cidade, chagando no centro fui reduzir da 5° pra 4° porem o cambio travou na 5° marcha, n sai de jeito nenhum. Não é o cambio varetado, ele é 1984 5 marchas ré pra baixo e pra traz...alguem ja passou por isso ou faz ideia do que pode ser? Obrigado desde ja
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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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4 participantes
Opala comodoro 1984 4 cilindros cambio 5 marchas travado
Lucas cechelero- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : 89135000
Data de inscrição : 27/10/2019
Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, acabei criando o perfil porque estou desesperado. Hoje de manha fui dar uma volta com meu opala até na praça da
cidade, chagando no centro fui reduzir da 5° pra 4° porem o cambio travou na 5° marcha, n sai de jeito nenhum. Não é o cambio varetado, ele é 1984 5 marchas ré pra baixo e pra traz...alguem ja passou por isso ou faz ideia do que pode ser? Obrigado desde ja
cidade, chagando no centro fui reduzir da 5° pra 4° porem o cambio travou na 5° marcha, n sai de jeito nenhum. Não é o cambio varetado, ele é 1984 5 marchas ré pra baixo e pra traz...alguem ja passou por isso ou faz ideia do que pode ser? Obrigado desde ja
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
isso nao é tao incomum em acontecer com esse cambio principalmente na 5ª marcha.
se for o q eu to pensando se as peças da quinta marcha estiverem com alguma folguinha qualquer devido a rotacao do eixo entalhado ser muito grande cria-se uma força centrifuga forte e acaba tirando o macaquinho do local correto de trabalho dele....
o problema é q muitas vezes ele nao sai completamente e fica atravessado e acaba travando a luva e ela nao volta mais pro local de ponto morto pra vc engatar outra marcha....porem eu nao sei se isso dele ficar enroscado seria um "problema" pois tem um amigo meu q um macaquinho escapou e nao ficou travado e saiu como um "tiro" e fez um furo na carcaça e ele teve q soldar....a "sorte" dele é q o furo nao foi na parte de baixo.....foi bem pra cima e isso ajudou a nao vazar o oleo todo durante a viagem....senao teria condenado o cambio por rodar sem oleo.
isso da quinta travar aconteceu algumas vezes comigo esses dias com um cambio 5m q eu montei....porem eu consegui resolver acertando as travas e engrenagens pra nao ficar folga em nada.....acho q tive q tirar o cambio e abrir umas 3 vezes ate acertar todas as folgas, travas e etc....e ficou bom ta funcionando certinho.
o jeito mais correto é tirar e abrir o cambio e desenroscar o macaquinho pra luva voltar ao lugar e verificar as folgas....e as vezes ate trocar engrenagens, travas, macaquinho ou colocar calços de ajuste.
porem tbem da pra forçar a alavanca (forçar muuuuuuuuito) as vezes até dar algumas pancadas na alavanca sem dó pra luva quebrar o macaquinho no meio e vc conseguir desengatar a marcha.....
em todas as vezes eu fiz essa segunda opcao pois seria impossivel voltar pra casa com o carro em quinta e impossivel tirar o cambio onde aconteceu o problema (rodovia).....em uma das vezes entortei a alavanca e na ultima vez quebrei aquela torre da tampa do trambulador (quebrou os pontos de solda).
quando o macaquinho quebra as vezes em algum momento depois normalmente vc escuta e percebe os pedacos dele passando no meio de algumas engrenagens e moendo.....é assustador.....eu tive sorte q nenhuma das vezes aconteceu comigo...ele quebrou e ficou parado na parte de baixo do cambio.
fazendo isso (de forçar a alavanca) acaba marcando tbem a engrenagem da ré q trabalha no mesmo cubo sincronizador....porem do lado oposto ao engate da quinta....entao quando vc força o desengate da quinta acaba empurrando o macaquinho travado contra a engrenagem da ré e acaba riscando ela....
no meu caso a folga estava na propria engrenagem da quinta e em algumas travas.....porem eu tive q trocar as duas: engrenagem da quinta e da ré....e tbem acertar algumas travas do eixo entalhado e da haste seletora.....depois disso o cambio q eu montei parou com esse problema.
se for o q eu to pensando se as peças da quinta marcha estiverem com alguma folguinha qualquer devido a rotacao do eixo entalhado ser muito grande cria-se uma força centrifuga forte e acaba tirando o macaquinho do local correto de trabalho dele....
o problema é q muitas vezes ele nao sai completamente e fica atravessado e acaba travando a luva e ela nao volta mais pro local de ponto morto pra vc engatar outra marcha....porem eu nao sei se isso dele ficar enroscado seria um "problema" pois tem um amigo meu q um macaquinho escapou e nao ficou travado e saiu como um "tiro" e fez um furo na carcaça e ele teve q soldar....a "sorte" dele é q o furo nao foi na parte de baixo.....foi bem pra cima e isso ajudou a nao vazar o oleo todo durante a viagem....senao teria condenado o cambio por rodar sem oleo.
isso da quinta travar aconteceu algumas vezes comigo esses dias com um cambio 5m q eu montei....porem eu consegui resolver acertando as travas e engrenagens pra nao ficar folga em nada.....acho q tive q tirar o cambio e abrir umas 3 vezes ate acertar todas as folgas, travas e etc....e ficou bom ta funcionando certinho.
o jeito mais correto é tirar e abrir o cambio e desenroscar o macaquinho pra luva voltar ao lugar e verificar as folgas....e as vezes ate trocar engrenagens, travas, macaquinho ou colocar calços de ajuste.
porem tbem da pra forçar a alavanca (forçar muuuuuuuuito) as vezes até dar algumas pancadas na alavanca sem dó pra luva quebrar o macaquinho no meio e vc conseguir desengatar a marcha.....
em todas as vezes eu fiz essa segunda opcao pois seria impossivel voltar pra casa com o carro em quinta e impossivel tirar o cambio onde aconteceu o problema (rodovia).....em uma das vezes entortei a alavanca e na ultima vez quebrei aquela torre da tampa do trambulador (quebrou os pontos de solda).
quando o macaquinho quebra as vezes em algum momento depois normalmente vc escuta e percebe os pedacos dele passando no meio de algumas engrenagens e moendo.....é assustador.....eu tive sorte q nenhuma das vezes aconteceu comigo...ele quebrou e ficou parado na parte de baixo do cambio.
fazendo isso (de forçar a alavanca) acaba marcando tbem a engrenagem da ré q trabalha no mesmo cubo sincronizador....porem do lado oposto ao engate da quinta....entao quando vc força o desengate da quinta acaba empurrando o macaquinho travado contra a engrenagem da ré e acaba riscando ela....
no meu caso a folga estava na propria engrenagem da quinta e em algumas travas.....porem eu tive q trocar as duas: engrenagem da quinta e da ré....e tbem acertar algumas travas do eixo entalhado e da haste seletora.....depois disso o cambio q eu montei parou com esse problema.
Lucas cechelero- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Localização : 89135000
Data de inscrição : 27/10/2019
Eu tenho quase certeza que é isso mesmo, pois aquela aste que engata aquele U da alavanca ficou bem como voce disse, quase em ponto morto...muito obrigado amigo, segunda feira vou levar na mecanica e passar essa informaçao pro mecânico, obrigadão amigo
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
blz
boa sorte!
boa sorte!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15490
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Seção incorreta
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15490
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Movido pra seção correta!
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
Rubão6cc escreveu:Movido pra seção correta!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15490
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013
Marcos Adriano escreveu:Rubão6cc escreveu:Movido pra seção correta!
kkk
Eu não ter movido logo no início foi proposital ...para o dono do tópico perceber qual era a seção errada antes de mover o tópico em definitivo.
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kdt_go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1871
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
Comodoro 4100 coupe 1982
Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988
Cilindros : 6c, 250-S
6c, 4100
6c, 4100
Data de inscrição : 29/05/2009
sabe uma coisa que causa esse problema nos 5m? forçar engate da ré
os garfos e luvas trabalham 2 em 2: um pra 1-2, outro pra 3-4 e outro pra 5-re
quando vc engata a ré ainda com o carro em movimento ou de uma forma qualquer força o sincronizador a luva ela vai criando "calos" na face virada pra 5a
uma vez que o problema está avançado e vc tá de 5a essas rebarbas geradas pelo descuido ao engatar a ré acabam segurando a luva na 5a marcha
os garfos e luvas trabalham 2 em 2: um pra 1-2, outro pra 3-4 e outro pra 5-re
quando vc engata a ré ainda com o carro em movimento ou de uma forma qualquer força o sincronizador a luva ela vai criando "calos" na face virada pra 5a
uma vez que o problema está avançado e vc tá de 5a essas rebarbas geradas pelo descuido ao engatar a ré acabam segurando a luva na 5a marcha
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
kdt_go escreveu:sabe uma coisa que causa esse problema nos 5m? forçar engate da ré
os garfos e luvas trabalham 2 em 2: um pra 1-2, outro pra 3-4 e outro pra 5-re
quando vc engata a ré ainda com o carro em movimento ou de uma forma qualquer força o sincronizador a luva ela vai criando "calos" na face virada pra 5a
uma vez que o problema está avançado e vc tá de 5a essas rebarbas geradas pelo descuido ao engatar a ré acabam segurando a luva na 5a marcha
isso é um fator tbem....
mas a falta daquele anel de 3 pontas q fica na engrenagem da ré é fatal pra isso acontecer.
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