cidade, chagando no centro fui reduzir da 5° pra 4° porem o cambio travou na 5° marcha, n sai de jeito nenhum. Não é o cambio varetado, ele é 1984 5 marchas ré pra baixo e pra traz...alguem ja passou por isso ou faz ideia do que pode ser? Obrigado desde ja
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 64 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 64 visitantes :: 1 motor de busca
Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15490) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
4 participantes
Opala comodoro 1984 4 cilindros cambio 5 marchas travado
Lucas cechelero- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Bom dia pessoal, sou novo aqui no forum, acabei criando o perfil porque estou desesperado. Hoje de manha fui dar uma volta com meu opala até na praça da
cidade, chagando no centro fui reduzir da 5° pra 4° porem o cambio travou na 5° marcha, n sai de jeito nenhum. Não é o cambio varetado, ele é 1984 5 marchas ré pra baixo e pra traz...alguem ja passou por isso ou faz ideia do que pode ser? Obrigado desde ja
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
isso nao é tao incomum em acontecer com esse cambio principalmente na 5ª marcha.
se for o q eu to pensando se as peças da quinta marcha estiverem com alguma folguinha qualquer devido a rotacao do eixo entalhado ser muito grande cria-se uma força centrifuga forte e acaba tirando o macaquinho do local correto de trabalho dele....
o problema é q muitas vezes ele nao sai completamente e fica atravessado e acaba travando a luva e ela nao volta mais pro local de ponto morto pra vc engatar outra marcha....porem eu nao sei se isso dele ficar enroscado seria um "problema" pois tem um amigo meu q um macaquinho escapou e nao ficou travado e saiu como um "tiro" e fez um furo na carcaça e ele teve q soldar....a "sorte" dele é q o furo nao foi na parte de baixo.....foi bem pra cima e isso ajudou a nao vazar o oleo todo durante a viagem....senao teria condenado o cambio por rodar sem oleo.
isso da quinta travar aconteceu algumas vezes comigo esses dias com um cambio 5m q eu montei....porem eu consegui resolver acertando as travas e engrenagens pra nao ficar folga em nada.....acho q tive q tirar o cambio e abrir umas 3 vezes ate acertar todas as folgas, travas e etc....e ficou bom ta funcionando certinho.
o jeito mais correto é tirar e abrir o cambio e desenroscar o macaquinho pra luva voltar ao lugar e verificar as folgas....e as vezes ate trocar engrenagens, travas, macaquinho ou colocar calços de ajuste.
porem tbem da pra forçar a alavanca (forçar muuuuuuuuito) as vezes até dar algumas pancadas na alavanca sem dó pra luva quebrar o macaquinho no meio e vc conseguir desengatar a marcha.....
em todas as vezes eu fiz essa segunda opcao pois seria impossivel voltar pra casa com o carro em quinta e impossivel tirar o cambio onde aconteceu o problema (rodovia).....em uma das vezes entortei a alavanca e na ultima vez quebrei aquela torre da tampa do trambulador (quebrou os pontos de solda).
quando o macaquinho quebra as vezes em algum momento depois normalmente vc escuta e percebe os pedacos dele passando no meio de algumas engrenagens e moendo.....é assustador.....eu tive sorte q nenhuma das vezes aconteceu comigo...ele quebrou e ficou parado na parte de baixo do cambio.
fazendo isso (de forçar a alavanca) acaba marcando tbem a engrenagem da ré q trabalha no mesmo cubo sincronizador....porem do lado oposto ao engate da quinta....entao quando vc força o desengate da quinta acaba empurrando o macaquinho travado contra a engrenagem da ré e acaba riscando ela....
no meu caso a folga estava na propria engrenagem da quinta e em algumas travas.....porem eu tive q trocar as duas: engrenagem da quinta e da ré....e tbem acertar algumas travas do eixo entalhado e da haste seletora.....depois disso o cambio q eu montei parou com esse problema.
se for o q eu to pensando se as peças da quinta marcha estiverem com alguma folguinha qualquer devido a rotacao do eixo entalhado ser muito grande cria-se uma força centrifuga forte e acaba tirando o macaquinho do local correto de trabalho dele....
o problema é q muitas vezes ele nao sai completamente e fica atravessado e acaba travando a luva e ela nao volta mais pro local de ponto morto pra vc engatar outra marcha....porem eu nao sei se isso dele ficar enroscado seria um "problema" pois tem um amigo meu q um macaquinho escapou e nao ficou travado e saiu como um "tiro" e fez um furo na carcaça e ele teve q soldar....a "sorte" dele é q o furo nao foi na parte de baixo.....foi bem pra cima e isso ajudou a nao vazar o oleo todo durante a viagem....senao teria condenado o cambio por rodar sem oleo.
isso da quinta travar aconteceu algumas vezes comigo esses dias com um cambio 5m q eu montei....porem eu consegui resolver acertando as travas e engrenagens pra nao ficar folga em nada.....acho q tive q tirar o cambio e abrir umas 3 vezes ate acertar todas as folgas, travas e etc....e ficou bom ta funcionando certinho.
o jeito mais correto é tirar e abrir o cambio e desenroscar o macaquinho pra luva voltar ao lugar e verificar as folgas....e as vezes ate trocar engrenagens, travas, macaquinho ou colocar calços de ajuste.
porem tbem da pra forçar a alavanca (forçar muuuuuuuuito) as vezes até dar algumas pancadas na alavanca sem dó pra luva quebrar o macaquinho no meio e vc conseguir desengatar a marcha.....
em todas as vezes eu fiz essa segunda opcao pois seria impossivel voltar pra casa com o carro em quinta e impossivel tirar o cambio onde aconteceu o problema (rodovia).....em uma das vezes entortei a alavanca e na ultima vez quebrei aquela torre da tampa do trambulador (quebrou os pontos de solda).
quando o macaquinho quebra as vezes em algum momento depois normalmente vc escuta e percebe os pedacos dele passando no meio de algumas engrenagens e moendo.....é assustador.....eu tive sorte q nenhuma das vezes aconteceu comigo...ele quebrou e ficou parado na parte de baixo do cambio.
fazendo isso (de forçar a alavanca) acaba marcando tbem a engrenagem da ré q trabalha no mesmo cubo sincronizador....porem do lado oposto ao engate da quinta....entao quando vc força o desengate da quinta acaba empurrando o macaquinho travado contra a engrenagem da ré e acaba riscando ela....
no meu caso a folga estava na propria engrenagem da quinta e em algumas travas.....porem eu tive q trocar as duas: engrenagem da quinta e da ré....e tbem acertar algumas travas do eixo entalhado e da haste seletora.....depois disso o cambio q eu montei parou com esse problema.
Lucas cechelero- Opaleiro
- Número de Mensagens : 6
Eu tenho quase certeza que é isso mesmo, pois aquela aste que engata aquele U da alavanca ficou bem como voce disse, quase em ponto morto...muito obrigado amigo, segunda feira vou levar na mecanica e passar essa informaçao pro mecânico, obrigadão amigo
Marcos Adriano- Opaleiro
blz
boa sorte!
boa sorte!
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15490
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Seção incorreta
Rubão6cc- Opaleiro
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Movido pra seção correta!
Marcos Adriano- Opaleiro
Rubão6cc escreveu:Movido pra seção correta!
Rubão6cc- Opaleiro
4 cc Gasolina
6 cc Gasolina
Marcos Adriano escreveu:Rubão6cc escreveu:Movido pra seção correta!
kkk
Eu não ter movido logo no início foi proposital ...para o dono do tópico perceber qual era a seção errada antes de mover o tópico em definitivo.
Marcos Adriano- Opaleiro
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kdt_go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1871
Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
Comodoro 4100 coupe 1982
Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988
Cilindros : 6c, 250-S
6c, 4100
6c, 4100
sabe uma coisa que causa esse problema nos 5m? forçar engate da ré
os garfos e luvas trabalham 2 em 2: um pra 1-2, outro pra 3-4 e outro pra 5-re
quando vc engata a ré ainda com o carro em movimento ou de uma forma qualquer força o sincronizador a luva ela vai criando "calos" na face virada pra 5a
uma vez que o problema está avançado e vc tá de 5a essas rebarbas geradas pelo descuido ao engatar a ré acabam segurando a luva na 5a marcha
quando vc engata a ré ainda com o carro em movimento ou de uma forma qualquer força o sincronizador a luva ela vai criando "calos" na face virada pra 5a
uma vez que o problema está avançado e vc tá de 5a essas rebarbas geradas pelo descuido ao engatar a ré acabam segurando a luva na 5a marcha
Marcos Adriano- Opaleiro
kdt_go escreveu:sabe uma coisa que causa esse problema nos 5m? forçar engate da ré
isso é um fator tbem....
mas a falta daquele anel de 3 pontas q fica na engrenagem da ré é fatal pra isso acontecer.
Ontem à(s) 21:10:11 por Jercemi
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» Tive que fazer o motor do seizão (Custos 10/2024)
Qui 21 Nov - 15:22:03 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Qui 21 Nov - 8:54:28 por DiogoGarbin