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Melhor cambio 4cil turbo Empty Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Ter 30 Nov - 7:17:48

Pessoal, antes de tudo, gostaria de me apresentar, meu nome é Eduardo, e tenho 18 anos, ganhei meu opala com 16, e desde os 16 eu venho trabalhando nele, fazendo modificações aos poucos e deixando do jeito que gosto... Ele é um comodoro 85 4 portas, 4 Cil, cambio clark 4m ré pra frente, e diferencial braseixo 3,54.

A minha duvida quanto ao câmbio, se dá pois peguei pista esses dias com o carro, e a 100 por hora o carro estava pedindo marcha. Eu gostaria de viajar como carro no futuro, mas não queria deixar a transmissão relativamente longa com um diferencial mais longo, gostaria apenas de uma 5ª marcha, mas que seja overdrive, como nas ranger V6. Voces sabem me dizer se existe algum cambio assim, que nao precisa de muitas adaptações? Talvez o clark 5m?

O carro é turbo, ando com 1.2 KG, miolo original Twisted Evil e motor original a alcool, gosto de fazer umas graças de vez em nunca, umas patinadas pra chamar atenção rsrs Very Happy Very Happy .

Me desculpem o texto gigantesco. Crying or Very sad
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Gerald Ter 30 Nov - 8:01:18

Certamente alguém substituiu o câmbio original de 5 marchas do Opala de 4 cilindros pelo câmbio de 4 marchas do Opala de 6 cilindros.

-GTO- gosta desta mensagem

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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por -GTO- Ter 30 Nov - 8:25:20

Aproveita que tá com o câmbio do 6cc, e adapta a 5ª marcha nele, vai ficar mais barato
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Ter 30 Nov - 10:15:32

Tem como colocar 5ª no 4m?
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Ter 30 Nov - 11:49:09

Gerald escreveu:Certamente alguém substituiu o câmbio original de 5 marchas do Opala de 4 cilindros pelo câmbio de 4 marchas do Opala de 6 cilindros.

Será? Meu carro é todo fuçado, tem metade do Ar condicionado, radiador novo, ventoinha eletrica, eu acho que em algum momento da vida dele, ele foi 6 caneco, mas na reforma retiraram o 6 por algum motivo e botaram o 4 de volta no lugar... Mas na plaqueta realmente condiz com o que é, comodoro 85 basico só DH e a alcool 4 cil
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Gerald Ter 30 Nov - 11:56:49

Eduardo Achite Girotto escreveu:
Gerald escreveu:Certamente alguém substituiu o câmbio original de 5 marchas do Opala de 4 cilindros pelo câmbio de 4 marchas do Opala de 6 cilindros.

Será? Meu carro é todo fuçado, tem metade do Ar condicionado, radiador novo, ventoinha eletrica, eu acho que em algum momento da vida dele, ele foi 6 caneco, mas na reforma retiraram o 6 por algum motivo e botaram o 4 de volta no lugar... Mas na plaqueta realmente condiz com o que é, comodoro 85 basico só DH e a alcool 4 cil

O diferencial com relação 1:3,54 é do Opala de 4 cilindros. O Opala de 6 cilindros usa o diferencial 1:2,73.

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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Ter 30 Nov - 13:59:13

Então, mas como o carro é turbo (não é muito forte, chuto uns 200CV), o 2,73 só tem braseixo né? O carro ia ficar meio frouxo na cidade, e nos borrachões ia quebrar muito mais fácil...
O cambio clark 5m dos diplo mais novo, é bom também? De vez em quando ouço dizer que é mais frágil que o 4m....
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Gerald Ter 30 Nov - 15:07:57

Eu não estava recomendado o diferencial 2.73. Apenas quis dizer que o diferencial 3.54  é original do Opala de 4 cilindros, enquanto o 2.73 é do 6 cilindros. O que está destoando no seu carro é o câmbio de 4 marchas, que é original do 6 cilindros.

Pelo que sei, os câmbios de 5 marchas genuínos usados nos Opalas de 6 cilindros dos últimos anos são raros e caros. Por isso, mas tem muito câmbio modificado por aí. Fica bom? Não sei, não tenho experiência nesse assunto, mas talvez valha a pena dar uma olhada neste video:

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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por adpachec Ter 30 Nov - 15:31:36

Eduardo Achite Girotto escreveu: Pessoal, antes de tudo, gostaria de me apresentar, meu nome é Eduardo, e tenho 18 anos, ganhei meu opala com 16, e desde os 16 eu venho trabalhando nele, fazendo modificações aos poucos e deixando do jeito que gosto... Ele é um comodoro 85 4 portas, 4 Cil, cambio clark 4m ré pra frente, e diferencial braseixo 3,54.

A minha duvida quanto ao câmbio, se dá pois peguei pista esses dias com o carro, e a 100 por hora o carro estava pedindo marcha. Eu gostaria de viajar como carro no futuro, mas não queria deixar a transmissão relativamente longa com um diferencial mais longo, gostaria apenas de uma 5ª marcha, mas que seja overdrive, como nas ranger V6. Voces sabem me dizer se existe algum cambio assim, que nao precisa de muitas adaptações? Talvez o clark 5m?

O carro é turbo, ando com 1.2 KG, miolo original  Twisted Evil  e motor original a alcool, gosto de fazer umas graças de vez em nunca, umas patinadas pra chamar atenção rsrs  Very Happy  Very Happy .

Me desculpem o texto gigantesco.  Crying or Very sad


Olá.


O câmbio opala 5 marchas já é a 5° overdrive.

O câmbio 4 marchas, a 4° marcha a relação é 1:1, ou seja, é como se o motor estivesse ligado direto no diferencial.

E câmbio 4 marchas e relação 3,54 do diferencial a velocidade máxima sem ter um ronco de câmbio e diferencial é perto dos 100 km/h.

O que você quer é correr, esqueça, um SS 6cc a velocidade média é de 147 km/h.

E ficar fazendo "graça", já viu um volante de opala voar?







Tome cuidado ao fazer graça com opala e maverick....geralmente quem se machuca é um inocente.
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por adpachec Ter 30 Nov - 15:40:48

Eduardo Achite Girotto escreveu:Então, mas como o carro é turbo (não é muito forte, chuto uns 200CV), o 2,73 só tem braseixo né? O carro ia ficar meio frouxo na cidade, e nos borrachões ia quebrar muito mais fácil...
O cambio clark 5m dos diplo mais novo, é bom também? De vez em quando ouço dizer que é mais frágil que o 4m....


4cc?
200 cavalos?
Onde?

Quer fazer borrachão com 4cc e diferencial 2.73?

As vezes não é o câmbio frágil é o piloto inexperiente.

Eu tenho um 5 marchas e já fiz borrachão, e precisar saber para não deixar o volante do motor sem a devida segurança.

E o tipo de asfalto.
Tu vai machucar alguém ainda.....

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Mensagem por adpachec Ter 30 Nov - 15:42:15

E postou no lugar errado, tópico movido.
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Qua 1 Dez - 9:33:29

adpachec escreveu:
Eduardo Achite Girotto escreveu:Então, mas como o carro é turbo (não é muito forte, chuto uns 200CV), o 2,73 só tem braseixo né? O carro ia ficar meio frouxo na cidade, e nos borrachões ia quebrar muito mais fácil...
O cambio clark 5m dos diplo mais novo, é bom também? De vez em quando ouço dizer que é mais frágil que o 4m....


4cc?
200 cavalos?
Onde?

Quer fazer borrachão com 4cc e diferencial 2.73?

As vezes não é o câmbio frágil é o piloto inexperiente.

Eu tenho um 5 marchas e já fiz borrachão, e precisar saber para não deixar o volante do motor sem a devida segurança.

E o tipo de asfalto.
Tu vai machucar alguém ainda.....


Não não cara, a minha intenção é deixar o carro um pouco mais longo pras viagens, mas não quero colocar diferencial frágil, pelo fato do carro ser mexido...

Quanto a fazer segurança do borrachao, acho que não combinam as duas palavras KKKKKK, afinal voce está expondo o carro a um uso muito severo, qualquer coisa pode quebrar, por mais que o carro seja extremamente confiavel, até uma pessoa experiente pode extourar o peneu e foder a lateral do carro toda...

Quanto ao lugar, fiz em um lugar isolado, e somente com um amigo bem longe do carro filmando, asfalto liso, e somente o carro parado, sem dar ré e dar aquele tranco absurdo...
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Mensagem por Eduardo Achite Girotto Qua 1 Dez - 9:34:52

Nunca passei no dinamometro o carro, mas todos dizem que com 0,8 de pressão, dobra a potencia do motor, e eu to com 1.2 KG, então eu acho que pelomenos 200 cv tem sim...
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Mensagem por Eduardo Achite Girotto Qua 1 Dez - 9:35:46

Gerald escreveu:Eu não estava recomendado o diferencial 2.73. Apenas quis dizer que o diferencial 3.54  é original do Opala de 4 cilindros, enquanto o 2.73 é do 6 cilindros. O que está destoando no seu carro é o câmbio de 4 marchas, que é original do 6 cilindros.

Pelo que sei, os câmbios de 5 marchas genuínos usados nos Opalas de 6 cilindros dos últimos anos são raros e caros. Por isso, mas tem muito câmbio modificado por aí. Fica bom? Não sei, não tenho experiência nesse assunto, mas talvez valha a pena dar uma olhada neste video:


Cara, muito interessante, vou procurar fazer isso ai, assim nao perco meu cambio bom e nao deixo o carro absurdamente longo.
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Mensagem por Glaucio Missioneiro Qua 1 Dez - 13:56:50

Se ele é 4 cilindros e tá com diferencial 3,54, penso que o mais fácil e mais lógico seria colocar um cambio 5 marchas do 4 cil.
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Mensagem por Eduardo Achite Girotto Qua 1 Dez - 16:31:29

Então, mas ele é turbo, e o pessoal diz que o 5m é frágil
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Mensagem por Gerald Qua 1 Dez - 17:28:26

Eduardo Achite Girotto escreveu:Então, mas ele é turbo, e o pessoal diz que o 5m é
frágil

De fato, a Clark fabricava uma família CL2205 de caixas de marcha para a GM e Ford, com especificações variadas de torque máximo:

Melhor cambio 4cil turbo Cl220510

Para saber em que carros cada caixa era usada, veja a tabela abaixo:

Melhor cambio 4cil turbo Clark_10

Os últimos Opalas de 6 cilindros usavam a caixa de 5 marchas CL2205B, cujo torque nominal é de 298 Nm, enquanto os Opalas de 4 cilindros usavam a CL2205C, cujo torque nominal é de 190 Nm. A CL2205C é perfeitamente adequado para o motor de 4 cilindros normal, mas não para o motor turbinado.

A caixa mais fraca é a do Chevette, em particular a do Chevette 1.0, cuja caixa CL2205F suporta apenas 108 Nm de torque.

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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Qua 1 Dez - 17:47:31

Que tabela bacana, procurei aqui no forum e encontrei alguns topicos bem antigos sobre a adaptação da 5° marcha, mas na realidade, é pego a caixa do 5m do 4 cil, que é barata, e substitui as engrenagens da 1, até a 4 pela do 4m dos 6 cil, que é a que eu tenho, ai pronto, 5 marchas e da 1 a 4 fica resistente, mas acho que é inviavel comprar uma caixa 5m só pra fazer isso... Estou pensando ainda, gostaria muito de viajar com o carro, sem ter um consumo absurdo ou um giro muito alto em velocidades mais altas...
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Mensagem por adpachec Qui 2 Dez - 16:42:07

Eduardo Achite Girotto escreveu:Então, mas ele é turbo, e o pessoal diz que o 5m é frágil


O pessoal, o pessoal, o pessOAL....

Qual o tamanho desta turbina?
Com quantos giros ela entra em ação?
E quando a válvula de alívio "espirra"?

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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Sex 3 Dez - 5:54:30

adpachec escreveu:
Eduardo Achite Girotto escreveu:Então, mas ele é turbo, e o pessoal diz que o 5m é frágil


O pessoal, o pessoal, o pessOAL....

Qual o tamanho desta turbina?
Com quantos giros ela entra em ação?
E quando a válvula de alívio "espirra"?


A turbina é quase uma .60, é 58 na fria e 50 na quente, é bem grande por sinal, então ela só enche mesmo aos 3000 giros mais ou menos, a válvula de alivio espirra quando tiro o pé... Ando com 1.2 Kg de pressão, e o carburador é um 3E a alcool.
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Mensagem por BenKenobi Sex 3 Dez - 6:29:28

Não querendo ser o do contra mas já sendo, a diferença de um cambio de 6 cil pro 4 cil 5 marchas não é nada absurdo nao. Pra quem ja viu os 2 abertos, as engrenagens são quase identicas. Muda relacao de 1-2 marcha do 4 pro 6. Pode ser que mude tratamento da engrenagem, mas eu duvido muito.

O cambio do opala 92 tem a mesma estrutura do cambio de c20, por isso ele aguenta bastante tranco. O original do 6 cil 4m não tem essa mesma estrutura.

Eu andei 2 anos e pouco com braseixos 2.73 e cambio 4 m original, com cerca de 200cv de roda no meu carro. Nunca quebrei. Só saber usar.

Se a ideia é uso civilizado, eu usaria sim um 5 marcha de 4 cil. Só não dar tranco na troca de marchas. Se a ideia é um cambio mais reforcado, talvez um de c20, 2215a da vida, que aguenta bem. Mas o preco provavelmente vai ser bem alto.
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por adpachec Sex 3 Dez - 9:50:10

Eduardo Achite Girotto escreveu:
adpachec escreveu:


O pessoal, o pessoal, o pessOAL....

Qual o tamanho desta turbina?
Com quantos giros ela entra em ação?
E quando a válvula de alívio "espirra"?


A turbina é quase uma .60, é 58 na fria e 50 na quente, é bem grande por sinal, então ela só enche mesmo aos 3000 giros mais ou menos, a válvula de alivio espirra quando tiro o pé... Ando com 1.2 Kg de pressão, e o carburador é um 3E a alcool.

Uma turbina meio "parruda" para um 4cc.

Ela vai encher a 3.000 rpm's e empurrar o motor no limite de giro (4.000 a 4.500 rpm's).

Já ultrapassou a faixa de torque (2.500 rpm's).

Então para encher a turbina você ultrapassa o limite de rotação das engrenagens do câmbio e diferencial.

Por isto a câmbio/diferencial gritam.

E num motor original....

E quando a turbina enche empurra tudo no limite.

Você acha que um câmbio 05 marchas resolve?

É o giro do motor que aciona as turbinas pelos gases de escape.

E a qualidade do escape, direto ou com contra pressão tem influência no encher do turbo.

Então pode colocar um câmbio de 20 marchas que o motor vai trabalhar sempre com giro alto, e quando encher vai empurrar o motor para faixa de giro máximo.

Porque colocar um câmbio com relação longa só vai obrigar o motor a trabalhar com maior giro para gerar torque.

Então o problema não ê o câmbio, é a turbina.
4cc é a .50.
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Melhor cambio 4cil turbo Empty Re: Melhor cambio 4cil turbo

Mensagem por Eduardo Achite Girotto Sex 3 Dez - 11:13:19

adpachec escreveu:
Eduardo Achite Girotto escreveu:

A turbina é quase uma .60, é 58 na fria e 50 na quente, é bem grande por sinal, então ela só enche mesmo aos 3000 giros mais ou menos, a válvula de alivio espirra quando tiro o pé... Ando com 1.2 Kg de pressão, e o carburador é um 3E a alcool.

Uma turbina meio "parruda" para um 4cc.

Ela vai encher a 3.000 rpm's e empurrar o motor no limite de giro (4.000 a 4.500 rpm's).

Já ultrapassou a faixa de torque (2.500 rpm's).

Então para encher a turbina você ultrapassa o limite de rotação das engrenagens do câmbio e diferencial.

Por isto a câmbio/diferencial gritam.

E num motor original....

E quando a turbina enche empurra tudo no limite.

Você acha que um câmbio 05 marchas resolve?

É o giro do motor que aciona as turbinas pelos gases de escape.

E a qualidade do escape, direto ou com contra pressão tem influência no encher do turbo.

Então pode colocar um câmbio de 20 marchas que o motor vai trabalhar sempre com giro alto, e quando encher vai empurrar o motor para faixa de giro máximo.

Porque colocar um câmbio com relação longa só vai obrigar o motor a trabalhar com maior giro para gerar torque.

Então o problema não ê o câmbio, é a turbina.
4cc é a .50.

Vc tem razão, a turbina é realmente muito grande, mas o cambio e diferencial nao gritam, e mesmo não andando com o carro no limite, na pista, a 100 por hora ele pede marcha, sem acelerar, nem nada, andando deboa mesmo, era isso que queria resolver...
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Mensagem por Eduardo Achite Girotto Sex 3 Dez - 11:16:00

"aproveitando" o topico, meu pai foi levar para trocar os peneus hoje, e disse que depois de um tempo andando, o pedal da embreagem ficou "duro", ele vai até um certo ponto, depois parece que agarra em alguma coisa, ai voce aperta mais e ele "destrava", mas não está indo até o final do curso e está fazendo um barulho esquisito, alguem tem ideia do que pode ser? Diferencial normal, sem barulho algum, o cambio entra raspando as marchas, por conta da embreagem nao ir até o fim, e cabo da embreagem também não arrebentou
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Mensagem por adpachec Sex 3 Dez - 13:19:41

Eduardo Achite Girotto escreveu:
adpachec escreveu:

Uma turbina meio "parruda" para um 4cc.

Ela vai encher a 3.000 rpm's e empurrar o motor no limite de giro (4.000 a 4.500 rpm's).

Já ultrapassou a faixa de torque (2.500 rpm's).

Então para encher a turbina você ultrapassa o limite de rotação das engrenagens do câmbio e diferencial.

Por isto a câmbio/diferencial gritam.

E num motor original....

E quando a turbina enche empurra tudo no limite.

Você acha que um câmbio 05 marchas resolve?

É o giro do motor que aciona as turbinas pelos gases de escape.

E a qualidade do escape, direto ou com contra pressão tem influência no encher do turbo.

Então pode colocar um câmbio de 20 marchas que o motor vai trabalhar sempre com giro alto, e quando encher vai empurrar o motor para faixa de giro máximo.

Porque colocar um câmbio com relação longa só vai obrigar o motor a trabalhar com maior giro para gerar torque.

Então o problema não ê o câmbio, é a turbina.
4cc é a .50.

Vc tem razão, a turbina é realmente muito grande, mas o cambio e diferencial nao gritam, e mesmo não andando com o carro no limite, na pista, a 100 por hora ele pede marcha, sem acelerar, nem nada, andando deboa mesmo, era isso que queria resolver...

O seu problema não é o câmbio, e sim a relação das engrenagens, o turbo empurra e as engrenagens seguram.

Não importa a quantidade de marchas.

Você precisa de um câmbio fuçado, com 1° e 2° curtas (subir morro) e 3°, 4° e 5° mais longas, e um diferencial mais longo, é raro mas existe o 3,07:1.

Mesmo assim vai acabar tendo que reduzir de 5° para 4° dependendo da subida, não adianta encher a turbina.

Sai muito mais barato trocar o turbo.


Última edição por adpachec em Sex 3 Dez - 13:24:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por adpachec Sex 3 Dez - 13:23:14

Eduardo Achite Girotto escreveu:"aproveitando" o topico, meu pai foi levar para trocar os peneus hoje, e disse que depois de um tempo andando, o pedal da embreagem ficou "duro", ele vai até um certo ponto, depois parece que agarra em alguma coisa, ai voce aperta mais e ele "destrava", mas não está indo até o final do curso e está fazendo um barulho esquisito, alguem tem ideia do que pode ser? Diferencial normal, sem barulho algum, o cambio entra raspando as marchas, por conta da embreagem nao ir até o fim, e cabo da embreagem também não arrebentou

Provavelmente disco e platô de embreagem já se foram.

Opala o correto é tirar o motor fora e trocar....por uma de cerâmica.

E andar com um cabo extra de embreagem e fazer uma adaptação no pedal para facilitar a troca do cabo, porque é HORRÍVEL.

Existem tutoriais no fórum.
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Mensagem por Glaucio Missioneiro Sex 3 Dez - 13:31:50

Eduardo Achite Girotto escreveu:Estou pensando ainda, gostaria muito de viajar com o carro, sem ter um consumo absurdo ou um giro muito alto em velocidades mais altas...

Aí acho que o 4cil turbo não combina muito....mas nunca andei num então não sei dizer.

Giro baixo e consumo decente na estrada....é motor original.
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Mensagem por BenKenobi Dom 5 Dez - 10:26:55

adpachec escreveu:
Eduardo Achite Girotto escreveu:

A turbina é quase uma .60, é 58 na fria e 50 na quente, é bem grande por sinal, então ela só enche mesmo aos 3000 giros mais ou menos, a válvula de alivio espirra quando tiro o pé... Ando com 1.2 Kg de pressão, e o carburador é um 3E a alcool.

Uma turbina meio "parruda" para um 4cc.

Ela vai encher a 3.000 rpm's e empurrar o motor no limite de giro (4.000 a 4.500 rpm's).

Já ultrapassou a faixa de torque (2.500 rpm's).

Então para encher a turbina você ultrapassa o limite de rotação das engrenagens do câmbio e diferencial.

Por isto a câmbio/diferencial gritam.

E num motor original....

E quando a turbina enche empurra tudo no limite.

Você acha que um câmbio 05 marchas resolve?

É o giro do motor que aciona as turbinas pelos gases de escape.

E a qualidade do escape, direto ou com contra pressão tem influência no encher do turbo.

Então pode colocar um câmbio de 20 marchas que o motor vai trabalhar sempre com giro alto, e quando encher vai empurrar o motor para faixa de giro máximo.

Porque colocar um câmbio com relação longa só vai obrigar o motor a trabalhar com maior giro para gerar torque.

Então o problema não ê o câmbio, é a turbina.
4cc é a .50.

Não entendi a logica aqui,

Se voce tem um diferencial 3.54, cambio 4 marchas, vamos "supor" que o pneu é original 195 / 70 14, 120 km vai estar em 3600 rpm com o cambio de opala, onde toda 4 marcha é 1:1.

Se usar o cambio 5 marchas de opala 4 cil, com a 5 marcha 0.83, o giro irá para 2.970 rpm, praticamente 600 rpm a menos, o que da um baita folego no grito do motor.

100 km /h vai ser 2500 rpm usando o pneu 195/70/14. Basta simular no site abaixo

http://sapinhocambios.com.br/calculo.html


Não entendi aonde aqui trocar a turbina vai melhorar o giro do motor em velocidade de cruzeiro.
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Mensagem por adpachec Dom 5 Dez - 10:48:51

BenKenobi escreveu:
adpachec escreveu:

Uma turbina meio "parruda" para um 4cc.

Ela vai encher a 3.000 rpm's e empurrar o motor no limite de giro (4.000 a 4.500 rpm's).

Já ultrapassou a faixa de torque (2.500 rpm's).

Então para encher a turbina você ultrapassa o limite de rotação das engrenagens do câmbio e diferencial.

Por isto a câmbio/diferencial gritam.

E num motor original....

E quando a turbina enche empurra tudo no limite.

Você acha que um câmbio 05 marchas resolve?

É o giro do motor que aciona as turbinas pelos gases de escape.

E a qualidade do escape, direto ou com contra pressão tem influência no encher do turbo.

Então pode colocar um câmbio de 20 marchas que o motor vai trabalhar sempre com giro alto, e quando encher vai empurrar o motor para faixa de giro máximo.

Porque colocar um câmbio com relação longa só vai obrigar o motor a trabalhar com maior giro para gerar torque.

Então o problema não ê o câmbio, é a turbina.
4cc é a .50.

Não entendi a logica aqui,

Se voce tem um diferencial 3.54, cambio 4 marchas, vamos "supor" que o pneu é original 195 / 70 14, 120 km vai estar em 3600 rpm com o cambio de opala, onde toda 4 marcha é 1:1.

Se usar o cambio 5 marchas de opala 4 cil, com a 5 marcha 0.83, o giro irá para 2.970 rpm, praticamente 600 rpm a menos, o que da um baita folego no grito do motor.

100 km /h vai ser 2500 rpm usando o pneu 195/70/14. Basta simular no site abaixo

http://sapinhocambios.com.br/calculo.html


Não entendi aonde aqui trocar a turbina vai melhorar o giro do motor em velocidade de cruzeiro.

A turbina é grande para o 4cc, ela somente enche aos 3.000 giros, e após encher empurra o motor ao giro limite, e o motor pede marcha.

Mesmo com um câmbio 05 marchas ele precisa chegar aos 3000 giros para encher a turbina.

Quando colocar a 5° marcha e aliviar o pé se perde o turbo.

Uma turbina menor vai permitir trabalhar em giros menores e em velocidade mais baixas com as marchas que tem.
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Mensagem por Eduardo Achite Girotto Seg 6 Dez - 5:45:53

adpachec escreveu:
Eduardo Achite Girotto escreveu:"aproveitando" o topico, meu pai foi levar para trocar os peneus hoje, e disse que depois de um tempo andando, o pedal da embreagem ficou "duro", ele vai até um certo ponto, depois parece que agarra em alguma coisa, ai voce aperta mais e ele "destrava", mas não está indo até o final do curso e está fazendo um barulho esquisito, alguem tem ideia do que pode ser? Diferencial normal, sem barulho algum, o cambio entra raspando as marchas, por conta da embreagem nao ir até o fim, e cabo da embreagem também não arrebentou

Provavelmente disco e platô de embreagem já se foram.

Opala o correto é tirar o motor fora e trocar....por uma de cerâmica.

E andar com um cabo extra de embreagem e fazer uma adaptação no pedal para facilitar a troca do cabo, porque é HORRÍVEL.

Existem tutoriais no fórum.

Exatamente o que aconteceu kkkk, vou trocar em casa mesmo, estou guardando dinheiro para fazer o interior dele, na verdade, o rolamento do plato foi pro saco, rachou e saiu do lugar.

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