, rss... Claro que merecem aquela olhada, pois rolamento e retentor podem não estar bons tambem.

    Alguma opinião sobre isso ?
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    Mensagem por RenanZorzan Sáb 26 Out - 2:27:10

    jotabe escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:se tiver q trocar a coroa e pinhao tem q trocar o mais importante!!!


    como vc ja deve saber coroa e pinhao é o mais importante no diferencial.....sem coroa e pinhao um dana 3.07 nao é nada....nao entra na onda de pagar caro num dana 3.07 com defeito na coroa e pinhao pois as vezes é melhor comprar um dana 3.54 em bom estado q vc acha num valor mais em conta e depois comprar coroa pinhao 3.07 DO DANA fazer a troca e vender a coroa e pinhao 3.54 pra descontar no gasto.

    ou ate mesmo um dana 3.54 com defeito na coroa e pinhao q vc pagaria ainda mais barato...


    só pra informacao: dana 3.07 é 43x14 e dana 3.54 é 46x13

    cuidado com a relacao 3.07 do dana 44 é o mesmo numero de dentes e pra quem nao conhece as peças a olho nu pode acabar confundindo.


    sim eu moro no interior de sp....é um pouco longe.....mas de vez em quando me arrisco ir ai em sp de caravan assistir a old stock kkkkkkk


    Cara, o seu diferencial aí que vc tem sobrando é um Dana 30? que cidade vc é mesmo?

    Pensei mesmo em pegar um 3.54 ainda que com a coroa e pinhão ferrado para pagar mais barato e trocar pelo 3.07.

    Hoje conversei um tempão com o cara da oficina de diferencial aqui de SP, 30 anos de mercado, trabalha principalmente com utilitários, mas tbm com alguns carros de competição.

    Ele me falou uma coisa que foi bem contra o que sempre soube de diferencial: que o dana 30 não é tão mais robusto que o braseixos e que as peças de reposição são mais complicadas de achar.

    Outra coisa que ele falou é que as ultimas coroas e pinhão do dana que ele recebeu zero da fábrica que ainda os faz eram peças um tanto mal usinadas e que, embora não apresentassem problemas de quebra, frequentemente roncavam. Segundo ele somente a Mevi está fabricando essas peças.

    Disse também para tomar muuito cuidado com os 44, pois ja viu muita adaptação e soldagens mal feitas. Por outro lado ha um diferencial que a Dana está fabricando para Opala que é o 44 víntage já todo adaptado, por 5.000 sem o sistema de freios.

    Achei aqui e sp 2 diferenciais dana 30 com coroa ou pinhão ruins, por 1200, mas ainda não fui ver pessoalmente. Um deles rodava num opala de 700cv, rss... Claro que merecem aquela olhada, pois rolamento e retentor podem não estar bons tambem.

    Alguma opinião sobre isso ?

    Boa noite!

    Mano a pergunta não foi pra mim mas...

    O dana 30 é sim muito mais resistente que o braseixos... Sobre estar em um opala de 700cv, EU acho quase impossivel ele aguentar pq ngm anda de boa com uma carro desse kkk

    O dana 44 que vc fala não é todo adaptado... Vem sem suporte nenhum e sem freios, eu inclusive tenho um desses e posso te garantir que entre os freios soldagem e instalação seu gasto vai passar dos 7k..

    Tenho fotos desde a chegada do diferencial ate ele instalado no carro. Não consigo postar mas se quiser te envio via whatsapp
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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Empty Re: Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 26 Out - 18:27:10

    jotabe escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:se tiver q trocar a coroa e pinhao tem q trocar o mais importante!!!


    como vc ja deve saber coroa e pinhao é o mais importante no diferencial.....sem coroa e pinhao um dana 3.07 nao é nada....nao entra na onda de pagar caro num dana 3.07 com defeito na coroa e pinhao pois as vezes é melhor comprar um dana 3.54 em bom estado q vc acha num valor mais em conta e depois comprar coroa pinhao 3.07 DO DANA fazer a troca e vender a coroa e pinhao 3.54 pra descontar no gasto.

    ou ate mesmo um dana 3.54 com defeito na coroa e pinhao q vc pagaria ainda mais barato...


    só pra informacao: dana 3.07 é 43x14 e dana 3.54 é 46x13

    cuidado com a relacao 3.07 do dana 44 é o mesmo numero de dentes e pra quem nao conhece as peças a olho nu pode acabar confundindo.


    sim eu moro no interior de sp....é um pouco longe.....mas de vez em quando me arrisco ir ai em sp de caravan assistir a old stock kkkkkkk


    Cara, o seu diferencial aí que vc tem sobrando é um Dana 30? que cidade vc é mesmo?

    Pensei mesmo em pegar um 3.54 ainda que com a coroa e pinhão ferrado para pagar mais barato e trocar pelo 3.07.

    Hoje conversei um tempão com o cara da oficina de diferencial aqui de SP, 30 anos de mercado, trabalha principalmente com utilitários, mas tbm com alguns carros de competição.

    Ele me falou uma coisa que foi bem contra o que sempre soube de diferencial: que o dana 30 não é tão mais robusto que o braseixos e que as peças de reposição são mais complicadas de achar.

    Outra coisa que ele falou é que as ultimas coroas e pinhão do dana que ele recebeu zero da fábrica que ainda os faz eram peças um tanto mal usinadas e que, embora não apresentassem problemas de quebra, frequentemente roncavam. Segundo ele somente a Mevi está fabricando essas peças.

    Disse também para tomar muuito cuidado com os 44, pois ja viu muita adaptação e soldagens mal feitas. Por outro lado ha um diferencial que a Dana está fabricando para Opala que é o 44 víntage já todo adaptado, por 5.000 sem o sistema de freios.

    Achei aqui e sp 2 diferenciais dana 30 com coroa ou pinhão ruins, por 1200, mas ainda não fui ver pessoalmente. Um deles rodava num opala de 700cv, rss... Claro que merecem aquela olhada, pois rolamento e retentor podem não estar bons tambem.

    Alguma opinião sobre isso ?


    sim o meu é um dana 30 relacao 3.07....eu moro em Parapua - SP...ele esta completo...as ultimas aquisicoes foram todos os rolamentos e retentores q comprei em maio ou junho....nao lembro certinho.


    nao vou retrucar sobre as opinioes do cara q tem 30 anos de oficina....pois eu tenho 32 de idade...entao quem sou eu pra confrontar.

    mas eu ACHO é q o dana pode nao ser 100x melhor q o braseixos.....mas com ctz é melhor....ate mesmo pelo sistema da trava do pino das satelites...q no dana é um pino elastico e no braseixos é um parafuso....e esse parafuso quebra no meio muito facil....ou pode desrosquear....as satelites do dana sao quase o dobro do braseixos e por ai vai....

    e acho q um dana sem as pontas de eixo e sem as rodas é mais pesado q um braseixos com as rodas e as pontas de eixo....(rodas, nao pneus)

    as peças do dana realmente estao bem chatas de achar pra comprar....pois tem muita gente mudando de braseixos pra dana e muitas vezes acabam trocando por precausao em uma revisao pré montagem no carro.........do braseixos tbem esta bem dificil...devido muitas quebras nao acha mais kkkkkkkkkkkk

    comigo ja se foram 2 braseixos 2.73...a primeira dia 22/12/2014 (com motor original) e a segunda dia 15/05/2016 ( somente com w40).....depois do dana 0 problemas graças a Deus.


    realmente dana 44 tem q saber fazer certinho pra nao ficar mais caro o molho q o peixe....nao entendo nada de dana 44....mas ouco falar isso.

    1200 eu acho muito dinheiro em um diferencial com coroa e pinhao zuados.......mas vc q ve as opcoes ai....coloca na ponta do lapis: 1200 do eixo MAIS 1500  da coroa e pinhao se forem novos da Mevi....ou se achar alguma usada original dana por quase esse valor q varia entre 1000 e 1400 (isso se achar...eu paguei mais ou menos isso na minha) MAIS rolamentos e retentores q eu acho q gastei entre 400 e 500 reais.....MAIS mao de obra pra montar e se preferir tbem tem a MAO de obra pra lixar e pintar....talvez compensa em relacao aos 2800 do braseixos q vc disse acima. e vc comentou sobre o dana nao ser taaao superior ao braseixos e as peças do dana ser dificies de achar pra comprar....se vc tiver intencionado a usar o braseixos ta tranquilo.....pode usar sim.....tenta ver uma coroa e pinhao 3.07 do moderno e monta o seu.....e ve como q é.....

    talvez com seu modo de andar ele dure bastante.......eu era meio doido antes logo q comprei essa caravan 6cil....entao foram dois pro vinagre....o primeiro nao aproveitou nada.....somente o eixo e as pontas de eixo.....a segunda vez só afetou a caixa satelite.....coroa e pinhao ficaram otimos.....ele foi vendido apos eu conseguir o braseixos 3.07 pq eu nao gostei do 2.73 com o cambio 5m.....alguns meses depois do braseixos 3.07 consegui um dana 3.07....e entao vendi o braseixos 3.07 tbem


    valores, opcoes e disponibilidade de peças variam muito de regiao pra regiao.....da uma pesquisada melhor ai sobre tudo isso.....dana X braseixos valores e peças de reposicao e etc.....nao sei como é por ai.....mas realmente nao deve ser facil pois meu 2.73 foi comprado por um cara de indaiatuba...e ele veio aqui buscar na minha casa com uma van.

    eu no meu entender compensa muito mais vc investir num dana....ate mesmo pela preparacao do motor....nunca vi um braseixos com preparacao do motor....só se o cara anda de boa....ai fico queto.....

    mas acho q braseixos em opala com preparacao no motor e vc gostar de fazer graça é gastar duas vezes.


    vai veno certinho ai o q compensa mais e o q vc acha melhor pra vc na sua situcao...eu to dando apenas algumas ideias q eu tenho q vejo por aqui onde eu moro e q vejo pessoal falando na internet e tbbem de alguns amigos.....

    realmente isso é algo meio complicado de decidir...ainda mais quando envolve peças relativamente caras.....principalmente os 2800 no braseixos 2.73 Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked


    qualquer coisa manda MP vou tentar montar o meu logo.....mas falta tempo e disposicao....meu trampo anda bastante puxado esses dias

    OKK
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    Mensagem por Sidney.Zara Ter 12 Nov - 19:45:45

    Boa noite opaleiros.

    Participo muito pouco das conversas mas sempre venho consultando bastante o fórum já que estou no meio de um projeto.
    Estou terminando alguns detalhes no 6 bocão pra colocar placa preta. Retirei motor e câmbio para pintar da cor original cinza, zincagem de algumas peças e outros toques. Estava pintado de vermelho.
    Se Deus quiser até dezembro finalizo pra colocar a placa preta, que aqui em BSB ainda é fornecida. A partir de janeiro vem a tal da Mercosul.
    Quando terminar meu projeto de pintura para placa preta vou compartilhar aqui com vocês vídeos e fotos que estou fazendo!!!

    Mas estava lendo aqui sobre a discussão de vocês sobre os diferenciais. O meu Braseixo travou e vou aproveitar a guaribada e vou arrumar também.
    Mas como já é a segunda vez que quebrou kkkkkkk quero partir para um Dana também. De preferência um 307.
    Quase todas as minhas dúvidas foram esclarecidas aqui. Mas ainda fiquei com uma.

    Eu devo comprar um Dana com relação zuada ou 354 que é muito fácil de achar aqui. O preço também não é muito salgado. E vou fazer a troca de coroa e pinhão para 307, além de pintar na eletrostática e trocar os retentores e rolamentos.

    Mas pergunto o seguinte:

    Dana 354 de 6cc e 4cc são iguais??? Os semi eixo são os mesmos???? Lembrando que de qualquer forma vou me desfazer da coroa e pinhão.

    Afinal, qual é a diferença de um diferencial de um Dana 6cc e 4cc??? Apenas a relação???

    Os satelites ou/e orbitais, pino e a gaiola precisam ser trocadas também????

    Conversando com um dono de ferro velho que também é opaleiro, o mesmo me afirmou que é igual pois ele vende peças apenas com base na relação do pinhão e corroa. Ele nunca teve que diferenciar o semi eixo de 4cc e 6cc.

    Se puderem me ajudar. Desculpem a resenha. kkkkkk



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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Nov - 20:41:04

    Sidney.Zara escreveu:Mas pergunto o seguinte:

    Dana 354 de 6cc e 4cc são iguais??? Os semi eixo são os mesmos???? Lembrando que de qualquer forma vou me desfazer da coroa e pinhão.

    amigo dana 3.54 é dana 3.54 em qualquer ocasiao....essa é apenas a relacao da coroa e pinhao (46 dentes na coroa e 13 dentes no pinhao: 46/13= 3.54) e saiu APENAS em opala 4cil.....nao saiu dana 3.54 em opala 6cil...quem usa hoje em dia é pq mudou..

    se vc pegar um dana 3.54 e tirar a coroa e pinhao ele apenas um eixo sem relacao.....o mais IMPORTANTE na compra de peças é comprar peças para o DANA 30!!! pois existe dana 28, dana 30, dana 44, dana 46, dana 448 e por ai vai....o diferencial mais usado no opala é o dana 30...alguns la na epoca de 74 sairam com o dana 28.



    Afinal, qual é a diferença de um diferencial de um Dana 6cc e 4cc??? Apenas a relação???


    exatamente....a unica diferença entre eles é a relacao q no caso do 4cil saiu com 3.54 e no 6cil saiu com 3.07


    Os satelites ou/e orbitais, pino e a gaiola precisam ser trocadas também????


    nao troca nada.....é tudo igual....a nao ser q tenha necessidade de troca devido defeito ou desgaste.....se vc comprar um dana 30 ate mesmo sem coroa e pinhao é só comprar a relacao coroa e pinhao 3.07 e montar.



    Conversando com um dono de ferro velho que também é opaleiro, o mesmo me afirmou que é igual pois ele vende peças apenas com base na relação do pinhão e corroa. Ele nunca teve que diferenciar o semi eixo de 4cc e 6cc.


    nao muda nada mesmo.....nao muda caixa satelite....nao muda semi eixo ou ponta de eixo...rolamento....nada mesmo....é só colocar a coroa e pinhao


    Se puderem me ajudar. Desculpem a resenha. kkkkkk
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Nov - 20:48:48

    uma outra informacao interessante sobre o dana 30 é q ele foi usado em alguns jeeps


    e por incrivel q pareça a coroa e pinhao desses dana 30 nao servem no dana 30 do opala...



    coroa e pinhao do dana 30 tem q ser SÓ A DO OPALA MESMO!!


    Sidney.Zara
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    Mensagem por Sidney.Zara Ter 12 Nov - 21:06:00

    Marcos Adriano escreveu:
    Sidney.Zara escreveu:Mas pergunto o seguinte:

    Dana 354 de 6cc e 4cc são iguais??? Os semi eixo são os mesmos???? Lembrando que de qualquer forma vou me desfazer da coroa e pinhão.

    amigo dana 3.54 é dana 3.54 em qualquer ocasiao....essa é apenas a relacao da coroa e pinhao (46 dentes na coroa e 13 dentes no pinhao: 46/13= 3.54) e saiu APENAS em opala 4cil.....nao saiu dana 3.54 em opala 6cil...quem usa hoje em dia é pq mudou..

    se vc pegar um dana 3.54 e tirar a coroa e pinhao ele apenas um eixo sem relacao.....o mais IMPORTANTE na compra de peças é comprar peças para o DANA 30!!! pois existe dana 28, dana 30, dana 44, dana 46, dana 448 e por ai vai....o diferencial mais usado no opala é o dana 30...alguns la na epoca de 74 sairam com o dana 28.



    Afinal, qual é a diferença de um diferencial de um Dana 6cc e 4cc??? Apenas a relação???


    exatamente....a unica diferença entre eles é a relacao q no caso do 4cil saiu com 3.54 e no 6cil saiu com 3.07


    Os satelites ou/e orbitais, pino e a gaiola precisam ser trocadas também????


    nao troca nada.....é tudo igual....a nao ser q tenha necessidade de troca devido defeito ou desgaste.....se vc comprar um dana 30 ate mesmo sem coroa e pinhao é só comprar a relacao coroa e pinhao 3.07 e montar.



    Conversando com um dono de ferro velho que também é opaleiro, o mesmo me afirmou que é igual pois ele vende peças apenas com base na relação do pinhão e corroa. Ele nunca teve que diferenciar o semi eixo de 4cc e 6cc.


    nao muda nada mesmo.....nao muda caixa satelite....nao muda semi eixo ou ponta de eixo...rolamento....nada mesmo....é só colocar a coroa e pinhao


    Se puderem me ajudar. Desculpem a resenha. kkkkkk

    Muito Bom!!! Esclareceu tudo! Fantástico!

    Mas ainda tenho uma dúvida:
    Como eu identifico o Dana??? Como sei que é 30? Ou 44? e etcc... Essa numeração significa o qu
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    Marcos Adriano
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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 12 Nov - 21:22:13

    O dana 30 tem mais suportes de fixação no perimetro do eixo. Do amortecedor, bandeja, panhard e etc.

    Exemplo de dana 30:
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 P_201177
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 P_201175
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 P_201176



    o dana 44 nao. Ele é mais "liso".

    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 289a8a3e54684759782acc437a3da307
    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 200178d1258070995-diferencial-dana-44-e-pecas-clark-img_0966


    a tampa tbem é uma das formas de diferenciar o diferencial

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    Fail ? Mudança de relação diferencial 3,54 Opala 76 Yukon-spartan-locker-bloqueador-jeep-dana-60-diferencial-D_NQ_NP_677929-MLM30450308687_052019-F


    uma das formas é o diametro de espelho a espelho....mas ai ja nao vou saber....


    nao sei decor nem do dana 30

    kkkkkkkkkkkkk

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