Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Como prender o vidro na máquina de vidro?
Bobina X Modulo MSD 6al EmptyQua 17 Abr - 21:02:42 por opala4cc

» DÚVIDA CRUEL - INJETADO X CARBURADO (MOTOR OMEGA/OPALA)
Bobina X Modulo MSD 6al EmptyTer 16 Abr - 7:22:27 por lucas krause

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySeg 15 Abr - 20:25:22 por Marcos Marcos

» GNV Opala: manutenção na caixa comutadora IGT D1000c
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySeg 15 Abr - 19:13:29 por bybecker

» Troca miolo iginiçao opala painel 76
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySeg 15 Abr - 10:36:32 por Gaitablue1

» Dúvidas (Medidas) - Cabo de embreagem Opala 1988, 4cc
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySeg 15 Abr - 10:09:33 por Tonho_RS

» Existe uma recomendação de Ampéres corretos para a bateria do Opala
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySeg 15 Abr - 10:04:53 por Tonho_RS

» Ativar o Alarme Original
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySáb 13 Abr - 20:57:06 por gordovogt

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Bobina X Modulo MSD 6al EmptySáb 13 Abr - 4:18:32 por Rubão6cc

Quem está conectado?

93 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 93 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
tabarbosa (16850)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
Rubão6cc (15334)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
BANDIT (13573)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
Xann (10394)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
j ricardo (9376)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
Jean Bida (9320)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Bobina X Modulo MSD 6al Bar_leftBobina X Modulo MSD 6al BarBobina X Modulo MSD 6al Bar_right 

+2
Black
MINELLI
6 participantes

    Bobina X Modulo MSD 6al

    MINELLI
    MINELLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 42
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala 79/80 - Em construção...
    Cilindros : 6 Cilindros Aspro... Futuro Turbo...
    Data de inscrição : 10/06/2014

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por MINELLI Qua 22 Set - 11:52:16

    Fala galera, boa tarde!
    Procurei aqui, mas não achei nada sobre o assunto!

    Tenho um opala 80 coupe, aspiradinho de rua.
    Estava usando modulo 6al analogico e uma bobina mallory que não tem identificação mas encontrei como Mallory Promaster E Series, e possui os modelos 30440, 30450 e 30625.

    O carro começou a morrer e após testarmos descobri que o modulo estava com problemas, levei para arrumar e segundo o rapaz que arruma, o problema foi ocasionado devido ao uso da bobina.

    Ele me indicou usar a bobina blaster 2 ou 3, porem alem da dificuldade de encontrar, tem o preço que está bem salgado.

    Alguém conhece outro modelo ou marca que seja compatível?

    Essa é a bonina que estava usando.
    [img]Bobina X Modulo MSD 6al 00391772-0[/img]
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Sex 24 Set - 0:53:56

    Realmente a indicação que ouvimos é usar o módulo MSD com bobinas MSD, porém já existe replica , não ouvi nenhum comentário negativo ainda.

    Segue link

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1252003099-bobina-modelo-msd-blaster-ss-40000-volts-std6106h-_JM#position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=eb959f9f-e3f4-4bc3-917c-75e27d58b8a4
    Thunder
    Thunder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala Coupe 1976
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 16/11/2011

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Thunder Dom 26 Set - 18:58:59

    Se têm alguma outra marca que dá pra usar e que não dê problema, não sei dizer.
    Eu uso a Blaster 2. Nunca tive problema. Já que tem o modulo MSD, as vezes é melhor juntar mais uma grana pra comprar a bobina da mesma marca do que comprar de outra marca e dar problema. Ai acaba gastando duas vezes. Ou pior, estraga de vez e perde o módulo. Sei lá. Minha opinião.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Dom 26 Set - 20:37:29

    Em todos os carros uso conjunto MSD (módulo, bobina e cabos). Em apenas um uso módulo analógico. no outro usei por um bom tempo bobina Mallory Pro Master #29440, acreditando q a maior voltagem oferecida por ela melhoraria o rendimento. Ledo engano.....não tive nenhum problema com instalação, elétrica, funcionamento, enfim....mas, comparando o desempenho e consumo dos carros com bobina MSD, a Mallory era inferior. Acabei trocando por uma Blaster 2 e o desempenho e consumo se igualaram.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por BenKenobi Seg 27 Set - 9:23:33

    É algo a se pesquisar, mas o que o Thunder falou é verdade. A bobina MSD é feita pra uso com o modulo, não tem erro.

    Nesse cenario de bobina compativel, seria melhor pesquisar as especificações da MSD e ir comparando com outras bobinas. Mas desconheco uma bobina nacional desse tipo (para uso com distribuidor) que seja forte igual msd.
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 18 Out - 8:50:58

    Aproveitando o tópico do amigo referente a MSD, caso alguém consiga ajudar agradeço,

    Mueller diz que usa o modulo nos carros, se souber o que posso fazer.


    Tinha adquirido um módulo MSD usado , e o vi funcionando em uma caravan 78, o cara removeu modulo, bobina e distribuidor e me vendeu.
    Levei para o mecanico instalar, instalou e funcionou. porém não o conta giros.
    Pesquisando aqui achei os dados de como seria a instalação, mas a cor dos fios não conferem com o módulo que tenho.


    Segundo diagramas, seria assim

    Bobina X Modulo MSD 6al 2gxqyw10

    Em outros vi assim
    Verde e roxo Distribuidor
    Vermelho (Grosso) e preto Bateria
    Laranja e preto Bobina
    Vermelho (Fino) pos chave
    Cinza Conta giros



    A questão é que o meu as cores não batem e acredito faltar um sexto fio, já olhei na borracha que sai os fios (não abri o modulo) e não tem sinal de estar cortado.

    Eu acredito ser o modulo digital, pois tinha ligado a ele aqueles RPM module selector, vi informações que quando tem a caixinha para regular corte de giro é digital.

    E meu problema é , esta funcionando a ignição certinho, mas não sei se tem como e como posso ligar o conta giro.

    Segue fotos da minha instalação


    Bobina X Modulo MSD 6al Modulo10

    Bobina X Modulo MSD 6al Modulo11
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Seg 18 Out - 10:24:26

    Black escreveu:Aproveitando o tópico do amigo referente a MSD, caso alguém consiga ajudar agradeço,

    Mueller diz que usa o modulo nos carros, se souber o que posso fazer.


    Tinha adquirido um módulo MSD usado , e o vi funcionando em uma caravan 78, o cara removeu modulo, bobina e distribuidor e me vendeu.
    Levei para o mecanico instalar, instalou e funcionou. porém não o conta giros.
    Pesquisando aqui achei os dados de como seria a instalação, mas a cor dos fios não conferem com o módulo que tenho.


    Segundo diagramas, seria assim

    Bobina X Modulo MSD 6al 2gxqyw10

    Em outros vi assim
    Verde e roxo Distribuidor
    Vermelho (Grosso) e preto Bateria
    Laranja e preto Bobina
    Vermelho (Fino) pos chave
    Cinza Conta giros



    A questão é que o meu as cores não batem e acredito faltar um sexto fio, já olhei na borracha que sai os fios (não abri o modulo) e não tem sinal de estar cortado.

    Eu acredito ser o modulo digital, pois tinha ligado a ele aqueles RPM module selector, vi informações que quando tem a caixinha para regular corte de giro é digital.

    E meu problema é , esta funcionando a ignição certinho, mas não sei se tem como e como posso ligar o conta giro.

    Segue fotos da minha instalação


    Bobina X Modulo MSD 6al Modulo10

    Bobina X Modulo MSD 6al Modulo11

    Manda foto da lateral oposta de onde saem os fios. Da lateral onde saem os fios verde e roxo. Esse módulo é antigo, analógico. MSD, normalmente, usa saída pro rpm separada.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 18 Out - 11:18:31

    Entendi, por isso não bate, as imagens que acho é tudo do digital

    Tem uma saida ao lado sim, tach output, os manuais falam em tacometro , seria o conta giro?

    Bobina X Modulo MSD 6al Zyndic10
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Seg 18 Out - 11:39:48

    Black escreveu:Entendi, por isso não bate, as imagens que acho é tudo do digital

    Tem uma saida ao lado sim, tach output, os manuais falam em tacometro , seria o conta giro?

    Bobina X Modulo MSD 6al Zyndic10

    Como eu imaginava! É essa saída mesmo, meu amigo! Tacômetro e conta giros é a mesma coisa! Pega o fio original do rpm, q fica no negativo da bobina, e conecta aí. Usa um conector Faston fêmea pra ficar uma instalação bem feita!

    O carro em q estava é 6cil. tbem?


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 18 Out - 12:47:14

    Show Muller, vlw ajuda, estava instalado em um 6 cil sim e os conectores tem de balde aqui de uma vez que revisei os conectores do motor.

    Você falou já fui pesquisar, e descobri que pode não funcionar ligando apenas o fio do conta giros (painel) nessa saida do modulo MSD

    Pode ser que precise de um adaptador como do link abaixo, existe dois adaptadores, um para quando usa distribuidor e outro quando é sensor hall, este do link parece ser o do distribuidor(green and violet).

    https://www.summitracing.com/parts/msd-8920


    De qualquer forma estou torcendo para não precisar, o b.o vai ser achar o fio do conta giros do painel, pois mecanico removeu a instalação do modulo original, provavelmente os fios estão soltos ...
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Seg 18 Out - 13:19:16

    Black escreveu:Show Muller, vlw ajuda, estava instalado em um 6 cil sim e os conectores tem de balde aqui de uma vez que revisei os conectores do motor.

    Você falou já fui pesquisar, e descobri que pode não funcionar ligando apenas o fio do conta giros  (painel) nessa saida do modulo MSD

    Pode ser que precise de um adaptador como do link abaixo, existe dois adaptadores, um para quando usa distribuidor e outro quando é sensor hall, este do link parece ser o do distribuidor(green and violet).

    https://www.summitracing.com/parts/msd-8920


    De qualquer forma estou torcendo para não precisar, o b.o vai ser achar o fio do conta giros do painel, pois mecanico removeu a instalação do modulo original, provavelmente os fios estão soltos ...

    Ótimo, se estava num 6 cil. não precisa configurar! E não precisa de adaptador; pode ligar direto. Os meus estão assim. O fio original é de cor branca. Como é envelhecido, deve estar com cor amarelada.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 18 Out - 19:02:52

    Muito obrigado pela informação sobre não precisar do adaptador e os seus estarem assim.

    83 Doletas, convertido no cartão de credito da uns R$ 500 pila + frete , ia dar uns R$ 600

    Em resumo, ia andar sem conta giro mesmo kkkkk..


    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Sáb 12 Fev - 13:10:02

    Eu novamente pessoal, ainda não estou satisfeito de não ter conta giros funcionando ..

    Já testei o conta-giros do painel no alternador e funcionou (marcando 3x a mais), ou seja não é o painel...

    Então achei em tópicos antigos aqui do fórum que o ocnta giros do opala é onda senoidal, e o msd manda no sistema digital ou hall, emfim, teria qu elevar em uma empresa de painéis para trocar a placa, liguei em um é fazem o serviço por 350,00..

    Antes de desembolsar tudo isso , resolvi emprestar de um amigo um conta giros externo, aqueles com shift light etc....

    O conta giros ligou certinho , tem a opção de chave para 4,6 e 8 cilindros , mas nada de marcar o giro do motor... tem hora que dependendo como encosta o conta giro até sobe, mas sobe direto pro maximo...

    Sendo assim estou concluindo que a saida do tacômetro do MSD esta com defeito....

    E veio a idéia, e se eu instalar o modulo original junto com a MSD, eu não conseguiria usar apenas o pino do modulo original para ligar o conta giros do painel pessoal?

    A questão é que não sei como seria essa ligação..
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Sáb 12 Fev - 13:19:02

    Bobina X Modulo MSD 6al Diagra10


    Olhando a imagem acima, pensei o seguinte

    1 e 2 - Não ia ligar no distribuidor, deixaria o MSD com essa função
    3 - Ligar o conta giros
    4 - Ligar no pós chave (ia usar o mesmo pós chave que alimenta o MSD)
    5 - Ligar no positivo da bateria (já que a bobina MSD tem o pulso diferente)
    6 - no Negativo da bateria (já que a bobina MSD tem o pulso diferente)


    Caso alguém possa opinar eu agradeço, mesmo que esteja tudo errado o que mencionei acima, sem problemas...
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Gerald Dom 13 Fev - 6:23:51

    Não é recomendável ligar o módulo de ignição original junto com o MSD.

    Os terminais 3 e 6 do módulo de ignição original estão interligados internamente, isto é, a saída para o tacômetro fica ligado com o terminal  - da bobina.

    O tacômetro original do Opala usa o sinal do terminal - da bobina, sinal esse constituído por pulsos, cuja amplitude chega a 300 V.

    A saída para tacômetro do módula MSD 6AL é uma onda quadrada com duty cycle de 20% e amplitude de 10V. Esse sinal não é compatível com o  tacômetro original do Opala.

    A melhor chance do tacômetro original do Opala trabalhar junto com o módulo MSD é ligando a entrada do tacômetro diretamente ao terminal - da bobina.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Dom 13 Fev - 7:35:03

    Gerald escreveu:Não é recomendável ligar o módulo de ignição original junto com o MSD.

    Os terminais 3 e 6 do módulo de ignição original estão interligados internamente, isto é, a saída para o tacômetro fica ligado com o terminal  - da bobina.

    O tacômetro original do Opala usa o sinal do terminal - da bobina, sinal esse constituído por pulsos, cuja amplitude chega a 300 V.

    A saída para tacômetro do módula MSD 6AL é uma onda quadrada com duty cycle de 20% e amplitude de 10V. Esse sinal não é compatível com o  tacômetro original do Opala.

    A melhor chance do tacômetro original do Opala trabalhar junto com o módulo MSD é ligando a entrada do tacômetro diretamente ao terminal - da bobina.

    Discordo qdo diz q não é compatível....os meus funcionam! No módulo analógico, tem uma saída específica para o conta giros. No digital, o fio vem integrado ao chicote (fio cinza).


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Dom 13 Fev - 10:41:42

    Gerald escreveu:Não é recomendável ligar o módulo de ignição original junto com o MSD.

    Os terminais 3 e 6 do módulo de ignição original estão interligados internamente, isto é, a saída para o tacômetro fica ligado com o terminal  - da bobina.

    O tacômetro original do Opala usa o sinal do terminal - da bobina, sinal esse constituído por pulsos, cuja amplitude chega a 300 V.

    A saída para tacômetro do módula MSD 6AL é uma onda quadrada com duty cycle de 20% e amplitude de 10V. Esse sinal não é compatível com o  tacômetro original do Opala.

    A melhor chance do tacômetro original do Opala trabalhar junto com o módulo MSD é ligando a entrada do tacômetro diretamente ao terminal - da bobina.


    Pois é Gerald, depois que escrevi me toquei nisso , visto que a maioria dos carros a ligação é direto no negativo da bobina, então o pino 3 só recebe o sinal da bobina...
    Com relação a ligar o conta giros no - da bobina , vi vários relatos de que o MSD não envia o sinal para o - da bobina, consequentemente iria queimar o painel...
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Dom 13 Fev - 10:49:19

    Müller escreveu:
    Gerald escreveu:Não é recomendável ligar o módulo de ignição original junto com o MSD.

    Os terminais 3 e 6 do módulo de ignição original estão interligados internamente, isto é, a saída para o tacômetro fica ligado com o terminal  - da bobina.

    O tacômetro original do Opala usa o sinal do terminal - da bobina, sinal esse constituído por pulsos, cuja amplitude chega a 300 V.

    A saída para tacômetro do módula MSD 6AL é uma onda quadrada com duty cycle de 20% e amplitude de 10V. Esse sinal não é compatível com o  tacômetro original do Opala.

    A melhor chance do tacômetro original do Opala trabalhar junto com o módulo MSD é ligando a entrada do tacômetro diretamente ao terminal - da bobina.

    Discordo qdo diz q não é compatível....os meus funcionam! No módulo analógico, tem uma saída específica para o conta giros. No digital, o fio vem integrado ao chicote (fio cinza).


    Achei os fios certinhos conforme você me explicou ano passado Muller, mas agora que até um conta giros digital (esses type da vida) não funcionou , creio que a saída esta com algum problema, até por que tenho RPM Module selector da própria MSD, deixei ele pra cortar no mínimo para testar , corte em 4600, e nada, não corta o giro de jeito nenhum..
    Acredito que estão interligados, o circuito que lé o conta giros e o que corta o giro...

    Olhei os módulos digitais, mas subiram muito com a alta do dólar, ML ta na faixa de R$ 3.300,00, eu to com módulo e bobina Bosh guardada, mas e o medo de montar e o carro não responder como esta respondendo agora...

    Eu retifiquei o motor ano passado, alterei comando,válvulas, weber e a MSD, ou seja, não conheço o desempenho dessa nova configuração com módulo e bobina original...

    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Dom 13 Fev - 11:04:00

    Black escreveu:
    Müller escreveu:

    Discordo qdo diz q não é compatível....os meus funcionam! No módulo analógico, tem uma saída específica para o conta giros. No digital, o fio vem integrado ao chicote (fio cinza).


    Achei os fios certinhos conforme você me explicou ano passado Muller, mas agora que até um conta giros digital (esses type da vida) não funcionou , creio que a saída esta com algum problema, até por que tenho RPM Module selector da própria MSD, deixei ele pra cortar no mínimo  para testar , corte em 4600, e nada, não corta o giro de jeito nenhum..
    Acredito que estão interligados, o circuito que lé o conta giros e o que corta o giro...

    Olhei os módulos digitais, mas subiram muito com a alta do dólar, ML ta na faixa de R$ 3.300,00, eu to com módulo e bobina Bosh guardada, mas e o medo de montar e o carro não responder como esta respondendo agora...

    Eu retifiquei o motor ano passado, alterei comando,válvulas, weber  e a MSD, ou seja, não conheço o desempenho dessa nova configuração com módulo e bobina original...


    Sim, infelizmente não dá mais pra comprar com esse dólar....Qdo pude comprar os meus, o analógico comprei ainda no próprio site da MSD. Depois, eles pararam de vender....os digitais comprei na Summit. Mas, hoje em dia, sem condições....


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Dom 13 Fev - 13:06:54

    A foto abaixo é do meu módulo analógico,comprado há mais de 10 anos e instalado num 4 cil. O fio amarelo é o fio do conta giros, q funciona perfeitamente.

    Bobina X Modulo MSD 6al IMG-20220213-144056433-1


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Thunder
    Thunder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala Coupe 1976
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 16/11/2011

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Thunder Dom 13 Fev - 16:54:32

    No módulo MSD quando vai ligar em motor 6 cilindros ou v8, têm que cortar um dos fios (vermelho ou azul). Na lateral do módulo têm uma tampinha redonda que é presa por um parafuso fenda. Você já fez isso? Não lembro qual a cor pra cortar pro 6c. Se você ainda não fez isso me avise que eu procuro o diagrama.
    Thunder
    Thunder
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 17
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala Coupe 1976
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 16/11/2011

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Thunder Dom 13 Fev - 16:57:19

    Bobina X Modulo MSD 6al 9376e610
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Gerald Dom 13 Fev - 17:16:46

    Müller escreveu:Discordo qdo diz q não é compatível....os meus funcionam! No módulo analógico, tem uma saída específica para o conta giros. No digital, o fio vem integrado ao chicote (fio cinza).

    Muller,

    É a própria Holley que diz que vários tacômetros não funcionam quando conectados diretamente o módulo MSD. Tanto é assim, que a Holley fornece módulos adaptadores para esses casos. Eu não tenho experiência direta com esses módulos MSD, por isso, se como você diz o tacômetro do Opala funciona corretamente junto com o módulo MSD, não tenho o que discutir, o tacômetro "moderno" do Opala está então na lista dos compatíveis.

    O módulo MSD fornece na saída de tacômetro um sinal que é uma onda quadrada de 12V de amplitude, como diz o manual "The Tach Output Terminal produces a 12 volt square wave signal with a 30% duty cycle"

    Esse sinal é bem diferente do sinal utilizado pelo tacômetro do Opala, que é tirado do terminal (-) da bobina. Veja, na figura abaixo, como é forma de onda real, que capturei com um osciloscópio no terminal (-) da bobina do meu Diplomata 89, que usa o módulo de ignição e a bobina original da Bosch:

    Bobina X Modulo MSD 6al Igniti10

    Note que o sinal é bastante diferente de uma onda quadrada. Em particular, os picos de tensão chegam a 271V.

    O motor estava trabalhando em marcha-lenta, o intervalo de tempo entre duas explosões consecutivas era de aproximadamente 27.5 ms, o que corresponde a 2182 explosões por minuto. Num motor de 6 cilindros há três explosões a cada rotação, o que significa que o motor estava girando a 727 RPM, que é uma rotação de marcha-lenta normal para o motor de 6 cilindros do Opala.

    Voltando ao problema prático do tacômetro do Opala que não está funcionando com o módulo MSD, creio que é mesmo possível que a saída para tacômetro esteja queimada, possivelmente devido a alguma "barbeiragem" feita com o módulo.

    Agora, ficar discutindo eternamente se a saída está queimado ou não, é perda de tempo. Defeitos em sistemas elétricos e eletrônicos não são resolvidos na base do "acho que". Para achar os problemas elétricos é que foram desenvolvidos os equipamentos de teste.

    O ideal seria usar um osciloscópio (que hoje custa menos que um módulo MSD!), para ver o sinal na saída para tacômetro. Entretanto, na falta de um osciloscópio, até um multímetro pode ser útil.

    Com uma simples medida das tensões DC e AC na saída de tacômetro já é possível tirar alguma informação útil. Se o multímetro tiver a função de frequencímetro (multímetros de 150 reais já têm essa função), fica extremamente fácil de saber se a saída está boa ou queimada.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Dom 13 Fev - 17:37:01

    Gerald, nessa parte técnica, quem sou eu para argumentar....kkkkkkkk

    Tenho o mínimo de conhecimento eletrotécnico por mero interesse! Gosto dessas coisas, mas nunca tive interesse em me especializar pq não é algo q eu usaria como profissão. Td q aprendi e faço é por hobby! Mas sempre absorvo um pouco mais de conhecimento qdo aparece pessoas como vc q disponibilizam seu conhecimento específico.

    Não sei dizer o q acontece no Opala....apenas segui o diagrama de instalação e boa!


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Dom 13 Fev - 22:52:23

    Thunder escreveu:Bobina X Modulo MSD 6al 9376e610

    Cheguei a ver o manual também amigo, e fiquei curioso nesta parte ae, mas no módulo a única coisa parecida com essa imagem é esse circulo ae da foto, dentro dele tem 4 pinos, acho que na foto só vai dar pra ver 3, por que esta colado na lataria e não tinha espaço pra foto..

    Bobina X Modulo MSD 6al Whatsa10

    Como são pinos de metais, e o manual fala de fio vermelho e azul confesso que me perdi...

    Eu julgo já terem cortado o tal fio, pois já peguei ele funcionando de um 6 cil, embora fosse uma caravan 76 , que não tem conta giros, mas creio que se tivesse errado a questão dos cilindros deveria marcar o conta giros mesmo assim certo?
    Só deveria marcar errado devido a configuração errada dos motores...
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Dom 13 Fev - 23:09:58

    Gerald escreveu:


    Com uma simples medida das tensões DC e AC na saída de tacômetro já é possível tirar alguma informação útil. Se o multímetro tiver a função de frequencímetro (multímetros de 150 reais já têm essa função), fica extremamente fácil de saber se a saída está boa ou queimada.

    Apenas tenho o multímetro normal, esse de 30 conto, que medição extamente poderia fazer Gerald para ter mais informações.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Gerald Seg 14 Fev - 6:30:56

    Black escreveu:
    Gerald escreveu:


    Com uma simples medida das tensões DC e AC na saída de tacômetro já é possível tirar alguma informação útil. Se o multímetro tiver a função de frequencímetro (multímetros de 150 reais já têm essa função), fica extremamente fácil de saber se a saída está boa ou queimada.

    Apenas tenho o multímetro normal, esse de 30 conto, que medição extamente poderia fazer Gerald para ter mais informações.

    Com o motor girando em torno de 2000 RPM, multímetro no modo VDC e escala de 20 V, meça a tensão na saída para tacômetro do módulo MSD.

    Coloque o multímetro na função VAC, escala de 20 V e repita a medição.
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4058
    Idade : 41
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Müller Seg 14 Fev - 7:53:11

    Black escreveu:
    Thunder escreveu:Bobina X Modulo MSD 6al 9376e610

    Cheguei a ver o manual também amigo, e fiquei curioso nesta parte ae, mas no módulo a única coisa parecida com essa imagem é esse circulo ae da foto, dentro dele tem 4 pinos, acho que na foto só vai dar pra ver 3, por que esta colado na lataria e não tinha espaço pra foto..

    Bobina X Modulo MSD 6al Whatsa10

    Como são pinos de metais, e o manual fala de fio vermelho e azul confesso que me perdi...

    Eu julgo já terem cortado o tal fio, pois já peguei ele funcionando de um 6 cil, embora fosse uma caravan 76 , que não tem conta giros, mas creio que se tivesse errado a questão dos cilindros deveria marcar o conta giros mesmo assim certo?
    Só deveria marcar errado devido a configuração errada dos motores...

    Caramba....depois olho o meu de novo. Não estou lembrando se tem esse "conector"....


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 14 Fev - 8:56:33

    Gerald escreveu:
    Black escreveu:

    Apenas tenho o multímetro normal, esse de 30 conto, que medição extamente poderia fazer Gerald para ter mais informações.

    Com o motor girando em torno de 2000 RPM, multímetro no modo VDC e escala de 20 V, meça a tensão na saída para tacômetro do módulo MSD.

    Coloque o multímetro na função VAC, escala de 20 V e repita a medição.


    Testei nos 2000 giros, mas só em DCV, pois só ela tinha a opção 20, mesma da bateria certo..
    opção ACV, tinha 200 e 750 só no multimetro..

    mas no teste DCV, não mediu nada, ficou 0
    Acho que vou deixar quieto mesmo...
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Gerald Seg 14 Fev - 9:21:33

    Black escreveu:
    opção ACV, tinha 200 e 750 só no multimetro..

    Use a escala de 200 VAC, então!


    Black escreveu:
    no teste DCV, não mediu nada, ficou 0

    Eu esperava uns 3 VDC... Para confirmar que a saída está queimada, tem que medir a tensão AC também.
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 14 Fev - 9:37:19

    VAC em 200, 0 também, multimetro esta ok por que na bateria deu 14.2 v
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Gerald Seg 14 Fev - 9:41:17

    Infelizmente, parece que a saída para tacômetro está queimada mesmo. Crying or Very sad
    Black
    Black
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 812
    Idade : 34
    Localização : Araucária - PR
    Modelo do carro : Diplomata SE 88
    Cilindros : 6 CIL
    Data de inscrição : 22/12/2008

    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Black Seg 14 Fev - 9:47:30

    Uma hora que estiver com tempo e paciência, vou refazer a ligação no módulo e bobina original..
    Se não alterar a esperteza do carro ao ponto de eu sentir, eu nem coloco mais a MSD...

    Tenho TOC com essas parada, se tem conta giros, tem que funcionar...

    Agradeço pelas dicas de todos..

    Conteúdo patrocinado


    Bobina X Modulo MSD 6al Empty Re: Bobina X Modulo MSD 6al

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr - 4:40:15