O ano era 2007, quando eu prestava serviço em Manaus-AM. essa época, a da aceleração das TVs de Tela Plana, ainda havia disponibilidade de se adquirir eletrônicos a preços atraentes naquela região. Acabei comprando um CD Player Pionner, modelo DEH-P8880BT, que já dispunha de conexão Bluetooth, embora só um ou outro celular da época te entregasse essa função. O Módulo foi instalado em um Fox, que após 4 anos foi vendido e o Player guardado.
Quando fui restaurar o Opala, que ficou mais de 15 anos parado, encontrei o Toca-Fitas Roadstar inoperante e, mais os 4 falantes Arlen de 8" e os 2 Tweeters Selenium danificados e também inoperantes. Os Falantes estavam instalados 1 em cada Porta, e 2 no Porta-pacotes atrás do Encosto do Banco Traseiro. Lembro que na época cortamos o Painel Interno bem próximo à face inferior da Porta, para assegurar a centralização da Tela no Painel Interno, uma vez que essa peça no Gran-Luxo tem um rebaixo decorativo. Agora que revimos o carro constatamos que o serviço foi muito bem feito, pois o corte realizado não prejudicou a resistência da Porta. Lembro que quem sofreu foi a Serra Tico-tico e respectivas lâminas (4) ...kkkk.
Já os Falantes do Porta-pacotes foram localizados de forma a aproveitar os Furos grandes ali existentes, fixados via uso de baffles de madeira e aplicação de massa de calafetar para compensação do perfil do reforço da Chapa, evitando o que se chama de curto-circuito sonoro (isolamento da superfície do cone do falante com o meio externo).
Enquanto restaurava o carro, comecei a pensar no Som. Peguei o CD Player e constatei que ele tinha saída para Cabos RCA, o que traria um ganho considerável para quem pretende usar um Amplificador, embora não muito sofisticado (quem já usou Amplificador automotivo, não fica mais sem). Navegando na internet achei a preço interessante um Audiophonic 5.1, cujas entradas casavam com o Pioneer de 10 anos antes. Como sou daqueles que não perde oportunidade, embora se ferre vez ou outra, comprei o bicho. Depois de uns 3 meses quando fui mexer com ele deparei no incrível consumo de energia a plena carga indicado nas especificações que traziam 120Ah, sendo que o Alternador do Opalão era de 35 Ah. Outra coisa que me chamou a atenção era a potência de saída que indicava algo como 150 Watts por canal.
O problema da energia eu até achei que tinha resolvido ao substituir o Alternador por um de Astra 2.0, que se não estou enganado entrega 100 Ah. Para os Falantes eu também achava que tinha equacionado ao adquirir os mais potentes de 8" que achei, que eram um Pioneer do tipo Mid Bass (eu sou um grave dependente, e na época de jovem comprávamos os Falantes que entregassem o dobro da potência de saída do Toca-fitas ou Amplificador). Comprei também 4 Tweeters Selenium pequenos, para posicionar 2 no Porta-pacotes junto aos Falantes, e 1 em cada Curvão Dianteiro abaixo do Painel de Instrumentos.
A instalação foi relativamente fácil sendo o Amplificador montado no interior do Porta-malas, na estrutura do Encosto do Banco Traseiro. Os Falantes com aplicação direta onde já estavam os velhos, mantendo as mesmas Telas. Os Tweeters tranquilo também, uma vez que há rasgos na chapa do Porta-Pacotes e na Coluna do Curvão, que permitem a colocação de peças desse tamanho sem necessidade de se fazer novos recortes no metal.
O problema é que o som ficou um desastre. Ficou muito ruim, a ponto de eu consultar mais de um Instalador, e todos apontarem o Amplificador como o vilão da história.
Então resolvi contatar a Audiophonic, inicialmente por e-mail. Descrevi tudo que tinha feito, e qual foi o resultado obtido.
Um tal de Reinaldo, que me pareceu ser o proprietário do negócio, além de me dar atenção, me enviou literatura farta sobre alimentação e instalação de Falantes adequados para o Amplificador deles. Discordei de muito do que ali estava escrito, sendo que ele me ligou uns 2 dias depois para tentar me convencer do contrário.
Em primeiro lugar ele colocou que o Alternador poderia ter capacidade de 1 milhão de Amperes, mas que eu iria continuar ficando sem energia. Dizia o rapaz que eu deveria investir em Bateria de maior capacidade, usando inclusive a analogia da Caixa D'água - o Amplificador puxa da bateria, que puxa do Alternador. Se consumir, não vai sobrar.
Sobre os Falantes solicitou que mandasse fotos da instalação, o tipo dos Falantes instalados e do Painel de Controle do Amplificador, para eles verificarem as configurações.
Mais um dia e ele contatou novamente dizendo que eu deveria instalar Falantes com no máximo 60% da potência de saída do Módulo, bem como fixação direta na chapa mas com os falantes aparafusados em baffles de MDF (não MDP), como forma de evitar vibrações indesejadas. Protestei defendendo o critério antigo, ou seja, Falante com o dobro da capacidade da saída, e mais uma vez ele me mandou literatura mostrando que quanto maior a capacidade do Falante, mais energia será dispendida pelo Amplificador, aumentando o desgaste do circuito bem como o índice de distorção.
Solicitei então recomendações, obtendo a resposta de que deveria usar os Falantes deles, e tweeters com "domo de seda", que era o caso desses da Selenium.
Pesquisando na internet achei 2 modelos de Falantes Audiophonic, sendo ambos de 6,5". Contatei o Reinaldo sobre qual deles usar, tendo ele recomendado o "de entrada".
Com base na recomendação do Reinaldo, fizemos o seguinte:
1) Instalação de uma Bateria Auxiliar no interior do Porta-Malas com capacidade de 100 Ah - mais tarde ela permaneceu como única, pois precisei do espaço no Compartimento do Motor conforme mostrado no tópico "up-grade do Motor 250";
2) Escolha de 4 Falantes Audiophonic de 6,5" com 8 Ohms e 75 Watts RMS de capacidade - entendi que a diferença de preço entre o recomendado para este era pequena;
3) Construção de Baffle customizado, sendo a medida externa deum Falante de 8" e a interna com o diâmetro exato do Falante adquirido, para fixação direta de fora para dentro com uso de Parafuso, Porca e Arruela de Pressão, para impedir vibrações (vide fotos);
4) Substituição dos Cabos RCA de 5 m anteriormente instalados pelas peças que vieram junto com os Falantes - segundo a documentação era brinde, então JÁ QUE...
5) Tweeters Ficaram os 4 Selenium, sendo os Dianteiros substituídos mais tarde por 2 Audiophonic do mesmo tamanho, mas agora posicionados no Painel de Instrumentos do Opala, atrás da Almofada - melhorou o que se chama de "Palco Sonoro" em relação ao posicionamento no Curvão;
6) Subwoofer: permaneceu a Caixa selada com Falante de 10".
7) O CD-Player, que estava inicialmente instalado dentro do Porta-luvas (vide o video) mais tarde mudou para a posição entre a Caixa gela-saco e o Console, e depois para a parte inferior do Painel de Instrumentos, no Lado Esquerdo, fixado por um Suporte construído à partir de uma Cinta da própria Pioneer, como mostrado nas fotos.
O resultado eu diria que é muito bom, estando plenamente satisfeito.
O Toca-fitas permaneceu no Painel de Instrumentos para fins estéticos e até mesmo funcional, pois após o upgrade da alimentação do Motor atribuímos uma função eletrônica para ele.
Minha intenção é disponibilizar algumas fotos das soluções adotadas para que algum colega que está vivenciando ou pretenda se aventurar nesse assunto, possam inclusive melhorar o que foi feito.
Abraço.
Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Seg 17 Ago - 14:28:58, editado 5 vez(es)
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc