DiMarcatto escreveu:Fala galera, blz?
Sou novo por aqui, comprei um Opala 89 6cc gasolina, e gostaria de apimentar o motor e preparar-lo para ASPIRADO, não quero colocar algo pesado, é mais para curtir o Opalão com a família. Mas confesso que não tenho ideia das peças necessárias e sobre o investimento $$. Agradeço se alguém puder me dar um direcionamento ou indicar alguma oficina de confiança na região de Atibaia/SP
Abraços,
Diego
Olá.
Realmente você deseja o quê?
Uma simples melhoria.
Uma preparação leve.
Uma preparação pesada.
Um 6cc normal a compressão dos cilindros é baixa, própria do combustível da época.
A opção é medir a compressão atual dos cilindros, se faz geralmente "enchendo de líquido" a câmara e cilindros de combustão (desmontados).
Descoberta a taxa de compressão se decide aumentar ou não.
Uma opção de taxa de compressão na gasolina seria 10:1 (gasolina com 30% de álcool hoje) ou 12:1 no álcool.
A weber 40 deixa o carro "mais esperto", com resposta mais rápida.
Com maior taxa aconselho ventoinha elétrica.
Um alternador melhor que o original, use um de uns 90 amperes se possuir ar condicionado.
Um comando de válvulas melhor apenas se desejar correr e não passear.
Com tanto álcool no combustível um motor trabalhando entre 92° e 95° graus é melhor.
Álcool perto de 100° (no projeto original opala se previa 110° no álcool de 1981).
Coletor admissão aquecido.
Revise os freios (todo mundo fala de potência e esquece de fazer frear).
Velas mais frias com o aumento da compressão (grau 6 ou 7).
O gap de vela (vão entre eletrodos) depende da taxa e ignição, é tentativa e erro.
No 6cc original geralmente é 0,8mm, as velas geralmente vem com 0,5 a 0,7mm na caixa.
Gap errado dificulta a combustão e força a ignição.
Melhorias na ignição, a maioria opta pelo msd.
Com ignição melhor aconselho a reforçar o aterramento do motor, melhora a faísca e protege a ignição.
Melhorias "mais pesadas" incluem não somente o comando mas aberturas da sede de válvulas também.
O comando determina a abertura, duração da abertura e o quanto a válvula se abre.
Carburador e comando grande com válvula pequena não combina, muitos optam pela válvula da blazer.
Bomba elétrica de combustível.
E por aí vai.....e os custos sobem......
Mas somente a troca da carburação já te dê melhorias....talvez....porque precisa saber a "saúde" do motor.....
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